DO INTERIOR DA BAHIA, ÍNDIA TOME POSSE COMO PRIMEIRA DEFENSORA PÚBLICA NO ESTADO

ARRIBA SAIA: ILHÉUS PODE PERDER GESTÃO DE PRAIAS, ALERTA NAZAL

CICLISTAS DE ILHÉUS E ITABUNA INICIAM ROMARIA ATÉ GOIÁS

FESTA DE SÃO JOÃO DE TANCREDO NEVES É CANCELADA, APÓS RECOMENDAÇÃO DO MP-BA

FESTIVAL DO CHOCOLATE 2022 SERÁ LANÇADO NESTA QUARTA

CAFÉ IPOLÍTICA RECEBE JOSÉ ADAUTO E JAIRO ARAÚJO NESTA SEGUNDA (20)

SENAR PARA ELAS ATENDE MULHERES DE URUÇUCA COM PALESTRA E OFICINA

GRAPIÚNA FRACASSA NA SÉRIE B DO CAMPEONATO BAIANO

BAHIA REGISTRA 269 CASOS DE COVID-19 E QUATRO MORTES NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

Luciana Costa é eleita segunda vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem
Tempo de leitura: 2 minutos

Depois de ganhar três centros de treinamento, a canoagem do sul da Bahia obteve mais uma conquista importante no cenário nacional. A ex-atleta da seleção brasileira Luciana Costa acaba de ser eleita 2ª vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Ela é moradora de Ubaitaba, município onde nasceu Isaquias Queiroz, um principais nomes da canoagem mundial.

Eleita na chapa “União para Reconstrução” para o período 2021-24, Luciana Costa afirmou ao PIMENTA que em 35 anos de existência da Associação Cacaueira de Canoagem, de Ubaitaba, é a primeira vez que um representante da região é eleito para a direção da Confederação Brasileira. “Minha escolha representa o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado na Bahia. Estou muito feliz por ter sido escolhida”.

Luciana Costa destaca que Ubaitaba, com Isaquias Queiroz, conquistou três medalhas Olímpicas. “Mas não é só isso. Estamos participando desde a Olimpíada de Barcelona, em 1992, com Jeffeson Lacerda. Hoje estamos dando continuidade a esse trabalho iniciado naquela época. Nesses anos, a Bahia revelou vários talentos para a canoagem nacional”.

Além de 2ª vice-presidente eleita, Luciana Costa é coordenadora do Projeto Remando no Litoral Sul, que é desenvolvido em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). O projeto beneficia 360 crianças de Itacaré, Ubaitaba, Ubatã e Maraú. “Estamos trabalhando para oferecer condições da prática do esporte e descobrir novos talentos para a Canoagem Brasileira. Já estamos na terceira edição do projeto”, afirma.

FORTALECIMENTO DO NORDESTE

Luciana Costa é a primeira atleta do sul da Bahia a fazer parte da diretoria da Confederação Brasileira de Canoagem. “A nossa expectativa é de crescimento da canoagem nacional, com destaque para a região Nordeste. Estamos em processo de descentralização do esporte, com expectativa revelação de talentos de várias regiões do país, especialmente da Bahia”.

O novo presidente da Confederação Brasileira de Canoagem é Jonatan Maia, que terá como 1º vice-presidente Rafael Girotto. Jonatan é ex-atleta da Canoagem Velocidade e dirigente esportivo. Ele atua na Associação Caxiense de Canoagem (ACCAN), onde é supervisor administrativo. De 2013 a 2019 foi supervisor do Remadas Solidárias em Caxias do Sul (RS).

Nos anos de 2004 a 2011 foi auxiliar técnico da Equipe Nacional Permanente de Canoagem Velocidade Masculina e Feminina. Ele é formado em Educação Física.

O taxista Cosme Bartolomeu recebeu alta médica
Tempo de leitura: 2 minutos

Mais um paciente recebeu alta médica da Unidade de Terapia Intensiva Covid-19 do Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. Nesta terça-feira (23) o taxista Cosme Edson Bartolomeu de Souza, de 61 anos, foi recepcionado com muita alegria e emoção de familiares e amigos.

