As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, que se encerrariam na sexta-feira (22), foram prorrogadas para até segunda-feira (25). Os interessados podem fazer a inscrição até as 23h59 do dia 25.
A participação no Encceja é voluntária, gratuita (para quem não faltou a última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o Encceja 2020 no dia 25 de abril, em todos os estados e no Distrito Federal.
Inscritos que não justificaram a ausência no Encceja 2019 ou tiveram a justificativa reprovada deverão ressarcir ao Inep o valor de R$ 40, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), até o dia 27 de janeiro. Nesses casos, a inscrição no Encceja 2020 será confirmada somente mediante o pagamento da taxa. A GRU poderá ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos.
Quem acertar as seis dezenas do concurso 2.337 da Mega-Sena, neste sábado (23), pode levar um prêmio estimado em R$ 22 milhões. O sorteio será realizado a partir das 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.
As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas, pela internet site, no www.loteriasonline.caixa.gov.br e pelo aplicativo Loterias Caixa, disponível para usuários das plataformas iOS ou Android.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, caso apenas um apostador leve o prêmio principal da Mega-Sena e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 25.498,00 de rendimento no primeiro mês. O valor de uma aposta simples na Mega-Sena é de R $ 4,50.
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a Prefeitura de Ilhéus divulgou ontem (22) balanço da vacinação contra a Covid-19 no município; 1.970 pessoas foram vacinadas desde o início da imunização, entre os dias 19 e 22 de janeiro.
“Fazemos questão de informar à nossa comunidade como está indo a vacinação em Ilhéus. Nossas equipes estão trabalhando diuturnamente para seguir o plano municipal e respeitar todos os protocolos e critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Sesab. Nosso objetivo é garantir a segurança e o direito à saúde para o nosso povo”, destacou o prefeito Mário Alexandre (PSD).
Na sexta-feira (22), as equipes de vacinação da Sesau imunizaram 400 pessoas da população prioritária contra a Covid-19, como trabalhadores de saúde na linha de frente no combate ao novo coronavírus (242), população indígena (146) e idosos institucionalizados (12).
Na quinta (21), as equipes da imunização vacinaram 712 pessoas entre a população indígena (58), idosos institucionalizados (73), profissionais de saúde (575) e assistidos no programa “Melhor Em Casa” (6).
Na quarta-feira (20), foram 607 imunizados, dentre os quais, os motoristas (17), população indígena (149) , assistidos no programa “Melhor Em Casa” (22), profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas da Conquista (61), do Pronto Atendimento 24 horas da Zona Sul (38), do Centro Covid-19 (20), do Hospital Regional Costa do Cacau (142), do Hospital Vida Memorial (38), do Centro de Assistência Renal de Hemodiálise (40), do SAMU (49) e Escola Sá Pereira (31; trabalhadores da saúde).
E no dia 19 de janeiro, data em que começou a vacinação em Ilhéus, foram vacinadas 241 pessoas do grupo prioritário, como os profissionais de saúde do Hospital Vida Memorial (81), Hospital de Ilhéus (124) e vacinadores (36).
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, usou a imagem de um barco afundando para comparar a vacina Sputinik V, ainda não autorizada para uso no Brasil, a coletes salva-vidas sem certificação de segurança.
“Suponha que o barco esteja afundando, tem salva-vidas, mas não foram certificados pelo Inmetro. Vc usaria?”, perguntou, em publicação feita ontem numa rede social, com a imagem da vacina russa acompanhando o texto.
Cumprindo determinação do governador Rui Costa (PT), o governo baiano pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para importar a vacina da Rússia, sem que isso dependa da intermediação do Ministério da Saúde. O estado tem acordo preliminar para adquirir até 50 milhões de doses do imunizante, que já é usado em países vizinhos, como Argentina e Bolívia.
No Brasil, a competência para autorizar ou não o uso de fármacos é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que, até momento, autorizou apenas o uso das vacinas CoronaVac e AstraZeneca.
A médica Lívia Mendes, secretária de Saúde de Itabuna, disse hoje (23) ao PIMENTA que a adoção de medidas restritivas contra o novo coronavírus, até o momento, não está no horizonte do governo municipal.
“[Medidas] de restrição, ainda não. A gente acompanha os números e vê que tem esse aumento, que a gente está tendo um reflexo agora das festas de fim de ano, em que as pessoas tendem a aglomerar mais e fugiram das regras importantes. Mas, agora, a gente não vê medidas de restrição, não”, explicou.
