DESISTÊNCIA DE WAGNER DIFICULTA UNIDADE GOVERNISTA, AFIRMA RODRIGO CARDOSO

REDE POVOS DA MATA ENTREGA 5 MIL CESTAS DE ALIMENTOS AGROECOLÓGICOS A AFETADOS POR CHUVAS

TRF1 ACEITA DENÚNCIA CONTRA PREFEITO E EX-PREFEITO POR DESVIO DE RECURSOS DA EDUCAÇÃO

RESTAURANTE DA UESC VAI MANTER MIL REFEIÇÕES DIÁRIAS POR R$ 1,00

PARCERIA LEVA ATENDIMENTO DA POLÍCIA CIVIL À ZONA RURAL DE ITACARÉ

HOMEM É BALEADO EM CONFRONTO COM POLICIAIS EM ILHÉUS

SEGUNDO WAGNER, RUI NÃO DISPUTARÁ O SENADO E PT TERÁ CANDIDATURA AO GOVERNO

GRUPO DA ROTA TRANSPORTES LANÇA UNIVERSIDADE CORPORATIVA

EM ITABUNA, SINEBAHIA TEM 50 VAGAS DE EMPREGO E DE ESTÁGIO NESTA SEGUNDA (7)

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou 3.118 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 2.902 recuperados (+0,8%) nas últimas 24 horas, informa a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Dos 406.189 casos confirmados desde o início da pandemia, 386.676 já são considerados recuperados, 11.220 encontram-se ativos.

Todos os 417 municípios baianos registraram casos de covid-19, com maior proporção em Salvador (24,56%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes são Ibirataia (9.332,55), Aiquara (6.950,07), Itabuna (6.927,96), Madre de Deus (6.841,13) e Almadina (6.808,20).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 803.954 casos descartados e 110.111 em investigação até as 17 horas desta terça-feira 1º). Na Bahia, 32.065 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

ÓBITOS

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 25 óbitos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.293, representando uma letalidade de 2,04%. Dentre os óbitos, 56,42% ocorreram no sexo masculino e 43,58% no sexo feminino.

Policiais do Bope negociam liberação de reféns e rendição de criminoso
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) libertou sem ferimentos, após 3h de negociação, mulher, bebê e homem que foram feitos reféns por um traficante, no final da manhã desta terça-feira (1), na Baixa Fria, em Salvador. O criminoso, que é irmão de uma das vítimas, fazia parte de um “bonde”, interceptado pelo Peto da 3a CIPM (Cajazeiras), no bairro de Águas Claras.

O criminoso fugiu para a Baixa Fria, em Águas Claras, após ser flagrado com cúmplices armados. Após o bandido fazer três reféns, equipes do Bope foram acionadas. Guarnições da Rondesp Central também deram apoio no cerco.

Durante a tentativa de rendição, o criminoso efetuou diversos disparos na direção da porta da casa e no telhado. O negociador do Bope conversava com o agressor pela janela do imóvel e também por um celular. Dois snipers (atiradores de elite) do Bope foram posicionados em pontos estratégicos, mas não efetuaram disparos.

“Estamos fechando o cerco contras as facções e a ocorrência se iniciou durante uma ação preventiva. A expertise do Bope e a dedicação do Peto foram fundamentais para o êxito no desfecho do flagrante”, ressaltou o major Francisco Menezes, comandante da 3a CIPM.

Com o traficante foram apreendidos uma pistola calibre 40, três carregadores e pinos para embalar cocaína. O criminoso foi apresentado na Central de Flagrantes, na capital baiana.

José Cássio Varjão é cientista político
Tempo de leitura: 4 minutos

O pêndulo já se movimentou. Já está fazendo o caminho de volta. O espectro político nas eleições de 2020 mostra a convergência do eleitorado para os partidos tradicionais de centro direita, aqueles partidos oriundos da antiga ARENA – Aliança Renovadora Nacional.

José Cássio Varjão

Esse é um movimento natural na política. Sempre que o pêndulo se desloca até um extremo, o movimento de resposta é para o lado oposto. A dinâmica eleitoral ao redor do mundo faz o pêndulo global se inclinar à direita.

