Um funcionário da 5ª Ciretran, Pablo Barreto, foi assassinado a tiros, na tarde desta segunda-feira (22), no Jardim do Ó, perto do Centro de Cultura, região central de Itabuna.
O crime aconteceu por volta das 13h30min. Segundo as primeiras informações, Pablo foi assassinado por dois homens numa moto. O chefe de Habilitação da Ciretran em Itabuna também estava numa motocicleta.
Uma pessoa que estava próxima ao local do crime disse que ouviu muitos disparos de arma de fogo. Atualizado às 13h58min.
Devido a novo decreto do Governo do Estado que amplia o toque de recolher, a partir de hoje (22), o Shopping Jequitibá anunciou a alteração do horário de funcionamento. Para se adequar à medida, que restringe a circulação de pessoas das 20h às 5h, o shopping passa a funcionar de segunda a sábado, das 10h às 19h. No domingo, será das 13h às 19h. No domingo, a praça de alimentação abrirá a partir do meio-dia.
O Shopping Jequitibá vem reforçando os protocolos de segurança determinados pela Organização Mundial da Saúde na prevenção da Covid 19. Entre as medidas adotadas, informa, estão a instalação de medidores digitais de temperatura corporal, colocação de dispensers com álcool gel e pias para lavagem das mãos, obrigatoriedade do uso de máscaras, sinalização para o distanciamento social, e higienização permanente dos espaços.
O shopping também promove a capacitação de colaboradores e fornece orientações sobre prevenção em banners nos corredores, ponto de ônibus em frente ao shopping e mídias sociais.
Para auxiliar os empresários dos segmentos de Construção Civil, Indústria de Alimentos, Gráficas, Moda, Cervejas Artesanais, Higiene e Cosméticos, o Sebrae Bahia realiza, entre os dias 8 e 12 de março a Semana Indústria 360, jornada que contará com a presença dos maiores especialistas dos segmentos atendidos na programação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento.
Com um formato imersivo, a jornada será 100% online e contemplará as diferentes realidades e perfis dos participantes, além de viabilizar uma estrutura que permitirá ajudá-lo desde a criação de um novo produto ou serviço até a sua consolidação frente ao mercado.
Confirmaram presença na Semana Indústria 360 os especialistas Fábio Sacheto (Negócios no Mercado de Cosméticos), Waldemar Araújo (Indústria da Moda), Maria Lívia Costa (Construção Civil), Filipe Bortolini (Cervejas Artesanais), Jorge Martins (Marketing Digital), Alércio Guerra (Indústria de Alimentos), Emerson Amaral (Indústria de Alimentos) e Sérgio Ollandezos (Gráficas).
CONTEÚDOS
Além da jornada disponibilizada pela Semana Indústria 360, os empresários que desejam ter acesso a conteúdos exclusivos sobre seus segmentos podem acessar o site do evento para obter e-books, assistir vídeos e acessar protocolos de retomada, guias e muitos outros materiais.Leia Mais
A presidência da Câmara de Vereadores de Ilhéus anunciou, há pouco, a suspensão de todas as atividades do Legislativo nesta semana. A suspensão vale do dia 22 ao dia 26, retomando as atividades somente na próxima semana.
Segundo o presidente da Casa, Jerbson Moraes (PSD), além do atendimento ao público, também estão suspensas as sessões das de amanhã (23) e quarta (24) no plenário Gilberto Fialho. O vereador diz que a Câmara decidiu unir-se às recentes medidas de segurança e proteção ao cidadão, anunciadas pelo município e pelo estado, que ampliaram o período de Toque de Recolher em Ilhéus.
Outra justificativa dada pelo presidente é a falta de leitos de UTI Covid-19 para atendimento à população, no momento em que cresce o número de pessoas atingidas pela pandemia. De acordo com a portaria, em caso de urgência ou relevante interesse público, o presidente convocará sessão extraordinária para apreciação e deliberação de matérias de relevância social.
