O prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre, Marão (PSD), visitou hoje (20) as instalações do Shopping Jequitibá em Itabuna. Ele conheceu detalhes da estrutura do empreendimento para avaliar como será a concepção do Shopping Jequitibá que será construído na zona sul de Ilhéus, uma das áreas de maior potencial de crescimento na região, após obras estruturantes do governo estadual, a exemplo da ponte Jorge Amado, ligando o centro e o litoral sul e a duplicação de um trecho do rodovia Ilhéus-Olivença.
Acompanhado do diretor do Jequitibá, Manoel Chaves Neto, e do diretor Leandro Chaves, Marão visitou as lojas-âncoras, academia, cinema, espaços de lazer e serviços, praça de alimentação e hipermercado e conversou com lojistas que também pretendem se instalar no Jequitibá Ilhéus.
A obra do Shopping Jequitibá Ilhéus está prevista para iniciar nesse primeiro semestre, com investimento de R$ 70 milhões. O empreendimento adotará o modelo LifeStyle, voltado para a população do sul e sudoeste da Bahia e para os turistas, com valorização da Mata Atlântica e a cultura do Cacau e de Jorge Amado.
“O Shopping Jequitibá irá contribuir para esse momento em que Ilhéus dá um grande impulso em seu desenvolvimento, com obras e projetos importantes, mas sem perder o foco na sustentabilidade e qualidade de vida”, afirma o diretor do Jequitibá e diretor-presidente do Grupo Chaves, Manoel Chaves Neto. Segundo ele, o apoio e incentivo da Prefeitura de Ilhéus têm sido fundamentais para a implantação do Jequitibá Ilhéus. A previsão é que o Jequitibá Ilhéus seja inaugurado no início de 2023.
Nesta quarta-feira (20), Itabuna registrou, pelo segundo dia consecutivo, óbitos de pacientes internados depois de contaminados pelo novo coronavírus. Hoje, foram notificadas mais duas mortes. Com isso, o número de pessoas que não resistiu à doença subiu para 377.
De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Itabuna tem 41 pacientes internados, sendo que 25 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outros 16 estão em leitos clínicos (enfermaria). Há 17.990 casos confirmados. Destes, existem 496 casos ativos e 17.117 curados.
Com gol de Thiago, o Bahia encerrou um jejum de oito jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro e ganhou fôlego na corrida contra o rebaixamento. Os três pontos foram conquistados, nesta quarta-feira (20), na partida contra o Athletico-PR, pela 36ª rodada, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Com o resultado, o Bahia chegou aos 32 pontos, mesma pontuação que Vasco, Sport e Fortaleza. Os dois últimos times jogam nesta quinta-feira (21). O Fortaleza enfrenta o Santos, no Castelão; e o Sport joga contra o Corinthians. Já o Vasco pega o Bragantino neste momento, em São Paulo.
Na próxima rodada pelo Campeonato Brasileiro, no domingo (24), o Bahia faz um jogo de “seis pontos” contra o Sport. A partida será às 18h15min, na Ilha do Retiro, em Recife.
Nesta quarta-feira (20), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA) notificou a Ford do Brasil para obtenção de esclarecimentos sobre questões de logística relacionadas ao fechamento da unidade da empresa em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
O Procon cobrou esclarecimentos sobre como funcionará o cumprimento da garantia dos consumidores que adquiriram veículos da marca Ford e ainda estão em prazo de garantia e quais estabelecimentos prestarão a assistência técnica na Bahia. Quer saber ainda como funcionará a política de oferta de componentes e peças de reposição para o veículos da marca produzidos no Brasil ou importados de outros países.
A Ford tem um prazo de 10 dias para apresentar esclarecimentos e documentos comprobatórios ao Procon-BA. No último dia 11 deste mês, a empresa anunciou o encerramento de sua produção de veículos no Brasil. Além de Camaçari, a medida atinge as unidades de Taubaté (SP) e Horizonte (CE).
A Prefeitura de Ilhéus publicou hoje (20) a lista dos postos de vacinação contra Covid-19 para idosos com 80 anos ou mais. Para esse público, a imunização vai ser feita entre segunda-feira (25) e terça (26), com atendimento das 9h às 16 horas.
