Jornalistas que atuam nas cidades de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca, na região Sul da Bahia, reuniram-se, nesta terça-feira (23), para a primeira edição do Encontro Regional com a Imprensa, evento promovido pela equipe de comunicação da empresa Bahia Mineração (Bamin). Profissionais de 13 veículos de imprensa discutiram os desafios da produção de notícias em tempos de fake news e das informações que circulam velozmente no WhatsApp.
O debate, em formato remoto, foi capitaneado pela jornalista Silvana Oliveira, gerente de jornalismo da Rádio Sociedade da Bahia. Com a experiência de quem atua na área desde o final da década de 1980, Silvana foi responsável pela consolidação da BandNews FM Salvador, além de ter trabalhado como apresentadora da Rádio Metrópole e gerenciado o jornalismo da TVE.
Silvana apresentou aos jornalistas a palestra intitulada “Notícia: agilidade, WhatsApp e fake news”. Ela destacou a importância do jornalismo regional para a cobertura de fatos que repercutem em todo o estado. Acrescentou que o profissional da comunicação em cidades do interior é cada vez mais importante para a produção de conteúdos jornalísticos apurados com rigor e apresentados de forma clara.
Um dos perigos na produção das notícias, enfatizou Silvana Oliveira, é a “confusão de informações” compartilhadas massivamente, que podem gerar dados imprecisos ou inverídicos. Com os riscos desse cenário no centro do debate, houve intensa troca de experiências entre os profissionais no evento, o que tornou o Encontro Regional com a Imprensa uma oportunidade de discutir os desafios do cotidiano nas redações.
“Adorei a iniciativa da Bamin e a intervenção da Silvana. Gostaria de participar em outras ocasiões”, comentou no chat virtual o jornalista Roberto Santana, da revista Folha da Praia Online. Também atenta ao debate, a jornalista Caliana Mesquista, da RádioZap Circo Brasileiro, sinalizou que jornalistas precisam ser cada vez mais engajados e parabenizou a empresa pela iniciativa.
Participaram do evento os seguintes jornalistas (em ordem alfabética): Caliana Mesquita (RádioZap Circo Brasileiro), Daniel Thame (Blog do Thame), Danilo Matos (Ilhéus 24 horas), Fábio Roberto (Fábio Roberto Notícias), Francisco Seixas (Blog do Chicó), Jéssica Graziele (Blog Ilhéus em Resumo), Jonildo Souza da Glória (Blog Jonildo da Glória), Laudicea Carvalho (Ilhéus Notícias), Neri Góes (Revista Serra Grande), Paulo Leonardo (Portal Vermelhinho), Roberto Santana (Folha da Praia Online), Thiago Dias (Pimenta Blog) e Viviane Cabral (Blog Tempo Presente).
Foi na transição da Fespi para a Uesc que Haroldo Lima pôde despontar para minha geração como o que sempre foi: um orador brilhante, um dirigente afetuoso, um político estudioso, um defensor das causas da Bahia e do Brasil.

Numa madrugada de inverno de 1986, a pequena célula “emarquiana” do PCdoB iria fazer sua primeira ação eleitoral: colar nos alojamentos masculinos a propaganda de Haroldo Lima para deputado federal. Balde, soda cáustica, farinha de trigo, vassoura. Ainda guardo no rosto respingo da cola e a cicatriz da ferida e, no coração, os tempos idos de descoberta e rebeldia.
Na Emarc-Ur me fiz comunista, entre leituras amadianas e artigos de Haroldo, aquele deputado, líder do PCdoB, que emergia da clandestinidade como fênix, após vinte anos de arbítrio de uma ditadura militar feroz e implacável, que espancou, torturou, assassinou, prendeu e baniu.
No ano de 1986 haveria eleições para a Assembleia Constituinte, e os comunistas baianos do sul buscavam reeleger Haroldo Lima. Militante oriundo da Juventude Universitária Católica (JUC), um dos responsáveis pela incorporação da Ação Popular ao PCdoB, ele enfrentou a ditadura, resistiu à tortura, ao cárcere e à barbárie de cabeça erguida. E venceu!
A chegada na Fespi de parte daquela célula da Emarc foi uma alegria. Na entrada, Ramon Vane recitando o “Poema Sujo” de Ferreira Gullar e o megafone de Déa Jacobina, a carismática líder estudantil, nos davam boas-vindas. Foi na transição da Fespi para a Uesc que Haroldo Lima pôde despontar para minha geração como o que sempre foi: um orador brilhante, um dirigente afetuoso, um político estudioso, um defensor das causas da Bahia e do Brasil.
