Enquanto costura sustentação política com o Arenão, Bolsonaro estica as cordas em várias frentes, sobretudo na disputa das polícias, que aderiram ao presidente, presas aos governadores apenas pelas amarras frouxas da institucionalidade.
Thiago Dias
Os planos do golpe estão aí, só não vê quem não quer. O presidente da República e seu novo ministro da Defesa propagam descaradamente o ideário de 64 e usam a ameaça golpista como instrumento político.
Enquanto costura sustentação política com o Arenão – adoto a terminologia do Foro de Teresina para nomear o conjunto partidário herdeiro da Arena -, Bolsonaro estica as cordas em várias frentes, sobretudo na disputa das polícias, que aderiram ao presidente, presas aos governadores apenas pelas amarras frouxas da institucionalidade.
O governo, com o auxílio da bancada da bala, desfigurou projeto de lei de 2001 para subverter o pacto federativo usurpando o comando das polícias estaduais. Quer criar a figura do general PM, que responderia diretamente ao presidente. No mundo de Bolsonaro, os governadores só atrapalham.
O deputado federal Vitor Hugo (PSL-GO), bolsonarista até os ossos, propôs ampliação das hipóteses de uso do instituto da mobilização nacional, típico de guerra, para momentos como o atual, de calamidade pública em razão da pandemia.
A demissão dos três comandantes das Forças Armadas deixou ainda mais clara a ameaça civilizatória do projeto de Bolsonaro, que investe no Arenão e no autoritarismo ao mesmo tempo.
Para completar, Messias entrou na mente de boa parte da população. Pessoas andam por aí repetindo que Lula é uma ameaça comunista e que desconfiam da segurança das vacinas contra a Covid-19.
A ameaça comunista e o medo contemporâneo de vacina são produtos do glossário da extrema-direita, palavras de ordem que evidenciam a dimensão discursiva do embate político brasileiro.
Conforme tese do professor Idelber Avelar, da Universidade de Tulane, o bolsonarismo expressa os ressentimentos daqueles que ficaram (ou se sentiram) fora do grande pacto lulista – o oximoro do lulismo, que mete o pau na TV Globo no comício de manhã e janta com diretores da empresa à noite.
Esse é só um dos exemplos da complexidade do arranjo do governo do ex-presidente, segundo a análise acurada de Idelber no livro Eles e Nós – retórica e antagonismo político no Brasil do século XXI.
Idelber recorre ao que o filósofo Marcos Nobre chamou de emedebismo ao analisar as coalizões que governaram o país antes de Bolsonaro. Segundo Nobre, uma coalizão, por maior que seja, tem que deixar alguém do lado de fora. Isso interessa aos seus membros, porque os frutos dados a quem ajuda a governar são limitados.
Nesse embate, como se sabe, não é a revolução comunista que assusta o bolsonarismo. O que Lula ameaça são os planos do presidente para 2022.
Bolsonaro adorava ter o ex-presidente como adversário quando o petista não podia entrar no ringue. Agora, está muito claro quem mais sentiu o impacto do renascimento político de Lula, que tirou Jair da zona de conforto – aquela logo acima de 317 mil cadáveres.
Os gestos recentes de Bolsonaro, que passou a atirar para todos os lados, foram incitados pela volta do petista ao jogo, notadamente aqueles que levaram os ex-comandantes militares a impor limites a Jair na demissão conjunta e inédita desta terça-feira (30).
Lula, satisfeito com a estocada que deixou o oponente sangrando junto com o povo brasileiro, ficou em silêncio por duas semanas. Vai falar amanhã, em entrevista a Reinaldo Azevedo, o mais novo xodó do garantismo petista. A bibliografia do jornalista, o rottweiller amoroso, ficou no passado.
Thiago Dias é repórter e comentarista do PIMENTA.
Milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social começam a receber, na próxima terça-feira (6), a primeira das quatro parcelas do novo auxílio emergencial. O governo federal prevê conceder o benefício a cerca de 45,6 milhões de pessoas, este ano.
Na terça-feira, começam a receber os trabalhadores informais, microempreendedores individuais, desempregados e outras pessoas afetadas pela pandemia da covid-19 nascidas no mês de janeiro, além de integrantes do Cadastro Único do governo federal.
