PERIGO À VISTA

UESC PUBLICA EDITAL DE CONCURSO COM 49 VAGAS PARA PROFESSORES

PROGRAMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR ATENDE 7 MIL FAMÍLIAS EM ILHÉUS

PARA JURISTAS, PERDÃO DE BOLSONARO A DANIEL SILVEIRA É INCONSTITUCIONAL

NA MARCHA A BRASÍLIA, UPB QUER REDUZIR CONTRIBUIÇÃO DAS PREFEITURAS AO INSS

GANHADOR DE R$ 10 MILHÕES NA MEGA-SENA É VÍTIMA DE GOLPE E FICA SÓ COM 2 CENTAVOS

WAGNER CONVERSA COM GOOGLE E AMAZON SOBRE EVENTUAL GOVERNO LULA

A PROEZA DO GUARANY CAMPEÃO COM TIME DE ITABUNA

EX-ASSESSOR DE DEPUTADO FEDERAL BAIANO É PRESO POR EXTORSÃO

Prazo para inscrições acaba nessa quinta-feira (28); confira o edital
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Núcleo de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão (Nucom), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), abriu duas vagas de estágio remunerado. Os selecionados vão atuar na área de programação e desenvolvimento WEB.

Para concorrer, é necessário ser estudante de graduação da universidade, ter 20 horas semanais disponíveis e não possuir vínculo de emprego ou bolsa de outro programa.

A remuneração mensal vai ser de R$ 400. O contrato terá duração de doze meses, podendo ser renovado pelo mesmo período.

As inscrições estão abertas e vão até essa quinta-feira (28). Inscreva-se aqui.

A seleção vai se dar por meio da análise dos currículos dos candidatos e de entrevista.

Para ver a lista de documentos exigidos e outras informações do processo seletivo, acesse o edital.

Atletas itabunenses estão entre os competidores com presença confirmada
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesse sábado (30), o Grapiúna Tênis Clube, em Itabuna, vai ser palco da 8ª edição do Campeonato Nacional de Mergulho Livre em Apneia, a partir das 8 horas.

Com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Saúde, o campeonato será realizado pela Apneia Z, sob a chancela da Associação Internacional de Apneia (Aida Brasil).

O vice-prefeito Enderson Guinho (Cidadania), secretário de Esportes e Lazer, explicou que a orientação do prefeito Augusto Castro (PSD) é para que os atletas e as disputas esportivas sem estimulados.

“Itabuna, hoje, é um dos maiores celeiros de atletas nesta modalidade. Precisávamos deste reconhecimento por parte do poder público”, destacou o técnico da seleção itabunense de apneia, José Luiz Freire (Zezé). Doze atletas do município vão participar do campeonato.

Já está confirmada a presença de alguns dos melhores apneistas do país, dentre eles, Ricardo Bahia, recordista mundial de apneia estática. Todos os atletas itabunenses têm condições de conquistar o título, além de boas colocações na competição, afirma o instrutor Zezé, que não esconde o otimismo sobre a preparação da equipe.

Prefeitura divulga novo balanço sobre ritmo da vacinação no município
Tempo de leitura: < 1 minuto

A informação é da Prefeitura de Ilhéus, que divulgou hoje (27) novo balanço sobre o ritmo da vacinação contra a Covid-19 no município.

Além dos 2.319 idosos acima de 80 anos vacinados na segunda (25) e ontem (26), a Secretaria Municipal de Saúde imunizou 1.706 profissionais de saúde envolvidos diretamente no combate à pandemia, 585 indígenas e 113 idosos abrigados e pacientes acamados.

No total, Ilhéus vacinou 4.728 pessoas na primeira semana de vacinação.

“O prefeito Mário Alexandre [PSD] recomendou que sigamos todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Sesab [Secretaria da Saúde do Estado da Bahia], priorizando a população de risco, que nesta primeira fase compreende os trabalhadores da linha de frente contra o coronavírus, a população indígena, os idosos abrigados, idosos com mais de 80 anos e acamados. Estamos atentos para que não haja fura-fila, a fim de que a população tenha o seu direito respeitado, conforme o plano municipal de imunização”, explicou secretário de Saúde, Geraldo Magela.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Coelba fará amanhã (28), das 9h às 16h, serviços de manutenção nas estações de captação de água bruta da Emasa nas localidades de Rio do Braço e Mutuns. Com isso, o fornecimento aos consumidores em Itabuna será reduzido, o que requer atenção para a necessidade de economizar água no consumo doméstico.

Segundo o diretor-técnico da Emasa, João Bitencourt, os serviços executados pela Coelba nesta quinta-feira não deixarão a população sem abastecimento de água. Porém, alerta que é importante economizar no consumo até que o sistema esteja integralmente restabelecido.

