TCE REPROVA CONTAS DE CONVÊNIO E PUNE EX-PREFEITO NEWTON LIMA

MARÃO SE REÚNE COM OTTO E OBTÉM EMENDA DE R$ 2 MILHÕES PARA A SAÚDE BÁSICA

DROGAS NO CARTÃO

COM 291 CASOS DE DENGUE EM 2022, ITABUNA ENTRA EM ALERTA

PÁSCOA INSPIRA AÇÃO SOLIDÁRIA DE ALUNOS DO COLÉGIO VITÓRIA

CONVÊNIO ASSEGURA NOVA ETAPA DA COBERTURA DO CANAL DO MALHADO, EM ILHÉUS

PROGRAMA SOCIOAMBIENTAL DE ITACARÉ É PREMIADO NO MAIOR EVENTO DE TURISMO DA AMÉRICA LATINA

CANOÍSTA BAIANO ISAQUIAS QUEIROZ DEVE FATURAR R$ 1 MILHÃO COM NOVO PATROCÍNIO

MÉDICO É PRESO QUANDO ATENDIA PACIENTES EM HOSPITAL NO INTERIOR DA BAHIA

Sede do Banco Central do Brasil, na capital federal || Foto Marcello Casal Jr.
Tempo de leitura: 2 minutos

Apesar da alta na inflação nos últimos meses, as instituições financeiras apostam na manutenção da taxa Selic (juros básicos da economia) em 2% ao ano, no menor nível da história. A taxa que vigorará nos próximos 45 dias será divulgada hoje (20), no fim da tarde, pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).

A estimativa de manutenção da taxa consta do boletim Focus, pesquisa com instituições financeiras divulgada toda semana pelo Banco Central (BC).

O Copom reúne-se a cada 45 dias. O anúncio da Selic ocorre após a segunda parte do encontro, em que os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a taxa. Ontem (19), no primeiro dia da reunião, foram feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro.

META DE INFLAÇÃO

A Selic representa o principal instrumento do governo para controlar a inflação, garantindo que ela fique dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para 2021, a meta está em 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2,25% e o superior, 5,25%.

Para 2022, a meta é 3,5%, também com intervalo de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Até alguns meses atrás, as instituições financeiras projetavam inflação abaixo do centro de meta. A situação, no entanto, mudou com a recente alta no preço dos alimentos. Os analistas consultados no boletim Focus agora projetam que a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) terminará o ano em 3,43%. Para 2022, a estimativa está em 3,5%.

DEMANDA

O Banco Central atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião.

A Selic, que serve de referência para os demais juros da economia, é a taxa média cobrada em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas diariamente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia.

Ao manter a Selic no mesmo patamar, o Copom considera que as alterações anteriores nos juros básicos foram suficientes para chegar à meta de inflação, objetivo que deve ser perseguido pelo BC.

Ao reduzir os juros básicos, a tendência é diminuir os custos do crédito e incentivar a produção e o consumo.

Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Assaltantes foram presos enquanto tentavam assaltar loja
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um internauta conseguiu filmar os principais momentos da negociação de policiais militares com os assaltantes que tentaram roubar uma loja de instrumentos musicais e telefones celulares, na manhã desta quarta (20), em Itabuna. Guarnições da PM fizeram um cerco à loja, no cruzamento das avenidas Juracy Magalhães, Amélia Amado e Cinquentenário, e conseguiram render os dois ladrões e libertar um refém que estava sob a mira de revólver. Um dos ladrões usava uniforme de uma empresa. Confira o vídeo.

Confira mais: LADRÕES INVADEM LOJA NA CINQUENTENÁRIO E FAZEM REFÉNS; POLÍCIA FRUSTA ASSALTO

Criminosos invadiram loja e fizeram reféns, mas foram presos || Imagem
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar conseguiu frustrar tentativa de assalto a uma loja de instrumentos musicais e telefones celulares e acessórios na Avenida Juracy Magalhães, Centro de Itabuna, no início da manhã desta quarta-feira (20). Dois assaltantes entraram na loja no momento em que os funcionários abriam o estabelecimento, por volta das 8h.

Os criminosos mantiveram os funcionários do estabelecimento como reféns por mais de uma hora enquanto recolhiam instrumentos musicais e celulares. Um dos funcionários foi mantido sob a mira de um revólver. O movimento estranho dentro da loja chamou a atenção de populares e a Polícia Militar foi acionada a tempo.

