A chuva que persiste em boa parte do sul da Bahia desde ontem (27), principalmente no eixo Ilhéus-Itabuna, comprometeu o fornecimento de energia elétrica nas estações de captação de água de Rio do Braço e da intermediária de Mutuns. Segundo a direção da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), a interrupção no povoado ilheense pode provocar desabastecimento de água em alguns pontos de Itabuna.
– Por volta das 11h30min [deste domingo], o fornecimento de energia pela concessionária foi interrompido. Por isso, imediatamente entramos em contato com a Coelba em busca de uma solução – informou o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt.
O sistema de captação de Rio do Braço e a intermediária de Mutuns são responsáveis por 80% do abastecimento de água de Itabuna. A Emasa, em conjunto com a Coelba, está trabalhando para solucionar o problema do fornecimento de energia elétrica com a maior brevidade, segundo o diretor técnico da Emasa, Bruno Mendonça, para evitar que o abastecimento também seja comprometido.
As chuvas que caem no sul da Bahia causam vários transtornos em Itabuna e Ilhéus. No início da tarde deste domingo (28) uma árvore caiu na BR-415 e interditou a rodovia que liga as duas principais cidades da região. Uma equipe do Corpo de Bombeiros já está no local fazendo a retirada da árvore. Policiais rodoviários federais também já chegaram.
A queda da árvore ocorreu por volta das 12h20 min, próximo ao “Point do Vil”, antes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) para quem segue de Itabuna para Ilhéus. Não há informações sobre feridos no local do incidente. Neste momento, o trânsito segue interditado nas duas vias da pista.
Em Itabuna, há registros de alagamentos em trechos das avenidas Ilhéus, Cinquentenário, Manoel Chaves, J.S Pinheiro, além de bairros como Fátima, Califórnia, Lomanto Júnior, Nova Itabuna e Pontalzinho. Em Ilhéus, há pontos de alagamento no centro e bairros como Teotônio Vilela, Malhado e Nelson Costa. A foto da nota é do jornalista e radialista Tony Café.
Após nove dias internado devido ao agravamento de sintomas da covid-19, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, recebeu alta no final da manhã deste domingo (28).
Há pouco, Fábio postou mensagem com foto do momento em que deixa o Hospital Aliança, em Salvador, onde chegou a ser transferido por duas vezes para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19.
– Meus amigos, graças às orações de todos, obtive hoje (28) alta do hospital e já estou a caminho de casa, para seguir a recuperação, fazendo fisioterapia intensa e desmame de oxigênio – escreveu Fábio Vilas-Boas por meio do Twitter neste início de tarde de domingo.
O secretário estadual da Saúde também pediu aos seguidores atenção às recomendações feitas pelo governador Rui Costa para inibir o avanço da covid-19 no estado. “Essa doença é perigosa”, escreveu ele. E completou dizendo que é preciso “combater os negacionistas irresponsáveis e proteger aqueles que amamos”.
Meus amigos, graças às orações de todos, obtive hoje (28) alta do hospital e já estou a caminho de casa, para seguir a recuperação, fazendo fisioterapia intensa e desmame de oxigênio. pic.twitter.com/R2DyRWxdai
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) February 28, 2021
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou, neste domingo (28), resultado preliminar da operação “Toque de Recolher” realizada em todo o estado. A Bahia ultrapassou a marca de 100 pessoas autuadas por descumprimento da ordem para não ficar na rua depois das 20 horas.
Com mais 15 casos entre as 20h de sábado (27) e as 5h deste domingo (28), a polícia contabiliza 116 flagrantes, segundo a SSP-BA. Os últimos infratores foram detidos na capital baiana e nas cidades de Luís Eduardo Magalhães, Ipirá, Juazeiro, Cairu, Valença, Teixeira de Freitas e Ilhéus. Na Região Metropolitana de Salvador (RMS) não houve registro.
As pessoas flagradas em Salvador e as 11 nos municípios do interior responderão aos artigos 268 (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa) e 330 (desobedecer a ordem legal de funcionário público).
