A Prefeitura de Itacaré anunciou, hoje (25), a reforma de postos médicos na sede e na zona rural do município. As obras são executadas com recursos próprios, segundo o prefeito Antônio de Anízio. Segundo ele, o objetivo é melhorar o atendimento nas unidades de saúde, garantir instalações mais adequadas para os pacientes e oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais da área de saúde.
Um dos locais que está sendo beneficiado é o Posto de Saúde Lia Nascimento, na comunidade rural do Pau Grande, com o retelhamento e também a colocação do forro. A proposta é de fazer uma reforma geral nesta unidade de saúde. Já no Posto de Saúde Otto Alencar 2, na Rua da Linha, está sendo feita a colocação de revestimento nas salas e também será feita a pintura.
O prefeito Antônio de Anízio também já autorizou o início das obras de conclusão do Posto de Saúde na comunidade quilombola do Fojo. De acordo com ele, a saúde é uma das prioridades da administração municipal e além de todas as medidas que vem sendo tomadas para o combate ao Covid-19, tanto no atendimento como nas ações educativas de prevenção, também vem sendo feitas as melhorias nas unidades de saúde, para que a comunidade tenha um atendimento cada vez melhor.
Apesar de apresentar quadro estável, o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, foi novamente transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança, em Salvador. O secretário está internado desde a última sexta (19). Ele havia retornado para leito clínico e a transferência para UTI visa melhorar a respiração.
Em comunicado da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), há pouco, informa-se que Vilas-boas “segue estável, sem febre, com oxigênio em baixo fluxo, mas foi transferido nesta quinta-feira (25) para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a fim de proporcionar fisioterapia respiratória mais intensa”.
Vilas-Boas é assistido pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró. O secretário, que também é médico, permanece em uso de medicamentos e ainda não há previsão de alta.
O novo ministro da Cidadania, João Roma Neto, participou de jantar com três vereadores de Itabuna e representantes políticos dos municípios baianos. Já nesse primeiro contato, o presidente da Câmara de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), o segundo vice-presidente, Francisco Gomes, Chico (PSD), e o primeiro secretário, Israel Cardoso (PTC), aproveitaram para entregar reivindicações.
O ministro recebeu pauta com pedido de mais investimentos na área social – ainda mais crucial neste momento de pandemia Segundo o trio, Roma mostrou-se disponível para atender aos pedidos e/ou sugestões que forem encaminhadas à pasta.
“Ele foi muito solícito e se colocou à disposição para ajudar o município. Conversamos sobre a possibilidade de o Ministério enviar recursos para Itabuna. A conversa foi bastante produtiva”, avaliou o presidente da Casa.
ASSISTÊNCIA
Assistente social por formação, o vereador Israel Cardoso pontuou sobre demandas da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. Entre elas, a necessidade de serem abertas mais unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) na cidade. Hoje, são três; mas Itabuna tem extensão para sete.
“A implementação de mais CRAS é para assistir e levar os programas sociais ainda mais perto da população”, disse o edil, que reconhece no titular da pasta “uma importante liderança da política baiana, atuando na esfera federal para o desenvolvimento do país”.
Francisco Gomes, com trajetória como comerciário e também no movimento sindical, considerou positivo o resultado da conversa com o próximo representante da Cidadania. “Fomos bem recebidos, o ministro foi muito solícito aos nossos pedidos. Estamos esperançosos de que ele olhe de fato para nossa cidade e possa ajudá-la”.
Até o dia 03 de março, o Senai Bahia está com inscrições abertas para 1.680 vagas em cursos gratuitos de aperfeiçoamento e de qualificação profissional, voltados para pessoas de baixa renda, desde que atendam aos requisitos específicos de cada curso. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no site www.cursosgratuitos.senaibahia.com.br. O início das aulas está previsto para os meses de março e abril.
Do total de vagas oferecidas, 800 são para cursos de aperfeiçoamento profissional gratuitos, destinados a adultos e jovens, com idade a partir de 18 anos, que desejam adquirir uma nova competência na área em que trabalha ou de sua formação, que querem diversificar sua atuação profissional ou atualizar seus conhecimentos em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho.
Os cursos de aperfeiçoamento profissional serão no formato de aulas semipresenciais. Por isso, para realizar o curso, os candidatos devem possuir computador com acesso à internet.
Para alguns dos cursos de aperfeiçoamento profissional oferecidos, além das aulas EAD, serão realizadas aulas práticas presenciais. É o caso do curso de Instalações Elétricas Prediais, que contará com aulas práticas nas unidades do Senai de Feira de Santana e Dendezeiros (Salvador); e do curso de Gestão de Distribuição, que terá aulas práticas nas unidades do Senai de Feira de Santana e Lauro de Feitas.
