Nesta sexta-feira (26), as lojas, quiosques e Praça de Alimentação do Shopping Jequitibá funcionam até as 19h. Mas os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas serão fechados às 18h. A restrição de horário se deve ao cumprimento de decreto estadual do toque de recolher e de proibição de abertura de atividades não essenciais.
No sábado e domingo (27 e 28), as lojas, quiosques, restaurantes e lounge bar estarão fechados e o acesso às dependências do shopping estará vetado até segunda-feira.
O QUE ABRE
Por causa das exceções abertas pelo decreto estadual, o supermercado e a drogaria funcionam no final de semana das 8h às 20h. O delivery de alimentação atenderá das 10h às 22h. A venda de bebidas alcoólicas está proibida no final de semana.
Depois de falar, parava para escutar e, a depender do que ouvia nos resmungos de Ruy, passava a xingá-lo com todos os impropérios que conhecia.

Em Ilhéus há duas antigas praças, muito próximas. Ambas ficam na avenida beira-mar, onde tudo acontece, denominada de Soares Lopes. As praças são dedicadas a dois ilustres baianos: o poeta Castro Alves e o jurista Ruy Barbosa.
Um velho frequentador das praças, o bancário Coló, apreciador de uma boa pinga e fumante inveterado, era apaixonado pelo “Poeta dos Escravos” e adversário ferrenho do “Águia de Haia”. Coló, no auge dos seus ‘’porres”, era o mensageiro que levava e trazia os recados entre os bustos dos ilustres homenageados. Na maioria das vezes, recados desaforados.
Coló morava próximo da praça de Antônio, nome pelo qual ele se dirigia ao ídolo e amigo íntimo, o poeta baiano Antônio Frederico Castro Alves. Diante do busto, bradava em alto e bom som: “Antônio, vim lhe dizer que o tal do Ruy desafiou você. Disse-me hoje que encontrou erros de português em seus versos! Vim aqui te dizer isso e pedir permissão para voltar lá e dizer uns desaforos a ele. Tá pensando o quê, o tal jurista? Que é mais importante que você? Vou lá e volto já”.
Partia então Coló, calmamente e num equilíbrio perfeito (com a solenidade que apenas os bêbados têm), para a praça de Ruy. Chegando, desancava o jurista com o recado que trazia a resposta de Castro Alves. Depois de falar, parava para escutar e, a depender do que ouvia nos resmungos de Ruy, passava a xingá-lo com todos os impropérios que conhecia.
Assisti a essas cenas diversas vezes. Quem não viu tem o direito de não acreditar.
José Nazal é fotógrafo, memorialista e foi vice-prefeito de Ilhéus (2017-2020).
Fabrício Nascimento testa positivo para Covid-19
O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Fabrício Nascimento (PSB), foi infectado pelo novo coronavírus. Ele está isolado em casa e apresenta sintomas da Covid-19, a exemplo de febre, coriza e dor de cabeça.
Fisioterapeuta, Fabrício coordena o setor de Fisioterapia da UTI do Hospital São José, uma das unidades hospitalares do município que atendem pacientes com o vírus.
A partir das 17h desta sexta-feira (26) até as 5h da segunda-feira (1º), ficam suspensas todas as atividades que não estejam relacionadas à saúde pública, alimentação e segurança em toda a Bahia. A medida terá início gradual às 17h de sexta, com o fechamento do comércio de rua. Às 18h, bares e restaurantes com atendimento presencial devem fechar e, às 19h, os shoppings, galerias e demais centros comerciais.
Essa diferença de horário serve para escalonar o uso do transporte público e evitar aglomerações nos veículos. Os estabelecimentos deverão encerrar suas atividades com até 30 minutos de antecedência, de modo a garantir o deslocamento de seus funcionários às suas residências.
MERCADOS E PADARIAS
Serviços de alimentação por delivery poderão funcionar até meia-noite. Mercados e padarias poderão funcionar até as 20h. As feiras livres também poderão funcionar, desde que em local aberto e com distanciamento entre as barracas. Já a venda de bebidas alcoólicas está proibida em qualquer estabelecimento comercial, inclusive supermercados e delivery, a partir das 18h de sexta-feira.