Viaturas da PM cercaram a loja e isolaram a área, no cruzamento da Juracy Magalhães com a Avenida Amélia Amado. Após o cerco e negociação, os policiais conseguiram render os dois criminosos, que já foram levados para o Complexo Policial de Itabuna, no Jardim Primavera. Neste momento, a loja está fechada. Os funcionários prestarão depoimento no Complexo Policial.

Confira ainda

ITABUNA: VÍDEO MOSTRA MOMENTO EM QUE POLÍCIA LIBERTA REFÉM EM LOJA

Itabuna registra 375 óbitos por Covid-19|| Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registrou mais dois óbitos causados pelo novo coronavírus.  Uma das vítimas da doença, nas últimas horas,  no município do sul da Bahia, foi  o auditor fiscal Paulo Roberto Mendes Lima, de 72 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Calixto Midlej Filho. Ele faleceu na madrugada de ontem.

Não há destalhes sobre a outra pessoa que não resitiu ao vírus nas útimas horas em Itabuna, que já se aproxima das 400 mortes causadas pela doença.  São exatos 375 óbitos causados pela Covid-19  desde o início da pandemia, em fevereiro do ano passado, conforme boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Itabuna tem 41 pacientes internados, sendo que 27 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 em leitos clínicos (enfermarias). Há 17.924 casos confirmados de Covid-19, sendo que 564 ativos e 16.985 recuperados.

 

Secretárias Lívia Mendes e Andréa Simas e o prefeito Augusto Castro com ampola da Coronavac || Foto Roberto Santos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, pediu calma à população, principalmente idosa, pois a vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) será gradual e as primeiras doses, que chegaram ontem (19), são pequenas e disponíveis apenas para os profissionais da linha de frente de combate ao vírus. Itabuna recebeu cerca de 2.200 doses da Coronavac, vacina desenvolvida na China e, no Brasil, produzida em consórcio com o Instituto Butantan.

– Itabuna se organizou, elaborou o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 e começa a executá-lo vacinando os profissionais de Saúde da linha de frente do combate a doença. Vamos avançar para proteger os grupos de risco. Com a chegada da vacina, essa notícia maravilhosa vai dar tranquilidade – disse Augusto Castro reforçando que a quantidade de doses é pequena e a imunização será gradual, avançará com a chegada de mais doses.

Conforme a Secretaria de Saúde de Itabuna, a vacinação começou por profissionais do Samu 192, da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24 Horas do Monte Cristo), hospitais de Base Luís Eduardo Magalhães e Calixto Midlej Filho, unidades básicas de saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs). A vacinação dos profissionais está sendo feita nos locais de trabalho.

O prefeito disse que pessoas acima de 75 anos serão vacinadas agora, preferencialmente aquelas em asilos e Instituições de Longa Permanência para Idosos (abrigos, asilos e casa de acolhimento). 

Tempo de leitura: 2 minutos

Num dia em que o Brasil se descolou do mercado internacional, o dólar subiu e a bolsa caiu. A moeda norte-americana fechou em alta pela terceira sessão seguida. A bolsa caiu, mas o clima no exterior amenizou as perdas.

O dólar comercial encerrou esta terça-feira (19) vendido a R$ 5,345, com alta de R$ 0,041 (+0,77%). A divisa começou o dia em queda. Na mínima do dia, por volta das 9h20min, a cotação chegou a R$ 5,24, mas inverteu o movimento e passou a operar em alta por volta as 11h30.

No mercado de ações, o índice Ibovespa, da B3, fechou o dia aos 120.636 pontos, com queda de 0,9%. O índice operou em alta durante a manhã, chegando a superar os 122 mil pontos, mas passou a cair no fim da manhã. No início da tarde, o indicador chegou aos 119 mil pontos, mas uma leve entrada de fluxos externos, decorrente do otimismo no mercado internacional, conteve o recuo.

Leia Mais

Carro com militares foi atacado por traficantes
Tempo de leitura: < 1 minuto

O coordenador da 2ª Delegacia de Homicídios de Salvador, delegado Guilherme Machado, anunciou, nesta terça-feira (19), a prisão de dois suspeitos de envolvimento na troca de tiros que matou o sargento da Marinha, Jeferson Jorge Santos da Silva, de 29 anos.

