O rompimento de uma adutora de 300 milímetros no bairro Novo Horizonte, ocorrido nas primeiras horas de hoje (2), vai prejudicar o abastecimento de água nos bairros Pontalzinho, Castália, Loteamento São João, Parque do Santo Antônio, Antique, São Roque, Alto Maron, e o próprio Novo Horizonte.
“Essa rede leva água para o reservatório do Antique, de onde é feita a distribuição aos demais bairros dessa área geográfica da cidade. Esse tipo de problema cria um efeito dominó, pois termina gerando atraso em nosso cronograma de manobras” ressalta Bruno Mendonça, diretor técnico da Emasa.
CINQUENTENÁRIO
Além do problema na rede do Novo Horizonte, um vazamento na tubulação de 250 milímetros na Avenida do Cinquentenário também está mobilizando equipes da Emasa. “No centro da cidade, o serviço será concluído até o início da tarde e não prejudicará a essa parte central”, afirma Mendonça.
Com início na tarde de quinta-feira (1º), o Tríduo Pascal da Catedral de São Sebastião está sendo transmitido por meio de lives nas redes sociais da @paroquiasaojorgeilheus, nas plataformas do Youtube, Facebook e Instagram.
A programação, que começou nesta quinta-feira, com missa da Ceia do Senhor, às 16h, segue com celebração nesta Santa da Paixão (2), às 15h, e, no Sábado de Aleluia (3), com celebração eucarística, às 16h.
No Domingo da Ressureição, terá missa pascal às 9h e às 16h. A lotação máxima é de 80 fiéis na Catedral para cada celebração, adequada a todos os protocolos de higiene e prevenção contra a Covid-19, como distanciamento físico com marcação nos assentos, disponibilização de álcool em gel e obrigatoriedade do uso da máscara de proteção.
As missas na Catedral serão presididas pelo bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Dom Mauro Montagnoli.
PARÓQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO
Na Paróquia São Paulo Apóstolo, na Avenida Princesa Isabel, do Pároco Padre Cristo, nesta sexta-feira (2), haverá celebração às 15h; Sábado Santo (3), celebração às 15h; no Domingo de Páscoa (4), Missa na Matriz de São Paulo Apóstolo às 7h; na capela de São Lucas às 8h30min e às 10h na Capela de São Frei Galvão.
Seguindo as determinações da diocese e das autoridades sanitárias, somente será permitida a participação de 30 fiéis nas celebrações por ordem de chegada. Para acompanhar a transmissão pelas redes sociais da Paróquia São Paulo Apóstolo, é só acessar no facebook @pauloapostolo ou pelo Youtube padre cristo oficial.
Novas medidas restritivas nos municípios baianos foram publicadas na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (2). Um das novidades é a redução do toque de recolher, que passa a valer das 20h às 5h, em todo o estado, no período de 5 a 12 de abril.
Os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as atividades com até 30 minutos de antecedência do início da restrição de circulação de pessoas, que é das 20h às 5h, para garantir o deslocamento dos funcionários e colaboradores às suas residências.
Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 18h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h.
A circulação dos meios de transporte metropolitanos foi suspensa das 20h30min às 5h, no período de 5 de abril até 12 de abril. Fica proibida, em todo o território da Bahia, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 9 de abril até as 5h de 12 de abril.
PROIBIDAS ATIVIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS
Também segue proibida, em todo o estado, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras do dia 5 de abril até 12 de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.
Fica autorizado o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, de 5 de abril até 12 de abril, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, observados os protocolos sanitários estabelecidos.
Ficam suspensos eventos e atividades, em toda a Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas coletivas em academias de dança e ginástica, durante o período de 5 de abril até 12 de abril.
CULTOS LIBERADOS
Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, desde que, cumulativamente, sejam atendidos os seguintes requisitos: respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras; instalações físicas amplas, que permitam ventilação natural cruzada; limitação da ocupação ao máximo de 30% da capacidade do local.
