ATLETAS REPRESENTAM URUÇUCA NO BRASILEIRO DE TAEKWONDO

JERÔNIMO CONFIRMA PRESENÇA NO ANIVERSÁRIO DE ILHÉUS

VÍDEO MOSTRA FURTO DE SORVETERIA EM ILHÉUS

MORRE JORNALISTA E EX-MODELO DANUZA LEÃO, AOS 88 ANOS

POLÍCIA APREENDE 40 QUILOS DE DROGAS QUE SERIAM DISTRIBUÍDOS NO SÃO JOÃO DE IBICUÍ

ÀS VÉSPERAS DO SÃO JOÃO, BAHIA SUPERA 5,2 MIL CASOS ATIVOS DE COVID-19

BAHIA: TSE ANULA VOTAÇÃO EM VEREADORES DO PDT EM UAUÁ; FÉLIX ANUNCIA INTERVENÇÃO EM DIRETÓRIO

GOVERNO BAIANO INJETA R$ 1,6 BI NA ECONOMIA COM ANTECIPAÇÃO DE SALÁRIO

HOSPITAL ILHEENSE TREINA EQUIPE PARA PREVENÇÃO DA VARÍOLA DO MACACO

O presidente Jair Bolsonaro
Tempo de leitura: 3 minutos

Bolsonaro não pode ser tratado como um político comum. É um criminoso que tem nas costas a reponsabilidade da morte de 300 mil brasileiros.

Carlos Pereira Neto Siuffo

Sempre foi comum se ouvir a frase “não se deve brigar por política, religião e futebol”. É uma máxima de origem conservadora, brandida normalmente por pessoas que se consideravam “neutras” ou que diziam “não gostar de política”. O futebol entra de gaiato na história.

Tal frase poderia ter até sentido em períodos de normalidade política, nos jogos eleitorais das pequenas políticas provincianas, onde cada qual buscava as suas melhoras dentro das ofertas dos grupos políticos em contenda (processos fisiológicos de atendimento das necessidades de sobrevivência das pessoas, onde quase nulas as ofertas de trabalho e de acesso por meio de concursos públicos). Comuns os atritos ocasionais, os xingamentos, mas logo superados; as mesmas pessoas transitavam de um grupo para o outro conforme as possibilidades de êxito (ainda transitam).

Pessoalmente, acho que se deve brigar por política e religião. Falo da grande política, daquela que visa efetivamente transformar o mundo e a vida das pessoas. Não se pode aceitar o mascaramento segundo o qual todos são iguais (não são), tem que se desvelar o que não é normalmente visto, mostrar que existe luta de classes e que uns são beneficiados pela suposta normalidade das coisas. Na religião há que ter respeito à todas (o Estado é laico), mas não se pode aceitar o pensamento reacionário de interpretações preconceituosas, tem que se discutir, sim, demonstrar que aquele Jesus pregado não pode nunca ser o bíblico (é o Jesus do pastor malandro). Tem que ter o diálogo, mas não pode se aceitar a homofobia, o racismo, a misoginia, o preconceito contra religiões diversas; tem que brigar contra e muito.

Normalmente quem professa tal frase quer ficar no escondidinho dos seus preconceitos e/ou privilégios. Quer ficar no panteão da sua acomodação.
Já no futebol não tem por que brigar, tem que brincar, gozar o amigo torcedor do outro time. É desporto, brincadeira. Torcidas organizadas violentas são organizações políticas de natureza fascizantes (não fazem parte da naturalidade da coisa).

Já o Bolsonaro e os bolsonaristas, em regra, são fascistas. Não são políticos simplesmente conservadores interessados apenas em conservar o seu “status quo”. Bolsonaro não pode ser tratado como um político comum. É um criminoso que tem nas costas a reponsabilidade da morte de 300 mil brasileiros – em razão de um política sanitária genocida. Em diversas ocasiões defendeu tortura, ditadura, extermínio de índios, adversários e quilombolas (negro pesado em arroba). A mídia, todos os dias, mostra a corrupção das rachadinhas.

Desse modo, Bolsonaro e bolsonaristas são criminosos e assim devem ser tratados. Faço ressalvas para a massa de evangélicos, em verdade ignorantes e manipulados, que devem ser disputados religiosa e politicamente (o que não quer dizer que não são perigosos em face do fanatismo).

A rigor, com o julgamento da suspeição do Moro, o TSE deveria anular as eleições, e não só por isso, pois há as fraudes das Fake News. A eleição de Bolsonaro foi fruto de crimes e golpe.