“Quando a Coelba realiza serviços de manutenção nas estações de captação, há redução na obtenção de água. Não haverá interrupção no fornecimento, mas pedimos a colaboração de todos no tocante a evitar o desperdício, até porque estamos no verão, época em que o consumo aumenta”, salienta Bitencourt.

O diretor-técnico da Emasa disse que numa reunião entre dirigentes das empresas ficou acertado a regularidade nos trabalhos de manutenção nas redes de energia elétrica que atendem as estações da Emasa.O objetivo será evitar interrupçõeso no fornecimento de energia e o consequentemente prejuízo à programação de abastecimento de água à população de Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um estudo realizado por cientistas do Laboratório de Bioinformática do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, e do Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, aponta que mais de uma linhagem do coronavírus está em circulação no Brasil.

O caso foi confirmado após exames constatarem, em dois jovens adultos do Rio Grande do Sul, a existência de dois tipos do vírus. A descoberta, alertam cientistas, evidencia a grande circulação do Sars-CoV-2 e a urgência de vacinar a população.

Segundo o Globo, uma das linhagens presentes nos dois casos é a P2, originada no Rio de Janeiro e que tem a temida mutação E484K, preocupante por fornecer ao vírus a capacidade de escapar do ataque de anticorpos. Com Metro1.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Deputado Rosemberg Pinto e os prefeitos Tonho de Anízio (Itacaré), Marcone Amaral (Itajuípe) e Jadson Albano (Coaraci)

Durante os festejos de aniversário de 289 anos de Itacaré, nesta terça (26), o prefeito Antônio de Anízio (Tonho de Anízio) defendeu a criação do sistema Cidades Irmãs. Segundo ele, a ideia é unir municípios sul-baianos “com realidades semelhantes e problemas comuns para buscar soluções e promover o desenvolvimento coletivo”. A largada na proposta foi dada com a união dos municípios de Itacaré, Coaraci e Itajuípe.

A proposta de Tonho de Anízio foi elogiada por Jadson Albano, prefeito de Coaraci. Ele considera importante a união e falou do quanto os municípios regionais podem se fortalecer e desenvolver a partir da busca de soluções coletivas. Jadson Albano ainda destacou a liderança regional do prefeito de Itacaré, que já presidiu a Amurc e hoje lidera o Consórcio Regional Litoral Sul. Para ele, Itacaré, acolhe com carinho, ampara e abriga a todos os cidadãos e cidadãs de Coaraci.

A proposta da criação do sistema de Cidades Irmãs também foi defendida pelo prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, que falou das dificuldades enfrentadas pelos municípios regionais e do quanto que eles poderão avançar com a troca de experiências, vivências e parcerias entre essas cidades.

Já o deputado estadual Rosemberg Pinto, líder do Governo Baiano na Assembleia Legislativa (AL-BA), também falou da importância dessa união e ressaltou que hoje não há mais espaço para o individualismo, mas sim para o coletivo, com os municípios buscando juntos o desenvolvimento regional e as soluções para os problemas comuns.

Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Rui Costa disse nesta quarta (27), numa entrevista coletiva, que a Bahia buscará alternativas de vacinas contra a covid-19 além das já disponíveis no país. O mandatário baiano disse ter entrado em contato, ontem (26), com a Sinopham, que fabrica imunizante contra o novo coronavírus.

“Essa é uma vacina que já concluiu os estudos e recebeu a aprovação definitiva para uso do órgão regulador chinês e está num estágio ainda mais avançando que a Coronavac [fabricada pela Sinovac], já aplicada no Brasil”, disse ele.

Ainda durante a entrevista, Rui voltou a criticar a postura da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao criar dificuldades para o uso da vacina russa Sputnik V sem o aval de técnicos do órgão – como pediu o governo da Bahia em documento ao Supremo Tribunal Federal (STF).

– Eu não consigo entender essa insensibilidade com a vida humana da direção da Anvisa. Isso revolta a todos nós, porque estamos presenciando o sofrimento de pais, mães e filhos perdendo seus entes queridos que não conseguem entender tamanha insensibilidade de uma agência que deveria cuidar da vida humana – afirmou.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Vilas-Boas diz que post no Twitter não tem críticas a Itabuna e Ilhéus

Após a divulgação de um ranking de vacinação no estado e publicar um tuíte com a posição dos dez maiores municípios baianos na aplicação de doses dos imunizantes contra o novo coronavírus (covid-19), o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, disse ao PIMENTA que a postagem teve um único intuito:

– Não tem crítica alguma na postagem. Postei para provocar a disputa entre as duas cidades pra ver quem vacina mais rápido – disse ele ao site.