Os meios de transporte metropolitanos aquaviários obedecerão às normas editadas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). A circulação dos ferry boats foi suspensa das 20h30min às 5h, no período de 5 de abril a 9 de abril. Fica proibido o funcionamento nos dias 10 e 11 de abril.
A circulação das lanchinhas deverá ser suspensa das 20h30min às 5h, de 5 de abril a 12 de abril, e limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação no período de 10 e 11 de abril.
Ficam autorizados, durante os períodos de restrição previstos no decreto, os serviços necessários ao funcionamento de toda e qualquer atividade industrial, do setor eletroenergético, das centrais de telecomunicações (call centers) que operem em regime de 24h e dos Centros de Distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores.
A Bahia assumiu, nesta quinta-feira (1º), o topo do ranking nacional que inclui os estados que mais vacinaram, proporcionalmente, pessoas com a primeira dose contra o novo coronavírus. De acordo com dados oficiais, na Bahia 1.664.055 pessoas receberam uma dose de uma das duas vacinas autorizadas no País.
O número de vacinados com a primeira dose representa 11,15% da população baiana. O percentual de beneficiados com as duas doses do imunizante é bem menor nos 417 municípios do estado. São 313.507 pessoas contempladas. Esse número equivale a 2,15% da população. No total, quando computadas a primeira e segunda doses, são 1.985.406 doses aplicadas até esta quinta-feira.
O segundo estado que mais vacinou, proporcionalmente, é o Mato Grosso do Sul, com 11,06%. Em seguida aparecem os estados do Rio Grande do Sul (10,26%), Amazonas (10,22%) e Paraíba (10,10%), empatada com São Paulo (10,10%), que tem a maior população do País e quantidade de pessoas imunizadas. São 4.674.840 pessoas vacinadas.
Uma mulher de 48 anos, que não teve o nome divulgado, foi até a delegacia, na noite de quarta-feira (31), após descobrir que o marido, infectado pelo novo coronavírus , estava em um hospital particular com a amante, em Campo Grande (MS). A amante era amiga da vítima. O homem teve piora no quadro de saúde e precisou ser intubado.
O casal tem uma filha e está junto há 20 anos. Ela descobriu a traição depois de receber uma ligação do companheiro enquanto estava no trabalho, segundo informações do boletim de ocorrência. O homem, um bombeiro, relatou que estava com Covid-19 e que iria procurar atendimento médico, mas que ela “não precisava ir até o hospital, pois ele já estava melhor”.
A mulher, entretanto, disse que mesmo com o pedido do marido, decidiu ir até o hospital pois estava preocupada. Ao chegar ao local, foi atendida por um funcionário que informou que o paciente estava “acompanhado da namorada”.
A mulher pediu que a namorada do marido fosse chamada e, quando ela chegou, percebeu que era uma amiga da família. Ao conseguir falar com o marido, ele teria confirmado a traição e disse que partir daquele momento a namorada cuidaria coisas dele.
A vítima relatou que a amante do marido se apossou dos documentos, cartões de bancos e o celular do homem. A mulher informou também que as senhas dos cartões de crédito estão gravadas no celular do marido. O caso foi registrado como preservação de direito. Com informações do G1 e Campo Grande News.
Essa páscoa será diferente para moradores de bairros carentes de Jequié, no sudoeste da Bahia. Nesta quinta-feira (1º), filhos de mulheres vítimas de violência de gênero e crianças de comunidades carentes foram contemplados com ovos de páscoa, chocolates, doces e brinquedos.
A entrega, que segue até o próximo sábado, foi feita por policiais da Operação Ronda Maria da Penha e do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Jequié). Cento e setenta e cinco crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e que estiveram em lares violentos receberam os presentes angariados com o apoio do Projeto Anjo, criado pela comunidade.
De acordo com a comandante da OPRMP, tenente Patrícia de Oliveira, as guloseimas foram entregues para moradores dos bairros de Mandacaru, KM 3, Brasil Novo, Agua Branca e Joaquim Romão. “Sábado levaremos a campanha para o Vila Vitória, Baixa do Bonfim e nos residenciais Minha Casa, Minha Vida do bairro Jequiezinho”, explica Patrícia.