O sargento foi atingido na madrugada de hoje, na localidade do Coroado, em São Marcos, em Salvador. Um terceiro envolvido na troca de tiros está sendo procurado pela polícia. Jeferson Jorge servia no Rio de Janeiro e estava de férias na capital baiana.

Os dois suspeitos presos estão custodiados em um hospital, para onde foram socorridos após também ficarem feridos no confronto. Um policial militar, que estava em companhia do sargento, foi ouvido no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na manhã desta terça.

O soldado informou que estava com o sargento Jeferson Jorge num bar no Jardim Nova Esperança e, na saída, foram abordados por três mulheres que pediram carona. Depois de deixar as mulheres na localidade do Coroado, o PM e o sargento foram interceptados por traficantes e reagiram. Jeferson chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Chegaram nesta terça-feira (19) as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 no município de Uruçuca, no sul da Bahia. As vacinas foram recepcionadas no Centro de Saúde do município. Para a secretária de Saúde, Patrícia Argolo, a chegada da vacina “recupera a esperança de um povo que tanto sofreu e sofre até hoje com a partida de tantas pessoas queridas, vítimas da Covid-19”.

A secretária ainda informou que as estratégias com a Assessoria de Comunicação do município estão alinhadas para garantir que a população seja informada à medida que mais doses cheguem ao município para os demais grupos prioritários.

A vacinação no município ocorrerá de acordo com o Plano de Vacinação já disponibilizado nos canais oficiais da Prefeitura e ainda sujeito a alterações para se adequar as atualizações das normativas divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Nesta primeira fase só serão vacinados os profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate ao coronavírus que laboram em Unidades de Atendimento a Urgência e Emergência, vacinadores da campanha contra a COVID-19 e profissionais do Samu 192.

Em Uruçuca, de acordo com o último boletim epidemiológico publicado nos canais oficiais da Prefeitura no Facebook e Instagram, 904 pessoas receberam diagnóstico positivo para o novo coronavírus e 31 destas vieram a óbito.

PRF abre inscrições para concurso com 1.500 vagas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) publicou, nesta terça-feira (19), edital de concurso público com oferta de 1,5 mil vagas. As inscrições podem ser feitas de 25 de janeiro a 12 de fevereiro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 180 e deverá ser pago até o dia 5 de março.

As inscrições devem ser feitas no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), no site www.cebraspe.org.br. O concurso será em duas etapas. A primeira delas com as provas objetiva e discursiva no dia 28 de março.

Também fazem parte da primeira etapa a realização do exame de aptidão física, avaliação psicológica, apresentação de documentos,  avaliação de saúde e avaliação de títulos. A segunda etapa do concurso será o Curso de Formação Policial (CFP), de caráter eliminatório e classificatório.

Pode concorrer o candidato com diploma de conclusão de curso de graduação em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário inicial é de R$ 10.357,88, composto por subsídio mais auxílio-alimentação.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento Ambiental (Emasa) trabalha para normalizar integralmente até as 19 horas desta terça-feira (19), o abastecimento do bairros Pedro Jerônimo, Fonseca, Maria Pinheiro, Daniel Gomes e Vale dos Sol.

O rompimento de uma adutora de 300 milímetros na Rua Senhor do Bonfim ontem interrompeu o abastecimento de água nesta área geográfica da cidade. Uma equipe de técnicos da Emasa foi deslocada para o local, tendo iniciado os serviços de recuperação da tubulação.

Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bittencourt, o rompimento foi causado devido a pressão da água. Boa parte das casas dos bairros afetados com a interrupção no abastecimento logo, logo já estarão com água nas torneiras.

“Houve um empenho da equipe em solucionar o problema o mais rápido possível, para que a população do Pedro Jerônimo e bairros vizinhos não ficassem sem água. Nas casas onde a água ainda não chegou, estamos abastecendo com carros-pipas”, disse Bittencourt.

Empresa vai investir R$ 1 milhão para ampliar negócios em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Dumar pretende investir R$ 1 milhão para ampliar sua unidade em Ilhéus, onde processa e conserva peixes, crustáceos e moluscos para comercialização. A empresa assinou hoje (19) o protocolo de intenções da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE). Além da manutenção dos 19 empregos diretos, o investimento vai gerar 60 novas vagas de trabalho.

