O médico infectologista Fernando Romero, da Santa Casa de Misericórdia, afirma que Itabuna pode atingir, novamente, nos próximos 15 dias, o pico de casos de novo coronavírus registrado ano passado. Segundo ele, a tendência para os próximos dias é de crescimento continuado na quantidade de infectados e internados em hospitais do sul da Bahia.
Embora a quantidade de casos confirmados de novo coronavírus já seja alta hoje, destaca o médico, Itabuna ainda não está vivendo o pior momento da pandemia neste ano. “Talvez, em duas semanas estejamos vivendo situação similar a registrada entre final de maio e o início do segundo semestre de 2020”, afirma o médico.
Itabuna não está numa segunda “onda” da doença, na avaliação do infectologista, mas a continuidade da pandemia do ano passado, pois o Hospital Calixto Midlej Filho nunca deixou atender pacientes positivados para a Covid-19. “O que houve foi uma queda acentuada no número de infectados no terceiro trimestre do ano passado, mas essa redução foi por um curto período de tempo”, relata.
HOUVE RELAXAMENTO
O número de casos voltou a crescer, diz Romero, porque as pessoas relaxaram com as medidas de segurança. “Voltaram a aglomerar, deixaram de usar máscara e adotar outros cuidados. Esse relaxamento não pode acontecer. Quando isso ocorre, é certo que vai aumentar o número de infectados. Quem relaxa quase sempre são pessoas mais jovens, sem comorbidades, que acabam se contaminando e infectando pessoas em idade avançada e que quase sempre tem o seu quadro agravado”, observa.
VACINAÇÃO TERÁ RESULTADO POSITIVO
Fernando Romero recomenda às pessoas não deixarem de se vacinar por causa de fakes news e das informações desencontradas. Ele explica que, se o índice médio de eficiência da vacina contra a Covid-19 for na faixa dos 50%, já vale muito a pena a imunização. “O resultado será muito positivo. É preciso que as pessoas sejam imunizadas para que o vírus seja controlado”.
Para quem ainda tem dúvida da eficácia dos imunizantes contra a Covid-19, o médico usa o exemplo de vacinas contra o vírus Influenza, que têm taxa entre 40 e 60% de eficácia, mas apresentam resultados altamente positivos para a população. “A vacina do coronavírus está neste patamar. A grande sacada da vacina é a imunidade de rebanho. Ou seja, quanto mais pessoas imunes, com menos capacidade de ficarem infectadas, haverá menos transmissão do vírus”.
De acordo com o médico, com a população imunizada, poderiam ser retomadas todas as atividades com menos riscos das pessoas ficarem em estado grave. “Facilitaria a reabertura de comércio, escolas e retomada a produção de 100% na indústria. A imunidade de rebanho possibilitará a volta de uma vida normal”.
A pandemia causada pelo novo coronavírus aumentou em 34,6% os óbitos por doenças respiratórias na Bahia, que passaram de 20.862 para 28.096 na comparação entre 2019 e 2020. A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) explodiu, registrando crescimento de 386%, seguida pelas de Causas Indeterminadas (19,6%).
Os dados do Portal da Transparência, plataforma administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), mostram que as mortes registradas pelos Cartórios da Bahia em 2020 totalizaram 89.756.
O número de óbitos em 2020 pode aumentar ainda mais, assim como a variação da média anual, uma vez que os prazos para registros chegam a prever um intervalo de até 15 dias entre o falecimento e o lançamento da informação no Portal da Transparência. Além disso, alguns Estados brasileiros expandiram o prazo legal para registro de óbito em razão da situação de emergência causada pela COVID-19.
MORTES EM CASA DISPARAM
O receio de frequentar hospitais ou mesmo realizar tratamentos de rotina durante a pandemia, assim como a falta de leitos em momentos críticos da COVID-19 no Brasil, fez com que o número de mortes em domicílio disparasse no estado da Bahia quando se comparam os anos de 2019 e de 2020, registrando um aumento de 20,9%.