APERFEIÇOAMENTO
As outras 880 vagas são para cursos de qualificação profissional gratuitos, voltados para adultos e jovens, com idade a partir de 16 anos, que querem começar uma carreira; e também para quem já é formado e busca novas oportunidades no mercado de trabalho.
Os cursos de qualificação profissional gratuitos serão realizados no formato de aulas remotas (ao vivo), por meio da Plataforma Meu Senai. Por isso, para realizar o curso, os candidatos devem possuir computador com acesso à internet.
No caso do curso de qualificação profissional de Auxiliar de Manutenção Elétrica Industrial, além das aulas remotas (ao vivo), serão realizadas aulas práticas presenciais nas unidades do Senai Bahia de Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista.
O regulamento, a lista completa dos cursos oferecidos e suas especificidades, os pré-requisitos para inscrições e outras informações estão disponíveis no site www.cursosgratuitos.senaibahia.com.br.
O promotor de Justiça João Paulo Santos Schoucair, do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), é um dos integrantes da lista tríplice do Conselho Nacional dos Procuradores (CNPG) para concorrer à vaga destinada aos Ministérios Públicos estaduais na composição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), biênio 2021/2023.
Além dele, Carlos Vinicius Alves Ribeiro do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e Danilo Raposo Lírio, do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), também fazem parte da lista que será encaminhada ao procurador-geral da República, Augusto Aras, o qual fará a indicação ao cargo. Ao todo 14 candidatos concorreram à vaga.
A partir das 8h desta quinta-feira (25), os contribuintes podem baixar o programa de preenchimento e de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020). O programa para computador estará disponível na página da Receita Federal na internet.
O prazo de entrega começará na próxima segunda-feira (1º), às 8h, e irá até as 23h50min59s de 30 de abril. Neste ano, o Fisco espera receber até 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações.
Pelas estimativas da Receita Federal, 60% das declarações terão restituição de imposto, 21% não terão imposto a pagar nem a restituir e 19% terão imposto a pagar.
Assim como no ano passado, serão pagos cinco lotes de restituição. Os reembolsos serão distribuídos nas seguintes datas: 31 de maio (primeiro lote), 30 de junho (segundo lote), 30 de julho (terceiro lote), 31 de agosto (quarto lote) e 30 de setembro (quinto lote).
NOVIDADES
As regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda foram divulgadas ontem (24) pela Receita. Entre as principais novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis e a criação de três campos na ficha “Bens e direitos”, para o contribuinte informar criptomoedas e outros ativos eletrônicos.
Até esta sexta-feira (26), as empresas, os bancos, as demais instituições financeiras e os planos de saúde estão obrigados a fornecer os comprovantes de rendimentos. O contribuinte, no entanto, pode adiantar o trabalho e juntar documentos como contracheques e recibos, no caso de rendimentos, e notas fiscais, usadas para comprovar deduções.
A secretária de Saúde de Guanambi, Roberta Mota, anunciou, na noite desta quarta-feira (24), que o prefeito Nilo Coelho vai implantar fechamento total de atividades (lockdown) no município durante 10 dias, a partir da próxima segunda-feira (1º). A medida visa reduzir a velocidade de transmissão do novo coronavírus.
De acordo com a secretária, a decisão foi adotada por causa do colapso da rede de leitos clínicos e de semi-intensivo do Pronto Atendimento (PA Covid) e Hospital Municipal, além da rede de UTI de Vitória da Conquista, unidade de referência para a região sudoeste.
Durante os 10 dias, somente atividades consideradas de extrema necessidade poderão funcionar. As regras gerais serão anunciadas em decreto que será publicado em Diário Oficial até esta sexta-feira (26).
MEDIDA DURA
“Esta é uma medida dura, que nenhum governante quer tomar, sacrifica a todos, mas não quero me deparar com a condição de não ter leito para internar um guanambiense, não sou o primeiro a tomar esta medida e diante a gravidade que estamos vivendo, outras cidades também tomarão”, disse o prefeito Nilo Coelho durante reunião com secretários.
No Boletim desta quarta-feira (24) foram registrados 23 óbitos, 17 pacientes internados, 170 casos ativos, 156 aguardam resultado e 52 positivados nas últimas 24 horas. O Hospital Municipal e a UTI de Vitória da Conquista estão com 100% de ocupação, UTI´s de Salvador estão com 84% e o PA Covid de Guanambi com mais da metade de sua capacidade ocupada.
