EXPORTAÇÕES BAIANAS CRESCEM 48,4% NO 1º SEMESTRE DE 2022, INFORMA SEI

PREFEITURA DERRUBA ÁRVORE FRONDOSA NO CENTRO DE ILHÉUS

ILHÉUS SEDIARÁ SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CACAU E CHOCOLATE NESTA SEGUNDA (11)

AUGUSTO E DIRIGENTES LOJISTAS COMEMORAM RESULTADOS DO ITA PEDRO NA ECONOMIA ITABUNENSE

BRB OFERECE 300 VAGAS E R$ 3,7 MIL DE SALÁRIO EM CONCURSO PÚBLICO; CONFIRA EDITAL

ACUSADO DE MATAR LARA PASSOS TEM PREVENTIVA DECRETADA; ELE JÁ ESTÁ NO PRESÍDIO DE ITABUNA

BRASIL TEM SAFRA DE GRÃOS 2021/2022 ESTIMADA EM 272,5 MILHÕES DE TONELADAS

TRAGÉDIA: OPERÁRIOS MORREM SOTERRADOS EM OBRA DA PREFEITURA DE PORTO SEGURO

HOSPITAL ILHEENSE PROMOVE AÇÕES DE PREVENÇÃO A HEPATITES VIRAIS NO JULHO AMARELO

"Um corpo de palavras" vai ser transmitido pela internet || Foto Mariana Cabral
Tempo de leitura: 2 minutos

A multiartista baiana Naiara Gramacho vai estrear neste sábado (10) o espetáculo de teatro de sombras Um corpo de palavras. Devido à pandemia de Covid-19, a apresentação será por meio do Youtube, às 16h, no canal Naiara Gramacho.

O espetáculo conta a história de uma menina chamada Paula, cujo corpo se cobria de palavras sempre que ouvia, dos adultos, rótulos e julgamentos que diziam quem ela era ou deveria ser.

Dessa forma, o espetáculo pretende suscitar a reflexão sobre o poder das palavras-rótulos usadas – desde a mais tenra infância – para julgar as crianças, a exemplo de birrentas, chatas, teimosas, boas ou más. A narrativa parte do pressuposto de que essa rotulação afeta a imagem social que as crianças fazem de si mesmas, com reflexos para toda a vida.

Naiara, que assina o texto, a direção e a coordenação de produção do espetáculo, explica que a peça tenta “provocar pais, jovens e crianças para, juntos, olharem para a própria comunicação e para os conflitos familiares que ficaram tão explícitos durante o isolamento social da pandemia”. Esse propósito é uma resposta do contato da artista com a comunicação não violenta e a educação parental.

Assista a chamada da peça.

Gravado em Ilhéus, todo o projeto seguiu as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenir a disseminação do coronavírus.

QUEM FAZ

A maior parte da equipe do espetáculo é formada por mães artistas, escolha feita para contemplar profissionais que tiveram suas rotinas profissional e materna afetadas drasticamente pela pandemia.  “Muitas vezes, ensaiamos com nossos filhos presentes, pois nem todas têm uma rede de apoio. Em muitos momentos, conciliamos a produção do espetáculo e a presença das crianças, o que também as permitiu se envolverem com o universo de trabalho de suas mães”, lembra Naiara.

“Um corpo de palavras” tem a atuação e a manipulação de figuras da atriz Driely Alves; narração de Brisa Morena; fotografia e gravação em vídeo de Mariana Cabral. A atriz Márcia Mascarenhas dá voz às personagens femininas e o ator e produtor Pedro Albuquerque, aos masculinos. A sonoplastia é de Eli Arruda e a produção das figuras é da artista plástica Olga Gómez. A comunicação e produção de conteúdo sobre o espetáculo estão a cargo de Tacila Mendes e Valdiná Guerra.

A montagem do espetáculo Um corpo de palavras tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A produção industrial recuou em dez dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na passagem de janeiro para fevereiro deste ano. As maiores quedas foram observadas no Ceará (-7,7%), Pará (-7,4%) e Bahia (-5,8%), de acordo com os dados divulgados hoje (8).

