A Bahia registrou 3.094 casos de covid-19, 2.111 recuperados e 32 óbitos. Dos 518.955 casos confirmados desde o início da pandemia, 501.688 já são considerados recuperados e 7.755 encontram-se ativos.
Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,35%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram, até aqui, Ibirataia (10.573,41), Muniz Ferreira (8.676,91), Conceição do Coité (8.558,52), Itabuna (8.178,29) e Jucuruçu (8.174,45).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 907.587 casos descartados e 123.404 em investigação até as 17 horas desta quarta-feira (13). Na Bahia, 37.935 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
ÓBITOS
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 32 óbitos e o total de mortes desde o início da pandemia chegou hoje a 9.512. Dentre os óbitos, 56,51% ocorreram no sexo masculino e 43,49% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,10% corresponderam a parda, seguidos por branca com 19,27%, preta com 14,66%, amarela com 0,65%, indígena com 0,13% e não há informação em 10,20% dos óbitos.
O início da implantação do Porto Sul, com a instalação do canteiro de obras e a construção da ponte sobre o Rio Almada, que dará acesso à retro área de armazenagem de minérios, está impulsionando o surgimento de pequenos negócios em localidades próximas ao empreendimento, no litoral norte de Ilhéus. São lojas de materiais de construção, mercados, padarias, restaurantes e outras, que estão sendo abertos e ampliados, além do aquecimento do setor imobiliário.
Proprietário de uma loja de materiais para construção na Vila Juerana, Wellington Araújo é um exemplo desse otimismo. Após o início das obras, ele começou a ampliar e modernizar a empresa e já contratou 15 novos funcionários. “Tem muita gente chegando de olho nas novas oportunidades, casas sendo alugadas, restaurantes abertos, enfim, há um clima de otimismo, porque não vamos depender somente do movimento do verão e dos feriados. Estou muito otimista e sei que o Porto Sul vai impactar”, afirma.
Nilza Barbosa é também dona de loja de materiais de construção. “Já sentimos uma melhora no movimento, com muita gente construindo ou reformando residências, tanto que planejo ampliar a empresa este ano”.
Diego Souza Santos, que teve que encerrar as atividades de uma escola infantil no bairro Malhado por causa da pandemia da Covid-19, enxergou nova oportunidade e abriu mercadinho às margens da Rodovia Ilhéus-Itacaré (BA-001). “[O Porto Sul] para o comércio é excelente, porque haverá aumento do consumo com a renda gerada pelos empregos na obra. As pessoas aqui estão bastante otimistas”.
Carine Lima abriu com a irmã uma padaria na Vila Juerana e diz que o movimento está crescendo bastante. “Com o avanço das obras, já pensamos em ampliar o negócio e contratar mais funcionários. As pessoas estão dispostas a investir porque o porto está se tornando realidade”.
CLIENTELA CRESCEU
Proprietário de um restaurante/pizzaria na Vila Juerana, Adilson José dos Santos, conhecido como Le Chef, afirma que, com as obras e a implantação do Porto Sul, a tendência é aumentar o movimento. “porque haverá maior circulação de pessoas”, diz ele, observando que, com o Porto, deixa de depender da sazonalidade do negócio e garante clientes durante todo o ano.Leia Mais
A Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) iniciou processo seletivo para contratar dez profissionais de engenharia civil e arquitetura, que vão trabalhar em Irecê, Juazeiro, Barreiras, Jequié e Salvador.
A secretaria vai contratar os selecionados por prazo de 36 meses, podendo renovar o vínculo pelo mesmo período. O edital prevê remuneração de até R$ 2.729,78, além de auxílio financeiro para transporte e alimentação.
As inscrições começaram na segunda-feira (11) e vão até o dia 8 do próximo mês. O custo da participação é de R$ 60,00.
Entre os dias 5 e 9 de fevereiro, os inscritos deverão encaminhar os títulos de formação profissional para o seguinte e-mail: cpssec@uneb.br.
Veja mais informações no edital.
Quantas filarmônicas existem na Bahia? Onde elas estão? Em que condições funcionam? Essas e outras perguntas serão respondidas pelo projeto “Mapa das Sociedades Filarmônicas da Bahia”, realizado por produtores culturais.
Durante os meses de janeiro, fevereiro e março, o projeto vai entrevistar filarmônicas, poder público e articuladores culturais em todos os municípios baianos. Isso vai permitir a atualização dos dados sobre as filarmônicas do estado.
Além disso, qualquer pessoa pode ajudar no mapeamento. Basta entrar no site do projeto e preencher o formulário de pesquisa com as informações que tiver.
O grupo de trabalho também vai publicar um livro de artigos escritos por estudiosos das filarmônicas baianas. O propósito é refletir sobre os desafios atuais e os caminhos possíveis para o futuro dessas entidades centenárias. Todos os produtos do projeto serão gratuitos e distribuídos na internet.
