Enfermeiros do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, participaram na manhã desta quarta-feira (27), do Curso de Manejo da Sondagem Vesical de Demora e Cuidados Pós-operatório de Cirurgia Urológica, ministrado pelo médico urologista Juliano Mota. A capacitação sobre o procedimento teve como objetivo atualizar as técnicas aplicadas, proporcionando um melhor conforto para o paciente.
A sondagem vesical de demora é um procedimento realizado pelo enfermeiro, no qual é introduzido uma sonda pela uretra do paciente, até a bexiga para realização de drenagem contínua de urina, utilizando o sistema fechado. Antes de sua aplicação, o paciente recebe informações sobre o procedimento, e em seguida, são adotadas todas as medidas de higienização, segurança, identificação, técnicas atualizadas e corretas para a sondagem, com os testes necessários e o manuseio adequado dos materiais, assim evitando contaminação.
Entre os cuidados que devem ser observados nos pacientes estão o aspecto e a quantidade da urina – qualquer alteração o médico deve ser comunicado; a manutenção de uma boa fixação da sonda, intercalando essas fixações em cada troca; realização de troca da fixação da sonda a cada 24 horas, também quando necessário; entre outras análises e aplicações adequadas.
De acordo com o médico Juliano Mota, urologista do HRCC, o curso foi solicitado pela direção do hospital, com a intenção de promover conhecimento e cuidados com relação a sondagem vesical. “O nosso curso tem o objetivo de elencar mais essa parte prática para evitar danos na sondagem e evitar as complicações relativas ao procedimento”, disse.
O urologista também informou que, com a instituição das cirurgias urológicas no HRCC, esse tipo de conhecimento, um pouco mais específico, deve ser abordado todos os cuidados com os pacientes urológicos e pós-operatórios. “São cuidados que devem se ter no pós-operatório, principalmente, com a manutenção de uma irrigação, de um cuidado de sonda, a não obstrução da sonda. Então essas técnicas, esses cuidados são importantes para a manutenção dos pacientes”, destacou.
A ousadia de mudar pode ser considerada o ponto de interseção entre muitas mulheres que decidem empreender. Saber que a estrada é longa faz com que elas exercitem a empatia e dêem as mãos durante o caminho. Nesse percurso, muitas mulheres puderam contar com o apoio do Sebrae Delas, projeto que chegou ao fim da fase piloto e iniciará mais três anos de atividades em todo o estado.
“O ano de 2020 não foi fácil para ninguém. Mesmo diante de uma das maiores crises já vividas e que afeta diretamente as empreendedoras, conseguimos adaptar a forma de atuação do projeto para que fosse possível atender a estas mulheres”, lembra a gestora estadual do projeto Sebrae Delas, Carla Martins.
A pandemia impôs ao projeto a necessidade de ajustar o atendimento oferecido para a modalidade on-line e, também, a criação do site sebraedelasbahia.com.br, destinado à disseminação de conteúdo sobre empreendedorismo feminino.
Karoline Ribeiro, também conhecida como Rainha das Molas, teve que se reinventar com a chegada da pandemia e encontrou no Sebrae delas a ajuda que precisava. A gerente e proprietária do Posto de Molas Secomol, em Jacobina, participou das consultorias financeira e de marketing digital oferecidas pelo Sebrae Delas, e foi o suficiente para descobrir o propósito da sua empresa.
Para 2021, o Sebrae Delas buscará entender o grau de maturidade empresarial das empresas atendidas. Outro ponto que será importante é o aprofundamento no trabalho com as soft skills, ou seja, competências comportamentais que podem auxiliar diretamente no empoderamento das mulheres.
Todos os cases da matéria e mais informações sobre o projeto Sebrae Delas podem ser conferidos na publicação, disponível na versão digital e gratuita.
Com o propósito de fortalecer o processo educativo da instituição e preocupada com o desenvolvimento profissional dos professores, a Rede UniFTC abriu a Jornada Pedagógica do semestre 2021.1. O evento virtual contou com a presença do doutor em Comunicação pela USP, José Moran, que proferiu palestra abordando o tema “Inovando na Educação com Modelos Ativos Flexíveis”.
Professores e coordenadores que compõem a rede de ensino participaram da formação pedagógica, que segue até dia 5 de fevereiro, com palestras, oficinas e seminários que tratam de temas como “Aplicação de Metodologias Ativas no Ambiente Remoto de Aprendizagem”, “Motivação e Engajamento no Ambiente Remoto” e a “Avaliação de Aprendizagem no Séc. XX”. A abordagem principal da jornada, neste período, é a importância das práticas pedagógicas disruptivas e a formação do profissional do futuro.
