ILHÉUS DISCUTE LDO DE 2023 EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

BAHIA DECRETA FIM DO USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA EM LOCAIS FECHADOS

CASSAÇÃO DE DILMA PAROU PROJETO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA CHAPADA, DIZ OTTO

ITACARÉ INTENSIFICA VACINAÇÃO INFANTIL CONTRA COVID-19

SEC ABRE INSCRIÇÕES PARA AUXÍLIO PERMANÊNCIA NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS

FEMINICÍDIO REGISTRA QUEDA DE MAIS DE 20% NA BAHIA EM 2022, APONTA SSP

ATLÉTICO DERROTA JACUIPENSE E CONQUISTA BICAMPEONATO BAIANO

BAHIA REGISTRA 907 CASOS ATIVOS DE COVID-19 E JÁ PODE DESOBRIGAR USO DE MÁSCARA

CÁRITAS BRASILEIRA DARÁ AUXÍLIO FINANCEIRO A 300 FAMÍLIAS EM ITABUNA

Tempo de leitura: < 1 minuto

Adriano Caetité, Patrícia Peixoto e Maria Fraga morreram vítimas da Covid-19

Luto oficial em Nova Canaã, no médio sudoeste baiano, com a morte da primeira-dama do município, a médica Maria José Fraga, vítima da covid-19. Após semanas internada no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, Maria José faleceu neste sábado (16).

Ao contrário do esposo e prefeito Marival Fraga, a médica Maria José não resistiu à Covid-19. O prefeito contraiu o vírus e chegou a ser internado no final de 2020. Resistiu e recebeu alta. A esposa até apresentou quadro estável nos primeiros dias de 2021, mas houve piora, falecendo ontem.

SECRETÁRIO E TESOUREIRA NÃO RESISTIRAM

Em Nova Canaã, a Covid-19 fez várias vítimas nos primeiros escalões do governo, dentre eles o secretário de Administração, Adriano Caetité, e a tesoureira Patrícia Reis Peixoto.

Ainda hoje (17), a Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) emitiu nota de pesar lamentado a morte de Maria José Fraga.

“Dra. Maria José deixa um legado na cidade pelos serviços prestados à população na área da saúde. O momento é de grande tristeza e comoção para toda a sociedade de Nova Canaã. Rogamos a Deus que conforte a população, os familiares e os amigos por esta perda irreparável.”

Diretoria da Anvisa autoriza duas vacinas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, neste domingo (17), durante reunião extraordinária, os pedidos de uso emergencial das vacinas Coronavac e AstraZeneca, contra a Covid-19. O primeiro imunizante é desenvolvido pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac e já tem 6 milhões de doses prontas. A segunda vacina é da  Universidade de Oxford.

Na apresentação, gerente de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, informou que a área técnica confirmou a eficácia da CoronaVac.  A taxa de sucesso na prevenção da doença em relação ao grupo que tomou placebo (medicamento inócuo) atingiu 50,39%. Na semana passada, o Butantan tinha divulgado uma eficácia de 50,38%. O índice está acima da eficácia mínima de 50% exigida pela Anvisa e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A  recomendação como área técnica é que, tendo em vista o cenário da pandemia, o aumento do número de casos, a ausência de alternativas terapêuticas, que é uma situação de muita tensão quanto aos insumos, a agência recomenda a aprovação do uso emergencial, condicionada ao monitoramento e acompanhamento próximo das incertezas” , disse Mendes.

ASTRAZENECA

A outra vacina aprovada neste domingo foi a AstraZeneca, que é desenvolvida em parceria da Universidade de Oxford com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Neste primeiro lote, são dois milhões de doses produzidos na Índia. O envio para o Brasil depende do governo daquele país.

A Anvisa confirmou a eficácia global do imunizante em 70,42%, validando estudo publicado no início de dezembro pela revista científica The Lancet. A eficácia mede a taxa de sucesso na prevenção da covid-19 comparada a quem recebeu placebo (medicamento inócuo).

Centenas de pessoas deslocaram-se para o local para tentar levar uma grana para casa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um casal de hóspedes de um hotel na rua Marques de Caravelas, na Barra, em Salvador, promoveu uma “chuva de dinheiro”, por volta das 21h de sábado (16). O caso inusitado aconteceu em um dos apartamentos do Monte Pascoal Praia Hotel e causou uma grande confusão entre as pessoas  que disputavam as cédulas de R$ 50 e R$ 100 que caíam do “céu”.

