EM VÍDEO, MILTON NASCIMENTO CELEBRA CARREIRA E AMIZADES E ANUNCIA DESPEDIDA DOS PALCOS

UFRB OFERECE 190 VAGAS EM CURSOS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

RECEITA FEDERAL ALERTA PARA GOLPE NA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2022

SARGENTO DA PM, IRMÃOS E FILHO SÃO PRESOS POR SUSPEITA DE ROUBAR JOALHERIAS NA BAHIA

PODCAST DO TSE ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE AS ELEIÇÕES; CONFIRA

MEGA-SENA SORTEIA PRÊMIO DE R$ 35 MILHÕES NESTE SÁBADO (14)

POLÍCIA PRENDE DUPLA SUSPEITA DE MATAR VIZINHO COM MACHADO E FOICE

EXPORTAÇÕES BAIANAS ATINGEM 1,5 BILHÃO DE DÓLARES E BATEM RECORDE

ÉDEN VALADARES DIZ QUE AÇÃO DO UNIÃO BRASIL “É MEDO DO CRESCIMENTO DE JERÔNIMO”; ENTENDA

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior (DEM), vistoriou, nesta quinta-feira (18), as obras do Campus Integrado de Educação Integral de Serra Grande. O Centro está sendo construído numa parceria entre a Prefeitura de Uruçuca e o Ministério de Educação.

A obra, que estão em ritmo acelerado, conta ainda com a colaboração de uma rede potente de parceiros, apoiada pelo Instituto Arapyaú. “Essa gestão batalhou para que este projeto saísse do papel e, hoje, contemplar a materialização de um sonho de desenvolvimento educacional que vai transformar a vida de muitas crianças e jovens de Serra Grande, Uruçuca e região, e nos deixa felizes e esperançosos”, disse Moacyr.

Confira a lista dos 150 filmes que serão exibidos na 7ª edição do Feciba
Tempo de leitura: 4 minutos

O 7º Festival de Cinema Baiano (Feciba) divulgou nesta sexta-feira (19) a lista dos 50 filmes que serão exibidos na edição deste ano. Serão 10 longas, 10 médias e 30 curtas-metragens produzidos por baianos nos últimos cinco anos.

O produtor executivo e diretor artístico Edson Bastos ressalta que é uma tarefa muito difícil escolher os filmes que vão participar de um evento, pois obras muito boas ficam de fora. “Mas a curadoria do Feciba fez um excelente trabalho. Uma equipe diversa e competente que se dedicou durante dias de visionamento e horas de diálogos intensos para chegar ao resultado dos 50 filmes que vão fazer parte desta edição do festival”, reitera.

O tema deste ano – Dentro de casa, asa – reflete bem o que o público pode esperar das mostras deste Feciba. Devido à pandemia de Covid-19, a programação deste ano será totalmente online, além de gratuita, incluindo as mostras, quatro oficinas e vinte debates transmitidos ao vivo. A programação acontecerá de 15 a 26 de março.

CURADORIA

Para a tarefa de escolher entre as produções inscritas, entrou em cena um time de 11 curadores escolhidos em seleção realizada entre janeiro e fevereiro. Foram eles: Cláudio Lyrio (Itabuna), Enoe Lopes Pontes (Salvador), Euclides Santos Mendes (Pindaí), Jhefferson Jhekson (Cruz das Almas), José Araripe Júnior (Salvador), Lecco França (Salvador), Marialva Monteiro (Rio de Janeiro), Marise Urbano (Salvador), Michel Santos (Luiz Eduardo Magalhães), Naira Évine (Salvador) e Ruthe Maciel (Juazeiro).

José Araripe Júnior, um dos curadores dos longas-metragens, não esconde a euforia com que se envolve no trabalho. “Ver o retorno do FECIBA com uma safra de produções tão criativas, impactantes e comprometidas com o contexto cultural, histórico e social da Bahia, não enche apenas os olhos do curador; faz bater mais forte o coração do cinéfilo”.