Em 1987, a crise no modelo híbrido (subfinanciamento pela Ceplac, complementado pelas mensalidades), que sustentou a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna desde sua fundação, tinha chegado ao auge. No movimento estudantil, o PCdoB dirigia o DCE e organizava a luta contra aumentos de mensalidades e pela estatização. Neste ano o deputado Haroldo Lima consegue um recurso extra no Ministério da Educação do governo Sarney, que possibilita à FESPI pagar os salários dos professores e seguir sem onerar os estudantes, congelando as mensalidades.
Mas é no ano de 1988, com as palavras de ordem “parar pra acertar” e a campanha “Ô estadualiza ou pifa”, que foi possível o desencadeamento de uma greve com o qual o movimento estudantil e acadêmico arrancaram, após 7 meses de intensa mobilização política, a estadualização da Fespi e a gratuidade do ensino. Deste processo participaram intensamente a militância do PCdoB e o deputado federal Haroldo Lima. O governador Waldir Pires, antevendo o futuro, queria federalizar a Fespi, com o correto argumento de que era preciso investimento federal no ensino superior da Bahia, o que só viria acontecer 25 anos depois, com a criação, pela presidenta Dilma Rousseff, da Universidade Federal do Sul da Bahia.
No início dos anos 90, quando a transição da Fespi para universidade se alongou e o impasse institucional se deu em função do Patrimônio da Universidade e outras burocracias, foi de novo Haroldo Lima quem construiu a saída. Mesmo um tenaz opositor do então governador Antônio Carlos Magalhães, Haroldo utilizou de sua amizade com o deputado Luís Eduardo Magalhães, vizinho de apartamento funcional em Brasília, para relatar as dificuldades institucionais da Fespi e cavar uma audiência da comunidade universitária com o então governador ACM. Presente na reunião, vi quando ACM se dirigiu a Haroldo Lima e disse: “Haroldo, você não precisa de intermediários para falar comigo!”.
Desta reunião ficou decidido que a Fespi seria estadualizada e viraria a Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, o que de fato ocorreu meses depois, numa solenidade no auditório do Pavilhão Jorge Amado, onde o então estudante Wenceslau Jr., recém-eleito presidente do DCE, foi intensamente aplaudido pelos presentes, como reconhecimento da condução vitoriosa do movimento estudantil para aquele desfecho. A maior conquista da minha geração.
Ultimamente, conversava com Haroldo sobre sua participação na vice-liderança da Comissão Permanente do Índio, presidida pelo deputado xavante Mário Juruna, que deu origem à atual Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, os avanços conquistados na Constituição de 1988 e a luta dos povos indígenas pelos seus direitos. Não deu tempo de levá-lo à Marcha dos Tupinambás em Olivença, como combinado.
A nefasta política genocida do governo Bolsonaro, que boicotou vacinas e protocolos (e certamente colaborou para a morte prematura de Haroldo e de quase 300 mil vítimas da covid-19 no Brasil), só me faz ter a certeza da necessidade da construção de uma frente ampla, como defendia Haroldo, para que possamos derrotar o fascismo negacionista e descortinar o futuro de prosperidade para o povo brasileiro.
E, quando tudo isso passar, haveremos de fazer uma grande homenagem a este homem público imprescindível. Tomara que a Uesc esteja presente.
Haroldo Lima Vive!
Élvio Magalhães presidiu o Diretório Central dos Estudantes Carlos Mariguella, da Uesc; é membro da direção estadual do PCdoB na Bahia e assessor do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB).
O Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado da Bahia pediram que a Justiça obrigue o município de Cruz das Almas a cumprir integralmente as medidas de restrição social impostas a todos os municípios da Bahia pelo governo estadual e a revogar imediatamente a autorização para funcionamento de academias.
O MP e a Defensoria pedem a revogação do decreto municipal 278 de 2021, assinado pelo prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos) para autorizar o funcionamento das academias com a limitação da capacidade máxima de 30%. O decreto do estado proíbe a abertura desse tipo de estabelecimento até a próxima segunda-feira (29).
