DOENÇAS CARDIOVASCULARES AUMENTAM ATÉ 30% NOS PERÍODOS FRIOS DO ANO

ACUSADO DE MATAR COMPANHEIRA É PRESO EM ITABUNA

EM ILHÉUS, VOLUNTÁRIOS CONSERTAM CICLOVIA MARCADA POR ACIDENTES

MEGA-SENA SORTEIA R$ 60 MILHÕES NESTE SÁBADO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

EXPORTAÇÕES BAIANAS SUPERAM US$ 1 BILHÃO EM MAIO, INFORMA SEI

LIMPEZA PERFEITA

PETROBRAS AUMENTA PREÇOS DA GASOLINA E DO DIESEL

BAHIA: APÓS ACORDO, FAZENDEIRO PAGA INDENIZAÇÃO DE R$ 420 MIL POR TRABALHO ESCRAVO

Tempo de leitura: < 1 minuto

O último sábado (20) foi um dia de celebração para os familiares, colegas de corporação e amigos do policial militar José Arlindo de Jesus Júnior, de 42 anos. O PM estava internado desde o dia 4 de fevereiro no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, onde passou muitos momentos críticos. Durante os 44 dias hospitalizado, ele ficou 23 em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19.

José Arlindo de Jesus apresentou evolução no quadro de saúde nos últimos dias e, no sábado, recebeu a boa notícia. Tinha vencido a batalha contra o novo coronavírus e poderia concluir o tratamento em casa, na companhia de seus familiares, na região central de Itabuna.

Ao deixar o hospital no final de semana, o PM foi recebido com uma linda homenagem dos colegas lotados no 15º Batalhão da Polícia Militar em Itabuna. José Arlindo de Jesus não apresenta mais nenhum sintoma da Covid-19 e será acompanhado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna. Confira vídeo com homenagem da companhia em que José Arlindo atua.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Canal Prosa Filosófica bate papo, nesta segunda (22), com vereadora Erika Hilton (PSOL), de São Paulo. Entrevistada pelo professor Aldineto Miranda, a partir das 19h desta segunda, Erika foi a vereadora mais votada de São Paulo em 2020.

Negra e transvestigênere, Erika obteve mais de 50 mil votos na eleição à Câmara de São Paulo em 2020, é ativista dos Direitos Humanos, luta por equidade para a população negra e combate a discriminação contra a comunidade LGBTQIA, além de lutar pela valorização das comunidades jovens e periféricas.

O internauta poderá acompanhar a entrevista pelo Canal do Prosa Filosófica no Youtube (clique aqui).

Atualização às 17h50min – A Prosa Filosófica desta segunda-feira (22) teve que ser adiada, porque Erika Hilton adoeceu, informou, há pouco, o professor Aldineto Miranda. A entrevista será remarcada em breve.

Tempo de leitura: 2 minutos
Às vésperas de retomar o pagamento do auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal convida os usuários do aplicativo Caixa Tem a atualizar os dados cadastrais no aplicativo. Clientes nascidos em maio podem fazer o procedimento a partir de hoje (22).

A atualização é feita inteiramente pelo celular, bastando o usuário seguir as instruções do aplicativo, usado para movimentar as contas poupança digitais. Segundo a Caixa, o procedimento pretende trazer mais segurança para o recebimento de benefícios e prevenir fraudes.

Ao entrar no aplicativo, o usuário deve acessar a conversa “Atualize seu cadastro”. Em seguida, é necessário enviar uma foto (selfie) e os documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de endereço).

O calendário de atualização seguirá um cronograma escalonado, conforme o mês de nascimento dos clientes. O cronograma começou no último dia 14 para os nascidos em janeiro e encerrará em 31 de março, para os nascidos em dezembro.