Com o título Consultório a Céu Aberto – Ao criar mutirões pelo diabetes em comunidades carentes, este oftalmologista transformou vidas, a reportagem, publicada em parceria do UOL com a Central Nacional Unimed, narra a trajetória do médico Rafael Andrade que desde cedo despertou sua paixão pela profissão. Rafael é filho do também oftalmologista Vável Andrade, um dos diretores do Hospital Beira Rio (HBR), um dos parceiros do mutirão,
Formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com especialização em retina e vítreo, Rafael oftalmologista optou por exercer a profissão no sul da Bahia. Aqui, além das atividades do HBR, o filho de médico sentiu a necessidade de transformar e melhorar a qualidade de vida dos portadores de diabetes. Nascia em 2004, o Mutirão do Olho Diabético, que 15 anos depois, já como Mutirão do Diabetes, se tornaria o maior evento do gênero do Brasil, com ações de prevenção na Praça Rio Cachoeira e atendimento médico no Hospital Beira Rio.
O projeto cresceu e, em 2016, nasceu a organização não governamental batizada de “Unidos pelo Diabetes”, que realiza inúmeras ações de prevenção, conscientização e educação em torno do diabetes durante o ano. Em 2019 foram cerca de 20 mil procedimentos e em 2020, por conta da pandemia, o atendimento foi limitado aos casos mais graves com medidas preventivas e utilização de telemedicina, com cerca de 500 pacientes.
Já em 2020, a ONG também participou de uma versão online, totalmente educativa, transmitida através da Sociedade Brasileira de Diabetes. O modelo itabunense, reconhecido pela Federação Internacional do Diabetes, já foi aplicado em cerca de 30 cidades brasileiras.
“Mergulhei nesse universo que enxerga além da medicina e que compreende o contexto socioeconômico e cultural dos pacientes. Me ressignificou. Afinal, de que adianta ter a melhor medicina, se 70% da população não tem acesso? Levar tudo isso para a comunidade me fez ter certeza que escolhi a profissão certa”, reflete Andrade em vídeo publicado no site.
“Fico muito honrado e quero fazer um agradecimento a CNU (Central Nacional Unimed) e ao UOL por fazer esta reportagem sobre nosso projeto dos Mutirões do Diabetes aqui de Itabuna, contando um pouco da minha história, da luta de nossos pacientes, e de todos nós que vivemos este sonho juntos de luta contra o diabetes”, afirmou o oftalmologista.
Veja também o vídeo com doutor Rafael Andrade e os desafios do Mutirão:
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou que chegarão ao Brasil mais 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida em parceria com a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, vindas do Instituto Serum, na Índia. As doses devem chegar ainda neste mês.
No total, o instituto deve receber 10 milhões de doses, além das 2 milhões já recebidas no final de janeiro. Ainda não há previsão para a chegada das outras 8 milhões de doses.
Na semana passada, as capitais Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre anunciaram a interrupção da vacinação contra o coronavírus, causada pelo esgotamento dos imunizantes nas cidades, até a chegada de novas doses. Metro1.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou, no distrito de São João do Paraíso, em Mascote, 450 filhotes de papagaio, periquitos e aves de outras espécies que estavam mantidos aprisionados em cativeiro e preparados para serem comercializados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
A PRF chegou ao local após ser acionada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em Itabuna. Em um imóvel indicado em uma denúncia anônima, os agentes rodoviários e os fiscais do órgão de ficalização, constataram a situação de maus-tratos a animais silvestres.
Espalhados pela casa, foram encontrados pássaros de diversas espécies conhecidas popularmente como cardeal, pássaro preto, papa capim, coleira, azulão, sofrê, canário da terra, trinca ferro, tico tico e sabiá, além de uma grande quantidade de filhotes de papagaios e periquitos com apenas algumas penugens sobre o corpo.
Os animais estavam amontoados em caixas de papelão, gaiolas e viveiros, e em condições precárias de falta de higiene (cobertas com fezes e urina), sem água, com restrição de movimento, privação de luz e sem circulação de ar. Muitos estavam desidratados e debilitados e alguns já foram encontrados mortos. Também foram apreendidos diversos apetrechos utilizados na captura ilegal desses animais.
GALOS DE RINHA
Em outro imóvel, ainda em São Joõ do Paraíso, os policiais rodoviários encontraram mais 40 de galos de rinha. Esses animais são utilizados em competições ilegais, para duelarem entre si, muitas vezes até a morte.
Os animais resgatados foram encaminhados para o centro de recuperação de Cruz das Almas. Lá, eles serão triados, alimentados e tratados por equipes de veterinários e biólogos, onde passam por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. Já os 42 galos foram entregues na sede da Cavalaria do 15° do Batalhão da Polícia Militar.