“Como a gente lida com mulheres em situação de violência doméstica, percebe que a maioria delas não tem condições de dar esse mimo aos filhos. Mais do que a doação, a gente entende isso como um ato de cidadania, um exemplo para a formação daquela criança que pode se tornar um cidadão consciente e solidário”, detalhou a PM.
O comandante do 19º BPM, major Elbert Vinhático Neves, frisou que a aproximação com a comunidade é uma das prioridades da Polícia Militar. “É importante ter interação e estreitar mais os laços entre a corporação e a população”, falou o oficial.
Duas apostas acertaram as seis dezenas da Mega-Sena da Virada, mas apenas um dos vencedores, que mora em Aracaju (SE), sacou os R$ 162,2 milhões, equivalente à metade do prêmio. O outro vencedor, que fez a aposta em São Paulo, não reivindicou sua parte e, nesta quarta-feira (31), perdeu o prazo para recebê-la.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o prazo máximo para resgate de prêmios em loterias é de 90 dias após a realização do sorteio. Como o apostador não se apresentou a tempo, os R$ 162,6 milhões serão repassados ao Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies).
As seis dezenas sorteadas no concurso foram 17 – 20 – 22 – 35 – 41 – 42.
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) enviou ofício à Coelba solicitando informações sobre as quedas de energia recorrentes nos bairros Banco da Vitória, Ilhéus II, Nelson Costa Teotônio Vilela e Esperança. A informação é da Prefeitura de Ilhéus.
O Procon também levou à concessionária estadual reclamação de moradores de locais onde a Coelba ainda não instalou rede para fornecimento de eletricidade.
O diretor do Procon, Ryan Kyrie, explica que “é muito importante que o consumidor formalize uma reclamação no Procon, que é o órgão público de defesa do consumidor, para ter sua necessidade atendida”.
Segundo o diretor, o programa está à disposição dos moradores da cidade “para atendimento e formalização de reclamações, denúncias relativas à falha na prestação de serviço, de segunda a sexta-feira, seja de forma presencial ou online pelo e-mail procon@ilheus.ba.gov.br”.
Trabalhadores poderão saber se foram incluídos no auxílio emergencial 2021 a partir de amanhã (2). Inicialmente prometida para hoje, a consulta teve de ser adiada “em função da necessidade de alinhamento dos canais de atendimento dos três órgãos diretamente envolvidos no programa – Ministério da Cidadania, Dataprev e Caixa”, explicou a Dataprev, em nota.
A consulta poderá ser feita pelo Portal de Consultas da Dataprev. Para isso, o cidadão deverá informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.
Quem já recebe o Bolsa Família e inscritos no CadÚnico não estarão na lista da Dataprev já que, nesses casos, as parcelas serão depositadas automaticamente – desde que o beneficiário se encaixe nos critérios de elegibilidade do auxílio.
DEPÓSITOS
Segundo calendário divulgado pela Caixa, os pagamentos começam no dia 6 de abril para os trabalhadores que fazem parte do Cadastro Único e para os que se inscreveram por meio do site e do aplicativo Caixa Tem. Os depósitos serão feitos na conta poupança digital da Caixa, acessada pelo aplicativo Caixa Tem. O beneficiário do auxílio emergencial terá direito, primeiramente, à movimentação digital e, posteriormente, aos saques.
Para os beneficiários do Bolsa Família, os pagamentos começam em 16 de abril e seguirão o calendário de pagamento do benefício.
NÚMEROS
Em 2021, serão pagos R$ 43 bilhões a 45,6 milhões de brasileiros que atendem aos requisitos exigidos. Do montante, R$ 23,4 bilhões serão destinados ao público já inscrito em plataformas digitais da Caixa (28,6 milhões de beneficiários), R$ 6,5 bilhões para integrantes do Cadastro Único do Governo Federal (6,3 milhões) e mais R$ 12,7 bilhões para atendidos pelo Programa Bolsa Família (10,6 milhões).