Confira o cronograma completo abaixo:

Mês de nascimento Data de atualização
Janeiro 14/3 (domingo)
Fevereiro 16/3 (terça)
Março 18/3 (quinta)
Abril 20/3 (sábado)
Maio 22/3 (segunda)
Junho 23/3 (terça)
Julho 24/3 (quarta)
Agosto 25/3 (quinta)
Setembro 26/3 (sexta)
Outubro 29/3 (segunda)
Novembro 30/3 (terça)
Dezembro 31/3 (quarta)

No ano passado, a Caixa abriu mais de 105 milhões de contas poupança digitais, das quais 35 milhões para brasileiros que nunca tiveram contas em banco. Além do auxílio emergencial, o Caixa Tem foi usado para o pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Uma lei sancionada no fim de outubro autorizou a ampliação do uso das contas poupança digitais para o pagamento de outros benefícios sociais e previdenciários. Desde dezembro, os beneficiários do Bolsa Família e do abono salarial passaram a receber por essa modalidade.

Avenida Princesa Isabel será parcialmente bloqueada para veículos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A partir desta segunda-feira (22), o trânsito e o estacionamento de veículos estarão liberados na Avenida do Cinquentenário, centro de Itabuna. Os gradis instalados ao longo da avenida começaram a ser removidos na noite de hoje.

Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Thales Silva, os espaços em frente às agências bancárias ainda terão bloqueios para evitar aglomerações. Nestes locais, observa, o gradil delimitará as áreas que ficarão disponíveis apenas às pessoas.

PRINCESA ISABEL BLOQUEADA

Parte da Avenida Princesa Isabel e ruas de acesso à praça da Feira do São Caetano serão interditadas pelo município para o trânsito de veículos. Os trechos da Princesa Isabel com bloqueios serão aqueles onde há aglomerações em estabelecimentos comerciais.

Grades serão instaladas nessas regiões para frear o tráfego de veículos automotores. Thales Silva diz que a região do São Caetano apresenta elevado número de casos de covid-19.

ZONA AZUL

O secretário ainda antecipou que o município está concluindo anteprojeto de Lei da Zona Azul (estacionamento rotativo), para que seja enviado à Câmara de Vereadores. “Estamos propondo algumas alterações em pontos da Lei, o que pode nos auxiliar na fiscalização e organização das áreas de estacionamento no centro da cidade”, disse.

Secretário Moacir Smith Lima está recuperado da Covid-19
Tempo de leitura: 2 minutos

Era ainda fevereiro quando o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna, Moacir Smith Lima, recebeu a confirmação de que estava infectado pelo novo coronavírus.

Internado no Hospital Calixto Midlej Filho, Moacir foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Ilhéus por causa da covid-19. Foram dias difíceis. Agora, Moacir está em período de reabilitação, em casa, até dia 15 de abril.

Hoje, o “Xerife”, como é apelidado pelos amigos mais próximos, emitiu uma carta de agradecimento pelas orações pelo restabelecimento de sua saúde. “Sabemos que são dias difíceis, que milhares de famílias não terão a oportunidade de ver seu ente querido em segurança”, observa. “Isso nos abala profundamente, e também dá força para continuar trabalhando no combate à doença e na segurança dos meios de vida e trabalho da nossa comunidade”.

Abaixo, confira a carta do “Xerife”.

Itabuna 21 de Março de 2021

Aos veículos de imprensa, amigos, colegas e familiares,

Em face a luta contra COVID-19 e reestabelecimento em rotina domiciliar até 15 de abril, venho a público agradecer todo o apoio com a melhora do meu estado de saúde.

Sabemos que são dias difíceis para o Brasil e para nossa Itabuna, que milhares de famílias não terão a oportunidade de ver seu ente querido em segurança; isso nos abala profundamente, e também nos dá força para continuar trabalhando no combate à doença e na segurança dos meios de vida e trabalho da nossa comunidade.

Por isso, será sempre tempo de reconhecer aqueles que lutam na linha de frente pela vida. Agradeço em nome da secretária de Saúde de Itabuna, Livia Mendes, a todos os profissionais que me atenderam no leito hospitalar da Santa Casa do município, sob a gestão da Dra. Ana Carolina; agradeço também ao atendimento da UTI, dirigida pelo médico Dr. Nilson Ribeiro, onde a seguir convalesci no reconhecido Hospital de Ilhéus, dirigido pelo Dr. Jorge Viana.

