PRAZO DE ADESÃO A PARCELAMENTO DO SIMPLES NACIONAL É PRORROGADO

VITÓRIA PERDE DE 3 A 0 E FICA DISTANTE DE VAGA NA PRÓXIMA FASE DA COPA DO BRASIL

ESTADO ABRE MIL VAGAS EM CONCURSO PARA DELEGADO, INVESTIGADOR E ESCRIVÃO

BAHIA: ACM NETO PROMETE ZERAR FILA DA REGULAÇÃO DO SUS

PRESO NO INTERIOR DA BAHIA SUSPEITO DE ESTUPRAR FILHAS DE 12 E 15 ANOS

PROJETO DA UESC CAPACITA E FINANCIA MICROEMPREENDEDORES

EDUCADORA ILHEENSE ABORDA DIVERSIDADE, ADOÇÃO E ANTIRRACISMO EM COLEÇÃO DE LIVROS FILOSÓFICOS

COM ALTA DO GÁS, ARTESÃO SUL-BAIANO FATURA COM VENDA DE FOGÃO A LENHA PORTÁTIL

CONCURSO DA UESB OFERECE 89 VAGAS PARA PROFESSOR E ATÉ R$ 7,1 MIL DE SALÁRIO; VEJA EDITAL

A Praia do Cristo, em foto de novembro de 2020, antes da remoção das barracas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus não tem data prevista para a volta da ocupação comercial da Praia do Cristo com barracas, informa o secretário municipal de Meio Ambiente, Mozart Aragão, que conversou hoje (26) com o PIMENTA. No mês passado, o município notificou ambulantes e removeu pontos de comercialização do local.

“Existe um projeto da Prefeitura, em parceria com a Marinha do Brasil, através da delegacia de Ilhéus, chamado Praia Legal. É um projeto voltado para esportes náuticos, e aquela praia é propícia para isso”, explicou Aragão, enfatizando que os comerciantes terão que se adequar ao programa de reordenamento do espaço público. Parte desse esforço vai ser a utilização de barracas removíveis.

Segundo o secretário, originalmente, o projeto não contemplava nenhum tipo de estabelecimento comercial, mas o governo foi sensível à demanda dos ambulantes, que querem voltar a trabalhar na Praia do Cristo.

De acordo com Aragão, não é possível prever quando os ambulantes poderão voltar, pois, antes, Prefeitura e Marinha precisam implementar o Praia Legal, com a instalação de equipamentos esportivos na praia. Conforme o gestor, a volta do comércio não pode ser autorizada agora, porque isso prejudicaria a implementação do programa.

Hoje (26), os comerciantes fizeram um protesto na Praça Cairu, no Centro. Numa faixa, escreveram que se tratava de uma manifestação pelo direito de trabalhar. Têm pressa, porque já perderam as vendas do primeiro mês de verão. O secretário disse ao PIMENTA que conversou com representantes dos donos das barracas na última sexta-feira (22).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os municípios de Ilhéus e Itabuna são lanternas em percentual de aplicação das doses de vacina contra a covid-19 já enviadas até agora. O ranking da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) é liderado por Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

Hoje, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, parabenizou a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e destacou que as duas maiores cidades do sul da Bahia seguem na lanterna da vacinação contra a covid-19.

– Parabéns a ⁦@moemagramacho. Lauro de Freitas, dentre as 10 cidades que mais receberam vacinas Coronavac, é a que mais vacinou. Ilhéus e Itabuna seguem na lanterna – escreveu Vilas-Boas no Twitter. 

Todos os números da vacinação na Bahia podem ser conferidos no Painel da Vacinação, disponibilizado pela Sesab. Itabuna havia aplicado 37,2% das doses enviadas ao município. Já Ilhéus, 34,4%. Lauro de Freitas havia aplicado todas as doses disponibilizadas, segundo o secretário. Itabuna estão abaixo da média estadual de aplicação das doses (49,1%).

PORTO SEGURO

Como o PIMENTA informou mais cedo, Porto Seguro aplicou menos de 10% das doses recebidas até agora. O site tentou contato com a Prefeitura do município do extremo-sul, mas ninguém atendeu as ligações feitas para a Assessoria de Comunicação, no início da tarde de hoje.

