O piloto brasileiro Pietro Fittipaldi, de 24 anos, neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi, terá sua primeira chance como piloto principal da Haas na Fórmula 1, no próximo domingo (6), quando substituirá Romain Grosjean, lesionado ontem (29) após escapar de um grave acidente no Grande Prêmio do Bahrein. O piloto francês se recupera de ferimentos nas costas e em ambas as mãos.
A estreia do brasileiro será no GP de Sakhir, pela 16ª rodada do Campeonato Mundial de F1, no Circuito de Bahrein. Ele será o 32º brasileiro no Circuito Mundial de F1. Desde 2017, quando Felipe Massa se aposentou das pistas, o país não tinha representantes na categoria. Nesta temporada, Pietro participou como piloto reserva e de testes da escuderia norte-americana, na maioria das corridas de F1.Em nota oficial da Haas, o brasileiro revelou que se sente preparado para o desafio.
“Mais importante do que eu estar feliz é Romain [Grosjean] está seguro e saudável”, comentou Pietro Fittipaldi. “Estamos todos muito felizes por seus ferimentos serem relativamente leves após um incidente tão grande. Obviamente, não é um conjunto de circunstâncias ideal para obter minha primeira oportunidade de competir na Fórmula 1, mas sou extremamente grato a Gene Haas e Guenther Steiner por sua fé em me colocar ao volante neste fim de semana”.
Na próxima sexta (4), Pietro assume o volante da do modelo VF 20, como piloto principal da Haas, nos treinos de abertura. Guenther Steiner, chefe da escuderia, está confiante no desempenho de Fittipaldi Neto.
“Pietro vai pilotar o VF-20 e ele está familiarizado com o fato de ter estado com a equipe nas últimas duas temporadas como piloto de teste e reserva. É a coisa certa a fazer e é obviamente uma boa oportunidade para ele. Ele foi paciente e sempre estava preparado para esta oportunidade – e agora ela chegou. É por isso que o queremos no carro e tenho certeza que ele fará um bom trabalho. É muito exigente ser chamado no último minuto, mas como eu disse, acho que é a coisa certa a fazer pela Haas F1 Team”. Da Agência Brasil.
O secretário estadual da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse em entrevista nesta segunda-feira (30) que o estado possui número de casos da Covid-19 que “remontam ao início da pandemia”. O secretário revelou preocupação, falou do possível aumento na taxa de letalidade e das ações pensadas pelo governo para atender aos pacientes com a doença que estiverem nos hospitais.
Para ele, a elevação de dados era previsível, pois estava sendo possível enxergar uma flexibilização fora de controle em todo o estado, com a a realização de carreatas em eleições, além de festas. No sábado (28). A Bahia dobrou o número de contaminados pela Covid-19 em 24h e registrou 4.204 casos.
“A população não conseguiu se desmobilizar da forma como se mobilizou, e esses fenômenos pré-eleitorais foram responsáveis por alavancar isso em todo o país. Aconteceu em São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro e aqui na Bahia já temos uma semana, indo para duas, de aumento sucessivos do número de casos ativos, casos notificados e número de testagens no Laboratório Central, e de notificações por parte dos municípios”, disse.
O secretário informou que embora não haja, nesse momento, uma elevação da taxa de mortalidade, é possível que isso venha a acontecer ao longo das próximas semanas. Informações da TV Bahia e G1-BA.
O Shopping Jequitibá, de Itabuna, recebeu a certificação ISO 9001:2015, que define a forma como a organização opera em ações como foco no cliente, liderança, envolvimento de pessoal, capacidade de tomada de decisões e busca continua na melhoria dos serviços. O ISO 9001:2015 é um certificado de excelência que também possibilita negociações com clientes e obtenção de financiamentos para novos investimentos.
Desde que foi implantado pelo empresário Helenilson Chaves há 20 anos, ressalta a direção, o Jequitibá vem passando por processo permanente de ampliação de sua planta construída e do mix de produtos e serviços, capacitação de colaboradores e consolidação como um shopping completo, atendendo uma área que abrange cerca de 100 municípios do sul e sudoeste da Bahia.
