FRENTE FRIA CAUSA INTERRUPÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM ESTAÇÕES DA EMASA

UFSB ABRE INSCRIÇÕES EM PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAR PROFESSORES SUBSTITUTOS

BEBÊ DE CINCO MESES MORRE AO CAIR E QUEBRAR O PESCOÇO NO SUL DA BAHIA

FOGUETE SOBRE RODAS

TEATRO E OFICINA DE ARTESANATO MOVIMENTAM A VILA ENCANTADA DA PÁSCOA DO JEQUITIBÁ

BAHIA AUTORIZA CONCURSOS COM 286 VAGAS PARA PROFESSOR EM UNIVERSIDADES ESTADUAIS

GOVERNO FEDERAL ESTIMA EM R$ 65,91 BILHÕES DÉFICIT PRIMÁRIO EM 2023

PREFEITURA DE JEQUIÉ ABRE NO DIA 19 INSCRIÇÕES EM CONCURSO PÚBLICO; SÃO 108 VAGAS

BRASILEIROS TÊM DESPESAS DE R$ 427,8 BILHÕES COM SAÚDE

Prefeito Augusto Castro vai falar sobre escolha da empresa em entrevista coletiva, nesta sexta (22)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A empresa Atlântico Transportes vai assumir a operação emergencial do transporte coletivo de Itabuna. Na manhã desta sexta-feira (22), às 8 horas, o prefeito Augusto Castro (PSD) vai conceder entrevista coletiva para explicar a decisão. O encontro com a imprensa será no Centro Administrativo Firmino Alves.

Depois da coletiva, o prefeito vai assinar o contrato com a direção da empresa, que informará a data de início da operação dos ônibus na cidade.

Funcionários do Hospital Calixto Midlej receberam vacina nessa quarta (20).
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ontem (20), os funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna começaram a receber a vacina contra o novo coronavírus. Os profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 são os primeiros imunizados.

A vacinação começou pelos técnicos de enfermagem, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares de serviços gerais e atendentes que atuam nas unidades Covid do Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF). A vacina foi aprovada no último domingo (17) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a diretora técnica do HCMF, a médica Maria Carolina Reis, a meta é vacinar, o mais rápido possível, todos que atuam na linha de frente. “Mas, infelizmente, isso depende da produção e envio do imunizante. Por isso, as doses serão aplicadas à medida que forem liberadas para o nosso hospital”, explicou.

Nessa sexta-feira (22), a partir das 8h, serão vacinados os profissionais de grupos prioritários do Hospital Manoel Novaes.

Jerbson sugere criação de auxílio emergencial ilheense
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), retirou as despesas com aluguel de veículos e combustível da conta da casa. Ele estima que a medida vai gerar economia de R$ 300 mil por ano.

Ontem (20), reunido com os demais vereadores, Jerbson apresentou relatório sobre essa e outras iniciativas dos primeiros vinte dias da sua gestão. Também revelou diagnóstico, elaborado por uma equipe de engenheiros e arquitetos, sobre a situação física do Palácio Monsenhor Teodolino Ferreira, sede do Poder Legislativo.

Segundo Moraes, a gestão do ex-presidente, o vereador César Porto (PSB), reconstruiu  a fachada e o plenário do prédio, mas os gabinetes dos vereadores e funcionários estão sem reforma há muitos anos, com problemas estruturais graves. “Não há um espaço decente para atender a população”, resumiu.

O presidente detalhou o trabalho da comissão legislativa, equipe técnica criada para apoiar os vereadores na elaboração de indicações, requerimentos e projetos de lei. Os especialistas também vão assessorar os edis nas comissões temáticas e efetivas da câmara.

Bancários de unidades em Itabuna e região podem paralisar trabalho por 24 horas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região convocou os empregados do Banco do Brasil (BB) para uma assembleia online, às 18 horas da próxima segunda-feira (25).

A pauta é a proposta de paralisação dos trabalhadores contra o fechamento de agências e o Plano de Demissão Voluntária (PDV), medidas anunciadas pela direção nacional da empresa no início deste ano. Se for aprovada, os funcionários do banco vão paralisar suas atividades no dia 29, sexta-feira da próxima semana.

De acordo com o sindicato, o site da categoria vai disponibilizar as informações necessárias para a participação na assembleia virtual.