Também apresentaram recuos na produção os estados do Paraná (-2,5%), Santa Catarina (-1,5%), São Paulo (-1,3%), Rio Grande do Sul (-1,1%), Pernambuco (-1,1%) e Amazonas (-0,9%). A Região Nordeste, única que é analisada em seu conjunto, teve uma perda de 2,6% no período.

Por outro lado, cinco estados tiveram alta: Mato Grosso (7,3%), Espírito Santo (4,6%), Goiás (2%), Rio de Janeiro (1,9%) e Minas Gerais (0,5%), informa a Agência Brasil.

Diana foi presa em flagrante pela morte do ex-namorado "Iran" Ribeiro || Foto Montagem
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma discussão terminou em morte no bairro Monte Cristo, em Itabuna, na noite desta quarta (7). O comerciário Odlairan Ribeiro dos Santos, de 28 anos, foi assassinado com um golpe de faca pela ex-namorada Diana Rosa, de 27. O golpe atingiu o pescoço da vítima.

O crime ocorreu porque, segundo testemunhas, Diana não aceitava o fim do relacionamento. A relação do casal acabou há cerca de 20 dias. A ex-namorada entrou na casa de “Iran”, como era conhecido o comerciário, ao saber que ele estava com a nova companheira.

Com ânimos exaltados, ela, com a faca na mão, acabou por atingir o pescoço do ex-namorado. Ao site Verdinho, Diana afirmou não ter a intenção de matar Iran. “A gente começou a brigar, sair na porrada. Aí, eu peguei a faca que vi lá em cima. Só que quando ele viu eu com a faca na mão, ele veio para cima tentando me tomar a faca. Só que aí na hora que ele encostou, cortou o pescoço dele. Eu não vi na hora. Aí, a vizinha também já entrou na briga tentando separar”.

COMOÇÃO

Diana foi presa na cena do crime pela Polícia Militar e o Samu 192 foi chamado para atender a vítima. Quando os profissionais de saúde chegaram ao local, Iran já estava morto. Há clima de comoção no Monte Cristo. O jovem era bastante querido na comunidade.

Jogadores do Grapiúna passam por testagem na preparação para disputa da Série B || Foto Roberto Santos
Tempo de leitura: 2 minutos

Após quase 10 anos, Itabuna novamente terá time disputando a Série B do Campeonato Baiano de Futebol, previsto para começar em junho. Ontem (7), jogadores, comissão técnica e diretoria do Grapiúna Atlético Clube fizeram teste rápido para detecção do novo coronavírus. A testagem é parte do protocolo de segurança para início das atividades esportivas profissionais.

No total, foram aplicados 35 testes rápidos. De acordo com técnicos da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, os testes rápidos foram aplicados como forma de fazer a triagem, uma pesquisa de anticorpos. Caso fosse detectado algum positivo, a equipe foi preparada para também fazer o teste tipo RT-PCR.

O presidente do Grapiúna, Álvaro Castro, falou da disposição do elenco para o certame. Segundo ele, 100% dos atletas são regionais. “É tradição do clube valorizar a ‘prata da casa’. Agora não seria diferente. Estamos muito satisfeitos com essa retomada e o apoio fundamental da Prefeitura de Itabuna”, disse.

O jogador Luiz Felipe, 21 anos, há dois anos no futebol profissional, se diz muito otimista com a retomada e feliz com o cumprimento dos protocolos de segurança. Já Igor Souza Alves, 22 anos, falou da nova fase do futebol profissionais e dos resultados da testagem. “Essa testagem vem dar um novo ânimo por sabermos que vamos trabalhar em segurança”, concluiu.

Augusto Castro acompanhou o início da preparação do Grapiúna || Foto Roberto Santos

RETOMADA DO FUTEBOL

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, ressaltou a importância da retomada do futebol profissional. “Itabuna respira o esporte e a Prefeitura estará sempre presente, apoiando o esporte itabunense. Vamos oferecer a estrutura necessária para que os jogadores tenham a dignidade mínima para participar do Campeonato de acesso, inclusive garantindo o cumprimento de todos os protocolos de segurança”, afirmou.

Augusto ainda sugeriu viabilizar a transmissão online dos jogos em razão da pandemia, como forma de oferecer mais uma opção de entretenimento aos itabunenses. “Esse protocolo de testagem será cumprido integralmente para que seja garantida a segurança de todos os envolvidos”, comentou o secretário de Esportes e Lazer, o vice-prefeito Enderson Guinho.