A secretária de Planejamento de Itabuna, Sônia Fontes, e o subsecretário da Pasta, Rosivaldo Pinheiro, conheceram, nesta quarta (24), projetos prioritários da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), apresentados pelo presidente Raymundo Mendes Filho. Foram apresentados projetos já concluídos e os que se encontram em fase de conclusão.
Segundo a Emasa, os projetos que foram apresentados à secretária Sônia Fontes vão pautar o Planejamento Estratégico do Governo e definir o que pode ser viabilizado por meio de recursos do orçamento municipal e por captação de recursos externos. “A orientação do prefeito Augusto Castro é fazer uma peregrinação nos órgãos da Administração. Essa é uma conversa preliminar que objetiva ver o que cabe no Orçamento e o que pode ser captado através de emendas parlamentares e de outras fontes externas”, disse a secretária.
Para Raymundo Mendes, o encontro com a secretária e o subsecretário de Planejamento foi muito importante e proveitoso. “Esse contato serviu para apresentarmos as prioridades. Teremos um novo encontro no próximo dia 10, quando vamos apresentar as prioridades de forma detalhada para serem encaminhadas para a captação de recursos”, salienta Mendes.
PRIORIDADES
Segundo o presidente, nesse primeiro ano, a direção da Emasa está priorizando projetos relacionados à expansão do abastecimento de água, equação de débitos e combate ao desperdício e a ampliação da captação e tratamento do esgoto. “Já temos projetos finalizados e outros em fase final. Agora, estamos alinhando as prioridades com a secretária Sônia Fontes para viabilizar essas execuções”, destaca Mendes Filho.
Ao final do encontro Raymundo Mendes se comprometeu em buscar junto ao diretor-técnico, Bruno Mendonça, e ao diretor de Planejamento e Extensão, José Silva, a finalização e detalhamento de todos os projetos para serem repassados à Secretaria de Planejamento no próximo encontro.
A diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE 5), Rosilene Vila Nova Cavalcante (Leninha), detalhou, na noite desta quarta-feira (24), durante transmissão ao vivo para jornalistas e radialistas do sul da Bahia, o ano letivo 2020/2021. Os estudantes terão seis horas diárias de aula, de segunda a sábado. O ano letivo começa no dia 15 de março, inicialmente, na modalidade remota.
Mas, de acordo com a diretora do NTE 5, além de conteúdos online, será disponibilizado material físico para os alunos sem condição de acesso à internet. Leninha esclareceu ao PIMENTA que os estudantes também poderão dirigir-se às escolas para impressão do material didático.
Os estudantes terão acesso a material composto por livros didáticos e cadernos de apoio à aprendizagem, que serão entregues nas escolas, em horário agendado para evitar aglomeração. O conteúdo virtual será disponibilizado no Educa Bahia, um novo canal da TV Educativa. Quem tem acesso à internet contará com aulas de reforço via Whatsapp e nas salas virtuais do Google.
Leninha explicou que os professores estão mobilizando os pais e/ou responsáveis para que 40 mil estudantes dos 26 municípios do Território de Identidade do Litoral Sul retornem às atividades. Ainda não foi definido de qual forma os estudantes da rede estadual terão o conhecimento avaliado.
TRÊS FASES NO ANO LETIVO 2020/2021
A Lei Federal 14.040 estabelece que os estudantes terão dois anos letivos contínuos. Até o dia 29 de dezembro, os anos de 2020 e 2021 serão realizados com 1.500 horas aula, num período de 228 dias letivos e aulas de segunda à sábado.
Serão três fases de atividades escolares. Após a etapa 100% remota, será a vez da fase híbrida, com três dias da semana de aulas remotas e outros três de aulas presenciais e, por fim, a retomada das aulas 100% presenciais.
A matrícula dos alunos que já fazem parte da rede estadual de ensino será automática, ou seja, não será preciso se dirigir às unidades escolares ou fazer atualização cadastral via internet. Para os estudantes que irão ingressar na rede estadual, uma pré-matrícula será feita a partir do dia 15 de abril, também de forma virtual. Um calendário específico está em fase de elaboração e será divulgado em breve, informou a Secretaria Estadual de Educação.
O confronto entre Bahia e Santos, na Arena Fonte Nova, nesta quinta-feira (25), é a única partida de futebol autorizada no território baiano. Os demais jogos de campeonatos de futebol, profissionais e não profissionais, estão suspensos em todo o estado, segundo anúncio feito há pouco pelo governo baiano. As medidas integram ações para tentar inibir o avanço da covid-19 no Estado.