A decisão do Banco do Brasil alcançou unidades em diversas cidades brasileiras, assim como em Ilhéus, Uruçuca e outros municípios do Sul da Bahia.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso, a direção do BB segue a cartilha do Governo Federal, especialmente do ministro da Economia, Paulo Guedes, que, na opinião de Cardoso, trabalha para sucatear e privatizar o banco de capital misto. Leia mais em matéria do PIMENTA.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa entregará, amanhã (22), às 9h, as obras de reforma e cobertura do Centro de Abastecimento no Distrito de São João do Paraíso e 100 barracas que vão atender aos feirantes da cidade. A reforma do centro e as barracas foram viabilizadas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR).

Será também inaugurada a pavimentação da Rodovia BA-678, no trecho Mascote-Entroncamento BA-270, obra realizada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).

Haverá ainda a inauguração do Estádio de Futebol da sede do município, de um centro de lazer e da pavimentação de ruas nos distritos de São João do Paraíso e de Teixeira do Progresso.

Dupla foi vista pela última vez ontem à noite, nas pedras perto do mar
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes de busca do Corpo de Bombeiros trabalham desde ontem na praia do Cai N’água, em Olivença, zona sul de Ilhéus, onde dois turistas de Minas Gerais desapareceram na noite dessa quarta-feira (20).

Ainda não identificados, os dois jovens têm entre 24 e 30 anos, aproximadamente. Pessoas ouvidas pelos bombeiros disseram que eles foram vistos pela última vez por volta das 21 horas, nas pedras próximas ao mar.

O 5º Grupamento de Bombeiros Militar informou ao PIMENTA que as buscas continuam nesta quinta-feira (21).

ATUALIZAÇÃO

Os nomes dos jovens são Jeferson Rodrigues de Souza e Lucas da Costa. Na quinta à noite, um dos corpos apareceu na praia, e outro, na manhã desta sexta (22). Acionado, o Corpo de Bombeiros fez o resgate.

Medida mantém suspensão de bloqueios de pagamentos até março de 2021
Tempo de leitura: 2 minutos

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro deste ano não terão seus benefícios bloqueados.

A Portaria nº 1.266/2021, publicada ontem (20) no Diário Oficial da União, prorroga a interrupção do bloqueio de benefícios para as competências de janeiro e fevereiro, ou seja, para pagamentos até o fim de março.

A prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. De acordo com a portaria, a rotina e as obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.

Realizada todos os anos, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. Para isso, o segurado ou algum representante legal ou voluntário deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. O procedimento, entretanto, deixou de ser exigido em março de 2020, entre as ações para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, e a medida vem sendo prorrogada desde então.

Desde agosto do ano passado, a prova de vida também pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.

Também foi publicada no Diário Oficial da União portaria do Ministério da Defesa que também suspende, até 30 de junho, a atualização cadastral para prova de vida de militares inativos, pensionistas de militares, militares anistiados políticos e dependentes habilitados. De acordo com o texto, nesse caso, o bloqueio de pagamentos por falta de realização da comprovação de vida voltarão a acontecer a partir de 1º de julho.

A medida também foi adotada em março do ano passado em razão da pandemia de covid-19 e vem sendo prorrogada.

Informações da Agência Brasil.

Interessados devem ter Ensino Médio completo, pelo menos 18 anos e morar em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A TEL, empresa de gestão de relacionamento comercial, abriu processo seletivo para contratar 50 operadores de telemarketing em Itabuna.

Além da remuneração básica, o cargo dá direito a vale-refeição, vale-transporte e planos de saúde e odontológico, em regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

A candidatura às vagas requer Ensino Médio completo, experiência com vendas, idade mínima de 18 anos e residência em Itabuna.

Interessados podem se inscrever aqui.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Instituição comprometida com a defesa da democracia e dos direitos humanos, e contra o racismo e toda expressão de preconceitos de qualquer natureza, a Associação Bahiana de Imprensa vem a público se solidarizar com a repórter Andréa Silva, da TV Bahia. A jornalista foi levianamente exposta por uma acusação de racismo, ao entrevistar um médico socorrista na transmissão ao vivo do início da vacinação contra a covid-19. Ao abordar o profissional vestido com o uniforme do SAMU, ela começa a pergunta questionando se o entrevistado é médico.

O deputado estadual Hilton Coelho, reconhecido ativista da luta contra o racismo, precipitou-se ao lançar a acusação de prática racista sem ter o cuidado de rever a entrevista – o que teria evitado a conduta caluniosa e incompatível com o que se espera de um parlamentar com a sua origem e formação política. Sua retratação na forma de um simples comentário, entre os quase cem comentários publicados na postagem acusatória numa rede social é desproporcional ao agravo e insuficiente para estancar as hostilidades a que a jornalista ficou exposta.