Taxista da praça do Calixto Midlej há cerca de 40 anos, Seu Cosme, como é carinhosamente chamado, estava internado desde o dia 19 de fevereiro. Chegou à unidade hospitalar com falta de ar, tosse e dores no corpo. Parecia que o quadro de saúde evoluía para melhora quando teve uma recaída e precisou ser entubado para não perder a luta contra a Covid-19. Isso foi no dia 27 de fevereiro.

No dia 15 deste mês foi extubado e, hoje, recebeu alta médica. Ao deixar a UTI, o taxista foi aplaudido pelos profissionais de saúde e recebeu certificado de “etapa vencida” das mãos do médico intensivista Eric Júnior. Na área externa do Calixto Midlej, mais uma celebração promovida por familiares, amigos e funcionários do hospital.

LOUVORES

Seu Cosme foi recebido com louvores e muitos aplausos. “Deus concedeu uma segunda chance ao meu pai. Hoje é um dia de muita felicidade para a nossa família. Só tenho a agradecer muito o empenho de todos, principalmente ao médico Eric Junior”, afirmou a filha Adeline Amaral de Souza.

Dona Núbia Cristina Amaral Pereira de Souza, companheira de 40 anos, destacou quanto o marido é querido e falou dos momentos de aflição vividos pela família. “Tínhamos certeza que Deus daria uma segunda chance a ele, que é um homem de caráter”, disse dona Núbia.

O amigo Paulo Francisco Oliveira destacou que Seu Cosme é muito querido não somente em Itabuna, mas também em cidades como Almadina, Canavieiras, Itaju do Colônia. “Gente de toda a região queria saber informações sobre a estado de saúde dele. Cosme é o taxista mais antigo da praça. Uma pessoa servidora, com grande coração. Estamos muito felizes”, contou.

1.032.464 pessoas receberam primeira dose do imunizante no estado
Tempo de leitura: < 1 minuto

O estado da Bahia ultrapassou chegou hoje (23) à marca de 1.032.464 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 298.383 receberam também a segunda dose do imunizante.

Nas últimas 24 horas, o estado registrou mais 133 óbitos causados pela doença, num total de 14.357.

Nesta terça-feira (23) a Bahia contabilizou mais 4.061 casos de Covid-19; são 774.491 confirmados desde o início da pandemia.

Até as 15 horas de hoje, 283 adultos aguardavam vaga para internação em leito de terapia intensiva para tratamento da doença.

Os boletins epidemiológicos dos dias 1º e 22 de março da Secretaria de Saúde de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Faltam oito dias para o fim de março e Ilhéus já registrou 45 mortes por Covid-19 apenas neste mês. Desde o início da pandemia, o município perdeu 360 vidas para o vírus, informa o boletim desta segunda-feira (22) da Secretaria Municipal de Saúde.

Os hospitais da cidade têm 81 leitos de terapia intensiva do SUS para tratamento da Covid-19; 77 deles estavam ocupados ontem à noite.

Até o momento, 13.599 pessoas de Ilhéus tiveram contato comprovado por exame com o novo coronavírus e se recuperaram da infecção.

De acordo com o vacinômetro da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Ilhéus aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 16.251 pessoas, sendo que 6.932 receberam também a segunda.

O ministro Marco Aurélio ||Foto Nelson Jr./SCO/STF
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ministro Marco Aurélio, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), negou trâmite à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6764, em que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), pedia liminar para suspender decretos da Bahia, do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul que estabelecem medidas restritivas no combate à pandemia da Covid-19, como o fechamento de atividades não essenciais e o toque de recolher noturno.

ERRO GROSSEIRO

Segundo o ministro, a ação contém “erro grosseiro”, incapaz de ser processualmente sanado, pois foi assinada por Bolsonaro, e não pelo advogado-geral da União (AGU). “O artigo 103, inciso I, da Constituição Federal é pedagógico ao prever a legitimidade do presidente da República para a propositura de ação direta de inconstitucionalidade, sendo impróprio confundi-la com a capacidade postulatória”, explicou Marco Aurélio. Também assinalou que, embora o chefe do Executivo personifique a União, a sua representação judicial cabe ao AGU.

LIDERANÇA

O relator reafirmou o entendimento do STF de que União, estados, Distrito Federal e municípios formam uma espécie de “condomínio” na tarefa de cuidar da saúde e da assistência pública, cabendo ao presidente da República papel de liderança. “Ante os ares democráticos vivenciados, impróprio, a todos os títulos, é a visão totalitária. Ao presidente da República cabe a liderança maior, a coordenação de esforços visando o bem-estar dos brasileiros”, concluiu.