A decisão será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (25), como atualização do decreto nº 19.586, que regulamenta as medidas de enfrentamento à Covid-19. A partida entre Bahia e Santos faz parte da última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol e deve ser realizada sem público presente, em horário previamente agendado, com respeito aos protocolos sanitários estabelecidos.
Atualização às 7h48min (25/02) – Ao contrário do informado pela Secretaria de Comunicação do Estado, os jogos do Baianão 2021 e do Nordestão não serão suspensos. Sobre o assunto, a Secom emitiu a seguinte nota:
“Diferentemente do que foi informado pela Secretaria de Comunicação do Estado, na noite de quarta-feira (24), a Secom esclarece nesta quinta (25) que os jogos de futebol dos campeonatos Baiano e Copa do Nordeste não serão suspensos.
Ajustes futuros poderão ser feitos e serão amplamente divulgados caso sejam consolidados. O tema poderá envolver discussão com outros estados da região.”
Um mergulho no universo vaqueiro, utilizando a fotografia como um fomento à preservação da memória e a valorização dessa cultura popular, é a proposta de Pirilampos da Caatinga, projeto que reúne fotos de vaqueiros e vaqueiras do município de Uauá, cidade do norte baiano, a 430 Km de Salvador.
“Uauá é uma palavra originária do dialeto tupi-guarani que significa vagalume. Paira a mística de que quem nasce na “Terra da Luz” não é um habitante qualquer, mas, sim, um Ser Pirilampo, ou seja, com luz própria. Foi nas nuances dessa perspectiva que nasceu o projeto que mergulha no universo do vaqueiro”, explica o fotógrafo Heitor Rodrigues.
Nascido em Feira de Santana e criado desde os primeiros meses de vida em Itabuna, no sul do Estado, Heitor tem uma relação e um olhar todo especial com o sertão baiano. A relação teve início em 2013, quando o então estudante desembarcou na cidade de Juazeiro para cursar Engenharia Civil, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
O projeto resultará na publicação de um livro fotográfico, em formato físico e e-book, exposição fotográfica na plataforma digital Flickr e criação de página nas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube e o próprio website.
Segundo Heitor, o ponto de partida para que o projeto nascesse foi a convivência com o casal Jaime e Fátima Ribeiro, ele ex-vaqueiro e ela professora e cordelista.

– Jaime e Fátima são os pais de minha companheira Erika Pók Ribeiro, professora, poeta e fotógrafa, que também trabalha no projeto. As histórias de Jaime e de seus antepassados, além dos versos de Fátima, aguçavam a minha imaginação. Foi aí que percebi a magia que envolve essa cultura. Me apaixonei como uma criança que escuta uma história infantil e desde então minhas lentes acompanham os vaqueiros há quase sete anos – revela Rodrigues.
FOTOGRAFAR NA PANDEMIA
Um dos maiores desafios foi realizar o trabalho em plena pandemia, já que a maioria dos personagens que ilustra o projeto faz parte do grupo de risco. “Além das recomendações de não aglomerar, do uso de máscaras e do álcool em gel, fizemos uso de roupas especiais, para preservar a integridade dos vaqueiros e vaqueiras”, diz o fotógrafo.
O projeto Pirilampos da Caatinga tem apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Fundação Cultural do Estado (Funceb), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo.
O casal de empresários que morreu de covid-19 no interior da Paraíba teve a casa arrombada e saqueada na madrugada desta quarta-feira (24), segundo informou a Polícia Civil. Os corpos do casal foram enterrados ontem no município de Cajazeiras, no sertão do estado, e causou grande comoção na cidade. O casal deixou duas filhas.
Segundo a delegada Cristiana Roberta, responsável pelas investigações do caso, foram levados equipamentos de som, equipamentos automotivos e televisores.
José Carlos de Abreu Cartaxo, de 36 anos, e Lívia Gonçalves de Abreu, 35, trabalhavam com aluguel de som — ele era conhecido como Carlinhos Paredão. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o irmão de Carlos mostrou a casa revirada e lamentou o furto dos equipamentos. Agora, a família faz apelo para que os responsáveis sejam localizados e presos.

PERDEU O QUE DEIXOU PARA AS FILHAS
irmão de Carlos, Cristiano Abreu, disse que a família percebeu o furto quando nesta quarta foi à casa dos empresários falecidos. “Hoje fomos na casa deles e nos deparamos com a situação lá, levaram o paredão de som. Além dele ter perdido a vida dele, perdeu o que deixou para as filhas dele. Era o único bem que deixaram para as filhas. Ele trabalhou muito para isso”, afirmou. Segundo ele, levaram tudo. “É de cortar o coração”, disse.
