O prefeito Augusto Castro (PSD) formalizou a entrega do Hospital de Campanha contra a Covid-19 à população de Itabuna e dos municípios vizinhos. Com operação prevista para ser iniciada nesta quarta (31) e erguida em anexo do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, a unidade tem 20 leitos clínicos e 20 de terapia intensiva (UTI). “Esse hospital tem homens e mulheres que vão se dedicar a salvar vidas humanas com o suporte de equipamentos com tecnologia de ponta”, disse o mandatário.
Agora, Itabuna e região têm 49 leitos de terapia intensiva exclusivos para tratamento da doença que já matou 466 moradores do município grapiúna.
UNIÃO E APOIO
O momento, na avaliação de Augusto, exige união entre os gestores públicos. “Precisamos nos unir, unir os prefeitos. Claro que hospital por si só nada resolve. É preciso conter aglomerações. Tenho muita fé que tudo isso vai passar e a gente vai reunir os amigos, as famílias. Mas, a nossa responsabilidade só faz aumentar. Por isso, Itabuna está dando um passo importante para que a população local e regional tenha acesso à medicação, profissionais qualificados e acesso à vida”.
Também agradeceu o apoio do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e do governador Rui Costa (PT) no enfrentamento da pandemia. Para o prefeito, Fábio e Rui fazem grande trabalho na gestão da crise sanitária. “Vamos ter a oportunidade de trazer grandes obras estruturantes para Itabuna, mas este é o momento de salvar vidas humanas. Tudo isso vai passar”, declarou.
VISITA TÉCNICA
Antes da entrevista coletiva que concedeu no Teatro Candinha Dória nesta segunda-feira (29), Augusto vistoriou as instalações do Hospital de Campanha. A visita técnica contou com a presença do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) e dos presidentes da Amurc, Marcone Amaral (prefeito de Itajuípe), e do Consórcio Interfederativo de Saúde, Mílton Cerqueira (prefeito de Almadina), do médico Erick Ettinger Jr, diretor da nova unidade, e das secretárias de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro.
MOBILIZAÇÃO E ESPERANÇA
A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, destacou a capacidade de mobilização de Augusto para viabilizar o hospital. “Meu sentimento é de gratidão e esperança. Mais de um ano de pandemia se passou e a iniciativa do prefeito Augusto Castro – que mobilizou toda a gestão para implantar 40 leitos de enfrentamento à Covid-19 – serve de alento para os profissionais, que viveram o drama de ver faltar leitos, para os pacientes, que poderão contar com esses leitos, e as famílias, que viram doentes seus entes. Agora serão melhor acolhidos”, concluiu. Atualizado às 19h39min.
Na Bahia, policiais federais, militares, civis, bombeiros e guardas municipais serão vacinados contra a Covid-19 a partir desta quinta-feira (1º). A medida foi aprovada hoje (30) pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa do Sistema Único de Saúde (SUS) formada por representantes dos 417 municípios e do estado.
O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, explica que “a imunização contemplará todos que estão na ativa e iniciará de modo escalonado, com pessoas acima de 50 anos”.
As forças de segurança e salvamento estão previstas no Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, e são um dos grupos que mais se expõem aos riscos de contágio.
O secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, destaca que “essa é uma decisão correta, pois, durante a pandemia, cerca de 6.400 policiais e bombeiros da ativa foram afastados do trabalho por suspeita de infecção e 34 morreram”.
Atualmente, a Bahia é o terceiro estado com o maior percentual da população vacinada, informa a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que prevê o aumento do ritmo da vacinação quando a campanha tiver também as doses da vacina Sputnik V compradas pelo Governo do Estado. A previsão é de que o primeiro lote do imunizante de origem russa esteja disponível no próximo mês.
A Polícia Civil tenta localizar um homem suspeito de estupro de vulnerável com mandado de prisão em aberto. Nesta terça-feira (30), os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em Ubatã, no Sul da Bahia. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), participa das investigações sobre o caso, iniciadas em novembro de 2020.
