Tempo de leitura: < 1 minuto

oduqueO empresário José Oduque Teixeira, que governou Itabuna na década de 70, chega aos 90 anos de idade no próximo dia 18 de outubro. Uma oportunidade perfeita para um balanço da história de vida de uma das figuras mais emblemáticas de Itabuna, conhecida pela riqueza e, ao mesmo tempo, por cultivar uma vida simples.

Quem “se ligou no lance” foi a excelente repórter Celina Santos, do Diário Bahia, que conversou com Oduque sobre sua relação com o dinheiro, seu estilo de vida, sonhos para Itabuna e até sobre sexo.

O empresário tece loas ao seu Ford Del Rey 1980, confessa não ter nenhum desejo de possuir “coisas de luxo” e afirma que gosta de “amar e ser amado”.

Clique aqui e leia a entrevista na íntegra.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Renan caiu por se opor a negociação suspeita.

O ex-secretário da Saúde de Itabuna, Renan Araújo, exonerado em julho, afirma que o município já poderia ter retomado a gestão plena da saúde desde agosto e, se ainda não o fez, a responsabilidade é do prefeito Claudevane Leite (PRB).

A afirmação de Araújo foi feita em entrevista concedida do blog Políticos do Sul da Bahia. Ele lembra que o prefeito aceitou acordo intermediado pelo Ministério Público, pelo qual a plena somente seria retomada após a eleição do Conselho Municipal da Saúde (ocorrida no dia 28 de setembro).

“Essa etapa já estava superada e a Sesab e o Ministério (da Saúde) prontos para fazer o repasse, independente do Conselho. A culpa pela desarticulação do CMS foi da antiga diretoria”, declarou o ex-secretário.

Araújo também voltou a reclamar de boicote e disse ter sido criticado pela falta de insumos nas unidades de saúde, mas que esse foi um problema gerado na área de licitações do governo.

Tempo de leitura: 2 minutos
Médica Blanca Rodrigues atende pacientes com diabetes em Havana (foto Daniel Thame)

Do Blog do Thame

São sete horas  em Remédios, cidadezinha histórica do interior de Cuba, numa manhã excepcionalmente chuvosa no final de verão caribenho, que costuma ostentar temperaturas acima de 32 graus. No hospital municipal, a Dra. Egley Turiño Camacho e o Dr. Camilo Ildez Gallo estão prontos para iniciar mais uma jornada de trabalho. As pessoas começam a chegar sem pressa, porque sabem que serão atendidas. A maioria delas realiza apenas procedimentos de rotina, já que o acompanhamento é feito no dia a dia, através do programa Médico da Família, que se estende por todas as partes de Cuba, das áreas rurais remotas à capital, Havana.

Saúde pública, em Cuba, é literalmente, uma questão de Estado. O serviço é totalmente gratuito em todos os seus níveis, da atenção básica à alta complexidade e a filosofia que impera é cuidar da saúde, em vez de tratar a doença. Todos os médicos tem formação generalista, com uma visão humanista da profissão.

A formação dos profissionais de medicina, cubanos ou estrangeiros,  é gratuita, a despeito de todas as dificuldades econômicas do país, é a qualificação é uma necessidade, não apenas para cuidar da saúde dos milhões de cubanos, mas também para exportar médicos. Em Cuba, existem cerca de 12 unidades do Programa Médico da Família, para uma população de cera de 11 milhões de habitantes. A média no país é de um médico para cada grupo de 183 habitantes.

Leia mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna Tempo Presente, A Tarde

O secretário Eugênio Spengler (Meio Ambiente) divulgou, para apreciação e sugestões até o dia 20, a minuta do decreto que cria o Programa de Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais da Bahia, documento que, segundo o superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart, será o upgrade da região cacaueira: vai provocar, com boas práticas ambientais, a valorização das terras hoje quase desprezadas e reabilitar a autoestima dos produtores, com a volta à cena produtiva.

– Ainda acredito no homem público.

Juvenal e sua fé são joias raras.

Tempo de leitura: 4 minutos

PESADELO: OS BÁRBAROS ESTÃO CHEGANDO?