Bolsonaro deve ser derrubado, julgado( com o devido processo legal,mas os seus crimes são gritantes) e condenado.

Carlos Pereira Neto Siuffo é professor de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O chanceler do consenso: permanência de Ernesto Araújo no comando do Itamaraty desagrada governistas e opositores
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), reafirmou nesta sexta-feira (26) o descontentamento com o trabalho desempenhado pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. A manifestação ocorreu no final da manhã de hoje, quando Bolsonaro esteve na residência oficial do presidente do Senado para uma visita de cortesia.

Parlamentares governistas e de oposição tanto da Câmara quanto do Senado têm pressionado pela saída de Araújo da pasta, especialmente por causa das relações do Brasil com a China. Governadores também se manifestaram a favor da troca de chanceler.

“A permanência ou a saída do ministro, qualquer que seja ele, inclusive do ministro de Relações Exteriores é uma decisão que cabe ao presidente da República. O que nos cabe enquanto Senado federal, Câmara dos Deputados, enquanto parlamento, é cobrar ações, fiscalizar. Nós consideramos que a política externa do Brasil ainda está falha. Ela precisa ser corrigida, ela precisa melhorar a relação com os demais países, inclusive com a China, que é o maior parceiro comercial do Brasil”, ressaltou Pacheco na conversa.

O senador defendeu que muito além de uma avaliação pessoal sobre o desempenho do ministro, é preciso falar de ideias, sobre propostas e comportamentos. “O presidente [ Bolsonaro] apenas ouviu e veremos o que pode ser feito. Com ministro A ou B, o importante é que o ministério funcione”, conclui.

A declaração foi feita após Pacheco ter se reunido virtualmente durante três horas com governadores de 23 estados e do Distrito Federal, no início da manhã de hoje.

BUSCA POR VACINAS

Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), a reunião com Pacheco teve a vacina como ponto estratégico e a ideia é “sensibilizar o mundo para ajudar o Brasil nesse instante com mais vacinas.”

Dias disse que foi requisitada uma agenda em conjunto com a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para mais vacinas. “Também vamos trabalhar com o Reino Unido esse diálogo, com a Índia, China, Rússia e também [ estamos] acompanhando junto com o Congresso Nacional a Anvisa e Ministério da Saúde para mais celeridade em mais autorizações”, afirmou.

Ainda sobre o processo de vacinação, os governadores cobraram que haja uniformidade na imunização da população por faixa etária, coordenada pelo Ministério da Saúde, para que não haja uma diferença muito grande na conduta dos estados.

PARTICIPAÇÃO NO COMITÊ

Os governadores também cobraram assento no recém criado Comitê de Enfrentamento à Covid-19, do qual fazem parte representantes dos três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Para Wellington Dias, “não é razoável” que o grupo não tenha representantes dos estados.

Pacheco – que atuará como intermediário entre governadores e o grupo de trabalho – disse que se trata de um comitê federal que vai buscar unificação de entendimentos entre os Poderes da República, para identificar quais são as convergências e medidas que serão tomadas pelo Executivo que não terão amparo no Legislativo, e medidas legislativas da Câmara e do Senado que não terão amparo no Executivo.

“É fundamental, até para otimizar o trabalho, que haja regularidade presencial e pessoal do presidente da República, do presidente da Câmara e do Senado e do ministro da Saúde para que nós tenhamos uma ideia comum de enfrentamento da pandemia e uma uniformização de condutas”, disse.

A primeira reunião do grupo será na próxima segunda-feira (29), ainda sem horário definido. O presidente do Senado prometeu levar as reivindicações dos governadores e concordou que eles precisam ser chamados para falar sobre questões específicas de cada estado. Agência Brasil.

Morador de Uruçuca é vacinado contra a Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Uruçuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou hoje (26) a vacinação dos idosos com 65 anos ou mais contra a Covid-19. A imunização ocorre no Centro de Cultura do Município.

O prefeito Moacyr Leite Júnior (DEM) acompanha o trabalho das equipes de vacinadores. Ele destacou a importância do retorno dos vacinados para que recebam também a 2ª dose da vacina, que reforça a imunização contra o novo coronavírus.

Vista aérea de Ilhéus || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus divulgou nota sobre as medidas restritivas em vigor no município neste final de semana. Apenas serviços essenciais vão poder funcionar das 18 horas desta sexta-feira (26) até as 5h de segunda-feira (29). A comercialização de bebidas alcóolicas será novamente proibida nesse período.