Está restrita também a circulação noturna de pessoas na rua em todo o estado, das 20h às 5h, de sexta-feira (26) a segunda (1º). A exceção é para deslocamentos por motivos de saúde ou que fique comprovada a urgência.
As novas determinações serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (26).
Seguem suspensos também, até segunda-feira (1º), eventos e atividades, independentemente do número de participantes e horário, que envolvam aglomeração, como cerimônias de casamento, atividades religiosas, solenidades de formatura, bem como aulas em academias de dança e ginástica. Também estão proibidas atividades esportivas coletivas amadoras, já as práticas individuais estão permitidas desde que não gerem aglomerações.
Ainda segundo o decreto, podem funcionar normalmente os terminais rodoviários, metroviários, aquaviários e aeroviários; os serviços de limpeza pública e manutenção urbana; delivery de farmácia e atividades profissionais de transporte de privado de passageiros.
TRANSPORTE
Ônibus metropolitanos e o metrô deverão encerrar suas operações das 20h30 às 5h, de sexta (26) a segunda (1º). Já o transporte aquaviário metropolitano (ferry-boat e lanchinhas) funciona até a sexta (26), às 20h30, e só retoma a operação na segunda (1º) a partir das 5h; portanto, não funciona sábado (27) e domingo (28). Os ônibus intermunicipais poderão circular normalmente.
Estão autorizados os serviços necessários ao funcionamento de indústrias, do setor eletroenergético e dos centros de distribuição, bem como o deslocamento dos seus trabalhadores.
O novo decreto que será publicado nesta sexta (26) determina ainda a suspensão, por sete dias, dos procedimentos cirúrgicos eletivos não urgentes ou emergenciais, nas unidades de saúde públicas e privadas de todo o estado.
“Apesar de toda ampliação de leitos que já fizemos e ainda vamos fazer, o número de casos continua aumentando e colocando pressão nas UPAs e hospitais. Se não contermos o crescimento do vírus, irão faltar vagas para quem precisa, inclusive nos hospitais particulares. Por isso nós decidimos conjuntamente fechar as atividades não essenciais de qualquer natureza”, declarou Rui.
O governador informou que a Polícia Militar atuará em conjunto com a Guarda Civil Municipal e fiscais das prefeituras para conter aglomerações e desrespeito às medidas de restrição.
VACINA
Rui afirmou que continua buscando vacinas para o estado, de forma independente do Governo Federal, com base na medida do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou estados e municípios a comprar e a distribuir vacinas contra a Covid-19, caso o Governo Federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses previstas no documento sejam insuficientes.
“Sabemos que a única maneira de vencermos o vírus é a vacinação de uma grande quantidade de pessoas. Por isso, hoje [ontem], eu tive uma reunião com o laboratório Pfizer e solicitei que a Procuradoria Geral do Estado negocie os termos com a assessoria jurídica da empresa. Terei uma nova reunião com o Fundo Soberano Russo e vamos discutir a possibilidade de retomar as negociações iniciadas num momento que ainda não tínhamos a decisão judicial que hoje temos. Também estamos em contato com a Embaixada da China sobre a compra de duas outras vacinas que já possuem autorização definitiva lá”, concluiu
Empreendedores do ramo de alimentação já podem se inscrever no programa Crescendo Juntos, criado pela Coca-Cola Brasil para apoiar a retomada econômica por meio de uma série de ações de desenvolvimento para microempreendedores. Na Bahia, o movimento conta com o apoio da Solar e do Sebrae para oferecer treinamentos, trilhas e conteúdos gratuitos com temáticas diversas sobre protocolos de retomada, empreendedorismo e formalização do negócio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet.
Com vagas limitadas, a primeira turma será realizada no próximo dia 3 de março, com o tema “Protocolos de Segurança para Serviços de Alimentação”. A expectativa do movimento é atender cerca de 2.000 empreendedores ambulantes de alimentação, como baianas do acarajé, pasteleiros, vendedores de lanches e cachorro-quente, barracas de gastronomia, vendedores de alimentação em praias, food trucks, dentre outros.