Em nome da família, agradeço também as centenas de mensagem e orações recebidas dos colegas da Prefeitura de Itabuna, em nome do prefeito Augusto Castro, que mantém firme seu compromisso com toda cidade; do partido PSB, da Secretaria de Saúde do Estado em razão da atenção do Dr. Fábio Vilas Boas e do assessor Pablo Barbosa; do secretário de Meio Ambiente do Estado Sr. João Carlos Oliveira; do Secretário da Fazenda e amigo da família Manoel Vitório, da valiosa equipe de Comunicação da Prefeitura de Itabuna; e dos amigos e familiares que reforçaram seus laços diuturnamente nos momentos mais críticos da doença.

Por fim, sabemos que é na luta que se apresentam os verdadeiros lutadores e lutadoras, e foi na nossa luta que se afirmou o amigo e médico Dr. Renato Costa, em sua atenção à minha família, ao meu delicado estado de saúde e ao equilíbrio necessário para atravessar essa tempestade.

Desejo saúde a todos e compreensão de que estamos atravessando esse período difícil e de muitas provações. Só unidos, em solidariedade com os que mais precisam, devemos ter atenção às recomendações contra COVID-19 e ampla vacinação, chegaremos à tranquilidade que tanto almejamos.

Moacir Smith Lima
Secretário licenciado de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna

Foto José Martins
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma ação ousada, pioneira no país, que dá um fôlego de boas energias a todos os envolvidos. Avante, Itacaré!

Manuela Berbert || manuelaberbert@yahoo.com.br

Vou logo adiantando que esse texto pode parecer apaixonado demais para alguns, mas estamos no Mês das Mulheres e por isso tenho licença poética para tal, instituída de mim para mim mesma, afinal não é novidade para ninguém a personalidade forte igual a pimenta: só acompanha as opiniões quem aguenta! Rs!

Brincadeiras à parte, a verdade é que venho nutrindo uma paixão arrebatadora por Itacaré. A cidade, que eu mesma achava até alguns anos um lugar belíssimo, mas sem o apelo sofisticado que os centros turísticos tinham, só me surpreende. E escrevo não somente como apreciadora das praias, restaurantes e pubs inusitados, mas como empreendedora. Ousei abrir a primeira loja física da marca Cola Na Manu no centro turístico dela, na Pituba, mesmo sabendo das limitações da pandemia, e também por isso sigo acompanhando todas as News, inclusive da atual gestão.

Hoje, 21 de março de 2021, a prefeitura local lançou uma campanha inusitada, oferecendo descontos médios acima de 30% em itens que vão de hospedagem a alimentação, incluindo equipamentos de lazer e bem-estar, para os profissionais de saúde. Reconhecimento, gratidão e acolhimento a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissões, movimentando o trade turístico e fazendo a máquina econômica girar.

Em outras palavras, os profissionais de saúde terão descontos, cortesias em hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Até guias turísticos estão entrando na campanha para atender com preços reduzidos de até 50%. Apesar de Itacaré ter barreira sanitária e uma taxa de infecção baixa, a campanha não é para lotar a cidade no próximo final de semana, por exemplo. Pelo contrário. Os profissionais poderão adquirir seus pacotes, se programar e usá-los até novembro. Uma ação ousada, pioneira no país, que dá um fôlego de boas energias a todos os envolvidos.

Avante, Itacaré!

Manuela Berbert é publicitária.

Acidente deixa cinco feridos na Ilhéus-Uruçuca
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente envolvendo dois veículos deixou cinco pessoas feridas no Km 06 da rodovia Ilhéus-Uruçuca (BA-262). Um homem, que ficou preso às ferragens, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros. A colisão foi na noite de sábado (20).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, das cinco vítimas, quatro estavam em um dos carros. Eram dois adultos e duas crianças. O motorista ficou preso às ferragens. O Corpo de Bombeiros não informou se as pessoas eram da mesma família.

Os quatro que viajavam no mesmo carro foram socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)para unidades de saúde em Ilhéus. A quinta pessoa envolvida no acidente viajava sozinha no outro veículo e sofreu ferimentos leves. Não há informações sobre o estado de saúde do homem que ficou preso às ferragens.