A curadora Marise Urbano fez parte da selação dos curtas. “Eu pude, em poucos dias, assistir a mais de 100 produções baianas de diversas regiões, o que me atualizou sobre o contexto dos últimos anos. Sinto que os filmes selecionados dão conta de caracterizar as produções do nosso estado. Priorizamos uma perspectiva descentralizada e decolonial de se fazer cinema. Julgamos ter, em nossa seleção, uma infinita diversidade de formas e conteúdos, o reflexo de uma sociedade diversa e rica como é a Bahia”, conta.

Já a curadora Naira Évine, que se debruçou sobre a seleção dos média-metragens inscritos, destaca como o cinema baiano tem ampliado o seu repertório. “Hoje temos uma diversidade de pessoas com a câmera na mão e uma ideia na cabeça e isso não tem mais volta. Notamos que os baianos tem muito a falar, quer falar e está falando. Engana-se quem resume esse estado a apenas um jeito de ser e pensar. Conheci a fundo novas histórias, manifestações culturais, memórias e protestos”.

Clique em Leia mais para ver todos os 50 filmes selecionados.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

O resultado do sorteio de fevereiro da Nota Premiada Bahia saiu nesta sexta-feira (19), contemplando 91 moradores de 19 municípios. O prêmio de R$ 100 mil foi para um participante da capital, que mora no bairro de São Cristóvão. Dos 90 prêmios de R$ 10 mil, 53 foram para Salvador e 37 para o interior. Sete dos sortudos de fevereiro são de Itabuna.

CONFIRA AQUI RELAÇÃO COMPLETA DOS GANHADORES

Entre os municípios do interior da Bahia que tiveram ganhadores, destaque para Itabuna, com sete pessoas sorteadas. Na sequência, Lauro de Freitas (4), Feira de Santana (4), Camaçari (2), Jequié (2), Ibirataia (2), Dias D´Ávila (2), Ipiaú (2), Brumado (2) e Paulo Afonso (2). Por fim, oito municípios tiveram um sorteado cada: Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, São Sebastião do Passé, Oliveira dos Brejinhos, Serrinha, Ilhéus, Miguel Calmon e Simões Filho.

Além dos 91 prêmios mensais, a campanha também realiza periodicamente sorteios especiais de R$ 1 milhão, que contemplam um único participante. O próximo sorteio especial está programado para o dia 30 de junho. Neste caso, serão considerados todos os bilhetes gerados entre 1° de março de 2019 e 31 de maio de 2021.

COMO PARTICIPAR

Para participar da Nota Premiada Bahia, basta se cadastrar uma única vez, preenchendo o formulário disponível no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e, após essa etapa, pedir para inserir o CPF na nota fiscal a cada compra realizada em estabelecimentos comerciais. O participante, no ato do cadastro, escolhe até duas instituições filantrópicas que integram o programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, uma da área social e outra da área de saúde, para doar as suas notas eletrônicas.Leia Mais

Seap anunciou medida nesta sexta-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por causa do aumento acelerado dos casos de Covid-19 no estado, os presídios e outras unidades prisionais da Bahia suspenderam visitas religiosas e sociais aos detentos, conforme anúncio feito hoje (19) pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

“Essa medida preventiva visa minimizar os impactos causados por uma possível transmissibilidade da Covid-19 no Sistema Penitenciário, como também forçar a diminuição de possíveis vetores de contaminação em circulação nas ruas”, diz a secretaria em nota.

A partir desta sexta-feira (19), 343 municípios da Bahia vão restringir a circulação de pessoas e o funcionamento de estabelecimentos comerciais das 22h às 5 horas.

Presidente da Amurc e comandante do 15º BPM firmam acordo no combate à pandemia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, se reuniu com o tenente-coronel Ferreira Lopes, comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, para alinhar detalhes e o cumprimento do toque de recolher decretado pelo Governo do Estado e que começa hoje (19).