A pesquisa tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Localizada na zona norte de Ilhéus, a 13ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) não vai funcionar nos próximos dois dias, quinta e sexta-feira (15), por causa de um surto de Covid-19. A informação é da assessoria do órgão.
A unidade suspendeu o funcionamento como medida de segurança, explica o coordenador da 13ª Ciretran, Paulo Machado, que anunciou uma higienização completa no local.
Na segunda-feira (11), todos os trinta funcionários da unidade realizaram o teste do tipo RT/PCR, que verifica a presença do vírus no organismo. Até a tarde de hoje (13), seis deles já tinham recebido os resultados dos exames, sendo quatro positivos.
Os atendimentos inicialmente agendados para o período de suspensão foram remarcados para os dias úteis da próxima semana.
Em nota divulgada hoje (13), a Prefeitura de Itabuna informou o pagamento dos salários de dezembro deixados “em atraso” pela gestão anterior. De acordo com o novo governo, parte dos servidores recebeu na última sexta-feira. Os demais vão receber até esta quarta-feira (13).
“Com sacrifício, por conta da escassez de recursos e em consequência das dificuldades econômicas que o país atravessa, agravadas pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus, estamos honrando compromissos com o funcionalismo. Desejamos manter boa relação com o conjunto dos servidores, inclusive já trabalhamos no novo Plano de Cargos e Salários”, afirmou o prefeito Augusto Castro (PSD).
O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, foi a primeira unidade hospitalar do interior baiano, conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a realizar endoprótese de artéria ilíaca comum esquerda. O procedimento foi feito no último mês de novembro, em um paciente de 63 anos, morador de Itabela.
De acordo com o médico Magno Baunieri, cirurgião vascular do HRCC, o paciente com comorbidades deu entrada no hospital via Central Estadual de Regulação (CER), para avaliação com a equipe de cirurgia vascular. “Hipertenso, diabético tipo 2, hemodialítico três vezes na semana, cursando queixa de algia e edema em coxa. O exame de imagem mostrou fístula arteriovenosa, entre veia e artéria ilíaca comum esquerda, sem sinais de trombose, apresentando aumento de volume no membro inferior esquerdo”, disse o médico sobre o quadro clínico do paciente.
“Diante do diagnóstico apresentado, a equipe médica vascular do HRCC assumiu o paciente para a realização do procedimento de Correção Endovascular de Fístula Arteriovenosa (FAV) com degeneração aneurismática, sendo realizada endoprótese de artéria Ilíaca comum esquerda, destacando que é o primeiro procedimento como esse realizado nesta unidade. Realizado com sucesso. Enfatizo que o HRCC é a única unidade do interior da Bahia que realiza este procedimento pelo SUS”, disse o médico.
O paciente submetido ao procedimento, disse que seu pós-operatório foi bom, está em casa e apresenta boa recuperação. Avalia que está se sentindo bem. Agora em janeiro será submetido a outra avaliação médica para verificação do seu quadro clínico, conforme indicado pela equipe de especialistas do HRCC.
No quarto concurso da Mega-Sena do ano, o prêmio principal pode pagar R$ 12 milhões, nessa quarta-feira (13), para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.
As apostas podem ser feitas até as 19h de hoje nas lotéricas, no site www.loteriasonline.caixa.gov.br e pelo app Loterias Caixa, disponível para usuários das plataformas iOS e Android. Clientes com acesso ao internet banking da instituição podem fazer suas apostas pelo seu computador pessoal, tablet ou smartphone.
Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega-Sena e aplique todo o valor na poupança, receberá no primeiro mês R$ 13,9 mil. Caso prefira investir no setor náutico, o prêmio será suficiente para adquirir 315 motos aquáticas de R$ 38 mil cada uma. O valor de uma aposta simples da Mega, com seis números, é de R$ 4,50.
O jornalista Maurício Maron assumiu o comando da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Ilhéus. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial dessa terça-feira (12).
Com vasta experiência em comunicação social, ele é fundador e editor do Jornal Bahia Online (JBO).
Nomeado pelo novo presidente da Casa do Povo, Jerbson Moraes (PSD), Maron substitui o radialista Robertinho Scarpita, da Gabriela FM, que ocupou o cargo na presidência do vereador reeleito Cesar Porto (PSB), no biênio 2019-2020.
O prefeito licenciado de Goiânia Maguito Vilela, de 71 anos, morreu às 4h10min desta quarta-feira (13), segundo nota divulgada, no começo da manhã, pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
De acordo com a nota, Maguito estava internado desde 27 de outubro do ano passado, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da covid-19.
Na sua carreira política, Maguito Vilela passou por vários cargos públicos no estado de Goiás. Ele foi vereador, senador, prefeito e governador. Antes da vida pública, foi professor e advogado.
Três pessoas morreram em um acidente envolvendo dois carros no km 690 da BA-001, no trecho da cidade de Belmonte, no extremo-sul da Bahia. Eles estavam no mesmo veículo. O acidente aconteceu por volta das 15h20, na terça-feira (12).