O responsável pelo aprisionamento ilegal dos animais foi identificado e a ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil, em Mascote, para instauração do inquérito policial e demais procedimentos cabíveis. O nome dele não foi divulgado.
A Secretaria de Saúde de Ilhéus anunciou, neste domingo (21), a abertura de mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Centro de Atendimento Covid-19. O município tem absorvido a demanda por internação na região sul da Bahia. A quantidade de leitos para pacientes graves infectados pelo novo coronavírus será ampliado de 50 para 70 a partir da próxima terça-feira (23).
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, destacou que é importante que todos contribuam para a redução dos casos ativos de Covid-19, mantendo os cuidados, com uso de máscara de proteção, álcool em gel e evitando qualquer forma de aglomeração.
Dos 50 pacientes internados hoje em Ilhéus, 32 são oriundos das seguintes cidades: Almadina; Aurelino Leal; Camacan; Canavieiras; Eunápolis; Gandu; Ibicaraí; Ibirapitanga; Ipiaú; Ituberá; Itabuna; Itapitanga; Jaguaquara; São José da Vitória; Taperoá; Ubaitaba; Ubatã; Una; Uruçuca e Vitória da Conquista.
O governador Rui Costa decidiu ampliar o horário do toque de recolher, em grande parte da Bahia, devido ao aumento da ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19, que atingiu a taxa de 80% neste domingo (21). O anúncio foi feito pelo governador, via redes sociais.
A restrição na circulação de pessoas nas ruas passa a valer das 20h às 5h e envolve 381 cidades baianas, até o próximo dia 28 de fevereiro. A região oeste é a única exceção. Todos os municípios do sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia devem respeitar o toque de recolher.
O atendimento presencial em bares, restaurantes, lojas de conveniência e demais estabelecimentos similares que comercializem bebidas alcóolicas será encerrado às 18h. Apenas o delivery de alimentos fica permitido até as 23h. Já o transporte metropolitano (ônibus, metrô, ferryboat e lanchinhas) pode funcionar até as 20h30.
ESTÃO PERMITIDOS
A atualização do decreto nº 20.233, que instituiu o toque de recolher, será publicada em edição suplementar online do Diário Oficial do Estado (DOE) deste domingo (21). Conforme o decreto, no período das 20h às 5h, é permitido o deslocamento somente para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência.
Não são alcançados pelo decreto os serviços de limpeza pública e manutenção urbana; os serviços delivery de farmácia e medicamentos; e as atividades profissionais de transporte privado de passageiros.
FISCALIZAÇÃO
Aqueles que descumprirem a medida podem ser autuados nos artigos 268 (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa) e 330 (desobedecer a ordem legal de funcionário público) do Código Penal.
A população pode contribuir com a fiscalização. Denúncias para a Polícia Militar da Bahia (PMBA) devem ser feitas pelo 190 ou (71) 3235-0000, na capital, e pelo 181, no interior do estado. A denúncia é anônima.
Os interessados têm até esta segunda-feira (22) para se inscrever no processo seletivo da Prefeitura de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. São ofertadas 1.406 vagas para preenchimento imediato e cadastro de reserva. Conforme levantamento do PIMENTA, o salário chega a R$ 10 mil.
São três editais, sendo que em um deles as vagas são para profissionais como Agente de Trânsito, Arquiteto, Assistente Social, Assistente Administrativo, Calceteiro, Encanador, Engenheiro Civil, Guarda Municipal, Nutricionista, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Psicólogo, Topógrafo e Técnico em Agrimensura. Os salários variam de R$ 1.100 a R$ 3.086,32, a depender do cargo.
No segundo edital, as vagas são para Auxiliar de Classe, Eletricista, Interprete de Libras Escolar/Português, Mecânico, além de professores de disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia Inglês, Ciências da Educação Básica e Técnico em Informática. Os salários variam de R$ 1.333,00 a 1.947,97.
No terceiro edital, na área de saúde, as oportunidades são para Auxiliar de Saúde Bucal, Atendente de Esf, Assistente Social, Agente de combate a endemias, Bioquímico, Cozinheiro, Educador Físico, Enfermeiro, Enfermeiro de Urgência e Emergência, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Médico (especialista), Médico Psiquiatra, Médico Regulador, Médico de Urgência e Emergência, Médico Veterinário, Médico Esf, Nutricionista, Odontólogo Buco Maxilo Facial e Odontólogo, dentre outros cargos. Os salários variam de R$ 1.100 a R$ 10 mil. Acesse os editais aqui.
