SENAI BAHIA OFERTA 540 VAGAS EM CURSOS GRATUITOS

EM NOTA, SINDICOMBUSTÍVEIS COBRA REDUÇÃO DE ALÍQUOTA DO ICMS NA BAHIA

ITABUNA, ILHÉUS E JEQUIÉ TÊM 199 VAGAS DE EMPREGO NESTA TERÇA-FEIRA (5) PELO SINEBAHIA

ITABUNA VENCE E SÓ PRECISA DE UM EMPATE PARA SE CLASSIFICAR PARA A PRÓXIMA FASE DA SÉRIE B

ITABUNA: POLÍCIA IDENTIFICA QUATRO ENVOLVIDOS NA MORTE DE MOTORISTA DE APLICATIVO

ARRIBA SAIA: DATAPOVO NO 2 DE JULHO E ITAPEDRO DE MILHÕES

MULHER É PRESA COM 37 CELULARES FURTADOS NO ITAPEDRO

ILHÉUS APLICA 4ª DOSE DE VACINA CONTRA COVID-19 EM PESSOAS ACIMA DE 40 ANOS

UESC ENTRA NO DEBATE SOBRE PLANO DIRETOR DE ILHÉUS

Gesto de solidariedade da PM em Vitória da Conquista
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Patrulha Solidária da Polícia Militar da Bahia, juntamente com grupos sociais e empresários, doou 200 ovos de Páscoa e cestas básicas para moradores em situação de vulnerabilidade social, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A entrega foi iniciada, na sexta-feira (2), e será concluída neste domingo (4).

Policiais fazem a alegria da criançada nesta Páscoa

Os alimentos foram distribuídos nos bairros de Morada Nova, Panorama, Nova Cidade, Vila América e no assentamento Santos Dias, no bairro de Vila Elisa. Todos os protocolos para impedir a proliferação da covid-19 foram adotados.

A felicidade que não tem preço

Segundo a coordenadora da Patrulha, tenente Maria Alice de Santana, os ovos de chocolate e as cestas básicas foram entregues às famílias assistidas pela unidade e para outras que, naquele momento, também passavam por dificuldades.

“Com certeza foi uma Páscoa completamente diferente para essas pessoas”, disse a oficial. Ela contou ainda que mais 100 ovos serão entregues na comunidade quilombola Oiteiro e no povoado Caiçara, neste domingo (4).

Matrícula para novos alunos começa na segunda-feira
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) inicia, nesta segunda-feira (5), nova etapa do processo para alunos novos e transferência para estudantes da rede que desejam mudar de escola. A matrícula está ocorrendo por blocos de municípios e Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e os pais ou estudantes precisam consultar as datas, conforme o cronograma disponível no Portal da Educação (estudantes.educacao.ba.gov.br/matricula2021).

Nesta etapa, que vai até o próximo 8 de abril, a ação envolve estudantes de 125 municípios de sete Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). A relação dos municípios correspondentes a cada NTE e os telefones das escolas também estão disponíveis no Portal da Educação. Quem é aluno da rede estadual já teve a matrícula renovada automaticamente.

A matrícula para alunos novos pode ser feita pelo SAC Digital, no endereço eletrônico www.sacdigital.ba.gov.br/, ou pelo aplicativo SAC Digital (disponível, gratuitamente, nos sistemas Android e IOS).

Para os estudantes ou pais sem acesso à internet, a matrícula pode ser feita em qualquer escola da rede estadual, mesmo não sendo aquela que o estudante vá estudar, mediante agendamento prévio por telefone. Este também é o critério para os estudantes que são da rede e queiram mudar de escola.

A matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino, no ano letivo de 2020, cujas escolas não oferecem a série subsequente, será de 6 a 8 de abril.

Já para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual em qualquer ano/série para o Ensino Fundamental, a matrícula nova será no dia 8 e, para o Ensino Médio, nos dias 7 e 8.