Promovida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Uma campanha nas redes sociais vai esclarecer à população e à classe médica a importância da divulgação de informação segura sobre as doenças raras, cujo Dia Mundial é comemorado no último dia do mês de fevereiro que, este ano, cai neste domingo (28). Doenças raras são doenças que acometem um número muito pequeno da população global.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, para ser caracterizada como doença rara, ela afeta 1,3 pessoa para cada 2 mil indivíduos. “Na verdade, são 65 pessoas a cada 100 mil habitantes, que dá mais ou menos 1,3 por 2 mil”, disse a endocrinologista Mariana Guerra, presidente da Comissão de Campanhas da SBEM.
A médica informou que existe em torno de 6 mil a 8 mil tipos de doenças descritas como raras na literatura, que estão presentes em várias especialidades médicas. A maioria delas aparece na infância e 80% são genéticas.
Alguns exames são fundamentais para detectar a possibilidade de desenvolvimento de uma doença rara. Mariana Guerra destacou, nesse item, o teste do pezinho, realizado em bebês. Em sua modalidade básica, ele consegue identificar seis doenças, enquanto o teste do pezinho ampliado pode levar ao diagnóstico precoce de 45 doenças.
“É muito pouco, mas já é o primeiro passo”, comentou a médica. Indicou também o ultrassom para percepção de alguma anormalidade que leve a uma investigação mais aprofundada. Outro fator que deve ser considerado são as doenças familiares.
Estudante da Universidade Federal do sul da Bahia (UFSB) é aprovado em primeiro lugar na seleção para o Mestrado em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocrz do Rio de Janeiro. O estudante Saulo Carneiro Pereira dos Santos é licenciando em História do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais do Campus Sosígenes Costa (CFCHS-CSC), em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia.
Saulo Carneiro Pereira também é egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades do Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais do Campus Jorge Amado (CFPPTS-CJA), em Itabuna.
O projeto de pesquisa apresentado ao PPPG da Fiocruz é um desdobramento direto da monografia (trabalho de conclusão de curso) que o estudante desenvolveu no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades do CJA (BIH-CJA), sob orientação da professora Francismary Alves da Silva.
A pesquisa defendida no BIH-CJA em setembro de 2020 é um estudo histórico interdisciplinar sobre a cannabis sp e seus usos no Brasil, com um enfoque para os processos de descriminalização e regulamentação. Por meio de alguns dos problemas sociais gerados pela proibição e pelo proibicionismo, o estudo histórico elaborou uma breve cronologia desde as primeiras proibições até a regulamentação do uso da maconha medicinal no Brasil.
Essa análise serviu de subsídio para refletir sobre a influência do discurso médico-científico nas proibições, no proibicionismo e suas interrelações com o discurso jurídico e com o lobby da indústria farmacêutica na recente regulamentação do uso medicinal da cannabis sp pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
Envoltos nessa temática, são diversos os atravessamentos que a análise histórica oferece para refletir sobre as interrelações da cannabis com o Estado, a eugenia, o racismo, o controle étnico legitimado por meio das leis, o encarceramento em massa e a guerra às drogas.
Uma aposta feita no Rio de Janeiro ganhou o prêmio de R$ 49.341.885,20 milhões da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite de sábado (27), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário Tietê em São Paulo. As dezenas sorteadas foram: 02 – 03- 07 – 48 – 51 – 54.
A Quina teve 107 apostas e cada ganhador teve prêmio de R$ 38.652,61. A Quadra teve 6.601 apostas e cada ganhador levou prêmio de R$ 895,06.
As apostas para os concursos da Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito. A aposta, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.
A Bahia registrou o segundo maior recorde de casos diários de infectados pela covid-19 em apenas 24 horas em toda a pandemia. No período entre as 17h de sexta e o mesmo horário deste sábado (27), foram 6.520 casos novos da doença, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).
Também nas últimas 24h, 5.672 pacientes foram considerados recuperados da doença. Desde o início da pandemia, foram 680.904 casos confirmados, dos quais 648.593 são considerados recuperados e 20.582 estão ativos – internados ou em isolamento domiciliar.
MAIS DE 100 ÓBITOS EM 24H
A doença também provocou total de 11.729 óbitos, dos quais 104 registrados somente hoje, representando uma letalidade de 1,72%. Dentre os óbitos, 56,60% ocorreram no sexo masculino e 43,40% no sexo feminino. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,41%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,32%).
A Diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou hoje (27) a suspensão da prova objetiva do 32º Exame de Ordem Unificado, que estava marcado para o próximo dia 7. A entidade não definiu nova data para aplicação da prova. A medida se deve ao crescimento dos casos de Covid-19 em todas as regiões do país.
“Prioridade é garantir a segurança sanitária plena de todos os examinandos e profissionais envolvidos no Exame de Ordem e cumprir o compromisso constitucional de assegurar os preceitos fundamentais de direito à saúde e à vida”, diz o comunicado feito pela direção nacional da OAB.
O presidente da Ordem, Felipe Santa Cruz, lamentou o adiamento da prova, mas explicou que se trata de uma decisão responsável diante do momento difícil que o país atravessa.
O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, está internado há 8 dias no Hospital Aliança, em Salvador, onde recebe tratamento contra a Covid-19.
Segundo a Sesab, ele foi transferido da Unidade de Terapia Intensiva para a semi-intensiva, em curva de melhora. Com quadro clínico estável, continua fazendo fisioterapia respiratória, não tem febre e precisa de baixo fluxo de oxigênio, sem nenhum outro sintoma relevante.
Vilas-Boas é assistido pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró. Ainda não há previsão de alta.
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, vai pagar auxílio mensal de R$ 100, durante três meses, a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica que não são atendidas por nenhum tipo de programa social. A secretária Andrea Castro, primeira-dama do município, anunciou a medida na noite desta sexta-feira (26).
Para regulamentar a proposta, o governo vai enviar projeto de lei à Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (1º), solicitando apreciação em caráter de urgência.

O nome do socorro financeiro será Auxílio Emergencial Itabuna. O objetivo do governo é iniciar os pagamentos em abril, contemplando 3.500 famílias.
A Secretaria tem um pré-cadastro de possíveis beneficiários no sistema de proteção social do município. A equipe de abordagem da pasta iniciou jornada de visita às famílias com informações nesse banco de dados.
Tirarei onda contigo e com o seu marido e com seus filhos e com todos esses filhos da puta que acham que cagam melhor e vivem reinando em suas patotas. Eu serei foda, minha senhora, e vocês me chamarão para os seus aniversários e ficarão frustrados quando eu não aparecer.

Rodrigo Melo
A campainha toca e eu largo a caneta e o papel sobre a mesa e vou atender. Talvez seja o oficial de justiça. É uma senhora com uma sacola cheia de tecidos. Minha mulher costura, de maneira que sempre aparecem essas madames, quase todas usando óculos escuros, carros bacanas, cheirando bem, elas que não deixam de apertar a campainha até eu aparecer e dizer, pronto, estou aqui. São mulheres de médicos e também de advogados e de toda essa turma que parece ganhar dinheiro. Mesmo assim elas costumam ir às lojas caras, pegam cinco ou seis roupas para experimentar em casa, no caminho compram tecidos e trazem tudo pra cá. Dois dias depois retornam às lojas dizendo que as roupas ficaram longas ou curtas demais. Ou qualquer merda do tipo. Essa que tocou a campainha agora é uma senhora de 50 e poucos anos. Não sorri nem nada.
-Ela saiu – digo.
-Ah, que coisa. Não vou voltar depois. Essa rua é péssima. Tenho medo.
-Vai ser calçada em breve.
Ela não parece escutar.
– Vou deixar em sua mão e você fala pra ela que é pra fazer tamanho M – diz, sua voz estridente como a de uma mulher que vende produtos na tevê. – O molde é G mas eu quero M. Ela não pode errar nisso.
-Certo.
Vira o rosto, torcendo o pescoço, levantando os óculos e apertando um dos olhos enquanto me encara, os cabelos pintados num loiro muito fraco. Loiro d’água, penso.
