
De acordo com a assessoria da Caixa, o Vila Morena terá 384 unidades e investimento total de R$ 23.040.000,00. A assinatura do contrato com a FM Construtora está previsto para as 11h20min, no auditório do Itabuna Palace Hotel. O vice-presidente da Caixa terá reunião com gerentes-gerais de agências sul-baianas e visitará projetos habitacionais do Minha Casa Minha Vida.
Após a divulgação do Datafolha, a expectativa agora recai sobre os números que o Vox Populi deverá apresentar entre hoje e amanhã sobre a corrida sucessória na Bahia. Os números do levantamento realizado entre os dias 17 e 20 de julho serão divulgados no Jornal da Band, da TV Bandeirantes. O instituto ouviu 800 eleitores em todo o estado.
–
Uma inofensiva jumenta caiu nas garras de Aldo Dias Rocha, 45, no Prado, município do extremo-sul da Bahia. Depois de ser visto se masturbando, o homem atacou o animal nas imediações da quadra poliesportiva de Portal do Prado, informa o site SulBahia News.
Aldo, que havia sido visto se masturbando em praça pública momentos antes da cena, foi denunciado e preso pela prática de zoofilia. Os moradores da localidade dizem que o trabalhador braçal é viciado em fazer sexo com animais, principalmente depois que consome a “mardita”.
Encaminhado para a delegacia de Prado, onde teve dois dedos de prosa com o “xerife” local e foi levado para o novo apê, onde se encontra desde a noite de sábado (24). Claro que sem direito a visita da explorada, abusada jumentinha.
Nunca antes na história do Tarik Fontes Plaza Hotel aquela aprazível hospedaria itabunense registrou tantos candidatos por metro quadrado. A cúpula da campanha de Jaques Wagner, inclusive o coordenador-geral Luiz Caetano e o presidente do diretório estadual do partido, Jonas Paulo, comandava o “desfile”. Em volta, encontravam-se nomes como os de Rosemberg Pinto,
J. Carlos, Wenceslau Júnior, Geraldo Simões, Josias Gomes, entre outros. Isto sem falar nos candidatos ao Senado, Lídice e Pinheiro, que também passaram pelo Tarik.
No meio da muvuca, teve candidato formando dobradinhas instantâneas (“rapidinhas” eleitorais) e deixando velhos parceiros com a pulga atrás da orelha.
O deputado federal Geraldo Simões, por exemplo, ficou no maior chamego com Wenceslau Júnior, candidato a estadual, enquanto J. Carlos, que tenta o retorno para a Assembleia e tem parceria firmada com GS, mirava os dois com o canto do olho.
Quem viu a cena ficou certo de que depois houve cobrança de explicações…
A Unime-Itabuna está contratando professores a Faculdade de Psicologia, para ministrar aulas das disciplinas Matriz do pensamento em psicologia (existencialismo) e Terapia familiar sistêmica. Currículos devem ser enviados para a faculdade até a próxima quinta-feira, dia 29.
Os emails disponíveis são curriculo.dh@unimeitb.com e psicologia.facsul@gmail.com. Informações podem ser obtidas pelos telefones (73) 2102-3070 ou 2102-3006.
Os usuários da OI telefonia celular em parte do sul da Bahia estão há mais de duas horas sem poder fazer qualquer tipo de comunicação. Um “apagão” não permite aos usuários nem efetuar ligações nem enviar ou receber mensagens de texto, por exemplo. Trata-se de fato corriqueiro para a companhia. Não à toa, a empresa está entre as campeãs de queixa em órgãos de defesa do consumidor.
Às 17h30min – Leitores que utilizam serviços da Claro também reclamam que a operadora de telefonia celularsofreu do mesmo mal da OI. Os aparelhos ficaram sem sinal por, pelo menos, uma hora e meia. São, digamos, sensíveis a período chuvoso, como neste momento em Itabuna.