Quando um veículo de imprensa erra ao custo de prejuízos para imagem de pessoas e instituições, a regra é clara: retratação proporcional ao agravo. É o que merece a repórter Andréa Silva, com mais de 30 anos de profissão, sem máculas na sua carreira jornalística.

Idosos do Abrigo São Vicente de Paulo são vacinados contra a covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os 74 idosos do Abrigo São Vicente de Paulo, em Ilhéus, estão sendo vacinados contra o novo coronavírus, na manhã desta quinta (21). A ação, da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Município (Sesau), foi iniciada às 9 horas e deve ser concluída ainda nesta manhã. A próxima dose será aplicada dentro de 28 dias.

Dos 58 idosos que confirmaram positivo no Abrigo para o coronavírus, 6 faleceram devido a complicações da covid-19. “Uma luz se acende com a aplicação da vacina para os nossos abrigados, que por serem uma população de risco, em que muitos já apresentam comorbidades, compõem o grupo prioritário. Temos fé que com essa imunização, os idosos assistidos na nossa instituição se fortaleçam e consigam vencer a Covid-19”, disse o padre Valdir Gonçalves, presidente do Abrigo São Vicente de Paulo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa avaliou como positiva a logística de distribuição da vacina contra Covid-19 na Bahia, já que as doses chegaram aos 417 municípios do estado. No entanto, ele criticou a condução do governo federal na pandemia e chamou a gestão de Jair Bolsonaro de ‘estúpida, irracional e incompetente’. Rui ainda falou da burocracia da Anvisa para autorizar a aquisição de outros tipos de imunizantes. Em entrevista a Mário Kertész hoje (21) no Jornal da Bahia no Ar, da Rádio Metrópole, o governador lembrou do episódio em que a Anvisa dificultou a medição de temperatura de quem desembarcava no aeroporto da capital baiana.

“Naqueles dias que ficamos fazendo, identificamos pessoas com febre e fizemos o teste no aeroporto mesmo. As pessoas sequer sabiam que estavam doente. É um serviço de saúde pública você informar que a pessoa está doente. E a agência de vigilância sanitária proibindo esta ação. Só num governo estúpido, irracional e incompetente como esse a gente pode presenciar. Essa é outra coisa que o Brasil perdeu”, disse o petista.

Rui classificou o momento crítico do país como preocupante e afirmou que, mesmo com a potencial melhora após as fases seguintes de vacinação, o Brasil pagará um preço caro pela postura negacionista. “Não está bom para nenhum país, mas está muito pior. Eu diria hoje que a situação do Brasil é uma das piores do mundo. O Brasil virou um pária internacional. Aquele péssimo exemplo para tudo o que você quiser indicar como o que não deve ser feito”, afirmou Rui. Do Metro1.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Central de Valorização de Resíduos (CVR Costa do Cacau) iniciou, nesta semana, as atividades com o recebimento de resíduos inertes – Classe IIB de uma empresa da região. A ação marca o início das operações da CVR e amplia as expectativas para o fechamento de novos contratos com empreendimentos da iniciativa pública e privada.

Ao chegar à CVR, os resíduos são pesados em uma balança eletrônica específica e, em seguida, são direcionados a área de disposição final – célula de aterro sanitário. Trata-se de um local devidamente impermeabilizada com camada de argila compactada, geocomposto bentonítico e geomembrana de polietileno de alta densidade (PEAD), sistema de drenagem do percolado e de águas pluviais e tratamento de líquidos percolados (chorume) e do biogás, além de recomposição de taludes e revegetação das células.

A expectativa, segundo o diretor comercial, Rodrigo Zaché, é de recebimento de resíduos, nos próximos meses, tanto do setor público quanto do setor privado, a partir do fechamento de novos contratos. “Já estamos em tratativas finais com várias empresas e iniciamos conversas com alguns municípios. Muitas empresas estão nos procurando, o que reforça a intenção da indústria em promover a destinação correta dos seus resíduos”, destacou Zaché.

OBJETIVO

A CVR Costa do Cacau tem como parceiro o grupo capixaba Marca Ambiental, que atua há mais de 25 anos de mercado, e que já está no sul da Bahia, com o serviço de gerenciamento integrado de resíduos sólidos para empresas, instituições e prefeituras municipais, visando a erradicação dos lixões na região, como preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10).

