ITABUNA: IDOSA DE 88 ANOS PROVA QUE ESTÁ VIVA, MAS INSS MANTÉM CORTE DE BENEFÍCIO

ASSOCIADOS DO GRAPIÚNA RECORREM AO MP-BA PARA BARRAR ELEIÇÃO-RELÂMPAGO NO CLUBE

BAHIA DESOBRIGARÁ USO DE MÁSCARA QUANDO TIVER MENOS DE 1.000 CASOS ATIVOS DE COVID-19

ILHÉUS E ITABUNA REGISTRAM ALTA NO PREÇO DA CESTA BÁSICA

PASTILHAS DE FREIO: SAIBA QUANDO TROCÁ-LAS

TCM-BA APROVA CONTAS DE 2020 DA PREFEITURA DE UNA

PSB FORMALIZA INDICAÇÃO DE ALCKMIN A VICE DE LULA

AUGUSTO DIZ QUE ITABUNA FARÁ MAIOR FESTA DE SÃO PEDRO DA BAHIA

ROBERTO SOARES ASSUME CENTRO DE CONVENÇÕES DE ILHÉUS

Bahia tem acordo preliminar com fabricante russa || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) anunciou que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) vai apresentar ação ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o governo baiano seja autorizado a comprar diretamente a Sputnik V, vacina contra a Covid-19 desenvolvida na Rússia. O anúncio foi feito pelo governador em redes sociais nesta sexta (15).

A Bahia e a fabricante russa já assinaram acordo de cooperação para o fornecimento de até 50 milhões de doses. “Não podemos assistir passivamente baianos e brasileiros morrendo diariamente diante da incapacidade do Governo Federal. Se eles não têm capacidade de fazer nada, melhor que peçam demissão ou renunciem. O povo brasileiro não merece ser maltratado e humilhado. Precisamos reagir!”, exclamou o petista.

Itabuna registra 371 mortes por Covid-19.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registrou mais três óbitos de pessoas que estavam internadas e que testaram positivo para o novo coronavírus. Com isso,  a quantidade de mortes saltou de 368 para 371 na quinta-feira (14).  O número de casos também não para de crescer, passou de 17.375 para 17.432.

O município do sul da Bahia tem  36 pacientes positivados internados, sendo que 22 em Unidade de Terapia  Intensiva (UTI) e 14 m leitos de enfermaria (clínicos). Há ainda  587 casos ativos (pacientes com vírus) e 16.474 curados da doença.

Incidente aconteceu perto da obra de cobertura do canal (a primeira foto é imagem de arquivo)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Registrado na manhã desta sexta-feira (15) chuvosa em Ilhéus, o vídeo abaixo mostra o chão cedendo perto da obra de cobertura do canal do Malhado.

Estacionado muito próximo da área de isolamento, um carro quase foi tragado pelo buraco e ficou com as rodas traseiras suspensas.

Confira.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os últimos acontecimentos revelam que nada será como antes no uso das mídias na política e quem quiser se eleger, terá que se adaptar.

Andreyver Lima || andreyver@gmail.com

Nesta semana o Whatsapp surpreendeu, quando fez um anúncio dando um prazo aos usuários para aceitar ou não os novos termos de privacidade. Ou seja, quem não aceitar até lá, é convidado a apagar o aplicativo.

Em 2014, quando comprado pelo Facebook, o aplicativo fez uma grande revisão e atualizou os termos de uso, compartilhando dados como localização e contatos. O debate sobre quando e como as redes sociais podem utilizar nossos dados está só começando.

Sem dúvida, as plataformas de mídias sociais podem desestabilizar países e tanto poder na mão de empresas representa um sério risco para a democracia. Entretanto, a presença digital nunca foi tão importante para o sucesso de comunicação de uma marca ou figura pública.

Como exemplos do bom uso da presença digital na política temos Barack Obama, Trump e Bolsonaro. O fato é que os dois últimos souberam utilizar a linguagem dos memes, do Twitter e Whatsapp muito antes de outras vertentes políticas se apropriarem.

Os memes são peças de comunicação da internet com poder de síntese. Uma frase ou imagem pode representar mensagens e ideias. Um artigo, por exemplo, não tem como competir com o efeito viral do meme. Daí, o motivo das fake news invadirem os celulares.