Beneficiários do Bolsa Família receberão de acordo com o calendário habitual do programa, que, em abril, começa a ser pago no dia 16. As pessoas não terão direito a sacar os recursos no mesmo dia em que receberem, conforme explicou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, durante anúncio feito no Palácio do Planalto, esta manhã.
O calendário completo de pagamentos e saques consta da Portaria nº 622, que o Ministério da Cidadania publicou hoje (31), no Diário Oficial da União. Cerca de R$ 44 bilhões foram destinados ao auxílio emergencial por meio da promulgação da Emenda Constitucional 109/2021, a chamada PEC Emergencial.
Que o despojamento e os ensinamentos de José de Oliveira Santana – Zito Baú, nome em que era mais conhecido – sirvam de exemplo às novas gerações, para que possam analisar como um paradigma a ser seguido.

A ninguém é dado ao direito de desconhecer as mudanças em nossas vidas, por mais que possamos rejeitá-las, pois, na esmagadora maioria das vezes, elas não dependem ou ocorrem da nossa finita vontade. As que não nos dizem respeito, apenas acompanhamos pela leitura dos meios de comunicação; outras, as que nos atingem, sejam no plano físico ou espiritual, nos regozijamos ou choramos. É da vida.
E é justamente quando essa mudança extingue a vida que não nos conformamos, embora tenhamos plena consciência de que nada poderemos fazer para mudar o evento morte, restando, no entanto, consolar a família e os amigos com orações. E foi justamente o que fizemos nesta quarta-feira (31), na celebração da Santa Missa de 7º Dia em homenagem à alma do amigo José de Oliveira Santana, na Igreja de N. S. da Conceição, em Itabuna.
José Oliveira Santana, mais conhecido como Zito Baú (pela estrutura avantajada do seu corpo), faleceu na quinta-feira (25 de março), após ter sido internado para se submeter a uma cirurgia cardíaca. Infelizmente, pelo que soubemos, o internamento lhe trouxe consequências desastrosas, por ter sido infectado pelo terrível vírus e ser acometido pela Covid-19. Triste partida.
Não sei se é dado ao direito de algum filho de Deus escolher quando partirá para a eternidade, mas acredito que foi em data imprópria, pelos simples motivos de não ter se despedido da grande legião de amigos, bem como comemorar seu aniversário. E faltavam poucos dias para a efeméride, já que no dia 14 de abril próximo Zito completaria 82 anos de vida, e bem vivida, para ser mais claro.
Aos que não tiveram a felicidade de conhecê-lo ou desfrutar de sua amizade, Zito Baú era uma daquelas pessoas que Deus colocou no mundo para fazer o bem – sem olhar a quem, da forma mais indistinta possível. Foi assim na sua infância, adolescência, continuando quando adulto até o seu desaparecimento, não havendo registro algum de uma pessoa desafeta ou ex-amigo.
De fala fácil, sabia ser o amigo, o conselheiro. Somente ele sabia subir o tom de voz na medida certa ao repreender um amigo, sem deixar qualquer mágoa, ao contrário, solidificando a amizade. E procedia de maneira simples – como ele – nos campos de futebol (baba, pelada), ao expor sua filosofia de que não bastava ao garoto ser um grande craque e sim um cidadão. Chorava quando algum deles desvirtuava.
E assim, desde os meados dos anos 1950 – quando o conheci – gastava seu tempo a praça (jardim) dos Capuchinhos aconselhando a garotada a estudar para jogar nos seus times de baba ou no Botafogo juvenil do bairro da Conceição, do qual era técnico. E para convencer os futuros craques, rádio de pilha no ouvido, se inteirava das resenhas dos grandes centros futebolísticos como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Ilhéus e Itabuna.
Ali mesmo na pracinha reunia a garotada no comecinho da noite para incentivá-los a jogar o bom futebol, ter um bom comportamento na escola e na sociedade, ter uma boa e rendosa profissão. E ele fazia os comparativos com os famosos jogadores de futebol do Brasil, citando muitos dos quais abandonavam os estudos em troca de uma carreira curta e às vezes desagradáveis.
No time de Zito Baú, aos jogadores não bastavam saber defender, construir, atacar e fazer gols. Eles tinham que saber driblar as adversidades da vida, aprender a construir uma vida sólida. Muitos dos que não gostavam desses conselhos e, mesmo que buscassem espaço em outros times, não deixavam de escutar o conselheiro Zito Baú e continuavam amigos para o resto da vida.
