A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) suspendeu as inscrições para os cursos de Medicina, Filosofia e Ciências Sociais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação.
De acordo a instituição, a medida foi necessária por causa dos impactos da pandemia de Covid-19 nas atividades acadêmicas desde 2020, com reflexos no ano letivo atual, que inviabilizaram a recepção de novos alunos nos cursos afetados.
Nesta terça-feira (6), a Uesc abriu as inscrições para os cursos de graduação via Sisu – veja aqui. Redação com TV Santa Cruz.
A Bahia Mineração (Bamin) é a favorita para ganhar a concessão, por 35 anos, do trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) que vai de Caetité até o litoral norte de Ilhéus, onde está sendo construído o terminal do Porto Sul, segundo o Correio24h. O trecho irá a leilão nesta quinta (8), às 14h, na B3, em São Paulo. Além da Bamin, a disputa a VLI, da Vale, e a Rumo Logística são outras duas possíveis interessadas.
O trecho está com 75% concluído. A empresa que levar a concessão deverá pagar R$ 3,3 bilhões, metade deles deverá ser aplicada na conclusão da obra (R$ 1,6 bilhão). A obra teria já atingido 80% de execução, conforme cálculos do governo federal. A concessão da Oeste-Leste vai permitir a criação de 55 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda ao longo da concessão nos próximos anos, conforme a publicação. O trecho que vai a leilão tem 537 quilômetros de extensão.
A Bamin é tem o dinheiro de exploração de mina de ferro em Caetité. A Ferrovia Oeste-Leste será importante para o transporte do minério até Ilhéus e sua exportação pelo Porto Sul.
É extremamente grave o fato de termos atingido, no dia de ontem, a triste marca recorde de 4.195 mortes por Covid-19 em 24 horas
Paulinho Silva
Hoje, Sete de Abril, é Dia Mundial da Saúde. A nós, militantes sociais, cabe continuarmos no caminho da construção de um mundo mais justo e saudável. Esse é o tema da campanha da OMS/OPAS – Organização Mundial da Saúde representada, aqui na região das Américas, pela Organização Panamericana de Saúde.
Não podemos continuar na situação em que algumas pessoas tenham melhor “acesso aos serviços de saúde do que outras – devido às desigualdades em sua posição, status e voz na sociedade e as condições em que nascem, crescem, vivem, trabalho e idade”. (OMS, 2021)
No Brasil, nosso SUS, cujos princípios de universalidade, equidade e integralidade, é a garantia dos brasileiros, especialmente os mais vulnerabilizados, para o acesso a serviços e ações de saúde, como agora na pandemia, onde todos, indistintamente, tem no SUS em grande parte a assistência e a imunização nesse grave momento de pandemia.
Por isso, devemos reforçar a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública inclusiva e de qualidade. Que o Conselho Nacional de Saúde traz em debate hoje.
Segundo o CNS, “em 2021, a regra do orçamento emergencial para enfrentamento à pandemia não existirá mais. Ou seja, voltamos ao sufocamento da Emenda Constitucional 95/2016, que congelou investimentos em saúde e demais áreas sociais até 2036. O CNS já demonstrou que houve perda de R$ 22,5 bilhões a partir de 2018 até 2020, quando as novas regras de cálculo do piso da EC 95/2016 passaram a valer”.
O SUS é conquista do povo brasileiro forjado na histórica Conferência Nacional de Saúde de 1986 que fomentou o capítulo de saúde e tornou possível a materialização do direito à saúde descrito e garantido pela Constituição de 1988 como um direito de todos e dever do Estado.
Então, mais do que nunca, precisamos reforçar a campanha de defesa do SUS e recomposição do seu orçamento, que passa pela revogação da EC 95/2016. Além disso, pasmem, na proposta de orçamento apresentada semana passada pelo governo federal e aprovada pela bancada de apoio, a saúde do Brasil sofre um corte de 22% em relação ao empenhado no ano passado, segundo a bancada de oposição no Congresso Nacional.
Outro ponto importante é defender a estrutura de gestão pactuada que garante o controle social a nível nacional, estadual e municipal. Em Itabuna o Conselho Municipal de Saúde exerce seu papel fundamental de defesa do SUS, de fiscalizador e propositor das ações de saúde pública e se estabeleceu como fórum importante de debates, especialmente na reestruturação do nosso sistema a partir da atenção básica, além de estar desde o princípio da pandemia participando ativamente dos comitês de combate a covid-19.