“Mesmo em período de pandemia, em que seu funcionamento atende a todos os protocolos da Organização de Saúde, o Shopping Jequitibá vem recebendo novos empreendimentos a apresenta excelentes perspectivas para 2021, com vários projetos de lojas/entretenimento/serviços em fase de implantação”, afirma o diretor do Shopping Jequitibá, Manoel Chaves Neto.
Neta destaca que a certificação ISO 9001:2015 é resultado do envolvimento dos empresários parceiros e de todos os colaboradores. “Formamos um time unido na busca pela qualidade, visando sempre a satisfação dos nossos clientes”, complementa.
O ex-governador Jaques Wagner, hoje senador, usou o Twitter para fazer considerações sobre o resultado das eleições municipais no Brasil e – principalmente – na Bahia. Numa indireta para o prefeito de Salvador, ACM Neto, Wagner diz que “tem gente comemorando precipitadamente” o resultado das urnas na Bahia em 2020.
O senador lembra 2016, quando o PT e partidos aliados também perderam em Salvador, Feira, Conquista e Camaçari, os quatro maiores colégios eleitorais do estado, e o seu partido nem sequer chegou ao segundo turno nas duas maiores cidades do interior baiano, mas Rui Costa acabou reeleito governador. “[Rui Costa] teve uma eleição retumbante e elegemos 2 senadores”, acrescenta.
“Agora aumentamos nossas votações em todas estas cidades. Então, para quem quer logo tirar a consequência para 2022, eu acho muito precipitado. Já tem gente comemorando, achando que já está tudo dado, mas é bom lembrar que a eleição de daqui a 2 anos roda em um circuito diferente das eleições municipais”, complementa.
Para Wagner, o real perdedor destas eleições foi o presidente Jair Bolsonaro, ainda em primeiro mandato, pois “não teve nenhuma vitória expressiva”. “Onde [Bolsonaro] colocou a mão, as pessoas foram derrotadas. Ainda na análise do senador, avaliar o PT “como derrotado” é “um pouco demais”.
Com o resultado das disputas municipais em Feira de Santana e em Vitória da Conquista fica redefinido o mapa das forças políticas estaduais baianas que emerge das urnas em 2020 e que pode impactar na disputa ao Palácio de Ondina em 2022. Comandada pelo presidente nacional do DEM e prefeito de Salvador, ACM Neto, a oposição venceu em 12 dos 20 maiores municípios baianos.
Contando apenas os vinte municípios, o DEM governará 3,7 milhões de baianos. O MDB vem na sequência, com 1,09 milhão de baianos. O PSDB governará 320,5 mil baianos. A banda do PL ligada a Neto governará 150.658 baianos ao vencer em Porto Seguro. Os cinco maiores municípios – Salvador, Feira, Conquista, Camaçari e Juazeiro – estarão ou serão mantidos sob o comando de oposicionistas a partir de 2021. Neto deixará a prefeitura soteropolitana em 31 de dezembro, mas fez o sucessor, Bruno Reis (DEM).
GOVERNISTAS
Dos 20 maiores municípios, o mais populoso governado por um partido da base aliada é Itabuna, com 213.685 habitantes, segundo o IBGE, onde o vencedor foi Augusto Castro, do PSD de Otto Alencar, partido que também levou em Ilhéus, com Mário Alexandre (reeleito), Alagoinhas, com Joaquim Neto, e Paulo Afonso, com Luiz de Deus.
Dentre os vinte, o PT venceu somente em Lauro de Freitas, com a reeleita Moema Gramacho. O PP, de João Leão, venceu em Jequié, Valença e Candeias. Já se considerados os 417 municípios, a base aliada mantém domínio sobre mais de 80 das prefeituras. No entanto, Rui precisará de jogo de cintura para manter os partidos, apesar da força demonstrada por Otto Alencar (PSD) e João Leão (PP).
Jequié, no sudoeste da Bahia, registrou mais 50 casos de novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo boletim epidemiológico, divulgado na noite deste domingo (29), pela Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, o total de infectados passou de 6.614, ontem, para 6.664 hoje.
O número de casos ativos (doentes)também subiu, passou de 209 para 259. Jequié tem 112 pessoas esperando resultado de exame e outras 408 com sintomas da doença em quarentena. O município contabiliza 6.241 pacientes recuperados da Covid-19 ( não apresentam mais os sintomas da doença).