CRITÉRIOS
Para conceder as quatro parcelas do auxílio emergencial este ano o governo definiu novas faixas de pagamento:
– Mulheres chefes de família: R$ 375
– Famílias com duas ou mais pessoas, exceto aquelas com mães chefes de família: R$ 250
– Auxílio para pessoas que moram sozinhas: R$ 150
PODEM RECEBER
– Famílias com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 550) e renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.300);
– Público do Bolsa Família poderá escolher o valor mais vantajoso entre os benefícios e receber somente um deles.
– Trabalhadores informais;
– Desempregados;
– Microempreendedor Individual (MEI).
NÃO PODEM RECEBER
– Trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos;
– Pessoas que não movimentaram os valores do auxílio emergencial e sua extensão em 2020;
– Quem estiver com o auxílio do ano passado cancelado;
– Cidadãos que recebem benefício previdenciário, assistencial ou trabalhista ou de programa de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família e do Pis/Pasep;
– Médicos e multiprofissionais;
– Beneficiários de bolsas de estudo e estagiários e similares;
– Quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019 ou tinha, em 31 de dezembro daquele ano, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;
– Cidadãos com menos de 18 anos, exceto mães adolescentes.
– Quem estiver no sistema carcerário em regime fechado ou tenha seu CPF vinculado, como instituidor, à concessão de auxílio-reclusão. Agência Brasil.
A vereadora Enilda Mendonça (PT) apresentou projeto de lei para dar o nome de Mãe Laura, ialorixá de Ilhéus que faleceu no último sábado (27), à praça que fica ao lado da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), na Nova Brasília, comunidade do bairro Pontal.
Algumas pessoas chamam a praça de Padre Luiz Palmeira, nome da escola estadual demolida por causa das obras da ponte Jorge Amado. No entanto, segundo Enilda, o esse batismo foi informal. O logradouro, na verdade, ainda não foi nomeado oficialmente, por meio de projeto de lei enviado à Câmara de Vereadores. A vereadora explicou hoje (1º) ao PIMENTA que teve o cuidado de checar essa informação com o auxílio do ex-vice-prefeito José Nazal (Rede).
Enilda também explicou a escolha do local para homenagear Mãe Laura, que é marcado pela cultura e a religiosidade do candomblé por causa da Festa de Iemanjá, organizada pela mãe de santo durante quatro décadas.
A festa ocorre perto da praça, na área da Maramata, onde a Prefeitura de Ilhéus autorizou a construção de uma estação elevatória de esgoto da Embasa. O posicionamento contra a realização da obra naquele local foi o último manifestado publicamente pela mãe de santo.
Laura chegou a dizer ao PIMENTA que recorreria até ao governador Rui Costa (PT) – relembre aqui.
Um casal de Juazeiro, no norte da Bahia, colocou uma “geladeira solidária” para receber e distribuir alimentos para pessoas carentes do município. O eletrodoméstico fica na porta da casa da família da professora Juci Souza, no bairro São Geraldo.
A iniciativa funciona como uma espécie de depósito de alimentos, doados por moradores, para que pessoas em situação de vulnerabilidade social cheguem ao local e peguem o que precisam. O eletrodoméstico é grande, colorido, enfeitado e chama a atenção de quem passa na rua.
A professora Juci Souza, idealizadora da ação junto com o marido Edvan Souza, recebe os materiais para armazenar na geladeira. “Eu vi alguém fazendo e encheu meu coração de alegria. E replicamos aqui. Quem tem, põe. Quem não tem, tira”, falou.
Juci contou ainda que a geladeira foi conseguida através de uma doação. “Alguém me perguntou se tinha alguém precisando de geladeira. Eu disse que tenho um projeto que vi alguém fazendo e ele nos doou”, disse a professora.
