JERÔNIMO VAI RECEBER TÍTULO DE CIDADÃO ILHEENSE

RECEITA DE ESPETÁCULOS FINANCIA REFORMA DE CASA DE CULTURA EM BUERAREMA

“MÁRIO ALEXANDRE É UMA LIDERANÇA REGIONAL”, AFIRMA REITOR DA UESC

BÔNUS DO PRÉ-SAL RENDE R$ 4,4 MILHÕES PARA ITABUNA, ITACARÉ E ILHÉUS

“DOUTOR CATARATA” NARRA A TRAJETÓRIA DE RUY CUNHA, MÉDICO E FUNDADOR DO DAYHORC

LADRÃO É PRESO NA BAHIA APÓS INVADIR CASA E ESFAQUEAR IDOSO DE 86 ANOS

VEREADORES APRECIAM REAJUSTE DE 12,5% NO VALE-ALIMENTAÇÃO DOS SERVIDORES DE ITABUNA

EQUIPE COMEMORA TERCEIRA CAPTAÇÃO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS DO COSTA DO CACAU EM 2022

TONHO DE ANÍZIO VENCE O PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR

Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, adotou como prática ação semanal de integração da coordenação Farmacêutica e das equipes das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para administração de medicamentos na unidade. Durante os encontros é escolhido um fármaco para discussão de seu uso com o objetivo de capacitar e atualizar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que prestam assistência aos pacientes.

De acordo com Vivica Karoline, coordenadora farmacêutica do HRCC, a farmácia clínica consiste em otimizar tratamentos e diminuir os riscos causados por medicamentos, promovendo seu uso racional. “O farmacêutico clínico promove o cuidado ao paciente, atuando no rastreio, na análise das prescrições e elabora estratégias para interagir e capacitar a equipe multidisciplinar, orientando a prática da administração dos medicamentos”, explicou.

Vivica Karoline relatou que a unidade já desenvolvia o programa de farmácia clínica, porém com a prática das reuniões de rotina, houve um avanço em busca de um cuidado maior nas práticas adotadas nas UTIs. “Fizemos um acordo com as coordenações de enfermagem das UTIs, a partir desse momento, estamos promovendo a integração de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, com informações sobre as drogas de maior relevância, selecionando as categorias das substâncias vasoativas, sedativas e os antibióticos, informações que vão desde o mecanismo de ação até o estabelecimento de solução padrão da droga”, destacou.Leia Mais

Prefeitura de Ilhéus contratará 171 professores temporários
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Ilhéus publicou, no Diário Oficial do Município, edital de processo seletivo para contratar 171 professores de vários níveis. As inscrições estão abertas até as 22h da próxima sexta (5) e podem ser feitas pela internet.

O contrato de um ano é para professores temporários da Educação Infantil, Fundamental 1 e 2 e Educação de Jovens e Adultos (EJA) 1 e 2 e para Intérpretes de Libras, além de formação de cadastro reserva nos mesmos cargos. O edital contempla 5% das vagas para pessoas com deficiência, bem como professores para as Creches Indígenas Amotara e Katuana, de Olivença.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve atender aos requisitos, tais como nível de escolaridade e experiência compatíveis com o exercício do cargo almejado; idade mínima de 18 anos; e os requisitos específicos de cada cargo, descritos no Anexo I do edital. O município pagará aos professores o piso salarial vigente. Para a vaga de intérprete de Libras, será o salário mínimo.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL

Candidatos à Educação Infantil, Ensino Fundamental I dos anos iniciais e/ou Educação de Jovens e Adultos 1 (EJA) podem se inscrever por meio do link https://forms.gle/h8cbQqu1eHceG6kC7; candidatos ao Ensino Fundamental II dos anos finais ou EJA 2 devem se inscrever pelo link https://forms.gle/9V9PTR6kxEnBJSg18; e candidatos a Intérprete de Libras se inscrevem pelo link https://forms.gle/gToFyhEnsfuxiz1N6.

No campo da inscrição, o candidato deverá anexar os CPF; RG; em caso de pessoas do sexo masculino, comprovação de quitação com as obrigações militares; comprovação de quitação com as obrigações eleitorais; comprovante de residência; currículo vitae, devidamente comprovado; Diploma ou Certificado de Licenciatura correspondente; Certificado de Ensino Médio Completo, com habilidade específica para a interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras), no caso de Intérprete de Libras; Documento Comprobatório do tempo de experiência profissional; Laudo (CID 10) emitido nos últimos seis meses, em caso de deficiência; Declaração da FUNAI e/ou da Cacique do respectivo povo, no caso de indígenas.