“O setor pesqueiro tem crescido muito na Bahia. Ano passado atraímos três empreendimentos do segmento para Lauro de Freitas, Feira de Santana e Ilhéus, onde a Dumar vai ampliar suas atividades. Juntos, os quatro investimentos vão gerar R$ 215,6 milhões. Esses investimentos são importantes, pois impulsionam o mercado local”, afirma o vice-governador João Leão (PP), secretário de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com o proprietário Joilton Machado, o objetivo é triplicar a produção atual, que é de 30 toneladas por mês. “Eu acho que o mais importante disso tudo é a possibilidade de gerar mais emprego neste momento em que tanta gente ficou desempregada. Conseguimos enfrentar a pandemia e o crescimento nos encorajou a partir para ampliação”, explica.

Condutor socorrista do SAMU há nove anos, Rogério Araújo foi o primeiro vacinado em Itabuna || Foto: Roberto Santos/SECOM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Primeiros na ordem de preferência para a imunização, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus em Itabuna vão ser vacinados nos seus postos de trabalho, informa a Secretaria Municipal de Saúde.

O município recebeu 2.200 doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pela Sinovac, fabricante chinesa que tem parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

Nesta terça-feira (19), no ato que marcou o início da vacinação em Itabuna, os quatro primeiros trabalhadores imunizados foram do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Condutor socorrista há nove anos, Rogério Araújo foi o primeiro vacinado na cidade. À tarde, os funcionários da unidade de pronto-atendimento (UPA) do bairro Monte Cristo também receberam a vacina.

 

Prefeitura corrigiu comunicado feito às 17h desta segunda-feira (25).
Tempo de leitura: < 1 minuto

No início da manhã desta terça-feira (19), em entrevista ao Tabuleiro, programa da Ilhéus FM, o secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, disse que o município recebeu 5.704 doses da vacina contra a Covid-19. Cerca de uma hora depois, o site da prefeitura informou número maior, 6.017, diferença observada pelo Blog do Gusmão.

Na tarde de hoje, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) explicou ao PIMENTA que a divergência foi provocada por uma atualização da contagem – feita pelo Núcleo Regional de Saúde no ato de entrega das vacinas ao município. Essa atualização ocorreu após a entrevista do gestor à emissora de rádio.

A Secom ressalta que o próprio núcleo corrigiu a informação sobre a quantidade de doses em nota enviada ao setor de vigilância sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. Portanto, enfatiza o órgão, o número informado por Magela não estava errado, houve apenas uma atualização dos dados enviados ao governo.

“GOTAS DE OURO”

Na mesma entrevista, Magela esclareceu que os primeiros lotes da vacina vão imunizar profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus, em hospitais, unidades de pronto atendimento e no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além dos indígenas e dos idosos que vivem em abrigos. Como há uma corrida global pelas vacinas contra a Covid-19, o secretário as comparou a “gotas de ouro”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Foi sepultado no Cemitério do Campo Santo, em Itabuna, o corpo do auditor fiscal Paulo Roberto Mendes Lima, 72 anos, morto na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia na madrugada de hoje (19), em consequência da covid-19. Economista e advogado, ele também era professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde lecionou por várias décadas e atuou como orientador de dezenas alunos.

Natural de Jequié, ele deixa viúva Lucila Garrido Lima e duas filhas Juliana e Ana Paula, além de dois netos. Antes de ingressar na Secretaria da Fazenda da Bahia há mais de 30 anos, ele foi operador no mercado financeiro e trabalhou em grandes empresas brasileiras, inclusive no Grupo Chaves, que o trouxe para o Sul da Bahia, onde chegou durante a fase de expansão dos negócios na área de exportação da cacau e de grandes investimentos imobiliários.

Tatiane Paraguai também foi primeira pessoa comprovadamente infectada pelo novo coronavírus no município
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Buerarema iniciou hoje (19) a vacinação contra a Covid-19 no município. A primeira imunizada foi a enfermeira e vacinadora Tatiana Paraguai, de 41 anos, primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus registrado na cidade.

Buerarema recebeu 566 doses da vacina. Segundo a prefeitura, os primeiros lotes vão permitir a imunização dos profissionais de saúde e dos idosos do Lar São Vicente de Paulo.

Os grupos prioritários da primeira fase de vacinação, a exemplo dos idosos com 75 anos ou mais, vão ser vacinados após a chegada de novos lotes.