Policiais militares e civis prenderam, na tarde desta terça-feira (12), em Canavieiras, no sul da Bahia, um homem suspeito de ser miliciano foragido do estado do Rio de Janeiro. O detido foi identificado como Rodrigo Silva das Neves, de 30 anos, acusado de envolvimento na morte do contraventor Fernando Iggnácio de Miranda.
Fernando Iggnácio foi atingido com vários disparos quando voltava de uma viagem de Angra dos Reis, de helicóptero. A vítima foi atacada ao desembarcar e caminhar em direção ao carro blindado, ao lado da empresa Heli-Rio. De acordo com a polícia, pelo menos quatro pessoas participaram do ataque.
O crime ocorreu no Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro do ano passado. Rodrigo das Naves foi preso durante ação conjunta das polícias Civil e Militar da Bahia e do Rio de Janeiro, onde também é lotado como Policial Militar. O acusado estava escondido em uma pousada de Canavieiras.
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou que localizou o suspeito depois de uma ligação anônima para o Centro Integrado de Comunicações (Cicom). Ação para prender o acusado envolveu equipes da 6ª (Itabuna) e 7ª (Ilhéus) Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) e da 71ª CIPM. Um outro homem encontrado com o miliciano também foi detido.
ESTÁ À DISPOSIÇÃO DA JUSTIÇA
A dupla foi encaminhada para a sede da 7ª Coorpin, em Ilhéus, onde a identificação humana do acusado foi efetuada e o mandado de prisão cumprido. Após exames, no Departamento de Polícia Técnica (DPT), o miliciano ficará à disposição da polícia carioca.
“Trabalhamos em parceria com as forças de segurança dos outros estados, visando sempre o combate ao crime organizado. As equipes de Ilhéus e Itabuna, com apoio da PM, vão apurar se o miliciano só se escondia, na Bahia, ou se praticava algum tipo de crime”, informou o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Flávio Góis.
A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 2.105 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%), 1.842 recuperados (+0,4%) e 27 óbitos, informa a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
Dos 515.861 casos confirmados desde o início da pandemia, 499.577 já são considerados recuperados e 6.804 encontram-se ativos.
Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,35%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram, até aqui, Ibirataia (10.553,81), Muniz Ferreira (8.663,43), Conceição do Coité (8.533,00), Jucuruçu (8.174,45) e Itabuna (8.152,97).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 904.662 casos descartados e 122.463 em investigação até as 17 horas desta terça-feira (12). Na Bahia, 37.811 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
ÓBITOS
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 27 óbitos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.480, representando uma letalidade de 1,84%. Dentre os óbitos, 56,46% ocorreram no sexo masculino e 43,54% no sexo feminino.
As exportações brasileiras do agronegócio somaram US$ 100,81 bilhões em 2020, segundo maior valor da série histórica, atrás somente de 2018 (US$ 101,17 bilhões). Em relação a 2019, houve crescimento de 4,1% nas vendas externas do setor.
Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a expansão foi resultado do aumento do quantum exportado (+9,9%), uma vez que o índice de preço caiu 5,3%. O agronegócio foi responsável por quase metade das exportações totais do Brasil em 2020, com participação recorde de 48%.
Já as importações de produtos do agronegócio apresentaram queda de 5,2%, chegando a US$ 13,05 bilhões. O aumento das exportações e queda das importações resultou em um saldo superavitário de US$ 87,76 bilhões para o setor.
O complexo soja (grão, óleo e farelo) foi o principal produto da pauta exportadora, com US$ 35,24 bilhões e 101,04 milhões de toneladas. As exportações do grão representaram 81,1% do valor exportado e alcançaram o segundo maior montante da série histórica, com US$ 28,56 bilhões e 82,97 milhões de toneladas. A exportação foi maior em valor e quantidade do produto apenas em 2018: US$ 33,05 bilhões e 83,25 milhões de toneladas.
CARNES
As carnes ocuparam a segunda posição no ranking dos setores exportadores do agronegócio em 2020, com US$ 17,16 bilhões. As vendas de carne bovina corresponderam a 49,4% desse montante, com crescimento de 11,1% ante 2019.As exportações de carne bovina in natura registraram recorde em valor (US$ 7,45 bilhões) e quantidade (1,72 milhão de toneladas).