Este dia também é dedicado, com muita justiça, aos Trabalhadores da Saúde, nossos heróis e heroínas, que têm demonstrado coragem, profissionalismo e, acima de tudo, lealdade à profissão e amor pelo que fazem, mais evidenciado ainda nesta pandemia. A todos vocês minha gratidão, respeito e minhas mais sinceras homenagens.
Deixo meu repúdio ao comportamento absolutamente condenável do Presidente da República na condução da crise sanitária. É extremamente grave o fato de termos atingido, no dia de ontem, a triste marca recorde de 4.195 mortes por Covid-19 em 24 horas, de acordo com levantamento do Conass (Conselho Nacional de Secretários da Saúde) e, ao todo, 336.947 brasileiros que perderam a vida. Mais triste ainda saber que essa situação poderia ser evitada se as autoridades sanitárias e médicas fossem ouvidas, se a ciência não fosse negada e o apreço pela vida fosse o imperativo.
Meu apoio e admiração a coragem e determinação de governadores, prefeitos, gestores, universidades, institutos de pesquisa, cientistas e professores que estão nos comitês universitários, que, com base em evidências, em verdades factuais, estatísticas, científicas e imbuídos da firmeza necessária não cedem a pressões de extremistas e exercem o verdadeiro combate a este mal.
Por fim, minha mais profunda solidariedade as famílias enlutadas. Meu sentimento de profundo pesar, mas sobretudo, minha participação e luta por um mundo mais justo e saudável.
Paulinho Silva é conselheiro municipal de Saúde.
Ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo deverá aguardar até o final do ano para definir o seu futuro político. Azevedo diz que o momento não cabe discutir 2022, pois as energias devem estar concentradas no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Mas o ex-prefeito considera que a região não deve fugir de um debate importante: o fortalecimento da sua representatividade política, elegendo nomes próprios para os legislativos estadual e federal.
Azevedo observou que o sul da Bahia tem apenas um deputado em sua representação, Rosemberg Pinto, que é líder do Governo Estadual e, originalmente, não é do eixo, mas de um município do centro-sul, Itororó. E está sem nome na Câmara dos Deputados. Sem representatividade nos parlamentos, avalia Azevedo, os prefeitos têm dificuldades na obtenção de emendas e a própria região perde em pleitos comuns aos municípios.
Ainda na conversa com o PIMENTA, o ex-prefeito disse não ter pressa para definir seu futuro político, mas afirma estar bem e tranquilo no PL, onde tem o apoio do presidente estadual, José Carlos Araújo, que resistiu aos ataques do deputado federal Jonga Bacelar, mantendo-o na disputa pela Prefeitura de Itabuna em 2020, quando terminou a sucessão em segundo lugar. Para 2022, ele não confirma, mas é possível que dispute vaga à Assembleia Legislativa.
GESTÃO DE AUGUSTO
O ex-prefeito disse torcer pelo sucesso da gestão de Augusto Castro, que foi deputado estadual por dois mandatos e também aliado de Azevedo. “Precisamos que dê certo”, diz, evitando, porém avaliar os três meses iniciais de governo.
O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), publicou ontem (6) o Decreto n. 036/2021, que altera o horário do toque de recolher em Ilhéus para o período das 21h às 5h, até a próxima segunda-feira (12). A medida começou a valer nesta quarta-feira (7), substituindo o decreto estadual que restringia a circulação de pessoas e o funcionamento de serviços das 20h às 5h.
De acordo com o decreto municipal, os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo os bares, restaurantes e congêneres, deverão encerrar o atendimento presencial até as 20h30. Já a entrega de alimentos a domicílio poderá seguir até meia-noite.
O texto ressalva que cada segmento comercial deve observar os horários de funcionamento estabelecidos nas convenções coletivas de trabalho e demais ordenamentos legais, já que o poder público municipal não tem competência jurídica para intervir nessas relações.
O transporte coletivo funcionará até as 21 horas. No entanto, o transporte privado de passageiros não será afetado pelo toque de recolher, assim como as atividades essenciais ao combate da pandemia de Covid-19, os serviços de limpeza pública e o terminal rodoviário.
ESPORTES E ACADEMIAS
A prática de esportes coletivos amadores está proibida até 12 de abril, sendo autorizados os individuais. As academias, centros de treinamento, estúdios e demais estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas poderão funcionar, respeitando o horário do toque de recolher e os protocolos sanitários de prevenção ao contágio do coronavírus, com lotação máxima de 50% dos espaços.