O concurso da Mega-Sena acumulou mais uma vez e deve pagar R$ 42 milhões na quarta-feira (24). O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP).
No concurso 2.346, realizado na noite de sábado (20), não houve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 03-04-11-40-42-58. Já a quina teve teve 53 apostas acertadoras e cada um sortudo receberá R$ 64.466,74.
São 4.812 apostas ganhadoras da quadra, sendo que cada uma receberá R$ 1.014,35. As apostas para o concurso 2.347 podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas, pelo portal www.loteriasonline.caixa.gov.br e pelo app Loterias Caixa, disponível para usuários das plataformas iOS e Android. O valor de uma aposta simples na Mega-Sena é de R $ 4,50.
O Bahia apresentou, pela primeira vez, um futebol convincente neste Campeonato Brasileiro. Jogando na Arena Castelão, no Ceará, na noite deste sábado (20), o tricolor baiano goleou o Fortaleza por 4 a 0. O destaque da partida foi o atacante Rodriguinho, que marcou três gols.
Ele falou da atuação no jogo. “Primeira vez na carreira que fiz três gols em uma partida. Muito feliz por ter contribuído por esse triunfo. Passamos o Fortaleza para escapar dessa zona. Pensei até em bater o pênalti, companheiros falaram para bater. Mas falei para o Rossi bater e marcar o dele também”.
Com a vitória na noite deste sábado, o Bahia chegou aos 41 pontos e pode escapar do rebaixamento para a segunda divisão já neste final de semana. Para isso, depende de tropeços de Vasco e Goiás. A equipe carioca tem 37 pontos e o time de Goiás soma 36.
Na última rodada do Brasileirão, o Bahia, que está em 15º lugar, recebe o Santos. A partida está prevista para as 21h, na Arena Fonte Nova, em Salvador. No mesmo dia e horário, Vasco e Goiás se enfrentam no estádio São Januário, no Rio de Janeiro.
JOGO AGITADO NESTE SÁBADO
O confronto direto contra o rebaixamento entre Fortaleza e Bahia começou agitado. O time cearense imprimiu velocidade no início, mas o tricolor baiano acabou efetivo logo na primeira chance. Aos seis minutos, Ronaldo deu bom passe para Nino Paraíba, que avançou livre e levantou na medida para Rodriguinho finalizar de cabeça: 1 a 0.
O Fortaleza respondeu na sequência com Paulão acertando a trave. Depois, os baianos passaram a apostar mais em contra-ataques e tiveram boas chances de ampliar com Gilberto e David, mas que não tiveram sucesso no último passe.
O Bahia chegou ao segundo gol aos 16 minutos, quando Rodriguinho recebeu passe açucarado de Nino Paraíba e mandou de cabeça para dentro das redes: 2 a 0. Já na marca dos 20, o atacante marcou mais uma vez, de pênalti. E, aos 34, Rossi também mandou da marca da cal para fechar a goleada baiana no Castelão: 4 a 0.
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou, pelo segundo dia consecutivo, o maior número de pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 desde o início da pandemia. São 868 pacientes adultos e pediátricos em estado grave ocupando leitos nas diversas regiões da Bahia.
O boletim epidemiológico deste sábado (20) também registra 68 mortes, o maior número desde 25 de agosto de 2020, quando foram contabilizados 70 óbitos. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas neste sábado (20).
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.100 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 4.051 recuperados (+0,7%). Dos 651.484 casos confirmados desde o início da pandemia, 623.069 já são considerados recuperados e 17.287 encontram-se ativos.
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.017.902 casos descartados e 150.690 em investigação. 41.911 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 11.128, representando uma letalidade de 1,71%. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,52%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,41%).
O governador Rui Costa afirmou, nesta semana, que já reabriu praticamente todos os leitos para a Covid-19 e o Estado está em processo de mobilização e contratação de uma organização social para reabertura de leitos na Fonte Nova, caso seja preciso. “Mas não podemos abrir leitos infinitamente! Precisamos frear o avanço da doença. Estamos nos precavendo, nos antecipando e constantemente fazendo alertas à sociedade. Não é hora de sair de casa, se não for por necessidade. E se sair, use máscara! A vida humana está em primeiro lugar”.