As mortes por Causas Respiratórias fora de hospitais cresceram 20,9%, sendo que novamente a SRAG foi a que registrou a maior variação, 86%. Também cresceram os óbitos por Septicemia (28%) e Causas Indeterminadas (72%). Os registros de óbitos, feitos com base nos atestados assinados pelos médicos, apontam que 428 baianos morreram de COVID-19 em suas casas.Leia Mais
Por meio de ofício, o secretário estadual de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, reiterou pedido de adiamento da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira das provas está prevista para o próximo domingo (17). O ofício do secretário foi encaminhado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Segundo o Ofício, assinado pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, “a reiteração deste pedido se baseia no direito à vida, visto como paradigma técnico para as operações que envolvem escolas, governos, famílias e formação de pessoas. Por isso mesmo qualquer ato, evento ou episódio deve ser levado em conta esse direito essencial. ”
Ainda no documento, a SEC destaca que os protocolos enviados pelo INEP em Ofício, referente à primeira solicitação, são necessários, “mas insuficientes para as especificidades do caso em tela: o deslocamento dos inscritos, de mais de 256 municípios, do total de 417 municípios da Bahia, para os 161 onde serão aplicadas as provas; o contato entre participantes nos minutos que antecedem o início das provas; as salas que terão um número de estudantes acima de manter a capacidade de manter o distanciamento necessário; associada ao receio de contaminação das diversas famílias e estudantes”.
A Câmara Municipal de Ilhéus integra o grupo de trabalho que busca diálogo e soluções para o funcionamento da Maternidade Santa Helena em Ilhéus, que, segundo a Santa Casa de Misericórdia, sua mantenedora, passa por dificuldades financeiras.
Os vereadores Fabrício Nascimento e Paulo Carqueija participaram de uma reunião com o Ministério Público, representações da Prefeitura e da instituição hospitalar, com o objetivo de buscar alternativas que viabilizem a regularidade no funcionamento da unidade hospitalar. Os parlamentares lamentam que, logo no início do ano, tenha havido a suspensão do atendimento na Maternidade Santa Helena, causando sérios transtornos à população.
Fisioterapeuta e servidor da Santa Casa, o vereador Fabrício Nascimento disse que é dever da Câmara cobrar que o fato não se repita, já que as grandes prejudicadas com as interrupções são as gestantes que residem em Ilhéus e não podem contar com a assistência quando mais precisam.
“Foram seis dias sem atendimento. Isso não pode mais acontecer. Mas é preciso frisar que este é um problema que vem se agravando desde nos últimos anos, desde quando a Santa Casa admitiu que o valor recebido pelos procedimentos não é suficiente para cobrir os custos operacionais”, afirmou. A direção da SCMI alega que o fato foi agravado com o fechamento do Hospital Geral Luiz Viana Filho.
NOVA FASE
Ex-presidente da Comissão de Saúde na Câmara, Paulo Carqueija disse que o Poder Legislativo deve – e vai – participar dos debates como instrumento importante para viabilizar o entendimento entre Prefeitura e Santa Casa. A presença dos vereadores neste grupo de trabalho, de acordo com o presidente Jerbson Moraes, fortalece este início de um novo mandato, com a Câmara presente e com voz nas principais discussões coletivas sobre os problemas vivenciados pela cidade.Leia Mais
Numa ação conjunta das polícias Militar (PM) Rodoviária Federal (PRF), foram apreendidos cerca de 84 quilos de maconha na BR-101, em Itabuna, na manhã desta quinta-feira (14). A ação foi desencadeada quando as equipes que fiscalizavam o trecho abordaram um carro GM Astra para verificação e notaram nervosismo e divergências nos questionamentos respondidos pelo seu motorista.
Ao revistar o veículo, os policiais encontraram vários tabletes da droga. Questionado, o homem disse que a droga seria vendida em Itabuna. O homem, que não teve o nome revelado, foi preso e encaminhado ao Complexo Policial de Itabuna, onde responderá por tráfico de drogas.
A PRF ressalta que as ações integradas com a PM na região sul do estado vêm “trazendo expressivos resultados no combate a criminalidade e o tráfico de drogas”. Ações como essa retiram de circulação drogas e criminosos, “aumentando assim a percepção de segurança dos usuários das rodovias federais”.
