A Secretaria de Saúde de Ilhéus criou uma central de atendimento para o registro de denúncias sobre a vacinação contra a Covid-19. Em caso de suspeita de desvio das vacinas reservadas para os grupos prioritários, é possível alertar a pasta por meio dos telefones (73) 99199-5859/ (73) 98862-6206 ou (73) 99170-5592.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h.
As primeiras doses da CoronaVac que chegaram ao município estão sendo aplicadas em profissionais de saúde que atuam no combate ao novo coronavírus, além de idosos que vivem em abrigos.
De acordo com a Prefeitura de Ilhéus, o objetivo é dar transparência ao uso dos imunizantes. Os servidores envolvidos em possíveis desvios éticos serão devidamente responsabilizados. Além das denúncias, o setor vai receber informações sobre pessoas acamadas.
No início da próxima semana, segunda (25) e terça-feira (26), a secretaria vai vacinar os idosos acima de 80 anos. Veja mais informações sobre essa etapa da vacinação aqui.
O 5º Grupamento de Bombeiros Militar resgatou os corpos de dois turistas de Minas Gerais que estavam desaparecidos desde a noite de quarta-feira (20), em Olivença, litoral sul de Ilhéus.
Os nomes dos jovens são Jeferson Rodrigues de Souza e Lucas da Costa. Eles desapareceram depois de entrar no mar. Ontem à noite, um dos corpos apareceu na praia, e outro, na manhã desta sexta (22).
O Ministério Público Eleitoral recomendou à Justiça Eleitoral a desaprovação das contas da campanha à reeleição do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, Marão (PSD). A promotora de justiça Maria Amélia Sampaio Góes identificou várias irregularidades na prestação de contas. Marão foi reeleito em novembro com 42,24% dos votos válidos.
Dentre as irregularidades apontadas pela promotoria eleitoral, estão descumprimento de prazo de entrega dos relatórios financeiros das doações de campanha, recebimento de doações sem origem identificada e contratação de empresas com sócios ou administradores inscritos em programas sociais.
A promotora eleitoral também apontou irregularidades de despesas com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, dentre eles gastos com assessoria contábil e jurídica e também com combustível automotivo. Algumas das irregularidades foram esclarecidas pela coordenação da campanha.
OUTRO LADO
O recebimento de recursos de origem não identificada, conforme a defesa do prefeito reeleito, ocorreu porque “houve o cadastro equivocado do diretório do Partido Social Liberal, o que constitui apenas impropriedade”. A promotoria alegou, no entanto não ter sido entregue em cartório a mídia para recebimento da conta retificadora no sistema próprio.
O gasto com combustível foi outro ponto citado pela promotora Maria Amélia Sampaio Góes. Pela prestação de contas, no período de sete dias, a campanha informou ter gasto 8 mil litros de combustível com apenas dez carros. O curto período de uso dos veículos e alto consumo de combustível acabou “gerando inconsistência na comprovação do gasto”.
A Tel Centro de Contatos ampliou o número de novas vagas e anunciou a contratação de 200 operadores de telemarketing para a unidade de Itabuna, no sul da Bahia.
Anteriormente, a empresa havia anunciado abertura de 50 vagas. A empresa de telemarketing oferece contratação em regime celetista, com vale-refeição, vale-transporte e planos de saúde e odontológico.
A empresa exige que o candidato tenha, pelo menos, Ensino Médio completo, ser maior de 18 anos e ter residência em Itabuna. Para inscrição no processo seletivo, o interessado deve acessar o link https://jobs.solides.com/tel/vaga/29358. A filial da empresa em Itabuna está situada na Avenida J.S. Pinheiro, Centro Comercial.
Policiais da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga) e da Delegacia Territorial (DT) de Itororó localizaram, nesta quinta-feira (21), no distrito de Itaiá, depósito clandestino de combustíveis. Foram apreendidos 224 litros de gasolina em vários vasilhames, já prontos para entrega a consumidores.
Um homem, identificado como proprietário do estabelecimento ilegal, fugiu pelos fundos do depósito ao perceber a chegada da polícia. Seus documentos de identificação, entretanto, foram deixados no local.
Segundo a polícia, inquérito foi instaurado para apurar o crime de perigo para a vida ou a saúde de terceiros, além de crimes contra a ordem econômica. A 21ª Coorpin investiga ainda a possibilidade de o combustível vendido no local ter sido originário de carga roubada.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, assinou ontem (21) uma resolução suspendendo as consequências legais para quem não votou nas eleições municipais de 2020 e não justificou ou pagou a multa.