Ele lembrou que a estrutura necessária será disponibilizada para o Grapiúna Atlético Clube, inclusive o Estádio Luiz Viana Filho. “O futebol itabunense tem o nosso apoio, tanto o profissional como o amador. Estamos buscando apoio e recursos junto ao Governo da Bahia para que o estádio e o campo de futebol amador estejam em condições dignas dos nossos atletas”, frisou.

Estudantes de Vitória da Conquista e Poções são destaque no Enem
Tempo de leitura: 2 minutos

Obter uma boa nota na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desperta nos alunos da rede estadual de ensino a expectativa de ingressarem no tão sonhado curso de uma universidade. No Sudoeste Baiano, os estudantes estão celebrando o bom desempenho na redação e com notas acima de 940, já fazem planos sobre a nova fase de estudos e sobre as profissões que escolheram para o futuro.

A estudante Hilary Aparecida, 18, que concluiu o Ensino Médio em 2020, no Colégio Estadual Eurides Santana, em Poções, está feliz por ter alcançado 980 pontos na Redação. “Eu fui estimulada pela minha família a ler e escrever desde muito pequena. Sempre estudei em escolas públicas aqui da minha cidade com excelentes professores, que contribuíram com este resultado. Pretendo estudar Direito e, sem dúvidas, esta nota auxiliará na minha aprovação”, disse, confiante.

Para a estudante Sthefany Batalha, 18, que acabou de terminar o Ensino Médio no Colégio Estadual Isaías Alves, também localizado em Poções, os conteúdos desenvolvidos pelos programas da SEC foram fundamentais na sua preparação para a redação do ENEM, na qual fez 960 pontos.

“Me preparei muito com o auxílio da escola, por meio dos materiais do projeto ENEM 100% da SEC, que achei bem completo e importante para o aprendizado. Esta nota, que é de elevada importância para mim, me ajudará a tentar a faculdade de Nutrição”, revelou.

O estudante Claudio Henrique da Silva, 18, do Colégio Estadual José Moreira Cordeiro, em Cordeiros, obteve 940 pontos. “Esta nota representa meu esforço e dedicação. Toda semana escrevia uma redação sobre temas atuais e vinha me preparando desde 2019. Foi de fundamental importância o apoio da escola, dos familiares e dos amigos para que eu tivesse um bom desempenho na redação”, afirmou.

VITÓRIA DA CONQUISTA

Em Vitória da Conquista, a estudante Franciele Barros, 19, que faz o curso técnico em Enfermagem, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Adélia Teixeira, conquistou 940 pontos. “Minha nota foi resultado de muita dedicação, pois eu estudei muito e assisti aos aulões da SEC disponibilizados gratuitamente no YouTube, além de ter colocado em prática o que eu aprendia nas aulas. Fiquei muito feliz com meu resultado final. Pretendo fazer faculdade de Odontologia e estou animada”, comentou.

Na mesma cidade, Fábio Meira, 17, do Colégio Estadual José Sá Nunes, fez 600 pontos na Redação e conseguiu uma bolsa de 80% no curso de Odontologia da UniFTC, na qual já está matriculado.

Time baiano garantiu vaga e R$ 1,7 milhão
Tempo de leitura: 2 minutos

Depois de 90 minutos de tirar o fôlego e uma disputa de pênaltis, a Juazeirense garantiu vaga na terceira fase da Copa do Brasil. No Adauto Moraes, o time baiano recebeu o Volta Redonda, na tarde desta quarta-feira (7) e, depois de ver o time carioca abrir 3 a 0 no placar, buscou o empate em 3 a 3 nos acréscimos da etapa final. A equipe de Juazeiro carimbou a classificação ao vencer por 4 a 2 nas penalidades.

O Volta Redonda começou o jogo em ritmo avassalador e em menos de dez minutos colocou dois gols de vantagem no marcador. O primeiro do time carioca saiu aos quatro minutos, depois de jogada ensaiada em cobrança de escanteio, que Luiz Paulo completou para o fundo das redes.

Minutos depois, Gabriel Pereira foi quem aproveitou cruzamento na área para fazer o segundo. E não parou por aí. Aos 17, Alef Manga recebeu na entrada da área, limpou a marcação e soltou uma bomba sem chances de defesa: 3 a 0.