De acordo com gestora de projetos do Sebrae, Hirlene Pereira, uma ação desse porte mostra-se importante no contexto da pandemia, momento desafiador para os empreendedores.
“A pandemia provocou uma crise econômica que mexeu com todos os setores da economia e, para os microempreendedores, está sendo ainda mais difícil. Diante deste cenário desafiador, mais do que nunca é necessário qualificar-se e inovar nos processos de gestão dos empreendimentos, na gestão financeira, relacionamento com o mercado e seus clientes e utilizar cada vez mais as ferramentas digitais disponíveis para alavancar o negócio. A trilha de capacitação proposta pelo Sebrae e demais parceiros visa fortalecer as microempresas e transformar as dificuldades em oportunidades para seus negócios”, afirma.
Para o diretor da Solar, Juvenal Fonseca, o projeto é fruto da união das entidades no combate aos efeitos econômicos causados pela pandemia aos microempreendedores baiano.
“Os microempreendedores têm sido muito afetados pela crise econômica causada pela pandemia. Por isso, nos unimos para seguir apoiando o trabalho deste segmento a partir de uma série de incentivos. Entendemos que, para além do subsídio financeiro, é preciso oferecer ferramentas de desenvolvimento profissional e incentivar o processo de digitalização das microempresas”, disse.
Além do setor alimentício, as ações do programa Crescendo juntos pretendem abordar temas como a força das empreendedoras baianas, vantagens e desvantagens da formalização do MEI, importância da formação do preço, marketing digital, finanças e modelos de negócios, gestão financeira, dentre outros.
CRONOGRAMA DE AÇÕES
Trilhas – Março
03/03 – Webinar: Protocolos de Segurança para serviços de Alimentação
08/03 – Webinar: A força das empreendedoras baianas
22/03 – Palestra online: Como perder o medo de empreender? Estratégias para sair da zona de conforto
Trilhas – Abril
05/04 – Webinar: Vantagens e desvantagens da formalização MEI
07/04 – Oficina via whatsapp: Use todo poder das Redes Sociais a seu favor
12/04 – Webinar: No tabuleiro da baiana também tem empreendedorismo!
Trilhas – Maio
03/05 – Webinar: Importância da Formação de Preço
17/05 – Webinar: Planejamento financeiro
Trilhas – Junho
07/06 – Oficina via whatsapp: Usando whatsapp business no meu negócio.
14/06 – Oficina: Os segredos de um Instagram Vendedor
Consultorias – Abril e Maio
Boas Práticas nos Serviços de Alimentação
1º Turma – 19 a 30/04
2º Turma – 18 a 28/05
PROGRAMA CRESCENDO JUNTOS
O Programa “Crescendo Juntos Microempreendedor” agrega um conjunto de ações e parcerias para oferecer capacitação, prêmios, soluções e parcerias de digitalização e microcrédito para quem atua de forma individual no setor de alimentação. O programa é uma iniciativa da Coca-Cola Brasil e está sendo realizado inicialmente, na Bahia e no Rio de Janeiro.
A ideia é capacitar o microempreendedor individual com o objetivo de apoiá-los na retomada econômica, além de contribuir com temáticas que envolvam a formalização do negócio. Para isso, serão entregues cartilhas impressas focada nos Protocolos de Retomada, além de serem ofertadas consultoria online e presencial para implementação dos Protocolos.
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) publicou edital de ingresso em cursos de graduação para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2021). São 1.438 vagas ofertadas em 44 cursos nos três campi em Itabuna (512), Porto Seguro (660) e Teixeira de Freitas (266).
Do total de vagas, 275 são destinadas à modalidade de ampla concorrência,44 para as ações afirmativas da UFSB (candidatos indígenas aldeados; origem cigana; comunidades remanescentes de quilombos ou comunidades identitárias tradicionais; transexuais, travestis e transgêneros) e 1.119 para as modalidades de políticas afirmativas constantes da Lei de Cotas.
As inscrições para o Sisu deverão ser feitas pela internet, no site sisu.mec.gov.br, de 6 a 9 de abril. A inscrição é condicionada à participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e a ter nota acima de 1,0 ponto na prova de redação, conforme disposto na Portaria MEC n. 391/2002.