Ousarme Citoaian | ousarmecitoaian@yahoo.com.br

1La FontaineTive um sonho (melhor: pesadelo) em que os Estados Unidos se preparavam para invadir o Brasil. Um amigo, a quem consultei sobre a estranha premonição, analisou o quadro e me diagnosticou com uma só palavra, pronunciada entre dentes e com olhar de pena: “Paranoia”. Sem me dar por vencido, argumento que eles consideram os três últimos governos brasileiros (Lula-Lula-Dilma) como “anti-americanos”; digo que aqueles gringos se acham os xerifes do mundo, com direito a invadir qualquer espaço, em nome da “democracia” ou mesmo em nome de coisa nenhuma. Lembram da fábula “O lobo e o cordeiro”, de La Fontaine? O lobo buscava razões para comer o cordeiro…

________________

Sob as justificativas de fome e força

Não encontrou motivos, mas o borrego foi almoçado assim mesmo, sob as suficientes justificativas de fome e força. Os americanos queriam invadir o Iraque, criaram o manto (ou o mito) das armas químicas e lá foram. Não encontraram tais armas, mas quem estava interessado nisso? Meu amigo me aconselha a abandonar a ficção e cair na real: “Tá certo que os americanos não são flores que se cheire, mas eles têm maiores preocupações do que o Brasil, pois vão invadir o Irã”. Não desisto. Eles já invadiram Cuba (bem menos importante do que o Brasil) e aqui, em 1964, derrubaram um presidente eleito e treinaram torturadores para o regime militar. E depois do Irã?

_______________

Ele queria dobrar Lula e não conseguiu

Noto que, com essas lembranças, ele se mostra de semblante ensombrado. Aproveito o ferro quente, e malho, com esta pergunta: Qual foi o primeiro país latino-americano que Obama visitou? E ele responde, orgulhosão: “Brasil!” Pois é, digo, à  moda de Ataulpho Alves. Ele queria dobrar Lula e não conseguiu; depois, quis dobrar Dilma (quem é ele, tão fraquinho, pra enfrentar Dilmona!), não conseguiu… Quis dar uma de araponga, se ferrou, pois a velha Dilma descobriu a safadeza e até cancelou a visita… “Nada disso tem peso diplomático…”, disse ele, pouco convicto. Aí, fui-lhe à garganta: E o petróleo do pré-sal? Ele pôs as mãos na cabeça: “Meu Deus!”

ENTRE PARÊNTESES, OU

4convite2Literatura regional em tempo de festa
A Editus, editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) promove de 21 a 24 deste mês a I Feira Universitária do Livro, uma espécie de festa da literatura regional. Nomes como Aleílton Fonseca, Ruy Póvoas, Cyro de Mattos e Antônio Lopes terão o lançamento coletivo de escritos seus publicados pela Editus.  Aleílton e Ruy, além de autografarem suas produções recentes, terão um “papo literário” com a plateia, quando discorrerão sobre o tema “Novas leituras, novos leitores” – isto tudo no dia 21, às 19 horas, no Auditório Paulo Souto.  No dia 23, teremos Daniela Galdino, Aquilino Paiva e Gustavo Felicíssimo discutindo a literatura grapiúna de hoje (sala de treinamento da CDRH às 9 horas).

“O MUNDO EVOLUIU. É UMA PENA DANADA”

5PattonO general Patton, saudosista incorrigível (interpretação magistral de George C. Scott), diz a Dick, seu ajudante de ordens, que gostaria de decidir, pessoalmente, a II Guerra: “Rommel no tanque dele, eu no meu. Pararíamos a uns 20 passos, apertaríamos as mãos, depois combateríamos, só nós dois. O combate decidiria a guerra”. Responde o subordinado: “É uma pena que os duelos tenham saído de moda. É como sua poesia, general, não faz parte do século XX”. E o general, com ar tristonho: “Tem razão, Dick. O mundo evoluiu. É uma pena danada”. As frases estão no magnífico Patton – rebelde ou herói?, de Frank J. Schaffner.
________________

Sem bom texto, não existe bom cinema

A publicitária carioca Mariza Gualano, fã de cinema, selecionou cerca de 840 frases de mais de 600 filmes, para o livro Ouvir estrelas. Aqui, aproveitando o tema, algumas frases sobre guerra: “Acusar um homem de assassinato por aqui é como multar alguém por excesso de velocidade na Formula Indy” (Martin Sheen, em Apocalipse); “Eu não sirvo para a guerra, pois dormi com a luz acesa até os 30 anos” (Wood Allen, em A última noite de Boris Grushenko); “Sobreviver é a única glória da guerra” (David Carradine, em Agonia e glória); “Eu gosto do cheiro de napalm de manhã. Cheiro de… vitória” (Robert Duvall, em Apocalipse).