Na última quarta-feira (20), o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, se reuniu com secretários de municípios das regiões Sul e Sudoeste do estado. Queria saber o que os governos municipais estavam fazendo para conter o vírus. Lívia Mendes representou Itabuna na reunião online. Na conversa com o PIMENTA, a secretária informou que o município vai priorizar o trabalho de conscientização das pessoas, para que evitem aglomerações e se protejam usando máscara. Deu o exemplo da Patrulha do Som, que fiscaliza o cumprimento das regras sanitárias em ambientes como bares e restaurantes. A gestora planeja a volta do serviço com a Guarda Municipal e os fiscais de indústria e comércio.
A troca de comando na Prefeitura prejudicou as medidas de combate à pandemia, admite Lívia Mendes. “Com essa transição, realmente, as ações de vigilância epidemiológica, as testagens, diminuíram. Um governo estava saindo, e outro, assumindo e colocando as pessoas que iriam coordenar essas ações. A gente já está voltando com as testagens. Um exemplo foi lá no abrigo [Albergue Bezerra de Menezes] e também as ações nos bairros com aumento de casos”.
Com a volta dos ônibus às ruas em até 12 dias, conforme anúncio do prefeito Augusto Castro (PSD), a Secretaria Municipal de Saúde vai estabelecer os protocolos de segurança do transporte coletivo, como o uso obrigatório de máscaras e o fornecimento de álcool em gel aos usuários e trabalhadores do sistema.
MORTES E OCUPAÇÃO DE UTIs
Entre 31 de dezembro e 22 de janeiro, Itabuna registrou 17 mortes por Covid-19. No total, são 378. Perguntamos à secretária se chegou a faltar leitos de tratamento intensivo para os pacientes do município. “No pico mesmo que a gente viu da pandemia, com certeza, faltou, porque Itabuna é referência da macrorregião. Os leitos de Itabuna também eram referência para o Sul e o Extremo-Sul do estado. Então, realmente, pela gravidade, se algum município ficou descoberto, isso provavelmente aconteceu por conta da insuficiência de leitos na época do pico”, respondeu.
Em Itabuna, o SUS disponibiliza 28 leitos de UTI Covid; 27 deles estão ocupados, segundo o boletim epidemiológico divulgado ontem (22) pela prefeitura. De acordo com a secretária, o município não registrou taxa de ocupação de 100% em 2021, mas nada garante que isso não voltará a acontecer, porque a dinâmica da pandemia “é um reflexo do comportamento da população”.
VACINAÇÃO
Itabuna recebeu 2.017 doses da CoronaVac e Ilhéus, com menos habitantes, 6.017. O que explica essa diferença? “Essa distribuição, essa proporcionalidade, segundo o Estado, foi feita em relação à população público-alvo dessa primeira fase. Qual era o público dessa primeira fase? Profissionais de saúde, os idosos das casas de longa permanência, ribeirinhos e indígenas em aldeias. Uma das questões é que Ilhéus tem as aldeias indígenas”, explicou a secretária Lívia Mendes. Em balanço divulgado neste sábado (23), a Prefeitura de Ilhéus informou que 1.007 tupinambás foram vacinados até o momento.
O Ministério da Saúde pretende iniciar neste sábado (23) o envio de dois milhões de doses da vacina Oxford/Astrazeneca aos estados. A exemplo do que aconteceu com o lote da CoronaVac, explica Mendes, o governo municipal só vai saber o número de vacinas destinadas a Itabuna poucas horas antes ou no momento da entrega feita pela Secretaria de Saúde do Estado.
Na última quinta (21), a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, se reuniu com o novo secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda de Itabuna, Ricardo Xavier, para traçar ações conjuntas que fomentem e fortaleçam o empreendedorismo no município.
Também participaram da reunião o superintendente de Emprego e Renda, Marcos Alves, o diretor de Fomento a Indústria, Othon Henrique Dantas, e os gerentes de departamento, Adriana Alves, Bruno Almeida, Carlos Góes, Murilo Guimarães e Thadeu Campos.
Figueiredo apresentou iniciativas como o Cidade Empreendedora, que viabiliza o fortalecimento e a recuperação dos negócios em meio aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. O programa visa criar um ambiente favorável para os pequenos negócios por meio da reestruturação da Sala do Empreendedor. Também foi discutida a possibilidade da oferta de capacitações e consultorias para os pequenos empresários, principalmente para o microempreendedor individual (MEI).