Entre 1945 e 2020, a alternância de poder nos Estados Unidos da América entre os Partidos Democrata e Republicano só não ocorreu em duas oportunidades. Richard Nixon (Republicano) elegeu Gerald Ford em 1974 e Ronald Reagan (Republicano) elegeu George H.W. Bush em 1989. Portanto, nos últimos 75 anos, o pêndulo da política norte-americana se manifesta a cada eleição, com exceção dos casos supracitados. Em 2016, com Donald Trump, a extrema direita chegou ao poder.

Com a queda do Muro de Berlim e o fim da União Soviética, alguns países do Leste Europeu, chamados de socialistas, começaram um movimento de distanciamento entre os dois extremos. Hungria, Polônia e República Tcheca foram da extrema esquerda para o extrema direita. Na Europa, a crise econômica e migratória, desgaste do meio político e a desconfiança nas instituições, contribuiu para o reaparecimento da direita radical e populista.

A Primavera Árabe foi uma onda de protestos e revoltas populares contra alguns governos do mundo árabe em 2011 (segundo alguns historiadores, sob influência do imperialismo estadunidense). Com o agravamento da crise econômica, elevadas taxas de desemprego, alta do custo de vida e a falta de democracia, as populações de Egito, Tunísia, Líbia, Síria, Iêmen e Barein foram às ruas e proporcionaram gigantescos levantes populares. Bashar al-Assad, Presidente da Síria, é o único que se mantem no poder.

No Brasil, vivemos alguns momentos históricos, com forte entusiasmo democrático e o avanço das liberdades individuais do cidadão. A Constituinte de 1946, foi bastante moderna para a época, consagrando as liberdades expressas na Constituinte de 1934. Foi a Carta Magna mais democrática antes da Constituinte de 1988. Interessante notificar que o nosso Jorge Amado, deputado constituinte, foi o autor da Emenda 3.218 que instituía a liberdade do culto religioso. Em 1984, o movimento das Diretas Já, levou milhões de pessoas às ruas, elites e massas se juntaram numa só voz pedindo eleições diretas no Brasil.

O tempo passa, o pêndulo se move. Uma das Leis Herméticas é a do ritmo: “tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; o ritmo é compensação; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação”. Podemos usá-la na política também.

Em 1989, com a eleição de Fernando Collor de Mello, o neoliberalismo começa a tomar corpo entre alguns setores do capital, dos políticos conservadores e da grande imprensa brasileira, ganhando espaço após anos de inflação alta e grave crise econômica. Iniciou-se o processo de privatização das estatais, abrimos a economia para o capital estrangeiro e o mercado passou a desempenhar papel preponderante na economia da nação. Fernando Henrique Cardoso segue a linha com atitudes e medidas de cunho neoliberal, como a continuidade do programa de privatização, taxa de juros excessivamente alta e a falta de medidas protecionistas à economia nacional.
O pêndulo se moveu.

Em pesquisa do Datafolha de outubro de 2002, a avaliação positiva – ótimo/bom do governo FHC era de 23%. Antes, em junho de 2002, pesquisa Ibope/CNI revelava que 52% dos entrevistados não votaria em nenhum candidato que representasse a continuidade da política econômica, apesar de algumas conquistas do governo, como a estabilidade econômica.

Veio o governo Lula, em 2002, com a manutenção da estabilidade econômica, retomada do crescimento do país, a redução da pobreza e da desigualdade social e terminou seu mandato de 8 anos com avaliação positiva de 80% da população, como 7ª economia mundial. Elegeu Dilma Rousseff como sua sucessora em 2010, sendo reeleita em 2014. Sofreu impeachment em 2016 e foi substituída por Michel Temer.

O pêndulo continuou se movimentando.

Em 2018, pela primeira vez na história, elegemos um presidente da República de extrema direita, que fez o minúsculo PSL, partido que elegeu um deputado em 2014, se tornar a segunda maior bancara da Câmara Federal, com 52 deputados. Dos 27 governadores eleitos, 15 estavam com Jair Bolsonaro no primeiro ou segundo turno.