Essa aconteceu na Islândia. O atacante Halldor Orri Bjornsson bateu pênalti no estilo “cavadinha” e marcou para o Stjarnan (não tente pronunciar em voz alta, please!) em partida disputada contra o Fylkir. Na hora de comemorar o feito, sacou um “anzol” e fisgou o peixe Johann Laxdal, zagueiro da sua equipe. Tudo resultou nessa cena engraçadíssima que explica porque o esporte nos é mais do que atraente. Ops! E teve foto para provar que o pescado não era conversa de… jogador.
A falta de atitude para controlar quantidade e qualidade dos mototaxistas pode fabricar um monstro incontrolável.
Neste 27 de julho, Dia Nacional do Motociclista, temos muito pouco para comemorar. A resolução número 350 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) propiciou um grande avanço para a profissionalização dos mototaxistas e dos motofretistas do Brasil.
Grande avanço mesmo são as aulas de ética e cidadania que serão ministradas para esses profissionais, pelo simples fato de acreditarmos que muitos dos problemas envolvendo esses profissionais só se resolvem com uma conscientização da necessidade de união de três pilares fundamentais. São eles cidadania, ética e trânsito. Quando estes andam juntos, todos nós ganhamos.
A resolução inteira ajuda e muito a segurança dos usuários, principalmente de mototáxi, em todo o Brasil, com destaque para o item de gestão de risco sobre duas rodas, que, se estiver bem elaborado, será uma grande ferramenta para diminuir o número de acidentes com esses profissionais.
O grande atraso fica pela omissão do dever de vários municípios, entre eles Itabuna e Ilhéus, que não cumprem suas obrigações morais de regulamentar o serviço para que os usuários nestas cidades possam utilizá-lo com segurança. Esse fato é uma ameaça à legislação [que periga] cair em desuso nestes municípios e o serviço ser praticado por qualquer motociclista sem qualificação.
A falta de atitude em não controlar quantidade e qualidade dos mototaxistas pode fabricar um monstro incontrolável, levando empresas de ônibus à falência, infiltração do crime no interior da categoria e um aumento de acidentes envolvendo usuários desse serviço.
Talvez quando os secretários de transporte e trânsito destes municípios resolveram trabalhar, já seja tarde demais! Mesmo assim, parabéns para nós motociclistas.
Lomanto Lacerda é presidente da Associação dos Mototaxistas, Motoboys e Motociclistas de Itabuna.
O novo milionário itabunense, ganhador da Lotofácil, só esperou o dia amanhecer e a Caixa Econômica Federal abrir as portas. Logo cedo, passou na agência central para colocar-se a par dos procedimentos para embolsar o prêmio de R$ 1.006.624,34. O sorteio do concurso foi realizado ontem (leia nota mais abaixo). Por motivos de segurança, claro, a Caixa não dá detalhes sobre o ganhador.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) arrecadou cerca de 400 quilos de alimentos não-perecíveis na festa realizada no último final de semana. Toda a arrecadação será doada a entidades assistenciais de Itabuna. Major Valcir Serpa, do comando regional da PRE, informa que haverá uma triagem para identificar as instituições que mais precisam e para as quais serão doados os alimentos.
Os dirigentes de entidades candidatas às doações podem apresentar informações na sede da Companhia, até a próxima quinta, 29.

O apostador grapiúna acertou 15 pontos no concurso 551 da Lotofácil, da Caixa Econômica Federal, e levou uma bolada de R$ 1.006.624,34.
O sorteio do concurso ocorreu ontem e quatro pessoas vão dividir o prêmio principal, que estava acumulado em mais de R$ 4 milhões.
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), em Itabuna, receberá investimento de aproximadamente R$ 800 mil por parte do governo estadual. O valor foi destinado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) para a compra de 222 ventiladores artificiais, monitores paramétricos e oxímetros para a unidade admistrada pelo município.