“A parceria do Sebrae com o município de Itabuna pode ser entendida como um elo para a retomada da economia na cidade, visando o fortalecimento dos negócios e adequação destes para que estejam aderentes às novas exigências do mercado e adaptados ao novo perfil do consumidor”, ressalta Claudiana.
O Ministério da Saúde pretende iniciar na tarde deste sábado (23) a distribuição da vacina AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, para os estados. Na noite de sexta (22), o Brasil recebeu dois milhões de doses da Índia, onde o imunizante de origem inglesa é fabricado.
Segundo o ministro Eduardo Pazuello, antes do envio aos estados, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) vai inspecionar os lotes da vacina no Rio de Janeiro.
Até o momento, o Brasil tem 12,8 milhões de vacinas contra a Covid-19, sendo 10,8 milhões da CoronaVac, da fabricante chinesa Sinovac.
O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira (22), no Diário Oficial da União, o Edital nº 3, que define o cronograma e procedimentos para a adesão das instituições públicas de educação superior ao primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo de adesão é de 8 a 12 de fevereiro.
O edital destaca ainda que para a seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas por meio do processo seletivo do Sisu para o 1º semestre de 2021, serão exigidos, exclusivamente, os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente à edição de 2020
Após a divulgação do resultado do Enem 2020, o MEC publicará o edital com o prazo de inscrição e demais procedimentos para o primeiro processo seletivo do Sisu deste ano. Acesse aqui o Diário Oficial da União.
O edital de adesão ao Sisu prevê ainda que seja disponibilizado pelas instituições o acesso virtual para que os estudantes selecionados pelo Sisu possam encaminhar a documentação exigida e efetuar suas matrículas de forma remota, caso não possam realizar os procedimentos necessários de forma presencial.
Ministério Público Federal denunciou, à Justiça Federal da Bahia, sete pessoas por organização criminosa, estelionato, falsificação e uso de documentos falsos. A denúncia foi feita com base em inquérito da Polícia Federal (PF), que fraudou 143 benefícios previdenciários e assistenciais concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS ) e um prejuízo de R$ 13,6 milhões.
O esquema foi descoberto no passado, quando a PF deflagrou da Operação Cucurbitum. As investigações tiveram início quando uma das denunciadas usou documentos falsos para receber um benefício em uma agência do INSS no município baiano de Amélia Rodrigues. Na apuração deste caso, foi identificado o grupo criminoso, liderado por ciganos na região de Jeremoabo.
De acordo com MPF, o homem desenvolveu um vasto esquema de fraudes para obtenção indevida de benefícios, especialmente os assistenciais. Além da Bahia, a ação dos denunciados envolveu beneficiários do Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Os ônibus do transporte coletivo de Itabuna não circulam há dez meses. Na manhã desta sexta-feira (22), o prefeito Augusto Castro (PSD) assinou o contrato da Atlântico Transportes, empresa que substitui a São Miguel e a Viação Sorriso.
O serviço retornará com frota de 50 ônibus. O prefeito estima que os veículos estarão de volta às ruas em até 12 dias.
A Atlântico Transportes vai “manter 50% dos contratos, de cada empresa [substituída], com os motoristas e cobradores”, informou Augusto, antes de avaliar o contrato emergencial como uma “conquista de extrema importância” para a população.
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que, até a tarde desta sexta-feira (22), Ilhéus vacinou 813 pessoas contra a Covid-19, e a vizinha Itabuna, 835. A campanha começou na última terça (19).
Salvador (11.035), Vitória da Conquista (1.904), Lauro de Freitas (1.242) e Santo Antônio de Jesus (1200) são os quatro municípios baianos com mais vacinados.
Nesta primeira etapa da corrida de imunização contra o novo coronavírus, a prioridade é dos profissionais de saúde que atendem pacientes contaminados, além dos idosos que moram em abrigos.
A oferta limitada de vacinas impõe ritmo lento à vacinação em todo o país. O Estado da Bahia solicitou autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para importar a Sputik V, vacina desenvolvida na Rússia, sem a necessidade de intermediação do Ministério da Saúde.
Hoje, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso de novo lote da vacina chinesa CoronaVac, com 4,8 milhões de doses.
Em fevereiro, artistas de Ilhéus, Itabuna e outras cidades do Sul da Bahia vão participar do Sarau do Fim do Mundo, festival de música com transmissão na internet.