Prefeitura dá início à "Operação Seu Bairro Limpo"
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), a Prefeitura de Ilhéus deu início à Operação Seu Bairro Limpo. O trabalho começou nessa segunda-feira (25), com roçagem, varrição e retirada de entulho de ruas do bairro da Conquista e de Sambaituba, na zona rural.

Ao longo da semana, a prefeitura pretende levar as equipes de limpeza para os bairros São Miguel, Iguape, Savóia, Malhado e Nossa Senhora Senhora das Vitórias. As comunidades de Ponta da Tulha, Banco do Pedro, Castelo Novo, Couto e Aritaguá também estão no roteiro dos mutirões.

“Por determinação do prefeito Mário Alexandre [PSD], nossas equipes estão realizando os serviços nos bairros e distritos de Ilhéus, conforme o cronograma planejado. Deixar a cidade e os distritos mais limpos e organizados, é a nossa missão”, destacou o titular da Secsurb, João Aquino.

Com problemas respiratórios, criança recém-nascida está na UTI neonatal do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma criança que nasceu com problemas respiratórios esperou dois dias para ser transferida da Maternidade Santa Helena, em Ilhéus, para a UTI neonatal do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. O SUS realizou a transferência por volta das 13h45 desta terça-feira (26), após recomendação feita no último domingo (24) pelo setor pediátrico da unidade.

Na madrugada de hoje, a família da recém-nascida recorreu à Justiça para pedir a transferência, que foi realizada antes da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus decidir sobre o pedido.

Ilhéus não tem unidade de tratamento intensivo para recém-nascidos. A maternidade do SUS, que vai ter o equipamento, está sendo construída no espaço onde funcionava o antigo Hospital Geral Luiz Viana Filho, no bairro da Conquista.

Em março de 2018, quando o Hospital Regional foi fechado, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) chegou a prever a entrega da nova unidade para o início de 2019. Agora, a previsão é abril de 2021.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Valderico Júnior (à dir.) diz que gestão de Neto tornou-se referência nacional

O empresário Valderico Júnior disse hoje (26) que ACM Neto tornou-se “referência nacional de gestão pública”. Neto comandou uma das maiores prefeituras do país no período de 2013 a 2020 e fez o sucessor. Bruno Reis, também do DEM, foi eleito prefeito de Salvador, com mais de 64% dos votos válidos.

“Tenho muito orgulho de fazer parte do time democrata, sob a liderança de Neto, o melhor prefeito da história de Salvador. Seu trabalho virou referência nacional de gestão pública”, disse Valderico Junior.

Junior ficou em segundo lugar na disputa pela Prefeitura de Ilhéus em 2020. Hoje, preside o Diretório Municipal do DEM. O empresário ilheense prestou homenagem ao agora ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM. Neto faz 42 anos nesta terça (26).

Porto Seguro encerra inscrições nesta quarta-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na madrugada de 19 de janeiro, Porto Seguro recebeu as primeiras doses da CoronaVac para o início da vacinação contra a Covid-19 no município. Até a tarde de hoje (26), a Secretaria Municipal de Saúde utilizou 460 das 4.627 vacinas enviadas para a cidade, de acordo com o painel da vacinação, ferramenta digital mantida pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Ou seja, segundo a Sesab, o município aplicou 9,9% das vacinas recebidas, percentual muito abaixo de cidades baianas que receberam os imunizantes no mesmo dia, a exemplo de Salvador (44%), Vitória da Conquista (58,5%), Itabuna (37,2%) e Ilhéus (34,4%).

O blog tenta manter contato com a Secretaria Municipal de Saúde para ouvir o governo sobre o ritmo da vacinação em Porto Seguro.

Tempo de leitura: 2 minutos

Com os rumores de impeachment e a queda da sua popularidade nas pesquisas de opinião, o presidente atenuou o discurso. Em mensagem publicada no Twitter, fez as vezes de estadista e informou que a China está prestes a enviar os insumos da CoronaVac ao Brasil. “Agradeço a sensibilidade do Governo chinês”, escreveu um Bolsonaro afável.

