DENÚNCIA LEVA POLÍCIA ATÉ CARRO ROUBADO EM ILHÉUS

OPERAÇÃO CONTRA TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO NA BAHIA

JERÔNIMO VÊ TENTATIVA DE CONFUSÃO SOBRE PRÉ-CANDIDATO DE LULA NA BAHIA: “SOU EU”

JOSÉ NUNES É NOMEADO NA SDE E PAULO MAGALHÃES REASSUME NA CÂMARA FEDERAL

CONFIRA 129 VAGAS DE EMPREGO EM ITABUNA E TEIXEIRA DE FREITAS NESTA TERÇA-FEIRA (19)

APÓS REFORMAS, IMEAM RETOMA AULAS PRESENCIAIS

EDSON FACHIN REDUZ PENA DE MARCELO ODEBRECHT EM CONDENAÇÃO DA LAVA JATO

TIMES BAIANOS ESTREIAM MAL NA SÉRIE D DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL

DESEMBARGADOR ROBERTO FRANK É REELEITO PRESIDENTE DO TRE DA BAHIA

Tempo de leitura: 2 minutos

Temos um clima e terras férteis favoráveis a diversas culturas. Temos a tecnologia da Ceplac, da Uesc e outros órgãos governamentais. Mas nos falta, sobretudo, vontade política de todos os demais envolvidos para conduzir este processo de desenvolvimento regional.

 

Mark Wilson

Estamos numa crise econômica agora também agravada pela pandemia. Porém, muitas crises econômicas mundo afora acabaram com planejamentos estratégicos, com pesados investimentos governamentais, como foi o caso do “New Deal” (Novo Acordo) no pós guerra. Itabuna e região têm este dever de não deixar ser diferente.

Temos pujança no comércio, turismo e em serviços, mas esta mesma renda se esvai no consumo de muitos itens básicos da população (como hortifrutigranjeiros, alimentos industrializados, etc.) produzidos em outras regiões. O que deve ser objeto de maior atenção para que possamos produzir mais do que consumimos. É como fazer uma análise da balança comercial municipal ou regional em um modelo importação x exportação.

Riqueza é gerada com excesso de produção, seja agregando valor no beneficiamento para comercialização, seja com poupança. Praticamente tudo que consumimos vem de fora. E o pouco que produzimos em sua maioria é beneficiado em outras regiões, o que nos faz perder a grande oportunidade de agregar valor aos nossos produtos e gerar esta riqueza que tanto necessitamos.

Há muitas vertentes ou segmentos econômicos a se trabalhar visando o desenvolvimento econômico social do município e região, mas vamos citar como exemplo o segmento da agricultura familiar, que pode ser uma base norteadora para repensar os demais setores econômicos tendo como parâmetro esta simplória e modesta análise empírica.

Itabuna possui uma população com mais de 213 mil habitantes consumindo diariamente dezenas de toneladas somente com hortaliças, legumes, verduras e frutas a um preço já adicionados fretes, impostos, mão-de-obra, lucros e outros, que são pagos diretamente aos municípios produtores, e que pouco nos contribuem financeiramente nesta cadeia produtiva, uma vez que produzimos menos de 8% destes alimentos que comemos. Vamos tentar imaginar quantas toneladas por semana, por mês, por ano, que compramos de fora, uma vez que poderíamos comprar aqui mesmo.

Uma conta simples é a gente ver o custo por quilo no prato de nosso almoço diário o que poderíamos produzir aqui no município e multiplicarmos por cada habitante. É um dinheiro gasto que deixamos de gerar emprego, renda e divisas para nossa cidade e região, além de que o preço unitário na mesa de cada cidadão sairia bem mais barato.

A mudança para este tipo de política governamental passa pela mudança de mentalidade para o também produzir, para o também beneficiar, além do somente comercializar. Temos que mudar urgentemente este paradigma. No sul do país há uma grande qualidade de vida para todos pois praticamente não existem municípios pobres. Acredito que um dos fatores é o espírito de organização cooperativista para a agricultura familiar que supre aquelas populações, além de gerar renda e receitas fiscais.

