ITACARÉ PARTICIPA DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL INSPIRA ECOTURISMO

CONFIRA 98 VAGAS DE EMPREGO E ESTÁGIO PELO SINEBAHIA ITABUNA NESTA QUINTA-FEIRA (19)

CIDADES DO EXTREMO-SUL DA BAHIA SÃO ATINGIDAS POR CHUVA DE GRANIZO

“BOMBEIRO AMIGO DO PEITO” AJUDA A GARANTIR LEITE PARA CENTENAS DE CRIANÇAS EM ITABUNA

PREFEITO DE SÃO JOSÉ DA VITÓRIA É PUNIDO POR USAR DINHEIRO PÚBLICO PARA ABASTECER CARRO DE VEREADORA

SUSPEITO DE MATAR MOTORISTA DE APLICATIVO É PRESO EM ITABUNA

A FOME NAS UNIVERSIDADES E OS DESAFIOS DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

TONHO: “MOMENTO É PARA DEIXAR DIFERENÇAS DE LADO E DAR AS MÃOS PARA ELEGER LULA, JERÔNIMO E OTTO”

BAMIN ALERTA SOBRE ANÚNCIOS FALSOS DE EMPREGO NA BAHIA

Governo anuncia aulas para 15 de março
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Rui Costa e o secretário da Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciaram o início do ano letivo 2020/2021 na rede estadual de ensino para o próximo dia 15 de março, de forma 100% remota. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (23) durante o “Papo Correria”,  transmitido nas redes sociais.

A volta do ensino no modo presencial não tem data prevista e está condicionada aos parâmetros sanitários relacionados à Covid 19 no Estado. O governador destacou que o início das aulas com atividades remotas irá contemplar todos os alunos da rede estadual.

Rui informou que o governo da Bahia adotou uma estratégia que irá atender a todos os alunos da rede estadual. “Desde o início da pandemia, eu afirmei que não iria aceitar uma solução que alcançasse um número pequeno de alunos. Temos muitos estudantes que moram na zona rural e que não têm sequer sinal de celular. Por isso, estamos implementando esse início remoto das aulas, que não se trata de aula virtual por entender que não contemplaria os alunos que não têm sinal de telefone ou banda larga”, afirmou Rui.

Jerônimo Rodrigues explicou como foi planejado o início das atividades. “Podemos detalhar essas atividades, neste primeiro momento, em três datas. No dia 1º de março, nós chamaremos os profissionais da educação para se prepararem e, para a divulgação, com maior força, do que nós iremos fazer. No dia 8 de março, nós iniciaremos a jornada pedagógica Paulo Freire, fechando um ciclo de planejamento e preparação da rede estadual. No dia 15 de março, iniciaremos as aulas de forma remota”.

O planejamento da Secretaria da Educação do Estado prevê a realização dos dois anos letivos, de 2020 e 2021, até o dia 29 de dezembro, com 1.500 horas aula. Serão três fases de atividades escolares. Após a etapa 100% remota, será a vez da fase híbrida, com três dias da semana de aulas remotas e outros três de aulas presenciais e, por fim, a retomada das aulas 100% presenciais.

Leia Mais

Sorteio de R$ 57 milhões será na quarta-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

O concurso 2.347 da Mega-Sena pode pagar R$ 42 milhões nesta quarta-feira (24), o maior prêmio do ano. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

As apostas podem ser feitas até as 19h desta quarta-feira nas lotéricas de todo o país, pelo portal www.loteriasonline.caixa.gov.br e pelo app Loterias Caixa, disponível para usuários das plataformas iOS e Android.O valor de uma aposta simples na Mega-Sena é de R $ 4,50.

Descoberto mais uma variante de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen) identificou mais uma cepa do novo  coronavírus. Trata-se da linhagem peruana C.14, que foi introduzida no estado a partir de um viajante que chegou em Salvador de navio, em fevereiro, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Desde que começou a realizar o sequenciamento genético do vírus Sars Cov 2, responsável pela infecção pandêmica que já causou mais de 11 mil mortes na Bahia, o Lacen já identificou 13 diferentes linhagens do vírus em cerca de um ano, provavelmente vinculadas a múltiplos eventos de importações ocorridas simultaneamente e que justificam o alto número de infecções registradas no estado.