Conforme dados repassados pelos hospitais Geral Prado Valadares e São Vicente, hoje a taxa de ocupação dos leitos de UTI/adulto é de 48,30%. Destes, 8 leitos estão ocupados por moradores de Jequié e outros seis leitos estão com pacientes de outros municípios. O município registra 164 óbitos.
Há pouco, o governador Rui Costa usou sua conta no Twitter para parabenizar os deputados Zé Neto, em Feira de Santana, e Zé Raimundo, em Vitória da Conquista. Numa alfinetada nos adversários, disse que os dois deputados fizeram “campanhas propositivas” e ambos “têm história nas suas cidades”.
A menção à “campanhas propositivas” é interpretada como alfinetada resultante da infestação de fake news de adversários contra os dois candidatos petistas neste segundo turno, algumas delas entrando na seara familiar e com acusações falsas de assédio sexual. Por fim, o governador diz que agora é “Seguir em frente na luta por uma Bahia cada vez melhor e mais forte”.
Parabenizo o deputado federal Zé Neto e o deputado estadual Zé Raimundo pelas expressivas votações em Feira de Santana e Vitória da Conquista. Fizeram campanhas propositivas e têm história nas suas cidades. Seguir em frente na luta por uma Bahia cada vez melhor e mais forte.
— Rui Costa (@costa_rui) November 30, 2020
Do outro lado, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que ajudou a reeleger os prefeitos de Conquista e de Feira, Herzem Gusmão e Colbert Martins. A leitura de Neto é de ventos novos começam a soprar na Bahia. O DEM de Neto venceu em 6 das 20 maiores cidades baianas e seus aliados conquistaram 12 dos 20 maiores municípios do Estado.
As vitórias de Herzem, em Conquista, e de Colbert, em Feira, são simbólicas e confirmam que novos ventos começam a soprar em nosso estado. Ventos que mostram que os baianos estão preparados para construir um futuro ainda muito melhor.
— ACM Neto (@acmneto_) November 29, 2020
Colbert vence em todas as zonas de Feira; Herzem vence em 2 de 3 em Conquista
Reeleitos em Feira de Santana e Vitória da Conquista, Colbert Martins e Herzem Gusmão, ambos do MDB, respectivamente, tiveram desempenhos diferentes nas zonas eleitorais das suas cidades. Se Colbert venceu em todas as quatro zonas eleitorais de Feira, Herzem perdeu em uma das três zonas eleitorais de Conquista, aponta Metro1.
A derrota ocorreu na zona 40. Candidato derrotado, Zé Raimundo (PT) conquistou 20.715 votos, contra 14.692 de Herzem. No entanto, a diferença de votos entre Herzem e Zé Raimundo nas zonas 41 e 39 foram acima de sete mil votos, o que deu uma diferença total de 14.422 votos. A diferença de Colbert para seu adversário Zé Neto (PT) foi maior: 26.758 votos.
Itabuna confirmou, neste domingo (29), 14.290 casos de novo coronavírus. Desse total, 25 pessoas estão internadas em hospitais, sendo que 13 em estado mais grave, em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outras 12 estão em leitos clínicos (enfermaria).
De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Itabuna contabiliza 365 casos ativos (pessoas doentes) de novo coronavírus. Essa é a maior quantidade desde o dia 8 de outubro, quando o município tinha 587 casos ativos da doença. Itabuna tem 13.582 curados da Covid-19 e 343 óbitos.
Com 89,29% das urnas a serem apuradas, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) será mantido no comando do terceiro maior município da Bahia para o período 2021-2025. Ele tem frente de mais de 17 mil votos e 55,21% dos votos válidos, enquanto o petista e deputado estadual Zé Raimundo alcança 44,79%. Pela diferença, Herzem não pode mais ser superado matematicamente.
A disputa no município do sudoeste baiano envolveu dois dos principais nomes da política estadual, o governador Rui Costa e o prefeito de Salvador, ACM Neto. O presidente nacional do Democratas apoiou a reeleição de Herzem Gusmão e já na manhã de ontem (28) comemorava sondagens internas que apontavam vitória dos seus aliados do MDB em Feira de Santana (Colbert Martins) e Conquista. Rui Costa apoiava Zé Raimundo.