A BOA MÚSICA BRASILEIRA “IMPORTADA”

7Leny AndradeA baiana Rosa Passos é um desses acontecimentos comuns à MPB: cantora que, a exemplo de Virgínia Rodrigues, Bebel Gilberto e Leny Andrade (foto), para citar apenas três) é mais conhecida no exterior do que no Brasil (observe-se que Leny Andrade é a cara da simpática professora itabunense Ritinha Dantas!). CDs dessas artistas são pouco encontrados nas lojas, dando a eles características de “importados”. Voltemos a Rosa, para dizer que ela é fã ardorosa de João Gilberto, segue-lhe os passos (ai!), toca violão ao estilo dele. Chegou a gravar um disco chamado Amorosa, que repete o Amoroso de JG, acrescido de umas poucas faixas. Mas Rosa Passos não pretende ser nenhum “João Gilberto de saias”.
________________

Presença de duas feras  internacionais

A expressão desrespeitosa foi empregada por um repórter, que ouviu o que não queria. Rosa Passos é Rosa Passos, cantora e compositora de recursos próprios – e diz do seu ídolo aquilo que muitos colegas seus sentem, mas nem sempre expressam claramente: “João Gilberto amigo/ eu só queria/ lhe agradecer pela lição”, canta a artista, em “Essa é pro João”, faixa nove do CD “importado” Amorosa. Prova do prestígio de Rosa Passos “lá fora” é a presença nesse disco de duas feras internacionais: o clarinetista cubano Paquito D´Rivera e um grande nome do jazz na França (falecido em 2008, aos 90 anos), Henri Salvador.

O.C.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Vitória interrompeu a boa sequência no Brasileirão 2013 ao perder para o São Paulo, há pouco, por 3 a 2, no Morumbi, casa do adversário. O gol que garantiu os três pontos do tricolor surgiu em jogada irregular.

O São Paulo abriu o placar no Morumbi no início do jogo. Aos 4 minutos, Antonio Carlos subiu entre três adversários e marcou para o tricolor paulista. Rogério Ceni derrubou Dinei na área. Pênalti. Juan foi para a cobrança, aos 33 minutos, bateu e converteu, empatando o jogo em 1 a 1.

O São Paulo passou à frente, de novo, aos 20 minutos da etapa final. Luís Fabiano recebeu bola de Ademilson e chutou para fazer 2 a 1. Aos 23 minutos do segundo tempo, Vander tentou emendar direito para o gol. A bola “espirrou”, sobrando para Dinei, que cabeceou para o fundo das redes, deixando tudo igual.

Antonio Carlos assegurou a vitória do tricolor em jogada irregular. Paulo Miranda faz falta no goleiro Wilson e Antonio Carlos meteu a cabeça e fechou o placar: 3 a 2.

O Vitória volta a jogar na próxima quarta (9), às 21h, contra o Bahia, na Fonte Nova. O São Paulo enfrenta o Cruzeiro, no mesmo dia, às 21h50min. O resultado tira o tricolor da zona de rebaixamento e mantém o rubro-negro baiano na sexta colocação.

Tempo de leitura: < 1 minuto

empreendedorJOSÉ CARLOS FERREIRA DA SILVA É SUCESSO
NO SÃO PEDRO E NO BANCO DO POVO

José Carlos Ferreira da Silva, empreendedor do bairro São Pedro, é cliente do Banco do Povo desde 2003. Há 19 anos, após ficar desempregado, começou a atividade empreendedora vendendo acarajé, com a ajuda da esposa, usando como capital de giro a rescisão da empresa onde trabalhava.

Com o crédito do Banco do Povo, ampliou as vendas e a renda da família, construiu a casa e o ponto comercial, onde hoje funciona a mercearia e a distribuidora de bebidas. Com essa parceria com o banco, José Carlos conseguiu melhorar a administração do negócio e conquistar novos clientes.

José Carlos Ferreira da Silva, EMPREENDEDOR no ramo de mercearia e distribuidora de bebidas, agradece o apoio do banco através do agente de crédito que lhe acompanha durante esses anos e afirma que a iniciativa de montar o próprio negócio foi a decisão mais acertada de sua vida.

É através de José Carlos, um empreendedor de sucesso, que o Banco do Povo parabeniza todos os empreendedores da Instituição e de um modo geral.