Este terceiro bloco de matrículas contempla os seguintes NTEs: Ribeira do Pombal (NTE 17); Alagoinhas (NTE 18); Feira de Santana (NTE 19); Vitória da Conquista (NTE 20); Santo Antônio de Jesus (NTE 21); Jequié (NTE 22); e Santa Maria da Vitória (NTE 23). Dentre as cidades, destacam-se: Aporá, Esplanada, Rio Real, São Felipe, Ubatã e Varzedo, entre outras.

MATRÍCULA ON-LINE

Para fazer a matrícula on-line, o estudante deve fazer o cadastro no SAC Digital. Basta acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet e clicar na opção “Cadastre-se”. Caso prefira, o estudante pode fazer seu cadastro no aplicativo SAC Digital. O app está disponível para celulares Android e iOS. Se o aluno novo for menor de 16 anos, o cadastro deverá ser feito em nome dos pais ou do responsável.

Na internet ou no app, será necessário preencher os dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e telefones para contato, entre outros, clicando em “Avançar”. Nas páginas seguintes, serão preenchidas informações sobre endereço do estudante e senha para acesso à plataforma. Todos os dados fornecidos serão confirmados na quarta e última página.

Uma mensagem será enviada para o e-mail cadastrado no SAC Digital para a ativação da conta. Com isso, o estudante poderá acessar a plataforma em “Entrar”, fornecendo senha e login, e buscar o serviço “Solicitar matrícula para aluno novo”.

Para a comprovação da matrícula, os alunos novos precisam apresentar, em data a ser agendada com a escola, os seguintes documentos: original do Histórico Escolar; original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Registro Civil; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); original e cópia da carteira de vacinação; cópia da Cédula de Identidade da mãe do aluno; e cópia do CPF da mãe do aluno.

Lula recebe segunda dose da Coronavac || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste sábado (3), o ex-presidente Lula recebeu a segunda dose da vacina contra o coronavírus. O ex-presidente da República estava acompanhado do ex-ministro da Saúde e hoje deputado federal Alexandre Padilha.

Após ser imunizado com a segunda dose da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, o ex-presidente gravou mensagem. “Estou seguro de que em mais alguns dias estarei mais prevenido contra o coronavírus. Não é porque eu tomei a vacina que eu posso relaxar”, disse ele, observando que a pessoa deve continuar usando máscara e álcool em gel.

O ex-presidente ainda cobrou dos países mais ricos esforços para garantir vacina a todo o mundo. “Países ricos têm que assumir a responsabilidade de produzir vacina em quantidade”, disse. Também houve conselho para o presidente da República, Jair Bolsonaro. Confira mensagem abaixo:

Cyro de Mattos lança "Canto até Hoje" em live no dia 8
Tempo de leitura: < 1 minuto

O escritor e poeta Cyro de Mattos fará uma live, às 19h do próximo dia 8, para o lançamento e sua mais nova obra, Canto até Hoje. A publicação marca os 60 anos da carreira literária do itabunense que tem legado de 56 livros editados em 14 idiomas no Brasil e no exterior.

Canto até Hoje tem 800 páginas e vem em edição impressa e para download, com capa assinada pelo artista plástico Juarez Paraiso, que ganhou em sua homenagem a poesia que dá nome à publicação.

O autor teve seus primeiros textos lidos e reconhecidos pelo escritor João Ubaldo Ribeiro e ganhou muitas resenhas e indicação para a Academia Brasileira de Letras pelas mãos do conterrâneo Jorge Amado.

As suas obras, editadas em 14 idiomas, foram publicadas em países como França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Dinamarca e Estados Unidos.

O lançamento, no próximo dia 8, será ancorada no canal do YouTube da Fundação Casa Jorge Amado, mediada pela jornalista Mira Silva. O evento terá entre os convidados especiais a escritora e psicóloga Lilia Gramacho, o romancista e poeta Aramis Ribeiro Costa, o jornalista Oscar D’Ambrosio, o poeta e ensaísta Cid Seixas e Ângela Fraga, presidente da Fundação Casa de Jorge Amado.