O ranking mostrava que Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, havia aplicado todas as doses disponibilizadas para a primeira fase – destinadas a profissionais de saúde da linha de frente do combate à covid-19, indígenas, idosos albergados e, em alguns municípios, idosos acima dos 75 anos. Já Ilhéus e Itabuna, nesta ordem, estavam na laterninha da vacinação (confira post aqui).

REAÇÕES EM ILHÉUS E EM ITABUNA

Ao ranking, as Secretarias de Saúde de Ilhéus e de Itabuna reagiram com informações sobre plano municipal de vacinação contra a covid-19.

A Secretaria de Saúde de Itabuna informou estar “seguindo as orientações do Plano Municipal de Vacinação quanto ao público a ser gradualmente imunizado”. Citando o Vacinômetro elaborado pela Rede Frio município, a Saúde assegurou ter vacinado 1.336 pessoas até as 16h30min dessa terça-feira (26).

Por grupos, o município já imunizou 1.102 profissionais de saúde, dos quais 225 hoje. Também nesta data foram imunizados 234 idosos asilados. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Lívia Mendes, Itabuna recebeu 2.200 doses do imunizante Coronavac, produzido pelo consórcio Sinovac, da China, e Instituto Butatan, do Brasil, mais 1.800 doses da vacina Oxford/AstraZeneca em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Ilhéus, que recebeu mais doses de vacina, informou que 1.706 trabalhadores da saúde na linha de frente do combate ao coronavírus, 585 indígenas e 113 idosos abrigados e pacientes acamados, cadastrados no programa “Melhor Em Casa”, foram vacinados até o final da tarde de ontem.

Segundo o secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, os novos lotes das 1.090 vacinas da Oxford que Ilhéus recebeu do Núcleo Regional de Saúde Sul (Sesab), vai atender os profissionais de saúde no combate ao coronavírus, idosos acamados e do Programa Melhor em Casa.

Vitória ganha do Botafogo e se mantém na série B|| Cleber Sandes/Estadão
Tempo de leitura: 2 minutos

O Vitória já pode respirar aliviado. Na noite de terça-feira (26), o rubro-negro venceu, por 1 a 0, o Botafogo (SP) em jogo da 37ª rodada da Série B e escapou do rebaixamento. O gol que garantiu os três pontos para o time baiano, no Barradão, em Salvador, foi marcado contra por Robson.

O resultado deixa o Vitória na 15ª posição, com 45 pontos. Além disso, o rubro-negro decretou o rebaixamento do Figueirense com a vitória. O Botafogo, que já havia sido rebaixado para despromovido, segue em penúltimo lugar, com 34.

Na etapa inicial, o Vitória mostrou mais iniciativa e criou as melhores chances. A primeira surgiu aos 20 minutos, em remate de longe de Lucas Cândido – o goleiro Igor quase aceitou e viu a bola bater na trave, mas conseguiu se recuperar e defender.

Aos 23, foi a vez de Alisson Farias tocar de cabeça na pequena área e mandar para fora. Na reta final, aos 45, Léo Ceará teve gol anulado após desviar cobrança de falta para a rede. A única boa oportunidade do Pantera apareceu aos 48, em peixinho de Matheus Anjos que obrigou o arqueiro César a salvar com uma manchete.

Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga hoje (27) os gabaritos oficiais das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os participantes poderão conferir as respostas corretas do exame no site do Inep e no aplicativo do Enem. 

O Enem impresso foi aplicado nos dois últimos domingos, dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Fizeram também a prova de redação, a única subjetiva do exame.

Mesmo com os gabaritos em mãos, não é possível saber a nota no exame. Isso porque o Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova.

Ou seja, se ele acertar questões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute. O estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.

NOTAS FINAIS

A previsão para a divulgação dos resultados finais é dia 29 de março. Nessa data os participantes saberão também quanto tiraram na redação. Mas, apenas depois da divulgação do resultado, em data ainda a ser definida, os candidatos terão acesso à correção detalhada da prova de redação.

Ao todo, segundo o Inep, cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas este ano, número que representa menos da metade dos participantes inscritos nas provas. O Enem 2020 terá ainda uma versão digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.Leia Mais

Ministro Ricardo Lewandowski cobra explicações de laboratório
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a União Química Farmacêutica se manifeste, em até cinco dias, sobre as informações prestadas ao STF pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em relação ao pedido de uso emergencial da vacina Sputnik V.

A empresa é patrocinadora, representante legal e parceira do Instituto de Pesquisas Gamaleya, da Rússia, para o desenvolvimento e a produção do imunizante no Brasil.

A determinação do ministro foi feita nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade , em que o governo da Bahia pede que o STF declare inconstitucionais dispositivos da Medida Provisória 1.026/2021 que criam restrições para a importação e a distribuição de vacinas contra a Covid-19 ainda não registradas pela Anvisa.