Temos um clima e terras férteis favoráveis a diversas culturas. Temos a tecnologia da Ceplac, da Uesc e outros órgãos governamentais. Mas nos falta, sobretudo, vontade política de todos os demais envolvidos para conduzir este processo de desenvolvimento regional.

Mark Wilson é graduado em Administração, com especializações em Administração Pública & Gerência de Cidades; Elaboração & Gestão de Projetos Sociais e em Gestão Pública Municipal.

Itacaré lança campanha para atrair turistas na Semana das Mães
Tempo de leitura: 2 minutos

O município de Itacaré comemora nesta terça-feira, dia 26 de janeiro, 289 anos de história e de emancipação política. Diante da pandemia, a Prefeitura de Itacaré resolveu comemorar a data de forma diferente, mantendo as homenagens e shows, mas sem aglomerações, seguindo a todos os protocolos. De acordo com a programação, os festejos começam às 5 horas da manhã com a alvorada e queima de fogos. Às 8 horas terá o hasteamento das bandeiras na sede da Prefeitura e às 9 horas acontecerá a Missa Festiva na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, seguindo todos os protocolos de quantidade de pessoas, distanciamento e uso de máscaras.

Logo após a missa o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, fará a entrega de novos veículos que estarão à disposição da comunidade, prestando serviços e melhorando ainda mais o atendimento à população. Às 19 horas acontecerá a live Tributo a Itacaré, com os músicos Marlon Moreira e Rafael Zalela. A live-show será transmitido pela Facebook Itacaré Bahia.

O prefeito Antônio de Anízio destacou que mesmo com a pandemia, era preciso manter a programação em homenagem ao Dia da Cidade. Ele informou que apesar das dificuldades, o município vem atravessando um importante momento de transformações, com obras de requalificação e de fortalecimento do turismo e da agricultura familiar, daí a importância de se comemorar a data. “Itacaré tem muito a oferecer, tanto nas belezas naturais, manifestações culturais e também na qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Tudo isso se dá pela força, pela garra e pela determinação do nosso povo”, complementou o prefeito.Leia Mais

Dona Maurina grava vídeo para agradecer doações na Vakinha Online
Tempo de leitura: < 1 minuto

Milhares de sul-baianos se sensibilizaram e ficaram comovidos com a situação de dona Maurina dos Anjos Oliveira. Aos 88 anos, ela sofreu ação de despejo do Grupo Kauffmann após 60 anos residindo e sendo motivo de alegria e graça do início da Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso, em Itabuna.

Neste final de semana, dona Maurina, cinco dos oito filhos vivos e amigos fizeram vídeos para agradecer as mensagens de apoio e as doações para a compra de uma casa para a idosa. A história pode ser conferida aqui em matéria da jornalista Celina Santos.

As doações podem ser feitas por meio do site Vakinha. Por meio de vídeo, dona Maurina agradeceu aos colaboradores da Vakinha. “Eu estou bastante feliz, estou gostando e desejo que, desse ajudo, eu tenha a nossa casinha para eu conviver até o dia que Deus me levar”, diz dona Maurina.

Para contribuir na realização do sonho de Dona Maurina, o leitor pode acessar o Vakinha Online ou também fazer depósito em conta bancária em nome dela.

Doações pelo Vakinha Oline, basta clicar aqui.

Já a conta de dona Maurina para depósitos é Banco do Brasil, Agência 0070-1, Conta Corrente 22.916-4.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, fala da abstenção recorde do Enem 2020 || Foto Marcello Casal Jr.
Tempo de leitura: 3 minutos

O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 teve 55,3% de faltas, abstenção recorde no exame, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total de 5.523.029 inscritos no exame, menos da metade, 2.470.396, compareceu aos locais de prova. O índice foi maior que no primeiro dia, quando 51,5% dos inscritos não compareceram às provas. 