E o mesmo exemplo que pregava aos outros praticava consigo mesmo. Estudou com afinco para ser aprovado no concurso da Ceplac, onde se aposentou, e continuou sua carreira acadêmica, diplomando-se em Direito, seguindo a advocacia. Com todos os afazeres profissionais, Zito nunca deixou de viver sua vida no pacato bairro da Conceição, cercado de amigos.
Ele deixou como um dos seus exemplos bem-sucedidos aos pretendentes a craques: No Botafogo juvenil – onde era o treinador – aconselhava a garotada a estudar para fazer concursos, a exemplo do Banco do Brasil, um sonho para uma carreira de sucesso. E o primeiro a ser aprovado no concurso foi Sinval, que se tornou um exemplo a ser citado por Zito, tanto assim que em seguida Raul Vilas Boas e outros tantos foram aprovados.
Que o despojamento e os ensinamentos de José de Oliveira Santana – Zito Baú, nome em que era mais conhecido – sirvam de exemplo às novas gerações, para que possam analisar como um paradigma a ser seguido. Por ora, nos resta dar um adeus ao amigo, orientador, conselheiro, psicólogo, advogado, e dizer que os que aqui ficaram continuarão sentido muito a sua falta. Até mais!
Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.
Os empresários que desejam melhorar a performance dos seus negócios nas áreas de Finanças, Marketing, Planejamento e Tributação têm à disposição diversas vagas para consultorias online e gratuitas oferecidas pelo Sebrae Bahia.
Para cada área, um especialista ouve atentamente a situação da empresa, realizando um diagnóstico e retornando com uma indicação de soluções adequadas para a empresa. A solicitação pode ser feita pelo site, com vagas limitadas.
Na consultoria, o empreendedor é quem direciona o atendimento, demandando do consultor proposições e soluções adequadas à sua necessidade. Os consultores são profissionais especializados em cada uma das áreas.
A consultoria é realizada por videoconferência (sala virtual sem necessidade de baixar aplicativos) ou por telefone, sem que o empresário precise sair do seu local de trabalho. Após realizar o agendamento, o interessado receberá uma mensagem de confirmação com as informações do atendimento e instruções para que a consultoria ocorra da melhor forma. Outras informações podem ser obtidas pelo site. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Central de Relacionamento Sebrae, no telefone 0800 570 0800.
Na noite desta terça (30), o Banco Central autorizou oficialmente as transferências bancárias pelo aplicativo. A empresa Facebook Pagamentos do Brasil, dona do WhatsApp, foi aprovada como “iniciador de transações”. As operadoras Visa e Mastercard receberam autorizações de dois arranjos de pagamentos: transferência/depósito e operações pré-pagas, em que o cliente abastece uma carteira virtual com dinheiro para gastar mais tarde.
As operações só poderão ser feitas dentro do Brasil. Transações com o exterior estão vetadas. Os pagamentos de compras por meio da plataforma Facebook Pay, que haviam sido pedidos pelas operadoras, continuam sob análise e não foram incluídos na autorização.
Em nota, o Banco Central informou que as autorizações “poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”. As transferências e as contas pré-pagas estarão disponíveis assim que o WhatsApp liberar a modalidade. Caberá ao próprio aplicativo definir as tarifas de transação.
Em junho do ano passado, o BC suspendeu o teste que o Facebook tinha começado a fazer no Brasil. Em parceria com as operadoras Visa e Mastercard, pessoas físicas e empresas poderiam usar a função pagamento dentro do aplicativo para transferirem dinheiro e fazerem pagamentos no país e em reais. O BC, na época, interrompeu o serviço para verificar os riscos da nova tecnologia. Informações da Agência Brasil.
O governador Rui Costa lançou, na noite desta terça-feira (30), um programa de qualificação profissional com 200 mil vagas de qualificação profissional em 44 cursos a distância gratuitos. O Educar para Trabalhar vai permitir beneficiar, além dos alunos da rede profissional, 70 mil estudantes do Ensino Médio e também 22 mil egressos que saíram da rede nos últimos anos.