Corpo do empresário Eugenildo Nunes será enterrado neste domingo, em Ubatã
Tempo de leitura: 2 minutos

O corpo de empresário Eugenildo de Almeida Nunes, de 63 anos, será enterrado às 9h deste domingo (4), no Cemitério Municipal de Ubatã, no sul da Bahia. Um dos homens mais ricos do interior da Bahia, Genildo, como era mais conhecido, foi encontrado morto na própria casa, na manhã deste sábado (3), em Ubatã. O corpo está sendo velado na Igreja Batista de Ubatã.

No início da noite deste sábado (3), a família de Eugenildo emitiu nota pública falando da conduta do empresário como pai, avõ e amigo. “Viveu seus últimos dias acuado, sob forte pressão das forças policiais, da justiça, da opinião pública. Nos deixou sem tempo de se defender”, observa a família em nota.

O empresário era investigado por ter mantido relações sexuais com duas menores. A defesa de Eugenildo acusa o pai das adolescentes de extorsão e sustenta que polícia e Ministério Público Estadual (MP-BA) tenham sido induzidos a erro. Abaixo, confira a íntegra da nota pública da família.

NOTA PÚBLICA

Enlutada, a família de Eugenildo de Almeida Nunes, de 63 anos, comunica à comunidade de Ubatã e de toda a Bahia a sua morte, ocorrida na madrugada deste sábado, dia 3 de abril de 2020. Conhecido por todos como “Genildo”, o empresário tratava problemas de saúde e foi encontrado morto em sua residência, em Ubatã.

Assim como os últimos acontecimentos – que foram amplamente divulgados na imprensa, mas sem a possibilidade de contraponto por parte de seus advogados – a morte de Genildo pegou a todos de surpresa.

Empresário, entusiasta da economia local, homem de fala fácil. Um pai, avô, amigo de um número incontável de pessoas. Viveu seus últimos dias acuado, sob forte pressão das forças policiais, da justiça, da opinião pública. Nos deixou sem ter tempo de se defender.

Nesse momento, suplicamos a todos que dispensem um tratamento humano à figura de Genildo, em demonstração de respeito à sua história, família e legado que deixa para toda comunidade do sul da Bahia.

O velório será realizado na Igreja Batista de Ubatã. O enterro será no cemitério municipal, às 9h desse domingo, dia 4 de abril.

Bahia perde e fica na parte intermediária da tabela
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Bahia perdeu, na tarde deste sábado (3), pela sétima rodada da Copa do Nordeste. Jogando no Ceará, o Tricolor de Aço foi derrotado por 2 a 1 pelo Fortaleza. O time da casa marcou o primeiro gol aos 24 minutos da partida, com Matheus Jussa. O empate do Bahia saiu aos 44 minutos, com o atacante Gilberto.

Mas o Fortaleza marcou o segundo gol aos 14 minutos do segundo tempo, com David. Buscando a igualdade no placar mais uma vez, o Bahia se lançou ao ataque. Gabriel Novaes, aos 34, esbarrou no travessão. Já aos 42, Juninho Capixaba mandou rente à meta do adversário.

A vitória mantém o Fortaleza no topo do Grupo B, agora com 14 pontos somados. Enquanto o Bahia tem sete e aparece na terceira colocação do Grupo A.

Agnaldo Timóteo morre de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Morreu neste sábado (3), no Rio de Janeiro, o cantor e político Agnaldo Timóteo, de 84 anos, que estava internado em estado grave depois de ser infectado pelo novo coronavírus. A morte foi confirmada pela família do artista. Ele estava internado há 21 dias em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Casa São Bernardo.