Dos 44 cursos ofertados pela UFSB, nove são graduações de Segundo Ciclo aprovadas em 2020 e que participam pela primeira vez da oferta de vagas no Sisu. As vagas são para os campi Jorge Amado, em Itabuna; Paulo Freire, em Teixeira de Freitas; e Sosígenes Costa, em Porto Seguro.
Entre os novos cursos estão os de Jornalismo, Gestão Pública e Social, Produção Cultural, Mídia e Tecnologia e Políticas Públicas, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental. Acesse todos cursos aqui.
Policiais da Delegacia de Homicídios (DH) de Itabuna identificaram e apreenderam dois adolescentes suspeitos de envolvimento na morte de Joab Tavares dos Santos, de 44 anos. O crime ocorreu na noite do último dia 20, na rua V, no bairro Monte Cristo, depois de uma confusão entre Tavares e a companheira dele.
Um garoto de 16 anos foi apreendido e está à disposição do Ministério Público da Bahia (MP-BA). De acordo com a Polícia Civil, o menor confessou participação no crime, que teria sido ordenado por traficantes da região do Monte Cristo. Ele teria relatado que a ordem de execução depois da vítima ter agredido a companheira.
O outro suspeito de envolvimento no crime, um adolescente de 17 anos, foi localizado no bairro Monte Cristo, ferido por disparos de arma de fogo. Ele foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e socorrido para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Esse menor teria feito os disparos que atingiram a vítima.
Segundo investigações, depois de uma discussão com Joab Tavares, a companheira dele, identificada como Vanilza Teixeira, de 25 anos, foi para um bar onde começou a beber com outras pessoas. Horas depois o homem foi morto a tiros, na entrada de casa da mãe. A fotoimagem é do VerdinhoItabuna.
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, estabeleceu novo calendário de imunização para aplicar mais 2.280 doses da vacina Coronavac, que chegarão ao município nesta sexta-feira (26).
De acordo com a coordenadora de Imunização do Município, Camila Brito, 1.300 imunizantes serão destinados a pessoas com idade acima de 80 anos e menos de 84 anos de idade. Já as 980 doses da Coronavac restantes serão usadas na aplicação da 2ª etapa da vacinação de idosos acima de 90 anos. “Vamos fazer um drive-trhu para essas faixas etárias”, informou.
O primeiro drive-trhu vai acontecer na segunda-feira (1º) para as pessoas entre 80 e 84 anos. A vacinação será realizada no pátio do Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), na Avenida Inácio Tosta Filho (ponto fixo); na Praça Rotary, no Góes Calmon; USF Élson Duarte, no bairro Urbis IV (ponto fixo); e na Praça Antoninho Queiroz, no Bairro de Fátima.
Já a aplicação da 2ª dose em idosos com mais de 90 anos será realizada na quinta-feira (4), nos mesmos locais. “Em todos os casos, é necessário levar documento de identidade, Cartão SUS, comprovante de residência e CPF”, alerta Camila Brito.
Mesmo com a aplicação das vacinas, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, reforça que as pessoas devem ficar atentas às recomendações das autoridades sanitárias. Devem evitar aglomerações, manter o distanciamento social, uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão e álcool em gel.
A Petrobras vendeu para a SPE Miranga S.A., subsidiária da PetroRecôncavo S.A., nove campos terrestres de exploração e produção denominados Polo Miranga, localizados na Bahia. A assinatura do contrato foi feita na quarta-feira (24).
De acordo com a estatal, o valor de venda foi de US$ 220,1 milhões. O valor não considera os ajustes devidos até o fechamento da transação, que está sujeito ao cumprimento de condições precedentes, tais como a aprovação pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O Polo Miranga compreende os campos terrestres de Miranga, Fazenda Onça, Riacho São Pedro, Jacuípe, Rio Pipiri, Biriba, Miranga Norte, Apraiús e Sussuarana, localizados na Bahia. A Petrobras é operadora com 100% de participação nessas concessões.
A produção média do Polo Miranga de 2020 foi de aproximadamente 899 barris de óleo por dia e 376,8 mil m³/dia de gás natural.
