Nas últimas 24 horas, a Bahia registrou 3.041 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.902 recuperados (+0,8%). Dos 537.772 confirmados desde o início da pandemia, 516.078 já são considerados recuperados e 12.056, ativos.
Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,35%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes são Ibirataia (10.704,02), Muniz Ferreira (8.811,64), Conceição do Coité (8.617,07), Itabuna (8.426,86) e Itororó (8.424,10) .
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 937.144 casos descartados e 131.001 em investigação. Na Bahia, 38.607 profissionais da saúde testaram positivo para a Covid-19.
ÓBITOS
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 32 óbitos que ocorreram em diversas datas.
Segundo o Governo do Estado, os registros tardios e o acúmulo de casos resultam da sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.638, representando uma letalidade de 1,79%. Dentre os óbitos, 56,54% ocorreram no sexo masculino e 43,46% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,02% corresponderam a parda, seguidos por branca com 19,38%, preta com 14,68%, amarela com 0,64%, indígena com 0,13% e não há informação em 10,14% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,87%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,60%).
O secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes, considera precipitada a resolução do PT de Itabuna, que decidiu fazer oposição ao prefeito Augusto Castro (PSD). Para o petista, o fato do partido do novo mandatário ser aliado do governo Rui Costa deveria pesar a favor do diálogo local entre as siglas.
“O momento não é de declarar oposição ao governo. O Augusto Castro é do PSD, partido aliado e essencial para o governabilidade na Bahia. Acho que o PT tem que esperar e se colocar à disposição para ajudar o governo”, disse Josias, nesse sábado (16), durante entrevista ao Frequência Política, programa da rádio Difusora de Itabuna.
Um adolescente de 12 anos faleceu após a colisão frontal entre duas lanchas no rio Boipeba, no município de Cairu, na noite desse domingo (17). Além da vítima fatal, três pessoas ficaram feridas.
Segundo o tio do garoto, Luciano Freitas, ele, o menino e a filha passeavam quando foram surpreendidos por outra lancha, que estava com os faróis apagados. Cíntia de Jesus Freitas, 20 anos, a filha de Luciano, ficou muito machucada e foi levada para o Hospital de Base de Itabuna, com quadro de saúde estável.
Ainda não identificado, o homem que pilotava a outra embarcação também foi encaminhado para o Base, em estado grave.
De acordo com a Marinha, que foi consultada pelo G1, uma das lanchas é inscrita na Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) como “Olivence VI”. A outra não tem inscrição nem nome. A Capitania dos Portos abriu inquérito para investigar o caso.
A equipe de salva-vidas que socorreu um homem na Praia do Cururupe, em Ilhéus, não tinha ambu, aparelho de ventilação mecânica usado para reanimar vítimas de parada respiratória. Morador do município de Una, Leandro Silva Costa, de 38 anos, faleceu no local. Responsável pelos salvamentos nas praias, a prefeitura ainda não se manifestou sobre o caso.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um salva-vidas tentou reanimar a vítima. Ele usou uma máscara pocket para fazer a respiração boca a boca em Leandro, mas não conseguiu reanimá-lo. Essa máscara costuma ser utilizada junto com o ambu.
Na última sexta-feira (15), o PIMENTA veiculou matéria com reclamação de salva-vidas do município que cobram equipamentos de trabalho à Prefeitura de Ilhéus. O ambu foi citado. Como informamos na ocasião, seu uso é mais recomendável nesses tempos de pandemia de Covid-19, pois substitui o método de respiração boca a boca e, portanto, evita a exposição dos socorristas ao risco de contágio pelo novo coronavírus.
Ilhéus está entre os municípios baianos que devem receber os primeiros lotes da vacina contra a Covid-19 na noite desta segunda-feira (18), conforme previsão do Governo da Bahia. De acordo com o plano preliminar divulgado pela prefeitura, o município pretende imunizar 42.072 pessoas nas quatro fases iniciais da vacinação.
A primeira fase vai abranger os profissionais de saúde, indígenas e pessoas com 75 anos ou mais, além dos idosos que vivem em abrigos ou outras instituições.
Na segunda, entrarão as pessoas de 70 a 74 anos, de 65 a 69 anos e de 60 a 64 anos. A terceira etapa vai imunizar portadores de doenças que tendem a agravar quadros de infecção pelo novo coronavírus, a exemplo de diabéticos e cardiopatas.
A quarta etapa alcançará professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.
O lote da vacina CoronaVac destinado à Bahia vai chegar às 18 horas em Salvador, no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, com 376 mil doses.