Após desejar boas-vindas, o vice-presidente acadêmico, Ihanmarck Damasceno, explicou a proposta da Jornada Pedagógica 2021.1. “Depois dos desafios ocorridos em 2020, sabemos que a mudança é necessária e novas práticas na educação são realidade. As rupturas ao modelo tradicional de aprender e ensinar ganham força no mercado. A tendência é fortalecer o hibridismo na educação, melhorando a cada dia e adaptando-se ao novo. A educação, através do modelo ativo de aprendizagem, ganha mais espaço e torna-se uma prática necessária. Tenho certeza que teremos um semestre diferente e bem melhor, sempre avançando”, argumentou.
Durante a palestra, o professor José Moran afirmou que o modelo híbrido é muito mais interativo. “Sabemos que para alguns é uma ferramenta fácil, mas para outros um desafio enorme, mas esta dinâmica na educação ia acontecer. Estava claro que a educação tinha que se mexer. A ideia de flexibilidade, hibridismo, as tendências seriam por aí. Nunca viajei tanto sem sair do lugar. Precisamos nos conectar e realizar uma gestão compartilhada com os estudantes, família, professores, enfim, mudar esta cultura do aluno receber tudo pronto”, enfatizou.
MODELOS MAIS FLEXÍVEIS
José Moran apresentou algumas combinações de educação ativa flexível, plataformas interativas de ensino e estratégias didáticas integradas, como aula invertida e avaliação diversificada. O professor também falou dos modelos híbridos do ensino superior e sobre a aprendizagem baseada em projetos e problemas, aprendizagem através de jogos e gamificação, etc.Leia Mais
Se alguém acertar hoje (28) sozinho as seis dezenas do concurso 2.339 da Mega-Sena deve levar um prêmio de R$ 4 milhões. O sorteio será às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.
O concurso desta quinta-feira é o segundo da Mega-Semana de Verão, a primeira das oito mega-semanas do ano, quando é incluído um sorteio extra ao apostador. O primeiro ocorreu na terça-feira (26) e o terceiro será no sábado (30).
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas, pelo portal Loterias CAIXA e pelo app Loterias CAIXA, disponível para usuários das plataformas iOS e Android. O valor da aposta simples, com seis dezenas, é de R$ 4,50.
O segundo período do defeso do caranguejo-uçá começa nesta sexta-feira (29). De acordo com a Portaria 325/2020, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no período de defeso é proibido capturar, transportar, beneficiar, industrializar e comercializar o animal nos estados da Bahia, Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Quem descumprir o período do defeso, terá de devolver os animais vivos ao habitat e ficam sujeitos às sanções definidas na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e no Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008.
As pessoas físicas e empresas que atuam na manutenção em cativeiro, conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização da espécie nos estados citados poderão realizar as atividades durante a andada, desde que forneçam, até o último dia útil que antecede cada período de defeso.
Precisam ainda informar a relação detalhada dos estoques de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes. Para o transporte, o interessado deve providenciar a Guia de Transporte Animal (GTA). Saiba aqui como fazer a declaração de estoque.
O defeso é a proibição da pesca enquanto a espécie se reproduz. A reprodução ocorre em quatro datas diferentes no ano de 2021. São elas: 14 a 19 de janeiro, 29 de janeiro a 3 de fevereiro, 28 de fevereiro a 5 de março e 29 de março a 3 de abril.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na terça-feira (26), no KM 502 da BR-101, em Itabuna, um homem foragido da Justiça do Estado de Goiás. O acusado, que não teve o nome divulgado pela PRF, foi detido duração uma ação de rotina dos patrulheiros, quando trafegava de carro pela rodovia.
O homem é acusado de homicídio, conforme documento expedido pela Justiça Goiana, em dezembro do ano de 2012. Ele foi encaminhado para a delegacia da Polícia Civil de Itabuna e deve ser transferido para Goiás nos próximos dias.
Dos 417 municípios baianos, 27 já aplicaram mais de 90% das vacinas contra o novo coronavírus distribuídas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab. Entre as localidades no topo do ranking dos que mais aplicaram a primeira dose dos imunizantes contra a doença estão Almadina e Itapé.