A Prefeitura de Itabuna anunciou, nesta terça (12), a exoneração dos funcionários contratados foi formalizada com o o Decreto nº 14.058, de 8 de janeiro de 2021. O secretário de Gestão de Inovação, José Alberto Lima Filho, disse que o objetivo da medida é reorganizar o quadro profissional do município “e valorizar o servidor público”, referindo-se aos trabalhadores que ingressaram na prefeitura por meio de concurso.
José Alberto explicou que será mantido, de forma excepcional, o vínculo dos contratados de quem depende a continuidade de serviços essenciais. Para garantir essa regularidade, o governo pretende recontratar profissionais em caráter emergencial, firmando contratos de três meses com possibilidade de renovação pelo mesmo período.
A CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, tem eficácia geral de 50,38%. A informação foi dada hoje (12) pelo governo de São Paulo.
Na semana passada, o governo havia dito que a taxa de eficácia da vacina era de 78%. Mas isso se refere apenas à eficácia da vacina em relação a casos leves e que precisaram de alguma atenção médica.
Esses resultados foram observados em estudos no Brasil realizados com profissionais da área da saúde, mais expostos ao vírus. Mas, quando são considerados também os casos leves e que não necessitaram de qualquer atendimento médico, a eficácia foi menor. “Outros estudos, de outros fabricantes, não incluíram casos de pessoas que tiveram dois dias de dor de cabeça, mesmo com resultado positivo de RT-PCR. Mas nós incluímos ”, disse Ricardo Palácios, diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan.
A eficácia geral é medida, durante os testes da vacina, comparando-se a quantidade de todos os casos (leves, moderados ou graves) que foram registrados de covid-19 entre os voluntários que foram vacinados e os voluntários que receberam placebo. Ao longo do estudo de eficácia no Brasil, 252 voluntários tiveram covid-19 de forma leve (sem necessidade de ajuda médica ), sendo que 85 deles haviam tomado vacina e 167, placebo (uma substância inócua). Dentre os voluntários no Brasil, 4.653 tomaram essa vacina e 4.599 tomaram placebo.
Já o resultado de eficácia dos casos leves, em pacientes que precisaram receber alguma assistência médica, foi de 77,96%, sendo que sete pessoas haviam recebido a vacina, e outras 31, placebo.
A taxa de eficácia da CoronaVac está acima dos parâmetros mínimos exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A taxa mínima de eficácia de uma vacina recomendada é de 50% como parâmetro de proteção. Segundo o governo paulista, a taxa de eficácia foi mais baixa porque incluiu todos os casos de covid-19 relatados entre os voluntários, inclusive os casos leves. “A vacina consegue diminuir a intensidade da doença clínica em um ambiente de alta exposição. E esse efeito é maior quanto mais aumenta (a gravidade da doença)”, falou Palácios.
Segundo o Butantan, a vacina garantiu proteção total contra casos graves e mortes provocadas pela doença. Nesse caso, sua eficácia foi de 100%. Nenhum voluntário que tomou a vacina morreu ou precisou de internação.
A vacina é armazenada em temperatura de geladeira, entre 2ºC e 8ºC. “Temos hoje uma das melhores vacinas do mundo. Uma das vacinas que tem maior facilidade logística porque é transportada em temperatura ambiente, tem resistência fora da geladeira e pode chegar a qualquer cidade do país”, disse Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.
Na semana passada, o governo paulista solicitou à Anvisa autorização para uso emergencial dessa vacina no Brasil. Esse pedido está em análise pela Anvisa.
EFICÁCIA
Os testes de eficácia vêm sendo desenvolvidos no Brasil desde julho deste ano e numa etapa preliminar era necessário que um mínimo de 61 participantes voluntários do teste fosse contaminado pelo novo coronavírus. Isso porque metade dos voluntários recebe placebo e, a outra metade, a vacina. Para saber se a vacina é eficaz, espera-se que a maior parte dos infectados pelo vírus estejam entre as pessoas que receberam o placebo.