Poderão funcionar todos os serviços ligados direta e indiretamente ao combate da pandemia de Covid-19, além de farmácias, supermercados, açougues, padarias e congêneres.

Por força de leis do município, academias de ginástica e igrejas são consideradas prestadoras de serviços essenciais e poderão abrir no fim de semana, desde que respeitem os protocolos sanitários contra a Covid-19 e o toque de recolher, que vigora das 18h às 5h. Contudo, nas academias, as atividades coletivas estão vetadas.

De acordo com a nota, continuam suspensas atividades que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: desportos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, encontros científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins.

Show também vai marcar lançamento do primeiro álbum da banda itabunense
Tempo de leitura: < 1 minuto

A banda itabunense Manzuá vai se apresentar neste sábado (27), às 16 horas, no encerramento da 7ª edição do Festival de Cinema Baiano (Feciba). O show será transmitido ao vivo pelo canal do Feciba no Youtube.

A apresentação vai marcar também o lançamento do álbum homônimo da Manzuá, o primeiro da banda. O PIMENTA conversou com dois artistas do grupo, Mither Amorim e Briza Aziz, sobre o trabalho autoral – relembre aqui.

PROGRAMAÇÃO

Os 10 longas, 10 médias e 30 curtas-metragens que estão na grade de programação do festival ainda podem ser assistidos até as 22h desta sexta-feira (26), no site www.feciba.com.br/2021.

Com o tema ‘Dentro de casa, asa’, esta edição se destaca por conectar os filmes com o público, pela primeira vez, exclusivamente por meio da internet. O evento é uma produção do Núcleo de Produções Artísticas (Núproart) e da Voo Audiovisual e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Pé de cacau na Mata Atlântica do Sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Principal produto agrícola do Sul da Bahia, o cacau, cujo dia é comemorado nesta sexta-feira (26), é também um aliado do meio ambiente. Graças a uma de suas características de cultivo, o cacau é um dos responsáveis pela preservação de áreas remanescentes da Mata Atlântica, que concentram uma das maiores biodiversidades do planeta. Com a cabruca, o sistema agroflorestal da região, o manejo da cultura cacaueira é feito à sombra das árvores nativas.

Com produção de cerca de 110 mil toneladas na última safra 2020, de acordo com o IBGE, a lavoura dá sinais de recuperação. Na outra ponta, a aposta na agroindústria consolida o Sul da Bahia como polo de produção de chocolates, com cerca de 70 marcas que já conquistaram mercado no Brasil e no exterior, impulsionadas pelo Chocolat Festival, em Ilhéus, maior evento do gênero na América Latina.

O gerente da CRV Costa do Cacau, Maurício Sena, afirma que a data de hoje estreita o laços da empresa com a região onde a empresa chegou para contribuir com seu desenvolvimento socioeconômico e a conservação ambiental.

A CVR Costa do Cacau é a única no Sul da Bahia credenciada para a destinação adequada de resíduos sólidos, com licenças ambientais concedidas pelo Ibama e Inema. Instalada às margens da Rodovia Jorge Amado, entre Ilhéus e Itabuna, a empresa preserva área da Mata Atlântica, que inclui o cultivo de cacau cabruca. O nome da companhia foi escolhido justamente para homenagear o produto símbolo da região, explica Maurício Sena.

Informe publicitário.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria Municipal de Itacaré iniciou, nesta sexta-feira(26), a vacinação dos membros das comunidades quilombolas. A primeira comunidade beneficiada com a vacina foi o quilombo urbano Porto de Trás. E na próxima segunda-feira será a vez da vacinação na comunidade do João Rodrigues.

A relação de comunidades quilombolas que serão vacinadas com o cronograma de visitas da equipe de vacinação vai depender da entrega da lista de cadastrados por parte das associações. Em Itacaré existem atualmente seis comunidades reconhecidas como quilombola pela Fundação Palmares.

Paralelo a esse trabalho, a Prefeitura de Itacaré também está realizando a vacinação dos idosos acima de 68 anos e os pacientes que fazem tratamento de hemodiálise. Para isso os idosos acima de 68 anos devem se dirigir aos stands de vacinação montados pela Prefeitura na Praça São Miguel, na sede, e na praça principal do distrito de Taboquinhas para fazer o cadastro e já tomar a vacina contra o Covid-19. Os estandes funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Para se cadastrar e ser vacinado é preciso que o idoso nessa faixa etária apresente o Cartão do SUS, RG, cartão de vacinação e comprovante de residência.