Tempo de leitura: < 1 minuto
piccolo chef
Projeto já foi realizado em outras unidades do Spoleto

O Shopping Jequitibá e o restaurante Spoleto encontraram uma maneira criativa e animada de comemorar o mês das crianças. Desde quinta-feira, 3, até o dia 15 de outubro, a criançada põe chapéu de chef e comanda o preparo de deliciosas massas.

A “Oficina Infantil Piccolo Chef” funciona de segunda a sábado, das 14 às 21 horas, e aos domingos e feriados, das 14 às 19 horas, na Praça de Alimentação.

Tempo de leitura: < 1 minuto

corridaSerão abertas no próximo dia 10 as inscrições para a 2ª Corrida Rústica da Primavera, evento organizado pela Associação Itabunense de Atletismo (AIA), em parceria com a empresa Promoesporte.

A corrida está programada para o dia 10 de novembro, com saída e chegada na Praça Rio Cachoeira, em Itabuna. Haverá provas de seis e dez quilômetros, além de um percurso de um quilômetro para cadeirantes.

As inscrições poderão ser realizadas nos sites www.promoesporte.com.br.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Marina diz que união é programática e não pragmática (foto Dida Sampaio / Estadão)

Estadão

A ex-senadora Marina Silva se filiou na tarde deste sábado, 5, ao PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O anúncio foi feito no Hotel Nacional, em Brasília. “O PSB já tem um candidato; por que não apresentar o nosso programa a este candidato?”, disse, referindo-se a Campos. “Agradeço ao PSB pela chancela política que a Justiça Eleitoral não nos quis dar”, afirmou Marina, que na quinta-feira, 3, teve sua Rede Sustentabilidade rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral – ela não conseguiu o número mínimo de assinaturas para criar a sigla. “É uma coligação programática, não pragmática.”

Juntos, Campos e Marina serão a terceira via das eleições de 2014, tendo pela frente a presidente Dilma Rousseff, que tentará a reeleição, e o senador tucano Aécio Neves. No mês passado, o PSB deixou a base de apoio ao governo Dilma. A ex-ministra teve de correr para arrumar um partido – o prazo de filiação para quem quer concorrer a cargo eletivo no ano que vem termina neste sábado.

Leia mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O acadêmico de direito e blogueiro Afonso Mendes, do blog Notícias de Ipiaú, tem noticiado reiteradamente suspeitas de irregularidades em processos licitatórios realizados pela prefeitura daquele município. Ao mesmo tempo, o denunciante vem recebendo ameaças de morte, por mensagens de e-mail e celular.

Em uma delas, o autor menciona o que seria o motivo de sua insatisfação: “é melhor você deixar de postar sobre a gente. Mamãe não vai segurar as balas que estão guardadas para você”.

Não é a primeira vez que Mendes recebe esse tipo de ameaça. Há pouco mais de dois anos, quando também fazia denúncias contra o governo municipal, enfrentou a mesma tentativa de intimidação.

Ninguém está afirmando que uma coisa tem a ver com a outra, mas tão somente apontando certa coincidência. Quem poderá dizer se é mais que isso é a polícia, que já tem material para iniciar uma investigação.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) indicou a rejeição da proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban)  e a manutenção da greve, que completou 16 dias nesta sexta-feira (4). A nota informa que o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, vai orientar os sindicatos do país a rejeitar a proposta em assembleias.

De acordo com Carlos Cordeiro, presidente da Contraf e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, os bancos podem fazer propostas mais vantajosas aos seus funcionários. “Até setores da economia muito menos lucrativos estão fazendo acordos com seus trabalhadores com reajustes salariais maiores. Os bancários estão fazendo a maior greve dos últimos 20 anos e os bancos têm condições de melhorar a proposta”.

Os bancários pedem índice de 11,93% (aumento real de 5%), piso salarial de R$ 2.860,21 e PLR de três salários base, mais parcela adicional fixa de R$ 5.553,15. Além disso, eles pedem a valorização dos vales refeição e alimentação (no valor de um salário mínimo, R$ 678,00) e melhores condições de trabalho, com o fim das metas individuais e abusivas. Informações da Agência Brasil.

Tempo de leitura: 2 minutos
Rota alternativa não põe fim a projeto em Ilhéus, segundo Bamin.
Rota alternativa não põe fim a projeto em Ilhéus, segundo Bamin.

