O Bahia é o novo líder do Grupo A da Copa do Nordeste. Neste domingo (28), em Pituaçu, o Tricolor goleou, por 5 a 0, o Altos (PI), com quatro gols do atacante Gilberto. O duelo foi pela sexta rodada da competição. Com o resultado, o Bahia assumiu, por enquanto, a primeira colocação da sua chave, com 10 pontos. No Grupo B, o time de Piauí aparece em sexto, com sete somados.
Fulminante. Foi assim o primeiro tempo do Bahia frente ao Altos-PI. O Tricolor abriu três gols de vantagem antes dos 20 minutos. O primeiro aconteceu logo aos quatro, quando Gilberto foi derrubado por Marcelo na grande área. Pênalti para o Bahia. Na cobrança, o próprio Gilberto converteu e colocou o time da casa na frente.
Dois minutos depois, aos sete, Rodriguinho levou a melhor entre os zagueiros do Altos-PI e tocou para Gilberto. O atacante, da entrada da área, chutou para fazer o segundo dele e do Bahia no jogo. Aos 20, Rossi cruzou pela direita na cabeça de Rodriguinho, que sozinho na pequena área finalizou para o terceiro gol da partida.
MAIS UM ANTES DO FINAL DO PRIMEIRO TEMPO
Ainda deu tempo do quarto antes do intervalo. Na marca dos 48 minutos, Gilberto foi derrubado por Rafael Araújo na área. Novo pênalti para o Bahia. De quebra, o zagueiro ainda recebeu o cartão vermelho, deixando o time com um jogador a menos. Gilberto foi para a batida na sequência e abriu 4 a 0.
Mesmo em ritmo mais lento na etapa final, o Tricolor chegou ao quinto gol na marca dos 15 minutos: Rossi fez belo lançamento e deixou Gilberto na cara do gol. O atacante dominou e chutou sem chances para o goleiro Marcelo. Foi o terceiro triunfo do Bahia na Copa do Nordeste 2021. Já o Altos-PI conheceu neste domingo (28) a terceira derrota no torneio.
O soldado Wesley Soares Góes, lotado na 72ª Companhia Independente de Policia Militar em Itacaré, invadiu o gramado em frente ao Farol da Barra, em Salvador, desceu do veículo e fez vários disparos para cima, na tarde deste domingo (28), conforme relatos de testemunhas ao PIMENTA. O incidente ocorreu ao longo da tarde e foi confirmado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
De acordo com a SSP-BA, o soldado da PM sofreu surto psicótico. Depois de várias horas de negociação, o soldado não cedeu e acabou baleado, no início da noite. Ele foi imobilizado depois de ações de equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Superintendência de Inteligência (SI) e CPR-Atlântico da Polícia Militar.

O policial militar foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Geral do Estado. O estado de saúde do militar ainda não foi divulgado.
Segundo relatos de testemunhas, o soldado teria feito os primeiros disparos na Avenida Sete de Setembro. O PM estava em um veículo Renault Duster e foi perseguido por policiais militares. Ao chegar ao Farol da Bahia, o soldado fez novos disparos, como mostram vídeos publicados nas redes sociais. Um especialista em gerenciamento de crise chegou ao local, mas não conseguiu acalmar o PM.
A Bahia confirmou 2.956 novos casos de covid-19 e 74 óbitos nas últimas 24 horas, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). No período, 2.993 pessoas foram consideradas já recuperadas (receberam alta médica ou saíram do isolamento).
Desde o início da pandemia, o estado registrou 794.437 casos de covid-19, dos quais 763.504 já são considerados recuperados, 15.973 encontram-se ativos (em isolamento ou internados) e 14.960 tiveram óbito confirmado.
Do total de mortos por causa da covid-19, 55,76% eram do sexo masculino e 44,24% do sexo feminino. O percentual de casos com comorbidade foi de 67,98%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74%). Dos 74 óbitos registrados hoje, 20 ocorreram em 2020 e somente hoje foram confirmados após investigação epidemiológica.
FILA DE ESPERA
Às 15h deste domingo, segundo a Sesab, 201 pacientes aguardavam internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 122 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema.
Numa tentativa de conter o aumento de casos do novo coronavírus e e reduzir o índice de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital baiana, em vez de antecipar feriados, Salvador terá medidas ainda mais restritivas a partir desta segunda-feira (29).