Sebrae oferece orientação gratuita a empresas com até R$ 360 mil de faturamento || Imagem iStock/Sebrae
Tempo de leitura: 2 minutos

A unidade do Sebrae em Ilhéus deu início às visitas presenciais dos Agente de Orientação Empresarial (AOE) do Programa Negócio a Negócio na última segunda-feira. A meta deste ano é atender a 769 microempresas localizadas na região sul da Bahia, inicialmente, com sede nas cidades de Ilhéus e Itabuna.

Estão aptas a aderir ao Negócio a Negócio empresas com faturamento anual bruto de até R$ 360 mil e que apresentem algum problema na área de gestão ou processo produtivo. Com o atendimento personalizado, especialmente desenvolvido para melhorar a gestão do empreendimento, o empresário terá oportunidade de receber auxílio para melhorar a gestão do seu negócio nos temas de finanças, mercado, planejamento, organização, pessoas, além de receber dicas de inovação e outros.

Segundo o gestor do programa na unidade do Sebrae em Ilhéus, José Carlos de Oliveira, os retornos dos empresários, após a adesão ao programa, são gratificantes. “Costumo dizer que o Agente de Orientação Empresarial é a presença do Sebrae onde ele não consegue ir. Existe uma grande satisfação dos empresários ao receber os agentes em suas empresas para aplicação das ferramentas sugeridas com base no que foi diagnosticado. É muito gratificante ouvir os resultados de melhoria após o programa”, enfatiza.

PROGRAMA

O programa Negócio a Negócio é dividido em duas fases de atendimento. Na primeira, o Agente de Orientação Empresarial, que é consultor credenciado do Sebrae, aplica um diagnóstico para identificar quais serão as ferramentas mais indicadas para implantação na empresa.

O segundo atendimento consiste no retorno do agente à empresa para apresentar o resultado do diagnóstico e orientar o empresário sobre a aplicação das ferramentas mais adequadas. Nessa etapa, o empresário também será orientado na elaboração do Plano Fácil Básico para iniciar as suas ações de utilização do Caderno de Ferramentas, no qual serão determinadas as prioridades de melhoria para o negócio.

Para esse ciclo, quatro agentes farão as orientações junto aos empreendedores. São eles Alda Ramos, Aquino de Oliveira, Cristiane Botelho e Viviane Santos, que estarão devidamente fardados e com crachá de identificação do programa. Todas as informações fornecidas pelos empresários são confidenciais.

Hospital de Campanha será instalado no Teatro Candinha Doria
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, anunciou, há pouco, durante entrevista coletiva, que o hospital de campanha para atendimento exclusivo a pacientes infectados com o novo conavírus começa a ser montado nesta quarta-feira (3), quando carretas com equipamentos chegam à cidade. A previsão inicial é que a unidade esteja em funcionamento no prazo de 10 a 16 dias.

De acordo com o prefeito, será o maior hospital de campanha do interior da Bahia. A unidade será montada nas dependências do Teatro Candinha Doria, no loteamento Nossa Senhora das Graças, nas proximidades do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Serão 35 leitos, distribuídos entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Augusto Castro também confirmou que o decreto que suspende as atividades não essenciais na cidade não será prorrogado e que o comércio funcionará norlamente a partir desta quarta-feira. Já a secretária de Saúde, Lívia Mendes,  informou que novas medidas podem ser adotadas para reduzir o fluxo de pessoas circulando no centro da cidade. Uma das propostas é a abertura das lojas em horários deiferentes. Texto atualizado às 15h17min.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Procuradoria-Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) ingressou nesta terça-feira (2), no Supremo Tribunal Federal (STF), com nova ação judicial para viabilizar o acesso à vacinação contra Covid. A PGE-BA observa que a decisão até agora permite a compra de vacinas sem autorização da Anvisa, mas não a aplicação.

Ainda de acordo com a PGE, o pedido de autorização ao STF é para possibilitar a aquisição, a importação e a dispensação à população baiana de quaisquer vacinas contra a Covid-19 que já sejam registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ou, na falta do registro do órgão, preencham conjuntamente alguns requisitos.