As duas instituições firmaram um termo de cooperação, apoiando os municípios no cumprimento do decreto, que visa conter o avanço da Covid-19 na região Sul da Bahia. A iniciativa atende a uma solicitação dos prefeitos associados à entidade, apresentada na última reunião, com o objetivo de garantir a segurança da população e o atendimento às demandas locais que necessitam do apoio militar.

Segundo o presidente da Amurc, o tenente-coronel destacou que “a PM estará dando apoio irrestrito nas ações de combate ao Covid-19 na região”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) vai aumentar o horário do toque de recolher, medida iniciada hoje em 343 cidades da Bahia, caso a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para tratamento da Covid-19 chegue a 80%. Até meio-dia desta sexta-feira (19), 77% dos leitos dos hospitais do estado estavam ocupados.

“Hoje [sexta, 19] já subimos para 77% de ocupação de leitos e já com 16 mil casos ativos. Então continuamos crescendo os números, tanto de [ocupação de] leitos, quanto de casos ativos. É preciso que as pessoas colaborem, usem máscara, higienizem as mãos e mantenham distanciamento. Caso contrário, se os números continuarem crescendo, nós vamos ter que tomar outras medidas. Se chegar nos próximos dias a 80%, eu vou imediatamente ampliar o horário do toque de recolher”, disse Rui, hoje, em entrevista à TV Bahia.

Com vigência inicial até a próxima quinta-feira (25), o toque de recolher vai restringir a circulação de pessoas e o funcionamento de estabelecimentos comerciais das 22h às 5 horas. Rui não disse qual seria a expansão da medida, caso o Governo do Estado chegue à conclusão de que o aumento seja necessário para conter o avanço do novo coronavírus.

Medo de calote perturba o sonho do paraíso à beira-mar
Tempo de leitura: 2 minutos

A entidade que representa os adquirentes de lotes do Alphapark, no litoral sul de Ilhéus, afirma que a construtora abandonou as obras do condomínio. O contrato previa a entrega do empreendimento em janeiro de 2017, informa Felipe Marinho, presidente da Associação dos Moradores do Condomínio Alphapark (Amoalpha), que conversou com o PIMENTA na noite dessa quinta-feira (18).

Na manhã de domingo (21), a associação vai discutir o assunto em assembleia extraordinária. O grupo avalia a possibilidade de pedir à Justiça o bloqueio de bens da Cicon e dos sócios da empresa. Também pretende acionar o fundo de investimentos vinculado à obra.

Depois de anos em ritmo lento, a construção parou em meados de 2020. A Cicon não construiu equipamentos previstos no contrato. O presidente da Amoalpha elencou o que ainda falta ser construído. “Piscina, quadra poliesportiva, campo de futebol, quadra de tênis, piscina coberta e aquecida e todo o saneamento básico”.

“O último pronunciamento da empresa”, continua Felipe, foi para informar que “não teria mais dinheiro para pagar conta de luz, água e [equipe da] portaria, que eles vinham mantendo”. Três famílias que já moram no condomínio ficaram sem energia quando o fornecimento foi cortado por falta de pagamento, lamenta. Os membros da associação assumiram a despesa para restabelecer o serviço. Fizeram o mesmo com os custos de água e segurança.

O condomínio tem 312 lotes. A associação tenta levantar o número de terrenos vendidos. Cada um custou por volta de R$ 160 mil. Perguntamos a Felipe quanto a construtora arrecadou dos clientes, considerando as parcelas pagas. “Eu não vou saber o valor exato, mas foram alguns milhões de reais”, respondeu.