Como o número de imunizantes disponíveis passa longe de atender a demanda do estado, não há previsão de quando Ilhéus vai ter as doses necessárias para as quatro fases do plano municipal.
A Caixa Econômica Federal liberou hoje (18) as operações de saques e transferências de parcelas do auxílio emergencial para 3,4 milhões de pessoas nascidas em agosto.
Esses beneficiários tiveram o dinheiro creditado na poupança social digital nos ciclos 5 e 6 de pagamentos do programa, no total de R$ 2,4 bilhões. Agora, quem ainda tiver recursos na conta poderá sacar nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou mesmo nas agências.
Para o saque em espécie, é preciso fazer o login no aplicativo Caixa Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora.
Também é possível movimentar ou transferir os recursos para contas em outros bancos por meio do aplicativo Caixa Tem. Além disso, o usuário tem a opção de fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas.
O calendário do auxílio emergencial foi organizado em seis ciclos de crédito em conta poupança social digital e de saque em espécie, de acordo com o mês de nascimento. Em dezembro, a Caixa encerrou a etapa de pagamentos em conta. Já a liberação das operações de transferências e saques segue até 27 de janeiro.
Informações da Agência Brasil.
As primeiras doses da vacina Coronavac devem chegar em solo baiano por volta das 18h desta segunda-feira (18). Foram encaminhadas ao estado 376.600 doses do imunizante, que será utilizado para vacinar cerca de 180 mil pessoas. Nesta fase serão vacinados profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.
Assim que chegarem à Bahia, as doses da vacina serão levadas para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia. O local foi escolhido como ponto de guarda do imunizante e onde foi montada, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), uma sala de refrigeração para abrigar as doses. A depender do horário da chegada, a estimativa é de que as vacinas permaneçam nesta sala por aproximadamente três horas.
Após a chegada na sede do Graer será iniciado o processo de separação e distribuição para os 417 municípios baianos. Segundo a Sesab, cerca de 45 mil doses serão disponibilizadas para a capital baiana e, por motivo de segurança, a quantidade das doses que serão destinadas aos demais municípios não será divulgada.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, é possível que o primeiro cidadão baiano seja vacinado ainda hoje, e deve ser um homem ou mulher que vive em uma instituição de longa permanência.
“Após as primeiras vacinas chegarem a Bahia, nossa expectativa é que num período de 12 horas todas as doses estejam distribuídas para os municípios do estado, e no prazo de 24 horas após possamos iniciar a vacinação”, explicou o secretário.
Ainda segundo o secretário, caso as vacinas cheguem no horário previsto, à noite, a distribuição será iniciada com o uso de aeronaves para aqueles municípios que possuem pista de pouso com balizamento noturno. Outra parte será enviada em caminhões e caminhonetes com escolta da Polícia Militar.Leia Mais
A direção do Colégio Vitória, em Ilhéus, informou que mesmo considerando estar preparada para retorno às aulas na pandemia, assegura que cumprirá a determinação do governo do Estado, que manteve em vigor o decreto, agora, prorrogado até 30 de janeiro, proibindo aulas presenciais em toda a Bahia. O colégio não participou da carreata do último sábado.
Segundo a diretora Ana Carolina Melo, a instituição está pronta para voltar. Ana Melo lembrou que o colégio não participou do movimento nacional – que contou com alguma adesão em Ilhéus-, promovido em forma de carreata, no último sábado, defendendo a reabertura das escolas particulares.
REUNIÃO
proprietários e dirigentes das escolas particulares de Ilhéus foram convidados a participar de uma reunião com a secretária municipal de Educação, professora Eliane Oliveira da Silva. A reunião está prevista para esta terça-feira (19), às 15h. O encontro é para debater a situação das escolas privadas de Ilhéus. A reunião acontecerá no auditório do Centro Administrativo, localizado no bairro da Conquista.
“A educação infantil passa por uma situação extremamente difícil e o Colégio Vitória é solidário com todas as empresas e instituições irmãs quanto a esta dificuldade, uma vez que as atividades presenciais estão suspensas, mas não concordamos com o tipo de mobilização realizada com a carreata, no sábado”, afirmou, destacando que, numa pesquisa interna realizada pelo colégio, a maioria dos pais do Vitória é, neste momento, contrária ao retorno presencial.