Conforme a ação, os requisitos devem ser já estarem sendo utilizadas pelos respectivos países de origem e que tenham sido liberadas por uma das seguintes agências estrangeiras: Food and Drug Administration (FDA) European Medicines Agency (EMA); Pharmaceuticals and Medical Devices Agency (PMDA); ou National Medical Products Administration (NMPA).

Tempo de leitura: 2 minutos

Danilo Abreu reforça equipe de versão online de shopping itabunense

O primeiro shopping center do sul da Bahia passou a investir nas vendas pela internet e anunciou o fortalecimento do seu marketplace, o Jequitibá Online, site em que lojas e clientes do centro de compras, lazer e entretenimento podem vender ou comprar produtos e serviços.

A aposta nas transações pela internet, em ambiente seguro, ocorre em momento de distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus e redução de horário para que o cliente possa fazer suas escolhas e compras. A versão online do shopping, assim como todo e-commerce, disponibiliza produtos e serviços com entrega no endereço do consumidor.

Jequitibá Online permite ao cliente a compra a qualquer hora e de onde estiver em Itabuna

Lançando inicialmente para atender Itabuna, mas com previsão de expansão para todo o sul, extremo-sul, baixo-sul e sudoeste do Estado, o Marketplace é uma plataforma em que vendedores e compradores realizaram transações comerciais online, sem as limitações impostas pelas lojas e transações físicas.

O cliente pode fazer suas compras pelo site do marketplace do Shopping, o www.jequitibaonline.com.br, a qualquer hora ou dia da semana. As vendas pela plataforma começaram com as lojas que fazem parte do empreendimento, dentre elas marcas famosas como Cacau Show, Kopenhagen e Chilli Beans.

Segundo a direção do shopping, o site de vendas online deverá agregar empresas que não têm operações no shopping, fortalecendo a cultura de compras online, um setor em franca expansão.

EQUIPE REFORÇADA

A equipe do marketplace do Shopping Jequitibá acaba de ser reforçada com a chegada de Danilo Abreu, fundador da JP Soft Tecnologia. Danilo Abreu tem expertise na área de desenvolvimento de projetos de software, com estratégias em vendas on-line.

– O Marketplace do Shopping Jequitibá é uma ferramenta para alavancar e complementar as vendas de sua loja, fazer sua marca ser reconhecida na internet e, assim, conquistar a confiança dos consumidores que estão cada dia mais criteriosos e buscam, além de um bom preço, uma ótima experiência de compra – afirma Danilo Abreu.

Homens da Emasa fazem a higienização de ruas no centro de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna retomou a sanitização das principais vias do comércio do município na noite desta segunda-feira (1º). A ação é executada pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) e a Superintendência de Serviços Públicos e atendeu, inicialmente, a área central da cidade. A sanitização abrange vias e calçadas.

Foram higienizadas, nesta noite de segunda, as ruas Paulino Vieira e Ruffo Galvão, as praças Adami e Olinto Leone e a Avenida do Cinquentenário. Segundo a Emasa, foram utilizados aproximadamente 20 mil litros de água com solução de cloro concentrado de 0,5%. “Esse trabalho de sanitização atende a uma solicitação do prefeito Augusto Castro como forma de amenizar o avanço da pandemia do novo coronavírus”, disse Raymundo Mendes Filho, presidente da Emasa.

Segundo o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, além da parte central da cidade, a higienização também ocorrerá nos bairros de Itabuna. “O prefeito Augusto Castro e a secretária de Saúde, Lívia Mendes, não estão medindo esforços no combate a Covid-19. Por isso, todos os setores do governo estão contribuindo nessa ação”, salienta Francisco Lino.

Combustíveis têm novo reajuste em 2021 || Foto Fernando Frazão/Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

Gasolina, óleo diesel e gás de cozinha passam a custar mais caro hoje (2) nas refinarias da Petrobras. O litro da gasolina ficou R$ 0,12 mais caro (4,8%) e passou a custar R$ 2,60 para a venda às distribuidoras.

O aumento do óleo diesel foi de 5% (ou R$ 0,13 por litro). O preço para as distribuidoras passou a ser de R$ 2,71. Já o gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de botijão ou gás de cozinha, ficou 5,2% mais caro.

O preço do GLP para as distribuidoras será de R$ 3,05 por quilo (R$ 0,15 mais caro), ou seja R$ 36,69 por 13 kg (ou R$ 1,90 mais caro).