OUTRO LADO

Na manhã desta sexta-feira (19), por volta das 8h40min, o PIMENTA telefonou para o escritório da Cicon em Ilhéus. Os diretores autorizados a falar sobre a situação do condomínio não estavam no momento da ligação. Voltamos a ligar às 11h06min, mas não fomos atendidos. A empresa não se manifestou até a publicação desta matéria. O espaço está aberto.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Líder do Governo, Porfírio faz ataques a Lívia Mendes durante sessão

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, reconhecida por agir tecnicamente em sua área e ter desempenho elogiado na Santa Casa de Misericórdia, começou a sofrer processo de fritura.

Durante sessão da Câmara de Vereadores, o próprio líder do Governo Augusto Castro, Manoel Porfírio, fez duras críticas a Lívia pelo fato de ela, supostamente, não responder às cobranças dos vereadores.

Os petardos em direção à secretária tiveram o reforço de outros dois vereadores, Cosme Resolve e Pastor Francisco. Os vereadores chegam a dizer que se ela não responde nem vai à Câmara espontaneamente, irá por convocação, medida considerada dura.

– A paciência esgotando com a secretária e, se ela não tiver cuidado, nós vamos ter que aumentar mais ainda o tom de voz. (…) Não adianta ficar igual barata tonta, rodando, e não apresentar alternativas para o nosso povo – disse.

Ainda na sessão, Porfírio reconhece que tem problema de comunicação com a secretária. E, novamente, ataca:

– Ela precisa centrar a cabeça dela na saúde de Itabuna. A saúde de Itabuna é urgente. Nosso povo não pode morrer nas filas – afirmou, reforçando que Lívia só andaria em reunião e faz carreira solo, diferentemente dos outros membros do governo.

A pergunta que não quer calar: Porfírio agiu como líder do governo e representava ali o pensamento do prefeito Augusto Castro?

Só uma pessoa poderá responder, o próprio prefeito Augusto Castro.

Politicamente, Porfírio deixou Augusto e a secretária em situação delicada.

Em tempo: confira a íntegra das críticas dos vereadores em vídeo de Nachapa Quente.

Moradores da Califórnia são submetidos a testes rápidos || Foto Roberto Santos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna aplicou testes rápidos para detecção do novo coronavírus (Covid-19) entre moradores da Califórnia nesta quinta (19). Dos 393 moradores submetidos ao teste, 90 apresentaram resultado positivo para o vírus, o que corresponde a 22,9%. A ação abrangeu moradores e comerciantes e comerciários da localidade, uma das mais populosas de Itabuna.

Dos 90 pacientes com o covid-19 ou que tiveram contato com o vírus, 31 apresentaram Anticorpos IgM, 35 IgG e 24 IgM e IgG. Outros 303 pacientes apresentaram resultado negativo para o Covid-19.

Para saber se o paciente já teve contato com a Covid-19, a indicação é o teste rápido de Anticorpos IgM e IgG, que detecta a presença ou não de anticorpos no organismo. Ou seja, se já teve contato recente com o vírus (IgM) ou se já teve a doença (IgG). É indicado para pacientes a partir do 8º dia de sintomas e o resultado sai em 15 minutos.

De acordo com a diretora de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, a ação de testagem rápida no Califórnia foi semelhante à executada, recentemente, na Feira Livre do São Caetano. Lá, foram realizados 428 testes, sendo 100 positivos e 328 negativos.

ÁLCOOL EM GEL, MÁSCARA E LAVAGEM DAS MÃOS

A diretora de Vigilância da Saúde faz um apelo à população para que fique em casa. “Itabuna vive um momento crítico por conta da falta de leitos para o tratamento da Covid-19. Precisamos fazer a nossa parte”, recomendou.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém a orientação à população para que aglomerações sejam evitadas, haja higiene pessoal e lavagem das mãos com sabão em água corrente, uso de máscaras e álcool gel a 70%.

Toque de recolher começa hoje em 343 municípios baianos || Foto Danilo Magalhães/PMLF
Tempo de leitura: 2 minutos

Começa a valer hoje (19) o toque de recolher decretado pelo governador da Bahia, Rui Costa, para evitar aglomerações e conter o aumento dos casos de covid-19 no estado. A medida, anunciada no dia 16, determina que as pessoas devem ficar em casa das 22h às 5h e será aplicada até o dia 25 de fevereiro.