A estimativa de quem foi ao local, disputar as cédulas, é de que cerca de R$ 10 mil foram arremessados de uma única vez do apartamento. A “chuva” de dinheiro atraiu, rapidamente, centenas de pessoas e alguns até ameaçaram escalar a marquise na entrada do hotel para pegar uma parte do dinheiro que ficou espalhada por lá.

A multidão foi contida pela Polícia Militar, acionada por funcionários do hotel. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o feito inusitado, que teria acontecido durante uma briga de um casal de hóspedes. Mas ninguém sabe ao certo o motivo, raivoso ou não, que fez a alegria de muita gente, que saiu de lá com bolso cheio.

“Foi um bafafá. Só tinha notas de R$ 100 e R$ 50. Eu, lerdo, só peguei R$ 150 porque na hora estava gravando os vídeos. Ô raiva… Essa hora poderia estar com a patroa comendo um belo peixe no Imbuí. Da próxima vez, não vou gravar”, contou o motorista de aplicativo Atan Gama de Araújo, 28, que postou no seu perfil do Instagram cenas do episódio. Da Redação com informações do Correio 24h.

Fuzil e submetralhadora foram apreendidos em Jequié
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central apreenderam fuzil e submetralhadora, em Jequié, no sudoeste da Bahia. O flagrante ocorreu, no sábado (16), durante patrulha rural.

Os militares realizavam ronda na localidade conhecida como Inferninho, no bairro de Alto da Bela Vista, quando encontraram homens armados. Quase todos os criminosos conseguiram fugir do cerco policial, somente um deles acabou preso. O traficante detido tem 20 anos.

No local, os PMs encontraram um fuzil calibre 7,62, uma submetralhadora calibre 9mm, carregadores, munições, porções de maconha, cocaína e crack, além de um celular e R$ 200. A polícia ainda tenta localizar os demais marginais.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ninguém acertou as seis dezenas do Concurso 2.335 da Mega-Sena, sorteadas nesse sábado (16), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. Os números sorteados foram 09, 18, 23, 42, 47 e 49. Acumulada, a Mega-Sena tem previsão de R$ 17 milhões de prêmio para a próxima quarta (20).

A quina teve 91 ganhadores e pagará a cada um R$ 26.442,64. Os 5.286 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ R$ 650,31. As apostas da Mega-Sena podem ser feitas até as 19h do dia do concurso em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

A vacina russa Sputnik V || Foto Yalcin Sonat
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governo baiano ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), no Supremo Tribunal Federal (STF), para que seja permitido à Bahia e aos demais Estados a possibilidade de importar e distribuir vacinas contra Covid sem registro na Anvisa, desde que registradas perante uma Agência Reguladora Regional de Referência. Ainda na ação, a Bahia pede autorização para iniciar a vacinação em seu território, independentemente do início da imunização nacional.

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) alegou haver inconstitucionalidade parcial do Artigo 16 da Medida Provisória nº 1.026/2021, postulando que seja atribuído, de acordo com a Constituição, um caráter puramente exemplificativo ao rol das agências sanitárias ali citadas para admitir a importação e distribuição de vacina que ainda não tenha sido registrada na Anvisa e se houver registro por agência regional de referência certificada pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Solicitou, ainda, medida cautelar até a decisão final da ADIN.

Com isso, caso alguma vacina contra a Covid tenha sido registrada por agência sanitária certificada pela OPAS, como a vacina Sputnik V (Sputnik Vaccine), utilizada na Rússia e Argentina, torna-se dispensável o registro da Anvisa, que deverá autorizar a importação e distribuição. Assim, a desarticulação das ações no âmbito federal não pode impedir que os Estados adotem os meios possíveis para proteger a saúde dos seus cidadãos mediante o fornecimento de vacinas cuja eficácia e segurança estejam adequadamente caracterizadas, conforme critérios científicos e técnicos.

A Bahia já tem um contrato de prioridade para recebimento de até 50 milhões de doses da vacina Sputnik V, que recentemente apresentou  índice de eficácia superior a 90% segundo os testes realizados.