A Petrorecôncavo é uma empresa brasileira de óleo e gás com atuação na revitalização e aumento no fator de recuperação de campos maduros onshore.
A empresa adquiriu a participação da Petrobras no Polo Riacho da Forquilha em 2019. Em 2020, adquiriu novo bloco exploratório na Bacia Potiguar, e assinou contrato de compra e venda referente à participação da Petrobras no Polo Remanso. G1.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, confirmou hoje (25) a chegada de insumos para a produção da vacina contra covid-19, a Covishield, desenvolvida pela universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica britânica AstraZeneca, e produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “O volume desembarcado deve gerar produção de mais de 12 milhões de doses”, escreveu em publicação nas redes sociais.
De acordo com o Ministério das Comunicações, os insumos virão da China com previsão de chegada ao Brasil no próximo domingo (28). Segundo a pasta, a medida faz parte “do esforço do governo federal” para garantir a imunização da população. Em viagem à Suécia no início deste mês, Faria conversou com o sócio majoritário da AstraZeneca, Marcus Wallenberg, e pediu que a empresa acelere o envio de insumos e vacinas para o combate da covid-19 no Brasil.
O acordo de cooperação da Fiocruz com a AstraZeneca prevê a produção e entrega 210,4 milhões de doses da Covishield até o final deste ano, sendo 110,4 milhões até julho. Para isso, serão enviados 14 lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina. Esse será o segundo lote desses insumos enviado pelo laboratório chinês Wuxi Biologics, contratado pela farmacêutica AstraZeneca. O primeiro lote, que chegou no dia 6 de fevereiro, possibilitará a produção de mais 2,8 milhões de doses da vacina.
A previsão é que a primeira entrega dessas vacinas ao Ministério da Saúde, com 1 milhão de doses, ocorra na segunda quinzena de março.
No segundo semestre não será mais necessária a importação do IFA da vacina, que passará a ser produzido no laboratório Bio-Manguinhos da Fiocruz, após a conclusão da transferência de tecnologia pela AstraZeneca. De agosto a dezembro serão mais 110 milhões de doses de vacinas produzidas inteiramente na instituição.
Paralelamente a isso, o governo brasileiro também está recebendo doses prontas da Covishield, produzidas pelo Instituto Serum, da Índia, também parceiro da AstraZeneca. Agência Brasil.
O vereador de Salvador, Irmão Lázaro (PL), está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Feira de Santana. Com dificuldade de respirar provocada pela Covid-19, ele foi intubado para receber oxigênio por meio de ventilação mecânica.
De acordo com a assessoria do parlamentar, ele será transferido para o Hospital Aliança, em Salvador, ainda na tarde desta quinta-feira (26).
Lázaro é cantor, ex-deputado federal e tem 54 anos. Foi eleito vereador em 2020.
O Governo do Estado vai publicar decreto para suspender atividades não essenciais em 381 cidades da Bahia, no próximo final de semana, para conter o avanço da pandemia de Covid-19 – veja aqui. Ao anunciar a medida, no início da tarde desta quinta-feira (25), o governador Rui Costa (PT) informou também a suspensão da venda de bebidas alcóolicas, das 20 horas desta sexta-feira (26) às 5 horas da próxima segunda (1º), inclusive em supermercados.
Segundo o governador, o fechamento dos supermercados chegou a ser cogitado, mas foi descartado, pois poderia estimular uma corrida a esses estabelecimentos e, consequentemente, provocar aglomerações, “o que nós não queremos nesse momento”.
“Por isso, nós optamos por fechar tudo, exceto local de venda de alimentos, e também [decidimos] incluir no decreto a proibição de venda de bebidas alcóolicas durante esse final de semana”, explicou Rui Costa, acrescentando que os supermercados vão ter que isolar as prateleiras de bebidas e impedir a passagem desses produtos nos caixas de pagamento, sob pena de sanções do poder público.
O decreto estadual vai suspender também atividades coletivas, a exemplo de esportes amadores e manifestações religiosas. Atualizado às 16h.
O presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, Marcone Amaral, assinou nesta quinta-feira (25), um documento solicitando a compra de 1 milhão de doses da vacina Sputnik junto ao grupo Russian Direct Investment Fund (RDIF). O deputado estadual e líder do Governo Rui Costa, Rosemberg Pinto, que também está empenhado no combate a Covid-19, acompanhou o presidente da Amurc no ato de assinatura do protocolo de intenções.