Desorientada e tentando uma reação, a Juazeirense pressionou mais no ataque, principalmente a partir dos 30 minutos. Elcarlos, Wendell e Kanu criaram boas oportunidades, mas não conseguiram furar o bloqueio adversário.

A reação começou no segundo tempo, descontado aos nove minutos, em finalização de Daniel Nazaré. Aos 21, Wendell aproveitou cobrança de escanteio para fazer o segundo da Juazeirense: 3 a 2. Com o placar, o jogo ganhou em emoção. Aos 51 minutos do segundo tempo, Kanu, estreante do dia, deixou tudo igual para a Juazeirense e levou a decisão para as penalidades.

Na cobrança de penalidade, Ian Augusto, Wendell, Martín Rivas e Kesley marcaram para a Juazeirense, que também contou com duas defesas do goleiro Rodrigo Calaça para carimbar a classificação. A passagem para a próxima fase garante R$ 1,7 milhão para o time baiano.

Casal de Ubatã não resistiu ao novo coronavírus
Tempo de leitura: 2 minutos

Um casal de idosos de Ubatã, no sul da Bahia, que estava junto há quase 50 anos, foi morto pela Covid-19, em um intervalo de seis dias um do outro. Higino Barros dos Santos, de 69 anos, faleceu na segunda-feira (5), menos de uma semana depois de perder a esposa, Nair, de 68, em 29 de março.

Eles eram casados há 48 anos e tiveram que se separar no dia 15 de março, quando Nair deu entrada na Clínica São Roque, em Ipiaú, com problemas respiratórios. Ela ficou internada por nove dias e foi transferida para o Hospital de Ilhéus. Com o quadro de Covid-19, Nair precisou ser intubada, mas não resistiu.

Higino começou a apresentar os sintomas da doença quando a companheira já estava hospitalizada. No dia 25 de março, ele foi levado pelos familiares ao Hospital Municipal de Ubatã e transferido para o Hospital Geral de Ipiaú, onde ficou intubado. A situação se agravou e Higino morreu na última segunda-feira (5). Quando Nair morreu, Higino estava intubado e não soube do falecimento da esposa.

LIÇÃO DE VIDA

Auana Barros, neta do casal, disse que a perda dos avós causa tristeza, mas também uma lição de vida para a família e as pessoas que conviveram com Higino e Nair. “Eles tiveram muita união e criaram os filhos e netos com muita batalha. Eles eram muito próximos. Tanto em vida, como também agora nesse momento. Eles viveram juntos e foram embora juntos”, disse Auana.

Nair era enfermeira aposentada e, por coincidência, atuou no hospital onde o marido foi atendido quando apresentou os sintomas mais agudos da doença. Gino, como era conhecido, era rodoviário e fazia o transporte de estudantes para as faculdades em Ilhéus. Eles deixaram nove filhos e 20 netos. Gino e Nair foram sepultados no Cemitério de Ubatã. Do G1.

Estado recupera terminais de hidroviários de Maraú
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) deve concluir, no segundo semestre deste ano, os terminais hidroviários de Barra Grande e da sede Maraú. O equipamento do distrito de Barra Grande está sendo ampliado e recuperado e um novo atracadouro é construído. As obras também são feitas no píer fixo e no atracadouro já existente.

Os serviços encontram-se com 10% de execução. No terminal de Maraú, as ações estão em fase inicial. O píer fixo, o atracadouro flutuante e a passarela articulada para a travessia dos passageiros do sistema passam por requalificação. A previsão de conclusão de ambas é no segundo semestre deste ano. O investimento total é de R$ 2,1 milhões.

Os investimentos visam assegurar mais segurança e conforto para os usuários. Os equipamentos são muito usados por moradores e, principalmente, por turistas. A região de Maraú recebe em média 758 mil visitantes por ano, segundo a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur).

OUTROS TERMINAIS NA BAHIA

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, mais obras que serão iniciadas em breve em terminais hidroviários baianos. “A construção do receptivo do Atracadouro de Camamu está em processo licitatório.