A decisão foi tomada em conjunto entre o prefeito Bruno Reis, o governador Rui Costa e demais prefeitos da Região Metropolitana. A ação será válida até as 5h do dia 5 de abril. Com isso, a partir de amanhã (29), apenas supermercados, padarias, farmácias, clínicas veterinárias e o sistema de saúde poderão funcionar.
Os políticos também concordaram na retomada das atividades econômicas no dia 5 de abril. No início da próxima semana, o prefeito Bruno Reis vai se reunir com empresários e representantes do comércio para discutir esse retorno, que ocorrerá de forma escalonada.
“Essa estratégia está dando certo e os números estão aí para provar isso. Então, vamos fazer esse último esforço para, no dia 5 de abril, termos condição de reabrir tudo de forma segura e com responsabilidade”, declarou o prefeito.
O Campeonato Brasileiro da Série D 2021 terá Bahia contra Sergipe na primeira rodada. De acordo com a tabela, divulgada neste sábado (27), pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Bahia de Feira recebe o Sergipe, no dia 5 de junho. No dia seguinte, um domingo, a Juazeirense jogará contra o Itabaiana, no estado vizinho.
A Bahia terá três representantes na Série D deste ano. O terceiro time é o Atlético, que viaja até Alagoas para enfrentar o ASA, no dia 6 de junho. Atlético e ASA, mais as equipes já citadas, estão no grupo A-4, ao lado de Retrô (PE) e Murici (AL). A segunda rodada está prevista para os dias 12 e 13 de junho. Acesse o link para a tabela completa no final do texto.
Mas a série D do Campeonato Brasileiro começa antes, no dia 26 de maio, com uma fase preliminar envolvendo equipes que se juntarão as já classificadas. Durante seis meses, de maio a novembro, os 68 clubes disputarão as quatro vagas que dão acesso à Série C em 2022.
FASE PRELIMINAR
Na etapa inicial do torneio, oito equipes estão divididas em quatro grupos e se enfrentarão em jogos de ida e volta para definir os últimos classificados a Primeira Fase da Série D. Os confrontos da Fase Preliminar são: Santana/AP x GAS/RR, Tocantinópolis/TO x Picos/PI, Real Ariquemes/RO x Brasiliense/DF e Aquidauanense/MS x Rio Branco VIT/ES.
Na Primeira Fase, os 64 clubes são divididos em oito grupo com oito times cada. Dentro de cada chave, todos se enfrentam em turno e returno, totalizando 14 jogos. Os quatro melhores classificados em cada grupo avançam para o mata-mata, que começa com 32 equipes na Segunda Fase.
Em confrontos eliminatórios com partidas de ida e volta, o chaveamento segue até a grande final, que está marcada para os dias 7 e 14 de novembro. Os quatro clubes que alcançarem as semifinais garantem as vagas para o Campeonato Brasileiro Série C 2022. Acesse aqui a tabela completa da série D deste ano.
A execução de serviço de terraplenagem em Nova Ferradas, na região do loteamento Top Park, provocou a quebra da rede de captação de água bruta da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), ontem (27). A quebra, segundo a área técnica da Emasa, reduziu em 150 litros o volume de captação de água por segundo. Mas não afetará pouco a distribuição de água no município.
Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, o impacto em relação ao abastecimento de água na cidade baixo, porque a captação principal de água, em Rio do Braço, está operando em 100% da sua capacidade.
– Nossa equipe de campo iniciou os trabalhos de recuperação nas primeiras horas de hoje, dia 28. A expectativa é que os serviços estejam logo concluídos. Por isso, não teremos problemas no abastecimento – afirma Bitencourt.
Bitencourt pede aos proprietários de terrenos por onde passam tubulações da Emasa que, antes da execução de qualquer serviço de movimentação de terra que envolva escavação ou terraplenagem, consultem a Emasa para evitar que incidentes aconteçam, com possíveis danos ao abastecimento de água de Itabuna.
A Secretaria da Educação da Bahia prorrogou, para até o dia 4 de abril, o processo de seleção de estudantes para o Programa Mais Estudo. Já os habilitados, com inscrições feitas até sexta-feira (26), começam atuar como monitores nesta segunda-feira (29).
Para saber se está habilitado para participar da monitoria, os estudantes devem entrar em contato com a equipe gestora ou coordenação pedagógica da sua unidade escolar.