A média histórica de abstenção no Enem, segundo o Inep, é de cerca de 27%. O recorde anterior havia sido registrado em 2009, com 37,7% de abstenção. Foram eliminados no segundo dia 1.274 participantes por descumprirem as regras do exame, além de 14 emergências médicas. No primeiro dia, 2.967 candidatos foram eliminados.

De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, o número de faltosos foi maior do que o esperado, mesmo assim, a realização do exame foi vitoriosa. “Têm vários motivos que podem levar as pessoas a fazerem ou não a prova do Enem, é uma decisão individual e eu respeito a decisão individual das pessoas. O que é importante é o Inep assegurar a oportunidade e isso nós fizemos. Estamos dando a oportunidade de quem quer fazer o Enem poder fazer”, diz. “Conseguimos assegurar, no meio da pandemia, que 5,6 milhões pudessem fazer a prova e que 2,5 milhões fizessem as provas. Acho que isso é uma vitória”, acrescenta.

Segundo Lopes, o segundo dia transcorreu com tranquilidade. Não houve, até o momento, notificações de pessoas que foram impedidas de realizar o exame por conta da lotação das salas, como ocorreu no primeiro dia de aplicação. O Inep atualizou os números divulgados no último domingo. Até o momento, foi confirmado que isso ocorreu em 11 cidades, em 37 escolas.

Tanto esses estudantes quanto os participantes que foram prejudicados por questões logísticas, como falta de luz no local de prova, e aqueles que não fizeram o exame por apresentarem sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa terão direito a fazer o exame na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

O pedido para participar da reaplicação deve ser feito na Página do Participante. O sistema estará aberto, segundo Lopes, a partir das 12h desta segunda-feira (25). O prazo vai até o dia 29. Os resultados serão divulgados no dia 12 de fevereiro, quando os estudantes saberão se os pedidos foram aceitos ou não.

Segundo o Inep, até o momento, 18.210 candidatos solicitaram a reaplicação por conta de doenças infectocontagiosas. Desses pedidos, o Inep aceitou 13.716. “Nesses casos não é preciso pedir a reaplicação porque o pedido foi feito no sistema, já foi deferido. Para essas pessoas, já estamos trabalhando na elaboração da prova.

ENEM 2021

Lopes confirmou a realização este ano do Enem 2021. Segundo ele, a prova deverá ocorrer no final do ano, entre novembro e dezembro. A autarquia se prepara para realizar o exame novamente em um ambiente de pandemia. “Vamos fazer o Enem no final do ano, também no ambiente de pandemia. Entendemos que a aplicação do Enem em novembro, dezembro será sob a cortina da pandemia. Em breve, soltaremos o edital do Enem 2021. Precisamos começar agora a preparar a aplicação do Enem”, diz.

De acordo com Lopes, é importante que o Inep mantenha o calendário das avaliações para que a sociedade não seja prejudicada e para que os estudantes não interrompam a trajetória de estudos.

GABARITOS

O Enem 2020 tem uma versão impressa, que começou a ser aplicada no último domingo (17) e terminou neste domingo, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As notas do Enem podem ser usadas para acessar o ensino superior e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). O gabarito das provas da edição impressa será divulgado na quarta-feira (27).

Thiago Neves marcou um dos gols do Sport contra o Bahia||Foto Rafael Vieira
Tempo de leitura: < 1 minuto

A situação do Bahia ficou ainda mais complicada na série A do Campeonato Brasileiro. Jogando na Ilha do Retiro, no Recife, neste domingo (24), o tricolor perdeu de 2 a 0 para o Sport e estacionou nos 32 pontos, na 17ª colocação da competição nacional. Os gols do time Pernambucano foram marcados por Thiago Neves e Iago Maidana.

Com a derrota, o Bahia ficou atrás do Sport, que tem 35 pontos, mesma pontuação que Fortaleza e Vasco. Na próxima rodada, no domingo (31), o tricolor enfrentará o Vasco, no Rio de Janeiro. A partida está prevista para às 16h, no estádio São Januário.