Os pacientes que fazem hemodiálise podem se dirigir aos estandes de vacinação, pois a lista com o cadastro já se encontra no local. E como parte de mais ação da Prefeitura para garantir um número maior de pacientes vacinados, serão colocados neste sábado pontos extras de vacinação nas feiras de Itacaré e do distrito de Taboquinhas. Mas é necessário que as pessoas estejam com o cartão do SUS e o RG.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

A vida refletida é a mais nova obra do cronista Antônio Lopes

A Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Editus) acaba de entregar ao mercado consumidor o novo livro do cronista Antônio Lopes, A vida refletida. O livro reúne 58 pequenos relatos do dia a dia, nos quais o autor, seguindo a fórmula clássica da crônica literária, não deixa faltar humor e ironia – ferramentas essenciais à crítica social –, mas não se descuida do lirismo, componente que contribui para aproximar o gênero crônica do gênero poesia em prosa.

– Ao finalizar A vida refletida, cumprimos, neste tempo tão difícil, mais uma etapa do nosso objetivo como editora pública, que é a propagação das diversas formas de manifestação literária, seja a produção acadêmica, propriamente dita, seja, como neste caso específico, a literatura de ficção”, diz Rita Argollo, diretora da Editus.

Para o empresário e escritor Joaci Góes, “o pensamento de Leon Tolstoi, segundo o qual para conquistar o mundo precisamos, antes, conquistar nossa aldeia, também está presente no acendrado amor que Antônio Lopes dedica, em prosa e verso, a Buerarema, pequena cidade ao sul da Bahia, na região cacaueira”.

Destacando a capacidade que tem o autor de transformar as “miudezas” da aldeia natal em boa literatura, salienta Joaci, na apresentação do novo livro de Lopes: “Provavelmente, se Antônio Lopes tivesse produzido sua surpreendente obra em Paris, Londres, Roma ou New York, não faltasse quem dissesse que só a partir de domicílios tão cosmopolitas seria possível produzir literatura de conteúdo e forma tão marcadamente universais”.

“CRUEL COINCIDÊNCIA”

A vida refletida é o segundo título do mesmo autor publicado este ano. Em fevereiro, ele lançou, pela Editora A5/Itabuna (à venda em www.a5editora.com.br), a antologia A bela assustada.

“Esta ´inflação´ de livros e a crise sanitária que vivemos é só uma cruel coincidência, nada têm em comum”, brinca Lopes, para quem “a obra definitiva sobre o grande mal que está matando os brasileiros já foi feita por Aleilton Fonseca, com o poema-livro A terra em pandemia (Mondrongo/2020”).

Emasa e prefeitura fazem limpeza do canal de macrodrenagem do Santo Antônio
Tempo de leitura: 2 minutos

Acordo de cooperação técnica entre Prefeitura de Itabuna e Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) vai viabilizar a canalização de todo o esgoto residencial que atualmente é lançado no canal de macrodrenagem do bairro Santo Antônio. O anúncio foi feito pela presidência da empresa e pelo prefeito Augusto Castro, após visita feita ontem (25), marcando início das ações de limpeza e obras.

Ao visitar o bairro Santo Antônio para acompanhar os trabalhos de limpeza que estão sendo executados em toda a extensão do canal, o prefeito Augusto Castro (PSD) e o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, anunciaram a obra de canalização do esgoto, antiga reivindicação dos moradores, que sofrem com o mau cheiro, a presença de insetos e animais peçonhentos, alagamentos e o retorno do esgoto para as casas em períodos de chuva.

– Durante a campanha eleitoral, nas vindas ao bairro Santo Antônio, o que mais ouvimos da população foram pedidos para resolver a situação desse canal. Agora, junto com Emasa, vamos resolver em definitivo a questão do esgoto e assim oferecer uma melhor qualidade de vida para as pessoas que moram na proximidade do canal”, disse Augusto.

Segundo Raymundo Mendes Filho, após a limpeza do canal em aproximadamente 1,5 quilômetro serão implantadas redes coletoras de esgoto, que vão levar os dejetos através de dutos até a destinação final. “Temos mais de um quilômetro de canal. Vamos implantar nas duas margens tubulações interceptoras com poço de visita para receber o esgoto despejado. E assim, deixar o canal livre para a drenagem pluvial e viabilizar a sua revitalização”, explicou Raimundo.