De acordo com o ministro Ricardo Lewandowski, a União Química Farmacêutica, localizada em Embu-Guaçu (SP), deverá detalhar as providências já empreendidas, as exigências técnicas pendentes de cumprimento e o tempo e a forma como pretende atendê-las.

CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

Lewandowski também quer saber qual a capacidade de produção da Sputnik V no Brasil ou se a empresa vai importá-la da Rússia, caso obtenha a autorização emergencial da Anvisa, de maneira a possibilitar sua eventual utilização na campanha nacional de vacinação em curso. A farmacêutica deverá discriminar quantidades e prazos de entrega.

Leia Mais

Não haverá ponto facultativo em datas em que seria realizado o carnaval
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador anunciam, nesta terça-feira (26), que não haverá ponto facultativo nas datas em que seria comemorado o Carnaval deste ano.

Um decreto estadual de 1981 estabelece como ponto facultativo a segunda, terça e a quarta-feira (até meio-dia). Mas, em 2021, por causa da pandemia do novo coronavírus e do cancelamento da festa em fevereiro, o Estado e a Prefeitura de Salvador entendem que não há motivo para decretar ponto facultativo nas datas mencionados.

Com a decisão, o poder público pretende desestimular a ocorrência de qualquer evento que possa gerar aglomeração. O objetivo é evitar disseminação da Covid-19.

Estudante de medicina de Jequié é acusado de aplicar golpe milionário|| Foto Zenilton Meira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Jequié, no sudoeste da Bahia, registrou mais um óbito causado pelo novo coronavírus. A última vítima da doença é uma moradora do bairro Joaquim Romão, de 68 anos, que estava internada no Hospital Geral Prado Valadares. Ela não sofria com outras doenças.

Nas últimas 24 horas foram registrados 50 novos casos de novo coronavírus em Jequié. Desde o início da pandemia até hoje, 9.156 pessoas foram infectadas pela Covid-19. Desse total, 7.953 pacientes já estão recuperados, segundo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Jequié contabiliza 1.007 casos ativos de novo coronavírus (pessoas ainda infectadas se recuperando) e 95 pessoas com os sintomas da doença estão esperando o resultado do exame.

De acordo com dados repassados pelo Hospital Geral Prado Valadares e pelo Hospital São Vicente, chega a 86% a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva para pacientes adultos. Destes, 16 leitos estão ocupados por moradores de Jequié e 9 leitos estão com pessoas de outros municípios. Jequié vacinou contra a Covid-19 757 pessoas até esta terça-feira (26).

Cachorro é morto depois de roubar pedaço de carne
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia ainda tenta prender um homem acusado de matar, a golpes de faca, um cachorro nesta terça-feira (26), no centro de Ubatã, no sul da Bahia. O animal teria sido perseguido e esfaqueado pelo proprietário do açougue depois de roubar um pedaço de carne do estabelecimento.

De acordo com moradores de Ubatã, o cachorro era manso. Nesta terça, o animal aproveitou-se de um descuido do dono do açougue e saiu do estabelecimento com um pedaço de carne. O homem teria se revoltado com o prejuízo e teria ido atrás do animal. Ele teria desferido vários golpes de faca no cão, que morreu na hora.

Policiais militares foram acionados por populares que passavam pelo local do crime, mas o suspeito já tinha fugido do estabelecimento. Ele também não foi encontrado em seu endereço residencial. O nome do acusado de matar o animal não foi divulgado pela polícia.

Ainda é cedo para abandonar medidas como o uso de máscara, afirma Domilene Borges
Tempo de leitura: < 1 minuto

O começo da vacinação contra a Covid-19 não é motivo para que as pessoas abandonem outras medidas preventivas, alerta a diretora do Núcleo Regional de Saúde (NRS) do Sul da Bahia, Domilene Borges. “Estamos apenas no início de um processo que vai demandar tempo e muito esforço. Por isso, é importante que a população reforce as medidas de prevenção, como distanciamento social, uso de máscaras e higienização permanente”.

As cidades que integram as regiões de Itabuna e Ilhéus receberam 5.420 doses da vacina de Oxford/Fiocruz. Somadas às vacinas da Coronavac, entregues na semana passada, o Sul da Bahia recebeu 19.631 doses.

“Com a vacinação iniciada”, explica Borges, “é de extrema importância que os municípios sigam as recomendações para garantir a imunização do público-alvo definido nesta primeira fase, fiscalizando a aplicação correta das doses disponíveis, já que existe um cronograma para que novos grupos de pessoas sejam atendidos até que toda a população possa ser imunizada”.

Os grupos prioritários dessa primeira fase são profissionais envolvidos diretamente nos esforços de combate à pandemia, em hospitais, unidades de pronto-atendimento e postos de saúde, além de idosos e indígenas.