Esse número mínimo de voluntários contaminados nos testes foi atingido em novembro e permitiu o início da análise da eficácia da vacina pelo comitê internacional. Mas, como a doença voltou a crescer em todo o estado nos últimos meses, o número de voluntários infectados cresceu, atingindo o patamar considerado ideal para a finalização do estudo. O estudo de eficácia, segundo Dimas Covas, continua a ser realizado. Serão feitos ainda, segundo ele, outros quatros estudos: com idosos e pessoas com comorbidades, com grávidas, com crianças e adolescentes e um outro estudo sobre eficiência, para avaliar o papel da vacina na pandemia.
VACINA
O governo paulista, por meio do Instituto Butantan, tem uma parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac para a aquisição da vacina CoronaVac. Por meio desse acordo, o governo paulista já vem recebendo doses da vacina. O acordo também prevê transferência de tecnologia para o Butantan, o que significa que a vacina passará a ser produzida aqui no Brasil, na fábrica do Butantan.
Para uma vacina poder ser utilizada na população, ela passa por uma fase de estudos em laboratório, uma fase pré-clínica de testes em animais e três etapas clínicas de testes em voluntários humanos, que avaliam a produção de anticorpos, a sua segurança e a sua eficácia. Estudos de fases 1 e 2 da vacina, realizados na China , já haviam demonstrado que ela é segura, ou seja, que ela não provoca efeitos colaterais graves. Também estudo feito com voluntários no Brasil comprovou que a vacina é segura.
O governo de São Paulo já recebeu, da Sinovac, 10,8 milhões de doses da vacina. Pelo termo de compromisso assinado no final de setembro com a Sinovac, o Butantan vai receber um total de 46 milhões de doses da CoronaVac, sendo que 6 milhões dessas doses já chegarão prontas. A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 14 dias entre elas. Da Agência Brasil.
Quem passa com frequência pela Avenida Brasil, na Conquista, possivelmente já teve a curiosidade de ver além dos tapumes que cercam a construção do Hospital Materno-infantil de Ilhéus. A obra do Governo da Bahia ocupa as antigas instalações do Hospital Geral Luiz Viana Filho, fechado há três anos, após a inauguração do Hospital Regional Costa do Cacau.
Nessa terça-feira (12), o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, vistoriou a reestruturação do equipamento e divulgou fotos numa rede social. Além do atendimento de maternidade, o hospital vai oferecer leitos de tratamento intensivo pediátrico, duas carências do SUS em Ilhéus. Com investimento de R$ 40 milhões, a unidade também beneficiará a população de outros municípios do Sul da Bahia.

“Hoje vistoriei a obra de implantação do Hospital Materno Infantil, localizado em Ilhéus, com a presença do prefeito, Mário Alexandre e do deputado Paulo Magalhães. A unidade contará com 105 leitos, voltados para obstetrícia clínica, obstetrícia cirúrgica, gestação de Alto Risco, pediatria clínica, pediatria cirúrgica, UTI Neonatal, UCI Neonatal Convencional, UCI Neonatal Canguru e CPN Intrahospitalar. Além disso, a unidade servirá como campo para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, reforçando o compromisso do governador Rui Costa de levar assistência de qualidade para toda Bahia”, escreveu o secretário.
Inicialmente, a entrega do novo hospital estava prevista para dezembro de 2020, doze meses depois do início das obras, mas ficou para abril deste ano.
Os prefeitos de Itabuna e Ilhéus, Augusto Castro e Mário Alexandre (Marão), estão dispostos a estreitar os laços entre os dois municípios num projeto de desenvolvimento para o Sul da Bahia.
Ambos do PSD, os mandatários se reuniram nessa segunda-feira (11), no centro administrativo da cidade litorânea, para discutir estratégias de governança regional. O vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão (PSB), também participou do encontro. “Para nós é uma honra ter um colega de partido, amigo e com os mesmos interesses na reconstrução da nossa região. Buscaremos parcerias jamais vistas em vários governos que passaram”, disse Marão.
Augusto agradeceu a receptividade e teceu elogios ao correligionário. “Quero agradecer a recepção do prefeito Mário Alexandre e dizer da importância de Ilhéus e Itabuna se unirem num projeto de desenvolvimento regional. Estamos tratando desse alinhamento, porque Mário tem realizado muito pela saúde, educação, ação social e saúde, principalmente nesse momento de pandemia”.
Mandatários de diversos municípios confirmaram apoio ao prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio (PT), para a reeleição como presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS – Litoral Sul). Também decidiram caminhar com o prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), candidato a presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc).