A intenção de compras está condicionada à liberação dos órgãos regulatórios e, posteriormente, será negociada a quantidade com os municípios associados. Para o presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, o momento representa “a felicidade em estar planejando a imunização da população regional diante da pandemia da Covid-19”.
O governador Rui Costa (PT) suspendeu “toda e qualquer atividade que não seja essencial à vida humana”, das 20 horas desta sexta-feira (26) às 5 horas de segunda-feira (1º). O objetivo é diminuir as oportunidades de contágio do novo coronavírus, pois o crescimento acelerado dos casos pressiona o sistema de saúde do estado. A medida vale para as 381 cidades baianas alcançadas pelo toque de recolher iniciado na última sexta-feira (19).
O petista fez o anúncio por volta das 12h25, em transmissão via internet, acompanhado pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), e o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), que preside a União dos Prefeitos da Bahia (UPB).
Rui enfatizou que a decisão é conjunta, construída por meio do diálogo com os prefeitos baianos. “Nesse momento, o estado da Bahia junto com os municípios, representados pela UPB e mais nosso prefeito Bruno Reis, estamos aqui para anunciar o conjunto de novas medidas que visam conter o avanço da doença, o avanço da contaminação, que apesar dos esforços, prossegue aumentando muito a demanda nas UPAs e nos hospitais, cresce o número de pacientes internados. Nós, conjuntamente, resolvemos fechar as atividades não essenciais”, explicou.
Bruno Reis e Eures Ribeiro também deram ênfase à importância ao diálogo que antecedeu o anúncio da decisão.
Na sexta-feira, as lojas do comércio de rua, convencional, fecharão às 17h e os bares e restaurantes, às 18h. Os shoppings funcionarão até 20h. Rui Costa esclareceu que a diferença de horário vai escalonar a saída dos trabalhadores e, consequentemente, distribuir melhor a demanda por transporte coletivo, diminuindo as aglomerações.
Rui destacou que atividade não essencial é tudo o que não envolve saúde pública e alimentação das pessoas. “Todas as outras atividades estarão inclusas nesse fechamento”.
O governador disse que os detalhes das novas regras vão ser apresentados no decreto. Ele não descarta a possibilidade de estender a suspensão dos serviços não essenciais ao longo da próxima semana, caso a situação epidemiológica e a capacidade de atendimento dos hospitais exijam a medida.
Jânio Natal (PL), prefeito de Porto Seguro, queixa-se de que o governo não tem lhe dado a devida atenção na crise gerada pela pandemia. Ou melhor, nunca foi procurado para conversar, nem por Rui Costa nem pelo pessoal da saúde.
– Que a crise da Covid é preocupante, é uma realidade indiscutível. Mas nesse contexto Porto Seguro é diferente; 95% da população vive do comércio alimentado pelo turismo. Temos que discutir uma saída. Aqui, o povo não tem para onde correr. Ou arrisca pegar a Covid ou morre de fome.
Jânio diz que Porto Seguro, o segundo maior destino turístico da Bahia, só superado por Salvador, tem 60 mil leitos. Em tempos normais, a média de ocupação é de 80% a 90%. Este ano foi 45%, um pouco melhor só no fim de ano, nos povoado de Trancoso e Arraial d’Ajuda, porque na sede foi mal.
NA UTI
O prefeito ressalva que não quer se contrapor às medidas baixadas pelo governo, mas destaca que sendo Porto Seguro com esse diferencial no perfil econômico, merece também uma atenção específica.
– Mas nunca me chamaram para dizer nada, nem que eu estou errado, se assim eles entenderem.
Porto Seguro dispõe hoje de 12 leitos de UTI para a Covid, nos últimos dias, com níveis de ocupação dos mais altos, entre 80% e 100%. Mas a maioria dos pacientes é de gente da região que para lá converge.
Lá, aliás, que tem vida noturna, o toque de recolher aumenta o baque econômico.






