CULTOS
Os atos religiosos litúrgicos devem ter participação presencial limitada a 30% da capacidade de ocupação dos templos, além de seguir outras regras sanitárias, a exemplo do uso obrigatório de máscara e o distanciamento social.
BEBIDAS E EVENTOS
A venda de bebidas alcoólicas será proibida das 21 horas de sexta-feira (9) às 5h de segunda (12), inclusive por meio de entrega a domicílio.
Eventos festivos e outras cerimônias que causem aglomeração continuam suspensos.
Com a previsão de resultar em investimentos de R$ 10 bilhões, o governo promoverá nesta semana o leilão de 22 aeroportos, uma ferrovia e cinco terminais portuários. Chamada pelo governo de Infra Week, a semana de leilões começa hoje (7), com a concessão dos terminais aéreos à iniciativa privada por 30 anos.
Divididos em três blocos regionais, os aeroportos serão leiloados a partir das 10h na sede da B3, em São Paulo. Os lances mínimos serão de R$ 130,2 milhões pelo Bloco Sul, R$ 47,8 milhões pelo Bloco Norte e R$ 8,1 milhões pelo Bloco Central.
Vencerão os consórcios que oferecerem o maior ágio sobre o preço mínimo de cada bloco. Os valores – lance mínimo mais ágio – serão pagos imediatamente após o leilão. A partir do quinto ano de contrato, os consórcios terão de pagar ao governo um percentual da receita obtida a cada ano, até o fim do contrato.
Integram o Bloco Sul os aeroportos de Curitiba, Foz do Iguaçu (PR), Londrina (PR), Navegantes (SC), Joinville (SC), Bacacheri (PR), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bagé (RS). O Bloco Central é composto pelos aeroportos de Goiânia, São Luís, Imperatriz (MA), Teresina, Palmas e Petrolina (PE). Fazem parte do Bloco Norte os aeroportos de Manaus, Tabatinga (AM), Tefé (AM), Porto Velho, Rio Branco, Cruzeiro do Sul (AC), e Boa Vista.
Os 22 aeroportos a serem leiloados correspondem a 11% do tráfego aéreo nacional de passageiros, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O governo estima investimentos de R$ 6,1 bilhões nos aeroportos concedidos à iniciativa privada, dos quais R$ 2,8 bilhões no Bloco Sul, R$ 1,8 bilhão no Bloco Central e R$ 1,4 bilhão no Bloco Norte.
OUTROS LEILÕES
Já o terminal do porto de Pelotas (RS) é voltado para carga em geral, em especial toras de madeira, contribuindo para a cadeia logística da produção de celulose, e tem uma área de cerca de 23 mil m².
Segundo o Ministério da Infraestrutura, as concessões dos terminais portuários devem resultar em investimentos de R$ 600 milhões pela iniciativa privada em modernização e melhorias. Vencerá a disputa quem oferecer o maior valor de outorga.
O estudante Helder dos Santos Lima, 19 anos, do município baiano de Xique-Xique, está entre os 28 estudantes do país que conquistaram a nota 1000 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta é a terceira vez que ele alcança bom desempenho na redação, o que já contribuiu para o seu ingresso no curso de Direito na Universidade Federal de Goiás.
Filho da professora Juliana, da rede municipal, e do porteiro Nilton, Helder é só orgulho dos pais por todo apoio que sempre deram a ele para estudar. “Venho de uma família simples em que poucos tiveram acesso ao estudo, mas, mesmo assim, sempre fui estimulado a estudar para garantir o melhor no meu futuro”, conta.
Estou muito feliz e grato, principalmente aos meus pais, Juliana e Nilton, que sempre me deram incentivo para eu atingir esta conquista. Tive uma boa base no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Xique-Xique, onde conclui o Ensino Médio, e atribuo a minha conquista também ao meu permanente interesse pelo conhecimento”, revela.
ROTINA DE ESTUDOS
Helder conta que, em 2018, passou a ter uma rígida rotina de estudos nos três turnos: pela manhã estudava Português e treinava redação, em casa; pela tarde frequentava as aulas do colégio; e à noite fazia o cursinho do UPT, programa do Governo do Estado da Bahia que se destina ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes concluintes e egressos das redes públicas de ensino estadual e municipais para os processos seletivos de ingresso no Ensino Superior.
“Naquele ano, fiz o Enem pela primeira vez e alcancei 680 pontos na redação, passando em primeiro lugar no curso de Direito da Universidade Federal de Goiás. Em 2019, mesmo já tendo ingressado no Ensino Superior, continuei fazendo o Enem, quando tirei 880 na redação e, no ano passado, alcancei a nota máxima na redação”, celebrou.