Na casa do suspeito, os investigadores apreenderam dois revólveres calibre 38, uma espingarda de grosso calibre, uma pistola, munições, aparelhos eletrônicos e produtos eróticos.
De acordo com a polícia, por ser empresário, o homem aproveitava a posição socioeconômica para explorar sexualmente garotas de famílias em situação de vulnerabilidade social. Ele teria feito promessas e oferecido dinheiro, presentes, imóveis e emprego às vítimas.
O empresário, conforme as investigações, cometeu os abusos durante dois anos, quando as adolescentes tinham 13 e 15 anos. Ele teria ameaçado de morte as vítimas e o pai delas, caso fizessem algum tipo de denúncia.
A Polícia Civil não divulgou o nome do suspeito. As ações continuam, com o objetivo de colher materiais e denúncias de outras possíveis vítimas. Os investigadores recebem informações por meio do número (71) 3235-0000 para ligações de Salvador e 181 para chamadas do interior do estado.
O Sindicato dos Comerciários de Itabuna, em nota de esclarecimento publicada nesta segunda-feira (29), explicou que o Decreto Municipal 14.351/2021, que autoriza atividades não essenciais até as 21 horas, não ampliou a jornada da categoria.
A nota explica que o horário de trabalho dos empregados do comércio, definido em convenção trabalhista específica, vai das 8h às 18h de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h aos sábados, somando 44 horas semanais. Qualquer alteração da jornada deve ser precedida por acordo coletivo entres representações dos empregadores e dos empregados.
Ainda conforme o texto, “as lojas do shopping funcionarão em conformidade com o decreto municipal, posto que prevê uma jornada de trabalho menor que a estabelecida em Aditivo à Convenção Coletiva”.
O sindicato também informa que não é responsável pela mediação das relações trabalhistas estabelecidas em bares, lanchonetes e restaurantes. Com o decreto em vigor a partir desta terça-feira (30), esses estabelecimentos poderão atender consumidores de forma presencial até as 21h e fazer entregas a domicílio até meia-noite.
A Prefeitura de Itabuna flexibilizou as medidas restritivas autorizada pela decisão judicial que suspendeu os efeitos do toque de recolher do Governo do Estado no município.
De acordo com o governo municipal, a medida também levou em consideração a abertura do Hospital de Campanha e estudo de grupo de trabalho da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb).
A Covid-19 ceifou a vida de mais 15 moradores de Ilhéus, informa o boletim epidemiológico desta segunda-feira (29) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Dessa forma, em um dia, o total de vítimas da doença saltou de 365 para 380.
O SUS mantém 81 leitos de terapia intensiva para tratamento da Covid-19 na cidade; 72 estão ocupados. Regulados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), eles atendem pacientes de Ilhéus e de outras cidades da região.
O município tem 283 casos ativos, ou seja, pessoas que receberam o resultado positivo do exame há menos de 14 dias e ainda podem transmitir o vírus. O número inclui os pacientes internados.
Outras 460 pessoas aguardam o resultado do teste para confirmar ou descartar o contágio pelo novo coronavírus. Segundo a Central Covid de Ilhéus, o Laboratório Central da Bahia estabelece prazo de dez dias para a entrega do resultado, contados a partir da coleta do material para análise.
Até o momento, 14.715 habitantes de Ilhéus testaram positivo para a doença e 14.052 se recuperaram.
A Polícia Civil em Eunápolis apreendeu 16 tabletes de maconha com um homem, nesta segunda (29), após investigação de agentes da Delegacia Territorial de Eunápolis. O homem, que foi preso, é suspeito de fazer parte de uma organização criminosa investigada desde junho de 2020.
“Apreendemos R$ 100 mil com um comparsa dele. A partir daí, iniciamos as investigações da origem do dinheiro, quando foi descoberto que era proveniente da venda de drogas de uma organização criminosa com atuação em toda a região”, relatou o coordenador da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), delegado Moisés Nunes Damasceno.
Além dos 16 tabletes de maconha, também foram apreendidos uma pedra de cocaína, três balanças, nove munições, apetrechos para acondicionar as drogas e a quantia de R$ 886,00. “Ele já foi indiciado por duplo homicídio em 2017, apontado como tendo participação no crime que matou um casal em uma fazenda. Desta vez, ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de munição”, finalizou o coordenador.