“Estamos vivemos um momento grave, que reverbera de forma extremamente triste na região norte do Brasil. Não podemos, neste momento, nos ilhar”, afirmou Ana Carolina Melo, para, em seguida, afirmar que este é um momento de colaboração, de estar juntos. “É um momento de pesar e tristeza para todos. Diariamente, temos notícias de familiares vítimas da Covid, de pessoas com a saúde mental seriamente abalada”. Segundo a diretora do Colégio Vitória, as matrículas da instituição seguem abertas e a equipe técnica está pronta para iniciar o processo pedagógico com todas as possibilidades de controle, planejamento e articulação.
Os órgãos de saúde e da segurança pública da Bahia estão de plantão no aguardo da chegada do primeiro lote de vacinas contra a covid-19, em Salvador, afirmou o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. O lote de vacina será levado do aeroporto da capital baiana para a base do Grupamento Aéreo (Graer), também em Salvador.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a distribuição para os 417 municípios baianos começará assim que as doses estiverem em solo baiano, independentemente da hora que for. O Ministério da Saúde informou que a chegada do lote de vacinas está prevista para as 18h. Vilas-Boas também afirma que a Bahia tem condições de iniciar a vacinação contra o coronavírus nesta terça-feira (19) nas cidades-polo.
A Assembleia Legislativa da Bahia não entrará em recesso legislativo, por acordo entre as bancadas da maioria e da minoria, a partir de sugestão do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal. A decisão foi tomada oficialmente hoje (18), durante sessão virtual que votou e aprovou, em segundo turno, o orçamento estadual para 2021, com os votos contrários da bancada de oposição e do deputado Hilton Coelho (PSOL).
O Projeto de Lei nº 23.995/2020 estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2021 no montante de R$ 49 bilhões 303 milhões e 56 mil. “Mais uma vez, os 63 deputados da ALBA demonstram o seu espírito republicano ao dispensar o recesso legislativo, para que a Casa esteja aberta para qualquer ação emergencial – projetos de lei e decretos legislativos – de combate à pandemia da Covid-19″.
Na sessão virtual também foram aprovados quatro decretos legislativos municipais requerendo o reconhecimento do “estado de calamidade pública” em razão da pandemia da Covid-19: um de solicitação do Governo do Estado; um da Prefeitura de Salvador e dois dos municípios de Jucuruçu e Nova Viçosa.
A sessão de encerramento do mandato do deputado Nelson Leal na presidência da ALBA está inicialmente prevista para o próximo dia 28, quando serão votados os novos decretos legislativos para os demais municípios da Bahia.
“Quero lembrar que não se trata de revalidação dos decretos anteriores, até porque muitos municípios têm novos prefeitos desde o dia primeiro de janeiro. As Prefeituras têm que se movimentar, porque elas precisam apresentar novos pedidos municipais de reconhecimento do estado de calamidade, que serão apreciados pela ALBA o mais rápido possível”, explica o chefe do Legislativo estadual.
Um homem morreu afogado, na tarde de domingo (17), na Praia do Cururupe, na zona sul de Ilhéus. A vítima foi identificada como Leandro Silva Costa, de 38 anos, que estava comercializando mariscos na praia e decidiu dar um mergulho.
Morador de Una, Leandro Silva ainda chegou a ser socorrido, mas acabou morrendo na beira da praia. O corpo do rapaz foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus (DPT) e deve ser enterrado no cemitério de Una, nesta segunda-feira (18).
O primeiro lote de vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19) chegará à Bahia por volta das 19 horas desta segunda-feira (18), segundo informou, há pouco, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. A estimativa é de que a Bahia receba lote com 319.520 doses da Coronavac hoje.
Segundo ele, a distribuição do imunizante aos 417 municípios começará em até 12 horas depois do desembarque em solo baiano. De acordo com o secretário, a vacinação deverá começar na próxima quarta (20). No Brasil, a Coronavac é produzida pela chinesa Sinovac e o Instituto Butantan.
Ontem (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas Coronavac e Astrazeneca no país. As doses já podem ser distribuídas por todo o país.
Ainda ontem, uma enfermeira de São Paulo foi a primeira pessoa brasileira a ser vacinada contra o vírus após a liberação por parte da Anvisa.
Há pouco, o governador da Bahia, Rui Costa, usou as redes sociais para celebrar o aniversário dele no dia da chegada da vacina contra a covid-19.
– Hoje, quero comemorar meu aniversário com a chegada da vacina à Bahia! Chego aos 58 anos com muita esperança e vontade de trabalhar para vencer a guerra contra a Covid-19. Estamos prontos para receber as primeiras doses ainda hoje e iniciar a distribuição às 417 cidades baianas – escreveu no Twitter.
