
Conforme o produtor, o Jammil e as demais bandas se apresentariam em um trio elétrico. Houve tentativa de acesso do veículo, mas a grande quantidade de lama no acesso ao Espora tornou impossível a festa. “Também não havia mais tempo hábil para montagem de estrutura de show em um palco”.
Quem já comprou o ingresso, diz o produtor, basta aguardar o dia 15, segundo Nelsinho. Como a produção prometia feijoada no camarote da festa e o produto já estava pronto, será servido num encontro no Grapiúna Tênis Clube, a partir das 13 horas.
_
A poucas horas da inauguração das obras de reurbanização da Avenida Pedro Jorge, que liga o bairro São Judas ao São Caetano, a Prefeitura de Itabuna deparou com uma cena lamentável. Vândalos, não se sabe se por iniciativa própria ou a mando de alguém, passaram pelo local e destruíram as caixas de hidrômetro instaladas pela Emasa.
Segundo o presidente da empresa municipal, Alfredo Melo, não houve furto de material, apenas um ato de puro vandalismo. “Chutaram tampas, quebraram os equipamentos, apenas isso”, lamentava.
A inauguração da avenida está programada para as 15 horas desta quarta-feira, dia 28. Melo diz ter mobilizado três equipes para consertar os equipamentos a tempo. O prejuízo estimado é de R$ 10 mil.
Além de quebrar os hidrômetros, os vândalos também rasgaram sacos de lixo e emporcalharam a avenida.
A boemia itabunense está em festa. Nesta mesma data em que a cidade comemora seus 100 anos de emancipação, a sua “barmácia” mais tradicional também faz aniversário.
Há 48 anos, o ABC da Noite tem sido o ponto de encontro de apreciadores das incomparáveis batidas do Caboclo Alencar, o filósofo-alquimista que prepara e serve a bebida de um jeito único, que só existe naquele cantinho da Rua Adolfo Leite, mais conhecida pela alcunha (bem mais interessante) de “Beco do Fuxico”.
De tão pitoresco, o ABC da Noite já virou assunto de livro, escrito por Adylson Machado e editado pela Via Literarum. Aliás, uma obra que todo itabunense deveria ler para aprender a também admirar as preciosidades humanas que existem nesta terra.
Nossos parabéns ao Caboclo!
Um dos bairros mais populosos de Ilhéus, o Nossa Senhora das Vitórias já entrou até no itinerário de presidenciável (o tucano José Serra passou por lá em sua recente visita à região). Mas a comunidade ainda precisa entrar na agenda do governo municipal, e com urgência.
O maior problema do bairro está nas ruas, o que se agravou com as chuvas que estão caindo em Ilhéus e Itabuna. A grande quantidade de lama dificulta o tráfego de veículos e até os ônibus estão atolando.
Há menos de uma semana, uma comissão formada pelo vice-prefeito Mário Alexandre e os secretários Carlos Freitas (Serviços Públicos) e “Cobrinha” (Interior) esteve no local e prometeu realizar o encascalhamento da via principal do bairro, que é também a estrada que dá acesso aos distritos de Coutos e Rio do Engenho, entre outras comunidades.
A Prefeitura, porém, diz que o serviço pode ser realizado somente após três dias sem chuva. Ou seja, a solução depende da aquiescência de São Pedro.
Moradores do bairro São Roque, em Itabuna, vêm reclamando há muito tempo do péssimo estado de conservação daquelas ruas. Totalmente esburacadas, algumas tornam absolutamente impossível o tráfego de automóveis.
Na manhã desta quarta-feira, 28, aniversário de cem anos da cidade, um morador despertou com o barulho de moticicletas e foi verificar. Tratava-se de um enduro passando pelas ruas – para esta finalidade, perfeitas – do São Roque.
O morador, então, diz ter compreendido porque a Prefeitura deixa o bairro ao Deus dará. “Não é por descaso, é por amor ao esporte”, comentou o sujeito com indisfarçável ironia.

Nas projeções de minha imaginação, a Itabuna dos primeiros anos seria algo semelhante à lendária vila de Macondo, celebrizada por Gabriel Garcia Marquez no livro Cem Anos de Solidão. Deveriam existir também por essas terras os seus Melquíades, o cigano que sempre chegava trazendo a última novidade, ainda que não fosse tão nova assim. O jornal, por exemplo, poderia ser de uma semana atrás, porém as notícias eram “fresquinhas” em uma época que ainda estava a anos-luz da instantaneidade dos blogs.
Imagino que a espera angustiada pelo inédito, às margens de um rio de águas límpidas e valentes, propiciasse aos primeiros itabunenses momentos de reflexão e poesia. Sem afetações, pois isso não era compatível com os “cabra macho” que enfrentaram serpente, correnteza e índio até chegar ao local em que plantaram as suas promissoras tabocas.
Nas episódicas aulas que assisti sobre o tema, ensinavam que aqui chegaram sergipanos, gente do sertão da Bahia e povos das Arábias, sobretudo sírios e libaneses (na época, para facilitar, estes últimos eram todos chamados indistintamente de “turcos”).