O município de Itabuna deixou de seguir decreto estadual e, a partir desta terça (30), atividades comerciais consideradas não essenciais poderão ficar abertas até as 21h (reveja aqui). Também a partir de hoje, o Shopping Jequitibá estará aberto em novos horários.
De terça a sábado, com exceção da Sexta-Feira Santa, quando o shopping estará fechado, hipermercado, farmácia e barbearia abrem das 8h às 21h; a lotérica, das 8 às 20 horas; as lojas, quiosques e praça de alimentação, das 10h as 21h; academia, das 5h às 21h de terça a quinta e das 8h às 16h30min no sábado.
No Domingo de Páscoa, o hipermercado funcionará das 8h às 21h; a barbearia, das 8h às 20h; a farmácia, das 9h às 20h; as lojas, lotérica e quiosques das 14 às 20 horas; e a praça de alimentação, das 12 às 21 horas.
DELIVERY E CINEMA
Ainda no shopping, o sistema delivery para alimentação poderá funcionar até as 22h, com proibição de venda de bebida alcoólica. O cinema permanece fechado.
A Terceira Via Formaturas e Eventos, sediada em Itabuna, completou, nesta segunda (29), 14 anos de atuação no mercado de produção e gestão de formaturas e outros eventos na Bahia. Para os sócios Danilo Torres, Franklin Bastos e Leandra Batista, a empresa evoluiu no cenário estadual, o crescimento e expansão da Terceira Via “resultam da seriedade e do nível de profissionalismo demonstrado no setor de eventos”.
Uma das maiores do mercado baiano, a empresa em uma referência da produção cenográfica, especialmente na área de formaturas. Atualmente, o grupo está estruturado em quatro empresas – Terceira Via Formaturas, Terceira Via Hall (espaço de eventos com capacidade para duas mil pessoas, inaugurado em 2015), a Via 3 Convites e a Conexão Foto e Vídeo.
A evolução do trabalho da empresa, ressalta Danilo Torres, deve-se ao reconhecimento dos formandos e também à competência e dedicação de uma equipe de profissionais engajados na missão de proporcionar momentos surpreendentes e memoráveis aos clientes. Dessa forma, são oferecidos serviços de excelência como solenidades de colação de grau, culto ecumênico, aula da saudade, baile de formatura, cenografia, fotografia, filmagem, convites e produtos personalizados.
IMPACTO
Desde o ano passado, o setor de eventos é um dos que mais sofrem os impactos negativos da pandemia da covid-19. O cancelamento das formaturas e eventos agendados causou enormes prejuízos à cadeia produtiva, gerando alto índice de desemprego e o fechamento de muitas empresas.
Franklin Bastos, também diretor da Terceira Via, enfatiza que a experiência tem mostrado que é totalmente possível realizar alguns tipos de eventos e atender às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e demais autoridades sanitárias.
Segundo ele, neste momento, foram sugeridas adequação de cerimoniais de culto ecumênico e outorga de colação grau na mesma categoria dos cultos religiosos e com o mesmo grau de exigências no contexto do controle da pandemia. “Mas a nossa expectativa é de que o País consiga alcançar – o mais rápido possível – o controle da pandemia e, assim, possamos retornar às nossas atividades e normalizar a realização de formaturas e eventos”, diz.
“A Terceira Via desenvolve outros formatos de produção cenográfica e de prestação de serviços, investe no treinamento e capacitação da equipe, e em alternativas de inovação tecnológica para atender às novas demandas do mercado”, afirma Leandra Batista, diretora administrativa e de cenografia.
O Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) devem entregar ao Ministério da Saúde ao menos 27 milhões de doses da Coronavac e da vacina de Oxford em abril, segundo os fabricantes. O plano considera o que pode ser produzido com os insumos já recebidos pelo Brasil, informa o Metro1.