A próxima etapa é a de contratação da empresa que realizará o serviço. O edital para a recuperação do Atracadouro de São Tomé de Paripe deve ser publicado ainda neste mês de abril”, destaca o secretário.

Estado registrou 189 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 189 mortes por Covid-19 nesta quarta-feira (7). Trata-se de recorde assustador: o maior número registrado em 24 horas desde o início da pandemia. O total de vidas perdidas subiu para 16.107.

Dentre os óbitos, 55,31% ocorreram no sexo masculino e 44,69% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,77% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,65%, preta com 15,25%, amarela com 0,48%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,72% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 66,67%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,82%).

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.712 casos novos da doença  e 3.442 pessoas venceram o período de isolamento. Dos 825.015 casos confirmados desde o início da pandemia, 794.967 já são considerados recuperados e 13.941 estão ativos.

VACINAÇÃO

Até o momento, o estado vacinou 1.851.842 com a primeira dose da vacina contra Covid-19, sendo que 369.197 receberam também a segunda.

Planilha aponta que alguns hospitais militares têm 85% dos leitos ociosos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados encaminhou, nesta quarta-feira (7), ofício à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, com objetivo de garantir que os leitos ociosos dos hospitais militares sejam utilizados por pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com o partido, após determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), as Forças Armadas abriram dados sobre a ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 nos hospitais militares. As planilhas, divulgadas pela primeira vez desde o início da pandemia, apontam que alguns hospitais militares têm 85% das vagas ociosas.

“Nesse cenário de exclusividade para militares, o restante das unidades de saúde do país sofre com o colapso do sistema. Ontem, 6 de abril, o Brasil atingiu a triste marca de mais de 4 mil mortos pela Covid-19”, diz trecho da nota divulgada pelo Partido Socialismo e Liberdade.

No pedido de providências feito à Procuradoria, o partido destacou o dever constitucional do Estado de garantir o direito à saúde “mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Além da disponibilização de leitos ociosos para o SUS, a bancada de parlamentares do partido solicita investigação e eventual responsabilização sobre o caso.

Realizado pela Anac, leilão ocorreu nesta quarta-feira (7)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em leilão realizado hoje (7) na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), foram concedidos 22 aeroportos em 12 estados, arrecadando-se R$ 3,3 bilhões em outorgas. A concorrência foi feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em três blocos: Norte, Sul e Central.

A Companhia de Participações em Concessões, parte do grupo CCR, arrematou o bloco Sul, por R$ 2,1 bilhões, e o lote Central, por R$ 754 milhões. Os lances representam, respectivamente, ágio de 1.534% e 9.156% em relação aos lances mínimos. A Vinci Airports ficou com o bloco Norte, pagando R$ 420 milhões, um ágio de 777% sobre o preço mínimo estipulado.

OS BLOCOS

Estão no bloco Norte os aeroportos de Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Tabatinga (AM), Tefé (AM) e Boa Vista (RR). O lance mínimo havia sido estipulado em 47,9 milhões.

No bloco Sul foram concedidos os terminais de Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Londrina (PR), Joinville (SC), Bacacheri (PR), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bagé (RS). O valor mínimo para esse lote era de R$ 130,2 milhões.

O bloco Central é composto pelos aeroportos de Goiânia (GO), São Luís (MA), Teresina (PI), Palmas (TO), Petrolina (PE) e Imperatriz (MA). O lance mínimo era de R$ 8,1 milhões.

O Ministério da Infraestrutura espera que os terminais, por onde circulam cerca de 24 milhões de passageiros por ano, recebam aproximadamente R$ 6,1 bilhões em investimentos. Devem, segundo o ministério, ser investidos R$ 2,85 bilhões no bloco Sul, R$ 1,8 bilhão no Central e R$ 1,4 bilhão no Norte. Os contratos de concessão tem validade de 30 anos. Agência Brasil.

Governador anunciou data da convocação no Papo Correria desta terça-feira (6)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) anunciou no Papo Correria desta terça-feira (06) a convocação de estudantes para o Partiu Estágio. Esta edição do programa teve mais de 20 mil estudantes inscritos e a convocação começará na próxima segunda-feira (12), no site da Secretaria da Administração do Estado (Saeb).

O prazo será de 20 dias úteis para que os convocados providenciem a documentação e se apresentem nos órgãos em que irão atuar.