O toque de recolher recai sobre 343 cidades da Bahia (confira aqui a relação completa dos municípios sob toque de recolher), mas não será adotado nas regiões de Irecê, Jacobina e no oeste do estado.

A restrição começa a valer pouco depois de a Vigilância Epidemiológica da Bahia ter confirmado a transmissão comunitária da variante do coronavírus detectada no Reino Unido e a circulação da mesma linhagem do SARS-CoV-2 presente em Manaus.

PRISÃO PARA QUEM DESRESPEITAR MEDIDA

De acordo com o decreto, durante o período de vigência do toque de recolher, além da circulação de pessoas em “vias, equipamentos, locais e praças públicas”, também ficam proibidas as atividades comerciais que não sejam essenciais.

Quem desrespeitar poderá ser preso e responderá por crime contra a saúde pública. Caberá à Polícia Militar, com o apoio das guardas municipais, fiscalizar o cumprimento das medidas de restrição.

Serão permitidos os deslocamentos a serviços de saúde ou farmácia, compra de medicamentos ou situações em que fique comprovada a urgência do deslocamento.

Pelo decreto, os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades até as 21h30, para garantir o deslocamento dos funcionários e colaboradores às suas residências.

Segundo o governo do estado, estabelecimentos comerciais como shoppings, bares e restaurantes, além de postos de gasolina que vendem bebidas alcoólicas, deverão estar fechados e vazios às 22h.

TRANSPORTE

A determinação diz ainda que os meios de transporte metropolitanos (ônibus, metrô, ferryboat e lanchinhas) ficam autorizados até as 22h30min, horário em que devem ser encerrados.

Em Salvador, os ônibus urbanos deverão obedecer decreto publicado pela prefeitura, que determinou sua circulação até as 22h30min. Em Itabuna, os ônibus farão a última viagem as 22h.

Além do fechamento de bares, restaurantes, lojas de conveniência e demais estabelecimentos similares que comercializem bebidas alcoólicas, será proibida a realização de entregas, na modalidade delivery, entre as 22h e as 5h.

Já as atividades essenciais, como serviços de saúde e farmácias, serão mantidas, inclusive com entrega de medicamentos por motoboys.Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos

Seria mais honesto vestir a carapuça do governo e mostrar a verdadeira face oportunista do Carlismo, que “mamou o tempo todo nas tetas da ditadura”.

Wenceslau Junior

É impressionante o contorcionismo político do ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, para não vincular sua imagem a Bolsonaro.

O presidente nacional do DEM comandou pessoalmente o “cavalo de pau” na eleição da Mesa da Câmara dos Deputados, quando o partido abandonou a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), construída por Maia e comprometida com a independência do legislativo, para apoiar Arthur Lira (PP-AL), candidato oficial do Planalto, apoiado por Bolsonaro, que derramou milhões de reais em emendas e prometeu fazer uma reforma administrativa, abrindo mais espaço para o centrão em troca de votos.

Nem bem o “defunto esfriou”, ou seja, menos de 15 dias da eleição da Mesa Diretora, realizada no dia 1º de fevereiro, o Planalto faz o movimento de promover Onyx Lorenzoni (DEM-RS) do Ministério da Cidadania para a Secretaria-Geral da Presidência. Lembrando que o mesmo, além de coordenar a transição, ocupou o Ministério da Casa Civil, entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2020, quando passou a ocupar o Ministério da Cidadania.

É bom salientar que Onyx Lorenzoni não foi o único democrata a ocupar cargos no primeiro escalão do governo Bolsonaro. O também deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) ocupou o Ministério da Saúde de janeiro de 2019 a abril de 2020, enquanto a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS) ocupa o Ministério da Agricultura desde o início da gestão de Bolsonaro.