Quem foi além das aulas e embrenhou-se pelas matas fechadas dos livros de Adonias Filho e Jorge Amado, descobriu que nem sempre a paz prevaleceu neste solo promissor. A terra, como escreveu Jorge, foi “adubada com sangue”.
Leia Mais
Os secretários Gilson Nascimento (Administração) e Alcântara Pellegrini (Esporte) participaram do evento da candidatura à reeleição do governador Jaques Wagner, na AABB de Itabuna, ontem.
A curiosidade era saber se o prefeito Capitão Azevedo (DEM) realmente apoiará Wagner (PT). O que se sabe é que ele estava disposto a anunciar o embarque na canoa de Wagner. E o faria puxado pelo deputado estadual Luiz Argôlo (PP).
Se não o fez, foi porque não encontrou clima, pois estaria em um ambiente dominado pelo PT de Geraldo Simões, que lhe é adversário. Um empresário itabunense jura, de pés juntos, que os secretários-emissários afirmaram que o capitão marchará com Wagner.
Se serve de consolo, Wagner conseguiu arrancar declaração de apoio de um outro democrata, o ex-prefeito Jarbas Barbosa, de Itacaré. Este, aliás, já disse que trabalhará pela reeleição do também petista Geraldo Simões, deputado federal e coroné do PT itabunense.
O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Clóvis Loiola (PPS), acabou sendo barrado no camarote oficial da Festao do Centenário. Debaixo de chuva e acompanhado da esposa e de uma mulher um pouco mais jovem, Loiola recorreu ao secretariado para permanecer na festa. O vereador estava furioso.
O que ocorreu vereador?
– Foi idiotice do cabra que tava aqui na portaria. Eu vim pra marcar presença. É um evento que eu nem queria participar. Acho que foi uma falta de respeito (do segurança). Mas não vai ficar por isso não – prometeu.
Loiola se viu barrado porque estava sem a pulseira de acesso ao camarote da festa. O secretário de Planejamento, Maurício Athayde, saiu em socorro do vereador, porém, Loiola não conseguiu entrar no camarote. Até o secretário Gilson Nascimento, de Administração, entrou na “parada” e mesmo assim ele não teve acesso. O presidente voltou pra casa.
Segundo a polícia militar, cerca de 3,2 mil pessoas participam do evento. Eram esperadas, conforme a PM, 12 mil pessoas.
A banda Chiclete com Banana deixou para vir para Itabuna na última hora, em jatinho próprio, e não conseguiu teto no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. A aeronave retornou para Salvador e ainda se encontra na capital baiana.
Apesar disso, os organizadores da Festa do Centenário creem que haverá show do Chiclete nesta noite/madrugada chuvosa. A banda foi contratada a um cachê de R$ 240 mil pela prefeitura de Itabuna.
01h32min – A banda, finalmente, começou a tocar, quase duas horas além do horário previsto, e pediu desculpas pelo atraso.
O show do cantor Fábio Júnior começou há menos de 50 minutos e o público é fraco, espantado pela chuva que cai insistentemente em Itabuna. A festa acontece ao lado do centro administrativo Firmino Alves (prefeitura), na avenida Princesa Isabel.
No local da festa, muita lama. Quem não teve acesso aos camarotes reservados a convidados do prefeito Capitão Azevedo, se protege da chuva em cima do lamaçal. A programação desta noite tem ainda como atrações as bandas Chiclete com Banana e Lordão.
Às 23h30min – Fábio Júnior frustrou o público com um show de apenas uma hora e quinze minutos.
Era praticamente unânime, entre os governistas presentes hoje em Itabuna, a leitura das últimas pesquisas eleitorais. A análise aqui fica circunscrita à disputa pelo Senado.
No momento em que o Pimenta conversou com vários políticos aliados do governador Jaques Wagner, ainda não havia sido divulgado o Vox Populi, mas os números deste instituto, apesar das variações com relação ao Datafolha, não alteram a análise.
E qual é a avaliação dos governistas? Eles observam que a chapa de quem está no poder quase sempre consegue ocupar todas as vagas abertas no Senado e acreditam que Lídice e Pinheiro marcharão juntos para a vitória, puxados por Wagner.
Com relação a César Borges (PR), o diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, um dos presentes ao encontro, declarou: “ele não tem condições de “puxar” o Geddel para cima, mas tudo indica que o peemedebista o levará para baixo.
Se a análise é realista ou apenas otimista, só o tempo e as nuvens da política poderão definir.
A pesquisa Vox Populi/Band/IG também aferiu as intenções de votos do eleitor baiano na corrida ao Senado Federal. Pelo instituto, o senador César Borges (PR) seria reeleito, com 29% dos votos.
O Vox Populi, no entanto, difere do Datafolha ao apontar Walter Pinheiro à frente de Lídice da Mata, apesar da situação de empate técnico. Pinheiro (PT) pontua com 22%. Lídice (PSB) aparece com 18%. A pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais.
O levantamento ainda traz os democratas José Ronaldo e José Carlos Aleluia com 9% e 5%, respectivamente. O vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PTB), surge com 3%. França (PSOL) e Edson Duarte (PV) têm 2% cada um, mesmo percentual de Carlos Sampaio (PCB). Zilmar (PSOL) aparece com 1%.