Nascido em Xique-Xique, onde sempre morou, Helder também teve residência fixa em Gameleira do Assuruá, no município de Gentio do Ouro, onde estudou por todo o Ensino Fundamental. Já o 1° e 2° ano do Ensino Médio foram cursados no Colégio Estadual Maria Quitéria, localizado em Itajubaquara, outro distrito de Gentio do Ouro.
A Secretaria de Saúde de Itabuna informou, nesta terça-feira (6), que vacinou 32.623 pessoas, com uma ou duas doses dos imunizantes contra o novo coronavírus. Além disso, existem 1.918 idosos cadastrados nas unidades básicas de saúde para tomar a vacina tão logo novos lotes sejam enviados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Nesta terça-feira os postos de saúde iniciaram a vacinação para pessoas com idade entre 60 e 69 anos. Na Unidade José Édites dos Santos, por exemplo, foram disponibilizadas 200 doses da Coronavac. No entanto, no local ainda restaram 307 idosos no cadastro da vacina.
De acordo com a supervisora do Departamento da Atenção Básica, Alessandra Lopes, esse grupo de pessoas cadastradas não vai ficar sem tomar a vacina. “Assim que chegarem as novas doses, quem está na lista será imunizado”, assegura.
DEPENDE DAS DOSES QUE SERÃO ENVIADAS
A supervisora Alessandra Lopes afirma ainda que, a depender da quantidade de doses recebidas da Secretaria de Saúde da Bahia, todos os idosos dessa faixa etária serão vacinados, independente de terem ou não o nome na lista de espera. Somente serão imunizados novos subgrupos e faixas etárias depois de vacinados os idosos de 60 a 69 anos.
Ela explica que, somente depois disso, a Secretaria Municipal de Saúde vai imunizar as pessoas com comorbidades, entre elas, pacientes com diabetes e problemas respiratórios graves. “Para tomar a vacina, esse grupo prioritário vai precisar comprovar a doença com laudo médico e ter indicação de vacina”, explicou Alessandra Lopes.
A Secretaria de Saúde mantém a recomendação de que as pessoas devem evitar aglomerações, fazer a higiene das mãos com água e sabão várias vezes ao dia ou usar álcool gel 70%, usar máscara facial e sair de casa somente se for estritamente necessário.
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, nesta terça-feira (6), o habeas corpus apresentado pela defesa da ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Maria do Socorro Barreto Santiago e, seguindo parecer do Ministério Público Federal (MPF), manteve a prisão preventiva da magistrada. A desembargadora é ré na Operação Faroeste.
Deflagrada no fim de 2019, a investigação desvendou uma organização criminosa – integrada por membros da cúpula do Judiciário baiano – envolvendo a venda de decisões judiciais e outros crimes que tinham como propósito permitir a grilagem de terras no oeste do estado, segundo o MPF. O grupo atuava em três núcleos: judicial, causídico e econômico.
De acordo acordo com o MPF, o núcleo econômico era formado por produtores rurais dispostos a pagar por ordens judiciais que os permitissem legitimar a posse e a propriedade de imóveis onde exerciam as suas atividades. O jurídico contava com desembargadores e juízes, além de servidores do TJ-BA. Os primeiros, proferiam as decisões negociadas pelos operadores do esquema enquanto os servidores auxiliavam na elaboração de minutas e petições.
Já o núcleo causídico era formado por advogados que intermediavam as negociações entre membros dos núcleos jurídico e econômico, formalizavam os acordos e adotavam as providências judiciais e extrajudiciais necessárias para garantir o proveito obtido com as decisões judiciais negociadas.
ACUSADA DE MOVIMENTAR R$ 1,8 MILHÕES SEM ORIGEM
Em sustentação oral na sessão desta terça-feira, o subprocurador-geral da República Wagner Natal Batista reforçou a papel de destaque desempenhado pela desembargadora na organização criminosa, destacando haver elementos de prova de que ela tenha movimentado cerca de R$ 1,8 milhão sem origem ou destino declarados.
Em medida de busca e apreensão, foi constatado em seu poder uma centena de joias, 162 obras de arte e aproximadamente R$ 100 mil em dinheiro vivo, além de escrituras de diversos imóveis.