– Ao todo temos 108 mil estudantes matriculados na rede de ensino profissional, mas queríamos ampliar o número de estudantes com acesso aos cursos. Fizemos uma parceria com o Sistema S e estamos ofertando cursos online em diferentes áreas. Esses cursos também vão contar para a jornada escolar, sendo mais um conteúdo disponibilizado para a rede estadual neste ano de retomada – detalhou o governador.
Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) atenderão estudantes já matriculados que fazem cursos técnicos ou o Ensino Médio (1°, 2° e 3° e 4º ano) e beneficiarão, também, egressos da rede estadual. O objetivo é promover a qualificação dos estudantes para o mundo do trabalho e elevar a escolaridade.
“Este novo Programa de Qualificação integra a política de expansão da oferta de cursos de qualificação e formação profissional do governo do Estado da Bahia. A determinação do governador Rui Costa é que sejam ofertados cursos em todos os municípios e estamos trabalhando, mesmo com o cenário de pandemia, para proporcionar esta oportunidade aos nossos estudantes e egressos da rede estadual”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.Leia Mais
O prefeito Augusto Castro (PSD) encaminhou à Câmara, ontem (30), projeto de lei que de reimplantação e cobrança do sistema rotativo de estacionamento, conhecido como Zona Azul, na região central de Itabuna. A Zona Azul será ampliada no Centro e deverá criar 100 vagas de empregos diretos, segundo previsão do governo municipal. O projeto foi encaminhado ao Legislativo via o líder do Governo, Manoel Porfírio (PT).
A medida foi tomada depois de estudos prévios e pareceres da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) e do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito que observaram as normas do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e os locais onde o sistema será implantado. De acordo com o projeto, inicialmente as novas ofertas de vagas abrangem as áreas centrais onde o fluxo de veículos é mais intenso.
Com a implantação do sistema de estacionamento rotativo, defende Augusto, a Prefeitura garantirá maior mobilidade pública das vagas, facilitando a vida de toda a população local e regional que se utiliza do comércio e da estrutura de serviços da cidade para negócios. Além disso, são muitas as pessoas que buscam diariamente a prestação de serviços em áreas como saúde e educação oferecidos pelo município.
“Com o sistema rotativo de volta, haverá mais disponibilidade de vagas”, disse o prefeito, que diz estar confiante na aprovação do projeto de lei pelos vereadores. Ele possui maioria na Casa.
Termina nesta quarta-feira (31) o prazo para que um dos sortudos da Mega-Sena da Virada de 2020 saque os seus R$ 162,6 milhões conquistados por ter acertado os seis números sorteados em dezembro passado. A aposta milionário foi feita por meio eletrônico e as dezenas foram: 22 – 35- 17- 41 – 20- 42
O segundo ganhador da maior bolada tem até o final do expediente da Caixa Econômica Federal para retirar metade dos R$ 325,25 milhões, que foi o valor total do prêmio e teve dois acertadores. Caso não compareça nesta quarta, o apostador ou apostadora não terá mais o direito a retirar o dinheiro. Será o maior prêmio da Mega-Sena esquecido na história das loterias da da Caixa Econômica.
Nesta quarta-feira a aposta completa exatos 90 dias que foi registrada. Por isso, como prevê o regulamento, se o proprietário não se apresentar, o dinheiro será enviado para o Fundo de Financiamento do Ensino Superior (FIES). O sorteio da última Mega-Sena da virada teve dois vencedores, sendo um deles de Aracaju (SE) que, já fez a retirada do dinheiro.
Os preços da indústria brasileira subiram 5,22% em fevereiro em relação a janeiro, a maior alta da série histórica do Índice de Preços ao Produtor (IPP), iniciada em 2014. O desempenho do índice em é o segundo recorde consecutivo, após a revisão de 3,36% para 3,55% do resultado de janeiro. Com isso, o IPP acumula altas recordes de 8,95%, no ano, e de 28,58% nos últimos 12 meses.
Divulgado nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado reflete, principalmente, a elevação de preços das indústrias extrativas (27,91%), de refino de petróleo e produtos de álcool (12,12%), de outros produtos químicos (9,69%) e de metalurgia (8,35%).
Esse é o décimo nono aumento consecutivo na comparação mês a mês do indicador – desde agosto de 2019. O índice mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação. Dessas, 23 apresentaram variações positivas.