“É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do nosso querido e amado Agnaldo Timóteo. Agnaldo Timóteo não resistiu as complicações decorrentes da COVID-19 e faleceu hoje, às 10h:45min. Temos a convicção que Timóteo deu o seu Melhor para vencer essa batalha e a venceu! Agnaldo Timóteo viverá eternamente em nossos corações! A família agradece todo o apoio e profissionalismo da Rede Hospital Casa São Bernardo nessa batalha”, informou a família, em nota.

Mineiro de Caratinga, Agnaldo Timóteo Pereira nasceu dia 16 de outubro de 1936. O artista iniciou a carreira em programas de calouro na rádio de sua cidade natal. Passou a adolescência em Governador Valadares e Belo Horizonte, período este onde ficou conhecido como “Cauby Mineiro.

Mesmo com idade avançada, Agnaldo Timóteo ainda fazia shows pelo país. Ele tinha, inclusive, uma apresentação agendada para a cidade baiana de Santa Rita de Cássia, mas teve que cancelar após sentir os primeiros sintomas da Covid-19.

Sandry rompe ligamento cruzado do joelho direito
Tempo de leitura: < 1 minuto

O jogador itabunense Sandry rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito durante treino do Santos, na sexta-feira (2), e precisará passar por cirurgia. A previsão de retorno aos gramados é de seis a nove meses.

O problema aconteceu no último trabalho do Santos antes da folga de sábado. A delegação se reapresenta no domingo (4), no Centro de Treinamento Rei Pelé, para viajar para a Argentina, onde enfrenta o San Lorenzo na terça-feira (6), no jogo de ida da terceira fase da Libertadores.

Sandry vinha sendo titular absoluto do Santos. O volante de apenas 18 anos ganhou espaço com Cuca em 2020, ano em que disputou 29 partidas. Agora, em 2021, com Ariel Holan, o garoto se firmou na equipe e era peça fundamental para a temporada, já com quatro jogos disputados.

Com a grave lesão no joelho, Sandry aguarda agora a data da cirurgia para, depois, poder iniciar a recuperação no CT Rei Pelé. Sem o jogador itabunense, o técnico Ariel Holan deve escalar nas próximas partidas o volante Vinicius Balieiro. Ivonei, que poderia ser opção, lesionou a coxa na última semana. Do GE.

Pagamento beneficia 9.393 estudantes atendidos pelo programa
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado creditou, neste sábado (3), nova parcela do Programa Mais Futuro para os estudantes universitários das quatro universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB) atendidos pelo projeto. O crédito já está disponível para saque, nos valores de R$ 600 para os alunos do Perfil Moradia (os que estudam a mais de 100 km dos locais onde moram) e R$ 300 para os do Perfil Básico (os que estudam no mesmo lugar onde moram).

Ao todo, foram beneficiados com o pagamento desta parcela 9.393 estudantes das universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB). Até o momento, o Governo da Bahia investiu R$ 7.369.500 no programa.

“Mesmo diante do cenário de pandemia e de aulas presenciais suspensas, o Governo da Bahia mantém o pagamento do Mais Futuro, pois compreende a necessidade deste auxílio para os universitários e até mesmo para as suas famílias”, explica o coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria de Educação do Estado (SEC), Marcius Gomes.

Eugenildo foi encontrado morto dentro da sua casa, em Ubatã
Tempo de leitura: < 1 minuto

O empresário Eugenildo de Almeida Nunes foi encontrado morto em sua casa, em Ubatã, na manhã deste sábado (3). Ele teria cometido suicídio. As informações são dos sites Ubatã Notícias e Giro Ipiaú.

Na última terça-feira (30), a casa do empresário foi alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Civil no âmbito de investigações de suposto crime de estupro de vulnerável, do qual Eugenildo era suspeito.

As buscas envolveram também investigadores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Desde o dia da operação, Eugenildo passou a ser considerado foragido da Justiça, por causa de mandado de prisão aberto contra ele.

Imagem de uma carta – supostamente escrita pelo empresário – circula nas redes sociais. O texto, de autoria não confirmada, aborda as suspeitas que pairavam sobre Eugenildo, como ele era mais conhecido.