VACINAÇÃO
Com 414.224 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 44.855 receberam também a segunda dose, até as 15 horas deste sábado, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados.
Tem-se observado volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses.
O Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5ml de um único frasco-ampola. Desta forma, poderá ser observado que alguns municípios possuem taxa de vacinação superior a 100%.
Nas redes sociais, os chamados digital influencers, ou somente influencers, estão sempre felizes e pregam a felicidade como um estilo de vida. Essas pessoas espalham conteúdo para milhares de seguidores, principalmente no Instagram, rede de compartilhamento de fotos e vídeos, que permite aplicar filtros digitais nas fotos e compartilhá-los em outras redes sociais.
Os influencers ditam tendência e estão sempre mostrando um estilo de vida sonhado por muitos, como o corpo esbelto, viagens incríveis, casas deslumbrantes, carros novos e alegria em tempo integral. Algo bem improvável de ocorrer o tempo todo, aponta a psicóloga Carla Furtado, mestre em psicologia e fundadora do Instituto Feliciência.
“A diferença entre a felicidade autêntica, legítima e real e a felicidade postada nas redes é abismal. Porque a felicidade, tal qual nós abordamos via psicologia positiva, é uma experiência intrínseca, interna, que pode, claro, ser manifestada, mas nada tem a ver com a ostentação de felicidade”, afirma a psicóloga.
A chamada psicologia positiva é o campo da psicologia que investiga a felicidade e os vários aspectos positivos da experiência humana.
A problemática pode surgir com a busca incessante por essa felicidade, que gera efeitos colaterais em quem consome diariamente a “vida perfeita” de outros. Daí vem o conceito de positividade tóxica: a expressão tem sido usada para abordar uma espécie de pressão pela adoção de um discurso positivo aliada a uma vida editada para as redes sociais, avalia a profissional.
O engenheiro mecânico Itamar Brandão Sangi, de 28 anos, disse que atualmente se sente atingido por essa positividade tóxica das redes. “Ao conversar com uma amiga sobre academia, ela me disse que eu nunca estou 100% satisfeito com o meu corpo, aí eu parei e pensei. Eu me considero uma pessoa com uma ‘cabeça boa’, mas mesmo assim fico um pouco insatisfeito por não ter um corpo parecido com aquele influencer”, reflete.
Carla Furtado explica que não é saudável tentar repetir o que se vê na rede. “Não é saudável repetir o que outra pessoa faz, seja uma celebridade ou uma pessoa da rede de convivências. Quando eu tento mimetizar [assumir a forma] o comportamento de outra pessoa, tornar o indivíduo o modelo que eu vou seguir, porque ele alcançou algo na vida que eu desejo alcançar, estou fazendo um caminho equivocado para me construir enquanto ser humano”, argumenta.
FORMAS DE FELICIDADE
A especialista explica que a felicidade tem alguns princípios similares para a humanidade, mas a forma de vivê-la é individual. “A gente tem quase oito bilhões de habitantes no planeta. A gente pode dizer que há quase oito bilhões de formas de se viver a felicidade, embora a gente tenha quase dois pilares em comum: uma vida com um pouco mais de emoções positivas do que negativas e a percepção de uma vida significativa e com propósitos.”
Itamar conta que não é todo o tipo de post que gera nele essa positividade tóxica. “Em relação à infelicidade por não poder visitar aqueles lugares paradisíacos que aquele influencer está, eu nunca senti esse sentimento, graças a Deus. Mas conheço pessoas que se sentem assim e ficam deprimidas”, relatou o engenheiro mecânico, que passa cerca de 4 horas por dia nas redes. Saiba mais sobre o assunto em leia mais.
A Mega-Sena vai sortear às 20 horas deste sábado (20) o prêmio acumulado de R$ 34 milhões. As seis dezenas do concurso 2.346 serão sorteadas no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.
As apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa Econômica Federal, em todo o país ou pela internet, no portal Loterias Caixa.
De acordo com a Caixa, caso apenas um apostador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 39,4 mil de rendimento no primeiro mês.
O valor de uma aposta simples, com seis dezenas marcadas, é de R$ 4,50.