O ano de 2021 começa com uma proposta inovadora e adequada às exigências de medidas sanitárias impostas pela pandemia da COVID-19. Artistas da Bahia podem se inscrever, somente até a próxima segunda (18), na convocatória do Online Festival de Dança Itacaré.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
As cinco inscrições selecionadas vão integrar a equipe criativa para a produção de filmes de dança que serão exibidos em março, dentro da programação do festival. Podem participar artistas solo, grupos, coletivos ou companhias que desenvolvem investigação em dança, com atuação na Bahia.
“Acreditamos e incentivamos a diversidade e a pluralidade. Desejamos encontrar também músicos dançantes, capoeiristas, sambistas e maculelês, enfim, artistas de várias linguagens que têm a dança pulsando em suas vidas”, reforça Verusya Correia, fundadora do festival.
A filmagem das danças será realizada entre 15 e 28 de fevereiro, em locações na Praia de Jeribucaçu, Cachoeira do Cleandro, fazenda de cacau em Taboquinhas, Bairro Porto de Trás, Praça São Miguel e Rua Pituba. Cada participante permanecerá por no máximo três dias em Itacaré.
Os interessados devem preencher o formulário pelo site www.festivaldedancaitacare.
DISTANCIAMENTO E REAPROXIMAÇÃO
Entre 20 e 28 de março, o Online Festival de Dança Itacaré realizará atividades em salas virtuais, como oficinas, palestras, lançamento de livro e a estreia dos filmes de dança.
“Como festival de Artes Cênicas, uma arte viva diretamente influenciada pelo ambiente, idealizamos essa proposta de danças filmadas e exclusivas, que serão exibidos pela primeira vez ao público em plataformas digitais”, enfatiza Verusya.
As filmagens das danças serão realizadas com um número restrito de equipe, seguindo protocolos de segurança sanitária e sem a presença do público. Todo acesso à mostra de filmes de dança, palestras e oficinas será à distância e online.
Morador da Vila Anália, em Itabuna, Marcelo Diniz Santana ganhou um carro zero quilômetro em sorteio que encerrou a campanha promocional de vendas da Rede de Hipermercados Itão realizou. O sorteio foi realizado no início da noite de quarta-feira (13), na loja do Centro Comercial, em Itabuna. Marcelo ganhou um Fiat Argo.
A campanha promocional sorteou, além de dois Fiat Argo, R$ 60 mil em vales-compras. O primeiro veículo foi sorteado em junho, na loja de Ilhéus, e o ganhador foi Hallisson Nascimento Barreto, do bairro Mangabinha. Já os sorteios mensais dos vales tiveram ganhadores de vários municípios da região, segundo a rede de hipermercados.
A campanha promocional do Itão de 2020 será encerrada na próxima quarta-feira (20), com a entrega do carro zero ao ganhador Marcelo Diniz. No dia 10 de fevereiro será lançada a campanha promocional de 2021, que terá três sorteios de quatro carros zero KM.
TRANSMISSÃO AO VIVO
O gerente de compras da Rede Itão, Iran Santos Lima, destaca que todos os cuidados foram adotados para proteção dos clientes e dos funcionários no sorteio, que foi acompanhado por uma cliente e transmitido ao vivo via rede social. “Tomamos todos os cuidados sanitários recomendados pelo Ministério da Saúde. Não somente durante os sorteios e entrega dos prêmios, mas durante o tempo todo temos adotados os cuidados”.
A gerente afirma que os consumidores da rede não são contemplados apenas com os sorteios durante o ano inteiro, mas também com as promoções, preços, qualidade no atendimento e facilidade para pagamento. As compras no Itão podem ser parceladas em até quatro vezes no cartão de crédito ou em 60 dias no cheque para clientes cadastrados.