Secretaria de Saúde afirma que máscaras foram doadas e têm selo da Anvisa, mas analisa a possibilidade de recolhê-las
Tempo de leitura: < 1 minuto

Profissionais de postos de saúde de Ilhéus reclamam do recebimento de máscaras impróprias para o trabalho nesses locais, devido à situação de emergência causada pelo novo coronavírus. Na embalagem do equipamento de proteção individual (imagem acima), é possível ver a expressão inglesa non-medical, ou seja, a máscara não é indicada para uso em ambiente medicinal.

Na tarde desta terça-feira (23), o PIMENTA conversou, por meio de mensagens de aplicativo, com o secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela. Ele informou ao site que as máscaras foram doadas ao município pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O secretário acrescentou que os equipamentos recebidos têm o selo da Anvisa, no entanto a secretaria municipal analisa a possibilidade de recolhê-los.

Caso parecido aconteceu com o Ministério da Saúde, que distribuiu máscaras do tipo non-medical para os estados brasileiros. Reportagem da Folha de S. Paulo revelou que a Anvisa, em documento elaborado no dia 13 de janeiro de 2021, apontou que as máscaras “analisadas – chinesas, do tipo KN95 – não eram indicadas para uso hospitalar”. Atualizado às 17h23.

Prefeito foi multado em R$ 4,5 mil
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta terça-feira (23), os conselheiros e auditores do Tribunal de Contas dos Municípios imputaram ao prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Silva Santos Júnior (PSD), multa de R$4,5 mil por irregularidades na contratação direta do Ibradesc (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento das Cidades), no exercício de 2020. O contrato tinha por objeto a realização de curso de capacitação em favor de servidores da Secretaria de Educação, ao custo de R$450 mil.

A denúncia foi formulada pelo vereador Humberto Cachoeira Filho (PROS), que questionou a legalidade da contratação direta, sem concorrência, apesar da existência de empresas equivalentes no mercado. De acordo com a denúncia, o governo municipal não especificou a quantidade de pessoas nem os grupos que seriam beneficiários pelos cursos, tendo em vista a pouca divulgação do procedimento e a inexistência de informações mais detalhadas sobre o contrato.

O relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, afirmou em seu voto que o prefeito não comprovou no processo administrativo a notória especialização do prestador de serviços, nem demonstrou, adequadamente, a compatibilidade do preço com o efetivamente praticado no mercado. Determinou ainda a revogação ou, se for o caso, a não renovação do contrato.

Em sua manifestação, o Ministério Público de Contas opinou pelo conhecimento e procedência parcial da denúncia, devendo o gestor ser sancionado com multa diante das ilegalidades constatadas.

Cabe recurso da decisão.

As oportunidades são para o cargo de operador(a) de telemarketing
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Cátedra Educacional vai selecionar 100 pessoas para o cargo de operador de telemarketing em Itabuna, sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

O candidato ou candidata precisa ter mais de 18 anos, ensino médio completo e habilidade em argumentação. É necessário ainda ter experiência com vendas, sendo o conhecimento prático em vendas de consignados um importante diferencial na seleção.

Além disso, boa dicção, facilidade com a tecnologia e saber trabalhar em equipe são características exigidas para quem deseja participar do processo seletivo.

A empresa informa que oferece salário compatível com a função e benefícios, a exemplo de vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde e plano odontológico.

As inscrições vão até 2 abril; inscreva-se aqui.

Wagner defende emenda que permita afastar Bolsonaro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O senador Jaques Wagner (PT-BA) defendeu hoje (23) a adoção de emenda que permita remover presidentes da República do cargo em situações extremas como a da condução errática do governo federal na pandemia da Covid-19. A medida, uma cópia da 25ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos, permite a substituição do presidente pelo seu vice, desde que este peça e tenha apoio interno.

Hoje, a emenda, no Brasil, permitiria ao Congresso afastar ou destituir Jair Bolsonaro, com o general Hamilton Mourão assumindo o cargo. Wagner justificou a proposta e disse que o seu gabinete já começou a recolher assinaturas.