Ao iniciar o processo, órgãos também levaram em conta a pressão da pandemia de Covid-19 sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), com ocupação alta dos leitos de terapia intensiva para tratamento da doença na macrorregião Leste de Saúde, que abrange o município de Cruz das Almas e, no último sábado (20), tinha 203 pessoas à espera de vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
As dificuldades para a manutenção de uma empresa no período da pandemia, levaram diretores que integram o comitê de Covid-19 da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) a se reunirem nesta terça-feira, 23, para encontrarem uma solução. Os empresários vão apresentar uma série de reivindicações à Prefeitura para redução dos encargos.
Os empresários destacaram alguns pontos de contrapartida municipais diante das restrições. Dentre elas, estão a necessidade de isenção do IPTU e taxas de alvará para as empresas que sofreram fechamentos por conta da pandemia, prorrogação do ISS ou isenção por 06 meses, isenção da taxa de publicidade e isenção da tarifa de água (bares, restaurantes e empresas de eventos).
O presidente da ACI, Sérgio Velanes, destacou que a carta será apresentada em breve ao Executivo e vai solicitar necessidades urgentes da cadeia produtiva da cidade. “É uma questão de sobrevivência. A nossa preocupação aumenta porque as empresas estão enfrentando dificuldades e precisam do apoio do Poder Municipal para continuarem funcionando e mantendo os empregos”.
O Hospital Regional Costa do Cacau inaugurou, na última segunda-feira (22), a Unidade de Assistência Respiratória (UAR), que acolhe pacientes infectados pelo novo coronavírus. Localizado em Ilhéus, o Costa do Cacau é o hospital de referência para a internação de grande parte dos pacientes com Covid-19 do município e das cidades vizinhas.
O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), usou as redes sociais para agradecer ao governador Rui Costa (PT) e ao secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, pela abertura da nova unidade do hospital.
O Grupo Carrefour Brasil anunciou, hoje (24), a compra do Grupo Big Brasil em negócio avaliado em R$ 7,5 bilhões. O Big é dono das marcas Bompreço, Maxxi Atacado, Walmart e Sam´s Club no Brasil.
O negócio foi confirmado por meio de comunicado em que o Carrefour diz que a aquisição expandirá a sua presença no Nordeste e Sul do país, com ‘forte potencial de crescimento”.
Com a aquisição, o Carrefour diz que ampliará a base de clientes do grupo de 45 milhões para 60 milhões de clientes. O negócio ainda depende de autorização do Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
O Carrefour é dono do Atacadão, que possui uma loja na Rodovia Ilhéus-Itabuna, e o Big é detentor de duas marcas presentes em Itabuna, o Maxxi e o Bompreço.
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu ao Instituto Federal Baiano (IF Baiano) a Patente de Invenção do processo Extração de amido do fruto da pupunheira (Bactris gasepaes Kunth), nesta terça-feira (23), por meio da publicação da carta-patente Nº BR 102015024387-1. Este é o primeiro registro de carta-patente conferido ao Instituto.
O INPI concede três tipos de patentes; a Patente de Invenção, o Modelo de Utilidade e o Certificado de Adição de Invenção. No caso da Patente de Invenção, são reconhecidos produtos ou processos que atendam aos requisitos de atividade inventiva, novidade e aplicação industrial, caso do novo método de extração do IF Baiano.
Com o título, o IF Baiano detém todos os direitos de cessão e licenciamento da tecnologia por 20 anos, contados a partir da data do depósito do pedido de registro no INPI, 23 de setembro de 2015.
O novo método é resultado de pesquisas iniciadas do projeto de doutorado do docente titular do IF Baiano, Biano Alves de Melo, junto ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a orientação dos professores Paulo Almeida e Karen Pontes (que também são autores da invenção). Os trabalhos foram desenvolvidos no Centro de Tecnologia de Alimentos (CTA) do IF Baiano, no Campus Uruçuca, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb).
A INOVAÇÃO
O processo inovador isola os grânulos de amido do fruto da pupunheira (Bactris gasepaes Kunth), a pupunha, para possíveis aplicações na área de alimentos e embalagens biodegradáveis. O que motivou os pesquisadores foi a observação de que grandes volumes de resíduos são gerados e descartados no beneficiamento agroindustrial da pupunha, principalmente no Sul da Bahia.

Quando verificaram que a polpa do fruto – rica em amido – tinha grande potencial de uso, principalmente na alimentação, os pesquisadores pensaram numa alternativa para melhor aproveitá-la, vencendo a complexidade e a lentidão dos processos anteriores de beneficiamento da pupunha.