Entre suas justificativas, a medida considera “que a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas Eleições 2020, sobretudo àqueles em situação de maior vulnerabilidade, obstáculos para realizarem a justificativa eleitoral”.
O texto da resolução sobre o assunto considera ainda a “dificuldade de obtenção de documentação comprobatória do impedimento para votar no caso de ausência às urnas por sintomas da covid-19”.
A norma não estipula prazo para a suspensão das sanções para quem não votou e não justificou ou pagou multa. A medida ficará vigente ao menos até que o plenário do TSE vote se aprova ou não a resolução assinada por Barroso. Isso não deve acontecer antes de fevereiro, devido ao recesso forense.
A resolução destaca que não se trata de uma anistia para quem não votou, pois tal providência somente poderia ser tomada pelo Congresso Nacional, frisa o texto da norma.
O prazo para justificar ausência no primeiro turno encerrou-se em 14 de janeiro. O limite para justificar a falta no segundo turno é 28 de janeiro. Ambas as datas marcam os 60 dias após as votações, que ocorreram em 15 e 29 de novembro.
Pela Constituição, o voto é obrigatório para todos os alfabetizados entre 18 e 70 anos. Em decorrência disso, o artigo 7º do Código Eleitoral prevê uma série de restrições para quem não justificar a ausência na votação ou pagar a multa. Enquanto não regularizar a situação, o eleitor não pode:
– inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
– receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;
– participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias;
– obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
– obter passaporte ou carteira de identidade;
– renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
– praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.
O gerente nacional de Expansão e Gestão Imobiliária das Lojas C&A, Fábio Costa Oliveira, esteve no sul da Bahia e confirmou a renovação do contrato com o Shopping Jequitibá por mais 10 anos. Umas das maiores redes do setor de moda e vestuário do Brasil, a C&A é parceira do shopping em Itabuna como uma de suas lojas-âncora desde 2011.
A convite do diretor do Shopping, Manoel Chaves Neto, Fábio Costa Oliveira também visitou a área onde será implantado o Jequitibá Ilhéus, no litoral sul, demonstrando o interesse da C&A em participar do projeto como loja-âncora.
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, Marão, também participou do encontro e reafirmou o compromisso da duplicação da Rodovia BA-001, e do transbordo rodoviário, no trecho entre a ponte Jorge Amado e o Cururupe.
“A renovação do contrato da C&A com o Shopping Jequitibá Itabuna e o interesse em estar presente também em Ilhéus demonstram não apenas a excelência da gestão do Jequitibá, mas o potencial do sul da Bahia e sua capacidade de superação no pós pandemia”, disse Neto.
Domilene Borges, diretora do Núcleo Regional Sul, faz alerta aos municípios
Os municípios que compõem o Núcleo Regional Sul de Itabuna, Ilhéus, Jequié e Valença receberam no início da semana mais de 20 mil doses da Coronavac para a primeira etapa da primeira fase da vacinação contra o Covid-19. De acordo com a diretora do NRSul, Domilene Borges, até o momento, quase 1,5 mil doses foram aplicadas em pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha – 35% dos profissionais de saúde, idosos institucionalizados, indígenas aldeados, deficientes institucionalizados.
Para o atendimento eficaz da vacina, Domilene revela que está reforçando as orientações e pedindo que os municípios sigam o determinado pelo Ministério da Saúde, garantindo as doses para a população alvo. “É de extrema importância que os municípios sigam as recomendações para garantir a imunização do público-alvo definido para essa 1ª fase. Faço aqui um apelo a toda a população, para que continuem mantendo as medidas de distanciamento, usando máscara e álcool gel. A luta ainda não acabou, e o combate é um trabalho de todos”, destacou.
Para a segunda etapa da vacinação, a diretora disse que não sabe quando vão chegar as doses, tendo em vista que é uma decisão que parte do Governo Federal. Ela disse que tem assegurada a segunda dose, que será 28 dias após a primeira aplicação nos 68 municípios que fazem parte do NRSul. Em Itajuípe, por exemplo, chegaram 108 doses da vacina para atender aos profissionais das unidades hospitalares, técnicos de enfermagem, os vacinadores, seguidos pelos Agentes Comunitários de Saúde.