As redes interceptoras devem totalizar cerca de dois mil metros. “Com esse trabalho, vamos eliminar todo o transtorno que é causado aos moradores das ruas Santos Dumont e adjacências, como a presença de insetos, roedores e mau odor. Assumimos o compromisso de cuidar das pessoas de nossa cidade e não vamos poupar esforços para alcançar esse objetivo”, garantiu o prefeito Augusto Castro.

Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna terá restrição total das atividades não essenciais a partir das 18h de hoje (26) até as 5h de segunda-feira (29), informa a Prefeitura, para tentar ampliar ainda mais o isolamento social e reduzir o avanço da transmissão da covid-19 no município. A medida restritiva consta do Decreto 14.344/2021, que ampliou o horário do toque de recolher.

Segundo comunicado da Prefeitura, fica autorizado somente “o funcionamento dos serviços essenciais, prioritariamente as atividades relacionadas a saúde, comercialização de gêneros alimentícios, feiras livres, segurança e ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde, bem como as atividades de urgência e emergência, em todo o território do Município”.

O QUE ESTÁ AUTORIZADO

Em conformidade com o Decreto 10.282/2020, do Governo Federal e legislação municipal, consideram-se serviços essenciais clínicas médicas, de fisioterapia; consultórios odontológicos; farmácias; postos de combustível; borracharias; oficinas mecânicas; indústrias; empresas de construção civil; transporte coletivo; serviços funerários; supermercados; mercados; mercearias; hortifrútis granjeiros; padarias; açougues; abatedouros de aves e peixarias; centrais de abastecimento.

Ainda, revendas de gás e água; casas lotéricas; casas de materiais para construção; casas de produtos agropecuários; clínicas e estabelecimentos de produtos veterinários; serviços de telecomunicações e internet; serviços de radiodifusão sonora; de sons e imagens; atos religiosos litúrgicos e atividades físicas. A autorização para funcionamento das feiras livres está limitada, exclusivamente, à comercialização de gêneros alimentícios, sendo vedada qualquer outra atividade.

Até o dia 29, fica permitido o delivery de alimentos, até a meia-noite, e excepcionalmente, fica autorizada a comercialização de ovos da páscoa e chocolates, nas modalidades delivery, drive thru ou retirada no local. No período, está proibida a comercialização de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento, inclusive pelo sistema de entrega em domicílio (delivery).

As academias, centros de treinamento, estúdios e demais estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, poderão funcionar, respeitando todos os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado, o uso de máscaras, a manutenção da circulação de ar natural dos ambientes, bem como a capacidade máxima de lotação de 30%.

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, de forma presencial, atendendo ao horário determinado para a restrição de locomoção noturna que é das 18 horas, podendo ser estendido até as 19h30min, desde que realizados de forma virtual, mas respeitados os requisitos de respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras; instalações físicas amplas, que permitam circulação de ar natural em todo o ambiente; e limitação da ocupação ao máximo de 30% da capacidade do local.

ATIVIDADES PROIBIDAS

Ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, a exemplo de cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, parques, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins.

Fica proibida a realização ou execução de atividades desportivas, aulas de dança e ginástica ou demais atividades físicas que promovam contato físico.

Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Butantan desenvolveu uma nova fórmula de vacina contra a Covid-19. A entidade ligada ao Governo de São Paulo pedirá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a testagem.

O governador João Doria (PSDB) convocou uma entrevista coletiva para a manhã desta sexta-feira (26), ao lado do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, para dar uma notícia “da ciência, que nos enche esperança na luta contra a Covid-19”. Doria não antecipou o assunto da coletiva.

Diferentemente da Coronavac ou da vacina de Oxford, em que os parceiros nacionais podem produzir uma capacidade limitada de doses, na nova vacina o Instituto Butantan é o principal desenvolvedor dentro de um consórcio e poderá produzir a maior parte dos imunizantes.

A informação do desenvolvimento da vacina, que se chamará Butanvac, foi confirmada pela CNN na noite desta quinta-feira (25). O pedido de autorização para testes contempla as fases 1 e 2 dos estudos, que analisam a segurança e a capacidade de promover resposta imune. A fase da eficácia, na qual as vacinas podem pedir o uso emergencial ou o registro definitivo, é a terceira fase.

VACINA NACIONAL

Mesmo com imunizantes de farmacêuticas renomadas e de eficácia comprovada contra a Covid-19, já em aplicação no Brasil, especialistas afirmam ser essencial que o país tenha uma vacina nacional.