Liberado o crédito para estudante da rede estadual
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo do Estado antecipou o crédito do vale-alimentação estudantil. O depósito de R$ 55 por estudante, que começaria a ser feito na terça-feira (23) já foi liberado, neste domingo (21). Até agora já são R$ 220 milhões de investimentos com recursos próprios do Estado no Programa Vale-alimentação Estudantil.

De acordo com o govenador Rui Costa, o valor já foi creditado no cartão Alelo de 93% dos estudantes da rede estadual de ensino, para os demais 7%, os créditos estarão na conta nesta segunda (22) e na terça-feira.

Para saber se o cartão está incluído nestes primeiros lotes, o estudante pode acessar o aplicativo da Alelo, disponível nas lojas Android e iOS; o site da Alelo (alelo.com.br); e os canais de comunicação no verso do cartão, como a central telefônica (4004 – 7733).  Saiba outros detalhes em leia mais.

Leia Mais

Ágatha e Duda vencem Circuito Brasileiro||Foto Wander Roberto/CBV
Tempo de leitura: 2 minutos

Ágatha e Duda são as campeãs da temporada 20/21 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (CBVP), neste domingo (21). Elas superaram Bárbara Seixas e Carol Solberg  por 2 sets a 0 (21/17 e 21/17) na decisão da oitava etapa Open, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ).

Com o título, Ágatha e Duda coroaram uma temporada quase perfeita com oito finais e chegaram ao sexto ouro sendo o quinto consecutivo.  O título deste domingo é o 12º da dupla em etapas Open do Circuito Brasileiro. Individualmente, Ágatha tem agora 19 ouros no tour nacional, e Duda chegou a 13 conquistas em etapas do tipo Open.

A sergipana Duda comemorou a vitória e a conquista do seu primeiro título brasileiro. A jovem de 22 anos, eleita a craque da final da oitava etapa, se destacou em toda a competição e foi decisiva no saque no final do primeiro set. ” Pela corrida olímpica, acabamos não participando de algumas etapas na temporada passada e colocamos como meta esse ano vencer o Circuito Brasileiro”.

Parceira de Duda, a medalhista olímpica Ágatha destacou a luta da dupla pelo primeiro título brasileiro juntas e falou sobre o futuro.  “Agora foco total internacional. Começar a estudar os times internacionais, jogar as etapas lá fora pensando já em quem são os times que vão estar nos Jogos Olímpicos. Foco total internacional a partir de agora”, afirmou.

BRONZE 

Na disputa pela medalha de bronze, melhor para Ana Patrícia e Rebecca. Elas venceram, de virada, Taiana e Hegê por 2 sets a 1 (19/21, 21/15 e 15/11). A cearense Rebecca foi eleita a craque do jogo e comentou sobre a atuação da dupla na conquista do terceiro lugar. Foi o sexto pódio da dupla nesta temporada do CBVP.

Cada etapa do Circuito Brasileiro distribui R$ 47 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos cerca de R$ 538 mil por etapa. Após o torneio feminino nesta semana, a competição masculina será disputada na sequência, entre os dias 22 a 25 de março, mais uma vez no CDV.

Fernandes morreu neste domingo (21)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registra mais uma vítima do novo coronavírus. Dessa vez foi o comerciário Romualdo Souza Fernandes. Aos 67 anos, ele faleceu na manhã deste domingo (21), no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, onde estava internado. Romualdo era funcionário da loja “Nova Imperatriz”, com 40 anos de serviço.

Figura alegre, carismática, alegre, conversadora e excelente vendedor, Romualdo era o funcionário-símbolo da “Nova Imperatriz”, loja criada pelo saudoso comerciante Walmir Tolentino Sodré em 1953 e hoje administrada pelo seu filho Sérgio. O “Baixinho invocado” tinha quarenta anos de casa.

Romualdo deixa dois filhos: um deles o diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv) Matheus Góis. Era casado com a técnica de enfermagem Noélia que, também vítima da Covid-19, encontra-se internada no Hospital Calixto Midlej Filho. Do Blog do Bené.