Chegamos a 2020. A participação do Presidente da República no processo eleitoral foi pífia. Elegeu Gustavo Nunes em Ipatinga (MG) e Mão Santa em Parnaíba (PI) no primeiro turno. Capitão Wagner, em Fortaleza, e Marcelo Crivela, no Rio de Janeiro, disputaram o segundo turno e foram derrotados. Finalizando, dos 13 candidatos a prefeito que o presidente manifestou apoio em lives na internet, onze não se elegeram.

Em termos percentuais, os partidos vitoriosos nessa eleição foram o DEM, seguido por PP, PSD e Republicanos, que fazem parte do chamado Centrão. O MBD ainda mantém a maior quantidade de prefeituras no Brasil e no segundo turno o partido garantiu a vitória em onze das treze cidades em que estava na disputa, um aproveitamento de excelentes 83,33%. Se incluirmos o PSDB, que foi o maior vencedor no estado de São Paulo, com 172 prefeituras e os outros partidos menores que compõem o Centrão, juntos governarão 85% da população brasileira.

O pêndulo já se movimentou. Já está fazendo o caminho de volta. O espectro político nas eleições de 2020 mostra a convergência do eleitorado para os partidos tradicionais de centro direita, aqueles partidos oriundos da antiga ARENA – Aliança Renovadora Nacional. Magalhães Pinto, ex-governador de Minas Gerais, dizia que “a política é como uma nuvem, você olha e ela está de um jeito, olha novamente e tudo mudou”.

Certa vez perguntaram a Albert Einstein porque a mente humana conseguiu desvendar o segredo a estrutura do átomo, mas somos incapazes de desvendar os meandros da política?. E ele respondeu: É simples meu amigo. Isso ocorre porque a política é mais difícil que a física.

José Cássio Varjão é graduando em Ciência Política.

Nesta terça, interessados terão dicas de Redação e pocket show || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Para quem está buscando aprovação no Enem deste ano, que acontece nos dias 17 e 24 de janeiro, essa é a última oportunidade de garantir uma vaga na Mega Revisão Enem UniFTC com professores renomados no mercado e especialistas em aprovação na Bahia e em Pernambuco. Entre os mestres que participam da interação, ao vivo, com os estudantes nesta terça-feira (1º), nomes como Ronaldo Mendes, Carol Silveira, Israel Adrião e Lucas Rocha.

Os interessados em participar do movimento ainda podem garantir sua vaga para hoje realizando as inscrições gratuitas por meio do site http://bit.ly/MegaRevisãoEnemUniFTC2020. Para fechar, os participantes também contarão com a presença do jornalista e influenciador digital Raoni Oliveira e com um pocket show de Adelmo Casé.

Na noite de ontem (30), as disciplinas Física, Química e Biologia foram as protagonistas do projeto e os participantes contaram com as aulas divertidas, criativas e valiosas dos professores Mário Roulet (Física), Sérgio Magnavita e Soninha Miranda (Química) e Caio Moreno (Biologia) que aproveitaram o momento para entregar dicas importantes e que podem fazer muita diferença no resultado final dos concurseiros.

A sexta edição do evento foi lançada no último dia 23 de novembro, e já trouxe revisões de disciplinas como História, Sociologia, Geografia, Matemática, em ambiente virtual, com descontração e dinamismo, num formato de talk-show. Além de entenderem como as provas do Enem são realizadas, os candidatos respondem questões comentadas pelos professores, recebem dicas gravadas de mestres da Bahia e de Pernambuco, e utilizam o mindset para desenvolver associações e contextualizar vários temas com exemplos do cotidiano. O host Ricardo Carvalho é o responsável pela mediação e apresentação do programa, na companhia de convidados especiais. Na noite de ontem, o ídolo Bobô, campeão brasileiro de futebol pelo Bahia em 1988, e a cantora Lia, enriqueceram o bate-papo.

O encerramento oficial do projeto será no domingo (6), com um esquenta de 1h30min de revisão de todas as disciplinas e a aplicação de um simulado seletivo com 25 questões e 1 redação para os participantes testarem os conhecimentos e planejarem os estudos para as próximas semanas. O movimento pela aprovação não pode parar!

Zanardo assumirá a presidência da Veracel || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Caio Zanardo será o novo diretor-presidente da Veracel Celulose, a partir de 1º de fevereiro, conforme comunicado feito, há pouco, pela companhia. Zanardo sucede a Andreas Birmoser, que retornará à Stora Enso, na Suécia, em fevereiro, como vice-presidente sênior de Negócios de Embalagens de Papel Cartão. O novo cargo de Birmoser havia sido anunciado em outubro pela multinacional.