Os últimos acontecimentos revelam que nada será como antes no uso das mídias na política e quem quiser se eleger, terá que se adaptar.

O fato das redes sociais banirem Trump, após convocar grupos em direção ao Capitólio, pode indicar que muita coisa anda mudando na internet e na política.

Andreyver Lima é comentarista político no Jornal Interativa News 93,7FM e editor do site sejailimitado.com.br
Tempo de leitura: 2 minutos

Carlos Ernani, Vável Andrade, Ronaldo Netto e Wandick fundaram hospital

Há 25 anos, quatro médicos oftalmologistas – Carlos Ernani, Ronaldo Netto, Wandick Rosa e Vável Andrade, apaixonados pela profissão e por Itabuna, decidiram fundar uma clínica que servisse como referência em qualidade dos serviços e responsabilidade social. Criaram a Clínica de Olhos de Itabuna, que posteriormente se tornou Hospital de Olhos Beira Rio e mais recentemente o Hospital Beira Rio. O empreendimento completa um quarto de século nesta semana.

Encarar e superar desafios, unidos, sempre foi uma marca dos quatro médicos sócio-fundadores do Hospital. Ao longo desses anos, o Hospital Beira Rio vem passando por um processo permanente de modernização e capacitação de seu corpo clínico e colaboradores, sempre com foco no atendimento de qualidade aos pacientes.

Atualmente o Hospital Beira Rio possui uma estrutura completa que oferece serviços considerados de excelência em todas as áreas da oftalmologia e um moderno Day Hospital, com capacidade para realizar cirurgias de todas as especialidades médicas, de baixa e média complexidades.

A excelência dos serviços prestados pelo Hospital Beira Rio foi reconhecida com a conquista do ISO 9001, um selo de qualidade, sustentabilidade e responsabilidade social. O envolvimento com a sociedade sempre foi prioridade e uma importante ação do Hospital Beira Rio é a realização anual, em parceria com a ONG Unidos pelo Diabetes, do Mutirão do Diabetes de Itabuna, coordenado pelo médico Rafael Andrade. O Mutirão é considerado o maior evento de tratamento e prevenção da doença no Brasil.

Hospital Beira Rio foi fundado por 4 oftalmologistas

MEDIDAS PREVENTIVAS NA PANDEMIA

Em função da pandemia da Covid 19, o Hospital Beira Rio adotou uma série de protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde, como adequação e higienização permanente dos espaços de circulação, consultórios e salas de cirurgia, sinalização para distanciamento, dispensers com álcool em gel e treinamento dos colaboradores, além de atendimento aos pacientes com hora marcada.

Hoje, o corpo clínico do Hospital Beira Rio conta com mais de 20 médicos, incluindo as novas gerações dos sócios-fundadores. A Superintendência Médica é assinada por Rafael Andrade ,que possui trajetória profissional reconhecida internacionalmente, mas que decidiu manter suas raízes no sul da Bahia. Filho de Vável Andrade, faz parte do processo de renovação do Hospital, mantendo a chama empreendedora dos fundadores.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 4.113 casos de novo coronavírus. Do total de 523.068 infectados desde o início da pandemia, 505.398 são considerados recuperados e 8.127 encontram-se ativos.

Os casos confirmados de Covid-19 ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,35%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.586,47), Muniz Ferreira (8.690,38), Conceição do Coité (8.569,03), Itabuna (8.234,10) e Jucuruçu (8.174,45).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 927.920 casos descartados e 130.682 em investigação. Do total de casos confirmados na Bahia, 38.227 são profissionais da saúde.

ÓBITOS

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 31 óbitos que ocorreram várias datas. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.543, o que representa uma letalidade de 1,82%. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,94%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,68%).

Indústria baiana lidera crescimento
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na passagem de outubro para novembro, a produção industrial apresentou alta em 10 dos 15 locais analisados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM-Regional). O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostra que a Bahia foi o estado que apresentou o melhor resultado, com crescimento de 4,9%.

A indústria no estado nordestino voltou a crescer após recuar em outubro (-0,1%), sendo a terceira influência positiva no resultado geral, além de maior taxa no absoluto. “Esse aumento em novembro na Bahia foi impulsionado pelo resultado do setor de celulose e do setor de bebidas”, afirma o gerente da pesquisa, Bernardo Almeida. A Bahia é seguida por Rio Grande do Sul (3,8%) e Amazonas (3,4%).