As doses serão aplicadas nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Norte, Sul, Vilela, Olivença e Oeste (Banco da Vitória); no PA da Zona Sul e no CEMAE (antigo Colégio Fênix).
No ato, será necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência, além dos cartões de vacina e do SUS. As unidades do CRAS atenderão o público-alvo conforme a área de abrangência. Para evitar a transmissão da Covid-19, a população deve seguir todos os protocolos de segurança sanitária, com medidas de distanciamento social, máscara de proteção e álcool em gel.
CONFIRA OS ENDEREÇOS DAS UNIDADES
Cras Norte
Endereço: Avenida Raimundo Sá Barreto, 539 – Jardim Savóia.
Cras Sul
Endereço: Avenida Dr Arnoldo Neves – Nossa Senhora da Vitória.
Cras Vilela
Endereço: Avenida Governador Paulo Souto (perto da Associação de Moradores), 625 – Teotônio Vilela.
CRAS Oeste
Endereço: Rua Duque de Caxias, 154 – Banco da Vitória.
CRAS Olivença
Endereço: Rua Almerindo Sarmento, 8 – Olivença.
PA da Zona Sul
Endereço: Rua Diaconisa Góes, 780 – São Francisco.
CEMAE – antigo Colégio Fênix
Endereço: Avenida Canavieiras, 275 – Cidade Nova.
O secretário de Desenvolvimento do Estado da Bahia, Nelson Pellegrino, visitou Ilhéus nessa terça-feira (19) para ver de perto as condições do lixão de Itariri, no distrito de Aritaguá. O governo estadual tem o objetivo de articular municípios do Sul da Bahia na busca de uma solução consorciada para a gestão dos resíduos sólidos, construindo um aterro sanitário no local.
Os prefeitos de Ilhéus, Mário Alexandre, Marão (PSD), e de Itabuna, Augusto Castro (PSD), acompanharam o secretário. “Estou absolutamente convencido de que a solução definitiva para essa questão passa primeiro pelo consórcio de municípios”, explicou Pellegrino.
Atualmente, o lixão recebe resíduos de Ilhéus, Barro Preto e Uruçuca. Caso o plano do consórcio avance, além desses municípios, a construção do aterro poderá reunir recursos de Itabuna, Itacaré e outras cidades do Sul da Bahia.
O Vitória conquistou, nesta quarta-feira (20), um importante resultado na briga pela permanência da Série B do Campeonato Brasileiro. Jogando no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, pela 36ª rodada da competição, o rubro-negro baiano venceu o Guarani por 2 a 1.
Com o resultado, o Vitória deixou a zona de rebaixamento e agora aparece na 15ª posição, com 42 pontos. Com 48 pontos, o Guarani ocupa o 11º lugar e não tem mais chances de acesso para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
O gol do Vitória foi marcado logo aos cinco minutos, quando Matheus Frizzo cruzou, Mateusinho ajeitou de cabeça para atacante Léo Ceará completar para o fundo das redes. O Guarani empatou aos 17 minutos, com Marcelo. Mas aos 11 minutos do segundo tempo, Léo Ceará cobrou pênalti com categoria e garantiu a vitória do rubro-negro.
Nesta quarta-feira (20), o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, se reuniu com seis secretários municipais de saúde das regiões Sul e Sudoeste. Ele quer mais empenho das gestões locais no enfrentamento da pandemia de Covid-19, devido ao aumento substancial de casos novos nessa semana. “Nos últimos cinco dias, tivemos um crescimento médio superior a 1% em algumas localidades, o que é preocupante”, avaliou.
O encontro virtual teve a participação dos secretários municipais de Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Guanambi, Barra da Estiva e Jequié.
Vilas-Boas também solicitou reavaliação do período de permanência dos pacientes em unidades de tratamento intensivo (UTIs). “Há relatos de pessoas que ficam internadas por um tempo maior do que o necessário, impossibilitando que novos pacientes sejam admitidos”.
As regiões Sul e Sudoeste da Bahia têm 427 leitos exclusivos para pacientes com o diagnóstico da Covid-19. Destes, 185 são de terapia intensiva para adultos, com taxa de ocupação de 85%.
A Prefeitura de Una publicou ontem (19) edital de processo seletivo para preencher 170 cargos de forma temporária.