Das 27 milhões de doses dos imunizantes contra a Covid-19 para abril, 18,8 milhões são da Fiocruz e 13,2 milhões do Butantan, com as 5,7 milhões de doses atrasadas, que teriam que ser produzidas e entregues até amanhã (31). Até então, a fundação entregou 5,8 milhões de doses da vacina de Oxford ao país e o instituto, 32,8 milhões da Coronavac.
O Butantan garantiu ao governo federal a entrega de 46 milhões de doses até o dia 30 de abril e 54 milhões até agosto, totalizando 100 milhões de doses quatro meses antes do fim do ano. Já a Fiocruz prometeu 104,4 milhões de doses no primeiro semestre e 110 milhões no segundo semestre, o que garantiria 214,4 milhões de doses da vacina de Oxford até o final deste ano.
Por enquanto, a Fiocruz tem Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) suficiente para a produção de cerca de 27 milhões de doses e o Butantan para 35 milhões. O secretário de Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, informou ontem (29) que o instituto vai receber mais insumos suficientes para a produção de mais três milhões de doses da Coronavac entre os dias 6 e 8 de abril.
Fica no distrito de Taboquinhas, incrustada no seio da Mata Atlântica e a poucos metros do Rio de Contas, uma das mais belas cachoeiras no município de Itacaré, no sul da Bahia. É um passeio paradisíaco com direito a experimentar a culinária típica da região.
A delícia é preparada pelas mãos mágicas da chef, a famosa Dona Bezinha. O visitante pode ainda ter um “dedo” de boa prosa com Antônio Martins, esposo da chef. Sobremesa: uma deliciosa cocada de chocolate caseiro, produzida com cacau colhido na área da pequena propriedade do casal.
Tudo ali é simples e harmonioso. O pequeno restaurante funciona na casa do casal, que tem uma hospitalidade muito aconchegante. “Não tenham dúvida de que esse é um dos melhores lugares para se transformar num destino do Ecoturismo Rural de Base Comunitária do litoral sul da Bahia”, diz o secretário de Turismo de Itacaré, Jorge Ávila.
POTENCIAL TURÍSTICO
A Prefeitura de Itacaré está identificando o potencial turístico da região com o objetivo de elaborar um Plano de Desenvolvimento Ecoturístico a partir da potencialidade existente nas comunidades rurais do município. “Temos certeza de que existem lugares maravilhosos a serem explorados turisticamente, de forma que beneficiem o agricultor local com a geração de emprego e renda”, afirma o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio.
Boa comida e atendimento personalizado, floresta, roça de cacau e cachoeira. “Esses são os ingredientes perfeitos para compor um cenário atrativo para qualquer tipo de turista que queira experimentar uma aventura fascinante para contar a seus filhos e netos”, avalia o secretário de Administração, Marcos de Souza.
O secretário de Agricultura de Itacaré, Luís Fabiano, também é um entusiasta do turismo com base comunitária. “Além dos recursos naturais, temos a nossa cultura e história que podem ser contadas pelos guias locais, que serão treinados. Existe uma riqueza muito grande na vida e na alma dessa gente”, disse o secretário.
O acesso para a Cachoeira de Noré é feito por Taboquinhas, atravessando o rio de Contas pela Balsa ou via agendamento direto com Seu Antônio Milton, que tem uma pequena lancha para a travessia dos turistas no ponto em frente à Vila Rosa.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na noite desta segunda-feira (29), os resultados e dados finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. No total, foram 5.893.369 inscritos. Desses, 2.795.369 compareceram aos dois dias de prova ou a pelo menos um dia, e 3.029.391 não compareceram a nenhum dia de aplicação.
A prova com a maior média geral foi a redação: 588,74. Ao todo, 28 participantes obtiveram nota máxima (1000) e 87.567 zeraram, sendo redação em branco o motivo com maior percentual (1,12%), seguido de fuga ao tema (0,93%) e cópia do texto motivador (0,46%), em um total de 2.723.583 redações corrigidas.