Durante uma das fases da Operação Faroeste, Maria do Socorro Santiago foi flagrada descumprindo ordem judicial expressa do Supremo Tribunal Justiça (STJ) de não manter comunicação com funcionários do TJ-BA, dando orientação para uma de suas ex-subordinadas no sentido de impedir a apreensão de um aparelho telefônico pela Polícia Federal.
“Ela, solta, poderia ocultar ou turbar a produção probatória, ainda que afastada do cargo, mormente quando a paciente já descumpriu em plena fase ostensiva da investigação anterior medida mais branda”, destacou Wagner Natal.
Prevaleceu no julgamento o entendimento do relator do caso no STF, ministro Edson Fachin, que acatou o pedido do MPF, tendo sido acompanhado pelos ministros Nunes Marques e Cármen Lúcia. Já os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes votaram pela concessão do habeas corpus para decretar medidas cautelares diversas da prisão.
O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (6), proposta da Câmara dos Deputados que prorroga para 31 de julho de 2021 o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. A votação foi simbólica. A mudança só vale para a entrega da declaração do IR deste ano, referente aos rendimentos obtidos em 2020.
O texto aprovado não altera o cronograma de restituição do IR. Assim, os contribuintes que entregarem a declaração com antecedência poderão receber a restituição a partir de 31 de maio de 2021, como estava previsto.
Para os contribuintes que têm imposto a pagar, o texto aprovado no Senado autoriza ainda o pagamento da cota única ou das cotas vencidas até 31 de julho sem acréscimo de juros ou penalidade de qualquer natureza. A data atual para entrega do IR é 30 de abril. No ano passado, o prazo também foi prorrogado, mas por decisão administrativa da Receita Federal.
A previsão do Orçamento da União para 2021 é de que sejam arrecadados R$ 431,86 bilhões com o Imposto de Renda. O líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), disse que o governo federal ainda vai estudar se o projeto será sancionado ou vetado pelo presidente da República.
A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) convoca idosos e profissionais de saúde que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 para a segunda etapa da vacinação. O atendimento ocorrerá nas próximas quinta (8) e sexta-feira (9), das 8h às 13h, em formato drive-thru, na Avenida Soares Lopes e na Praça São João Batista, no bairro Pontal.
A Sesau esclarece que esta etapa é para quem recebeu a primeira dose até 12 de março. De acordo com a secretaria, para receber a vacina é indispensável a apresentação do CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação constando a primeira dose.
A dose de reforço é fundamental para que as pessoas desenvolvam a imunidade verificada nos testes de eficácia das vacinas em uso no país, a CoronaVac/Butantan e a Astrazeneca/Oxford.
Os primeiros dias deste mês de abril têm sido de muita festa para a família de Wanderlypio Novais Cardoso, de 10 anos, que teve uma crise de dor cabeça e ficou desacordado por 12 dias até ser internado, na quinta-feira (1º) da semana passada, no Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI). O menino foi submetido a uma embolização de aneurisma cerebral, tratamento endovascular de aneurisma intracraniano inédito no Sul da Bahia. A técnica utilizada evita a abertura da cabeça do paciente.
Morador do povoado Riacho Fundo, na zona rural de Barra da Estiva, na região da Chapada Diamantina, o menino teve o problema grave de saúde diagnosticado pela equipe médica da SCMI. “Ficamos desesperados quando ele passou mal, começou a fazer vômito, reclamar das dores de cabeça e desmaiar. Levamos para um hospital na nossa cidade e o médico disse que o meu sobrinho sofria com diabetes. Por isso, estava naquela situação. Mas os profissionais daqui detectaram qual era realmente o problema”, conta Silene Jardim Novais, tia da criança.
De acordo com o chefe do serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Itabuna, Sílvio Porto, o menino foi diagnosticado com hemorragia subaracnóidea espontânea por ruptura de aneurisma cerebral. “E foi um sucesso o procedimento realizado pelos médicos Fernando Schmidt, Antônio Roberto de Campos Júnior e pelo médico anestesista Rafael Cano Ribeiro”, avalia.
Paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), o menino deixou o hospital com todas as funções neurológicas funcionando perfeitamente. “A complicação de saúde foi descoberta logo que o paciente chegou ao hospital e os nossos profissionais fizeram um procedimento perfeito. Por isso, acredito que essa criança terá uma vida normal”, afirma a diretora técnica do hospital, Fabiane Chávez.