Prefeitura notifica donos de barracas irregulares no litoral norte de Ilhéus || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde ontem (16), Prefeitura de Ilhéus, Marinha do Brasil e 5° Grupamento de Bombeiros Militar (5° GBM) iniciaram trabalho de remoção de barracas irregulares no litoral norte do município. A ação tem participação das secretarias de Serviços Urbanos (Secsurb) e de Meio Ambiente e Urbanismo.

Segundo informa a Prefeitura de Ilhéus, os proprietários das barracas irregulares foram notificados e têm prazo de oito dias para desocupar a área. Na Boca da Barra, segundo o Município, havia invasão de terreno da Marinha.

As equipes notificaram os donos de oito barracas e três imóveis construídos irregularmente em terreno público pertencente à União. A operação continua em andamento e será realizada em outros pontos das orlas norte e sul de Ilhéus.

Resultados das provas serão divulgados no próximo dia 16 || Foto Marcello Casal Jr.
Tempo de leitura: 3 minutos

Milhões de estudantes de todo o país fazem hoje (17) a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os portões serão abertos às 11h30. Os estudantes podem entrar no local de prova até as 13h, no horário de Brasília. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a recomendação é que seja mantido o distanciamento entre as pessoas, mesmo fora dos locais de aplicação.

Quem for diagnosticado com covid-19, ou apresentar sintomas dessa ou de outras doenças infectocontagiosas até o momento do exame, não deverá comparecer ao local de prova e sim entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800-616161. Esses estudantes terão direito a fazer a prova na data de reaplicação do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

As provas começam a ser aplicadas às 13h30min. Neste domingo, os participantes fazem as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação. Os estudantes terão cinco horas e 30 minutos para resolver as questões. A prova termina às 19h.

O QUE LEVAR

Para fazer o exame alguns itens são obrigatórios. Neste ano, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, itens obrigatórios também nos exames anteriores, a máscara de proteção facial passa a integrar essa lista. Os participantes que não estiverem com máscara de proteção facial não poderão ingressar no local de prova. (Veja dicas para este dia clicando no leia mais, abaixo)Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou, neste sábado (16), o segundo maior número de casos de covid-19 em apenas 24 horas. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), foram 5.832 pessoas com resultado positivo para infecção pelo vírus.

No período das últimas 24 horas, o número de recuperados da doença chegou a 3.987. O total de registros superou o contabilizado nesta sexta-feira (15), passando a ocupar o segundo dia com maior número de confirmações em 24 horas desde o início da pandemia.  O recorde do número de casos, dentro de um dia, ocorreu em 22 de julho, quando foram totalizados 6.401 casos.

Segundo a Sesab, o aumento expressivo do número de casos é reflexo, sobretudo, “das festas e aglomerações ocorridas no final do ano e da retomada das notificações por parte de alguns municípios que tiveram as equipes de vigilância reestruturadas devido às novas gestões”. Dos 534.371 casos confirmados desde o início da pandemia, 512.176 já são considerados recuperados e 12.589 encontram-se ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,5%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.671,37), Muniz Ferreira (8.811,64), Conceição do Coité (8.608,06), Itabuna (8.378,55) e Itororó (8.276,91).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 935.870 casos descartados e 131.045 em investigação até as 17 horas de hoje. Na Bahia, 38.561 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

ÓBITOS

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 31 óbitos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.606, representando uma letalidade de 1,80%. Dentre os óbitos, 56,56% ocorreram no sexo masculino e 43,44% no sexo feminino.

Tempo de leitura: 2 minutos

Sabemos que os estudantes que forem aprovados nesse certame não estarão iniciando as aulas presenciais e até mesmo remotas nesse primeiro quadrimestre, logo, deveria o Ministério da Educação tê-lo adiado, deixando-o para ser realizado logo após a aplicação da vacina e a diminuição da curva pandêmica.

Rosivaldo Pinheiro

Estamos num país dividido. Todos os temas acabam sendo politizados sob o manto ideológico que logo despenca à intolerância. Nenhum tema, por mais ou menos relevante ou obviedade que tenha, escapa a essa contaminação, dificultando que a própria sociedade encontre uma saída para os nossos graves problemas. Questões ligadas à pandemia jamais deveriam fazer parte dessa conjuntura, mas acabaram sendo o terreno mais fértil para esse comportamento e manifestação dos grupos antagônicos.