A lista inclui ainda Apuarema, Itagi, Itaguaçu da Bahia, Itanagra, Jaborandi, Maiquinique, Riacho de Santana, Sapeaçu, Teofilândia, Várzea da Roça, Jitaúna, Contendas do Sincorá, Bom Jesus da Lapa, Igaporã, Mairi, Bom Jesus da Serra, Presidente Dutra, Catolândia, Queimadas, Morro do Chapéu, Serra Dourada, Ipupiara, América Dourada, Canápolis e Itapebi.
De acordo com a Sesab, a vacinação está lenta nos dois municípios mais populosos do sul da Bahia. Em Itabuna, o percentual de imunizados chega a 29,6% (1.191) e em Ilhéus atinge 33,8% (2.204). O primeiro município recebeu 4.017 doses das duas vacinas (Astrazeneca e CoronaVac). O segundo foi beneficiado com 7.107 doses. O total de 117.734 pessoas em todo o estado já haviam sido vacinadas até o início da tarde de hoje. Acesse os dados aqui.
A Diretoria da Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Itabuna interditou, na tarde desta quarta-feira (27), a construção de uma casa na rua Francisco Ferreira da Silva, no bairro de Fátima, depois que morador ficou ferido quando parte da estrutura desabou.
A vítima, Amadeu da Silva Evangelista, foi encaminhada ao setor de urgências e emergências do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães para atendimento. Ele seria proprietário do imóvel. Não há detalhes sobre o estado de saúde do homem. Outras duas pessoas, uma delas o pedreiro, não ficaram feridas.
A secretária municipal de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, esteve no local com os engenheiros da Defesa Civil que fizeram a avaliação da estrutura avariada e das casas vizinhas à obra. “Precisamos saber até que ponto esse desabamento compromete as outras casas”, disse.
Mariana afirmou que a obra estava sem placa de alvará, o que por Lei deveria estar visível. “Mesmo se tivesse a devida autorização, essa casa já está condenada”, adiantou. Por conta do incidente, a rua precisou ser interditada por agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) durante a inspeção, acompanhada por agentes da Guarda Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros.
A servidora pública Maria das Graças Lopo faleceu nesta quarta-feira (27) vítima de complicações provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19). Maria das Graças era servidora lotada no Departamento de Tributos, da Secretaria da Fazenda e Orçamento de Itabuna.
O prefeito Augusto Castro prestou solidariedade à família da servidora pública. Devido ao falecimento de Maria das Graças, não haverá expediente no Setor de Tributos nesta quinta (28). O setor passará por desinfecção, com suporte de profissionais da Divisão de Vigilância Sanitária de Itabuna.
A Mostra Cinemulti vai selecionar três jovens para a equipe técnica da sua terceira edição, que será em formado virtual por causa da pandemia de Covid-19. A bolsa é de R$ 1.100.
Para entrar no programa Aprendiz Cinemulti, é necessário morar em Itacaré ou região e ter entre 16 e 20 anos, além de celular com WhatsApp e acesso à internet.
As três vagas são para assessoria de comunicação, assistente de produção e transmissão de lives. O programa, que não exige experiência prévia na área, vai durar dois meses, com início no dia 6 de fevereiro.
As inscrições começaram ontem (27) e vão até domingo (31). Inscreva-se aqui. Os inscritos serão informados previamente sobre a data da entrevista online do processo seletivo.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Nessa quarta-feira (27), o empresário e ex-vice-prefeito de Ilhéus Carlos Machado, Cacá Colchões (PP), informou que seu conta no WhatsApp foi clonada. O número é (73) 9 9983-7493.
Em conversas com pessoas da lista de contatos de Cacá, o autor ou autora do crime tenta se passar pelo empresário para aplicar um golpe pedindo dinheiro. Com informações do Agravo.
O empresário José Barreto Goes, da rádio Boa FM 96,1 Mhz, informou que a emissora sediada em Itabuna vai iniciar suas transmissões no início de fevereiro, alcançando mais de quarenta municípios do sul da Bahia.
“Estamos com tudo organizado para fazer um jornalismo de qualidade e com uma programação musical que o público vai adorar”, disse Barreto, que, nessa quarta-feira (27), acompanhado do filho, Tarcísio Goes, se reuniu com o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, Marão (PSD). Segundo Marão, Barreto é mais um empresário que chega ao sul da Bahia para investir e contribuir para o desenvolvimento regional.