COMPRAS ONLINE
Para oferecer mais comodidade aos seus clientes, o Itão lançou as vendas online pelo site itao.com.br pelo aplicativo que pode ser baixado pelo smartphone. São milhares de produtos com preços promocionais que o consumidor pode comprar com apenas alguns cliques. O morador de Itabuna tem a opção de receber os produtos em casa, sem taxa. O consumidor também pode escolher os produtos e retirar as compras na loja do Centro Comercial.
Odilon, eu fiquei na roça. De teimoso, porque aqui é meu chão. Virei meeiro, trabalho muito e divido os ganhos com o dono da fazenda. Pra você eu posso contar; dois filhos meus foram pra Itabuna. Um trabalha no comércio, casou, leva uma vida simples, mas é uma pessoa de bem.

Daniel Thame (para Odilon Pinto)
“Querido Odilon, essa carta chega até você molhada pelas lágrimas de saudade, mas também de gratidão.
Ah, Odilon. Você nem imagina quantas e quantas vezes nós sentava em torno do rádio, tomando o café, pra ouvir seu programa e
principalmente o quadro Vida na Roça.
Eram histórias de amor, de tristeza, da vida dura no campo, mas também de momentos felizes que só você sabia contar. Porque você era um de nós, Odilon.
Nós só ia pras roças de cacau depois que seu programa terminava e já ficava esperando o dia seguinte.
A vida na roça nunca foi fácil para o trabalhador, mas nós vivia com dignidade, fome ninguém passava. E tinha as festas, de Reis, de São João, de Natal, o povo todo das fazendas se reunia e era uma alegria de dar gosto…
Uma vez no Natal eu levei um leitãozinho pra você lá na Rádio Jornal, você me recebeu na maior simplicidade e ainda me agradeceu na rádio.
E todo mundo ouviu, Odilon, porque não tinha fazenda nesse mundão de Deus que não tivesse um rádio só pra ouvir você.
Ah Odilon, que saudade desse tempo.
Depois veio essa desgraçada da vassoura de bruxa e tudo mudou pra pior. O cacau praticamente acabou, nós ficou perdido porque pra nós o cacau nunca iria acabar.
Odilon, muitos companheiros perderam o emprego, famílias inteiras ficaram sem rumo. Teve até Tonho, pai de cinco filhos, trabalhador retado, que mergulhou na cachaça e um dia se atirou no Rio Pardo, pra nunca mais voltar.
Teve Zeca, que pegou a família e foi pra São Paulo com quase nenhum dinheiro e não mandou mais notícias. Teve Maria, que foi abandonada pelo marido, se trancou em casa com os três filhos pequenos e passou a viver do pouco que nós conseguia levar.
Tanta gente que partiu, Odilon.
Odilon, eu fiquei na roça. De teimoso, porque aqui é meu chão. Virei meeiro, trabalho muito e divido os ganhos com o dono da fazenda. Pra você eu posso contar; dois filhos meus foram pra Itabuna. Um trabalha no comércio, casou, leva uma vida simples, mas é uma pessoa de bem.
O outro, Odilon, se meteu com uma tal de droga, já foi preso, vive em confusão e só de falar dá um aperto no coração. Minha véia é só que chora e ora o tempo todo pra Deus tirar ele desse caminho.
Odilon, acho que tô me alongando demais.
Quero encerrar essa carta dizendo uma coisa do coração.
Você nos deixou, a vida na roça tá em silêncio, mas nós tem certeza de que a partir de agora os anjos, santos e até Deus vão parar todas as manhãs pra ouvir você contando causos da Vida no Céu.
Daniel Thame é jornalista.
O prefeito Augusto Castro disse que, nos próximos dias, três empresas em regime integrado de transporte vão operar as linhas do transporte público de Itabuna. Segundo ele, o sistema integrado de transporte terá oferta de 50 ônibus.
Ainda conforme o prefeito, uma das condições impostas às empresas é de que não haverá reajuste de passagem pelos próximos 12 meses, permanecendo a tarifa de R$ 3,70, em vigor desde março de 2020. As empresas vão operar em regime emergencial, conforme disse em entrevista ao Jornal Interativa, da Interativa FM, nesta manhã.
