A Secretaria de Saúde de Buerarema iniciou hoje (19) a vacinação contra a Covid-19 no município. A primeira imunizada foi a enfermeira e vacinadora Tatiana Paraguai, de 41 anos, primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus registrado na cidade.
Buerarema recebeu 566 doses da vacina. Segundo a prefeitura, os primeiros lotes vão permitir a imunização dos profissionais de saúde e dos idosos do Lar São Vicente de Paulo.
Os grupos prioritários da primeira fase de vacinação, a exemplo dos idosos com 75 anos ou mais, vão ser vacinados após a chegada de novos lotes.
A Justiça determinou que a Prefeitura de Itacaré retire das praias Resende e Tiririca vendedores que atuam de forma irregular. Resultado de ação civil pública, a decisão exige a remoção dos pontos de venda irregulares instalados nesses locais.
Nesta terça-feira (19), servidores municipais foram à Praia da Tiririca para conversar com os comerciantes. A prefeitura informa que busca alternativa capaz de conciliar a organização do espaço público, a permanência dos vendedores e o cumprimento da ordem judicial.
O prefeito Antônio de Anízio (PT) enfatizou que o objetivo da gestão é construir essa solução conciliada. “Todos precisam trabalhar. Com a organização e a padronização, será possível deixar a praia ainda mais bonita, atraindo muitos mais turistas e consumidores”, argumentou.
Os vendedores sugeriram ao governo a criação de um espaço padronizado, próximo à praia, onde eles possam guardar seus equipamentos e produtos.
A prefeitura iniciou o cadastramento dos comerciantes alcançados pela decisão da Justiça.
O governador Rui Costa (PT) avalia que o trâmite para a liberação emergencial de outras vacinas contra a Covid-19, além dos imunizantes da AstraZeneca e Sinovac, seja abreviado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão federal responsável pelo procedimento.
“A burocracia deve ser deixada de lado. Nesse momento, não precisa nenhum de nós estar demonstrando seu poder, o poder da sua caneta”, disse o petista, na manhã desta terça-feira (19), durante o início da vacinação contra a Covid-19 na Bahia, nas Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid), em Salvador.
Para o governador da Bahia, nesse momento o país deve superar as disputas ideológicas. “Quando a gente coloca a burocracia, a ideologia e o ódio de lado, o ser humano consegue fazer muito mais pelos outros”. Na opinião dele, o Brasil precisa de “mais humanidade, menos burocracia e mais agilidade para salvar vidas”.
A Prefeitura de Ilhéus informa que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia entregou 6.017 doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, para o início da vacinação no município. O lotes chegaram no Aeroporto Jorge Amado por volta das 3 horas desta terça-feira (19).
“Estamos preparados para realizar todos os protocolos para uma imunização segura para a nossa população ilheense. Daremos início com o grupo prioritário na Fase 1, conforme o Plano Municipal de Vacinação. Com a vacina, muitas vidas serão poupadas”, declarou o prefeito Mário Alexandre (PSD).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação vai começar na manhã de hoje, no antigo SESP, na Avenida Canavieiras. Nessa primeira fase, as vacinas são para profissionais de saúde, idosos que vivem em abrigos e indígenas.
DIVERGÊNCIA
Hoje, em entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, o secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, disse que o município recebeu 5704 doses da vacina, número inferior ao divulgado no site da prefeitura. O Blog do Gusmão apontou a divergência entre os dados. O PIMENTA tentou ouvir o secretário sobre a vacinação em Ilhéus, mas as chamadas telefônicas não foram atendidas.
Uma enfermeira de 53 anos, uma idosa de 83, um médico de 30, todos negros, e uma índia do povo Tuxá de 31 anos foram as quatro primeiras pessoas a serem vacinadas contra a Covid-19, na Bahia. O governador Rui Costa acompanhou a imunização histórica, que aconteceu na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador, na manhã desta terça-feira (19).