Os estudantes selecionados irão atuar como monitores de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica, contribuindo para a aprendizagem dos colegas, durante o ano letivo 2020/21. São oferecidas duas vagas de monitoria por turma em todas as unidades escolares da rede estadual e os selecionados receberão uma bolsa de R$ 100,00, durante o período de vinculação ao Programa.
Para participar, o estudante deve possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) devidamente regularizado; dispor de oito horas semanais, de acordo com o calendário definido pela equipe gestora e pela coordenação pedagógica da unidade escolar; e não estar atuando em outra monitoria. Para aderir ao Programa, o gestor da unidade escolar deverá confirmar a participação do estudante no Sistema de Gestão do Mais Estudo.
QUEM PARTICIPA
O Programa Mais Estudo seleciona os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 4ª série do Ensino Médio e da Educação Profissional que estejam regularmente matriculados na unidade escolar em que irá realizar a monitoria e que tenha obtido aproveitamento com média final igual ou maior que oito (8,0), no ano letivo ou no trimestre anterior àquele em que será iniciada a seleção no componente curricular para o qual pleiteia a monitoria.
Nas unidades escolares em que haja alunos com média igual ou maior que oito em número inferior à quantidade de vagas disponibilizadas, serão considerados elegíveis, aqueles com nota/média igual ou maior que sete (7,0). Também serão habilitados estudantes premiados na Feira de Ciências da Bahia (FECIBA).
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu os prazos de análises do pedido de uso emergencial da vacina russa Sputnik V, feito na semana que passou pela União Química, empresa responsável pelo imunizante russo, no Brasil. Segundo a Anvisa, a medida foi adotada por ausência de documentos.
“Devido à ausência de documentos considerados importantes para a análise, conforme previsão legal, houve a suspensão da contagem dos prazos, até que a empresa apresente as informações descritas como ‘não apresentado’ no painel divulgado”, diz a Agência.
Segundo a Anvisa, o painel apresenta a porcentagem relativa ao status de submissão de cada um dos relatórios e informações necessárias à análise de autorização de uso temporário e emergencial. Apesar da suspensão do prazo, a Agência informou que continua a análise das demais informações apresentadas pela União Química.
VERSAMUNE
Sobre a Versamune, vacina desenvolvida em parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), a empresa Farmacore e a PDS Biotechnology, dos Estados Unidos, a Anvisa disse que emitiu exigências para a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, depois de analisar o pedido de realização de estudos clínicos das fases 1 e 2 de desenvolvimento do imunizante.
Segundo a Agência, a documentação foi protocolada na quinta-feira (25) e que “as exigências não suspendem a análise das demais informações apresentadas pelas desenvolvedoras da vacina”. Da Agência Brasil.
O Hospital de Campanha de Itabuna para atender as vítimas de covid-19 entrará em operação nesta terça-feira (30), com 20 leitos clínicos e 20 de terapia intensiva (UTI), conforme o prefeito Augusto Castro. Itabuna passará a contar com total de 49 leitos de UTI exclusivos Covid-19, mas atenderá a toda a região pactuada.
A unidade, instalada em uma área de estacionamento do Hospital de Base, será administrada pela Fundação Fabamed.

O hospital empregará cerca de 160 profissionais, a exemplo de técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e maqueiros, dentre outros, e atenderá apenas pacientes regulados, segundo a secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes. “Significa que [o hospital] não realiza atendimentos por demanda espontânea”, observa.
O investimento com a abertura do Hospital de Campanha faz parte da estrutura para atendimento aos casos suspeitos e diagnosticados com o novo coronavírus. “Desde o início do mês implantamos quatro unidades de referência para o atendimento a pacientes suspeitos da Covid-19 e com a abertura do Hospital de Campanha, conseguiremos desafogar a UPA do Monte Cristo, os demais hospitais do município e região pactuada”, diz o prefeito de Itabuna, Augusto Castro. Atualizado às 11h15min.
Nesta segunda-feira (29), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga as notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, versão impressa, digital e do Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.
Os participantes poderão conferir os resultados individuais das provas na Página do Participante ou no aplicativo do exame, após as 18h. Para ter acesso às notas, o participante deve utilizar o login único do Governo Federal.
Caso o aluno tenha esquecido a senha, o sistema permite recuperá-la. Basta inserir o CPF no campo indicado, selecionar avançar e clicar no link “Esqueci minha senha”. O sistema apresentará diversas formas para recuperar a conta, escolha uma das opções para receber o código de verificação e, em seguida, gere uma nova senha.