Itabuna acumula 460 mortes por Covid-19|| Foto Roberto Santos
Tempo de leitura: < 1 minuto

De acordo com o boletim epidemiológico diário da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Itabuna atingiu, neste domingo (24), a triste marca de 380 óbitos causados pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, o município registrou mais duas mortes de pessoas que estavam internadas em estado grave.

Aumentou ainda o número de casos ativos (pessoas infectadas). Eram 668 casos ativos ontem. São 725 neste domingo. Já são 18.528 infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia em Itabuna. Desse total, 17.423 curados da doença.

O município registrou também crescimento na quantidade de pessoas internadas por causa de Covid-19. Existem 25 pessoas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 18 em leitos de clínicos (enfermaria). Os dados foram divulgados a pouco pela Secretaria de Saúde do Município.

Manu Berbert lança gin Sunset em Porto Seguro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Chegou a vez da Bahia conhecer e degustar a bebida do momento, o Sunset Gin, elaborado e produzido no Sul do Brasil e já considerado um dos melhores do país.

O Sunset Gin teve a receita elaborada e produzida pelo jovem engenheiro químico Marlon Moura, formado pela Universidade de Sorbone, na França, onde descobriu segredos sobre essências que só os franceses conhecem, traduzindo a sua busca em uma fórmula exclusiva para o mercado brasileiro.

Nasceu assim Gin Fresh. A proposta, segundo ele, é despertar tudo aquilo que o sol representa: liberdade, sofisticação e vivacidade, com matéria-prima premium, como bagas de zimbro vindas diretamente da Sicília, com um blend único de botânicos meticulosamente selecionados, além de uma garrafa com designer exclusivo francês.

Os lançamentos na Bahia são fruto de uma parceria entre a as marcas Cola na Manu e Sun7.me. A primeira cidade não poderia deixar de ser Porto Seguro, Terra do Descobrimento. O lançamento será no próximo sábado (30), a partir das 16h30min, em Porto.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, promete novas doses da vacina de Oxford
Tempo de leitura: 2 minutos

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, disse que a instituição negocia com a AstraZeneca, a possibilidade de receber 15 milhões de doses prontas de vacinas para garantir a imunização até que chegue ao Brasil o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). O ingrediente permitirá a produção de vacinas em BioManguinhos, da Fiocruz.

“Até que esse gap possa ser superado sempre com o objetivo de trazer de forma mais rápida possível a vacina para nossa população e também de começar a produzir o mais rápido possível”, informou neste sábado (23), minutos antes do início da distribuição de 2 milhões de doses de vacina da AstraZeneca para os estados brasileiros. O imunizante chegou na sexta-feira (22) ao Brasil, vindo da Índia.

De acordo com Nísia Trindade, as medidas estão estabelecidas no contrato de encomenda e tecnologia e também no memorando de acordo geral da AstraZeneca para encomenda e depois de transferência de tecnologia, quando todas as etapas serão feitas em BioManguinhos. “Isso tudo é contratual. Estaremos recebendo inicialmente 15 milhões de doses”, disse.

ENVIOS POSTERIORES

Nísia Trindade acrescentou que há um aceno da AstraZeneca para antecipar os envios posteriores, que permitiriam completar até de 110 milhões e 400 mil doses da vacina. “Um aceno de que possa antecipar, não nesse momento, mas tão logo esse processo da exportação se resolva, antecipar a vinda de meses seguintes”, revelou.

Para a presidente da Fiocruz, a grande preocupação atual da instituição é com a chegada mais célere possível do Ingrediente Farmacêutico Ativo para a produção de vacinas em BioManguinhos da Fiocruz.

Segundo Nísia, a perspectiva é de receber o insumo no início de fevereiro, por volta do dia 8, mas não há ainda uma data definida. A presidente disse que o processo passa por muitas etapas na China, além de por questões diplomáticas, e por isso não é possível saber quanto tempo vai levar para ser concluído.