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os dois veículos bateram de frente. A PRE não detalhou se um deles tentava fazer ultrapassagem na pista, antes do acidente. Duas pessoas também ficaram feridas.
As vítimas foram identificadas como Alvacir Ferreira, de 55 anos, Maria Helena da Rocha Andrade, 54, e o idoso Sérgio Rodrigues dos Passos, 71. Os corpos foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju.
Os feridos foram identificados como Vilma de Souza Rocha, que não teve idade revelada e também estava no veículo com as vítimas que morreram, além de Izaque Oliveira de Souza Chaves, de 42 anos, que estava sozinho no outro carro.
Vilma e Izaque foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para o Hospital Municipal de Alcobaça. Não há detalhes sobre o estado de saúde dos dois.
Os carros foram removidos da pista por volta das 19h30min e o trânsito na região foi desviado até esse horário. Os veículos foram levados para a delegacia da região. Informações do G1-BA.
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), publicou decreto de emergência com objetivo de firmar contrato especial com empresas que queiram operar o sistema de transporte coletivo do município. O Decreto 14.104 foi publicado na edição do Diário Oficial do Município desta terça-feira (12).
Entre as justificativas para o decretação de emergência, o prefeito destaca o pouco tempo que está no cargo, a decisão unilateral da empresa Sorriso da Bahia de romper contrato com o município e o fato da São Miguel se negar a retomar os serviços. De acordo com a Prefeitura de Itabuna, a São Miguel alega falta de condições técnica e financeiras para operar o sistema.
Itabuna ficou quase todo ano passado sem transporte coletivo. Em novembro, após acordo com a Prefeitura, a São Miguel colocou poucos veículos em circulação. Mas a novidade durou poucos dias, não indo além das eleições de 15 de novembro.
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pode decidir, no próximo domingo (17), sobre os pedidos de autorização para uso emergencial de vacinas contra a covid-19. Segundo comunicado oficial da Anvisa, a data é o penúltimo dos 10 dias estipulados como limite para este tipo de exame pela agência reguladora.
O Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira do consórcio Astrazeneca/Oxford, entraram com requerimentos de autorização em caráter emergencial para suas respectivas vacinas.
Na primeira etapa da análise, verificou-se se a documentação e as informações essenciais estavam nos materiais apresentados pelos centros de pesquisa. Após essa triagem, os técnicos da Anvisa passaram a examinar os relatórios enviados e os dados constantes nos requerimentos submetidos.
Para que o exame seja finalizado, as duas instituições solicitantes precisam enviar o conjunto da documentação à agência reguladora. Caso haja atraso no encaminhamento ou complementação, a tomada de decisão pode ser adiada. Veja em lei mais outros detalhes.
A nomeação de mais 20 aprovados no concurso público para auditor fiscal, convocados em março do ano passado, será publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (13). O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, por meio das redes sociais.
As nomeações incluem oito candidatos para a área de Administração, Finanças e Controle Interno; seis candidatos para o setor de Tecnologia da Informação; e outros seis candidatos para atuar na Administração Tributária. O decreto de nomeação também estará disponível no Portal do Servidor.
Esta é a segunda nomeação para o concurso, promovido pelas secretarias da Administração (Saeb) e da Fazenda (Sefaz-BA). Lançado em fevereiro de 2019, sob a organização da Fundação Carlos Chagas (FCC), o concurso teve a oferta de 60 vagas para as três áreas.
O resultado final e a homologação do certame foram divulgados no dia 17 de dezembro do mesmo ano. O concurso público tem validade de um ano, podendo ser renovado por igual período.
Jequié, no sudoeste da Bahia, chegou, nesta terça-feira (12), com taxa de ocupação de 90% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados aos pacientes adultos positivados para a Covid-19 nos hospitais São Vicente e Geral Prado Valadares (HGPV). Dos 26 hospitalizados, 14 são moradores de Jequié e 12 de outros municípios, conforme boletim epidemiológico.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre os dias 9 e 11 todos os leitos de UTI ficaram ocupados. Hoje, a taxa de ocupação caiu para 90%. Mas são somente três leitos disponíveis neste momento. Jequié registra o total de 8.522 casos de novo coronavírus, sendo que 7.477 pessoas estão recuperadas. Há 856 casos ativos e 157 pessoas esperando o resultado de exames e 189 óbitos.
Na segunda-feira (11), a secretária de Saúde de Jequié, Polliana Leandro, reforçou a importância das medidas sanitárias que devem ser obedecidas pelos moradores do município. “Estamos passando por um aumento de casos da Covid-19. Pedimos o apoio da nossa população para que evite aglomeração, faça o uso da máscara, higiene suas mãos com álcool ou sabão sempre que for possível”, apelou.
Mas parece que uma parcela da população segue não acreditando no alto risco de infecção e insiste afirmar que os hospitais não estão lotados. Há quem acredita que o número de casos e mortes não passam de invenção da imprensa. Os debates nas redes sociais têm sido intensos nesse sentido.
