A pesquisa do IBGE mostra também que oito localidades superaram o patamar de fevereiro, período anterior à pandemia: Amazonas (14,9%), Santa Catarina (9,5%), Ceará (7,5%), Minas Gerais (6,2%), São Paulo (6%), Paraná (5,9%), Rio Grande do Sul (5,2%) e Pernambuco (1,8%).

Vans são usadas como alternativa à paralisação dos ônibus do transporte público
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em Itabuna, o transporte público operado temporariamente por vans escolares vai ganhar reforço nesse domingo (17), primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), conforme a prefeitura.

De acordo com o plano, que é uma alternativa à paralisação do transporte coletivo tradicional, 72 vans rodarão no dia da prova, a partir das 10h, entre os bairros e o Centro.

A segunda etapa do ENEM está marcada para o dia 24 de janeiro, também um domingo. Até lá, a prefeitura corre para dar início à operação emergencial do transporte público, medida anunciada ontem (14) pelo prefeito Augusto Castro (PSD).

Tandick apresentou projeto para viabilizar fiscalização independente do poder público
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Projeto de Lei 001/2021 regulamenta a Lei Orgânica do Município para estimular o controle social dos atos poder público em Ilhéus. Apresentada pelo vereador Tandick Resende Júnior (PTB) no dia 4 de janeiro, a proposta cria instrumentos formais para que os cidadãos auxiliem os vereadores na fiscalização da prefeitura e da própria câmara municipal.

Com a controladoria popular exercida por meio de associações independentes, explica Tandick, qualquer cidadão ilheense poderá fiscalizar e questionar atos e contratos do município. “Com essa medida, teremos uma grande arma contra a corrupção e o mau uso do dinheiro público”, justifica.

Acesse o projeto aqui.

Convocados deverão se apresentar no auditório da Secretaria de Saúde, entre os dias 18 de janeiro e 5 de fevereiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por meio da Secretaria de Gestão e Tecnologia, a Prefeitura de Ilhéus convocou todos os ex-servidores aposentados, os que recebem complementação e pensionistas para o recadastramento pessoal e obrigatório.

Os convocados deverão ir ao auditório da Secretaria de Saúde, que fica na rua Araújo Pinho, no Centro, entre os dias 18 de janeiro e 5 de fevereiro. O atendimento vai funcionar de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18 horas.

No ato, vai ser necessário apresentar cópia e originais de: RG, CPF, comprovante de residência atualizado (últimos três meses) e extrato do benefício do INSS.

Em caso de doença grave, impossibilidade de locomoção ou ausência do domicílio, o recadastramento poderá ser realizado por procuração específica (com firma reconhecida e registro em cartório).

De acordo com a prefeitura, o recadastramento é obrigatório para evitar a suspensão dos pagamentos no mês seguinte ao final do prazo estabelecido.

Para Rodrigo Cardoso, decisão do Banco do Brasil faz parte de uma política nacional de enfraquecimento da empresa
Tempo de leitura: 2 minutos

Na última segunda-feira (11), a direção nacional do Banco do Brasil (BB) anunciou que vai encerrar as atividades de 112 agências do país. Localizada no Centro de Ilhéus, a agência Gabriela está nessa lista, informa o presidente do Sindicato dos Bancários no município, Rodrigo Cardoso, que lidera iniciativa contra o fechamento da unidade.

Ontem (13), Rodrigo e o vereador Claudio Magalhães (PC do B) solicitaram que o presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Moraes (PSD), busque o apoio institucional da Casa para que, ao invés de fechada, a Gabriela seja transferida para a zona sul ilheense, que não tem nenhuma agência bancária.

Outros municípios do Sul da Bahia, como Ibicaraí, Ubaitaba e Uruçuca, também vão perder unidades do BB. No anúncio feito a investidores, o Banco do Brasil informou que o encolhimento da sua presença física no país e o plano de demissão voluntária de cinco mil funcionários fazem parte da estratégia da empresa para se alinhar ao comportamento dos clientes, que desejam maior acesso às soluções digitais para os serviços como alternativa ao atendimento presencial.