O novo método conseguiu otimizar a separação dos grânulos do amido e preservar suas características. “A inovação se deu em quatro etapas, sendo a primeira direcionada à otimização da extração do amido do fruto da pupunheira, a segunda etapa à caracterização química e funcional do amido, a terceira etapa ao estudo das propriedades térmica, morfológica e estrutural do amido e a quarta etapa à aplicação do amido obtido em alimentos e na produção de um compósito termoplástico biodegradável”, esclarece o pesquisador.
O compósito termoplástico biodegradável é outra inovação da pesquisa e também já foi depositada junto ao INPI, sob o registro nº BR20201602354.
CONTRIBUIÇÃO PARA A CADEIA PRODUTIVA
O pesquisador destaca as contribuições do novo método para a cadeia produtiva da pupunheira. “As propriedades do amido do fruto da pupunheira indicam um potencial de aplicação bastante amplo, podendo ser aproveitadas diretamente nas indústrias de alimentos, cosméticos, fármacos ou de termoplásticos destinados à confecção de materiais para os quais o caráter biodegradável seja desejável”, explica.
A direção do IF Baiano avalia o reconhecimento da patente como uma conquista, que “marca o caminho ascendente de incentivo à inovação na instituição”. Pesquisadores da entidade aguardam resposta do INPI para outros 28 pedidos de registro.
A Prefeitura de Itabuna começou a cadastrar famílias para distribuição do peixe da Semana Santa. Porém, o que se viu foi muita aglomeração, apesar do novo coronavírus.
Na Urbis IV (foto acima), pessoas formavam longas filas, todas bem coladinhas, aglomeradas.
Quem é o povo na fila do peixe? Em tempos de pandemia, isca para covid-19.
O empresário Almir Mesquita, de 63 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (24) em decorrência da Covid-19. Ele era proprietário da Turkey Telecom, da Mesquita Embalagens e de outras empresas.
A informação foi passada ao BG por Cláudio Cardoso, gerente da Turkey em Ilhéus. Almir estava internado há 35 dias no Hospital Cárdio Pulmonar, em Salvador.
O empresário deixa esposa, três filhas e três netos e um legado de empreendedorismo em Ilhéus. Sua destacada atividade empresarial gerou cerca de 100 empregos na cidade.
IRMÃ TAMBÉM MORREU DE COVID-19
Há quase meses, em novembro do ano passado, Almir Mesquita perdeu a irmã, a médica Alba Mesquita, para a Covid-19 (reveja aqui). Alba era médica do Samu em Ilhéus e de unidades de saúde do município. Ela ficou internada por 30 dias no Hospital de Ilhéus, falecendo em 22 de novembro. Com informações do Blog do Gusmão.
Nesta quinta-feira (25), das 7h às 11h, Itabuna terá mais uma edição da Feira da Agricultura Orgânica, no saguão do Espaço Cultural Josué Brandão (Câmara de Vereadores). Frutas, verduras e hortaliças certificadas de qualidade e sem agrotóxico são comercializadas na feira.
Todas as medidas de segurança estão sendo adotadas para evitar a contaminação pelo coronavírus, como por exemplo, distanciamento entre as barracas e uso de álcool gel 70%, além da obrigatoriedade do uso de máscara facial.
O projeto é ampliar o número de pequenos produtores participantes, inclusive com a abertura de novos mercados, segundo o Departamento de Agricultura do Município.
Portaria publicada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Diário Oficial da União de hoje (24) retira do cálculo que define o valor da renda per capita (por habitante) familiar benefícios concedidos a idosos e a pessoas com deficiência.
Segundo a medida, os benefícios previdenciários de até um salário mínimo (R$ 1.100) ou os de prestação continuada concedidos a idosos com idade acima dos 65 anos ou a pessoas com deficiência não deverão mais compor o cálculo que define qual é o valor da renda per capita de uma família.
A renda per capita familiar é utilizada como referência para a inclusão ou não de uma pessoa em programas sociais do governo federal, como é o caso do auxílio emergencial, do Bolsa Família e de programas sociais – entre eles, os voltados à habitação.
Haroldo Lima, ex-deputado federal e ex-presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), faleceu na madrugada desta quarta-feira (24), no Hospital Aliança, em Salvador, vítima do novo coronavírus (Covid-19). Com 81 anos de idade, Haroldo Lima estava internado por causa da doença e chegou a ser intubado no final da semana passada.