Com 94,78% dos votos apurados, o prefeito Colbert Martins (MDB) terá mais quatro anos de mandato em Feira de Santana. Eleito vice-prefeito em 2016 na chapa encabeçada por José Ronaldo (DEM), ele tem vantagem de quase 24 mil votos e praticamente não pode mais ser alcançado por Zé Neto (PT).
Colbert tem 54,17% dos votos válidos contra 45,83% de Zé Neto. Em votos absolutos, 155.351 a 131.421 votos. A vitória do emedebista também representa conquista para o campo oposicionista, notadamente o prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, que pode concorrer ao governo da Bahia em 2022.
Por outro lado, a derrota de Zé Neto cai na conta do governo estadual. Rui Costa fez várias visitas ao município neste segundo turno, assim como ocorreu em Vitória da Conquista, para pedir votos ao petista.
O Colo Colo não fez valer o mando de campo e apenas empatou com Unirb, de Alagoinhas, em jogo disputado nesta tarde de domingo (29), no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. No placar, 0 a 0.
A decisão do campeão da Série B e de quem leva a única vaga na elite do Baiano de Futebol em 2021 ficam para o próximo domingo (6), em Alagoinhas. Como não há vantagem nestas finais, se a partida terminar empatada o campeão será definido em cobrança de pênaltis.
Devido à pandemia da covid-19, o Colo Colo não pôde contar com a força da sua torcida dentro do estádio, mas dezenas de torcedores se aglomeraram na “Ladeirinha”, no entorno do Estádio Mário Pessoa, e puderam assistir ao jogo e empurrar o time.

Em campo, o Tigre Ilheense até se comportou melhor que a equipe de Alagoinhas. Ainda no primeiro tempo, o Unirb quase abre o placar em lance que o jogador do time de Alagoinhas cobriu o goleiro do Colo Colo, mas a defesa ilheense conseguiu tirar, de cabeça.
Bravo, do Tigre Ilheense, lamentou o empate em 0 a 0. “O placar não ficou de bom tamanho. Agora é trabalhar forte na semana para conquistar o título [no próximo domingo]”, disse ele em entrevista à TVE Bahia ao deixar o campo.
O experiente Fausto, de 40 anos e atleta do Unirb, comemorou o empate no Mário Pessoa. Ele disse que sabia da dificuldade de enfrentar o Colo Colo, mas lembrou que, no próximo domingo, o mando de campo será da equipe de Alagoinhas, que jogará no Antônio Carneiro. “Vamos colocar o Unirb no lugar que ele merece”, afirmou.
Acompanhe, ao vivo, o primeiro jogo das finais da Série B do Campeonato Baiano de Futebol. Colo Colo, de Ilhéus, e Unirb, de Alagoinhas, disputam a única vaga do acesso à Série A do Estadual 2021. O jogo de ida está sendo disputado no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. A transmissão é da TVE.
Por sua vez, Shirzad Chamine afirma no livro Inteligência Positiva que “podemos melhorar só aquilo que observamos”. Creio, portanto, que esta frase serve de alerta para que possamos prestar atenção em nós mesmos e descobrir se, de fato, ouvimos para responder ou para compreender.

Ao me deparar com a pergunta estampada na imagem acima, me veio à mente o livro O Monge e O Executivo e as lições de liderança que ele ensina. Escrito pelo consultor e palestrante James C. Hunter, tornou-se uma verdadeira “bíblia” para o mundo corporativo e suscitou muita crítica positiva por parte da imprensa brasileira. Posteriormente, abordando de maneira prática os princípios de liderança do primeiro livro, o autor escreveu Como Se Tornar um Líder Servidor.
Em O Monge e O Executivo, Hunter escreve que, entre outras habilidades, ouvir é uma das mais importantes que um líder necessita desenvolver, haja vista que para conduzir pessoas é preciso prestar atenção nelas e não há melhor forma de prestar atenção às pessoas do que escutando ativamente.