De acordo com a Sesab, o contrato de comodato significa a renovação de um terço da aparelhagem do prinicipal hospital público do sul da Bahia. O contrato de comodato dos equipamentos será assinado nesta quarta-feira, 28, pelo secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, às 10h30min.
O investimento representará um pequeno alívio para os profissionais médicos que atuam no Hospital de Base de Itabuna. Numa série de notas publicadas aqui no Pimenta, mostramos que pacientes estavam morrendo por falta de aparelhos simples e baratos, a exemplo de respiradores artificiais.
Um relatório compartilhado dos conselhos Municipal e Estadual de Saúde aponta deterioração preocupante até dos equipamentos do centro cirúrgico da unidade de saúde.
O estado também investirá R$ 1,4 milhão em hospitais da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Conforme a Sesab, serão destinados ao Hospital Manoel Novaes 89 aparelhos entre incubadoras, ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos e berços aquecidos, suficientes para montar uma UTI neonatal.
Serão entregues ainda dois ventiladores, dois oxímetros e dois monitores para a emergência do hospital, mesma quantidade que será recebida pelo Hospital Calixto Midlej, também administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A assinatura de convênio na Santa Casa está prevista para as 11h.
Segundo informações da Prefeitura de Itabuna, o serviço de transporte coletivo será mantido após a zero hora desta quarta-feira, 28, mas só com metade da frota em circulação. Assim, quem optar pelo ônibus para deslocar-se até a Festa do Centenário, na Avenida Princesa Isabel, poderá enfrentar alguma demora na volta para casa.
A festa está programada para começar às 20 horas e a primeira atração será a banda Vera Cruz. Na sequência, o palco recebe Fábio Júnior, Chiclete com Banana e Lordão. O encerramento será com o “romântico” Jonh Kelson, a bordo de um trio elétrico.
O esquema de segurança para o evento contará com a mobilização de policiais civis e militares, além da guarda municipal. Haverá pontos de revista nos acessos ao local da festa.
Enquanto o governador Jaques Wagner (PT) conseguiu média satisfatória (6,6), o prefeito João Henrique (PMDB) foi reprovado pelos eleitores, segundo o Datafolha. No ranking do Datafolha, o prefeito de Salvador obteve nota 4,5 dos eleitores soteropolitanos.
A pesquisa ouviu apenas 460 eleitores na capital. 20% dos entrevistados aprovam a gestão de João Henrique e o percentual de ruim e péssimo bateu na casa dos 39%. Das cidades pesquisadas, o melhor avaliado foi o prefeito de Belo Horizonte. Márcio Lacerda obteve nota 6,3.
Em 2008, JH obteve nota sofrível no Datafolha, mas acabou reeleito no segundo turno, batendo o petista e hoje candidato ao Senado, Walter Pinheiro. A reeleição foi atribuída, em parte, ao esforço do padrinho Geddel Vieira Lima, que hoje busca o assento do ex-aliado Jaques Wagner no Palácio de Ondina.
O médico e ex-deputado estadual Renato Costa anda ligeiro para retomar assento na Assembleia Legislativa. A caça aos votos acontece em toda a Bahia.
No sábado, o candidato do PMDB foi visto circulando por alguns bairros de Salvador. Esteve em Periperi, Itapoan e foi até a tradicional Feira de São Joaquim. Também visitou o Recôncavo, participando do ato de criação do Núcleo da Esquerda Democrática de Madre de Deus.
Renato ainda aproveitou o fim de semana para uma passagem pelo município de Maracás, no sudoeste baiano, e ontem estava em Itabuna, envolvendo-se nas discussões para a formação do Núcleo da Juventude do PMDB na cidade.
Hoje, o médico se reúne, também em Itabuna, com o presidente estadual do partido, Lúcio Vieira Lima, candidato a deputado federal. O encontro será a partir das 18h30min, no Hotel Royal.
(Atualizado às 14h12min)




