Itacaré lança campanha turística para profissionais da saúde
Tempo de leitura: 5 minutos

Maiores heróis da pandemia da covid-19, os profissionais da saúde são o público-alvo da campanha turística lançada, neste domingo (21), por Itacaré, município localizado no sul da Bahia. De 8 de abril a 30 de novembro, eles poderão descansar em um dos principais destinos do Nordeste tendo descontos médios acima de 30% em itens que vão de hospedagem a alimentação e equipamentos de lazer e bem-estar.

Jorge Ávila, secretário de Turismo e de Cultura  de Itacaré, revelou ao PIMENTA que a campanha Aos nossos heróis foi planejada e a execução se deu em dez dias, entre apresentações da proposta e de envolvimento do trade turístico local e de parceiros regionais e nacionais. “É reconhecimento e gratidão a tudo que estes profissionais da linha de frente contra a covid-19, que estão de plantão há um ano, fazem por nós. Eles terão aqui todo cuidado e a energia nossa, de Itacaré”, acrescenta.

As palavras-chave da campanha – reconhecimento, gratidão e acolhimento – dão a dimensão de como ela foi pensada, reforça o secretário. Um site apresentará os atrativos do destino, os parceiros da campanha e como os profissionais da saúde poderão comprar os pacotes de viagem ou serviços. A seguir, confira os principais trechos da entrevista concedida por Jorge Ávila a este site.

PIMENTA – Quem é o público-alvo desta campanha?

Jorge Ávila – Com o prefeito Antônio de Anízio, envolvemos todo o trade do município, além da Abav e da Abrasel, e lançamos uma campanha considerada inédita e voltada aos profissionais de saúde da linha de frente do combate à covid-19. Aos Nossos Heróis é o nome desta ação de reconhecimento, de gratidão aos profissionais da saúde. Eles estão de plantão há mais de um ano, salvando vidas. Queremos atendê-los, ajudá-los, seja ele do Brasil, seja de qualquer parte do mundo. Eles poderão vir para descansar, recarregar as energias com a família em um clima todo especial.

O que torna o destino e a campanha atrativos para estes profissionais?

O profissional terá descontos, cortesias em hotéis, pousadas, bares, restaurantes… [Como exemplo] De três diárias, uma será cortesia da hospedagem que estiver participando da campanha. Nesse clima especial, ele vai a um restaurante, pizzaria e lá terá um crepe, uma pizza, massa, um fettuccine com o nome da campanha, Aos nossos heróis. São estabelecimentos atendendo com pratos e opções com homenagem a médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, e oferecendo desconto. O guia turístico vai atender também com preços reduzidos de até 50%.

______________

O profissional poderá programar a viagem para até 30 de novembro. Quem cuida da gente deve ser cuidado da melhor forma em um período tão desafiador como agora.

____________

O que se espera com esta ação?

A campanha é todo um clima para atender, acolher esses nossos grandes heróis. É um acolher em que haverá ilha de bem-estar, com yoga e massagem, passeios de stand up paddle… É toda uma produção para que o profissional da saúde possa recarregar suas energias aqui, é uma postura de melhor cuidado com o profissional da saúde.

Quais são os cuidados adotados pelo município para recebê-los?

Itacaré é das cidades que têm dos menores índices de infecção, com baixo número de casos ativos de Covid-19, com barreira sanitária para quem aqui chega. Nossa intenção é agradecer, é gratidão, reconhecimento, com todos os cuidados, seguindo os protocolos, com os participantes tendo o selo turismo seguro.

Como será a divulgação e a venda de produtos desta campanha?

Esses produtos, serviços e pacotes estarão à venda por 60 dias, de 22 de março até 22 de maio. Quem adquirir, vai poder utilizar essas diárias e serviços no período entre 8 de abril e 30 de novembro deste ano. Não é nada para viajar semana que vem. O profissional poderá programar a viagem para até 30 de novembro. Quem cuida da gente deve ser cuidado da melhor forma em um período tão desafiador como agora.