Futuro presidente da Veracel, Caio Zanardo está na organização há mais de 16 anos. Na empresa, entrou como trainee e já ocupou diversas posições de liderança na Votorantim, Fibria e, por último, na Suzano. O executivo iniciou sua carreira na Votorantim, em 2004. Assumirá a empresa no período em que a Veracel completará 30 anos de fundação, em 2021.

Graduado em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo, em 2003, Zanardo possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursou Advanced Strategy Management no International Institute for Management Development (IMD) Business School, em Lausanne, na Suíça.

VERACEL

Fundada em 1991, com início da produção de celulose em 2005, a Veracel Celulose é fruto da parceria entre duas grandes empresas do setor de celulose e papel em âmbito internacional, a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, que compartilham o controle acionário da companhia, detendo, cada uma, 50% das ações. Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região. Com uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas, a empresa gera 3.191 empregos próprios e de terceiros.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Jequié, no sudoeste do estado, registra total de 166 óbitos pela covid-19

Jequié, no sudoeste da Bahia, registrou mais dois óbitos causados pelo novo coronavírus, segundo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Uma das vítimas é uma mulher de 61 anos, moradora do bairro São Luís, com histórico de hipertensão arterial. A outra pessoa que não resistiu à doença foi um homem, 64 anos, que sofria de diabetes e hipertensão e morava no Joaquim Romão. Os dois estavam internados Hospital Geral Prado Valadares (HGPV).

Com esses dois óbitos, o número de pessoas que não resistiram à doença no município subiu para 166. Hoje, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 55,17%. Destes, nove leitos estão ocupados por moradores de Jequié e outros 7 por pessoas de outros municípios.

Jequié tem 6.689 casos de coronavírus confirmados, dos quais 245 são casos ativos (pessoas doentes se recuperando) e 403 estão em quarentena. Já são 6.278 pessoas recuperadas da Covid-19, conforme dados divulgados na noite de segunda-feira (30).

Tempo de leitura: 2 minutos

O eleitor que não votou nas últimas eleições – seja no primeiro ou no segundo turno – tem até 60 dias, a contar da data do turno em que deixou de comparar à urna, para justificar a ausência na Justiça Eleitoral. A justificativa deverá conter a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

A requisição pode ser feita por meio do aplicativo de celular e-Título, pelo Sistema Justifica ou por meio do comparecimento a um cartório eleitoral para a entrega do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser preenchido aqui . O requerimento pode ser enviado pelos correios ao juiz da zona eleitoral na qual o eleitor for inscrito, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito. Veja a relação das zonas eleitorais.

O eleitor que deixou de votar e não justificou a ausência no dia da eleição poderá apresentar justificativa até 14 de janeiro de 2021 (ausência no primeiro turno) e até 28 de janeiro de 2021 (ausência no segundo turno).

O acolhimento ou não da justificativa apresentada ficará a critério do juiz da zona eleitoral em que o eleitor for inscrito. Enquanto não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, o eleitor não poderá, entre outras coisas, obter passaporte ou carteira de identidade e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial.

Renata lança obra poética neste domingo || Foto Diego Orge
Tempo de leitura: 2 minutos

Lu Amâncio

Convidar o leitor para um mergulho em silêncios que proporcionam a descoberta e autonomia de uma voz. Um grito palpável. Palavra que pulsa na página e se faz poesia. Essa é a essência de GRITO – silêncios ecoando em minha voz, novo livro da escritora baiana Renata Ettinger que traz 45 poemasem uma sequência temática que funciona como guia para o processo de desenvolvimento da arte de se expressar buscada pela autora. O lançamento oficial da obra acontece no próximo domingo, dia 06, às 18h, com um bate-papo online – pela plataforma Zoom – com a escritora e leitura de poemas.