O CDS e a Amurc permitem que os gestores discutam e construam soluções integradas para desafios em comum dos municípios da região. A eleição do consórcio está marcada para essa sexta-feira (15). Já o pleito da associação ocorrerá no próximo dia 29.
A proximidade das datas acelerou a articulação regional. Nessa terça-feira (12), Antônio e Marcone se reuniram com a prefeita de Floresta Azul, Glicélia Santana (PSB). Na semana passada, o petista já havia se encontrado com os prefeitos de Itapitanga (Ró de Beto – PSB), Almadina (Milton Cerqueira – Podemos) e Barro Preto (Juraci da Saúde – PP).
Outro apoio importante para a candidatura de Antônio de Anízio é o do prefeito de Coaraci, o progressista Jadson Albano, que chegou a manifestar interesse na disputa da presidência do consórcio, mas desistiu em benefício do colega.
A Fundação Fabamed iniciou processo seletivo para preencher 121 vagas do Hospital Regional da Chapada, em Seabra, município da região central da Bahia. As oportunidades são para profissionais de saúde: técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, biomédicos e técnicos de laboratório.
Responsável pela administração do hospital público, a Fabamed vai realizar as contratações por meio do regime celetista, com salários de até R$ 3 mil. Interessados devem enviar currículos para o seguinte e-mail: recrutamento.fabamed@gmail.com, até sexta-feira (15).
Além de Seabra, o Hospital Regional da Chapada é a unidade de referência para os municípios de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Souto Soares, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas.
Choramos muito, mas devemos homenageá-lo com alegria, como costume na sua vida.
Walmir Rosário
Véspera de Natal – pelos meus cálculos, o menino Jesus nasceu à meia-noite – e nesta quinta-feira (24) teríamos uma série de atividades a cumprir antes das obrigações com os familiares, em casa. Mas nada deu certo. Nem mesmo nos preocupamos de marcar o encontro num dos muitos bares de Canavieiras que abrigam, semanalmente, a costumeira reunião do Clube dos Rolas Cansadas e da Confraria d’O Berimbau.
É que ainda nos sentimos desorientados, desde o dia 16 de dezembro, com o sumiço do nosso coordenador mor, o jornalista aposentado Tyrone Perrucho, que se encontra lá pras bandas de Ilhéus numa missão deveras importante e ainda sem data aprazada para o retorno nesta foz do rio Pardo. De uma hora pra outra ele resolveu cumprir uma missão importante, desmoralizar – de vez – este tal de Coronavírus, mais conhecido como Covid-19.
Enquanto trava por lá sua guerra particular, aqui andamos torcendo para que ele vença logo mais uma batalha e dê por encerrada essa contenda, digna de um Hércules ou outros mitos que o valham. Destemido, aproveitou os momentos possíveis e imaginários no planejamento da contenda, assim como fez recentemente a pelejar com outro desses males que campeiam o mundo, o câncer: e venceu.
Dono de um currículo invejável, desde menino Tyrone Perrucho se revelou um ser diferente, tipo aquele “Capeta em forma de guri” descrito na música do mesmo nome, cantada pela banda Os Incríveis. Em certos momentos fico em dúvida se a letra da música foi feita exatamente para ele ou se o dito cujo se apoderou dos termos descritos para fazer uma espécie de breviário, uma bíblia…sei lá.
Peraltices tantas que se destacou no colégio e nas aulas de saxofone, tornando-se um dos músicos da briosa Philarmonica Lyra do Commercio, abandonando o quadro musical da vetusta em troca de incursões nas casas mal-afamadas da rua da Jaqueira. Perdemos um saxofonista, embora ainda poderemos recuperar o instrumento no qual está cravado o seu nome, na cidade de Feira de Santana, inativo como o ex-dono.
Embora tivéssemos perdido um músico, ganhamos um jornalista, fundador – com amigos – da revistinha Tabu, posteriormente transformada o jornal. E o nome Tabu foi dado para quebrar o tabu das publicações – todas de vida efêmera –, vivendo altaneira até os 50 anos e morta de morte matada, pois o jornalista aposentado da Ceplac desejava ardentemente se tornar um vagabundo, na essência da boa palavra. Parar de vez.