Além do resultado final da redação, que varia de zero a 1000, os participantes também poderão conferir as notas individuais, referentes às provas das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.
As notas individuais do Enem podem ser usadas para acesso à educação superior, no Brasil e em instituições de Portugal, e também em programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante. Os participantes podem ter mais informações sobre os programas que permitem o ingresso na educação superior no portal do Ministério da Educação.
TREINEIROS
O resultado do Enem 2020 impresso, para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos do participante treineiro, será divulgado no dia 28 de maio de 2021, na Página do Participante e no aplicativo do exame.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas.
Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
As provas do Enem 2020, versão impressa, foram realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Pela primeira vez, o Inep realizou o Enem Digital, com aplicação em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Já o Enem PPL ocorreu nos dias 23 e 24 de fevereiro, mesma data da reaplicação do exame.
A escalada de violência na comunidade do Salobrinho, em Ilhéus, voltou a assustar os moradores depois que uma jovem inocente de 19 anos foi assassinada por criminosos que tentam tomar o controle do tráfico de drogas no local. O crime ocorreu na noite de sexta (26) e o corpo da vítima foi sepultado hoje, em Jussari.
Desde o fim do ano passado, quando o traficante Elinaldo Souza dos Santos, de 41 anos, conhecido como “Sebinho”, fugiu do presídio, há investidas do grupo sob sua liderança na tentativa de tomar o Salobrinho. Sebinho cumpria pena por tráfico e uma série assassinatos, num presídio de Salvador.
A disputa pela boca tem gerado mortes, tiroteios e deixado não só a comunidade do Salobrinho acuada, mas também o bairro do Banco da Vitória, onde Sebinho se esconde. O traficante é conhecido por ser frio e sanguinário. Em 2012, assumiu a autoria de uma chacina no Alto do Iraque, em Ilhéus.
Nesse sábado (27), um dia depois da morte da jovem Geovana Santos – ela estava dentro de casa acompanhada da filha de 2 anos, ninguém quis comentar o caso publicamente. Em reservado, moradores do Salobrinho relataram que o clima de terror não é de hoje e cobraram maior presença da polícia e uma ação efetiva para dar tranquilidade a todos.
“Mais uma inocente morreu em meio a uma guerra que não é nossa. Eles [os bandidos] chegam aqui, invadem casas, atiram numa mãe de família e saem com a certeza da impunidade e ameaçando a todos. Precisamos de respostas, de ação por parte das autoridades”, cobrou um morador.
Observatório Fiocruz Covid-19, divulgado na sexta-feira (26), aponta que o país se encontra em situação de colapso do sistema de saúde, ao mesmo tempo em que a pandemia vem ganhando novos contornos, afetando faixas etárias mais jovens: 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 50 a 59 anos.
De acordo com o estudo, houve aumento, médio, de 223,10% no número de óbitos entre as pessoas com menos de 50 anos de idade. A faixa de 30 a 39 anos, registrou crescimento de 352,62%. Houve incremento de 419,23% para a faixa de 40 a 49 anos e de 317,08% para a faixa de 50 a 59 anos.
Ao analisar essas faixas etárias, da Semana Epidemiológica 1 de 2021 até a 10 (7 a 13 deste mês), os pesquisadores observaram um aumento de casos de, respectivamente, 565,08%, 626% e 525,93% – o que sugere um deslocamento da pandemia para os mais jovens. Diante desse novo cenário, os especialistas defendem a adoção de dois grupos de medidas interconectados.
No primeiro grupo, as medidas urgentes, que envolvem a contenção das taxas de transmissão e crescimento de casos através de medidas de bloqueio ou lockdown (pé no freio), acompanhadas de respostas na ampliação da oferta de leitos com qualidade e segurança, bem como prevenção do desabastecimento de medicamentos e insumos.
No segundo grupo, as medidas de mitigação, com o objetivo de reduzir a velocidade da propagação (redução da velocidade). Estas medidas deverão ser combinadas em diferentes momentos e a depender da evolução da pandemia no país até que se tenha 70% da população vacinada. Veja outros detalhes do estudo em leia mais. Veja outros detalhes do estudo em leia mais.