GRITO é meu segundo livro de poesia, que nasceu depois de um silêncio de quase 20 anos e de um último poema que dizia “Não vou mais cantar”. Foi preciso tempo para maturar minha palavra. Para “ser corpo/ e casa/ e melhor morada/ para minha própria/palavra”. Para me entender uma voz. Uma voz que não tem medo de ser ouvida. Por isso, GRITO”, explica a autora, em tom de poesia.

As pessoas interessadas em adquirir a obra ou saber mais informações devem visitar o site www.renataettinger.com.br. O link para participar do evento será disponibilizado no dia do lançamento, no Instagram @renataettinger.

A AUTORA

Baiana de Itabuna, Renata Ettinger é poeta e dizedora de versos, publicitária e arteterapeuta junguiana. Seu primeiro livro, Um eu in verso, foi publicado em 2002 e, há dois anos, participou da coletânea “Oito Polegadas”, junto com Mário Garcia Jr., Nalini Vasconcelos e Ricardo Guedeville.

Durante o período de isolamento social, realizou o projeto Quarentena com Poema (QCP)”, quando compartilhou diariamente poemas em áudio com amigos e interessados em poesia. Foram 215 dias consecutivos de poesia para ouvir e sentir, com mais de 70 autores contemplados. O projeto, inclusive, já pode ser conferido nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Google Podcasts, entre outras), assim como o “Trago Poemas”, sua mais nova empreitada que tem um formato semelhante ao QCP, mas com uma periodicidade menor (2 ou 3 vezes por semana). Além disso, a escritora também compartilha seus poemas através do https://complexodefenix.wordpress.com/https://complexodefenix.wordpress.com/ .

Na nona rodada o Jacuipense perdeu, em casa, para o Vila Nova por 3 a 0
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Jacuipense venceu o Santa Cruz, no Estádio de Pituaçu, em Salvador, na noite desta segunda-feira (30), pelo placar de 1 a 0, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Com o resultado, a equipe baiana pulou para a quinta colocação do Grupo A, com 24 pontos, quatro a menos que o Vila Nova. O time de Goiás ocupa a quarta colocação.

A vitória não garantiu o Jacuipense na próxima fase da competição, pois foi a penúltima rodada da primeira fase. No próximo sábado (5), fora de casa, o time baiano enfrentará o Vila Nova, às 17h. No primeiro confronto entre as duas equipes, pela nona rodada, o Vila Nova venceu por 3 a 0.

Já o Santa Cruz, mesmo com a derrota em Salvador, segue líder do Grupo A, com 36 pontos. O time Pernambucano já está classificado para a próxima fase da Série C do Brasileiro.

Leia Mais

Itabuna recebe recursos antecipados de ICMS || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O número de casos de novo coronavírus disparou em Itabuna nas últimas horas. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na noite desta segunda-feira (30), exames confirmados que mais 93 pessoas testaram positivo para a Covid-19.

Conforme boletim epidemiológico, a quantidade de casos de novo coronavírus passou de 14.290, ontem, para 14.383 nesta segunda. O número de casos ativos também disparou nas últimas horas. Subiu de 365 para 435. São 70 doentes a mais.

Itabuna registrou mais dois óbitos em decorrência do novo coronavírus. O número de pessoas que não resistiram à doença passou de 343 para 345. São 25 pacientes internados, sendo que 11 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outros 14 pacientes estão em enfermaria. O município do sul da Bahia contabiliza ainda 13.603 curados da Covid-19.

Aneel mantém tarifa verde na conta de luz || Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Energia Elétrica informou, nesta segunda-feira (30), que voltará a cobrança de taxa extra na conta de luz a partir desta terça-feira (1º). A Aneel anunciou que será aplicada a bandeira 2, o que torna a conta R$ 6,24 mais cara cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A Aneel tinha informado, no dia 26 de maio, que até o dia 31 de dezembro não haveria cobrança extra na conta de energia elétrica por causa das dificuldades financeiras dos consumidores em decorrência do novo coronavírus. Mas, nesta segunda-feira, durante reunião extraordinária, a Agência revogou a decisão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

São poucos os estudantes do Ensino Médio que não tremem na base quando pensam nas disciplinas de Física, Química e Biologia. As matérias formam o trio das Ciências da Natureza e aparecem no segundo dia de prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Apesar da apreensão em torno delas, os professores garantem que, para se sair bem, basta focar nos assuntos mais abordados, conhecer a maneira como as questões são elaboradas e relaxar.