O desenvolvimento próprio é importante para baratear os custos da vacinação em massa. Uma vacina brasileira permitiria distribuição mais ampla, rápida e barata da imunização.Leia Mais

Governador Rui Costa assinou decretos nesta quinta-feira (24)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (26) trará três decretos que asseguram a destinação de recursos para o FazCultura, o FazAtleta e o Fundo Garantia-Safra. Os documentos foram assinados pelo governador Rui Costa (PT) nesta quinta-feira (25).

De acordo com o Governo do Estado, somente para o FazCultura serão R$ 15 milhões destinados por meio de incentivo fiscal. O decreto terá efeito até 31 de dezembro de 2021. O Fazcultura viabiliza ações de patrocínio tendo como base renúncia de recebimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) pelo Estado em favor da aplicação direta em atividades culturais.

Para o FazAtleta, também como incentivo fiscal, foram destinados R$ 4,5 milhões. Os recursos vão para o Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia.

O Estado também vai garantir o pagamento do Fundo Garantia-Safra para 242.620 famílias de produtores rurais que aderiram ao benefício na safra 2019/2020. Cada agricultor familiar vai receber R$ 850, totalizando investimento de quase R$ 33 milhões.

Centro Covid de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Subiu de 12.231 para 12.364 o total de casos confirmados de Covid-19 em Ilhéus, com o registro de 133 novos diagnósticos positivos entre terça-feira (23) e quarta-feira (24). As informações são da Secretaria Municipal de Saúde.

Dos 81 leitos de terapia intensiva mantidos pelo SUS na cidade para tratamento da doença, 76 estão ocupados.

Até o momento, o novo coronavírus matou 360 moradores de Ilhéus; outros 13.605 testaram positivo para a doença e se recuperaram.

CAR prevê conclusão da obra nos próximos meses, informa Prefeitura
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura reiniciou nesta semana a construção do mercado municipal de Itacaré, que terá boxes, cobertura, piso, canteiros, área de lazer e estacionamento. De acordo com o governo do prefeito Antônio de Anízio (PT), a Companhia de Ações Regionais (CAR), empresa pública do Governo da Bahia, informou que as obras vão ser concluídas nos próximos meses, sem especificar a data de entrega.

Para o prefeito, o novo mercado será um marco na história da cidade e vai garantir um espaço muito melhor para os feirantes e consumidores, estimulando a economia local.

O empreendimento é fruto de um convênio de R$ 708.655,94, que envolve o Governo do Estado, a Prefeitura de Itacaré e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul, entidade presidida por Antônio de Anízio. A empresa Patamar Empreendimentos Imobiliários venceu a licitação para tocar a obra.

REURBANIZAÇÃO

O prefeito também destacou a reurbanização da área em torno do novo mercado, feita com recursos municipais. A etapa atual do serviço compreende o nivelamento e o alargamento da rua e a construção de estacionamentos. A iniciativa vai alcançar também as vias transversais próximas à da feira.

Cátia Raulino, que se passava por jurista na Bahia, é presa || Foto Nara Gentil/Correio24h
Tempo de leitura: < 1 minuto

Acusada de estelionato, falsificação de documento público e falsidade ideológica, Cátia Raulino foi presa na quarta-feira (24), no estado de Santa Catarina, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela 9ª Delegacia Territorial da Boca do Rio, em Salvador. Cátia se apresentava como professora de Direito com títulos de pós-graduação e jurista.

Ela encontra-se custodiada na Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) e aguarda transferência para a capital baiana. O inquérito instaurado pela 9ª DT/Boca do Rio foi concluído e encaminhado para a Justiça, em outubro de 2020, com indiciamento da suspeita.

“No cumprimento do mandado de busca e apreensão, descobrimos que ela havia fugido para outro estado. Nas investigações entramos em contato com a Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública de Santa Catarina, onde ela foi localizada e o mandado de prisão, cumprido”, informou o titular da 9ª DT, delegado Antônio Carlos Magalhães Santos.

RELEMBRE O CASO

A falsa professora passou a ser investigada em agosto de 2020, após alunas de um curso de Direito no qual ela era professora a terem denunciado por plágio. Ela alegava ser formada em Direito e possuir mestrado, doutorado e pós-doutorado, mas as universidades nas quais ela diz ter concluído os cursos negam tais formações.

A mulher chegou a apresentar documentos na 9ª DT, porém nenhum continha comprovação das graduações e títulos que afirmava ter.