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 fechou com a maior abstenção da história. Dos 5.523.029 inscritos, 2.842.332 faltaram às provas, percentual de abstenção de 51,5%, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O segundo maior percentual foi registrado em 2009, quando 37% não fizeram prova no primeiro dia.
Foram eliminados do exame 2.967 candidatos por não respeitarem as regras do Enem, entre elas, não cumprirem as medidas de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus, como usar máscara cobrindo a boca e o nariz durante toda a aplicação.
Ao todo, 69 participantes foram afetados por questões logísticas, como emergências médicas, falta de energia elétrica, entre outros. Os dados tanto de presença, quanto das eliminações, segundo o presidente do Inep, são preliminares.
CANDIDATOS COM SINTOMAS
Nesta edição, por causa da pandemia do novo coronavírus, participantes que apresentassem sintomas da covid-19 ou de outras doenças infectocontagiosas não deveriam comparecer ao exame. Esses participantes podem acionar o Inep e solicitar a reaplicação, que será nos dias 23 e 24 de fevereiro. Até o momento, 10.171 participantes pediram reaplicação. Desse total, o Inep aceitou o pedido de 8.180.
Quem apresentou sintomas ontem (17) ou no sábado (16), pode solicitar a reaplicação, mediante a apresentação de laudo médico e documentos comprobatórios no período de 25 a 29 de janeiro.
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, explica que a partir desta segunda (18), os participantes que apresentarem sintomas devem notificar o Inep e, mesmo que tenham feito a prova no primeiro dia, não devem comparecer ao segundo dia de aplicação, que será no próximo domingo (24). Eles terão direito a reaplicação. Redação com Agência Brasil.
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, neste final de semana, a doação de um microscópio neurocirúrgico, avaliado em R$ 803.572.00, um arco cirúrgico ortopédico no valor de R$ 269 mil e um USG portátil no valor de R$ 100 mil ao Hospital de Base de Itabuna. No total, o governo baiano investe R$ 1.172.572.00 em equipamentos para o hospital público municipal itanunense.
Para o prefeito Augusto Castro, a doação dos equipamentos representa um maior apoio da Sesab aos esforços que a administração pública empreende para solucionar os problemas do atendimento na média e alta complexidade aos pacientes de Itabuna e dos 120 municípios pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O secretário Fábio Vilas-Boas [titular da SESAB] se mostrou parceiro e disse confiar no nosso propósito”, afirmou o prefeito de Itabuna.
Há uma semana, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, visitou o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e o Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, depois de fazer visita de inspeção técnica às unidades de saúde de Ilhéus. Durante a visita ao Hospital de Base, conversou com o diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde Itabuna (Dado), Eduardo Kowalski. Depois, em Salvador, recebeu a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e sua equipe técnica.
Ao agradecer a visita de Vilas-Boas, Augusto Castro disse que Itabuna vai dar um salto de qualidade na média e alta complexidade com o apoio do Governo do Estado, na atenção básica e na criação de um Setor de Traumas no Hospital de Base. “Vamos unificar forças na atenção básica e especializada, com Itabuna avançando na área de trauma e fortalecendo a nefrologia, neurologia e cardiologia, enquanto Ilhéus será referência regional para a obstetrícia de alto risco, atendendo gestantes de toda a região”.
Mais de 3 mil novos casos de covid-19 foram registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) nas últimas 24 horas em toda a Bahia. Segundo a Sesab, foram 3.041 casos confirmados e, em igual período, 3.902 recuperados da doença até as 17 horas deste domingo (17).
Dos 537.772 casos confirmados desde o início da pandemia, 516.078 já são considerados recuperados e 12.056 encontram-se ativos (isolados ou internados). Desde março do ano passado, a covid-19 provocou 9.638, 32 deles somente nas últimas 24 horas.
Os mais de 537 mil casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,35%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.704,02), Muniz Ferreira (8.811,64), Conceição do Coité (8.617,07), Itabuna (8.426,86) e Itororó (8.424,10).
LEITOS DE UTI
A Bahia possui, hoje, mais de 1,2 mil pessoas internadas devido a complicações provocadas pela covid-19. Do total, 734 estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que representa 72% de ocupação dos leitos destinados aos pacientes com quadro grave. O sul da Bahia é a região do Estado que apresenta maior percentual de ocupação de leitos de UTI Covid-19, 92%, seguido por centro-norte (85%) e sudoeste (81%), conforme dados da Sesab.
