Entre as provas objetivas, a que teve maior média geral foi a de linguagens, códigos e suas tecnologias, com 523,98. Matemática e suas tecnologias ficou com a média geral em 520, 73, seguida de ciências humanas e suas tecnologias, com 511,64, e ciências da natureza e suas tecnologias, com 490,39.
ACESSE ÀS NOTAS
Para ter acesso às notas, os participantes devem utilizar o login único do Governo Federal. Em caso de esquecimento da senha, o sistema permite recuperá-la. Basta inserir o CPF no campo indicado, selecionar avançar e clicar no link “Esqueci minha senha”. Acesse a página aqui a pagina do participante.
O sistema, então, apresentará diversas formas para recuperar a conta (validação facial, bancos credenciados, internet banking, e-mail e celular). Após a escolha de uma das opções, o participante receberá o código de verificação e, em seguida, pode gerar uma nova senha.
O resultado do Enem 2020 para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos do participante treineiro será divulgado no dia 28 de maio de 2021, na Página do Participante e no aplicativo do exame. Na mesma data, o Inep publicará os espelhos das redações no sistema e cada um poderá acessar a sua.
É importante ressaltar que, para o cálculo das notas de cada área, o Inep adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI), um conjunto de modelos matemáticos que permite a comparabilidade entre as edições do exame. Já as redações são corrigidas uma a uma, por pelo menos dois corretores.
PERFIL DOS INSCRITOS
Do total de inscritos, 5.523.036 estudantes se inscreveram para o Enem 2020 versão impressa, em que 48,4% compareceram a aplicação e 51,6% faltaram. O Enem digital teve 93.079 inscritos, com 31,5% de presença e 68,5% de ausência.
Já no Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL), dos 41.864 inscritos, 74,1% participaram da aplicação e 25,9% não fizeram o exame.
A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) condenou, por unanimidade, a empresa Itabuna Têxtil (TriFil) a reintegrar ao trabalho uma auxiliar de produção. De acordo com a decisão judicial, a empresa também terá de pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais, decorrentes de graves doenças ocupacionais osteomusculares e transtorno depressivo.
A funcionária alegou que desenvolveu as doenças ocupacionais em razão das atividades repetitivas no período de 2012 a 2015, quando trabalhou na empresa. Sustentou, ainda, que a demissão foi arbitrária e discriminatória por ser portadora de tais doenças. Já a Itabuna Têxtil pontuou que, no momento da demissão, a funcionária foi considerada apta para o trabalho, mas não conseguiu provar o argumento por falta do exame ortopédico.
O laudo pericial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que foi usado como prova emprestada no processo trabalhista, apontou que a empregada estava inapta para o trabalho, devido, entre outros acometimentos, de transtorno depressivo, instabilidade motora dos membros, limitação de elevação do ombro, estreitamento do tronco lateralizado, forte lordose lombar, torcicolo, além de cotovelos e punhos inchados e síndrome do túnel do carpo, que afeta os movimentos, e impede o total desempenho das atividades da trabalhadora.
REINTEGRAÇÃO
De acordo com o relator do acórdão, desembargador Luiz Roberto Peixoto de Mattos, “a prova técnica aponta que a reclamante está incapacitada para o labor desde a época em que trabalhava para a reclamada, o que motivou a Justiça Federal a determinar que o auxílio-doença fosse pago retroativo à data em que deu entrada no requerimento, qual seja, 26.06.2015”.
O magistrado afirmou que não há dúvidas de que a concessão de benefício previdenciário, seja em razão de doença profissional ou de doença comum, suspende o contrato de trabalho e, por esse motivo, a dispensa somente poderá se concretizar depois de findo o prazo do auxílio-doença, independentemente da existência ou não de nexo causal entre a doença e o trabalho desenvolvido.
No caso, o gozo do auxílio-doença iniciou-se durante o prazo do aviso prévio. Na visão do desembargador Luiz Roberto Peixoto de Mattos, a dispensa ocorreu quando o contrato de trabalho se encontrava suspenso, situação em que era vedada sua rescisão, determinando a reintegração da auxiliar de produção ao trabalho. Leia mais sobre a decisão judicial.