Portanto, a legenda comandada nacionalmente por Neto indicou 3 Ministros no início do governo, sendo que um deles (Lorenzoni) pode ser considerado o “curinga” da gestão. Atualmente, são 2 Ministros (Tereza e Lorenzoni) em ministérios importantes, fora os membros da legenda que ocupam cargos de segundo e terceiro escalões, a exemplo de José Carlos Aleluia (ex-deputado federal e ex-presidente estadual do DEM-BA), reconduzido ao Conselho de Itaipu em maio de 2020.

Com a assunção do Ministério da Cidadania por João Roma, assume o mandato a deputada federal Tia Eron (PRB), passando José Carlos Aleluia a ocupar a primeira suplência.

Como é de conhecimento público, o DEM deu um “cavalo de pau”, deixando Rodrigo Maia, Baleia Rossi e a oposição “a ver navios”.

Nunca se teve notícia, até então, de uma abertura de cofre tão escancarada em troca de votos para eleger a Mesa da Câmara. Além da liberação de emendas e outras verbas, cargos de primeiro, segundo e terceiro escalões “choveram na horta” de deputados que  se renderam ao Poder Central.

Sabemos que, além do compromisso de pautar com “força total” as matérias conservadoras do presidente Bolsonaro, haja vista a meteórica votação da autonomia do Banco Central, especula-se que está no pacote o engavetamento das dezenas de pedido de impeachment do desastroso presidente.

Depois de ter contribuído abertamente para a vitória de Bolsonaro na eleição da Mesa, o DEM, inclusive na Bahia, vem recebendo as contrapartidas por parte do Governo e uma delas é a nomeação do “apagado” deputado federal João Roma (Republicanos-BA), ex-chefe de gabinete da Prefeitura, compadre e amigo pessoal de Neto, para o Ministério da Cidadania.

Como se não soubesse de nada, Neto esbraveja ter sido traído por Roma e que se Bolsonaro fez a nomeação com intuito de intimidá-lo, ganhou um inimigo.

Esse jogo de cena, esse “contorcionismo” político não entra na cabeça de quem tem um mínimo de acesso à informação, vejamos:

1º – O DEM esteve presente na campanha, na transição e na composição do Governo o tempo todo. Onyx Lorenzoni foi coordenador de campanha, coordenador da transição e encontra-se no terceiro ministério;

2º- Neto é presidente nacional da legenda e nunca se posicionou contrário às presenças de deputados do partido em ministérios importantes;

3º- Neto se envolveu pessoalmente na articulação que desembarcou a maioria dos deputados do DEM da candidatura de Baleia Rossi para a de Arthur Lira.

Me parece que se trata da velha tática de colher o bônus (cargos, emendas, recursos) sem vincular sua imagem com o desgaste (fascismo, machismo, homofobia, violência, entreguismo e negacionismo) do desgoverno Bolsonaro.

“O tempo é o senhor da razão e da verdade”. Vamos ver os municípios da Bahia que mais irão aquinhoar os recursos do Ministério da Cidadania. Vamos ver em que palanque João Roma estará nas eleições de 2022.

Seria mais honesto vestir a carapuça do governo e mostrar a verdadeira face oportunista do Carlismo, que “mamou o tempo todo nas tetas da ditadura”. Não adianta tentar construir uma imagem de “progressista”, “avançado”, “comprometido socialmente”, pois a prática do DEM escancara o liberal-conservadorismo que compõe o seu DNA.

Wenceslau Junior é professor universitário, advogado e membro da Comissão Política Estadual do PCdoB

Técnico explana projetos para Rosemberg, Jerônimo e Augusto || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) intermediou e participou de uma audiência, nesta quinta-feira (18), entre o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e o secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Na pauta, a construção do Campus Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica Anísio Teixeira, que integrará o Complexo Integrado de Educação, Colégio Estadual de Itabuna, Centro de Apoio Pedagógico, Centro Juvenil de Ciência e Cultura e o Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Sul.