ARATU E TUBARÃO PODEM SER DESTINO
DE MINÉRIO PRODUZIDO NA BAHIA

O que antes autoridades municipais e estaduais e a presidência da Bahia Mineração (Bamin) tratavam como boato acaba de ganhar forma. Uma portaria do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Bahia, publicada em 25 de setembro deste ano, autoriza a empresa cazaque a exportar minério de ferro por uma “rota alternativa” por três anos.

Com isso, a produção das minas de Caetité e Pindaí poderá ser escoada pela Ferrovia Centro-Atlântica. Por esta rota, dois seriam os terminais para exportação do minério de ferro: Tubarão, no Espírito Santo, e Aratu, na Baía de Todos os Santos. A portaria é a de número 5.961/2013.

O terminal de Tubarão fica a 1,4 mil quilômetros de distância das minas, o que encarece a operação. A rota é utilizada hoje para pesquisas laboratoriais e conhecimento do nível de concentração de ferro, conforme informou técnico da Casa Civil ao PIMENTA.

A exportação por Aratu é viável, mas necessitaria de investimentos por parte da Bamin em um nível próximo ao que está projetado para Ilhéus. O governo estadual é contrário, inicialmente, a esta saída, por entender que pode colocar em risco o projeto Porto Sul.

A portaria da licença de alteração do Inema também autoriza a Bamin a transportar o produto das minas para o terminal ferroviário em Licínio de Almeida por, pelo menos, três anos, “para posterior distribuição do minério via Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

Contatada, a presidência da Bahia Mineração respondeu há pouco que a FCA já vem sendo usada desde janeiro deste ano, por meio de autorização ambiental. A exportação por Aratu é tratada pela empresa como “possível, mas não há nada de concreto até este momento”.

VIVEIROS DIZ QUE “NENHUM PLANO
RELACIONADO A ILHÉUS FOI MODIFICADO”

A utilização do terminal de Aratu poderia suspender os investimentos na construção do Porto Sul, embora a presidência da empresa assegure ao PIMENTA que não houve modificação no projeto para Ilhéus.

– Nenhum plano relacionado a Ilhéus foi modificado. Estamos, apenas, usando alternativas disponíveis neste momento. Para isto, foi fundamental o desenvolvimento de um “novo conceito”, que introduziu o aproveitamento em separado do minério de alto teor que não precisa ser concentrado para poder ser comercializado. Portanto,  a empresa está confiante e otimista na execução dos projetos Fiol e Porto Sul – disse o presidente, Francisco Viveiros, por meio da assessoria de comunicação.

A direção da Bamin também respondeu a questionamento do PIMENTA se a busca de uma “rota alternativa” não tem a ver com as desconfianças quanto à construção da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul, por onde o minério da Mina Pedra de Ferro, no sudoeste baiano, deverá ser escoado e exportado, de acordo com o projeto original:

– A escala de produção nesta fase é muito menor que aquelas previstas para as fases que virão após a inauguração do nosso terminal marítimo em Ilhéus. Por esta razão, não dá para comparar uma coisa com a outra.

O blog manteve contato com o gabinete do secretário da Casa Civil, Rui Costa, hoje à tarde. Não houve retorno até o fechamento desta matéria.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os cinco candidatos à presidência do PT baiano participam de debate em Itabuna, neste sábado (5), na Câmara de Vereadores. O encontro com a militância sul-baiana está programado para as 15h, no Plenário Raymundo Lima.

Considerado favorito na disputa, Everaldo Anunciação faz um “esquenta” com as lideranças regionais em reunião programada para as 9h.

As eleições gerais do PT estão programadas para o dia 10 de novembro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Novos investimentos em habitação popular, dentro do projeto Minha Casa, Minha Vida, estão previstos para Itabuna. Entre eles, encontra-se um condomínio com 900 apartamentos no bairro de Ferradas, projeto orçado em R$ 54 milhões.

O assunto foi discutido nesta quinta-feira, 3, pelo prefeito Claudevane Leite (PRB), com o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marcos Vinícius Nascimento. Na conversa, também foi abordada a possibilidade de Itabuna ser inserida no Programa Nacional de Habitação Rural, que viabiliza moradia para pequenos agricultores.

Outro tema tratado foi a retomada das obras do condomínio Itabuna Parque, no bairro São Roque. O projeto ficou paralisado devido à incapacidade financeira da construtora responsável. A informação da Prefeitura é de que a empreiteira será substituída.