O eletrodoméstico fica localizado na Rua Leblon, e pessoas interessadas em colaborar com a ação social precisam somente chegar e deixar a sua doação. Não é permitido doar bebidas alcoólicas nem alimentos com o prazo de validade vencido. Do G1.
O primeiro Festival de Cinema Baiano (Feciba) totalmente online termina com números animadores, apesar da pandemia de Covid-19. A sétima edição do evento exibiu 50 filmes e promoveu 20 debates, além de oficinas. “Não houve a interação direta com o público, como sempre acontece nos debates após as sessões, mas ganhamos em alcance e engajamento, atraindo pessoas de diversos lugares da Bahia, do Brasil e do mundo, interessadas no cinema realizado por baianos, o que dá um alcance internacional ao evento”, celebra Victor Aziz, do Núproart, um dos realizadores do Festival.
O 7º Feciba aconteceu de 15 a 26 de março e somou 17.396 visualizações da programação na internet, com 2.218 horas assistidas por 5.836 espectadores. Além disso, foi mobilizada uma equipe de 14 profissionais baianos, 11 curadores e mais de 60 convidados para os debates.
Um dos destaques desta edição foi a ampliação do leque de temas abordados nos debates, que contaram com tradução simultânea, garantindo acessibilidade em Libras para surdos e deficientes auditivos. “Esse público contribuiu muito nos mostrando o melhor caminho para implantar acessibilidade no Festival. Foi um evento histórico, e que nos fez pensar em formatos híbridos para os próximos, mesclando programação presencial e online”, arremata Aziz.
DEBATES
O público interagiu intensamente com as mesas formadas por realizadores dos filmes selecionados e por especialistas, e debateu questões referentes à representatividade e +à presença de mulheres, negros e LGBTQIA+ em frente e atrás das câmeras, além de questões sobre produção cinematográfica em tempos pandêmicos, uso de ferramentas da internet, distribuição de produtos audiovisuais no mercado, dentro e fora da Bahia, e cineclubismo. Todo esse conteúdo vai continuar disponível no canal do Feciba no Youtube.
“Já é uma marca do Feciba os encontros presenciais com os realizadores, com os bate papos logo após a sessão, ali, dentro do cinema. Desta vez, o Festival se reinventou e com isso ganhou muito em público, mesmo em um período em que havia muita coisa acontecendo paralelamente. Os números confirmam o êxito do evento, mas o feedback que a nossa equipe recebeu do público, dos participantes e dos cineastas foi incrível!”, comemora Henrique Filho, da Voo Audiovisual, também realizadora do evento.
OFICINAS
Outra marca do Feciba é a promoção de oficinas para aprimoramento da mão de obra do audiovisual baiano. Nesta edição, a quantidade de vagas foi triplicada, somando 240 inscritos para oficinas com Cecília Amado, Orlando Senna, Solange Lima e Thiago Almasy. Além de profissionais do audiovisual, muitos estudantes de cinema participaram desses momentos, compartilhando com veteranos suas ideias e formas de fazer cinema com os recursos tecnológicos disponíveis.
MÚSICA
A cantora Eloah Monteiro fez uma live show diretamente de Ilhéus, abrindo o evento com o seu repertório autoral na noite do dia 14 de março. Já o encerramento aconteceu na tarde do último sábado (27), com show da banda Manzuá, que lançou o seu álbum homônimo nesta apresentação, tocando para um público que lotaria o Teatro Municipal de Ilhéus, onde foi realizada a primeira edição do evento há 10 anos. ‘Um show emocionante, épico!”, festejaram os integrantes da banda.
Mesmo acontecendo após uma lacuna de cinco anos, devido à falta de financiamento para a realização, esses dados só confirmam a potência do Festival como instrumento de divulgação e fruição de produtos culturais baianos, avalia Tacila Mendes, assessora de comunicação do festival.
O Festival de Cinema Baiano é uma produção do Núcleo de Produções Artísticas (Núproart) e da Voo Audiovisual. Esta edição tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Mais 606.950 doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao hangar do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), em Salvador, nesta quinta-feira (1º). São 45.750 doses da vacina Astrazeeca/Fiocruz e 561.200 doses da vacina Coronavac/Butantan.