-Melhor eu anotar – diz, sorrindo duma forma que não soou muito simpática. – você pode esquecer…
Que Deus e a moçada da humildade me perdoem, mas nesse instante me vem a vontade de me voltar pra ela e dizer, com calma mas com imponência, que não precisa, que se alguém ali tiver que escrever alguma coisa esse alguém sou eu. Tenho intimidade com a caneta, minha senhora, e quando não estou abrindo portas para madames rasas como uma tábua de cortar carnes eu tenho escrito algumas páginas bem boas, algumas páginas cheias de simplicidade e força, a luz a se fazer na quietude dum quarto com vista para um muro cinza, o nome da minha filha escrito nele. Um dia essas páginas serão impressas e todos vão saber quem eu verdadeiramente sou: uma espécie de Harrison Bergeron com uma caneta na mão, louco o bastante para tocar, perdido o suficiente para fazer gente estancar lágrima antes dos outros notarem, o forte brilho da verdade no meio de toda uma escuridão. Um dia, minha senhora, ficará curiosa ao ponto da comichão interna te fazer sair do seu altar e perguntar por aí:
-Mas o marido dela é o escritor?
E alguém te responderá:
-É, aquele gordinho, o que abria a porta.
E a senhora dirá, surpresa:
-Puxa vida, acha que ele tinha cara de escritor?!!!
E eu tirarei onda contigo e com o seu marido e com seus filhos e com todos esses filhos da puta que acham que cagam melhor e vivem reinando em suas patotas. Eu serei foda, minha senhora, e vocês me chamarão para os seus aniversários e ficarão frustrados quando eu não aparecer.
Tudo isso é o que penso dizer, mas nada digo porque sou um covarde e porque ela sorri ao me entregar a sacola com o bilhete dentro: sempre fraquejei na hora de guerrear
Pra falar a verdade, acho que nem sou tudo aquilo que pensei.
Rodrigo Melo é escritor; publicou Jogando dardos sem mirar no alvo, O sangue que corre nas veias, Enquanto o mundo dorme e Riviera.
O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende as aulas presenciais nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. O decreto nº 19.586, que venceria neste domingo (28), passa a valer até 14 de março de 2021.
O decreto também suspende o recadastramento de servidores inativos e pensionistas que fazem aniversário nos meses de janeiro, fevereiro e março. O objetivo é preservar idosos e pessoas em grupos de risco, mais vulneráveis ao novo coronavírus, evitando o deslocamento a uma unidade da Rede SAC para validar seus dados cadastrais junto à Previdência Estadual.
O sorteio deste sábado (27) da Mega-Sena tem prêmio acumulado de R$ 50 milhões. Ainda dá tempo de fazer a fezinha; as apostas seguem até as 19 horas, com preço mínimo de R$ 4,50.
As seis dezenas do concurso 2.348 serão sorteadas a partir das 20h no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.
A taxa de desemprego caiu para 13,9% no quarto trimestre de 2020, depois de atingir 14,6% no trimestre anterior. Mesmo assim a taxa média de desocupação para o ano passado foi de 13,5%, a maior desde 2012. Isso corresponde a cerca de 13,4 milhões de pessoas na fila por um trabalho no país.
No intervalo de um ano, a população ocupada reduziu 7,3 milhões de pessoas, chegando ao menor número da série anual. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Saímos da maior população ocupada da série, em 2019, com 93,4 milhões de pessoas, para 86,1 milhões em 2020. Pela primeira vez na série anual, menos da metade da população em idade para trabalhar estava ocupada no país. Em 2020, o nível de ocupação foi de 49,4%”, explica a analista da pesquisa do IBGE, Adriana Beringuy.
A pesquisa mostra que essa queda da ocupação foi disseminada por todos os trabalhadores. Em um ano, o número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado (excluindo trabalhadores domésticos) teve redução recorde, menos 2,6 milhões, um recuo de 7,8%, ficando em 30,6 milhões de pessoas. Os trabalhadores domésticos (5,1 milhões) diminuíram 19,2%, também a maior retração já registrada.
Houve redução de 1,5 milhão de pessoas entre os trabalhadores por conta própria, que somaram 22,7 milhões, uma retração de 6,2% em relação a 2019. O número de empregados sem carteira assinada no setor privado (9,7 milhões) caiu 16,5%, menos 1,9 milhão de pessoas. Até o total de empregadores recuou 8,5%, ficando em 4,0 milhões.






