ESTRUTURA PARA CIRURGIAS

Fabiane Chávez destaca a que a chegada recente de um neurocirurgião pediátrico na Santa Casa de Itabuna representa uma grande conquista para toda a região. “Sem a estrutura física e humana que montamos, essa criança teria que ser levada para outros centros, como Feira de Santana e Salvador. Isso demostra como estamos preparados para oferecer esses serviços de alta e média complexidade aqui no sul da Bahia”, finaliza.
De acordo com o neurocirurgião pediátrico Fernando Schmidt, que entrou na equipe da SCMI recentemente, o método usado com Wanderlypio Novais é um tratamento frequente, mas ainda de pouco acesso no sistema público de saúde, pois é um procedimento de alto custo e requer material especializado. “A cirurgia durou uma hora e a recuperação do paciente foi ótima”, conta.
Muito comunicativo, educado e carinhoso, Wanderlypio Novais, apesar da pouca idade, tem consciência do perigo que correu antes de receber o atendimento médico, pois gostava de subir em árvore para retirar frutas. “Eu poderia ter desmaiado em uma das vezes em que estava em cima de um pé de jaca, por exemplo. Acho que eu não estaria vivo hoje, não é mesmo tio?”, questionou.
Perguntado sobre o que faria quando retornasse para casa, no pequeno povoado do Rio Fundo, o menino disse que primeiro iria abraçar forte a mãe, dona Arlete Jardim Novais. Depois, vai brincar com outras crianças e plantar maracugina para vender na feira livre. Ele gosta de futebol, é torcedor do Flamengo, mas não sonha em ser jogador. Quer dirigir caminhão ou trabalhar como mototaxista.
Com facilidade de fazer novas amizades, a criança diz que só quer retornar ao hospital para reencontrar os novos amigos, que são os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicóloga e pessoal da higienização. Ele sabe os nomes de quase todos os profissionais. “Você vai colocar os nomes deles na reportagem? Porque quero agradecer a todos que cuidaram de mim”, disse. Wanderlypio Novais Cardoso completa 11 anos no próximo dia 13.
A Prefeitura de Itacaré iniciou, com recursos próprios, a pavimentação da rua do Alto da Telebahia, situada na entrada da cidade. O prefeito Antônio de Anízio informou que a obra vai melhorar o acesso “e deixar a entrada da cidade ainda mais bonita”.
Os operários estão colocando meio fio e, na sequência, iniciará o calçamento, que será com piso sextavado. Paralelamente ao serviço de pavimentação da rua do Alto da Telebahia, a Prefeitura de Itacaré também está executando a reurbanização de todo o entorno da feira livre. Nesse local já foi feito o serviço de pavimentação de alguns dos trechos, com a implantação de estacionamentos.

O prefeito de Itacaré também solicitou à direção da Coelba a regularização dos serviços de energia elétrica em todo o bairro das Casinhas, para que os moradores tenham mais segurança, uma rede elétrica melhor e um serviço de iluminação muito mais eficiente.
O radialista Weverton Rabelo Fróes, de 32 anos, foi assassinado a tiros na noite de domingo (4), quando estava em frente à casa onde morava, na zona rural de Planaltino, município do sudoeste da Bahia. Toninho Locutor, como era mais conhecido, tinha um quadro humorístico numa emissora de rádio da cidade.
A Polícia Civil não sabe se o motivo do crime tem relação com o exercício da profissão de radialista. A delegada Viviane Rosa é responsável pelas investigações e começou a colher depoimentos sobre o caso nesta terça-feira (6). Redação com G1.
Os cursos de graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, oferecem 1.323 vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições começaram nesta terça-feira (6) e vão até sexta (9). O resultado sairá na próxima terça-feira (13).
A Uesc, em nota pública sobre o processo seletivo, chamou a atenção dos candidatos para as regras estabelecidas no Edital nº 038/2021 e no Termo de Adesão ao Sisu, a exemplo das etapas de solicitação, homologação e confirmação da matrícula.
De acordo com o edital, compete exclusivamente ao candidato se certificar de que cumpre os requisitos para concorrer às vagas destinadas às políticas de ações afirmativas, sob pena de perder o direito à vaga, caso não sejam comprovados.
AS GRADUAÇÕES DA UESC
São mais de 30 cursos de graduação na Uesc, com licenciatura e bacharelado em Administração, Agronomia, Biomedicina, Comunicação Social, Ciências Sociais, Contábeis, Computação, Ciências Biológicas, Direito, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Filosofia, Física, Geografia, História, Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA), Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Pedagogia e Química.