A vacinação se inicia apenas algumas horas depois da chegada de 376.600 doses da Coronavac no estado. “É uma emoção grande. Quase um ano que estamos nessa luta, com a população sofrendo, pessoas perdendo seus entes queridos, e hoje, após meses de muito trabalho, começamos a enxergar a luz no fim do túnel”, afirmou o governador.
Rui destacou que ainda há muito a ser feito. “Ainda não é a solução, porque temos uma longa caminhada pela frente. Não tem vacina disponível para todo mundo de uma vez, e por isso vamos tentar buscar uma outra vacina. Estamos tentando, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), conseguir autorização para a aquisição da Sputnik V, a vacina russa”, revelou.
A enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinha, que atua no Instituto Couto Maia; o médico Uenderson Barbosa, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); a índia Deisiane Tuxá, que trabalha na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais, e dona Lícia Pereira Santos, idosa ilheense que mora, desde 2014, no Centro de Geriatria das Osid, foram as pessoas escolhidas para receber doses dos imunizantes desenvolvidos pelo Instituto Butantã, em parceria com a chinesa Sinovac Biotech.
“Estou muito feliz de ser a primeira idosa a receber a vacina aqui na Bahia”, celebrou a idosa.
Todos se enquadram no público-alvo que faz parte da fase 1 do plano de vacinação contra a Covid-19: profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à doença e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais.Leia Mais
A difícil sobrevivência em tempos de pandemia do Ensino Infantil nas escolas particulares em Ilhéus foi pauta de um encontro hoje (18) à tarde, na Câmara Municipal, entre dirigentes escolares e o presidente Jerbson Moraes. O grupo representa mais de 30 instituições educacionais privadas do município e assegura que 70% destas escolas – especialmente as de médio e pequeno portes – poderão fechar as portas por falta de aluno matriculado. Por causa da pandemia, as matrículas deste ano, segundo os dirigentes, caíram a quase zero se comparadas aos anos anteriores. “Não vamos resistir”, assegura o grupo.
Os dirigentes destacam ainda que os prejuízos não são unicamente financeiros. “São dos próprios alunos, de zero a cinco anos de idade, que estão em casa sem acompanhamento pedagógico, já que a formação remota não é possível para esta faixa etária e nem é recomendado pelo Conselho Municipal de Educação”, explica Eliana Lang, diretora do Colégio Ideal.
Os dirigentes das escolas particulares se dizem preparados para atender a todas as exigências da Organização Mundial da Saúde (OMS), para funcionar, com segurança, neste primeiro semestre, de forma híbrida (parte da turma em casa em aulas remotas e outra presencial, em sala de aula, em número reduzido).
DIÁLOGO NO LEGISLATIVO
“O que queremos e precisamos é ser ouvidos”, destaca a orientadora educacional, Jamile Barreto. Os dirigentes colocam à disposição das autoridades duas possibilidades de retorno. Em condições normais, uma sala de aula tem em média 15 alunos. A primeira proposta é reabrir com uma média de apenas sete crianças por sala.
A segunda possibilidade é oferecer às famílias grupos fixos em casa com aulas remotas para quem quiser, outros em sala de aula, se for esta a opção. Os dirigentes fizeram questão de destacar que a Câmara de Vereadores de Ilhéus foi a primeira instituição a aceitar o debate e o presidente Jerbson Moraes a ouvir o grupo.
Para Jerbson Moraes, a educação infantil precisa ser tratada de forma diferenciada, por sua importância na formação da criança. Ele defende a flexibilização, desde que haja total segurança, em razão do prejuízos que a falta de contato destas crianças com a escola pode proporcionar, com resultados que podem ser irreversíveis na formação do estudante. Ele assegurou ao grupo que a Câmara vai provocar este diálogo com as demais autoridades municipais, com o objetivo de encerrar o impasse.Leia Mais
A Petrobras aumentou o preço médio do litro da gasolina vendida nas refinarias em R$ 0,15. O novo valor será de R$ 1,98 para as revendedoras e vale a partir desta terça-feira (19). Esse é o segundo reajuste no combustível desde o dia 29 de dezembro, quando a empresa elevou o preço em 5%.