Os estudos indicam que o número de linhagens circulantes mudou com o tempo desde a identificação da linhagem B.1.1.162, a primeira confirmada por testes de sequenciamento genético em fevereiro de 2020, marcando a introdução primária de casos importados da Europa.

OUTRAS VARIANTES DA COVID-19

Em janeiro 2021 foram também detectadas no estado as novas variantes do SARS-CoV2 recentemente identificadas no Brasil, sendo elas a variante P.1 e P.2 isoladas pela primeira vez no norte e no sudeste do país.

“Os estudos foram realizados em genomas completos do Sars Cov 2 de 112 amostras de diversas regiões geográficas da Bahia, provenientes de indivíduos com sintomas clínicos característicos, como dificuldade de respirar, muito cansaço, SRAG e pneumonia”, explica a diretora do Lacen, Arabela Leal.

Arabela reforça o que os epidemiologistas e infectologistas já vêm alertando em todo o mundo: a mobilidade humana representa um fator crucial para a dispersão do SARS-CoV-2 e das novas variantes. “Enquanto não houver vacina para todos, distanciamento social e medida de restrições ainda continuam sendo essenciais para a minimização da circulação deste patógeno no Brasil”, conclui.

Trabalhadores desinfetam pavilhão do Campus Soane Nazaré
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após a suspensão das atividades presenciais da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em março de 2020, foram adotadas medidas de proteção contra o novo coronavírus, patógeno da Covid-19. Desde então, a universidade estabeleceu regras de distanciamento social e reforçou a higiene do Campus Soane Nazaré.

As empresas terceirizadas que atuam na Uesc são obrigadas a disponibilizar aos seus funcionários os equipamentos de proteção individual, como luvas, toucas e máscaras. A universidade forneceu à empresa de vigilância dois termômetros digitais para que todas as pessoas que acessassem a instituição tenham sua temperatura auferida.

Além disso, as empresas terceirizadas devem dispensar imediatamente os funcionários que apresentem sintomas característicos de infecção com o vírus, para que se isolem e recebam acompanhamento médico, antes de retornar ao trabalho.

Mesmo com atividades remotas, a Uesc comprou dispensadores para álcool gel, que foram instalados em locais estratégicos do campus. Também substituiu equipamentos de higienização.

No mês de março de 2020 e em janeiro de 2021, a universidade desinfetou completamente o campus com a aplicação de hipoclorito de sódio.

O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, reforça a importância das medidas de isolamento recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, para quem pode permanecer em casa, e o uso obrigatório de máscara. Ele destacou que todas as ações adotadas desde o início da pandemia serão mantidas pela universidade. “Nesse momento é fundamental salvar vidas”, concluiu.

O prefeito Mário Alexandre
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, Marão (PSD), cumpre agenda movimentada em Brasília em busca de recursos para o município.

“Estou mais uma vez buscando as melhorias para nossa querida terra de Ilhéus, no Congresso Nacional, junto aos deputados e senadores, e nos ministérios do governo federal, para que a gente possa trazer as benfeitorias daqueles que foram votados na cidade”, declarou o mandatário em vídeo publicado nas redes sociais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, além de parlamentares, ministérios e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), o prefeito visitará a sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) na capital do país.

Ao longo da pandemia, 11.320 moradores do estado perderam a vida para a doença
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nas últimas 24 horas, a Bahia registrou mais 5.025 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 3.932 recuperados (+0,6%). Dos 660.506 casos confirmados desde o início da pandemia, 631.606 já são considerados recuperados e 17.580 encontram-se ativos.

Pelo quinto dia consecutivo, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza o maior número de pacientes internados em UTIs Covid-19 desde o início da pandemia. São 915 pacientes adultos e pediátricos em estado grave.

O boletim epidemiológico desta terça-feira (23) também registra 66 mortes. Ao longo da pandemia, 11.320 moradores do estado perderam a vida para a doença.

Devido à elevação na taxa de ocupação de leitos de UTI em toda a Bahia, o governador Rui Costa (PT) ampliou o horário do toque de recolher. Até o domingo (28), a restrição será das 20h às 5h.