Thiago Dias || diasalvest@gmail.com

Em setembro de 2018, a jornalista Malu Gaspar, da revista Piauí, publicou reportagem sobre o economista Paulo Guedes, atual ministro da Economia. A menos de um mês das eleições, o “Posto Ipiranga” era o fiador de Jair Bolsonaro junto ao mercado financeiro.

Naquela altura, acenando para “a elite brasileira”, Guedes  enfatizou a viabilidade eleitoral de Bolsonaro. De quebra, xingou o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), além dos ex-presidentes Michel Temer e José Sarney. “Quer dizer: todo mundo aí trabalhou para o Aécio, ladrão, maconheiro. Trabalhou para o Temer, ladrão. Trabalhou pro Sarney, ladrão e mau-caráter que aparelhou o Brasil inteiro. Aí chega um sujeito completamente tosco, bruto e consegue voto como o Lula conseguiu”.

Em seguida, tratou o estilo verborrágico do candidato como problema menor. Na opinião dele, ao invés de impor obstáculos contra Jair por causa da sua língua solta, a elite econômica deveria amansá-lo. Aproveitando a deixa, a repórter perguntou se isso era possível. “Acho que sim, já é outro animal”, respondeu o economista.

Diferente do que previa Guedes, no comando do país, Bolsonaro não amansou a retórica beligerante. Enquanto era possível, esticou as cordas contra o Judiciário e o Legislativo. Nas relações internacionais, em atitude de subserviência ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump, zombou da China, principal destino das exportações brasileiras. Na pandemia, menosprezou a importância das vacinas contra a Covid-19, o que inviabiliza o acesso rápido do Brasil ao volume necessário de doses para imunizar sua população.

Nesta semana, com o crescimento dos rumores sobre a possibilidade de impeachment e a queda da sua popularidade nas pesquisas de opinião, o presidente atenuou o discurso.

Ontem, em mensagem publicada no Twitter, fez as vezes de estadista e informou que a China está prestes a enviar os insumos da CoronaVac ao Brasil. “Agradeço a sensibilidade do Governo chinês”, escreveu um Bolsonaro afável.

Até parece “outro animal”.

Thiago Dias é repórter do PIMENTA.

Este comentário não reflete, necessariamente, a opinião do blog.
Augusto esteve no Abrigo São Francisco, onde foi aberta a vacinação de idosos
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, e a primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andréa Simas Castro, participaram da abertura da campanha de vacinação de idosos contra a Covid-19, na manhã desta terça-feira (26). A abertura ocorreu no Abrigo São Francisco de Assis, no Santo Antônio.

Augusto foi acompanhar de perto a imunização dos idosos que vivem nesta instituição de longa de permanência. A vacinação é feita por uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. “Estamos vivendo um momento muito importante, e que nos enche de esperança de dias melhores. Continuarei trabalhando para que, muito em breve, esse momento de imunização chegue para todos os itabunenses”, disse.

A vacinação de pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), a exemplo de abrigos, asilos e casa de acolhimento, dá continuidade à execução do Plano Municipal de Vacinação.

Numa primeira etapa, foram vacinados profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combata à doença. Na tarde de terça-feira (26), os médicos e profissionais da saúde, inclusive do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat) terão doses da vacina.

Amanhã (27) de manhã, será a vez dos profissionais do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, dentistas e nutricionistas. No turno da tarde, será a vez dos profissionais do Samu-192 e da UPA 24 horas, no bairro Monte Cristo, que ainda não receberam a primeira dose.

VACINAÇÃO

Na quinta-feira, serão imunizados os profissionais da saúde que trabalham nos Hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Na sexta-feira, dia 29, durante todo o dia serão vacinados os profissionais de saúde que trabalham nas clínicas particulares.

Neste momento a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está utilizando o imunizante proveniente do consórcio Oxford/AstraZeneca. Ontem a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) enviou ao município 1.800 doses. Na primeira fase, foi aplicada a chinesa Coronavac, da Sinovac, quando foram recebidas 2.200 doses.

No Brasil, a vacina do consórcio Oxford/AstraZeneca está sendo fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz. A recomendação é que a vacina seja aplicada em duas doses, sendo a segunda com 90 dias.