Segundo o secretário de Saúde e presidente do Fórum Municipal de Saúde (Forsems) junto à Amurc, Renato Ramos, a vacinação acontece de forma tranquila no município de Itajuípe, e explica que ainda serão vacinados os idosos acima de 65 anos com comorbidades. A grande dificuldade, segundo ele, é para atender a quantidade de profissionais de saúde, que somam um total de 300 pessoas. “O quantitativo de doses que chegou é pequeno e estamos tendo que escolher os profissionais que irão receber a vacina”, relata Renato, que ao mesmo tempo agradece a chegada da Coronavac.
O Ministério Público da Bahia, em ação conjunta com o Ministério Público Federal (MPF), ajuizou, na quarta-feira (20), duas ações civis contra o prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado. O gestor, que não pertence ao grupo de prioridade da primeira fase de vacinação contra a Covid-19, burlou os protocolos nacional e estadual e foi o primeiro a ser vacinado no município.
O MP-BA e MPF pedem à Justiça Federal a condenação do prefeito por ato de improbidade administrativa e a indisponibilidade de seus bens para pagamento de multa no valor de R$ 145 mil. O gestor teria se valido de seu cargo público para se colocar à frente da população de Candiba, atentando contra os princípios da moralidade e da impessoalidade, previstos na Constituição Federal.
O MP-BA e o MPF pediu à Justiça que o prefeito Reginaldo Martins fique impedido de receber a segunda dose da CoronaVac até que chegue o momento de vacinação do grupo em que se enquadra, ou de fornecer o imunizante a qualquer outra pessoa que não se enquadre nos critérios da fase 1, sob pena de multa de R$ 10 mil por vacinação; além da imediata desvinculação da imagem do gestor de todos os atos de campanha de vacinação.
Solicitaram também que o prefeito seja obrigado a realizar retratação pública; apresente, ao final de cada etapa da vacinação, o nome, qualificação e critério de cada vacinado; e confirme definitiva dos pedidos de urgência. Querem ainda que
o gestor seja condenado ao pagamento de R$ 50 mil, a título de indenização pelos danos morais causados à coletividade.
PROVA DO CRIME
O momento da vacinação de Reginaldo Martins Prado foi divulgado, com fotos, no perfil oficial do Instagram da prefeitura na última terça-feira (19). O prefeito tem 60 anos de idade e não reside em uma instituição para pessoas idosas, portanto só deveria ser contemplado na segunda fase da campanha de vacinação.
O município possui pouco mais de 14 mil habitantes e recebeu 100 doses da vacina CoronaVac, suficientes para imunizar somente 50 indivíduos que, na primeira etapa, se restringem a trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais.
Um homem nascido em Ibicaraí é o principal suspeito de assassinar a empresária Gilvanete de Souza Nogueira, de 52 anos, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O corpo da vítima foi encontrado na tarde desta quinta-feira (21), na zona rural de Barra do Choça. Gilvanete Nogueira estava desaparecida desde última terça-feira (19).
De acordo com a polícia, o principal suspeito do crime é o comerciante Everton Bruno dos Santos Miranda, de 38 anos, que está preso desde ontem. Para a polícia, o acusado cometeu o crime para não pagar uma dívida de R$ 15 mil que tinha com Gilvanete de Nogueira.
Segundo a polícia, com o consentimento de Gilvanete, Everton Bruno teria usado o CNPJ da vítima para comprar mercadorias para a empresa dele. Depois teria decidido que não iria pagar a compra. Os dois eram considerados amigos.
Everton Bruno vai responder pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. O acusado nega ter cometido os crimes. Ele chegou a disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista pelo PSC e obteve 333 votos, nas últimas eleições municipais.
De terça-feira (19) até as 14h desta quinta-feira (21), 36.097 doses da vacina contra o novo coronavírus foram aplicadas na Bahia, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Receberam a primeira dose profissionais de saúde, indígenas aldeados, idosos em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência.
A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 4.455 casos de novo coronavírus. Dos 553.770 casos confirmados desde o início da pandemia, 533.460 já são considerados recuperados e 10.550 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,14%).
Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.906,48), Itororó ( 9.174,76), Muniz Ferreira (8.879,01), Conceição do Coité (8.728,16) e Itabuna (8.631,81). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 945.800 casos descartados e 137.029 em investigação.
O boletim epidemiológico desta quinta-feira contabiliza 32 óbitos que ocorreram em diferentes datas. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.760, representando uma letalidade de 1,76%. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,77%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,84%).
Moradores de Itabuna, Ilhéus, Ipiaú e Ibirataia estão entre os 91 ganhadores da Nota Premiada Bahia. Nesta quinta-feira (21), a campanha do Governo do Estado da Bahia divulgou o resultado do sorteio de janeiro, que vai distribuir o total de R$ 1 milhão.