O técnico da pesquisa do IBGE, Felipe Figueiredo Câmara, explica que a depreciação cambial é um dos fatores importantes atingindo 25% no acumulado de 12 meses. Com isso, há um efeito sobre toda a cadeia produtiva porque afeta os insumos importados. Ao mesmo tempo, há um cenário de comércio exterior em que os preços das commodities minerais – óleo bruto de petróleo e minério de ferro –, cotados em moeda estrangeira, também estão subindo.
Profissionais do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, foram homenageados pela atuação, suporte e assistência hospitalar no combate à Covid-19. O Governo do Estado foi responsável pela iniciativa, que reconheceu o desempenho dos trabalhadores da saúde no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Além do HRCC, outros hospitais do interior da Bahia recepcionaram os atos em reconhecimento aos profissionais de saúde, principalmente àqueles que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. Uma peça audiovisual exibida durante as apresentações ressaltava em um dos seus trechos “esses heróis estão usando máscaras, lutando com garra, vencendo por nós. O governo do estado agradece a todos os verdadeiros heróis e heroínas que estão na linha de frente, na luta contra a Covid-19. Obrigado.”
Para o médico intensivista Egídio Alves, coordenador da Unidade Covid do HRCC, a homenagem aconteceu em um momento muito importante. “Recomeçamos 2021 achando que íamos ter uma queda na Covid e veio essa segunda onda devastadora. Estamos nos sentindo exaustos mentalmente, então essa lembrança dos profissionais que estão na linha de frente revigora. Sabemos que não estamos sós, que é uma luta diária de todos, então isso é importante para motivar as pessoas a se dedicarem ao trabalho, que não está fácil” ressaltou.

ENERGIAS REVIGORADAS
O psicólogo Gildo Rorato, que atua na Unidade Covid do HRCC, disse que o momento de homenagem mostra que os profissionais de saúde não estão sozinhos nessa batalha. “Então as energias são revigoradas. Os profissionais se sentem mais valorizados, eles se sentem mais abraçados por sentirem que estão uns com os outros e que existe uma equipe, uma coordenação, o governo está junto para a gente vencer este tempo” avaliou.
De acordo com Diovania Braga, coordenadora de enfermagem da Unidade Covid, o momento trouxe um pouco de conforto para os profissionais de saúde. “Depois de tanta luta, quase um ano já à frente da Covid, um pouco de acalanto nesse momento não faz mal a ninguém. Realmente me tocou, é um momento em que está todo mundo se sentindo abraçado”, confessou.
A Polícia Rodoviária Federal na Bahia inicia, na quinta-feira (1º), a “Operação Semana Santa” 2021. Com quatro dias de ação especial, que será encerrada às 23h59min de domingo (4), policiais rodoviários federais reforçarão trechos estratégicos nos mais de 10 mil quilômetros de malha viária que cortam o estado.
De acordo com a PRF, serão priorizadas ações voltadas à segurança viária, prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito e à garantia da mobilidade nas rodovias do país. A estratégia é garantir aos usuários a segurança viária, o conforto e a fluidez do trânsito.
Historicamente, o período do feriado prolongado da Semana Santa é marcado pelo aumento do fluxo de veículos e usuários circulando pelas rodovias federais para os mais diversos destinos e o uso abusivo de álcool é uma das principais preocupações do Órgão.
ALERTA DA PRF
A PRF alerta que dirigir sob influência de álcool é uma infração gravíssima punida com detenção, de seis meses a três anos, multa de R$ 2.934,70, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
O valor da multa dobra se o caso for de reincidência nos últimos doze meses. Se o índice verificado no ‘bafômetro’ for superior a 0,33mg/l, o condutor será encaminhado à delegacia para responder criminalmente.
A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna iniciou, nesta terça-feira (30), a distribuição de 20 mil quilos de peixe a famílias em situação de extrema pobreza do município do sul da Bahia.
A distribuição do pescado prossegue até esta quarta-feira (31) em 20 escolas da rede municipal em diferentes bairros de Itabuna. Quem retirou a ficha na semana passada pode buscar o peixe das 8h às 14h. Desde 2014 que o município não fazia a distribuição de peixe na Semana Santa.
“A distribuição é uma forma que encontramos para minimizar o sofrimento dessas famílias. Ela vem sendo planejada pela equipe da Secretaria para atender o maior número possível daqueles que mais precisam, sem intermediários, em um período que se pensa no próximo, como é a Semana Santa”, afirmou a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro.