Se irreverente na escrita, gozando das benesses da aposentadoria sua verve precisava de mais agitação. Não satisfeito de ser um dos fundadores da Confraria d’O Berimbau e do Troféu Galeota de Ouro, fez valer sua inatividade ao criar o Clube do Rola Cansada, com a finalidade de aumentar e justificar as farras das quintas-feiras com os colegas que nada têm o que fazer.
Astucioso como só ele, marcou pelo Tabu a data e horário conclamando os “velhinhos” para a assembleia de fundação do Clube dos Rolas Cansadas, a ser realizada pela manhã, no bar Sombra da Tarde. Pelos meus afazeres profissionais não pude estar presente, embora soubesse posteriormente pelas páginas de o Tabu que teria manifestado meu voto pela internet, através de um orelhão da OI, há muito desativado.
Como acreditava ser Canavieiras uma cidade de vida bucólica, chegando às vias de pachorrenta, passou a realizar encontro etílicos sociais nos bares do centro e da periferia, em locais desconhecidos pelos turistas. Aliás, ocupar seu tempo diariamente em mesa de bar foi uma determinação que tomou assim que foi agraciado com a merecida aposentadoria, após 30 anos de batente na Ceplac.
E cumpriu à risca. Nem mesmo quando um câncer resolveu tentar derrubá-lo cedeu um só milímetro de sua determinação, suspendendo o consumo de cerveja por apenas 20 dias no pós-operatório. Para evitar mais delongas, refutou o tratamento com quimioterapia ou radioterapia, preferindo as rodas de bar com os amigos, o que lhe deixava mais satisfeito e feliz da vida.
Nesses tempos de pandemia – quando parou mais em casa – resolveu escrever um livro sobre fatos históricos e pitorescos importantes que noticiou nos 50 anos de existência de o Tabu. Antes mesmo que o livro chegasse aos finalmente, foi acamado com uma gripe, combatida com medicamentos populares encontrados em farmácias, chás e outras beberagens da cultura canavieirense.
Ao lembrar de uma crônica que escrevera em o Tabu, noticiando a própria morte, narrada com todos os pormenores e que promoveu uma comoção entre amigos e conhecidos, que, sabedores de suas “safadezas”, resolveram acreditar, resolveu ir em busca de conselhos médicos. Cientes da gravidade da infecção e da idade do ancião, nem mesmo o deixaram sair do hospital.
Nos dois primeiros dias de internamento, por meio do whatsapp, caçoava do tratamento por só ter tomado uma injeção, até ser recolhido a uma unidade de tratamento intensivo, conhecida popularmente como UTI. Nesse tempo em que passou sedado, não sei o que passou por sua cabeça, mas soubemos da corrente de oração encabeçada por sua mulher Yolanda com amigos tantos.
Próximo a completar 15 dias de entubado, os médicos tentaram acordá-lo, em vão, e resolveram tirar o tubo e realizar uma traqueostomia. Pouco lhe incomodou, pois continuou a dormir o sono dos anjos. Sinceramente, não quero nem saber o que ele pensou sobre o que seus amigos fizeram aqui na torcida por sua volta, uma grande corrente de orações, expressas num grupo de whatsapp, por se considerar ateu.
Infelizmente, nesta terça-feira (12), após quase um mês de internado, nosso amigo Tyrone Carlos de Carvalho Perrucho deixa órfãos todos os seus amigos. Desta vez, para sempre e sem direito a manchete de sua morte em o Tabu, feita por ele mesmo, como outrora. Sei que ele deixou todo o roteiro de seu sepultamento escrito – como um testamento –, mas na verdade impossível de ser cumprido pelo protocolo da Covid-19.
Choramos muito, mas devemos homenageá-lo com alegria, como costume na sua vida.
Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.
A Policlínica Regional em Vitória da Conquista está contratando médicos com remuneração de até R$ 10 mil, no regime CLT, o que garante férias e 13º salário. São vagas para médico angiologista e neurologista, com cargas horárias que variam de 12 a 20 horas semanais. O processo seletivo simplificado analisa os currículos e os títulos dos candidatos e o período de inscrição vai de 13 a 19 de janeiro de 2021.
Os interessados devem entregar a documentação na sede do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Vitória da Conquista e Itapetinga (Cisvita), localizado na Avenida Juracy Magalhães, nº 3340, Ed. Multiplace Conquista Sul, Sala 303, no bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista. Mais informações estão disponíveis no site www.cisvita.ba.gov.br ou pelo telefone (77) 3025-6417.