A morte do ex-deputado foi confirmada pelo presidente do diretório baiano do PCdoB, Davidson Magalhães. “Com muita dor, comunicamos o falecimento do histórico dirigente do PCdoB Haroldo Lima, mais uma vítima da Covid-19, na madrugada do dia 24/03”, informou o dirigente em nota. “Haroldo lutou bravamente por longos dias contra a doença, mas não resistiu às complicações provocadas pelo novo coronavírus”, completou.
A TRAJETÓRIA DE HAROLDO LIMA
Nascido em família tradicional de Caetité, Haroldo Lima tem 81 anos. Destacou-se na política nacional como membro da Ação Popular, movimento revolucionário contra a ditadura instaurada pelo Golpe de 1964. Em 1976, foi preso e torturado pelo regime.
Elegeu-se deputado federal pelo PMDB em 1982. Foi deputado da Constituinte de 1988, representando o PCdoB/BA. De 2005 a 2011, comandou a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por 3 a 2, concedeu habeas corpus para reconhecer a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro na condução da ação penal que culminou na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro referentes ao triplex em Guarujá (SP). Nesta terça (23), a maioria do colegiado seguiu o voto divergente do ministro Gilmar Mendes para determinar a anulação de todas as decisões de Moro no caso do triplex do Guarujá.
A decisão da 2ª Turma incluiu os atos praticados na fase pré-processual, por entender que ele demonstrou parcialidade na condução do processo na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR). A defesa buscava a nulidade da ação penal relativa ao triplex e dos demais processos a que o ex-presidente responde em Curitiba.
Entre outros argumentos, os advogados sustentavam que o fato de Moro ter recebido e aceitado o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para assumir o Ministério da Justiça a partir de janeiro de 2019 demonstra a sua parcialidade em relação ao ex-presidente e revela que ele teria agido durante todo o processo com motivação política.
O julgamento estava empatado, com dois votos contra a suspeição do ex-juiz – ministro Edson Fachin (relator) e ministra Cármen Lúcia – e dois pela parcialidade do magistrado – ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Na sessão de hoje, o ministro Nunes Marques proferiu voto-vista acompanhando o relator, e a ministra Cármen Lúcia, que havia votado pelo não conhecimento do HC, reajustou seu voto para, no mérito, acompanhar a divergência e reconhecer a suspeição.Leia Mais
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na BR-415, em Itabuna, dois carros lotados com cigarros contrabandeados. A apreensão ocorreu em operação realizada em conjunto com a Polícia Militar, na tarde de ontem (22).
Um dos veículos com contrabando foi descoberto depois de o motorista ser flagrado fazendo ultrapassagem em local proibido. No carro, um GM Onix, estavam dois homens, de 42 e 45 anos. O veículo estava lotado de cigarro contrabandeado.
Logo em seguida, um segundo veículo que seguia junto, foi interceptado e dentro do carro também foram apreendidos pacotes de cigarros contrabandeado. Nos dois veículos foram apreendidas 11.610 carteiras de cigarros.
Os presos relataram que o carregamento ocorreu em São Paulo. Eles contaram que os cigarros tinham como destino o comércio informal de Itabuna. Os ocupantes dos dois carros foram levados, com os veículos e a carga ilícita, para a Polícia Federal de Ilhéus.
O governador Rui Costa anunciou, na noite desta terça-feira (23), a suspensão do transporte intermunicipal na Bahia. A medida terá validade de 1º a 6 de abril. A medida restritiva será publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (24).
“A intenção é evitar aglomeração no interior do estado. Sei que as pessoas costumam viajar para visitar familiares, mas neste momento precisamos conter a disseminação do coronavírus. Se as pessoas circularem corremos o risco de aumentar a contaminação”, ponderou o governador.
O decreto prevê que ficam suspensas, a partir da primeira hora do dia 1º de abril, a circulação e a saída, e, a partir da nona hora do dia 1º de abril de 2021, a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, em todo estado, até as 5h do dia 6 de abril.
Também ficam suspensas, a partir de 20h do dia 31 de março, a circulação, a saída e a chegada de ferry boats e catamarãs, em todo estado, até as 5h do dia 6 de abril.
Ficam suspensas, a partir de 20h do dia 1º de abril, a circulação, a saída e a chegada de transporte coletivo intermunicipal hidroviário, público e privado, como lanchinhas e balsas, em todo o estado, até as 5h do dia 5 de abril de 2021.






