– Precisamos salvar o Brasil do ponto de vista sanitário e deixar ele [Bolsonaro] pra lá. É um desgovernado. Negou a doença [covid-19], negou vacina, negou a máscara. É incompatível com a necessidade do cargo [de presidente] e tem instabilidade emocional – afirmou o senador pela Bahia em entrevista à A Tarde FM na manhã desta terça.

Para o senador baiano, a adoção deste mecanismo é caminho “para o país se ver livre” da instabilidade provocada pelos atos do presidente, principalmente nas medidas contra o avanço da covid-19.

Ainda durante a entrevista, Wagner afirmou que verá qual o nível de adesão à proposta no Parlamento. “Só quero esclarecer que sou presidencialista convicto. Portanto, na minha opinião, você precisa dar estabilidade. Essa ideia veio na minha cabeça pelo que estamos vivendo [na pandemia]“, afirmou, classificando Bolsonaro de “insano”. E justificou: “Tudo que [ele] faz é para estimular conflito na sociedade . É um homem sem projetos, sem ideias”.

Vereadora Wilmaci defende alternativa a fechamento de maternidade || Foto Andreyver Lima
Tempo de leitura: < 1 minuto

Andreyver Lima

Há uma semana a Fundação Fernando Gomes emitiu uma nota pública para anunciar que fechará as portas da Maternidade Ester Gomes, conhecida popularmente como Maternidade da Mãe Pobre. A vereadora Wilma (PCdoB) disse que articulou reunião com a secretária da Saúde, Lívia Mendes, e comissão de mulheres para discutir o problema.

A vereadora defende que seja oferecida pelo município outra alternativa, que não apenas o Manoel Novaes. “É uma notícia que a gente recebe à queima-roupa, nos pegou de surpresa. Consideramos um prejuízo grande fechar um equipamento de saúde, sobretudo, nas condições que vivemos em Itabuna e que é direcionado exclusivamente para as mulheres. É muito preocupante e o nosso mandato já articulou reunião com a Secretaria de Saúde, juntamente com a Comissão das Mulheres da OAB e o grupo de trabalho do Conselho da Mulher de Itabuna, pois é preciso outra alternativa para mulheres pobres de Itabuna.” disse.

Maternidade fecha as portas após negociações frustradas com a Saúde

ATRASO NOS SALÁRIOS DOS TRABALHADORES

Sobre como avalia a gestão da Maternidade Ester Gomes, a vereadora disse ter recebido denúncias de trabalhadores que não receberam salários.

– Sabemos das dificuldades que a Maternidade Ester Gomes estava passando, inclusive nos foi denunciado que trabalhadores ficam dois, três meses sem receber salário o que é extremamente grave – diz Wilmaci.

A reunião articulada pela vereadora deve ocorrer nesta quinta-feira (25).

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá tem novos horários de funcionamento a partir desta terça-feira (23) devido à mudança no horário do toque de recolher em quase todo o estado. De hoje (23) até sexta-feira (26), o supermercado do shopping, a farmácia e a lotérica funcionarão das 8h às 17h. As lojas e quiosques, das 9h às 17h. A Praça de Alimentação atenderá das 10h às 17h30min, enquanto a academia funcionará das 5h30min às 17h30min.

No sábado e no domingo, dias 27 e 28, o supermercado e a farmácia funcionam em igual horário dos demais dias da semana, enquanto a lotérica fica aberta das 8h às 14h. Os estandes da Cacau Show, Kopenhagen e Le Biscuit abrem das 10h às 17h no sábado e das 12h às 17h no domingo para comercialização de produtos de Páscoa, ao lado do hipermercado.

Lojas e quiosques estarão fechados e os restaurantes só poderão funcionar em sistema delivery. A comercialização de bebidas alcoólicas está proibida no final de semana. Atendendo ao novo decreto, que visa conter o avanço do novo coronavírus em toda a Bahia, o cinema permanecerá fechado. Algumas das lojas do shopping estão atendendo pela internet, pelo site www.jequitibaonline.com.br.

Tempo de leitura: 2 minutos

As inscrições na 1ª Maratona Fotográfica de Itacaré encerram-se no próximo dia 10 de abril. Promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, Mulher e Juventude, a maratona busca destacar as potencialidades do município, a cultura, a arte e o cotidiano. O concurso, com edição virtual devido à pandemia da Covid-19, quer estimular e desenvolver o gosto pela linguagem fotográfica, revelando diversos olhares sobre o município de Itacaré.