Em conversa com o PIMENTA nessa quinta-feira (15), Rodrigo concordou que existe uma busca cada vez maior pelos recursos digitais. Contudo, “infelizmente, a direção do BB tenta acelerar essa tendência de forma artificial, diminuindo o quadro de funcionários para dificultar o acesso dos clientes às agências”, criticou.

Também ponderou que essa é uma tendência de todo o mercado, no entanto, por ser uma instituição de capital misto (público e privado), o banco “precisa se movimentar de acordo com o que é importante para o desenvolvimento do país e para a população”. Para Cardoso, essa importância é muito clara nos municípios pequenos e em determinadas regiões de cidades maiores, como no caso do bairro São Caetano, em Itabuna, que também vai perder sua agência do Banco do Brasil.

Perguntamos ao líder sindical se houve reação mais robusta ao encerramento da fabricação dos veículos da Ford no país do que ao anúncio do banco. Na opinião dele, “o peso é realmente maior”, porque a multinacional adotou medida drástica, mesmo atuando há mais de um século no país. Já o Banco do Brasil é alvo de “uma fragilização paulatina, que vai enfraquecendo o banco aos poucos, dificultando as condições de exercer o seu papel público, para facilitar o desejo expresso pelo ministro Paulo Guedes de vender essa importante empresa”.

Apesar da diferença, avaliou que a repercussão ao anúncio do BB também foi grande. “Tanto que levou à demissão do presidente do banco, que mal tinha chegado a esquentar a cadeira. O que, infelizmente, demonstra mais uma vez a falta de visão de país por parte do Governo Federal”.

Na tarde de hoje, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou que pediu a Guedes a demissão de André Brandão da presidência do Banco do Brasil.

Promotores de Justiça querem detalhes do plano estadual para a volta do ensino nas escolas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na terça-feira (12), promotores de Justiça se reuniram com representantes das Secretarias de Educação (SEC) e de Saúde (Sesab) do Estado da Bahia. Em pauta, o andamento dos planos de ação sanitário e pedagógico para a retomada da oferta de ensino no estado. Ontem (13), o Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Coronavírus (GT Coronavírus) do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) encaminhou ofícios à SEC e à Sesab solicitando informações que ficaram pendentes na apresentação dos planos realizada durante a reunião.

Segundo o GT, o direito à educação deve ser garantido, independentemente da decisão administrativa que for tomada quanto ao modo de realização das aulas, considerando-se também as condições dadas pelo quadro epidemiológico e as medidas de segurança sanitária.

Em caso de possível decisão pela retomada das aulas presenciais, ainda que em formato híbrido, o GT solicitou à SEC a relação das escolas que já estejam fisicamente ajustadas para eventual retorno, discriminadas por município; o planejamento para atendimento dos alunos das unidades escolares que não foram ou possam ser adaptadas; a Nota Técnica mencionada no plano e seu cronograma.Leia Mais

Romero alerta para novo pico de covid-19 em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O médico infectologista Fernando Romero, da Santa Casa de Misericórdia, afirma que Itabuna pode atingir, novamente, nos próximos 15 dias, o pico de casos de novo coronavírus registrado ano passado. Segundo ele, a tendência para os próximos dias é de crescimento continuado na quantidade de infectados e internados em hospitais do sul da Bahia.

Embora a quantidade de casos confirmados de novo coronavírus já seja alta hoje, destaca o médico, Itabuna ainda não está vivendo o pior momento da pandemia neste ano. “Talvez, em duas semanas estejamos vivendo situação similar a registrada entre final de maio e o início do segundo semestre de 2020”, afirma o médico.

Itabuna não está numa segunda “onda” da doença, na avaliação do infectologista, mas a continuidade da pandemia do ano passado, pois o Hospital Calixto Midlej Filho nunca deixou atender pacientes positivados para a Covid-19. “O que houve foi uma queda acentuada no número de infectados no terceiro trimestre do ano passado, mas essa redução foi por um curto período de tempo”, relata.

HOUVE RELAXAMENTO

O número de casos voltou a crescer, diz Romero, porque as pessoas relaxaram com as medidas de segurança. “Voltaram a aglomerar, deixaram de usar máscara e adotar outros cuidados. Esse relaxamento não pode acontecer. Quando isso ocorre, é certo que vai aumentar o número de infectados. Quem relaxa quase sempre são pessoas mais jovens, sem comorbidades, que acabam se contaminando e infectando pessoas em idade avançada e que quase sempre tem o seu quadro agravado”, observa.