O empresário fez fortuna com investimentos em diversas atividades econômicas, a exemplo de postos de combustíveis, hotéis e fazendas.

Instituto refuta reclamações de estudantes que questionaram correção de textos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), negou ter havido erros nas notas de redação da edição 2020 do exame. “Não há problemas técnicos identificados entre a disponibilidade das referidas notas pelo consórcio Cesgranrio-FGV, contratado para operacionalização do Enem, e o instituto”, informou em nota divulgada hoje (2).

Desde a última terça-feira (30), quando com o acesso às notas foi liberado, estudantes fizeram reclamações nas redes sociais. Eles questionaram a correção, alegando que haviam tirado notas muito mais baixas do que em exames anteriores.

O instituto afirmou não ter havido falhas nas correções. “O Inep reforça que o processo de correção das redações do Enem é acompanhado em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo instituto”, ressaltou.

O Inep também afirmou ter conferido as notas extraídas do sistema de correção de provas com as notas divulgadas. “As análises, já concluídas, garantem que todas as notas apresentadas aos participantes estão de acordo com as notas finais calculadas após a atribuição de pontos de todos os corretores de redação”. Segundo o Inep, as redações podem passar “por até quatro correções” antes de se chegar à nota final.

FALHA NO SITE

No dia 29 de março, quando as notas do exame ficaram disponíveis, houve um problema no site. Esse problema impediu os estudantes de consultarem as notas por algumas horas. Às 21h20 do mesmo dia, no entanto, o acesso foi normalizado. Entretanto, o Inep assegura que essa falha no site não atinge o banco de notas.

Na edição de 2020, 28 estudantes tiraram nota máxima na redação, ao fazerem mil pontos na prova. Esse foi o pior desempenho dos candidatos na redação desde a edição de 2013. Agência Brasil.

Secretaria de Saúde de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) registrou mais 2 mortes causadas pela Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico de quarta-feira (31), o total de vidas perdidas para o coronavírus no município subiu de 380 para 382.

Diferente do que vinha sendo feito há mais de um ano, a Prefeitura de Ilhéus não publicou o boletim de quarta-feira nas redes sociais. Deixou-o escondido numa página do site oficial do município.

O SUS mantém 81 leitos de terapia intensiva para tratamento da doença nos hospitais da cidade; apenas 7 estavam disponíveis na noite de quarta (31). Os leitos atendem também pacientes de outros municípios.

O município tem 439 casos ativos da doença. Até o momento, 14.885 moradores de Ilhéus testaram positivo para a Covid-19 e 14.064 se recuperaram.

ATRASOS FREQUENTES

Os boletins de quinta (1º) e sexta-feira (2) não foram divulgados até as 8h50 deste sábado (3), horário desta publicação.

O PIMENTA constatou outros atrasos na divulgação das informações ao longo das últimas semanas. Ao site, o secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, informou que “há uma demora no repasse [dos dados] para a comunicação”. No dia 16 de março, Magela disse que cobrou celeridade na publicação dos balanços diários.

Inscrições para o Sisu começam na terça-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

As inscrições no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2021 começam na próxima terça-feira (6). O Sisu oferta vagas para as instituições públicas de educação superior. O resultado será divulgado no dia 13 de abril.

Para participar do processo seletivo é exigido que o candidato tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020. Ele precisa ter obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

Para se inscrever, o candidato deve utilizar o mesmo login cadastrado no portal de serviços do governo federal (acesso.gov.br), da mesma forma que fez para acessar o resultado do Enem 2020.

Por isso, o candidato deve se preparar com antecedência para não ter problemas no ato da inscrição do Sisu, quando é exigida a senha do cadastro no portal de serviços do governo federal. Quem precisar recuperar esses dados já deve providenciá-los.