Para te ajudar em todos esses quesitos, a Mega Revisão UniFTC traz, nesta segunda-feira (30), uma super oportunidade de revisar e ficar íntimo das provas com muita leveza e descontração. Diferente dos aulões tradicionais, o projeto é realizado no formato talk show. No estúdio, os professores Mário Roulet (Física),  Sérgio Magnavita (Química), Carlena Azevedo (Biologia) e o host Ricardo Carvalho debatem os conteúdos, apresentam as dicas gravadas por outros grandes professores, além de receber influenciadores digitais e atrações culturais.

O programa vai contar com a participação do ídolo Bobô, campeão brasileiro de futebol pelo Bahia em 1988, e do cantor Adelmo Casé. A inscrição gratuita pode ser feita no site: http://bit.ly/MegaRevisãoEnemUniFTC2020.

Lançada oficialmente no dia 23 de novembro, a Mega Revisão UniFTC para o Enem tem movimentado as plataformas virtuais e, ao todo, vai reunir mais de 60 mestres em aprovação da Bahia e de Pernambuco.

Amanhã (1º), será a vez de recordar as valiosas dicas para se dar muito bem na Redação, uma das disciplinas que mais compromete o sonho dos estudantes de ingressar no Ensino Superior. No dia 6, será realizado um grande simulado seletivo, após 1h30 de esquente com revisão de todas as matérias. Para assistir às aulas, clique aqui.

Foto Sinposba
Tempo de leitura: < 1 minuto

Das 17 horas de domingo até o mesmo horário desta segunda (30), a Bahia confirmou 1.652 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e mais 1.857 pacientes recuperados da doença (+0,5%), informa a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Com os mais de 8,8 mil casos de coronavírus registrados no final de semana e hoje, a Bahia atinge 403.071 infectados pelo vírus desde o início da pandemia até hoje. Destes, 383.774 já são considerados recuperados e um total de 11.029 encontram-se ativos (em isolamento ou internado).

MAIS DE 100 MIL EM INVESTIGAÇÃO

Os 417 municípios baianos têm registro de casos da doença, com maior proporção em Salvador (24,59%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência da covid-19 por 100.000 habitantes, até hoje, foram Ibirataia (9.319,49), Itabuna (6.916,70), Aiquara (6.905,08), Madre de Deus (6.826,91) e Almadina (6.808,20).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 800.887 casos descartados e 106.953 em investigação até as 17 horas desta segunda-feira (30). Na Bahia, 31.881 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

LETALIDADE

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 21 óbitos, ocorridos no período que vai de 11 a 29 de novembro, segundo a Sesab. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.268, representando uma letalidade de 2,05%. Dentre os óbitos, 56,40% ocorreram no sexo masculino e 43,60% no sexo feminino.

Tempo de leitura: 3 minutos

Quais são os reflexos causados pelo confinamento imposto pela pandemia da covid-19 para o ser humano? A neuropsicóloga Carolina Loureiro diz que o confinamento em si traz a perda da sensação de liberdade, o senso temporal e a própria rotina, que é alterada. “O nosso cotidiano entra em uma quebra”, afirma Carolina.

A neuropsicóloga comentou os prejuízos decorrentes do isolamento ao notar repique no número de casos da Covid-19. Somente neste final de semana, a Bahia registrou 7,2 mil novos casos da doença e mais de 40 mortes foram confirmadas.

Carolina descreve, inicialmente, os efeitos do confinamento. “Muitas vezes a solidão pode ser angustiante para muitas pessoas, algumas dessas podem apresentar transtornos de ansiedade ou outras síndromes que requerem uma atenção especial.

Ela observa que, além da perda da sensação de liberdade, o confinamento também gera incertezas e inseguranças com relação ao tempo de duração, frustração financeira pela ausência do trabalho, tédio por dificuldade de gerir esse momento e, em alguns casos, existe também o aumento de violência doméstica, principalmente entre casais.

Para Carolina loureiro, “quanto mais longo o tempo de isolamento maior poderá ser a repercussão desses fatores na saúde mental”. Ela acrescenta que a ausência de contato social acaba elevando no organismo os índices de cortisol, o hormônio do estresse. “Isso pode interferir em sentimentos depressivos, abuso de substâncias alcoólicas e obesidade, entre outros fatores”.