INSUMOS E DOSES MENSAIS

O diretor de BioManguinhos, Maurício Zuma, informou que pelo contrato, a Fiocruz vai receber por mês insumos referentes a 15 milhões de doses em dois lotes equivalentes a 7,5 milhões de vacinas, com intervalo de duas semanas em cada lote.

Leia Mais

PM conquistou todos os títulos em 2019
Tempo de leitura: 2 minutos

O judoca e soldado da PM Paulo Ricardo, de 31 anos, lotado nas Rondas Especiais (Rondesp) Sul, chegou ao topo do ranking do judô no Brasil. O militar, que luta na categoria até 73 quilos, treina com foco no Campeonato Mundial, na Polônia, neste ano.

Soldado/atleta se prepara para o Mundial de Judô

Em 2019, ele participou de dois campeonatos internacionais, um nacional e três estaduais. “Ganhei todos. No ano passado, antes da pandemia, conquistei mais um torneio nacional, o que me credenciou ao primeiro lugar do ranking brasileiro”, contou o soldado.

Ricardo divide o tempo entre trabalho, treino e estudos

De acordo com o policial/atleta, é prazeroso dividir as tarefas de treinos e o trabalho na Rondesp Sul. “Eu me preparo muito, treinando até três vezes por dia. Na hora da luta, me concentro e busco sempre superar os meus limites”, disse o militar, que, além de PM e judoca, cursa Odontologia.

Para o comandante da Rondesp Sul, tenente-coronel Gilson Marinho, é gratificante tê-lo na unidade. “Ele é um policial muito dedicado e parceiro. É maravilhoso ter um campeão na nossa tropa”, completou o oficial.

Tempo de leitura: 4 minutos

Diante da dificuldade de muitos para lidar com a frustração e a relação direta desse sentimento com a ansiedade no Enem, listamos algumas sugestões que podem ser úteis nesses momentos. Confira:

Carolina Loureiro

A terapia ajuda a ter equilíbrio emocional, trabalhar a autoestima e evitar que o estresse e a ansiedade prejudiquem o desempenho nos estudos. A psicoterapia pode amenizar a pressão para que a vivência do vestibular não seja traumática, pois, por meio do autoconhecimento, o estudante desenvolve habilidades que podem auxiliá-lo no manejo dos seus próprios conflitos.

Devido à pressão psicológica causada pelos impactos da pandemia de Covid-19 em diferentes aspectos da vida da população, o Ministério da Saúde realizou uma pesquisa sobre a saúde mental do brasileiro. Os resultados apontaram a ansiedade como o transtorno mais presente durante os cenários de crise. Na preparação para o ENEM, a situação é bem semelhante.

Geralmente, esses quadros surgem em situações novas e em eventos que geram muita expectativa. Principalmente para os mais jovens, o momento do vestibular chega carregado de incertezas. Por ser uma fase de mudanças significativas, comumente surgem dúvidas, medo e insegurança, que levam à frustração, depressão e ansiedade.

Porém, até mesmo os estudantes bem preparados podem ser dominados pela ansiedade de não passar. Além do peso da responsabilidade de encarar um processo seletivo concorrido, a competição com amigos e colegas — e a expectativa dos pais e professores — também contribuem para elevar os quadros de instabilidade psicológica.

Sentir essa pressão faz parte do processo, pois os estudantes estão preocupados com a resposta que darão aos familiares e à sociedade. Assim, é preciso buscar alternativas que fortaleçam a saúde emocional deles. Nesse momento, é importante fazê-los perceber que não estão sozinhos e que, caso não alcancem o resultado esperado, novas oportunidades virão.

Devido ao grau de complexidade das provas, o estudante se torna apreensivo em relação à concorrência, sobretudo, em cursos que exigem pontuação alta e universidades públicas mais conceituadas. Todavia, ter certa preocupação com o exame é normal, mas não se pode permitir que a autocobrança provoque crises de ansiedade que levem aos desequilíbrios emocionais.