O concurso irá selecionar e premiar as melhores fotografias em cada modalidade, tendo as seguintes categorias temáticas: Esporte em Itacaré, Aves do Município; e Imagens no Município e Cotidiano de Nossa Gente. Podem participar do concurso fotógrafos profissionais ou amadores que sejam pessoas físicas. Conforme o regulamento, é vedada a inscrição de servidores públicos do município e/ou familiares que tenham com eles vínculos consanguíneos ou afins, na linha reta ou colateral, até o segundo grau.

As inscrições são gratuitas e o participante deverá preencher ficha específica para a categoria escolhida, conforme formulário disponível. Os formulários de inscrições estarão disponíveis em https://forms.gle2YQrCoupu1dZ2BhU9 até as 23h59min do próximo dia 10. Só será permitida uma inscrição por Cadastro de Pessoa Física (CPF).

A maratona fotográfica tem como tema geral “Belezas de Itacaré”, que orientará o registro fotográfico de acordo com as categorias. As fotografias serão publicadas na fanpage https://www.facebook.com/semujitacare pela organização do concurso. As fotos serão divididas de acordo com a categoria e serão avaliadas por votação popular e aberta. As fotos mais curtidas em cada categoria serão declaradas vencedoras.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O mês de fevereiro foi de mulheres mais resilientes do que homens diante da crise no controle de suas pequenas e microempresas. Um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou que as empresárias demitiram menos e contrataram mais nesse mês. Além disso, recorreram menos a empréstimos no setor financeiro.

No mês passado, 9% das empresárias entrevistadas desligaram funcionários; entre os homens, esse número subiu para 12%. Quando o assunto é contratação, 16% das empreendedoras fizeram contratações, contra 13% de empreendedores.

Questionados sobre empréstimos tomados em fevereiro, 52% dos empreendedores afirmaram a tentativa de obter empréstimo. Entre as mulheres, esse percentual foi um pouco menor, 46%. O Sebrae ouviu 6.228 empresários e empresárias de todo o país entre 25 de fevereiro de 1º de março.

A maioria das mulheres consultadas acredita que o governo deveria estender linhas de crédito (38%), além do auxílio emergencial (31%). Já 11% delas sugeriram o adiamento dos impostos. Entre os homens, 52% entendem que a extensão de linhas de crédito deveria ser a medida tomada pelo governo neste momento do país.

O levantamento também mostra que as mulheres usam mais a internet na condução dos seus negócios: 74% das empresárias vendem seus produtos ou serviços de forma digital. Entre os homens, esse percentual cai dez pontos (64%).

“Percebemos que os pequenos negócios mantidos por mulheres seguem a tendência de vendas online e marketing por meio de mídias sociais. Esse movimento já vinha sendo notado, mas foi acelerado com a pandemia”, disse o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Pai reencontra filha que sumiu em manguezal em Valença
Tempo de leitura: < 1 minuto

O faro das cadelas Kyra (Pastor-belga Malinois) e Sura (Bloodhound) foi fundamental para a localização de uma mulher de 25 anos que ficou desaparecida por cerca de 15h em um manguezal em Valença, no baixo-sul da Bahia. Na tarde desta segunda-feira (22), as cadelas levaram os policiais da 33ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Valença) até o local onde a jovem estava.

Por meia da técnica de mantrailing (busca utilizando o odor), os animais chegaram até a jovem. O Subgrupamento de Bombeiros Militar também participou das buscas e do resgate. A jovem resgatada recebeu os primeiros atendimentos no local, com apoio do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e, em seguida, foi encaminhada para o Hospital de Valença.

Policiais com uma das heroínas

Os militares foram informados, via Centro Integrado de Comunicações (Cicom), do sumiço da jovem, em Guaibim, na noite de domingo (21). Familiares da moça entregaram roupas para as guarnições, que foram usadas com as cadelas Kyra e Sura. As buscas, com suporte do adestrador Antônio, foram iniciadas, mas a escuridão dificultou o trabalho.

Na manhã desta segunda-feira, o trabalho foi retomado até que a dupla canina encontrou a mulher, com ferimentos leves, desidratada e muito assustada dentro de um manguezal. Familiares da jovem de 25 anos foram chamados e se emocionaram durante reencontro.