Secretária de Planejamento, Sônia Fontes, e o diretor de Projetos da Pasta, Rosivaldo Pinheiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O início de cada governo é sempre motivo de muita preocupação para os servidores efetivos, principalmente em relação ao perfil dos quadros políticos que comandarão as secretarias. No primeiro escalão do Governo Augusto Castro, um exemplo positivo é a desenvoltura da nova secretária de Planejamento, Sônia Fontes.

Além da vasta experiência no setor público – foi secretária em Alagoinhas e em Santo Antônio de Jesus e deputada estadual por dois mandatos -, ela é arquiteta por formação, servidora efetiva da Prefeitura de Salvador e já presidiu a Conder.

Em Itabuna, soma-se à sua desenvoltura a reconhecida competência técnica e política do economista Rosivaldo Pinheiro, que é especialista em Planejamento e Gestão de cidades. Rosivaldo está na equipe como supervisor de Projetos e, avaliam servidores, já deu uma nova dinâmica ao setor nesses primeiros dias de governo.

Rosivaldo também já atuou como secretário municipal, na Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna e de Administração e Finanças de Gandu, e já esteve vereador em Itabuna, além de ter comandado setores estratégicos de importantes empresas privadas e públicas.

Com o vasto conhecimento de Sônia no estado e o livre trânsito de Rosivaldo nos setores do município e da sociedade itabunense, quem trabalha na pasta vê a dupla bem sincronizada, em permanente circulação dentro e fora da Prefeitura, levantando ações para realizar pela cidade e justamente numa das secretarias estratégicas para o presente e o futuro do município.

A dupla já é considerada dos grandes acertos do prefeito Augusto Castro.

Leahy, da CDL, entregou documento ao secretário de Governo, Júnior Brandão
Tempo de leitura: < 1 minuto

Representantes de entidades lojistas entregaram abaixo-assinado ao secretário de Governo de Itabuna, Júnior Brandão, solicitando a volta do serviço de estacionamento rotativo, o Zona Azul. O documento foi entregue nesta semana e sugere ao prefeito envio de projeto de lei à Câmara de Vereadores pelo retorno do serviço. A proposta é liderada pela Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista do Município de Itabuna (Sindicom).

Segundo o documento entregue ao secretário, os empresários destacam que a Zona Azul gera cerca de 100 empregos diretos – incluindo agentes e coordenadores – e aumento de 20% a 25% no faturamento dos estabelecimentos situados na zona comercial da cidade, além de contribuir ainda para as regras de distanciamento social.

O presidente da CDL, Carlos Leahy disse que o secretário recebeu o documento e estará encaminhando ao prefeito para apreciação. De acordo com os empresários, o serviço de Zona Azul disciplina e organiza as vagas disponíveis no estacionamento da cidade, garantindo que usuários de Itabuna e de outras cidades da região tenham o acesso facilitado ao comércio e as empresas prestadoras de serviços em Itabuna.

– A Zona Azul é um pleito das entidades empresariais que vem sempre buscando com o poder público medidas para organizar o trânsito no centro comercial da cidade, visando oferecer a rotatividade no estacionamento para as pessoas tenham acesso às vagas de modo mais prático – disse o presidente da ACI, Sérgio Velanes.

Câmara de Ilhéus resgata a Frente Parlamentar das Mulheres || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Criada por meio de decreto legislativo em 2018, a Frente Parlamentar das Mulheres contará, nesta nova legislatura, com as participações efetivas das vereadoras Enilda Mendonça (PT) e Ivete Maria de Souza (DEM). Como desde 2012 o parlamento ilheense não contava com a eleição de mulheres, a Frente Parlamentar, desde sua criação, foi representada até aqui por vereadores do sexo masculino. O fortalecimento na iniciativa, com a presença da representatividade feminina, foi tema de encontro entre as duas vereadoras e o presidente da Câmara, Jerbson Moraes.

A proposta é que, desde a abertura do período legislativo, em fevereiro, seja reestruturada a Frente Parlamentar. Professora Enilda destaca a importância da iniciativa, que atua na defesa de políticas públicas para mulheres, no enfrentamento à violência doméstica e é um instrumento que luta por ideias e ações para defender os seus direitos.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Em 2018, a maior motivação para a criação da frente era o número crescente de mulheres que sofriam violência e feminicídio. De lá pra cá, afirma Enilda, pouca coisa mudou. “Vamos provocar o debate acerca das possibilidades de concretizar políticas públicas que possam identificar, registrar e diagnosticar os principais problemas enfrentados pela mulher ilheense, bem como apontar soluções e caminhos que garantam acesso, segurança, saúde e mais qualidade de vida a essas mulheres”, afirmou.Leia Mais