Primeiro, foi incorporado como tábua de salvação para o enfrentamento da covid o uso da cloroquina, atualmente rejeitada e retirada dos debates dos grupos pró-governo federal. Mas o Brasil possui estoque para abastecer as cidades brasileiras por 100 anos, segundo levantamento do portal Metrópoles. Atualmente, ganharam notoriedade as discussões em torno da necessidade da vacinação em massa, tendo clara resistência por parte de alguns segmentos que se deixam pautar pela corrente negacionista, tendo no presidente da República seu principal difusor.

A vacina CoronaVac passou a ser descredenciada e uma rede de informações contrárias sistematicamente socializada, tudo em função da sua origem chinesa e por ser ela divulgada e defendida pelo governador de São Paulo, João Dória, hoje claro desafeto do presidente Bolsonaro, já que eram parceiros políticos unidos pelo ódio ao PT até o segundo turno das eleições o presidenciais em 2018.

Brasileiros e brasileiras que nunca buscaram saber as origens das nossas vacinas (BCG, Poliomielite, Varíola, Sarampo, Gripe etc) passaram a se apropriar do discurso contrário ao seu uso como se fossem verdadeiros infectologistas, estudiosos da sua eficácia e das relações internacionais que cercam a geopolítica.

Os resultados dos testes feitos pelos cientistas do Instituto Butantã foram desmerecidos, e a margem de segurança e eficácia, desconsiderada, por entenderem, os seus detratores, que se trata de um subproduto, colocando a vacina quase como um placebo. Vejam que esses mesmos negacionistas não se opunham ao uso da cloroquina, mesmo após os cientistas comprovarem a sua ineficácia para covid, ficando claro que a manifestação desses grupos visa apenas dar voz à tese patrocinada pelo presidente da República.

Diante de todo esse desencontro de informações, o país já registra mais de 204 mil mortes e uma calamidade humanitária em Manaus, mas nada disso parece ganhar um olhar de maior análise por parte dos seguidores do negacionismo. Neste domingo teremos o Enem, que só será realizado pela falta de sensibilidade do MEC diante desse momento de extrema vulnerabilidade por que passamos no aspecto epidemiológico e, por consequência, os desdobramentos psicológicos por que passam as famílias e parte dos estudantes que farão a prova nessa primeira etapa.

Sabemos que os estudantes que forem aprovados nesse certame não estarão iniciando as aulas presenciais e até mesmo remotas nesse primeiro quadrimestre, logo, deveria o Ministério da Educação tê-lo adiado, deixando-o para ser realizado logo após a aplicação da vacina e a diminuição da curva pandêmica. Resta agora às famílias e aos participantes buscarem cumprir os protocolos necessários e mitigar os riscos das exposições e aglomerações nos locais de prova.

Que a nossa sociedade saia desse divisionismo nocivo à vida e que possamos respirar – literalmente. Para isso, que cheguem as doses das vacinas e a civilidade.

Rosivaldo Pinheiro é economista e especialista em Planejamento de Cidades.

O professor e comunicador Odilon Pinto e dois de seus filhos
Tempo de leitura: 4 minutos

Aos 72 anos, com a diabetes aperreando, morreu vítima de infarto, deixando um legado importante para a comunicação e a educação do Sul da Bahia. Mais um exemplo de vida que nos deixa fora do combinado.

 

Walmir Rosário || wallaw2008@outlook.com

Até parece que foi combinado: Na terça-feira (12) o jornalista Tyrone Perrucho nos deixa aqui neste mundo, e na quarta-feira (13), sem qualquer aviso-prévio, toma o mesmo caminho o radialista, jornalista e professor Odilon Pinto. Além da tristeza e saudade, passo a me considerar um estranho obituarista – função que existe numa redação – essencial para informar os que partem.

Mas como dizia Odilon Pinto: “Rosário, o jornalista é o grande secretário da sociedade, o encarregado de lavrar a ata dos feitos deste mundo, sejam eles bons ou ruins, não importam, têm que ser anotados”. Há alguns anos que não via e nem tinha notícia de Odilon, que há muito se transformou numa pessoa caseira, com o ofício de cuidar da diabetes que lhe acometia e da Língua Portuguesa.