Conforme os organizadores, o objetivo do projeto é retratar a diversidade da produção regional. O evento contará com mais de 40 músicos convidados e bate-papos ao vivo, seguidos da exibição de videoclipes desses artistas. Serão quatro apresentações, entre 6 e 27 de fevereiro, sempre aos sábados, às 19 horas.
No dia 6 de fevereiro, o palco virtual vai ser de Dr. Imbira, Brena Gonçalves, Ismera Rock e Billyfat Mc. No dia 13, será a vez de Gabriela Maja, Zezo Maltez & Victor Santana, PH do Acordeon e Mulheres em Domínio Público.
A programação continuará no dia 20 do próximo mês, com Lab da Mata, Eloah Monteiro, Brisa & Mither e Ayam Ubráis Barco. Por fim, no dia 27, o som vai ficar por conta de Circo da Lua, Herval Lemos, Rao e Cjay.
O músico Cabeça Isidoro idealizou e executa o projeto. As transmissões vão acontecer no canal do Teatro Popular de Ilhéus no Youtube. A iniciativa tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Responsável pela organização da Festa de Iemanjá no bairro do Pontal, em Ilhéus, Mãe Laura anunciou hoje (22) o cancelamento do festejo de 2 de fevereiro de 2021. A pandemia de Covid-19 forçou a decisão.
“Vamos esperar acalmar e respeitar o distanciamento social. Não deixarei de presenteá-la, só não o farei no dia 2 de fevereiro. Quando tudo se acalmar, o Terreiro Guainiá de Oyá levará as oferendas para a Grande Mãe. Ainda sem data prevista”, informa a mãe de santo.
Em ação conjunta com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), o Instituto Nossa Ilhéus (INI) vai realizar amanhã (23), no Estádio Mário Pessoa, um saldão para a venda de equipamentos sonoros apreendidos pela CIPPA (Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental) em ocorrências de crime ambiental por poluição sonora. Interessados podem consultar os lotes disponíveis aqui.
O preço de cada lote de equipamentos de som foi definido por meio da avaliação de um especialista do Ministério Público, com base no estado de conservação dos aparelhos. No ato da venda, não haverá testes dos aparelhos nem será realizado desconto ou devolução do valor após a compra.
De acordo com o termo de parceria com o Ministério Público, os recursos arrecadados com a comercialização dos equipamentos serão destinados ao INI e ao Rotary Club de Ilhéus, que, por sua vez, repassará 40% da sua parcela para a ONG Planeta dos Bichos, mediante autorização do MP-BA.
Com isso, a parceria garantirá recursos para a manutenção do trabalho de acolhimento e tratamento de animais abandonados da ONG Planeta dos Bichos. O valor arrecadado também será utilizado na manutenção das ações de educação para cidadania, monitoramento Social e impacto em políticas públicas do Instituto Nossa Ilhéus.
A venda dos aparelhos de som vai contar ainda com o apoio do Rotary Club de Ilhéus, ONG Planeta dos Bichos, GAP (Grupo de Amigos da Praia) e Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.
Vale destacar que a apreensão dos aparelhos de som, assim como aplicação de multa e prisão são penas para quem comete crime ambiental por poluição sonora.
Nascido em meio à atual pandemia de Covid-19, o Enpathos, projeto de estudantes da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), é uma plataforma de mentoria online e gratuita para empreendedores, especialmente os que atuam de modo informal.
Por meio de ciclos, com período de inscrições previamente divulgados, a equipe responsável pelo projeto faz uma análise cuidadosa dos perfis cadastrados, sem qualquer tipo de tecnologia facilitadora, a fim de conectar mentores e assessorados.
O ciclo 2021 do Enphatos está com inscrições abertas até esta sexta-feira (22), no site do projeto, tanto para profissionais interessados em ajudar prestando consultoria, como para empreendedores que precisam de auxílio para melhorar o seu negócio.
Se você tem formação em Administração, Economia, Direito, Contabilidade e áreas correlatas, não perca a chance de se inscrever e ajudar empreendedores a salvarem seus negócios.
Para ser mentor, é necessário ter formação e experiência em algumas das áreas citadas acima; interesse em voluntariado social; disponibilidade para comparecer aos encontros remotos e concordância com o termo de compromisso.
Os empreendedores têm acesso à orientação jurídica e à consultoria trabalhista, empresarial, tributária e de negócios. Também há mentoria para makerting e registro de microempreendedor individual.