DECRETO EMERGENCIAL
No início da semana, o prefeito decretou situação de emergência no transporte público. Para isso, alegou que as empresas Viação Sorriso da Bahia e São Miguel não rodam há quase 10 meses. Além disso, a Sorriso entrou com ação na qual abre mão da concessão em Itabuna.
O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Helber Luiz Batista, recomendou ao município de Eunápolis que publique diariamente um boletim epidemiológico sobre a Covid-19, com diversas informações sanitárias.
A recomendação inclui publicação de número de leitos disponíveis de enfermaria e de UTI disponíveis no Município, ativos, em implantação ou interditados, e onde estão instalados; o número de casos de Covid-19 confirmados; o número de casos suspeitos; o quantitativo de testes realizados com os respectivos resultados; as amostras aguardando processamento; e, por fim, o número de óbitos.
Além disso, o MP recomendou que o Município atualize constantemente o Plano Municipal de Contingências, documento cuja elaboração é recomendada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. No documento, o MP orientou ainda que o Município divulgue, em prazo não superior a dez dias úteis, informações atualizadas quanto aos recursos destinados ao enfrentamento da Covid-19, em linguagem de fácil compreensão pelo cidadão.
“A divulgação de tais aquisições e repasses de recursos é de interesse público, visto ser direito da sociedade a ciência dos quantitativos de materiais necessários para o adequado atendimento à saúde. A publicização de tais informações deve ser realizada não apenas pela imprensa mas, sobretudo, pelo Poder Público”, destacou o promotor de Justiça Helber Luiz Batista.
Ele complementou que a publicação de informações acerca de contratações e aquisições públicas realizadas com base na Lei 13.979/2020 deverá se iniciar em prazo não superior a dez dias úteis, devendo ser realizada em site oficial específico e exclusivo, garantindo a padronização de seu conteúdo, explicitando-se, dentre outros, o nome do contratado, o número da sua inscrição da Receita Federal do Brasil, o prazo contratual e o respectivo processo de contratação ou aquisição.
Uma aposta feita em Serrinha, no interior da Bahia, acertou a seis dezenas da Mega-Sena . Os números sorteados na noite desta quarta-feira (13), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, foram 04, 13, 20, 22, 25, 60. O sortudo ou sortuda vai embolsar exatos R$ 11.854.874,71.
Já a quina teve 66 ganhadores, com prêmio individual de R$ 34.602,68. Foram 4.609 apostas acertadoras na quadra e o prêmio para cada uma é R$ 707,86. As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em lotéricas ou pela internet.
O prêmio estimado para o próximo sorteio, no sábado (16), é de R$ 13 milhões. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.O texto foi atualizado às 7h2min desta quinta-feira (14) para correção inicial de que o concurso tinha sido acumulado para o próximo sábado.
O Santos está na final da Libertadores 2020! Nesta quarta-feira (13), o Peixe venceu o Boca Juniors, na Vila Belmiro, por 3 a 0. A grande decisão será no dia 30 deste mês, no Maracanã, no Rio de Janeiro, contra o Palmeiras, que ontem perdeu de 2 a 0 em casa para o River, mas se classificou porque venceu o primeiro confronto, na Argentina, por 3 a 0.
O confronto entre os times paulistas garante a presença de um time do Brasil no Mundial de Clubes da FIFA, que será disputado em fevereiro de 2021. A configuração da final foi prevista nos cenários que a CBF divulgou para possíveis ajustes no calendário.
Aos 16 minutos da primeira etapa, Soteldo recebeu dentro da área, limpou e bateu colocado. A bola bateu na mão do defensor argentino, mas sobrou limpa para Diego Pituca, que girou rápido e bateu rasteiro para abrir o placar: 1 a 0. Veja em leia mais.
Itabuna perdeu, nesta quarta-feira (13), um dos seus maiores comunicadores. Muito conhecido no sul da Bahia, principalmente pelos moradores mais velhos da zona rural, o radialista, escritor e professor Odilon Pinto faleceu aos 72 anos. Ele foi vítima de infarto.