______________

O profissional poderá programar a viagem para até 30 de novembro. Quem cuida da gente deve ser cuidado da melhor forma em um período tão desafiador como agora.

____________

Como esse público-alvo poderá adquirir obter estes benefícios, comprar um pacote da campanha?

Ele vai procurar a sua agência de viagem ou contatar os parceiros da campanha. Estamos lançando um site com todos os parceiros, desde meios de hospedagem a bares, restaurantes, guias e a Ilha do Bem-Estar.

E a reserva da hospedagem, compra dos serviços?

Eles podem comprar pacote via agência de viagens. É uma campanha que envolve a Abav [Agência Brasileira de Agências de Viagem], que tem mais de 2 mil associados e é parceira da ação e poderá colocar esse pacote para o Brasil e para o mundo. Nós estamos enviando cards em quatro idiomas (inglês, espanhol, francês e alemão). Fizemos contato com outros países. Já tivemos contato com o cônsul da Argentina, Pablo Virasoro, que parabenizou o município pela ação. Vamos procurar distribuir material em alguns países. Temos adesões de influencers, cantores e atores.

Quais atores participam?

Não posso falar nomes, mas são grandes nomes [que já conhecem, visitaram Itacaré]. Todos vão levar essa mensagem ao mundo para os nossos heróis, do médico nefrologista ao fisioterapeuta, cardiologista, radiologista, enfermeiro. Todos precisam ser acolhidos e têm a nossa gratidão.

______________

Foram eles que nos inspiraram para se se criasse algo por eles, para eles, com cortesias, descontos e essa energia toda nossa. Itacaré está sinalizando, de maneira muito clara, o reconhecimento a esses profissionais.

____________

Como ficam os protocolos em tempos de pandemia?

Para fazer uso do pacote, o profissional poderá viajar com a família, estar presente. É o profissional da saúde. O público-alvo são eles. Hoje, 80% destes profissionais já estão vacinados [contra a Covid-19] e até 30 de novembro todos já estarão imunizados, sem a menor dúvida. Itacaré está muito cuidadoso com esse processo.

Qual foi o ponto de partida, o start para uma campanha como essa?

Os profissionais da saúde desta linha de frente são pessoas que estão de plantão há um ano, numa carga de trabalho muito pesada. A gente está querendo com esta ação homenagear estes profissionais. Foram eles que nos inspiraram para se se criasse algo por eles, para eles, com cortesias, descontos e essa energia toda nossa. Itacaré está sinalizando, de maneira muito clara, o reconhecimento a esses profissionais.

______________

Conversamos com profissionais do setor… Abav, Abrasel [Associação Brasileira de Bares e Restaurantes] estão apoiando também e informam que nunca viram nada parecido com isso nessa pandemia. É algo inédito.

____________

 

A ação é inédita no país?

Não vi ainda nada desenvolvido nessa linha. Conversamos com profissionais do setor… Abav, Abrasel [Associação Brasileira de Bares e Restaurantes] estão apoiando também e informam que nunca viram nada parecido com isso nessa pandemia. É algo inédito. Outro ponto é que também estamos negociando com postos de combustíveis para que estes viajantes, este público, tenha desconto na hora de abastecer, encher o tanque na volta para casa.

Quais segmentos do trade participam da campanha?

A cidade toda está engajada. É uma preparação de 10 dias, de cadastramento de parceiros, de contatos com Abav, Abrasel. Foi uma luta grande e estávamos esperando o lançamento. Todos os secretários estão apoiando, ajudando. Tivemos reuniões para tratar exclusivamente dessa pauta. Todo o time do município está ajudando, envolvido, com o comando do técnico, o prefeito Antônio de Anízio.

Confira vídeo da campanha.

Bahia goleia o Sport Recife por 4 a 0 || Foto Vitor Tamar/ECB
Tempo de leitura: < 1 minuto

No melhor jogo da sua temporada, o Bahia goleou o Sport, neste sábado (20), no Estádio de Pituaçu, em Salvador. O Tricolor detonou o Leão pernambucano, por 4 a 0, em partida válida pelo Nordestão 2021.