A profissional também faz outro alerta: o número de pessoas com medo de serem contaminadas tende a aumentar e esse medo causa ainda mais estresse. “Isso gera uma série de fatores que influenciam significativamente na qualidade de vida das pessoas”.

CONECTADOS

Carolina também alerta para a necessidade de estar atento ao tempo dedicado à tecnologia. Com o isolamento social, a tendência de ficar mais tempo conectado à internet aumenta. “Estar conectado a todo momento pode nem sempre ser a solução, pois isso pode também proporcionar um excesso de informações desnecessárias e falsas sobre a pandemia. Algumas dessas informações podem provocar, inclusive, uma paranoia coletiva”.

A profissional propõe uma abordagem baseada no afeto. “Tomemos como base o amor: assumir o amor que temos pelos próximos e por nós mesmos. O amor é uma fonte de energia que nos proporciona extrema sensação afetiva, de pertencimento, união e solidariedade. E a busca por um amor próprio é encarar nossos estigmas, encarar “falhas” e comportamentos que nos fazem repetir conteúdos que não nos evoluem espiritualmente”.

Carolina ensina que, com a distância, devemos buscar conexões para sorrir, dançar, cantar, conversar. “O cuidado com o próprio corpo também é prova de amor, com exercícios físicos, ioga, ginásticas aeróbicas. Assim diminuímos a concentração de cortisol no corpo, o hormônio de estresse”.

COMO LIDAR COM O ISOLAMENTO

Algumas técnicas, afirma, liberam ocitocina e endorfina no corpo, como abraços nas pessoas que estão com você no confinamento, o contato corpo a corpo. Isso diminui a frequência cardíaca em crises de ansiedade. “Caso você esteja atravessando essa pandemia sozinho, entre em contato com pessoas que ama e troque mensagens, estimulando o hábito do companheirismo e a sensação de possuir uma conexão profunda com alguém”.

“Nessa pandemia permita que a psicologia possa entrar em ação. Essa crise, essa pandemia, não é apenas viral, mas também psicológica, pois causa sofrimento psíquico. Assim, o confinamento gera desequilíbrio mental, que por sua vez gera problemas na saúde mental”.

TERAPIAS A DISTÂNCIA

As terapias a distância, sugere Carolina, podem gerar um acolhimento positivo durante o isolamento. “Elas facilitam o enfrentamento de alguns conflitos psíquicos e aumentam seu bem-estar geral, porque o processo terapêutico visa a busca da saúde mental”, explica. “É importante se conectar com os próximos, mas se conectar com especialistas é fundamental para lidar com sofrimentos e problemas mais profundos”, complementa.

Especialista em avaliação psicológica e em hipnose clínica, Carolina ainda reforça o papel da psicologia na pandemia, oferecendo o auxílio que muitas pessoas precisam para lidar com a “montanha russa de sentimentos e emoções”.

Detran-BA divulga novos prazos para CNH, transferência de veículo e notificações
Tempo de leitura: 1 minuto

Suspensos em março, por causa da pandemia da Covid-19, os prazos de vencimento da carteira de habilitação (CNH) e para transferência de propriedade do veículo e envio da notificação de multa serão retomados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), a partir desta terça-feira (1º), com novos cronogramas.

O Detran-BA alerta os condutores com CNH vencida em 2020 que a renovação do documento começará em janeiro de 2021, somente por agendamento no portal (www.sacdigital.ba.gov.br) ou aplicativo SAC Digital, de forma escalonada. Portanto, não há a necessidade de o cidadão se preocupar antecipadamente. O período para a atualização da carteira em 2021 será no mesmo mês do vencimento em 2020. Confira abaixo:

Para a transferência de propriedade do veículo que não ainda não foi feita neste ano, a pessoa deverá regularizar a situação até 31 de março de 2021. O serviço é disponibilizado pelo Detran-BA apenas por hora marcada no SAC Digital.

Já os novos prazos para que o órgão de trânsito volte a enviar as notificações de multas irão seguir um cronograma de 10 meses, tendo como referência a data em que as infrações foram cometidas.