Tempo de leitura: < 1 minuto
Tacógrafos de ônibus foram furtados no CAB.
Tacógrafos de ônibus foram furtados no CAB.

Do Blog do Rildo

Pense num absurdo na Bahia tem precedente. Os tacógrafos de ônibus escolares da Secretaria de Educação do Estado da Bahia que seriam entregues a municípios baianos foram furtados em um estacionamento no Centro Administrativo da Bahia, há cerca de uma semana.

O furto aconteceu enquanto os 76 veículos estavam sob vigilância de uma empresa terceirizada. A pasta confirmou o furto e afirmou que está averiguando de quem é a responsabilidade sobre o caso.

A Secretaria de Segurança Pública também está apurando a questão. Na manhã desta quinta-feira (7), em cerimônia no Centro Administrativo da Bahia, a Secretaria de Educação entregou os ônibus, com novos tacógrafos, aos prefeitos dos municípios beneficiados.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Jabes (1)Um site de notícias fake faz sucesso entre os ilheenses. Em especial, porque o leitor pode manipular e postar ali a notícia que desejar. A mais comentada era a “morte” do prefeito Jabes Ribeiro. Brincadeira. Claro, não era verdade. O prefeito continua vivinho da silva.

Com a boataria correndo solta e o fake na internet, o prefeito ilheense usou o seu perfil em uma rede social para informar que está bem de saúde.

– Graças a Deus, estou firme e forte para continuar defendendo os interesses de Ilhéus – disse ele no Facebook.

Numa versão palanqueira, Jabes diria que o boato foi plantado pelos inimigos do povo…

E de Ilhéus, of course.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Mais de seis mil bueraremenses vivem em Brusque.
Mais de seis mil bueraremenses vivem em Brusque.

A notícia de que sul-baianos estão sendo alvo de ameaças no município catarinense de Brusque (veja aqui) levou preocupação à pequena Buerarema. Dos mais de 118 mil habitantes do município do sul do País, cerca de 6 mil são bueraremenses e estima-se que outros quatro mil tenham nascido em Itabuna e Ilhéus.

São pessoas que deixaram o sul da Bahia em busca de emprego em indústrias e setores de serviços e do comércio em Brusque. Hoje, dois bairros da cidade catarinense são habitados apenas por famílias oriundas de Buerarema.

Há quase dois meses, o vereador Jean Pirola (PP) esteve no sul da Bahia com uma missão de empresários interessados em investir no Sul da Bahia. Pirola demonstrou, em Brusque, preocupação com a possibilidade de mais pessoas migrarem do Sul da Bahia para Santa Catarina devido não apenas à crise na cacauicultura, mas ao processo de demarcação de terras numa área de 47 mil hectares nos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema.

Uma fonte ouvida pelo PIMENTA e que trabalha na área social em Buerarema afirmou que uma média de dois ônibus, a cada mês, saem do sul da Bahia levando migrantes para Santa Catarina. “Vão atraídos pela possibilidade de emprego nos setores da indústria e de serviços”, disse.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vereadores que operam para livrar o ex-prefeito de Itabuna José Nilton Azevedo da rejeição das contas ainda pretendem fazer com que a votação da matéria seja secreta.

De acordo com o regimento da Câmara, a votação é aberta, mas se algum vereador suscitar questão de ordem, o assunto é submetido ao plenário, que por maioria pode determinar o voto secreto.

Mas há um detalhe importante: a votação dessa questão de ordem será aberta e todos saberão os nomes dos vereadores que porventura desejem analisar as contas “no escurinho”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Temas como julgamento de contas e processos de cassação serão discutidos, em tese, durante o XVI Seminário Regional de Vereadores, evento que será realizado nesta sexta-feira (8), a partir das 8 horas, na Câmara Municipal de Itabuna. A atividade é uma iniciativa da Associação das Câmaras de Vereadores do Sul da Bahia (Acsulba), em parceria com o legislativo local.

Para o presidente da Câmara itabunense, Aldenes Meira (PCdoB), a discussão ganha importância para a toda a sociedade, num momento em que os membros do legislativo estão às vésperas de apreciar as contas do ex-prefeito José Nilton Azevedo. Meira diz que o seminário terá a presença de vereadores de 26 municípios.

Também está prevista a participação de um representante da Casa Civil do governo da Bahia, que falará sobre projetos como os do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

 

Tempo de leitura: < 1 minuto

Baianos de Itabuna, Ilhéus e Buerarema residentes em Brusque (SC) estão vivendo dias de pânico com a divulgação de uma carta ameaçadora nas internet. Um grupo supostamente de nativos da cidade catarinense reclama do comportamento de baianos que residem na cidade e promete reagir até com “matança”.

Na carta apócrifa, o grupo reclama que Brusque deixou de ser uma boa cidade “nos últimos 5 anos”, pois foi “invadida por imigrantes de outros estados, principalmente da Bahia, das cidades de Itabuna, Ilhéus, Buerarema etc”.

Carta com a ameaça aos baianos residentes em Brusque-SC (Reprodução G1-SC)
Carta com a ameaça aos baianos residentes em Brusque-SC (Reprodução G1-SC)

O grupo diz que “quem chega em uma nova cidade deve respeitar os costumes e estilo de vida do povo local”. E completa: “os mais sensatos respeitam e são bem sucedidos em tudo” e citam que “junto com os bons vem também os ruins”, chamados pelos “justiceiros” de “não civilizados, ignorantes mesmo”. Estes, segundo o grupo catarinense, seriam maioria.

A carta foi divulgada pelo G1 -Santa Catarina. A autoria está sendo investigada pela polícia, segundo o site. O “aviso” é encerrado em tom ameaçador: “Nossa Brusque será de novo uma cidade boa para viver, CUSTE O QUE CUSTAR”.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Para pressionar governo, docentes vêm fazendo série de paralisações (Foto Adusc).
Para pressionar governo, docentes vêm fazendo série de paralisações (Foto Adusc/Arquivo).

Os professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) fazem paralisação de 24 horas nesta quinta-feira (7) em protesto contra a proposta orçamentária do governo para o ensino superior baiano. Docentes das demais universidades estaduais também pararam hoje.

Os professores reclamam que a proposta orçamentária de 2014 prevê menos de 5% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as universidades, enquanto a categoria reivindica 7%. Professores denunciam o fim da autonomia universitária e acusam o governo de promover seguidos cortes no orçamento e baixar decretos que limitam contratação de professores e técnicos.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Dilma lidera intenções de voto e venceria no primeiro turno.
Dilma lidera intenções de voto e venceria no 1º turno.

Feita de 31 de outubro a 4 de novembro, a pesquisa CNT/MDA traz a presidente Dilma Rousseff reeleita em primeiro turno numa disputa contra Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). A petista alcança 43,5% das intenções de voto contra 19,3% de Aécio e 9,5% de Eduardo Campos.

A folga da presidente e candidata à reeleição cai consideravelmente quando Marina Silva, do PSB, entra na disputa, substituindo Eduardo Campos. Dilma atinge 40,6%, enquanto Marina alcança 22,6% e Aécio crava 16,5%.

Embora os percentuais de Marina e Aécio somados (39,1%) sejam inferiores ao de Dilma (40,6%), a diferença está dentro da margem de erro da pesquisa (2,2 pontos percentuais, segundo o instituto).

A pesquisa ouviu 2.005 eleitores em 135 municípios de 21 estados, segundo a MDA.

ESPONTÂNEA

A presidente Dilma também lidera a pesquisa na modalidade espontânea, quando o eleitor diz em quem pretende votar sem que nomes sejam apresentados pelo instituto. A petista chega a 18,9% das intenções de voto ante 7,% do ex-presidente Lula, 6,7% de Aécio e 5,6% de Marina. Campos atinge 2,2%.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Movimento dos Sem-Terra está dividido com relação ao processo sucessório na Bahia.

Líder nacional do movimento, João Pedro Stédile gravou depoimento em apoio à escolha de José Sérgio Gabrielli como candidato à sucessão de Jaques Wagner.  A manifestação, porém, foi rechaçada por dirigentes do MST no Estado, já que o deputado federal Valmir Assunção (PT/BA), liderança histórica dos sem-terra na Bahia, é Rui Costa “desde criancinha”.

Márcio Matos, que comanda o MST no Estado e faz parte da direção nacional do movimento, declarou que Stédile externou uma opinião pessoal “e não uma posição da direção do MST na Bahia”.

Matos justificou o apoio a Rui Costa como uma contrapartida “pela sua relação histórica com o MST baiano, desde os tempos em que o mesmo era dirigente do Sindiquímica, e pela sua atenção à pauta da reforma agrária no Estado”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

dengueA Prefeitura de Itabuna anunciou que vai contratar mais 139 agentes de endemias. A previsão é de que o edital do processo seletivo seja divulgado nesta sexta-feira, no Diário Oficial do Município.

Atualmente, Itabuna conta com 117 agentes, mas 44 têm contrato prestes a vencer, o que exige seleção de mais profissionais. Os novos devem começar a trabalhar no período mais crítico da doença, o verão.

Historicamente, o maior número de casos de dengue em Itabuna se concentra no período de fevereiro a maio, segundo o coordenador de Endemias, Renato Freitas.

Neste ano Itabuna registrou 2.705 casos de dengue. Os bairros que mais preocupam são Daniel Gomes, Califórnia, Urbis 4, Jardim Primavera e Maria Pinheiro. As informações são d´A Região Online.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O PP e o PROS formalizaram nesta quarta-feira (6) a criação de um bloco partidário na Câmara dos Deputados. Batizado de Agenda Programática, o novo bloco terá a terceira maior bancada da Câmara, com 63 deputados, ficando atrás apenas do PT, que tem 88 representantes, e do PMDB, que tem 76.

O bloco terá como líder o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), atuará na base do governo e defenderá 11 pontos. Entre eles, estão a reforma tributária, “capaz de coibir a evasão, a corrupção fiscal, a sonegação”, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a questão da mobilidade urbana e uma nova política sobre drogas, conforme diz a carta de apresentação da Agenda Programática.

“Esse bloco irá contribuir muito com debates importantes para o Brasil, para que se possa trazer a sociedade brasileira para a Câmara dos Deputados “, disse Eduardo da Fonte. De acordo com o deputado, a principal missão do bloco será “dar governabilidade à presidenta Dilma Rousseff”. Informações da Agência Brasil

Tempo de leitura: < 1 minuto
Castro
Alfredo Castro foi assaltado na orla de Salvador.

Essa é da série “Só se vê na Bahia”. O comandante-geral da Polícia Militar baiana, coronel Alfredo Castro, foi assaltado enquanto fazia exercícios na orla de Salvador nesta quarta-feira (6).

O assaltante se aproximou do comandante-geral, tomou o celular e fugiu em uma… bicicleta. O homem estaria acompanhado.

A assessoria de comunicação da PM-BA confirmou o ocorrido e observou que o comandante-geral está tranquilo. Castro teria o costume de se exercitar com escolta, o que não ocorreu nesta quarta.

Até agora, ao que parece, o comandante-geral da PM-BA tem seguido o comportamento de qualquer cidadão. Ainda não teria registrado a queixa de roubo do celular…

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Claudevane Leite disse que não há ocupação de cargos condicionada ao apoio eleitoral à deputada estadual Ângela Sousa (PSD), refutando nota aqui publicada. Segundo ele, “não é verdade que “os cargos de melhor remuneração” na Prefeitura sejam assegurados a quem se compromete a apoiar a reeleição da deputada”.

Vane disse que as nomeações ocorrem “considerando o perfil das pessoas para o cargo, combinado, como é natural no processo político, com o arco de aliança que defendeu e ajudou a eleger o prefeito e o seu vice, Wenceslau Júnior”.

O prefeito nega que tenha havido nomeações de assessores em cargos CC-1 e CC-2 em razão de acordo político com a deputada. Ainda, segundo Vane, “o PSD não indicou nenhum cargo quando da composição do governo” nem o fez depois de definir pelo apoio ao governo.

Vane equivocou-se ao atribuir ao PIMENTA a informação de que a parlamentar teria colocado pessoas do PSD na administração municipal. A nota “Tudo pela irmã” não faz qualquer menção a PSD a não ser para identificar a legenda de Ângela.

Tempo de leitura: < 1 minuto

augusto castroEm  pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia na tarde desta quarta-feira (6), o deputado estadual Augusto Castro (PSDB) fez críticas à Secretaria da Saúde da Bahia pelos atrasos nos repasses aos prestadores de serviço. O parlamentar citou especificamente o caso de instituições situadas em Itabuna, cidade que retomará a gestão plena da saúde a partir desta sexta-feira (8).

– Espero que a dívida que o Estado tem com os prestadores de serviço de saúde em Itabuna seja paga, principalmente agora que anuncia a devolução a Gestão Plena ao município na próxima sexta-feira – afirmou o tucano.

Augusto Castro disse ainda que ” Ministério da Saúde não atrasa o repasse dos recursos, mas a Sesab atrasa, negando o direito da cidade, dos prestadores de serviço e da população da região Sul”.

Segundo o deputado, instituições credenciadas como a Maternidade Ester Gomes e o Hospital Psiquiátrico São Judas estão sem receber recursos desde agosto.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Gilka demite 240 contratados.
Gilka demite 240 contratados.

A prefeita de Itajuípe, Gilda Badaró (PSB), acaba de demitir 240 servidores municipais. A área mais afetada pela decisão da prefeita foi a saúde. A pasta teve cem contratados demitidos.

A decisão foi tomada para “aliviar” a folha. Internamente, a prefeita teme que suas contas sejam reprovadas devido ao gasto com pessoal, que superava o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 54% das receitas líquidas.

De acordo com informações obtidas pelo PIMENTA, os trabalhadores foram demitidos com a promessa de recontratação em fevereiro. A leva de demissões de contratados deve atingir outros municípios sul-baianos. Em Buerarema, o prefeito Guima Barreto (PDT) pretende demitir 200 contratados.