Agências de Itabuna, Ilhéus e outras cidades não vão funcionar nessa quarta-feira, anuncia sindicato
Tempo de leitura: < 1 minuto

Funcionários do Banco do Brasil de Itabuna e região aprovaram, em assembleia, paralisação de 24 horas contra o plano de reestruturação da instituição financeira. A paralisação está programada para a próxima sexta (29) e foi proposta pela Comissão de Empresa dos Funcionários. A votação virtual ocorreu nesta segunda (25) e a proposta teve aprovação unânime.

Também na sexta-feira, o Sindicato realiza ato contra a reestruturação, às 10h, em frente à agência do Banco do Brasil, na praça Olinto Leone, centro de Itabuna. “É importante a participação de todos e que, cada colega nas agências, construa essa paralisação como forma de se manifestar contra essa reestruturação”, convoca o Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região.

“DESMONTE”

O plano de reestruturação, classificado pelos bancários como desmonte, prevê economia de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões em 2022, conforme nota do Dieese. “Acontece que a empresa obteve lucro líquido ajustado de R$ 10,189 bilhões apenas nos primeiros nove meses do ano passado. Ou seja, quer economizar dinheiro às custas dos funcionários”, observa o sindicato em nota.

A reestruturação prevê a desativação de 361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 Postos de Atendimento (PA), além do desligamento de 5 mil trabalhadores. “O plano desconsidera totalmente os impactos na vida dos funcionários e da população, sobretudo, a mais carente, que vive em municípios distantes”, enfatiza a nota.

Bahia tem acordo preliminar com fabricante russa || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa voltou novamente as baterias contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na avaliação do uso emergencial da vacina Sputnik V, hoje (26), durante entrevista à Globo News. A questão da “soberania” foi usada como justificativa na documentação entregue pela Anvisa ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o pedido de liberação da Sputnik V. Para o órgão, ”submeter a análise técnica” da instituição a “uma decisão tomada por autoridade estrangeira” é abdicar da soberania nacional.

Rui, no entanto avalia que o órgão está mais preocupado em não perder a “exclusividade” do que em preservar a saúde dos brasileiros. “Minha percepção às vezes é que estamos reféns de corporações. Talvez seja o único caso em que um estado subnacional não conseguiu medir a temperatura no aeroporto porque a agência que deveria cuidar da saúde pública estava mais preocupada com a sua autonomia, ou com as suas burocracias”, observou.

Rui ainda observou que vários países já estão usando a Sputnik. “A Anvisa está preocupada em não perder seu posto de exclusividade. Não me parece racional ou bom senso, muito menos um raciocínio que não coloca vidas humanas em primeiro lugar”, disse.

Senador baiano Otto Alencar (PSD)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD avalia a candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) à presidência do Senado como a favorita para vencer o pleito que será realizado no mês de fevereiro. Pacheco é apoiado pelo atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e por Jair Bolsonaro.

Nesta terça-feira (26), Otto disse ao Bahia.ba nunca quis ser presidente do Senado, apesar de ter condições para vencer a disputa. “Eu nunca quis ser. Eu tinha 32 votos, mas tinha que viajar o Brasil pedindo voto, não iria ganhar a presidência do Senado sentado em minha cadeira aqui em Salvador. Não poderia viajar com essa situação de pandemia no país. O Rodrigo Pacheco é um bom nome, tem bom diálogo com os senadores, é o favorito na disputa. É um cara legal, bom senador, meu amigo”, salienta.

Questionado sobre uma possível candidatura ao governo da Bahia em 2022, o senador foi direto: “Não serei estorvo para ninguém”, completou.

Tempo de leitura: 2 minutos

O governo federal vai pagar, na próxima quinta-feira (28), mais de R$ 248 milhões de auxílio emergencial para 196 mil pessoas. A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União, após análise das contestações e revisões decorrentes de atualizações de dados governamentais.

O grupo de beneficiários inclui cerca de 191 mil pessoas que contestaram a suspensão do benefício no site da Dataprev, entre 7 e 16 de novembro e entre 13 e 31 de dezembro de 2020, além de outras cinco mil pessoas que tiveram os pagamentos reavaliados em janeiro de 2021. Eles receberão de uma só vez todas as parcelas a que têm direito.