Quando isso acontece, o candidato não consegue a concentração necessária para se manter focado nas disciplinas mais difíceis e a rotina fica comprometida. Por conseguinte, isso pode atrapalhar gradativamente o rendimento dele ao longo do processo e comprometer a performance no dia da prova.

Para controlar essa situação e evitar problemas assim ao longo da trajetória de preparação para o ENEM, o ideal é conversar com os pais sobre as eventuais dificuldades e sentimentos gerados pela autocobrança. Igualmente relevante é ter a consciência de que é preciso respeitar as limitações e projetar expectativas mais realistas quanto à aprovação.

A organização dos estudos e o planejamento são fundamentais para atingir o sucesso da preparação para o ENEM. Os estudantes devem elaborar um cronograma de acordo com o grau de dificuldade de cada disciplina e o tempo disponível para os estudos. Manter a organização ajuda a evitar o esgotamento mental e os riscos que ele representa para a saúde integral.

Porém, quando essa situação sai do controle, alguns sinais que indicam a necessidade de buscar ajuda profissional se tornam mais evidentes. Nessas circunstâncias, o cansaço mental e o desânimo não devem ser vistos como sinônimos de fracasso, mas como indicativos de que pode ser necessário ter mais organização e disciplina para não comprometer os resultados.

Confira, agora, como reconhecer as evidências de esgotamento mental

Apatia e irritabilidade;
Episódios de depressão;
Isolamento e fobia social;
Desinteresse pelos estudos;
Insônia ou excesso de sono;
Alergias e alterações na pele;
Mau funcionamento do intestino;
Queda drástica no desempenho escolar;
Medo de fazer provas e simulados do ENEM;
Falta de apetite, excessos na alimentação e compulsão por doces;
Crises de ansiedade, acompanhadas de falta de ar, tontura, taquicardia e dor de estômago.

O vestibular é um dos grandes fatores de desequilíbrio da saúde mental dos participantes. A avaliação psicológica foi centrada em ansiedade, depressão, estresse, comprometimentos das habilidades sociais e desesperança. (Clique em leia mais, abaixo e confira a íntegra do artigo.)

Leia Mais

Aposta única feita em Santa Catarina leva prêmio milionário
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma aposta feita em Fortaleza, no Ceará, levou sozinha o prêmio de R$ 21.898.260,37 do concurso 2337 da Mega-Sena. As seis dezenas (02-09-34-49-51-55) foram sorteadas pela Caixa Econômica Federal, na noite deste sábado (23), em São Paulo.

A quina teve 84 apostas vencedoras, sendo que cada apostador receberá R$ 35.529,81. A quadra contemplou 4.321 apostas, sendo que cada sortudo embolsará R$ 986,71. O próximo sorteio da Mega-Sena será na terça-feira (26) e o prêmio está estimado em R$ 2 milhões. A aposta simples custa R$ 4,50.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A comitiva de investidores da empresa europeia Egis, com sede na França, conduzida pelo vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, esteve neste sábado (23) em Porto Seguro, Una e Ilhéus para conhecer projetos com potencial para receber investimentos. Os executivos da companhia francesa seguem na Bahia até o domingo (24), após passar por cinco cidades do baixo-sul.

“A Egis tem mais de 15 mil funcionários no mundo, é uma empresa robusta e tem interesse em expandir seus negócios no estado. E, lógico, estamos mostrando potencialidades baianos nos principais ramos que eles atuam. Nosso interesse, junto ao governador Rui Costa, é gerar emprego para nosso povo”, afirma Leão.

Em Porto Seguro, no período da manhã, a comitiva esteve no aeroporto internacional da cidade. O equipamento é o 4° do Nordeste em fluxo de passageiros com interesses turísticos, com uma média anual de 1,9 milhão de usuários. Na sequência, passou por Ilha de Comandatuba, em Una, para conhecer o potencial turístico da região.