Balanço da Superintendência de Serviços Públicos, da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna, aponta que na primeira semana de janeiro mais de 400 toneladas de entulhos, resíduos e detritos foram recolhidos em vários no centro e bairros de Itabuna. Devido à grande quantidade de entulhos retirados das ruas, a Prefeitura anunciou campanha de orientação à população.
De acordo com o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, a campanha buscará informar sobre o cronograma, com dias e horários de recolhimento de materiais inservíveis que algumas pessoas descartam em locais inadequados, a exemplo de calçadas, leito dos canais e artérias e praças públicas. “Também vamos criar uma linha direta para receber denúncias sobre locais de descarte e mesmo sobre quem faz isto. A princípio, vamos fazer campanha educativa”, esclarece.
A Superintendência de Serviços Públicos identificou 46 pontos de lixo em locais inadequados em diversos bairros da cidade em um levantamento preliminar. Segundo o órgão, o trabalho será ampliado para que a prática seja coibida com ações educativas. “As pessoas precisam cooperar com o esforço do poder público em manter a cidade limpa com benefícios para a saúde de todos”, reforça Sousa Lino.
O projeto “Dançando com Aldenor Garcia” está com inscrições abertas, em Itabuna, para Oficina de Dança de Salão, com oferta de 40 vagas gratuitas para jovens, adultos e idosos. A atividade será realizada no Stúdio K3CA, na Rua do Paty, 663, no bairro São Caetano. As inscrições vão até o dia 18 e os interessados precisam somente preencher a ficha no local ou enviar e-mail para aldenorgarcia1@gmail.com, com assunto “Oficina Dança de Salão”.
A Oficina de Dança ocorrerá no período de 19 a 31 de Janeiro, sempre das 16h às 17h30min. De acordo com os organizadores, o evento respeitará todas as regras de segurança e combate a proliferação do vírus, como uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel, sabão e água para higienização das mãos.
O projeto tem apoio financeiro da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, por meio do edital 008/2020, via Lei Aldir Blanc, que é direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. A realização do projeto é reflexo do trabalho que o coreógrafo, ator e professor de dança de salão Aldenor Garcia desenvolve desde 1989 em municípios como Itabuna, Ilhéus, Buerarema, Pau Brasil, Coaraci e Ipiaú. Mais informações pelo telefone (73) 98835-8243.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Águido Muniz, se reuniu, nesta segunda-feira (11), com o chefe da Unidade Avançada do Incra na região, Wallace Anderson, para tratar das demandas dos assentamentos de Reforma Agrária no Município.
Ainda em janeiro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, segundo Águido, estará apta a executar diversas ações que são realizadas apenas pelo órgão federal, a exemplo de titulação, atualização do Registro de Beneficiários, emissão de DAPS, CCIR e projetos de créditos.
Já foram entregues 12 créditos de mulheres assentadas no valor de R$ 5.000,00 cada, restando 34 mulheres assentadas a receber, totalizando um valor de R$ 170 mil para aplicação no projeto Fomento Mulher, sendo 20 do Assentamento Vale Negro, seis do Vává e oito do Rochedo.
O Crédito Fomento Mulher consiste no fornecimento de recursos financeiros sob a forma de concessão de crédito aos beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), visando assegurar os meios necessários para o desenvolvimento inicial das atividades rurais e a recuperação dos Projetos de Assentamento de Reforma Agrária, trazendo diversidade nas atividades rurais.
O radialista e jornalista Fábio Luciano foi nomeado assessor de comunicação e imprensa da Câmara de Vereadores de Itabuna para os próximos dois anos. Fábio já atua na Câmara há mais de 15 anos e está à frente da Comunicação do legislativo itabunense pela quinta gestão consecutiva.
O profissional de comunicação continuará no comando da equipe composta pelos jornalistas Claus Oliveira e Celina
Santos, os intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Manoel Messias e Roberta Brandão, a comunicóloga Deise Maron, o assessor de cerimonial Vinícius Barreto e o operador de Áudio e Vídeo Bruno de Jesus.

