O preço final aos motoristas dependerá de cada posto de combustíveis, que tem suas próprias margens de lucro, além do pagamento de impostos e custos com mão de obra. No sul da Bahia, o preço da gasolina tem sofrido seguidos reajustes, o que tem gerado reclamações dos donos de veículos.
De acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), feito na semana entre os dias 10 e 16 de janeiro, o litro médio da gasolina comum no país custava R$ 4,572; o do diesel, R$ 3,685; o do etanol, R$ 3,202, e o botijão de 13 kg, R$ 76,50.
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) teve mais um mestrado aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. O novo programa de pós-graduação (PPG) para o campus Paulo Freire terá a área de concentração em Saúde, Ambiente e Biodiversidade, com expectativa de oferta de 15 vagas.
A previsão é que o edital de seleção de alunos seja publicado entre março e abril. Graduados em cursos nas áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, além de áreas afins, poderão se inscrever para cursar o novo mestrado, conforme o professor Sebastião Rodrigo Ferreira, do Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia.
De acordo com o professor Rodrigo, os estudos terão infraestrutura adequada e orientação de alto nível. “Nosso corpo de orientadores é composto por profissionais com diferentes formação dentro dessas áreas e com experiência no desenvolvimento de pesquisas de importância e com qualidade”.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, no domingo (17), em Itabuna, um GM/Astra roubado em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O veículo era conduzido por uma mulher e foi interceptado quando trafegava pelo KM 32 da BR-415.
Durante os procedimentos, um homem desembarcou de um segundo automóvel e informou que o Astra era de sua responsabilidade e que a condutora estava apenas lhe prestando um favor.
Os policiais rodoviários constataram se tratar de um veículo clonado e que, na verdade, o carro original possuía registro de roubo em Vitória da Conquista. Questionado sobre a origem do veículo, o homem informou que o veículo era de um suposto conhecido que mora em outro estado.
Detalhou que o suposto proprietário do carro mora em Alagoas. Diante das informações repassadas pelos acusados, o veículo e os envolvidos foram levados para Delegacia de Polícia Civil em Itabuna.
A Secretaria de Saúde de Jequié informou, na tarde segunda-feira (18), que a primeira etapa da vacinação contra o novo coronavírus será iniciada na quarta-feira (20). Inicialmente, serão imunizados profissionais de saúde que estão na assistência direta, em setores de urgência/emergência a pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19.
Também estão no grupo prioritário pessoas com mais de 60 anos, que vivem em instituições de longa permanência, como os que residem em abrigos, asilos, casa de acolhimento; população indígena aldeada; e comunidades tradicionais e ribeirinhas.
A Secretaria de Saúde de Jequié anunciou que vai disponibilizar um Centro de Vacinação de Covid-19, no antigo prédio onde funcionava o Pronto Atendimento do Campo do América. Depois serão implementadas mais três etapas de vacinação, que serão implementadas à medida que os imunizantes forem enviados pelo Ministério da Saúde.
Jequié tem 8.809 casos confirmados de Covid-19, 192 óbitos, 1.039 casos ativos. Há também 7.578 recuperados e 120 pessoas esperando resultado de exame. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município atinge 90%.
Nesta segunda-feira (18), a Caixa Econômica Federal passou a ser gestora dos recursos e do pagamento das indenizações do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). As solicitações de indenização podem ser feitas nas agências do banco para acidentes com vítimas ocorridos a partir de 1° de janeiro de 2021.