As denúncias sobre aglomerações em espaços públicos ou privados facilitam o trabalho da polícia. Para isso, a população poderá utilizar os canais de comunicação oficiais através do 190, ou (71) 3235-0000 (para a capital) e no interior do estado por meio do 181. A denúncia é anônima, e a viatura mais próxima é acionada para o local.

Até o momento, 417.396 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 no estado, sendo 69.964 as que receberam também a segunda dose do imunizante.

Volkswagen modelo Tiguan 2.0 TSI está entre bens listados para leilão
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração da Bahia, vai realizar o Leilão 001/2021, na próxima sexta-feira (26), para vender bens públicos avaliados em um montante de R$ 539,5 mil. No total, vão ser apregoados 84 lotes, contendo veículos, mobiliário, materiais de informática e outros. O certame será realizado pela internet e os lances já podem ser ofertados, antecipadamente, pelo site de Leilões Judiciais.

O certame virtual será transmitido pelo site acima citado, a partir das 9h30, sob o comando do leiloeiro oficial Paulo Cezar Rocha Teixeira. Os interessados em participar como licitantes deverão fazer um cadastro no site em até 48 horas antes do início do leilão.

Os lotes estão disponíveis para visitação, mediante agendamento prévio, como forma de evitar aglomerações de pessoas. Para marcar uma visita, os interessados devem enviar mensagem para  comissao.leilao@saeb.ba.gov.br ou ligar para o telefone (71) 3117-8613.

Entre os bens que serão apregoados existem lotes com o preço mínimo avaliados a partir de R$ 400. Já o lote mais caro do certame é uma caminhonete Ford Ranger, que possui lance mínimo de R$ 17.830 (Lote 33/Parte II). Do total de 84 lotes, 72 são veículos, alguns bem conservados, como o Volkswagen modelo Tiguan 2.0 TSI (Lote 10/Parte III), avaliado em R$ 12 mil.

Leia Mais

Diretora médica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Chávez revelou preocupação com crescimento dos casos de Covid-19 entre crianças e adolescentes
Tempo de leitura: 2 minutos

A diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Fabiane Chávez, afirmou hoje (23) que está muito preocupada com o crescimento de casos confirmados de novo coronavírus em crianças e adolescentes. A médica fez um apelo aos pais para que aumentem os cuidados com as crianças para evitar a contaminação pelo vírus.

Fabiane Chávez relatou que o hospital recebia mais pacientes suspeitos que positivados para a Covid-19, mas a situação mudou nos últimos dias. “Hoje a gente já interna o paciente com resultado positivo. Isso realmente é assustador. Esse avanço indica que as pessoas estão levando as crianças para todo o canto, muitas vezes sem necessidade, e não cuidam como deveriam”.

A diretora técnica observa que, assim como ocorre com adultos, as crianças podem ter o quadro de saúde agravado, principalmente se a contaminação ocorrer com uma das novas variantes do novo coronavírus. “A variante britânica está começando a emitir sinais de alerta. Existe uma previsão de um fluxo de muitas crianças doentes graves. Então, por favor, mantenham seus filhos em casa”.

A médica observa que, se o número de casos graves da doença em crianças e adolescentes continuar aumentando, haverá obstáculos em todo o país para atendimento a esse público, pois não existem profissionais no mercado. “Há uma dificuldade muito grande para montar equipes específicas para atendimento Covid-19. Não temos pessoal habilitado. Não contamos com quantidade de médicos intensivistas no país suficiente para abertura de novos leitos”.

Fabiane Chávez pede aos pais que evitem levar as crianças para locais com aglomerações. Ela reforça que a situação tende a ficar complicada porque as crianças menores de dois anos não podem usar máscaras e poderão ser facilmente infectadas. “As maiores de dois anos podem fazer o uso de máscaras, mas sabemos que dificilmente elas as mantêm no lugar correto. Reforço que, se acontecer uma procura muito grande por leitos para pacientes graves, enfrentaremos sérios problemas”, finalizou.

O Hospital Manoel Novaes tem 13 leitos exclusivos Covid-19, sendo três de Unidade de Terapia Intensiva e 10 clínicos.