As mais de 209 mil vagas ofertadas, a maioria delas em universidades e institutos federais, estão disponíveis para consulta, desde o dia 5 de março, na página do Sisu, na aba “vagas”.

Dia Mundial do Autismo
Tempo de leitura: 3 minutos

Neste 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, mães relatam como o isolamento social tem sido desafiador para esse grupo social, mas afirmam que também é possível mostrar avanços no desenvolvimento. “Todo dia é dia de a gente se conscientizar sobre ser diferente, algo inerente à condição humana”, afirma a professora Mônica Costa.

Mônica é  mãe do José Miguel, 5 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista com 1 ano e meio de idade. Ela, que é doutoranda em educação inclusiva, diz que o começo foi mais difícil, pois Miguel tinha uma rotina muito movimentada, com as atividades terapêuticas e a escola.

“A pessoa com autismo é extremamente apegada a rituais, rotinas. Aí houve essa ruptura. Isso trouxe para ele sofrimento, entrava em crise durante o dia, chorava, se desorganizava. O que tentei fazer foi manter os mesmos horários e ir promovendo ao longo do dia atividades que ele costumava fazer”.

Os passeios de moto ao entardecer foram fundamentais para Anna Clara, 14 anos. “Ela gosta muito de andar de moto, então todo dia, no fim da tarde, a gente dava uma voltinha. Ela escolhia o caminho. Essa volta de moto era muito significativa, porque era o momento em que ela se soltava mesmo”, relata a mãe Laura Marsolla, também professora.

Clara foi diagnosticada aos 7 anos com um grau leve do Espectro Autista. “Como é verbal, ela se comunica muito bem e ia dando dicas pra gente: estou com vontade disso, não quero aquilo.”

Karina Frizzi, psicóloga e analista do comportamento do Grupo Conduzir, clínica especializada, percebe que há muitos esforços dos pais nesse acompanhamento. “Os pais estão sempre preocupados em estimular os filhos, então acaba sendo uma carga grande, principalmente para as famílias que não tem um suporte”.

Segundo dados do Centro de Controle de Doenças e Prevenção, dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 59 crianças. Ainda de acordo com o centro, pessoas com transtornos no desenvolvimento cognitivo, independentemente da idade, têm risco maior de contágio pelo novo coronavírus. Além disso, se forem infectadas, podem apresentar formas mais agudas da doença.

AVANÇOS

Apesar de apresentar mais dificuldades na interação social, Mônica afirma que percebe ganhos importantes de Miguel na comunicação e em atividades cotidianas. “Como estou em casa, pude acompanhar mais de perto esse processo de desfralde, por exemplo. São ganhos que para alguns podem ser pequenos, mas para ele são muito significativos: uma comunicação mais eficiente e ganhos de habilidade da vida diária, como se alimentar sozinho, desfraldar e usar o banheiro”.

Com Anna Clara, a necessidade de estabelecer uma rotina com as aulas online contribuíram para avanços na autonomia e responsabilidade. “A gente fica muito feliz em ver o quanto ela foi treinada na resolução de problemas nesse período”, relata Laura. A mãe lembra que também percebe dificuldades resultantes da falta de interação. “Na escola, ela acompanha a turma, a linguagem do pessoal, então vai aprendendo junto com os pares. Ficando em casa, já não tem essa troca”.

Leia Mais

Ex-presidente falou sobre privatizações em entrevista a Reinaldo Azevedo, nesta quinta (1º), na Band News FM
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ontem (1º), em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, da Band News FM, que, num eventual novo governo, defenderia a transformação da Caixa Econômica em empresa de capital misto, a exemplo do Banco do Brasil. Atualmente a Caixa é uma estatal puro sangue.

Esse é mais um gesto inequívoco do petista a setores do mercado. Contudo, ele fez questão de defender o papel do estado como indutor da atividade econômica, citando como exemplo o amparo financeiro que diversos países deram aos bancos após a crise econômica de 2008, provocada pela bolha do setor imobiliário dos Estados Unidos.