Segundo a coordenadora estadual de imunização, Vânia Vanden Broucke, as vacinas recebidas são em sua maioria remessas de segundas doses. “Iremos liberar hoje para os municípios duas remessas de segundas doses, referentes ao dia 10 de março. A remessa do dia 17 de março ficará retida ainda nas centrais regionais de Rede de Frio para que, na próxima semana, possa ser entregue também nos municípios”, explicou.
A coordenadora destacou que somente os municípios que já utilizaram 85% das doses recebidas estão habilitados para receber uma nova remessa de primeiras doses, que serão distribuídas também nesta quinta-feira (1º).
Até as 11h de hoje, 1.646.254 moradores do estado receberam a primeira dose da vacina, sendo que 317.231 tomaram também a segunda dose.
Com a instalação de três novos termocicladores, que são equipamentos utilizados para detectar o Sars-CoV-2 (Covid-19) utilizando a técnica de biologia molecular do tipo RT-PCR, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) dobrou a velocidade de análise, informa a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A unidade realizou mais de 950 mil exames do tipo RT-PCR desde o início da pandemia e deve chegar a 1 milhão nos próximos 15 dias.
Apesar do incremento, como a pandemia está fora de controle, a demanda por testes cresce diariamente. Isso faz com que pacientes do estado tenham que esperar até dez dias pelo resultado do exame.
REFERÊNCIA NACIONAL
De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, nos últimos anos o Governo do Estado investiu R$ 20 milhões no Lacen, que “agora é referência nacional em testes do tipo RT-PCR e sequenciamento genético de amostras da Bahia e de outros cinco estados (Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte)”.
A diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, explica que outros equipamentos chegarão em breve. “Estamos em processo de aquisição de mais três extratores e dois pipetadores robotizados que vão ampliar ainda mais a nossa capacidade de realizar RT-PCR, bem como outro equipamento de sequenciamento genético”, ressalta.
O sequenciamento genético de amostras da Covid-19 pelo Lacen-BA é fundamental para conhecer as rotas de transmissão do vírus, a diversidade e pode auxiliar o desenvolvimento de vacinas e medicamentos para o tratamento da doença.
O secretário da Saúde da Bahia explica que o sequenciamento é a leitura do genoma (DNA ou RNA) de um organismo. “Saber como o Sars-CoV-2 (Covid-19) se comporta em nível genômico auxilia o desenvolvimento de vacinas e drogas eficientes, sobretudo, ao considerar as mutações identificadas. Traçando um paralelo com outros tipos de vírus, não é incomum pacientes desenvolverem “resistência” ao medicamento e isso ocorre não porque o paciente ficou resistente, mas sim o vírus”, ressalta Vilas-Boas.
A Prefeitura de Ilhéus começou a fiscalizar todos os acessos ao município com blitzen para cumprir a proibição de transporte intermunicipal em toda a Bahia desta quinta (1º) até as 5h da próxima terça (6). O município irá cumprir o Decreto Estadual 20.331 com o apoio das Companhias Independentes de Polícia Militar (68ª, 69ª e 70ª), Polícia Rodoviária Estadual, além da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram) e da Guarda Civil Municipal.
De acordo com o decreto do Estado da Bahia, estão suspensas, a circulação e a saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, e a chegada desde as 9h desta quinta.
O mesmo se aplica em relação à circulação, saída e chegada de ferry boats e catamarãs no estado, suspenso deste as 20h de ontem (31). O transporte coletivo intermunicipal hidroviário, público e privado, como lanchinhas e balsas, também está suspenso.
FISCALIZAÇÃO NAS PRAIAS
As equipes também vão fiscalizar as aglomerações nas praias em relação às práticas de esportes coletivos, que estão proibidas em toda a Bahia.






