O corpo do soldado Wesley Soares de Góes foi enterrado no Cemitério Campo Santo, em Itabuna, no final da tarde desta segunda-feira (29), sob acompanhamento de centenas de amigos, familiares e colegas das polícias civil e militar. Wesley morreu após sofrer surto, atirar contra policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) no Farol da Barra, em Salvador, que revidaram.
O enterro ocorreu momentos depois de policiais militares e amigos de Wesley participar de manifestação na Avenida do Cinquentenário, no Centro de Itabuna. Na sequência, amigos policiais carregaram o caixão com o corpo do policial no Campo Santo.
GOVERNADOR LAMENTA MORTE
Na tarde de hoje, momentos após o sepultamento do corpo do policial, o governador Rui Costa postou vídeo em que diz lamentar a morte de Wesley Soares:
– Quero lamentar profundamente o fato ocorrido neste domingo e, ao mesmo tempo, demonstrar meus sentimentos e solidariedade com a família do policial envolvido, mas também quero estender minha solidariedade a todos os policiais que participaram daquela operação. Todos que participaram merecem aqui o nosso reconhecimento porque colocaram sua própria vida em risco.
Rui citou também as fake news e discursos de ódio contra políticos. “O Brasil vive um ambiente de difusão do ódio, da mentira e da calúnia desde 2018. A cada dia que passa, a situação se agrava ainda mais. O final de semana inteiro foi de ataque, não só ao governador da Bahia, mas a vários governadores e prefeitos do país inteiro. Se alguém acha que vai nos intimidar distribuindo mentiras, calúnia, difamação, está muito enganado”.
A Bahia ultrapassou, nesta segunda-feira (29), a triste marca de 15 mil mortes causadas pelo novo coronavírus. São exatos 15.050 óbitos desde o início da pandemia. O número de casos confirmados da doença subiu para 795.505 no estado. Desse total, 765.663 estão recuperados, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
Há 14.792 casos ativos (pessoas doentes se recuperando). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.117.694 casos descartados e 181.883 em investigação. Do total de infectados na Bahia, 45.324 profissionais da saúde foram confirmados para a Covid-19
VACINAÇÃO
Com 1.412.664 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 309.629 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta segunda-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. Ocupa a terceira colocação no ranking nacional, à frente de estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.
Tem-se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses.
O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5 ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.
A Prefeitura de Itabuna anunciou hoje (29) que vai autorizar o funcionamento de lojas e serviços até as 21 horas. O transporte coletivo municipal funcionará até as 22 horas. As novas regras passarão a valer nesta terça-feira (30).
Segundo a Prefeitura, o novo decreto, que será publicado ainda hoje, leva em consideração aspectos científicos estabelecidos no Observatório da Epidemia do novo Coronavírus no sul da Bahia, da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb), além da abertura do Hospital de Campanha, com disponibilidade de 20 leitos de UTI e 20 de enfermaria, todos para tratamento da Covid-19.
A partir de amanhã (30), a comercialização de alimentos por meio de entrega em domicílio poderá ocorrer até meia-noite.
O decreto renovará a proibição da venda de bebidas alcoólicas das 21h de quinta-feira (1º) às 5 horas da próxima segunda (5).
A prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras está proibida até segunda-feira (5), sendo permitidas as individuais, desde que não gerem aglomerações.
A Prefeitura manteve a proibição de atividades físicas e aulas em grupo que promovam contato entre os participantes. No entanto, “as academias, centros de treinamento, estúdios e demais estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas poderão funcionar”, desde que respeitem os protocolos de contenção do novo coronavírus, especialmente o limite de 50% da ocupação dos espaços.
Continuam suspensos eventos, independentemente do número de participantes, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como cerimônias de casamento, celebrações em logradouros públicos ou privados, circos, parques, cinema, congressos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins.
Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer até as 21h, também a partir desta terça (30), com limite máximo de 50% de ocupação da capacidade dos locais.
A decisão da Prefeitura de Itabuna vai no mesmo caminho da determinação judicial que suspendeu o toque de recolher no município.
