“A Caixa, mais uma vez, se coloca como principal parceira do Governo Federal para a prestação de serviços à população brasileira. Somente em 2020, viabilizamos o pagamento do auxílio emergencial, do saque emergencial do FGTS e do benefício emergencial para mais de 121 milhões de pessoas, demonstrando, assim, a eficiência do nosso parque tecnológico e também da capacidade e agilidade em promover mudanças rápidas e efetivas para garantir a qualidade do atendimento a todos os brasileiros”, comentou o presidente do banco público, Pedro Guimarães.
Gerido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), responsável pela contratação da Caixa, o DPVAT é um seguro obrigatório destinado a indenizar vítimas de acidentes de trânsito ocorridos em todo o território nacional.
Uma nova campanha do Governo do Estado começou em sincronia com a aprovação das vacinas Coronavac e Astrazeneca pela Anvisa, neste domingo (17). Os primeiros outdoors da iniciativa foram instalados em Salvador. “É uma campanha em favor da vida e contra o negacionismo. Nosso objetivo é incentivar que baianas e baianos se vacinem em todo o estado. Só desta forma conseguiremos vencer a guerra contra a Covid-19”, destacou o secretário de Comunicação, André Curvello.
A Bahia vai receber a primeira carga de vacina nesta segunda-feira (18). Serão 376.600 doses do imunizante, que será utilizado para vacinar cerca de 180 mil pessoas. Nesta fase serão vacinados profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em abrigos e indígenas.
Nas últimas 24 horas, a Bahia registrou 3.041 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.902 recuperados (+0,8%). Dos 537.772 confirmados desde o início da pandemia, 516.078 já são considerados recuperados e 12.056, ativos.
Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,35%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes são Ibirataia (10.704,02), Muniz Ferreira (8.811,64), Conceição do Coité (8.617,07), Itabuna (8.426,86) e Itororó (8.424,10) .
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 937.144 casos descartados e 131.001 em investigação. Na Bahia, 38.607 profissionais da saúde testaram positivo para a Covid-19.
ÓBITOS
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 32 óbitos que ocorreram em diversas datas.
Segundo o Governo do Estado, os registros tardios e o acúmulo de casos resultam da sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.638, representando uma letalidade de 1,79%. Dentre os óbitos, 56,54% ocorreram no sexo masculino e 43,46% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,02% corresponderam a parda, seguidos por branca com 19,38%, preta com 14,68%, amarela com 0,64%, indígena com 0,13% e não há informação em 10,14% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,87%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,60%).
O secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes, considera precipitada a resolução do PT de Itabuna, que decidiu fazer oposição ao prefeito Augusto Castro (PSD). Para o petista, o fato do partido do novo mandatário ser aliado do governo Rui Costa deveria pesar a favor do diálogo local entre as siglas.
“O momento não é de declarar oposição ao governo. O Augusto Castro é do PSD, partido aliado e essencial para o governabilidade na Bahia. Acho que o PT tem que esperar e se colocar à disposição para ajudar o governo”, disse Josias, nesse sábado (16), durante entrevista ao Frequência Política, programa da rádio Difusora de Itabuna.
Um adolescente de 12 anos faleceu após a colisão frontal entre duas lanchas no rio Boipeba, no município de Cairu, na noite desse domingo (17). Além da vítima fatal, três pessoas ficaram feridas.
Segundo o tio do garoto, Luciano Freitas, ele, o menino e a filha passeavam quando foram surpreendidos por outra lancha, que estava com os faróis apagados. Cíntia de Jesus Freitas, 20 anos, a filha de Luciano, ficou muito machucada e foi levada para o Hospital de Base de Itabuna, com quadro de saúde estável.
Ainda não identificado, o homem que pilotava a outra embarcação também foi encaminhado para o Base, em estado grave.
De acordo com a Marinha, que foi consultada pelo G1, uma das lanchas é inscrita na Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) como “Olivence VI”. A outra não tem inscrição nem nome. A Capitania dos Portos abriu inquérito para investigar o caso.
