O preço informado pela Petrobras se refere ao produto vendido às distribuidoras. Segundo a empresa, até chegar ao consumidor final, o preço do combustível sofre o acréscimo de impostos, o custo para a mistura obrigatória de biocombustíveis e os custos e margens das distribuidoras e postos de gasolina.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo recuperou cerca de 1.500 pontos de luz em fevereiro, informa o município. Houve a troca de lâmpadas e de reatores, que foram os principais serviços executados em 38 bairros, até o momento, pela equipe da Divisão de Iluminação Pública.

O secretário da Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, explica que esta é uma ação contínua. O diretor da Divisão de Iluminação Pública, Eldon Almeida, completa que em todos nos bairros da cidade foi realizado algum tipo de serviços.

DISQUE ILUMINAÇÃO

O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, diz que as pessoas podem ligar para o telefone de serviço, o (73) 3617-4774, para indicar pontos de iluminação que necessitem de reparos. “Precisamos também contar com a colaboração da população para que denuncie a ação de vândalos. Basta entrar em contato pelo mesmo número”, finaliza o diretor de Iluminação.

Rogério se infectou depois de tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A primeira pessoa a ser vacinada contra o novo coronavírus em Itabuna testou positivo para a doença. O motorista socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Rogério Araújo de Oliveira, de 48 anos, foi infectado depois de tomar a segunda dose do imunizante. Ele tem histórico de comorbidade.

Rogério foi vacinado no dia 19 de janeiro e sentiu os primeiros sintomas da doença na noite do dia 22 de fevereiro, dias depois de tomar a segunda dose do imunizante. O funcionário público desconfiou que tinha sido infectado depois de apresentar sintomas como tosse e calafrios. No dia 24 de fevereiro perdeu o paladar e o olfato, mas seu quadro de saúde não se agravou.

Rogério Araújo, que é morador do bairro de Fátima, em Itabuna, acredita que, como já havia recebido a segunda dose da vacina, não teve o quadro de saúde agravado. Ele entende que poderia ter ficado muito pior se não tivesse recebido o imunizante.

De acordo com especialistas, para a vacina atingir maior eficácia, é preciso que a pessoa tome as duas doses e respeite a “janela imunológica”, que é o período que o organismo leva para produzir os anticorpos do imunizante. Rogério está afastado das atividades profissionais. Com informações do Verdinho Itabuna.

Aposta feita na Bahia acerta os 15 números da Lotofácil
Tempo de leitura: < 1 minuto

Tem dono ou dona de aposta feita em uma lotérica em Ilhéus em festa nesta segunda-feira (1º). Uma aposta do município do sul da Bahia é uma das acertadoras dos 15 números da Lotofácil sorteada na noite de hoje, no Espaço Loterias Caixa em São Paulo. De acordo consulta do PIMENTA ao site da Caixa Econômica Federal, o sortudo ou sortuda vai embolsar R$ 608.874,78.

A outra aposta foi feita por meio do canal eletrônico. Por isso, não é possível saber de onde é o acertador da outra aposta premiada. A Lotofácil teve ainda 223 apostas acertando 14 números e cada um receberá R$ 1.635,71.

Nesta terça-feira (2), quem sonha em ficar milionário pode concorrer ao sorteio do concurso final zero. Serão sorteados R$ 3,5 milhões. As apostas podem ser feitas nas lotéricas de todo o país ou pelo portal www.loteriasonline.caixa.gov.br. Uma posta simples custa R$ 2,50.

Os números sorteados nesta segunda-feira foram: 01-02-04-05-08-10-11-12-13-16-20-22-23-24-25.

Carro roubado era levado para Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, no KM 265 da BR-101, um homem de 21 anos que dirigia um Renault Sandero roubado em Salvador. O jovem, que não teve o nome divulgado, foi detido em flagrante no momento em que passava pelo município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia.

O homem alegou que foi contratado para transportar o Sandero da capital baiana até Ilhéus, no sul da Bahia. O motorista disse ter recebido o veículo na localidade conhecida como “Brasilgás”, na capital baiana. Ele confessou, segundo a PRF, que sabia da origem ilícita do veículo e recebeu instruções para que apagasse todas as mensagens trocadas com contratante, via celular.