A Secretaria de Saúde de Itabuna divulgou, neste sábado (27), o cronograma de vacinação contra o novo coronavírus para a próxima semana. A partir da próxima terça-feira (30), nas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, nos bairros, serão imunizadas, com a primeira dose, as pessoas com idade de 66 a 69 anos. O atendimento começa às 8h.
O calendário da Rede de Frio prevê, para quarta-feira (31), a vacinação de pessoas de 65, 64 e 63 anos de idade. Na quinta-feira (1º), os que têm 60, 61 e 62 anos de idade. As pessoas devem levar Carteira de Identidade (RG), CPF, Cartão SUS e um comprovante de residência.
Nesta segunda-feira (29), também serão vacinados, com a segunda dose, os trabalhadores de saúde do Departamento de Média e Alta Complexidade na Rede de Frio, fundos do Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), no período das 13h às 16h.
PACIENTES RENAIS
Na terça e quarta-feira (30 e 31) será aplicada a vacina contra o novo coronavírus em pacientes que fazem hemodiálise, inseridos no grupo de risco pela Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB-BA), também na Rede de Frio, das 8h30min às 14h30min.
Ainda na quarta-feira, haverá drive thru nas praças do Rotary, no Bairro Góes Calmon, e Antoninho Queiroz, no Fátima, para atendimento será exclusivo a idosos entre 60 e 69 anos de idade, entre 9 e 14 horas. A mesma faixa etária continuará sendo vacinada nas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família.
A polícia apreendeu cerca de 180 quilos de drogas enterrados em barris e caixas, numa área de mato do Assentamento Santa Rita, em Mascote, no sul da Bahia. Os 100 quilos de cocaína e 80 de maconha foram apreendidos durante a segunda fase da “Operação Nero”, realizada pelas polícias Militar e Civil.
Com o apoio de cães farejadores, os policiais fizeram varreduras na área e perceberam uma diferença no solo. “Na continuidade da “Operação Nero”, os policiais permaneceram vasculhando a área, cavando em locais de solo mexido e encontraram o material ilícito”, explicou o comandante da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Eunápolis), major Vagner Ribeiro.
A segunda fase da “Operação Nero” iniciada com objetivo de alcançar integrantes de uma organização criminosa envolvida com tráfico de entorpecentes e crimes contra a vida. O grupo também queimou veículos de serviço público, na cidade de Eunápolis.
360 QUILOS DE DROGAS
Ao todo, na segunda fase da ação durante esta semana, foram apreendidos mais de 360 kg de drogas, uma submetralhadora, quatro pistolas calibre 9 milímetros, um revólver calibre 44, carregadores para pistola, 38 munições para as armas e três balanças .
A ação foi coordenada pela 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Eunápolis) e contou com as participações das 7ª e 62ª CIPMs (Eunápolis e Camacan), das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Cacaueira e Mata Atlântica, além da Rondesp Sul. Todo o material foi apresentado na 23ª Coorpin.
O Grupo Teatro/Circo Maktub vai passear pelos bastidores de um dos eventos mais importantes da palhaçaria do sul da Bahia, para celebrar o dia mundial do Teatro e nacional do Circo. Par isso, o minidocumentário Palhasseata de Ilhéus: um sonho acordado estará disponível neste sábado (27), no canal www.youtube.com/grupoteatrocircomaktub.
A iniciativa faz parte do projeto Festival Palhasseata de Ilhéus e conta um pouco da história do movimento artístico surgido em 2011. o projeto nasceu como um instrumento de diálogo entre artistas independentes de Ilhéus e região.
No minidocumentário, é possível passear pelos bastidores e por dentro da Palhasseata, dando uma sensação ainda mais completa de presença. “As imagens foram captadas a partir de ângulos que só as palhaças e os palhaços acessam. O espectador, testemunha por essência, vai poder experimentar a participação pela agitação da câmera. É tudo muito onírico, tanto para quem integra o cortejo quanto quem é surpreendido na rua pela multidão de palhaços”, adianta o diretor geral, Fábio Nascimento.

A produtora do Festival Palhasseata de Ilhéus, Larissa Paixão, afirma que a realização do projeto só foi possível graças às diversas parcerias. “É um evento que requer muito trabalho na sua elaboração e produção. Para além do que fica a cargo do Grupo Teatro/Circo Maktub, contamos com a participação dos artistas para a materialização de todo esse trabalho”, completou.






