VACINAÇÃO TERÁ RESULTADO POSITIVO

Fernando Romero recomenda às pessoas não deixarem de se vacinar por causa de fakes news e das informações desencontradas. Ele explica que, se o índice médio de eficiência da vacina contra a Covid-19 for na faixa dos 50%, já vale muito a pena a imunização. “O resultado será muito positivo. É preciso que as pessoas sejam imunizadas para que o vírus seja controlado”.

Para quem ainda tem dúvida da eficácia dos imunizantes contra a Covid-19, o médico usa o exemplo de vacinas contra o vírus Influenza, que têm taxa entre 40 e 60% de eficácia, mas apresentam resultados altamente positivos para a população. “A vacina do coronavírus está neste patamar. A grande sacada da vacina é a imunidade de rebanho. Ou seja, quanto mais pessoas imunes, com menos capacidade de ficarem infectadas, haverá menos transmissão do vírus”.

De acordo com o médico, com a população imunizada, poderiam ser retomadas todas as atividades com menos riscos das pessoas ficarem em estado grave. “Facilitaria a reabertura de comércio, escolas e retomada a produção de 100% na indústria. A imunidade de rebanho possibilitará a volta de uma vida normal”.

Aumento de óbitos é consequência da pandemia provocada pelo novo coronavírus
Tempo de leitura: 2 minutos

A pandemia causada pelo novo coronavírus aumentou em 34,6% os óbitos por doenças respiratórias na Bahia, que passaram de 20.862 para 28.096 na comparação entre 2019 e 2020. A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) explodiu, registrando crescimento de 386%, seguida pelas de Causas Indeterminadas (19,6%).

Os dados do Portal da Transparência, plataforma administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), mostram que as mortes registradas pelos Cartórios da Bahia em 2020 totalizaram 89.756.

O número de óbitos em 2020 pode aumentar ainda mais, assim como a variação da média anual, uma vez que os prazos para registros chegam a prever um intervalo de até 15 dias entre o falecimento e o lançamento da informação no Portal da Transparência. Além disso, alguns Estados brasileiros expandiram o prazo legal para registro de óbito em razão da situação de emergência causada pela COVID-19.

MORTES EM CASA DISPARAM

O receio de frequentar hospitais ou mesmo realizar tratamentos de rotina durante a pandemia, assim como a falta de leitos em momentos críticos da COVID-19 no Brasil, fez com que o número de mortes em domicílio disparasse no estado da Bahia quando se comparam os anos de 2019 e de 2020, registrando um aumento de 20,9%.

As mortes por Causas Respiratórias fora de hospitais cresceram 20,9%, sendo que novamente a SRAG foi a que registrou a maior variação, 86%. Também cresceram os óbitos por Septicemia (28%) e Causas Indeterminadas (72%). Os registros de óbitos, feitos com base nos atestados assinados pelos médicos, apontam que 428 baianos morreram de COVID-19 em suas casas.Leia Mais

Jerônimo: adiamento de provas do Enem
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por meio de ofício, o secretário estadual de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, reiterou pedido de adiamento da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira das provas está prevista para o próximo domingo (17). O ofício do secretário foi encaminhado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Segundo o Ofício, assinado pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, “a reiteração deste pedido se baseia no direito à vida, visto como paradigma técnico para as operações que envolvem escolas, governos, famílias e formação de pessoas. Por isso mesmo qualquer ato, evento ou episódio deve ser levado em conta esse direito essencial. ”

Ainda no documento, a SEC destaca que os protocolos enviados pelo INEP em Ofício, referente à primeira solicitação, são necessários, “mas insuficientes para as especificidades do caso em tela: o deslocamento dos inscritos, de mais de 256 municípios, do total de 417 municípios da Bahia, para os 161 onde serão aplicadas as provas; o contato entre participantes nos minutos que antecedem o início das provas; as salas que terão um número de estudantes acima de manter a capacidade de manter o distanciamento necessário; associada ao receio de contaminação das diversas famílias e estudantes”.