De acordo com o ministério, entre as 196 mil pessoas, há 8,3 mil que receberão a segunda, a terceira, a quarta e a quinta parcelas do Auxílio Emergencial. Outras 40,9 mil pessoas receberão as três últimas parcelas.  Uma terceira faixa, de quase 68,1 mil cidadãos, receberá a quarta e a quinta parcelas. Por último, 78,3 mil vão embolsar somente a quinta parcela.

Os recursos serão depositados na poupança social digital da Caixa e já estarão disponíveis no dia 28, tanto para movimentação por meio do aplicativo Caixa Tem, quanto para saques e transferências para outros bancos.

COMPRAS PELA INTERNET

Com o Caixa Tem é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas, e transferir os recursos sem o pagamento de tarifas.

Para o saque em espécie, é preciso fazer o login no aplicativo Caixa Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”.

Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. Esse código deve ser utilizado para a retirada do dinheiro, que pode ser feita nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou mesmo nas agências.

Com dificuldade para respirar, criança precisa de internação em UTI neonatal || Foto ilustrativa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nessa segunda-feira (25), a família de uma bebê recém-nascida, que está internada na Maternidade Santa Helena, pediu que a 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus determine a transferência da criança para uma unidade de tratamento intensivo (UTI) neonatal, conforme recomendação do setor pediátrico do hospital, que não tem esse tipo de equipamento.

A criança nasceu na última sexta-feira (22), com dificuldades respiratórias. No domingo (24), a maternidade recomendou que o SUS providencie sua transferência para a UTI, recomendação reforçada na manhã de ontem.

A Prefeitura de Ilhéus e o Governo da Bahia são réus da ação judicial. Com base na recomendação pediátrica, o advogado da família, Dimitre Carvalho Padilha, solicitou que a Justiça obrigue o SUS a transferir criança de forma urgente.

Deborah Secco em viagem a Itacaré, no sul da Bahia || Instagram
Tempo de leitura: < 1 minuto

A atriz global Deborah Secco curtiu férias em um dos principais destinos turísticos da Bahia, Itacaré. Encantou-se com as belezas do lugar e se tornou garota-propaganda do município localizado na Costa do Cacau, gravando vídeo institucional para o município.

O vídeo tem duração de 36 segundos. A atriz, que está na telinha como Íris na reprise de Laços de Família (Globo), fala dos encantos, do povo amoroso e dos empreendimentos de Itacaré. Além de vídeo, a atriz fez várias postagens no Instagram que enaltecem a beleza da cidade.

Segundo apurou o PIMENTA, a atriz não recebeu cachê para a gravação da homenagem. Chegou ao paraíso para uma rápida estadia. Tanto gostou que ficou até o domingo (24). Itacaré está em festa. O município completa 289 anos de emancipação nesta terça-feira (26). Confira o vídeo abaixo.

Bahia recebe mais de meio milhão de vacinas contra a covid-19 || Foto Mateus Pereira/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com nova remessa de 54,6 mil doses da Coronavac recebida no final da tarde dessa segunda (25), a Bahia atingiu 550.700 doses de imunizantes contra o novo coronavírus desde a semana passada. A terceira remessa chegou em um voo comercial no fim da tarde desta segunda-feira (25), no Aeroporto Internacional de Salvador.

A carga seguiu para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Simões Filho, para que possa ser distribuída para todos os municípios baianos. Esta nova leva faz parte do segundo pedido para uso emergencial da CoronaVac feito pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A autorização foi dada pelo órgão federal na última sexta-feira (22).

MEIO MILHÃO DE VACINAS

A chegada deste novo lote ocorre exatamente uma semana após a primeira remessa de vacinas desembarcar na Bahia, com 376.600 doses da CoronaVac, no fim da noite da última segunda-feira (18).

Já a segunda leva de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde para imunizar baianos de Salvador e de todas as cidades do interior chegou na manhã deste domingo (24) e foi composta por 119.500 doses da vacina Oxford/Astrazeneca.