O Rotary Club Jorge Amado, de Ilhéus, adotará iniciativa social que sucesso em Itabuna, o Banco de Cadeira de Rodas. O lançamento do projeto será no próximo dia 4, às 18h, no Ilhéus Hotel, marcando as homenagens pelo aniversário de 15 anos do Club.
A iniciativa será desenvolvida em Ilhéus em parceria com a ONG Human Network do Brasil. Serão doadas 12 cadeiras de rodas que foram doadas pelo Rotary Club Jorge Amado e Human Network do Brasil, para apoiar pessoas com deficiências físicas, que não tem acesso e nem condições de adquirir o equipamento.
Segundo o presidente do Rotary Club Jorge Amado, Thadeu Gonçalves, o projeto “Banco de Cadeiras de Rodas” pode ser abraçado por pessoas físicas, empresas e instituições que desejem colaborar com a iniciativa e ajudar pessoas em situação de pobreza, que precisam da ajuda humanitária de toda a sociedade.
– Temos o firme propósito de expandir as ações humanitárias em Ilhéus e esse projeto é uma grande oportunidade para entregarmos dignidade à quem precisa ser provido nos seus direitos mais básicos, como se locomover – destacou o presidente do Rotary Club Jorge Amado, Thadeu Gonçalves.
O Club vai adquirir ainda neste ano de 2021, em parceria com a HNB, mais seis cadeiras de rodas, com o objetivo de fazer a proposta do projeto crescer e continuar a atender aos que necessitam. Interessados em ajudar podem entrar em contato diretamente com o Rotary Jorge Amado pelo Whatsapp (73) 99981-7841.
Nessa quarta-feira (27), o ex-deputado estadual Marcell Moraes publicou vídeo em que aparece chutando um homem que deu pauladas num cachorro, em Salvador.
Aos gritos, xingando o homem, Moraes diz que acionou a Polícia Militar para pender o agressor do cão. Assista.
Conhecido por defender os animais, Marcell é filiado ao PSDB. Em dezembro de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato dele por abuso de poder econômico.
Funcionários do São José e da Maternidade cobram salário de dezembro
Os mais de 300 funcionários do Hospital São José e da Maternidade Santa Helena, mantidos pela Santa Casa de Ilhéus, ameaçam fazer paralisação devido ao atraso de salário. Os profissionais em saúde e trabalhadores de apoio da instituição ainda não receberam dezembro, que deveria ter sido pago até o último dia 8.
“A Santa Casa é o maior prestador de serviços da área de saúde do setor privado em Ilhéus. Até agora, o salário de dezembro não foi pago”, diz o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi), Raimundo Santana.
O dirigente lembra que já houve intervenção do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Conselho Municipal de Saúde para dar solução aos atrasos de salário na instituição. “A situação não se resolveu. Os trabalhadores estão em situação de extrema dificuldade financeira”, reforça Raimundo.
O Sintesi, afirma Raimundo, tem adotado postura de responsabilidade para não paralisar o atendimento em saúde no período de pandemia, mas os atrasos têm sido constantes. “Pode ser que não tenhamos outra alternativa a não ser a paralisação, greve, caso não haja pagamento de salário”, emendou.
PROVEDOR: “PREVISÃO É A GENTE RECEBER ATÉ SEXTA”
Provedor da Santa Casa de Ilhéus, Eusínio Lavigne disse ao PIMENTA que honrar compromisso com os funcionários depende de a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) pagar pelos serviços prestados em novembro. “A previsão é a gente receber até sexta-feira. Recebendo [da Sesau], a gente paga [aos funcionários] imediatamente”, afirmou.
Eusínio reconhece as dificuldades dos funcionários da Santa Casa, mas ressalta que a instituição “não tem fábrica de dinheiro”. Segundo ele, os atrasos nos pagamentos à Santa Casa, por parte do município, tornaram-se recorrentes desde outubro do ano passado. Ele exemplifica que o pagamento pelos atendimentos e procedimentos prestados aos usuários do SUS em novembro deveriam ter sido pagos pela Sesau, no máximo, até o final de dezembro. “Normalmente, seria dezembro”.
SESAU
O site tentou falar com o secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, para que ele explicasse as razões do atraso no pagamento ao prestador de serviço do SUS. Por meio de mensagem, ele informou que não poderia atender naquele momento. O espaço está aberto para explicações.