A Bahia registrou saldo de 18.993 postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro. No mês passado, foram contabilizadas 60.982 contratações e 41.989 desligamentos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira e são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.
O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, informou que, na comparação com o total dos estados brasileiros e o Distrito Federal, a Bahia ocupou a 6ª posição em fevereiro, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“Vale destacar que a Bahia vem gerando saldo positivo na geração de emprego formal desde julho de 2020 e no acumulado deste ano de 2021 também lideramos a criação de novos postos de trabalho com carteira assinada no Nordeste, com saldo positivo de 33.281 postos, apesar do contexto sanitário mundial atípico, da pandemia da Covid-19”, explica Pinheiro.
RESULTADO POR SETORES
O saldo de fevereiro de 2021 ultrapassou também o resultado de janeiro, quando 15.049 postos de trabalho foram criados, sem as declarações fora do prazo. Todos os setores geraram postos no mês de fevereiro de 2021: Indústria geral (+4.276 postos), Informação, comunicação e outras atividades (+4.023 postos) e Comércio (+3.871 postos).
Outros setores com saldo positivo são da Construção (+2.813 postos), Administração pública (+1.954 postos), Alojamento e alimentação (+852 postos), Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+522 postos), Transporte, armazenagem e correio (+396 postos), Outros serviços (+284 postos) e Serviços domésticos (+2 postos).
Avaliando-se os dados referentes aos saldos de empregos distribuídos no estado, em fevereiro de 2021, constata-se ganho de emprego na RMS e no interior. De forma mais precisa, foram criados 8.226 postos de trabalho na RMS no segundo mês do ano e, no interior, 10.767 posições celetistas foram geradas.
Quanto ao saldo de emprego acumulado no ano de 2021, enfatiza-se a abertura de postos de trabalho com carteira assinada na RMS (+12.163 postos) e a criação de posições celetistas no interior (+21.118 postos
Idosos com 65 anos ou mais receberão a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (31) em Ilhéus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a imunização acontecerá a partir das 8h, no sistema drive-thru, na Avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções; e na Praça São João Batista, no Pontal, próximo à Igreja São João Batista.
Para receber a vacina, é indispensável a apresentação do CPF; cartão de vacinação; cartão do SUS e comprovante de residência, informa a Sesau.
A secretaria explica que as doses serão aplicadas até que o estoque da vacina acabe. Quando novas doses forem entregues, outro cronograma será divulgado.
SEGUNDA DOSE
A Sesau convoca as pessoas com a aplicação da segunda dose agendada para o intervalo entre 29 de março e 2 de abril. Elas devem ir ao CMAE até esta quinta-feira (1º). O CMAE funciona no prédio antigo do Colégio Fênix, na Avenida Canavieiras, com atendimento das 8h às 12h e das 13h30 às 15h30.
A segunda dose da vacina reforça a imunização contra a doença e os testes de eficácia dos imunizantes usados no Brasil levaram em conta a aplicação de duas doses.
A Prefeitura de Buerarema abriu, nesta terça-feira (30), inscrições no processo seletivo visando a contratação de trabalhadores temporários para ocupação de diversos cargos na administração pública municipal. Conforme edital, ao qual o PIMENTA teve acesso, além das 60 vagas para preenchimento imediato, há inscrição para cadastro de reserva.
As oportunidades são para candidatos com níveis de escolaridade fundamental, médio e superior. O prazo para assegurar participação no processo seletivo na Prefeitura de Buerarema se encerra na quinta-feira (1º). A taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 60, a depender do cargo.
De acordo com o edital, o salário varia de R$ 1.100 a R$ 1.800. As vagas para o preenchimento imediato são para auxiliar de serviços gerais (10), auxiliar administrativo (4), motorista (4) com carteira B; motorista (4) com carteira D; recepcionista (2), vigia (3), nutricionista (1), intérprete de libras (1) e orientador social (1).
Há vagas também para assistente social (5), psicólogo (3), coordenador (4), coordenador do CadÚnico (1), supervisor (1), educador social (2), operador do CadÚnico (1), supervisor (1), técnico de enfermagem (8), auxiliar de saúde bucal (2), digitador (1) e agente de desinfecção (1). Acesse aqui o edital e saiba como se inscrever no processo seletivo.






