As oportunidades são para auxiliar de serviços gerais, motorista, agente de endemias, técnico de enfermagem, técnico em análises clínicas, técnico em prótese dentária, técnico em radiologia, técnico de informática e técnico em segurança do trabalho.
Também há vagas para digitador, visitador social, auxiliar de produção e armazenamento, auxiliar de serviços urbanos, serralheiro, fiscal de campo, operador de máquina pneumática, vigilante patrimonial, podador, coveiro e operador de retroescavadeira.
Os salários variam de R$ 1.102 a R$ 2.203, a depender do cargo em disputa e da jornada de trabalho.
Interessados podem se inscrever a partir de hoje (20). O prazo vai até o próximo dia 26. As inscrições devem ser feitas por e-mail (processoseletivo@una.ba.gov.br).
Disponível aqui, o edital traz detalhes sobre o procedimento, além do formulário a ser preenchido e anexado à mensagem de inscrição. A taxa é de R$ 35.
A seleção vai se dar por meio da análise das qualificações profissionais dos candidatos.
A vitrine do cinema baiano está de volta. Depois de cinco anos desde a última vez em que foi realizado, o Festival de Cinema Baiano (Feciba) promoverá sua sétima edição com uma programação inteiramente online, exibindo 50 filmes, feitos exclusivamente por realizadores baianos entre 2016 e 2021.
Para compor a grade, o festival recebe inscrições para mostras não competitivas de curtas, médias e longas-metragens até o dia 31 de janeiro. Cada realizador que tiver seu filme selecionado receberá um valor em dinheiro e participará de um dos debates propostos pelo evento.
A produção também analisa, até o próximo dia 24, currículos de pessoas interessadas em compor a curadoria desta edição. Para saber mais sobre como inscrever o seu filme ou como se candidatar à curadoria do festival, clique aqui.
Entre 15 e 26 de março, o Festival promoverá 20 lives com nomes reconhecidos do audiovisual baiano, além de quatro oficinas de formação em cinema. Todos os debates terão interpretação em Libras.
A coordenadora geral do evento, Cristiane Santana, destaca que, devido ao contexto de pandemia, houve a necessidade de adequar a programação para realizar o festival pela primeira vez num formato totalmente online e gratuito. “Esta experiência é mais um desafio que alargará o potencial dos produtos cinematográficos produzidos na Bahia. Nesse processo de reExistência, desejamos alcançar os mais diversos públicos e ensejar novos diálogos sobre os fazeres do audiovisual”, comenta.
O FECIBA é uma produção do Núcleo de Produções Artísticas (Núproart) e da Voo Audiovisual. Esta edição tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
A secretária de Educação de Ilhéus, Eliane Oliveira, se reuniu ontem (19) com dirigentes de escolas particulares para discutir as dificuldades que as instituições enfrentam por causa da pandemia de Covid-19. No encontro, realizado na sede da prefeitura, ela sugeriu que os gestores elaborem plano de ação para o ano letivo de 2021 e o submetam ao Conselho Municipal de Educação.
A ideia é que as escolas se articulem para negociar com as autoridades estaduais, responsáveis pelo decreto que proíbe o retorno das aulas presenciais na Bahia.
Presente na reunião, a diretora do Colégio Vitória, Ana Carolina Melo, reforçou o que havia divulgado em nota, no final de semana, quando informou que está preparada para o retorno às aulas, a qualquer momento, mas vai cumprir o decreto que prorrogou a proibição do ensino presencial no estado até 30 de janeiro.
Consciente da situação financeira difícil da maioria das escolas ilheenses, Melo recomendou um estudo de estratégias de apoio ao setor, por parte da prefeitura, como a vacinação de educadores e a eventual revisão ou isenção de tributos municipais.
Na última sexta-feira (15), a Prefeitura de Cabrália publicou edital de processo seletivo para contratar 192 profissionais para a Secretaria Municipal de Educação. Além das contratações imediatas, o certame vai formar cadastro reserva.
As oportunidades são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, auxiliar de classe, profissional de apoio escolar, assistente administrativo, agente administrativo escolar, monitor de transporte escolar, motorista, pedagogo, nutricionista, fonoaudiólogo e psicólogo.
Também há vagas para professores de educação indígena, matemática, português, inglês, história e educação física.
Os salários variam entre R$ 1.100 e R$ 1.964,50, conforme o cargo e a jornada de trabalho.