Entre as cidades do interior com maior número de participantes contemplados estão Feira de Santana, com cinco sorteados, e Teixeira de Freitas, com três. Na sequência, com dois ganhadores cada, aparecem Ipiaú, Itabuna, Lauro de Freitas e Nazaré. Completam a lista, com um sorteado cada, os municípios de Barreiras, Camaçari, Castro Alves, Euclides da Cunha, Ibirataia, Ilhéus, Jequié, Mata de São João, Pojuca e Porto Seguro.
O prêmio especial de R$ 100 mil foi para uma moradora do bairro do Barbalho, em Salvador. Os demais prêmios, de R$ 10 mil, foram para 64 moradores da capital e 26 do interior. A lista completa dos ganhadores pode ser conferida no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e nas redes sociais da Sefaz-Ba (@notapremiadabahia e @sefazbahia no Instagram, @sefaz.govba no Facebook e @sefazba no Twitter).
Para participar da Nota Premiada Bahia, basta se cadastrar uma única vez, preenchendo o formulário disponível no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e, após essa etapa, pedir para inserir o CPF na nota fiscal a cada compra realizada em estabelecimentos comerciais.
Em publicação feita hoje (21) numa rede social, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, criticou a PFizer, fabricante de vacina contra a Covid-19, que alega falta de estoque para vender o imunizante à Bahia.
“A Pfizer usou a boa-fé de 1.500 voluntários baianos no desenvolvimento da sua vacina e agora recusa-se a vender para a Bahia. Em 2020, reuniram-se oficialmente com o governador Rui Costa [PT] pra vender a vacina e a partir dali no preparamos. Apoiamos o centro de pesquisas da OSID, investimos na montagem de uma rede de ultracongeladores e, agora, nos informam que venderam tudo para outros países”, escreveu Vilas-Boas.
Até a tarde desta quinta-feira (21), a Bahia vacinou 19 mil pessoas contra a doença.
A Secretaria de Saúde de Uruçuca iniciou nesta semana a aplicação da vacina contra a Covid-19. Conhecida pelo seu carisma, dedicação e profissionalismo, Creusa Santos, de 57 anos, é técnica em enfermagem e vacinadora há 27 anos. Foi a primeira pessoa a ser vacinada no município.
A profissional, emocionada, falou em gratidão por ser a primeira uruçuquense a receber a dose do imunizante tão aguardado pela população. “Agradecer a Deus pelo momento muito feliz em ser a primeira pessoa em Uruçuca a tomar a vacina contra o Covid-19. O que eu espero é que daqui para frente a gente tenha mais sorrisos e menos lágrimas. Viva a ciência. Gratidão a Deus!”, disse ela após ser imunizada.
Nesta semana, 143 doses da vacina contra o novo coronavírus chegaram em Uruçuca. Além de Creusa, também foram vacinados profissionais que atuam da linha de frente no combate ao coronavírus no Centro de Atendimento Covid-19, profissionais da Samu 192 e enfermeiras das Unidades de Saúde da Família que vão atuar na campanha de vacinação.
Além da sede, o distrito de Serra Grande também já recebeu doses. Nesta primeira fase serão imunizados, tanto na sede quanto no distrito, os profissionais da saúde que laboram em linha de frente contra o vírus.
Após recesso de final de ano, a unidade do Sebrae Bahia em Ilhéus, responsável por atender a região Sul do estado, retoma a realização de eventos presenciais em 2021. Para iniciar as atividades, a programação contemplará os futuros empreendedores com a Sexta da Oportunidade, com a oficina gratuita “Como Planejar o seu Negócio?”, no próximo dia 29 de janeiro, na sede do Sebrae em Ilhéus e em Itabuna.
As oficinas serão conduzidas pelos especialistas em pequenos negócios do Sebrae Marília Enéas, em Ilhéus, e Michel Lima, em Itabuna. As inscrições podem ser feitas online ou pelos telefones (73) 9 9974-2263 ou 3634-4068, para Ilhéus. Já em Itabuna, os telefones são (73) 99974-2262 ou 3613-9734. Os encontros seguem os protocolos sanitários de prevenção à pandemia do novo coronavirus, com distanciamento mínimo entre os participantes, aferição de temperatura, além de uso obrigatório de máscara.
A Sexta da Oportunidade aborda conteúdos de interesse de quem deseja começar a empreender, a exemplo de modelo de negócio, plano de negócio, direitos e obrigações do MEI e tendências de mercado.

