“Esse é o meu trabalho, ajudar a ser essa ferramenta de integração entre o Município e o Estado para garantir os investimentos necessários. Não só da estrutura física, mas para garantir um aprendizado moderno e atual”, disse o parlamentar e líder do Governo Rui Costa na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Os investimentos previstos pelo governo do Estado podem chegar a R$ 50 milhões com a construção da nova estrutura de ensino integrado, localizada no bairro do São Caetano, que contará com equipamentos pedagógicos, esportivos e culturais para promover ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionados à melhoria da oferta e da qualidade do ensino.

“O mais importante é que iremos resgatar a autoestima da juventude itabunense e garantir um novo método de aprendizagem. E essa é a visão do governador Rui Costa. Fico feliz em poder retribuir à população de Itabuna, que me ajudou a me eleger deputado. A minha tarefa será ajudar a cidade a crescer e se desenvolver”, garantiu.

Homens teriam sido espancados até a morte
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os corpos de dois homens encontrados, na manhã desta quinta-feira (18), em um matagal às margens da BR-262, em Uruçuca, no sul da Bahia, foram identificados. Os corpos de Daniel Souza e Wagner Santana, que seriam moradores do distrito do Banco do Pedro, em Ilhéus, foram achados com sinais de violência, informa o site FRN.

A polícia suspeita que os dois homens foram levados para o local e espancados até a morte. A polícia trabalha com várias hipóteses para o duplo homicídio. Uma delas é que a dupla tenha sido vítima de “justiceiros”. Os corpos estão no Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus.

MPF pede a manutenção de prisão de Daniel Silveira|| Foto Pablo Valadares
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara dos Deputados realiza, nesta sexta-feira (19), às 17h, sessão do Plenário para apreciar a medida cautelar do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que está preso desde terça-feira (16).

A Constituição estabelece que deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por opiniões, palavras e votos e não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos à Casa respectiva, para que a maioria absoluta decida, em voto aberto, sobre a prisão.

Daniel Silveira foi preso em flagrante pela Polícia Federal na noite de terça-feira no âmbito de inquérito no STF que investiga notícias falsas (fake news). Ele gravou e divulgou vídeo em que faz críticas aos ministros do Supremo e defende o Ato Institucional nº 5 (AI-5).

Na ordem de prisão, o ministro do STF Alexandre de Moraes considerou gravíssimo o episódio da divulgação do vídeo e disse que são “imprescindíveis medidas enérgicas para impedir a perpetuação da atuação criminosa de parlamentar visando lesar ou expor a perigo de lesão a independência dos Poderes instituídos e ao Estado democrático de Direito”.

Em nota, a defesa de Daniel Silveira alegou que “a prisão do deputado representa não apenas um violento ataque à sua imunidade material, mas também ao próprio exercício do direito à liberdade de expressão e aos princípios basilares que regem o processo penal brasileiro”.

Arma, veículos e drogas apreendidos no sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis da Delegacia Territorial (DT) de Ibirapitanga apreenderam uma submetralhadora de fabricação Norte Americana, calibre 9 mm, duas espingardas artesanais, além de porções de maconha, pedras de crack e centenas de pinos para acondicionar cocaína. A apreensão ocorreu nesta quinta-feira (18), na zona rural do município.

Parte de uma carga de bananas e um veículo Fiat Strada roubados foram recuperados na ação, que prendeu um homem por receptação e posse ilegal de arma. Três motocicletas, munições calibre 38, material para embalar drogas, uma calça, dois celulares e dois chapéus camuflados também foram apreendidos.

De acordo com o delegado Lane Andrade, da DT/Ibirapitanga, outros envolvidos no roubo da carga estão sendo procurados. Policiais da DT/Ubatã participaram da operação, deflagrada para recuperar veículos roubados e reprimir o tráfico de drogas e homicídios, naquela região.