De acordo com a PRF, o homem confessou que recebeu R$ 400 para levar o carro até Ilhéus, mas não disse quem receberia o veículo. Preso em flagrante e levado para a delegacia de Polícia Civil em Santo Antônio de Jesus, o acusado responderá pelo crime de receptação.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Após receber mais vacinas contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus iniciou hoje (1º) a vacinação de pessoas com 80 anos ou mais que ainda não tinham recebido a primeira dose do imunizante.

A imunização é realizada na Escola Municipal Heitor Dias, que fica na Avenida Canavieiras, ao lado do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), no bairro Cidade Nova. O atendimento seguirá até amanhã (2), das 8 às 16 horas.

Conforme a Sesau, para receber a vacina, o idoso precisa estar com máscara e apresentar os cartões do SUS e de vacinação, CPF e comprovante de residência.

A Sesau enfatiza que a vacinação é limitada ao número de doses recebidas até o momento pelo município. Após o uso de todas, a imunização será interrompida até que Ilhéus receba mais lotes da vacina.

Prefeito fez anúncio ao lado do presidente da CDL de Ilhéus, Anselmo Clement
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), disse hoje (1º) que o decreto estadual que suspendeu atividades não essenciais em 381 cidades baianas não será prorrogado novamente. Dessa forma, as lojas e outros estabelecimentos alcançados pelas medidas restritivas voltarão a funcionar nessa quarta-feira (3).

Mário fez o anúncio ao lado do presidente da CDL de Ilhéus, Anselmo Clement, após videoconferência com o governador Rui Costa (PT), na tarde desta segunda-feira (1º).

Confira o vídeo publicado nas redes sociais.

O presidente da CDL de Ilhéus, Anselmo Clement
Tempo de leitura: 2 minutos

Entidades que representam diversos setores da economia de Ilhéus divulgaram, nesta segunda-feira (1ª), carta aberta sobre a suspensão das atividades não essenciais determinada pelo Governo do Estado, que, no domingo (28), prorrogou a medida até quarta-feira (3).

“Manifestamos neste documento nossa indignação a respeito desta decisão do Governo estadual, acatada pelo Poder Público Municipal, deixando claro, entretanto que respeitamos e iremos cumprir as determinações do documento tão somente até as 5 da
manhã da próxima quarta-feira, dia 3, quando informamos que iremos reabrir nossas portas”, diz o texto.

A carta informa que as entidades não estão à frente de nenhum movimento contra o decreto estadual. “Não concordamos, mas o respeitamos. Todavia, a partir de quarta-feira, retomaremos nossas atividades normalmente”, reafirmam.

A ênfase dada à decisão de reabrir as portas dos estabelecimentos nessa quarta-feira deixou subentendido que a reabertura acontecerá independentemente de nova determinação do poder público. Para verificar essa interpretação do texto, o PIMENTA conversou hoje (1º) com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus, Anselmo Clement.

Perguntamos ao dirigente se as lojas reabrirão mesmo se o decreto for prorrogado. “Vai abrir. Realmente, é isso aí mesmo”, respondeu. “Foi uma decisão conjunta de todas as entidades. Vamos abrir realmente, independente do que o governo mandar”, ratificou.

Anselmo disse ao blog que o posicionamento das entidades vai ser comunicado formalmente hoje ao prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD).

O presidente da CDL de Ilhéus também falou da complexidade do momento atual. “É complicada essa situação. A gente está passando por um momento difícil. Sabemos todos os problemas da Covid. Sabemos que a Covid está ativa. Sabemos de tudo o que acontece referente à doença, disso não tenha dúvidas. Isso foi discutido muito com todas as entidades representativas. Mas, também a gente não pode pagar o pato. A gente apoia o decreto do estado, apoia o decreto do toque de recolher, mas também temos que pensar na saúde das empresas. A gente ainda está tentando se reerguer [da crise] do ano passado e isso aí acarreta problemas futuros”.

Ele lembrou que o município tem um plano de mitigação com diferentes fases de risco de contágio da Covid-19. O grau do risco varia conforme o tipo de atividade econômica. “Por que não retrocedeu algumas fases?”, questionou, antes de afirmar que o plano municipal de contingência ainda está em vigor.

Apesar do plano municipal, a Prefeitura de Ilhéus aderiu ao decreto do estado, que tem definição mais restritiva do significado de atividades essenciais.

Clique aqui para ver a carta aberta e a lista de entidades que assinam o documento.