Odilon Pinto era uma artista nato, um homem show, que dedilhava o violão, tocava “sanfona” ou outro tipo de instrumento, amparado por sua voz a cantar músicas de todos gêneros, como já fizera em bandas regionais. A partir dos anos 70, se dedicou às músicas para o homem do campo, como uma extensão do programa De Fazenda em Fazenda, produzido pela Divisão de Comunicação da Ceplac (Dicom).

Narrar, em poucas palavras, a que se prestava o De Fazenda em Fazenda é essencial para conhecermos mais Odilon e sua atuação para agregar todo o pacote tecnológico da Ceplac às fazendas de cacau, convencendo produtores e trabalhadores rurais. Era a comunicação de apoio dos extensionistas, com uma linguagem apropriada para que as práticas agrícolas fossem feitas em sua plenitude. Esse era o nosso mister.

E Odilon chegou à Ceplac com uma bagagem importante: saber se comunicar de forma simples, direta, de igual para igual com os homens que permaneciam no campo e aqueles que se mudaram para a cidade. Esse traquejo vinha da sua larga militância no PCdoB, o que lhe rendeu, além de um grande conhecimento sociológico e antropológico, alguns dissabores, a exemplo do convívio no xadrez por ordem das autoridades militares.

E a necessidade da Ceplac – ainda nos anos de chumbo – e o cabedal de conhecimento de Odilon casaram-se perfeitamente. Com o programa radiofônico em alta, foram aparecendo seus subprodutos, como o “Forró do Mata o Veio” e o programa radiofônico Namoro no Rádio, que encantava a todos. Lembro bem que recebíamos até 700 cartas por semana, correspondências estas enviadas das roças por pessoas pouco alfabetizadas.

E a finalização do De Fazenda em Fazenda era a apoteose com o quadro “Vida na Roça”, tirado das singelas cartas, com toda a verve de Odilon, fazendo com que muitos chorassem. Chegaram as mudanças políticas em nível nacional, eis que a nova direção da Ceplac resolve trocar a veiculação do programa, tirando-o da Rádio Jornal de Itabuna e levando-o para a Rádio Difusora de Itabuna.

Nadando contra a correnteza, Odilon se nega a apresentar o programa na nova emissora e cria o programa Na Fazenda do Odilon, continuando na Rádio Jornal, apesar da ameaça do desemprego. Enquanto isso, continua dando suas aulas de português em diversos colégios de Itabuna, na atual Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Odilon era diplomado em Letras e mestre e doutor em Literatura e Linguística.

Sem perder a simplicidade, continuou apresentando seu programa das 4 às 6h40min, dando aulas nos colégios e universidade, por muitas vezes fazendo esse périplo a pé e de ônibus, numa demonstração de como administrar seu tempo. Volta e meia a diabetes lhe consumia, e ele resolvia tocar o barco pra frente, com mais uma atividade, a exemplo de uma assessoria de comunicação e até ingressar na política.

Esse seu conceito e densidade eleitoral chega aos ouvidos do então candidato a governador Pedro Irujo, que o filia ao PRN e o faz candidato a deputado estadual, com a possibilidade de estar entre os mais votados, conforme as pesquisas. Como não poderia apresentar seus dois programas, substituo-o, mantendo o mesmo estilo, enquanto ele viajava dia e noite para manter o contato com os eleitores.

Disparado nas pesquisas, Odilon comete o pecado de não planejar a famosa boca de urna, e no dia da eleição sai de casa apenas para votar e aguardar a apuração. O resultado não poderia ser dos piores, todas as suas intenções de voto foram providencialmente trocadas nas entradas das cidades, comandadas pelos prefeitos e seus cabos eleitorais, com polpudas ofertas em dinheiro ou outros bens de consumo.

A fragorosa derrota não abalou Odilon, que continuou seu labor no rádio e nas salas de aula. Anos depois, retorna ao seu antigo partido, o PCdoB, porém não se aventura a outra candidatura. E assim esse piauiense tocava sua vida, sem reclamar da sorte, nem mesmo dos períodos em que passou fugitivo trabalhando na zona rural, ou na prisão, onde sofreu todos os tipos de tortura.

Assim como o colega Tyrone Perrucho, Odilon Pinto de Mesquita Filho era agnóstico, mas convivia com as crenças. Sonhava com o delta do Parnaíba, no qual passou parte de sua vida, que levava na esportiva. Numa das nossas muitas viagens, uma delas à Amazônia, não perdia a fleuma em nos acompanhar – a mim e ao fotógrafo Águido Ferreira – nas incursões aos bares e restaurantes, mesmo que tivesse de tomar duas doses de insulina.