Abreu relatou também que toda a situação enfrentada pela família é muito dolorosa. Ele disse que a suspeita da família é que o furto foi realizado por pessoas que já conheciam a casa. As câmeras de segurança também foram levadas, segundo o irmão do empresário. “Tem máquina que não é todo mundo que tira não. Foi especialista, gente que sabia o que estava fazendo”.
O casal morreu na segunda-feira (22), no Hospital Regional de Cajazeiras, no sertão da Paraíba, onde estava internado há mais de uma semana. A situação deles se agravou e eles precisaram ser intubados. Na segunda-feira, eles morreram um após o outro com uma diferença de 20 minutos, segundo o hospital. DO UOL.
Equipes da Emasa e da Prefeitura de Itabuna concluíram, nesta quarta-feira (24), o fechamento de uma cratera que surgiu na noite de ontem, na Praça Camacan, no cruzamento com a rua Paulino Vieira. o fechamento ocorreu depois de a área ser isolada e sinalizada por preposto.
Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, o problema foi causado na rede antiga de drenagem pluvial, devido à falta de entroncamento. “Onde era para ser realizado uma caixa para receber a manilha e isso não foi feito. A fuga de material pela manilha provocou a erosão do piso”, explica Bitencourt.
Para os serviços de reparo, o trânsito foi parcialmente interrompido no local, sendo liberado logo em seguida. O gerente técnico da Emasa também informa que o abastecimento de não sofreu interrupção.
Neste mês, 1.029 pessoas procuraram o Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), para tratamento de casos confirmados e suspeitos de Covid-19. A quatro dias do fim, fevereiro já é o mês com maior busca de atendimento desse tipo no hospital, considerando todo o período da pandemia provocada pelo novo coronavírus. O recorde anterior foi registrado em outubro de 2020, com 900 atendimentos.
O diretor administrativo da SCMI, Wagner Alves, chama a atenção para o risco de faltar recursos para o atendimento da população local, sobretudo porque os leitos são regulados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Isso significa que os hospitais de Itabuna também recebem pessoas de outras regiões do estado. “Não temos estrutura para atender tanta gente ao mesmo tempo, pois os leitos não são somente para o novo coronavírus, mas também para pacientes com outras enfermidades”, ressalta.
OCUPAÇÃO MÁXIMA
Wagner destaca que hoje os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tanto no Calixto quanto no Hospital Manoel Novaes, estão todos ocupados e com fila de espera. São 15 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 nas duas unidades hospitalares e 31 leitos clínicos, distribuídos entre particulares e SUS. “Hoje há, pelo menos, três pacientes em estado grave precisando de uma vaga de UTI e não temos”, reforça.
Diretora técnica do Calixto, a médica Maria Carolina Reis lembra que o colapso no sistema de saúde está ocorrendo em quase todo o país. A médica esclarece que, embora muitas vagas exclusivas para pacientes Covid-19 estejam sendo abertas no estado, há limitação nesse processo porque faltam médicos, enfermeiros e fisioterapeutas intensivistas no país.
Diante do quadro de grande procura pelos serviços (particular/convênios) no Pronto Atendimento do Calixto Midlej, a médica apela às pessoas para que só procurem a unidade em casos de urgência. “A orientação é para que os pacientes assintomáticos ou com os sintomas leves da doença utilizem outros meios de atendimento”, explica.
Tosse persistente, desconforto respiratório, febre e dor torácica são sintomas que indicam a necessidade de atendimento urgente.
A polícia iniciou investigação para apurar o estupro de duas irmãs de 21 e 23 anos, ambas com deficiência mental, na cidade de Várzea do Poço, cidade que fica a 320 Km de Salvador. O suspeito do crime tem 84 anos e, segundo a Polícia Civil, os abusos ocorriam com consentimento dos pais.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações começaram no último sábado (20), depois que a corporação teve acesso a um vídeo que mostra o crime. As imagens estão sendo analisadas.
Ainda segundo a polícia, os abusos vinham ocorrendo há anos, na casa das vítimas. Os pais permitiam os estupros, em troca de dinheiro, e também devem ser indiciados pelos crimes de estupro de vulnerável.
A investigação está ouvindo as pessoas envolvidas no caso. O idoso ainda não prestou depoimento, e não foi preso, já que não houve flagrante do crime. G1.




