O Partiu Estágio teve suas inscrições encerradas no último dia 26 de março. O programa disponibiliza 2.973 vagas, distribuídas entre 61 órgãos e entidades da administração pública, alocados na capital baiana e em 173 municípios do interior.

Além disso, reserva 10% das vagas a portadores de deficiência física, e prioriza universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.

Também concorrem às vagas estudantes universitários regularmente matriculados em instituições de ensino superior estaduais, federais e privadas, com sede/polo na Bahia, e que cursam graduação nas modalidades presencial ou EAD.

O contrato tem duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto no caso de deficiente físico. A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais.

Além da bolsa-estágio, os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais. Lançado em 2017, o Partiu Estágio já contratou 11.812 universitários para atuação em órgãos e entidades da administração estadual.

Carleondas teria dito à polícia que morte de Ana Paula foi por acidente
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu em Ilhéus o suspeito de ser o autor do feminicídio de Ana Paula Silgueiras de Jesus, crime ocorrido no dia 12 de outubro de 2020, nas imediações do terminal rodoviário de Canavieiras.

Investigadores da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) cumpriram a ordem de prisão preventiva nesta terça-feira (6). Carleondas Brito Meira, de 42 anos, matou Ana Paula ao final de comemoração. À polícia, ele teria alegado que o crime foi um acidente.

Para jornalista, Ciro interpreta que volta de Lula ao jogo político pode tirar Bolsonaro do segundo turno
Tempo de leitura: < 1 minuto

O filósofo e jornalista Fernando de Barros e Silva afirma, na edição deste mês da revista piauí, que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tenta se posicionar como o anti-Lula para a corrida presidencial.

Para Fernando, o renascimento político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez Ciro avaliar a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro, o sem partido, não chegar ao segundo turno em 2022.

Ele fez a avaliação em março, numa entrevista ao jornal Estado de S. Paulo. No mês anterior, quando Lula estava fora do páreo, o pedetista imaginava que sua tarefa seria derrotar o PT no primeiro turno, como disse à Folha.

“Quem quiser que acredite, mas é essa a aposta de Ciro Gomes: ser o anti-Lula de 2022”, diz o jornalista, concluindo que a volta de Lula ao tabuleiro político diminuiu muito o espaço para o crescimento de candidatos “miúdos”, grupo no qual ele não inclui o ex-governador do Ceará. Leia a íntegra aqui.

Professor Bruno no momento em que deixa UTI Covid-19, no Calixto Midlej Filho
Tempo de leitura: < 1 minuto

O professor de inglês Bruno Ribeiro dos Santos entrou para a lista de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, que superaram o estágio mais grave do novo coronavírus usando um capacete especial para evitar o processo de intubação durante o tratamento. Ele foi internado no dia 8 de março e, dois dias depois, precisou de um leito de UTI.

Logo nos primeiros dias de internação de Bruno Ribeiro, a equipe médica da UTI Covid-19 da unidade hospitalar iniciou o tratamento para a insuficiência respiratória aguda com Ventilação Mecânica não Invasiva (VMNI). “Aos poucos, o paciente foi apresentando melhoras no quadro de saúde. Mais uma vez o capacete foi fundamental para evitar a intubação”, explica a coordenadora de Enfermagem da UTI Covid-19 do Calixto Midlej, Larissa Cavalcante.

Sofrendo com dor de cabeça, febre e muita dificuldade para respirar, o professor Bruno Ribeiro chegou a ter mais de 50% do pulmão comprometido e apresentou, por um período, baixa saturação. Nesta semana Bruno Ribeiro recebeu alta médica para concluir o tratamento em casa, perto da família, em Itabuna. “Ele é muito querido, super alto astral e carismático. Chegou a cantar em inglês e italiano para gente”, relata Larissa Cavalcante.

Ao deixar a UTI Covid-19, o professor foi recepcionado com festa por parentes e profissionais da unidade. Como ocorre com todo o paciente que tem alta médica, ele recebeu certificado de etapa vencida. Desta vez, a entrega foi feita pela gerente administrativa do Hospital Calixto Midlej, Manuela Keller. O paciente seguirá em tratamento de fisioterapia para recuperar alguns movimentos.

Confira vídeo abaixo: