
Pense num absurdo na Bahia tem precedente. Os tacógrafos de ônibus escolares da Secretaria de Educação do Estado da Bahia que seriam entregues a municípios baianos foram furtados em um estacionamento no Centro Administrativo da Bahia, há cerca de uma semana.
O furto aconteceu enquanto os 76 veículos estavam sob vigilância de uma empresa terceirizada. A pasta confirmou o furto e afirmou que está averiguando de quem é a responsabilidade sobre o caso.
A Secretaria de Segurança Pública também está apurando a questão. Na manhã desta quinta-feira (7), em cerimônia no Centro Administrativo da Bahia, a Secretaria de Educação entregou os ônibus, com novos tacógrafos, aos prefeitos dos municípios beneficiados.

Com a boataria correndo solta e o fake na internet, o prefeito ilheense usou o seu perfil em uma rede social para informar que está bem de saúde.
– Graças a Deus, estou firme e forte para continuar defendendo os interesses de Ilhéus – disse ele no Facebook.
Numa versão palanqueira, Jabes diria que o boato foi plantado pelos inimigos do povo…
E de Ilhéus, of course.

A notícia de que sul-baianos estão sendo alvo de ameaças no município catarinense de Brusque (veja aqui) levou preocupação à pequena Buerarema. Dos mais de 118 mil habitantes do município do sul do País, cerca de 6 mil são bueraremenses e estima-se que outros quatro mil tenham nascido em Itabuna e Ilhéus.
São pessoas que deixaram o sul da Bahia em busca de emprego em indústrias e setores de serviços e do comércio em Brusque. Hoje, dois bairros da cidade catarinense são habitados apenas por famílias oriundas de Buerarema.
Há quase dois meses, o vereador Jean Pirola (PP) esteve no sul da Bahia com uma missão de empresários interessados em investir no Sul da Bahia. Pirola demonstrou, em Brusque, preocupação com a possibilidade de mais pessoas migrarem do Sul da Bahia para Santa Catarina devido não apenas à crise na cacauicultura, mas ao processo de demarcação de terras numa área de 47 mil hectares nos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema.
Uma fonte ouvida pelo PIMENTA e que trabalha na área social em Buerarema afirmou que uma média de dois ônibus, a cada mês, saem do sul da Bahia levando migrantes para Santa Catarina. “Vão atraídos pela possibilidade de emprego nos setores da indústria e de serviços”, disse.
Vereadores que operam para livrar o ex-prefeito de Itabuna José Nilton Azevedo da rejeição das contas ainda pretendem fazer com que a votação da matéria seja secreta.
De acordo com o regimento da Câmara, a votação é aberta, mas se algum vereador suscitar questão de ordem, o assunto é submetido ao plenário, que por maioria pode determinar o voto secreto.
Mas há um detalhe importante: a votação dessa questão de ordem será aberta e todos saberão os nomes dos vereadores que porventura desejem analisar as contas “no escurinho”.
Temas como julgamento de contas e processos de cassação serão discutidos, em tese, durante o XVI Seminário Regional de Vereadores, evento que será realizado nesta sexta-feira (8), a partir das 8 horas, na Câmara Municipal de Itabuna. A atividade é uma iniciativa da Associação das Câmaras de Vereadores do Sul da Bahia (Acsulba), em parceria com o legislativo local.
Para o presidente da Câmara itabunense, Aldenes Meira (PCdoB), a discussão ganha importância para a toda a sociedade, num momento em que os membros do legislativo estão às vésperas de apreciar as contas do ex-prefeito José Nilton Azevedo. Meira diz que o seminário terá a presença de vereadores de 26 municípios.
Também está prevista a participação de um representante da Casa Civil do governo da Bahia, que falará sobre projetos como os do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).
Baianos de Itabuna, Ilhéus e Buerarema residentes em Brusque (SC) estão vivendo dias de pânico com a divulgação de uma carta ameaçadora nas internet. Um grupo supostamente de nativos da cidade catarinense reclama do comportamento de baianos que residem na cidade e promete reagir até com “matança”.
Na carta apócrifa, o grupo reclama que Brusque deixou de ser uma boa cidade “nos últimos 5 anos”, pois foi “invadida por imigrantes de outros estados, principalmente da Bahia, das cidades de Itabuna, Ilhéus, Buerarema etc”.

O grupo diz que “quem chega em uma nova cidade deve respeitar os costumes e estilo de vida do povo local”. E completa: “os mais sensatos respeitam e são bem sucedidos em tudo” e citam que “junto com os bons vem também os ruins”, chamados pelos “justiceiros” de “não civilizados, ignorantes mesmo”. Estes, segundo o grupo catarinense, seriam maioria.
A carta foi divulgada pelo G1 -Santa Catarina. A autoria está sendo investigada pela polícia, segundo o site. O “aviso” é encerrado em tom ameaçador: “Nossa Brusque será de novo uma cidade boa para viver, CUSTE O QUE CUSTAR”.

Os professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) fazem paralisação de 24 horas nesta quinta-feira (7) em protesto contra a proposta orçamentária do governo para o ensino superior baiano. Docentes das demais universidades estaduais também pararam hoje.
Os professores reclamam que a proposta orçamentária de 2014 prevê menos de 5% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as universidades, enquanto a categoria reivindica 7%. Professores denunciam o fim da autonomia universitária e acusam o governo de promover seguidos cortes no orçamento e baixar decretos que limitam contratação de professores e técnicos.

Feita de 31 de outubro a 4 de novembro, a pesquisa CNT/MDA traz a presidente Dilma Rousseff reeleita em primeiro turno numa disputa contra Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). A petista alcança 43,5% das intenções de voto contra 19,3% de Aécio e 9,5% de Eduardo Campos.
A folga da presidente e candidata à reeleição cai consideravelmente quando Marina Silva, do PSB, entra na disputa, substituindo Eduardo Campos. Dilma atinge 40,6%, enquanto Marina alcança 22,6% e Aécio crava 16,5%.
Embora os percentuais de Marina e Aécio somados (39,1%) sejam inferiores ao de Dilma (40,6%), a diferença está dentro da margem de erro da pesquisa (2,2 pontos percentuais, segundo o instituto).
A pesquisa ouviu 2.005 eleitores em 135 municípios de 21 estados, segundo a MDA.
ESPONTÂNEA
A presidente Dilma também lidera a pesquisa na modalidade espontânea, quando o eleitor diz em quem pretende votar sem que nomes sejam apresentados pelo instituto. A petista chega a 18,9% das intenções de voto ante 7,% do ex-presidente Lula, 6,7% de Aécio e 5,6% de Marina. Campos atinge 2,2%.

Líder nacional do movimento, João Pedro Stédile gravou depoimento em apoio à escolha de José Sérgio Gabrielli como candidato à sucessão de Jaques Wagner. A manifestação, porém, foi rechaçada por dirigentes do MST no Estado, já que o deputado federal Valmir Assunção (PT/BA), liderança histórica dos sem-terra na Bahia, é Rui Costa “desde criancinha”.
Márcio Matos, que comanda o MST no Estado e faz parte da direção nacional do movimento, declarou que Stédile externou uma opinião pessoal “e não uma posição da direção do MST na Bahia”.
Matos justificou o apoio a Rui Costa como uma contrapartida “pela sua relação histórica com o MST baiano, desde os tempos em que o mesmo era dirigente do Sindiquímica, e pela sua atenção à pauta da reforma agrária no Estado”.

Atualmente, Itabuna conta com 117 agentes, mas 44 têm contrato prestes a vencer, o que exige seleção de mais profissionais. Os novos devem começar a trabalhar no período mais crítico da doença, o verão.
Historicamente, o maior número de casos de dengue em Itabuna se concentra no período de fevereiro a maio, segundo o coordenador de Endemias, Renato Freitas.
Neste ano Itabuna registrou 2.705 casos de dengue. Os bairros que mais preocupam são Daniel Gomes, Califórnia, Urbis 4, Jardim Primavera e Maria Pinheiro. As informações são d´A Região Online.
O PP e o PROS formalizaram nesta quarta-feira (6) a criação de um bloco partidário na Câmara dos Deputados. Batizado de Agenda Programática, o novo bloco terá a terceira maior bancada da Câmara, com 63 deputados, ficando atrás apenas do PT, que tem 88 representantes, e do PMDB, que tem 76.
O bloco terá como líder o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), atuará na base do governo e defenderá 11 pontos. Entre eles, estão a reforma tributária, “capaz de coibir a evasão, a corrupção fiscal, a sonegação”, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a questão da mobilidade urbana e uma nova política sobre drogas, conforme diz a carta de apresentação da Agenda Programática.
“Esse bloco irá contribuir muito com debates importantes para o Brasil, para que se possa trazer a sociedade brasileira para a Câmara dos Deputados “, disse Eduardo da Fonte. De acordo com o deputado, a principal missão do bloco será “dar governabilidade à presidenta Dilma Rousseff”. Informações da Agência Brasil

Essa é da série “Só se vê na Bahia”. O comandante-geral da Polícia Militar baiana, coronel Alfredo Castro, foi assaltado enquanto fazia exercícios na orla de Salvador nesta quarta-feira (6).
O assaltante se aproximou do comandante-geral, tomou o celular e fugiu em uma… bicicleta. O homem estaria acompanhado.
A assessoria de comunicação da PM-BA confirmou o ocorrido e observou que o comandante-geral está tranquilo. Castro teria o costume de se exercitar com escolta, o que não ocorreu nesta quarta.
Até agora, ao que parece, o comandante-geral da PM-BA tem seguido o comportamento de qualquer cidadão. Ainda não teria registrado a queixa de roubo do celular…
O prefeito Claudevane Leite disse que não há ocupação de cargos condicionada ao apoio eleitoral à deputada estadual Ângela Sousa (PSD), refutando nota aqui publicada. Segundo ele, “não é verdade que “os cargos de melhor remuneração” na Prefeitura sejam assegurados a quem se compromete a apoiar a reeleição da deputada”.
Vane disse que as nomeações ocorrem “considerando o perfil das pessoas para o cargo, combinado, como é natural no processo político, com o arco de aliança que defendeu e ajudou a eleger o prefeito e o seu vice, Wenceslau Júnior”.
O prefeito nega que tenha havido nomeações de assessores em cargos CC-1 e CC-2 em razão de acordo político com a deputada. Ainda, segundo Vane, “o PSD não indicou nenhum cargo quando da composição do governo” nem o fez depois de definir pelo apoio ao governo.
Vane equivocou-se ao atribuir ao PIMENTA a informação de que a parlamentar teria colocado pessoas do PSD na administração municipal. A nota “Tudo pela irmã” não faz qualquer menção a PSD a não ser para identificar a legenda de Ângela.

– Espero que a dívida que o Estado tem com os prestadores de serviço de saúde em Itabuna seja paga, principalmente agora que anuncia a devolução a Gestão Plena ao município na próxima sexta-feira – afirmou o tucano.
Augusto Castro disse ainda que ” Ministério da Saúde não atrasa o repasse dos recursos, mas a Sesab atrasa, negando o direito da cidade, dos prestadores de serviço e da população da região Sul”.
Segundo o deputado, instituições credenciadas como a Maternidade Ester Gomes e o Hospital Psiquiátrico São Judas estão sem receber recursos desde agosto.

A prefeita de Itajuípe, Gilda Badaró (PSB), acaba de demitir 240 servidores municipais. A área mais afetada pela decisão da prefeita foi a saúde. A pasta teve cem contratados demitidos.
A decisão foi tomada para “aliviar” a folha. Internamente, a prefeita teme que suas contas sejam reprovadas devido ao gasto com pessoal, que superava o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 54% das receitas líquidas.
De acordo com informações obtidas pelo PIMENTA, os trabalhadores foram demitidos com a promessa de recontratação em fevereiro. A leva de demissões de contratados deve atingir outros municípios sul-baianos. Em Buerarema, o prefeito Guima Barreto (PDT) pretende demitir 200 contratados.






