Odilon Pinto Mesquita Filho era uma das pessoas mais queridas do rádio regional, tendo comandado, durante décadas, o programa de Fazenda em Fazenda, líder absoluto nas madrugadas e manhãs da Rádio Jornal. Mas também será sempre lembrado na área educacional. Ele lecionou em escolas públicas e faculdades de Itabuna, além da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Formado em Letras, doutor em Linguística, Odilon Pinto era de uma simplicidade impressionante. “Enquanto tem muita gente sem o título exigindo ser tratado como doutor, o mestre Odilon nunca teve essa vaidade. Em uma das aulas, eu tive a ousadia de falar: doutor, professor Odilon Pinto. Ele, educadamente, respondeu: só professor, Ailton”, recorda-se o jornalista Ailton Silva.
Era dedicado no que fazia e sabia transmitir conhecimento. “Eu tive a sorte grande de ter sido aluno dele no antigo Colégio Polivalente de Itabuna, no Curso de Técnico em Redator e, anos depois, no Curso de Jornalismo, na faculdade. Sempre tive um respeito enorme e a minha admiração será eterna”, afirma Silva.
Odilon não era apenas um comunicador espetacular e excelente professor, mas resenhista de primeira. “Certa vez, numa aula de Língua Portuguesa, focado em passar bem o conteúdo, Odilon lançou várias perguntas para a turma. Uma das indagações foi sobre a perda do trema, na palavra sequestro, quando o Acordo Ortográfico entrasse em vigor. A turma inteira e professor deram muitas gargalhadas quando uma colega, na resenha, disse que o sinal gráfico cometeria o próprio sequestro. Essa é só uma das muitas resenhas na aula dele”, conta o jornalista.
Em portaria assinada ontem (12) pelo secretário Thales Rodrigues da Silva, a Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna (Settran) determinou que ocorrências de acidentes de trânsito devem ser registradas nos locais onde eles aconteceram. O texto também orienta que os envolvidos devem acionar os agentes pelo número 153, disponível 24 horas, para que lavrem a ocorrência.
De acordo com o secretário, condutores manifestavam insatisfação com a necessidade de registrar ocorrências de trânsito na sede da Settran, no Bairro Lomanto Júnior, conforme norma anterior. “Além do deslocamento obrigatório, havia o fato de as pessoas estarem estressadas”.
Muitas vezes, depois de colisões, algumas pessoas não faziam o registro nem se responsabilizavam pelos danos materiais causados, explicou o secretário. “Com a alteração agora proposta, certamente esses dissabores vão terminar, já que o agente representa a autoridade de trânsito”, concluiu.
A mudança passará a valer quando for publicada no Diário Oficial, o que é esperado para os próximos dias.
Uma missão coordenada pelo Ministério da Saúde vai até a Índia para buscar dois milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo consórcio da farmacêutica britânica AstraZeneca e da Universidade de Oxford. O lote foi fabricado pelo laboratório indiano Serum.
A missão sai amanhã (14) em um avião que parte da cidade do Recife e fará uma viagem de 15 horas de duração até a cidade indiana de Mumbai. A aeronave deve retornar ao Brasil no sábado (16). A chegada será no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
Segundo o Ministério da Saúde, os documentos de importação já estão prontos. O procedimento compreenderá apenas a chegada ao país e o carregamento das doses. A carga está estimada em 15 toneladas.
A distribuição da vacina, contudo, só poderá ocorrer após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dar a autorização em caráter emergencial. O órgão avalia o pedido feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que firmou parceria com a AstraZeneca e a Universidade de Oxford.
A Anvisa informou que a reunião para tomada da decisão sobre a concessão ou não da autorização em caráter emergencial está prevista para este domingo (17). A agência também decidirá sobre a solicitação feita pelo Instituto Butantan.
Caso a Anvisa dê a autorização, a previsão do Ministério da Saúde é que em até cinco dias as vacinas sejam distribuídas aos estados. Para além das duas milhões de doses da vacina da AstraZeneca, o governo informou que estariam disponíveis também, caso a Anvisa permita, mais seis milhões de doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Informações da Agência Brasil.