Wedson chegou a receber terapia intensiva, mas não resistiu à doença causada pelo novo coronavírus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um jovem de 26 anos faleceu hoje (23), vítima de Covid-19, em Vitória da Conquista. Wedson Fonseca estava internado num leito de terapia intensiva, mas não resistiu à doença causada pelo novo coronavírus. A informação é do Blog do Rodrigo Ferraz.

Wedson era funcionário da Microlins no município de Brumado. A empresa lamentou o falecimento do colaborador em mensagem divulgada nas redes sociais.

Tempo de leitura: 2 minutos

Prefeito fala de gravidade da pandemia e lembra momentos pessoais difíceis

O prefeito Augusto Castro postou foto em que aparece com imagem ao fundo que mostra quando saiu da UTI Covid, do Hospital Calixto Midlej Filho, no ano passado, para dizer que está assustado com o retorno, ainda mais forte, da pandemia do novo coronavírus. A postagem foi feita na rede social de vídeos e fotos Instagram.

– Essa foto representa o motivo de minha preocupação com a saúde de todos vocês, pois ela expõe (ao fundo) um dos momentos mais difíceis de minha vida! – escreveu.

Augusto foi o primeiro paciente internado em UTI Covid em Itabuna no início da pandemia em 2020. Ficou mais de 40 dias internado em leito de terapia intensiva. Ele deu entrada no Calixto Midlej no dia 24 de março do ano passado, após sentir desconforto. Já no outro dia, foi parar na UTI, de onde saiu apenas em 5 de maio.

– Ainda no início de todo esse cenário em nosso país, eu senti na pele a agressividade desse vírus. Minha família sentiu junto, meus amigos sofreram – afirmou ele, que, dois meses depois de receber alta médica, perdeu a mãe, dona Mariana, de 78 anos, para a doença.

Na sequência, o prefeito escreveu que “toque de recolher, para muitos, é uma alternativa ineficaz ou tardia”. E opinião: “mas não”, completando que “essa foi uma das melhores alternativas encontradas pelas autoridades. Se cuidem enquanto podem. FIQUEM EM CASA!”.

CESTAS BÁSICAS

Nesta terça, o prefeito participou de maratona de entrevistas para falar de medidas contra a covid-19, dentre as quais abertura de 15 leitos clínicos e 5 de UTI para vítimas da Covid-19 no Hospital de Base, além de outros 10 no Calixto Midlej Filho (Santa Casa de Misericórdia). Também afirmou que está licitando cerca de 4 mil cestas básicas para famílias que perderam o sustento durante a pandemia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Foi sepultado, no final da manhã desta terça-feira (23), o corpo do chefe de Habilitação da 5ª Ciretran em Itabuna. Pablo Barreto, de 33 anos, foi atingido com 13 tiros, no início da tarde de segunda-feira, quando transitava pelas imediações do Jardim do Ó, perto do Centro de Cultura Adonias Filho, centro da cidade. O velório em uma funerária, na rua Antônio Muniz, reuniu centenas de pessoas.

A polícia já ouviu os primeiros depoimentos e, por enquanto, a única hipótese descartada é a de latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Pablo Barreto foi atacado quando transitava em uma motocicleta, por volta das 13h30min de ontem. A polícia apurou que os criminosos estavam em uma moto. A placa não identificada.

Os investigadores também analisam imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos próximos ao local do crime para identificar os atiradores. As investigações do crime são comandadas pela titular da Delegacia de Homicídios, Magda Figueiredo. Pablo Barreto deixa viúva e dois filhos pequenos. Ele havia concluído o curso de Direito, na Unime, na semana passada.

Senador é o novo presidente da Comissão de Assuntos Econômicos
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta terça-feira(23), votação unânime conduziu o senador Otto Alencar (PSD-BA) para a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A instância discute e delibera sobre as políticas econômicas do país. O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) foi eleito vice-presidente da comissão.

Para Otto, nesse período de recrudescimento da pandemia de Covid-19 no país, a prioridade é conciliar a proteção da vida com a busca de alternativas para a economia. “Vamos encontrar um caminho para ajudar estados, municípios e União com recursos. É fundamental garantir mais investimentos para a saúde, reforçar o combate à pandemia, comprar vacinas e equipamentos de proteção individual para os profissionais”, afirmou.