Foi do tipo 2 a 0 muda de lado de campo, 4 a 0 fecha a partida.

O time fez 2 a 0 no primeiro tempo e fechou o placar na etapa final, com dois gols de Gabriel Novaes, um de Patrick de Lucca e outro de Rodriguinho.

Com o resultado, o Bahia chegou aos 7 pontos e à liderança do Grupo A do Nordestão. O Tricolor voltará a campo na terça (23), para enfrentar o CSA, no Estádio Rei Pelé, às 21h30min.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Brasil recebe hoje (21) o primeiro lote de vacinas contra covid-19 provenientes do consórcio Covax-Facility. Serão 1.022.400 doses que chegarão ao país às 18h. A chegada das vacinas foi confirmada pela representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Galiano.

Galiano enviou na sexta-feira (19) uma carta endereçada ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. “É com satisfação que informamos que o primeiro embarque, referente a 1.022.400 doses da vacina contra Covid-19, adquiridas através do mecanismo Covax, chegará ao Brasil no dia 21 de março de 2021”, disse ela, na carta.

Na carta ao ministro, a representante da Opas/OMS no Brasil também acrescentou que 90% das doses têm vencimento em 31 de maio de 2021 e as demais 10% em 30 abril de 2021. A Covax-Facility é uma aliança internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS) que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a covid-19. Trata-se de um consórcio internacional com o objetivo de garantir acesso igualitário à imunização.

De acordo com o comunicado do consórcio, a projeção é que sejam enviadas 330 milhões de doses das vacinas da Pfizer/BioNTech e Oxford/AstraZeneca na primeira metade de 2021 para 145 países integrantes da aliança, que reúne mais de 150 nações. Informações da Agência Brasil.

Bahia registra total de 14 mil óbitos causados pela covid-19 || Foto Prefeitura de Juazeiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste sábado (20), a Bahia registrou total de 14 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19) desde o início da pandemia, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Somente nas últimas 24 horas, o estado confirmou 115 mortes por covid-19.

Ainda nas últimas 24 horas, foram registrados 4.518 casos novos de Covid-19, com 4.604 recuperados, que são pacientes já livres dos sintomas da doença.

Dos 767.134 casos confirmados desde o início da pandemia, 735.181 já são considerados recuperados, 17.953 encontram-se ativos e 14.000 tiveram óbito confirmado.

VAGA EM UTI

A Sesab informou, nesta noite, que 341 pacientes aguardavam vaga em UTI Covid-19 por volta as 15h deste sábado. Eram mais de 480 há três dias. A expectativa é de que a haja redução na fila com a abertura de novos leitos de terapia intensiva no Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas. Serão 40 neste domingo (21). Outros 204 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema.

MAIS DE 922 MIL VACINADOS

Hoje, a Bahia recebeu nova remessa de vacinas e superou os 2 milhões de doses de imunizantes Coronavac e AstraZeneca (Oxford). Até aqui, são 922.153 vacinados contra o coronavírus, dos quais 289.643 receberam também a segunda dose até as 15 horas deste sábado. Os dados da vacinação podem ser conferidos no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Corpo de Irmão Lázaro foi sepultado neste sábado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Sepultado no final da tarde deste sábado (20), no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, o corpo do vereador Irmão Lázaro (PL), que não resistiu ao novo coronavírus. Ele faleceu na noite de sexta-feira (19) depois de ficar quase um mês internado numa Unidade de Terapia Intensiva UTI) em Feira de Santana. Por causa dos protocolos sanitários, o enterro foi restrito a poucas pessoas.

Irmão Lázaro, de 54 anos, foi diagnosticado com a covid-19 em 15 de fevereiro e estava internado desde o dia 22 no Hospital São Mateus, em Feira, sendo intubado no dia 25 de fevereiro. Ele iniciou a carreira artística como cantor no Olodum e foi dono de diversos hits na banda baiana. Depois seguiu como cantor de música gospel. No ano passado se elegeu vereador.

https://pimenta.blog.br2021/03/20/morre-o-vereador-e-cantor-gospel-irmao-lazaro-vitima-da-covid-19/