Ele descreve o processo de audição em nossa mente de duas maneiras: a Seletiva e a Ativa. A primeira acontece quando escutamos para responder. Ou seja, “fazendo julgamentos sobre o que está sendo dito e pensando em maneiras de terminar a conversa ou direcioná-la de modo mais prazeroso para nós”.
Segundo Hunter “podemos pensar quatro vezes mais rápido que falamos, por isso há muito ruído interno acontecendo em nossa cabeça enquanto ouvimos” e essa é a razão pela qual algumas pessoas não conseguem ouvir atentamente e interrompem o interlocutor no meio de uma frase.
Ainda que isso ocorra de modo involuntário, essa atitude acaba transmitindo mensagens negativas como a de que a opinião dela é mais importante que a da outra pessoa e, fatalmente, vai causar algum “ruído” no relacionamento entre elas.
Já a segunda ocorre quando escutamos para compreender. Isto é, “requer esforço consciente e disciplinado para silenciar toda a conversação interna enquanto ouvimos outro ser humano”. Também chamada de escuta empática, é fruto de “uma longa e árdua disciplina para aprender a escutar, de forma que esse hábito se torne uma realidade automática”.
A capacidade de escuta empática é de suma importância para a construção de relacionamentos profícuos, pois gera confiança em ambas as partes, melhora a compreensão e a comunicação. Além do mais, valoriza o interlocutor por meio da transmissão de uma mensagem de respeito.
E essa habilidade de ouvir de forma empática é ainda mais importante para quem atua como vendedor, consultor ou em qualquer outro cargo que demande atendimento ao público e envolva negociação de uma maneira em geral, pois somente através desse processo de escuta ativa é que o profissional vai conseguir entender a “dor” de cada cliente em potencial e apresentar as soluções adequadas conforme a necessidade específica de cada um deles.
Ainda segundo Hunter, muitas pessoas acreditam serem bons ouvintes, mas na verdade não o são e, na maioria das vezes, nem sabem que não têm a habilidade de ouvir empaticamente.
Por sua vez, Shirzad Chamine afirma no livro Inteligência Positiva que “podemos melhorar só aquilo que observamos”. Creio, portanto, que esta frase serve de alerta para que possamos prestar atenção em nós mesmos e descobrir se, de fato, ouvimos para responder ou para compreender.
Daniel Vasconcelos Santana é administrador de empresas e pós-graduado em Formação de Consultores pela Uesc.
TPI chega aos 25 anos em sérias dificuldades || Foto Zélia Uchôa
O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) será homenageado por seus 25 anos de história em uma sessão especial da Câmara de Vereadores de Ilhéus, às 16h30min do próximo dia 10, no plenário do legisla. O evento resulta de requerimento protocolado pelo vereador Makrisi Ângeli e aprovado pelo plenário.
Ângeli justificou a homenagem lembrando “da importância de valorizar e reconhecer os fazedores de cultura desta cidade”. Ele ainda observa que o TPI tem muitos anos de produções artísticas e é um vetor de desenvolvimento econômico para a região.
Além disso, afirma que o setor cultural no nosso país passa por momentos difíceis “seja pela pandemia, seja pelas dificuldades de ser enxergado como polo de desenvolvimento econômico gerador de emprego e renda”. E conclui que todos os atos que sirvam para propagar os fazedores de cultura são importantes.
A sessão é aberta ao público, mas, para evitar aglomeração e a propagação do Covid-19, será transmitida ao vivo pelo canal do Teatro Popular de Ilhéus no Youtube e também em sua página no Facebook, respectivamente através dos links youtube.com/teatropopulardeilheus e facebook.com/teatropopulardeilheus.
25 ANOS DE HISTÓRIA
Fundado em 1995, o grupo já produziu dezenas de espetáculos e interfere positivamente no município de Ilhéus e região, promovendo debates, encontros e estudos que contribuem para a formação cultural de seu público. A longevidade do Teatro Popular de Ilhéus é um indicador de um projeto de empreendedorismo cultural exitoso que tem um planejamento a longo prazo bastante sólido e em constante avaliação.
O TPI é instituição cultural independente, atualmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo que custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado.