O novo presidente da CAE considerou também que a revogação do investimento mínimo constitucional para as áreas de saúde e educação não tem chance de ser aprovada. “Na saúde e na educação, a minha posição é votar contra isso”, antecipou, indo na contramão do ministro da Economia, Paulo Guedes, que defende o fim desse tipo de vinculação orçamentária.

Além da CAE, nos próximos dois anos, Otto integrará as comissões de Meio Ambiente (CMA); Constituição e Justiça (CCJ); Assuntos Sociais (CAS); Educação (CE) e Serviços e de Infraestrutura (CI).

SAC Digital disponibilizou novos serviços nesta terça-feira
Tempo de leitura: 2 minutos

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) e o SAC Digital irão disponibilizar mais dois procedimentos para carteira de habilitação na plataforma eletrônica de serviços do Estado. A partir de hoje (23), os condutores de veículos poderão solicitar a CNH definitiva e acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), do governo federal. A disponibilização destes serviços é fruto de parceria entre a Secretaria da Administração (Saeb) e Detran-BA, com colaboração da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb).

A CNH definitiva substitui a permissão provisória para dirigir, documento que novos condutores utilizam no período de um ano após concluírem a autoescola. Agora, a solicitação da CNH definitiva pode ser feita diretamente no SAC Digital logo após o vencimento da permissão provisória, desde que o condutor não some mais que 20 pontos de infração, não seja reincidente em infrações médias e não tenha cometido infração grave ou gravíssima.

O documento pode ser requisitado através do serviço “Detran – Habilitação – CNH Definitiva”, sendo necessário escolher unidade para onde a solicitação é encaminhada, além de emitir e efetuar o pagamento do boleto junto aos bancos conveniados. O cidadão pode acompanhar o status do pedido na área “Meus Serviços” do SAC Digital e, após o prazo de confecção, que é de dez dias úteis, agendar a retirada do documento pronto.

A retirada da CNH Definitiva precisa ser para a mesma unidade onde a solicitação foi feita, através do serviço “Detran – Habilitação – Entrega da CNH”. O serviço deverá ser agendado e estará disponível para todos os postos da Rede SAC onde há atendimento do Detran-BA, tanto da capital quanto do interior do estado, e em unidades descentralizadas do órgão (Ciretrans, Retrans e Postos Avançados).

Já as informações que constam no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) também estarão disponíveis aos condutores por meio do SAC Digital, tais como a versão digital da CNH (para aqueles que possuem documento impresso com o QR Code); os veículos vinculados ao CPF do condutor; campanhas educativas relacionadas ao trânsito; e uma lista de infrações, com possibilidade de percentual de desconto – caso o condutor e o órgão responsável pela autuação tenham cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Motorista sai da carreta após acidente na BR-101, em Itabuna || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Motorista saiu ileso de um acidente com uma carreta num dos acessos a Itabuna pela BR-101, na manhã desta terça-feira (23). O homem disse que o veículo de grande porte faltou freio quando trafegava nas proximidades do bairro Santa Clara, região do antigo Motel Carinhoso.

O motorista teve que desviar de veículos para evitar colisão e acabou caindo em um despenhadeiro. Populares gravaram vídeo mostrando o momento em que ele sai, sem ajuda, de dentro do veículo e sem nada sofrer. Confira o vídeo.

 

Dragagem aumentará calado e permitirá atracação de navios de maior porte em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) fará licitação, na modalidade pregão eletrônico, para a dragagem do Porto Internacional do Malhado, em Ilhéus, no próximo dia 11 de março. O edital para o certame está disponível na edição de 17 de fevereiro do Diário Oficial da União.

De acordo com a Codeba, a dragagem aumentará o calado da área de atração de navios dos atuais 9 metros e 30 centímetros de profundidade para 10 metros e 50 centímetros. Com isso, o terminal portuário do sul da Bahia poderá receber navios maiores, não apenas de cargas, mas de cruzeiros marítimos. A última dragagem de manutenção de calado ocorreu em 2014.

As empresas interessadas na licitação podem obter informações pelos telefones (71) 3320-1192, 3320-1217 ou 3320-1250, pelo endereço eletrônico pregao@codeba.com.br e no endereço http://www.codeba.com.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/site.php?secao=licitacoes_new&numg_licitacao=60