O prazo para inscrições começou na segunda-feira (18) e vai acabar às 22 horas de hoje (20). Clique aqui para se inscrever.
A seleção vai ocorrer por meio de análise curricular e entrevista. Veja mais informações no edital.
No dia 8 de janeiro, o prefeito Mário Alexandre (Marão, PSD) exonerou os funcionários comissionados da Prefeitura de Ilhéus. Ontem (19), deu início à nomeação de chefes e coordenadores do serviço público municipal.
Os atos fazem parte do planejamento para o segundo mandado do prefeito, que pretende enviar projeto de reforma administrava à Câmara de Vereadores em fevereiro, quando acabará o recesso legislativo.
Clique aqui para acessar as nomeações dessa terça-feira.
– GRUPO KAUFFMANN DEIXA IDOSA SEM MORADIA
Celina Santos
Está só na lembrança a imagem de dona Maurina dos Anjos Oliveira, de 88 anos, passeando entre as plantas do quintal onde viu seus nove filhos crescerem, na avenida Princesa Isabel, bairro Banco Raso, em Itabuna. Ao redor, a casa cedida há mais de 60 anos ao saudoso marido dela, seu Casé – um dos operários do grupo Kauffmann.
A mulher viveu naquela morada, onde lavou roupas para contribuir com a renda da família, regou plantas e aprendeu sobre a arte de educar os meninos e meninas que trouxe ao mundo. Mas um dos filhos dela, inadvertidamente, um dia assinou um contrato de aluguel. Aí começou um processo de despejo, fruto de vários recursos (em diferentes instâncias).
O desfecho teve dezembro de 2020 como marco. Dona Maurina só tem um dos nove rebentos vivendo com ela. E decidiu não mais lutar na Justiça pelo espaço onde construiu a família e vivia cercada de vizinhos/amigos. “Era a batalha dos Kaufman contra os Oliveira”, definiu, assim que buscou alugar uma casa no mesmo bairro e antecipar-se ao constrangedor despejo.
Vale lembrar que outras casas foram igualmente cedidas a operários naquela rua. Como nenhum assinou qualquer documento que remetesse a aluguel, não houve caminhos legais para o mesmo desfecho a que dona Maurina foi submetida.
“VAKINHA” VIRTUAL
Lúcida e forte, ela prefere ficar sozinha no quarto quando uma pontinha de tristeza chega mais perto. Devido à pandemia, pelas óbvias medidas de prevenção, não vai à missa de que tanto gosta. Enquanto isso, amigos e familiares abraçaram a ideia de uma campanha solidária.
Quem sabe uma “vakinha virtual” – tão em alta pelo amplo universo da internet – consegue recursos para esta mulher tão batalhadora adquirir um imóvel. “Não quero morrer sem ter um teto”, costuma dizer, emocionada. A todos que já conheciam ou que estejam conhecendo agora a história da querida dona Maurina, é possível contribuir com esta verdadeira corrente. (Contribua você também pelo link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/idosa-de-itabuna-sonha-com-casa-propria).
A vacinadora Domingas Maria de Jesus Lima, de 50 anos, foi a primeira pessoa a ser imunizada contra o novo coronavírus (Covid-19) em Itacaré, no sul da Bahia. A servidora trabalha na área da saúde há 15 anos. “Isso é um sonho de todos nós. É uma alegria muito grande”, disse Domingas.
A vacinação no município sul-baiano foi iniciada na tarde de ontem (19). De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, Itacaré recebeu 144 doses para a primeira fase de imunização contra covid-19. São 138 doses para os profissionais de saúde da linha de frente de combate ao covid-19 e seis doses para idosos do Abrigo São Pedro.
A segunda pessoa vacinada no município foi a idosa Maria Eduvirgens Nascimento, de 90 anos, do Abrigo São Pedro. Além dela, todos os outros cinco idosos do abrigo foram vacinados. Nesta quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde começou a vacinação dos profissionais da Saúde que atuam no combate ao coronavírus.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, comemorou a chegada da vacina no município e explicou que a medicação “representa uma vitória, a esperança e um passo importante nessa luta contra o Covid-19”. A expectativa do prefeito é que novas doses já sejam liberadas o mais breve possível para imunizar um número cada vez maior de pessoas.Leia Mais
