Ilhéus foi a parada final do primeiro dia de missão institucional e de negócios da comitiva. No município do
sul da Bahia, os empresários conheceram o Porto do Malhado, um dos principais interesses da Egis, além de passarem por outros pontos turísticos como a Ponte Jorge Amado, o Mirante da Piqueira e o Alto São Sebastião.

No domingo (24), a comitiva vai percorrer a BA-001, passando pelos municípios de Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Taperoá e Valença. O projeto de duplicação desta rodovia também desperta o interesse dos franceses, que lideram o segmento de concessões e operação de rodovias com pedágio.

Doses da Astra Zeneca chegam à Bahia na manhã deste domingo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Saúde informou, neste sábado (23), que a previsão é de que a Bahia receba 119.500 mil doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, na manhã deste domingo (24). O imunizante contra o novo coronavírus é produzido pelo laboratório indiano Serum e chegou ao Brasil na sexta-feira (22), vindo da Índia.

O PIMENTA apurou que o carregamento da vacina está programado para chegar em Salvador às 10h 45min deste domingo, no aeroporto Internacional. Em seguida, a carga deverá ser encaminhada para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), onde foi montada uma estrutura para recebimento e armazenamento temporário do imunizante.

A distribuição da vacina AstraZeneca/Oxford pela Secretaria de Saúde da Bahia para os 417 municípios deve ocorrer a partir amanhã. Como ocorreu com a CoronaVac, o imunizante será aplicado em pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, que incluem profissionais de saúde que atuam na linha de frente e idosos que estão em abrigos.

As doses são suficientes para vacinar menos de 60 mil pessoas em todo o estado, pois cada pessoa terá que tomar duas doses para que o imunizante faça efeito.

No início da semana a Bahia começou a vacinação contra a Covid-19, com 376.600 doses da Coronovac – imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech. Assim como ocorre com AstraZeneca/Oxford, são necessárias duas doses para que a Coronovac faça efeito, segundo o Butantan.

Lavigne acusa partido por aproximação com a direita
Tempo de leitura: < 1 minuto

O porta-voz estadual da Rede Sustentabilidade, Magno Lavigne, endereçou um pedido de desfiliação da legenda ao porta-voz nacional, Pedro Ivo. Assim se antecipa os desentendimentos que teve com a direção estadual da Rede que, na avaliação de Lavigne, se aproximou da “direita” nas últimas eleições municipais.

O partido apoiou, por exemplo, a eleição de Colbert Martins Filho (MDB) em Feira de Santana, ficou neutro no segundo turno em Vitória da Conquista e, também, participou da campanha da prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos (PSDB).

Ao tomarem conhecimento de que Lavigne pretendia se desligar, alguns dirigentes sugeriram, inclusive, expulsá-lo da legenda como forma de criar um fato político contrário ao líder. A decisão, entretanto, não terá efeito, já que Lavigne se antecipou e comunicou o que estava ocorrendo na Bahia aos amigos que fez na direção nacional da agremiação, a exemplo de Heloísa Helena, Marina Silva e o próprio Ivo. Informações do Política Livre.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou 4.566 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), com 3.695 recuperados. Dos 562.466 casos confirmados desde o início da pandemia, 541.416 já são considerados recuperados e 11.223 encontram-se ativos.

Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (11.461,60), Itororó (9.464,23), Muniz Ferreira (8.879,01), Itabuna (8.797,36) e Conceição do Coité (8.785,20).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 952.517casos descartados e 136.686 em investigação até as 17 horas deste sábado (23). Na Bahia, 39.169 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

ÓBITOS

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 33 óbitos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.827, representando uma letalidade de 1,75%. Dentre os óbitos, 56,54% ocorreram no sexo masculino e 43,46% no sexo feminino.

Em relação ao quesito raça e cor, 55,05% corresponderam a parda, seguidos por branca com 19,48%, preta com 14,72%, amarela com 0,63%, indígena com 0,13% e não há informação em 9,98% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,70%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,89%)