Com o tempo, passou a apresentação do programa na Fazenda do Odilon para o filho Rivamar e se dedicou exclusivamente à educação, aos livros e aos artigos que escrevia para o Diário Bahia. Aos 72 anos, com a diabetes aperreando, morreu vítima de infarto, deixando um legado importante para a comunicação e a educação do Sul da Bahia. Mais um exemplo de vida que nos deixa fora do combinado.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado e mantém o blog walmirrosario.blogspot.com.br

Carga de oxigênio chega em unidade médica da capital amazonense
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) enviou ontem (15) denúncia à Organização Mundial de Saúde (OMS) contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Evocando o Regulamento Sanitário Internacional, os socialistas reivindicam que a entidade investigue a crise de abastecimento de oxigênio hospitalar em Manaus. O sistema de saúde da capital do Amazonas entrou em colapso por causa do novo coronavírus.

O partido também pede que a OMS solicite explicação do Brasil a respeito das recomendações de Bolsonaro defendendo o tratamento de pessoas infectadas pelo vírus com cloroquina e ivermectina, medicamentos que não têm eficácia comprovada contra a Covid-19.

Nessa sexta-feira (15), o presidente da República disse que a situação em Manaus é “terrível”, mas isentou a presidência de qualquer responsabilidade. Segundo ele, “o governo fez a sua parte”.

Vacina contra a Covid-19 foi desenvolvida pela fabricante chinesa Sinovac
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Saúde solicitou ontem (15) 6 milhões de doses da CoronaVac ao Instituto Butantan. A vacina está sendo desenvolvida pela instituição em parceria com o laboratório chinês Sinovac e foi solicitada por meio de ofício.

O ministério informou, no documento, que aguarda a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a distribuição para todos os estados ao mesmo tempo.

“Ressaltamos a urgência na imediata entrega do quantitativo contratado e acima mencionado, tendo em vista que este ministério precisa fazer o loteamento para iniciar a logística de distribuição para todos os estados da federação de maneira simultânea e equitativa, conforme cronograma previsto no Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a covid-19, tão logo seja concedido autorização pela agência reguladora, cuja decisão está prevista para domingo, dia 17 de janeiro de 2021”, diz o ofício.

O Instituto Butantan enviou resposta ao ministério informando que entregará a totalidade das doses requeridas e solicita informações sobre o quantitativo que será destinado a São Paulo.

Segundo o instituto, é comum que parte das doses permaneça em São Paulo. Isso ocorre, por exemplo, com a vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe. O Butantan aguarda a confirmação de data e horário sobre o início da campanha de vacinação que ocorrerá simultaneamente em todo o país. Informações da Agência Brasil.

Instituição centenária comunicou decisão por meio das redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Nossa Senhora da Piedade informa que não vai aderir à carreata pela reabertura das escolas, ato previsto para este sábado (16), em Ilhéus. A instituição centenária de ensino enfatizou que prioriza a segurança e o bem-estar de toda a comunidade, apesar dos prejuízos causados pelo distanciamento social, medida de contenção contra a pandemia de Covid-19.

Nessa sexta-feira (15), o Governo da Bahia anunciou a prorrogação do decreto que proíbe shows e aulas presenciais em todo o estado. A proibição segue até 30 de janeiro.

A velocidade de espalhamento do novo coronavírus voltou ao patamar registrado há seis meses. Ontem, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou 5.471 novas infecções, número só superado no dia 22 de julho de 2020. Veja aqui.

Agentes da Dercca realizaram a prisão nessa sexta-feira (15)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis prenderam ontem (15) um homem acusado de estuprar a filha e o filho, de oito e quatro anos, respectivamente, no Engenho Velho da Federação, em Salvador.

Responsável pelo caso, a delegada Érica Guimarães, titular da Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Dercca), informa que uma das vítimas pediu ajuda às mães de duas amigas, em mensagens de telefone, o que deu origem à denúncia feita por familiares na quinta-feira (14).

A menina teria sofrido abusos durante cinco anos, segundo as primeiras informações levantadas pela investigação. A polícia não divulgou o nome do suspeito preso de forma preventiva.