Ainda segundo o Vox Populi, César Borges (PR) lidera com 23% quando considerada apenas a primeira menção do entrevistado. Pinheiro surge com 14% e Lídice, 9%.
É o que diz o Vox Populi. Segundo constatou o instituto, a presidenciável do PT, Dilma Rousseff, tem 50% das intenções de voto na Bahia, enquanto José Serra (PSDB) soma 25% e Marina Silva (PV) pontua com 4%. O instituto aferiu, ainda, que 17% se dizem indecisos e 4% votariam em branco ou nulo.
Num eventual segundo turno, Dilma bateria Serra por 54% a 30%. O tucano é o mais rejeitado na Bahia: 27% dizem não votar no “carequinha”. A rejeição de Marina Silva é de 19% e a da xerifona petista, 10%.
A margem de erro da pesquisa Vox Populi/Band/IG é de 3,5 pontos percentuais. O levantamento foi aplicado de 17 a 20 de julho, sendo 800 pessoas entrevistadas.
– Wagner tem 43% e adversários somam 32%
– Souto despenca 12 pontos percentuais
– Geddel avança 1 ponto e vai a 10%
O Vox Populi/Band divulgado nesta noite praticamente confirma o Datafolha e dá o governador Jaques Wagner reeleito no primeiro turno. O petista aparece com 43% das intenções de voto. Paulo Souto (DEM) é o segundo, com 21%, e o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) pontua com 10%. Bassuma (PV) pontua com 1%.
De acordo com o instituto, 19% dos eleitores baianos ainda estão indecisos quanto ao voto em 3 de outubro. 6% dos eleitores pesquisados disseram que optariam em branco ou anulariam o voto. Foram ouvidas 800 pessoas, entre os dias 17 e 20 de julho. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, conforme registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na pesquisa espontânea, Wagner aparece com 24%, Souto com 8% e Geddel com 4%. O ex-governador Paulo Souto é rejeitado por 19% do eleitorado baiano no Vox Populi. Geddel tem rejeição de 11% e Wagner com 10%. Bassuma, 7%.
Na última pesquisa Vox Populi/Band, divulgada antes da corrida eleitoral (relembre aqui), Wagner aparecia com 41%, Souto com 33% e Geddel com 9%. O levantamento atual revela que Wagner ganha dois pontos, Geddel soma um e Souto despenca 12 pontos percentuais.
Atualizado às 20h24min
Na sua passagem por Itabuna, nesta terça, 27, o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), anunciou que já na próxima semana será implementado no município o programa Ronda nos Bairros, já em operação em Salvador e Feira de Santana.
“Trata-se de uma nova metodologia em segurança que vamos implementar aqui, inicialmente, em 18 bairros”, disse, ao falar dos “presentes” para o centenário de Itabuna.
O município é vice-campeão baiano em violência e campeão brasileiro em falta de perspectivas para jovens de 15 a 24 anos, principais alvos do tráfico de drogas. Neste ano, a cidade registrou 107 homicídios.
O governador, que cumpriu agenda de candidato em Itabuna, também afirmou que estão engatilhados os projetos de infraestrutura de transporte para o município e de abastecimento de água.
De acordo com ele, a barragem ainda não saiu porque o governo do estado não responde pelo abastecimento. O serviço é municipalizado e tocado a duras penas pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). “A obra está no PAC 2 e começará entre janeiro e fevereiro do próximo ano, tocada pela Cerb [Companhia de Engenharia Rural da Bahia]“.
O petista também afirmou que a licitação para duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna sai até a próxima sexta-feira, 30, conforme compromisso do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Já a licitação para duplicar o trecho Nova Ferradas-Nova Itabuna da BR-415 já está pronta, segundo Jaques Wagner.
BOLSA-FAMÍLIA
Na coletiva concedida em Itabuna, Wagner reconheceu que não cumpriu uma promessa antiga, feita em 2006, de aumentar o valor do Bolsa-Família. “O próprio presidente Lula deu o aumento, mas nós desoneramos a tarifa de energia ao retirarmos os impostos da conta [dos mais pobres]“.
Nesta semana, o ex-aliado de Wagner, Geddel Vieira Lima (PMDB), disse que aumentará em R$ 30,00 o Bolsa-Família para beneficiários que residem em algum dos 100 municípios donos dos mais baixos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano). Porém, Geddel não disse como e se é possível fazê-lo.
O candidato à reeleição também falou sobre a crise na saúde de Itabuna. Para ele, não é admissível que Itabuna não esteja na gestão plena da Saúde. Porém, observou que o controle da média e alta complexidade retornou às mãos do Estado porque houve um descalabro administrativo na gestão da saúde no governo do ex-prefeito Fernando Gomes.
Na opinião de Wagner, não há porque a gestão da saúde itabunense ainda estar sob tutela do estado. Mas disse que o retorno da gestão para o governo local depende do prefeito Capitão Azevedo (DEM), com quem disse manter uma relação bastante produtiva. Com reportagem de Fábio Roberto.





























