Tempo de leitura: < 1 minuto

O diretor-geral do Instituto Biofábrica de Cacau e presidente da Associação dos Produtores de Cacau, Henrique Almeida, nega que tenha agido para enfraquecer o protesto de produtores que pedem anulação das dívidas da primeira e segunda etapas do Programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira.

Através de sua assessoria, Henrique diz estar “ao lado do produtor e que tem agido em Brasília, e com o presidente Lula, para que mais cacauicultores sejam incluídos no PAC do Cacau”. Os produtores articulam grande protesto durante a visita presidencial, na próxima sexta, 26, no parque de exposições Antônio Setenta.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A produção do programa CQC, da Band, resolveu testar a honestidade de gestores públicos em Barueri ao fazer a doação de um aparelho de TV de plasma com localizador (GPS) dentro dela. O aparelho foi entregue à Secretaria de Educação, comandada por Celso Furlan, irmão do prefeito.

O aparelho deveria ir para uma escola da rede municipal, Tarso de Castro. Descobriu-se que o seu destino foi outro: a casa de uma funcionária do colégio. Traduzindo: o televisor foi roubado! Ninguém imaginava que ali houvesse um dispositivo para ‘dedurar’ a funcionária espertinha. Depois do vexame, ela pediu demissão.

A sequência de vídeos é, como diria Marcelo Tas, didática. Tão vergonhosa que o prefeito do município, Rubens Furlan (PMDB), entrou com ação na Justiça para que o quadro Proteste Já não fosse veiculado. E chama os apresentadores do CQC de “babacas”. Babaca é o povo, prefeito!

Confira a sequência da matéria clicando nos links abaixo.

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Tempo de leitura: 2 minutos

O Pimenta está para completar quatro anos de existência e é com muito orgulho, mas sem soberba, que podemos dizer que fazemos hoje um dos sites de notícias mais acessados da Bahia. É um orgulho para nós e para Itabuna, tão acostumada a estar entre as primeiras em rankings terríveis, como violência, dengue, corrupção…

Felizmente, este blog se tornou referência em toda a Bahia por fatores como agilidade, dinâmica, estilo de escrever. Às vezes com humor, outras de maneira cáustica, denunciando os desmandos de quem quer que seja.

A independência é uma marca do Pimenta e basta utilizar nosso sistema de busca para constatar que nenhuma facção política jamais foi poupada aqui das críticas, quando as mereçam. Aqui não se faz conchavos nem há ninguém atrás de um balcão, vendendo opiniões à vista ou a prazo.

A independência tem seu preço e um deles é rejeitar propostas indecentes, daqueles que veem os veículos de comunicação como empresas comuns e a informação como mercadoria. Basta pagar para tê-la costurada segundo as medidas de quem compra.

Aqui não! Quem já procurou o blog para firmar alguma parceria sabe que a independência é um quesito do qual não abrimos mão. É difícil fazer alguns entenderem isso, dado o costume que adquiriram de usar do poder econômico para calar ou fazer com que certos veículos reproduzam na íntegra os seus “releases”.

Para nós, é quase um trabalho didático (a pretensão de) mudar essa cultura. Somos incompreendidos às vezes e até injustiçados. Comumente por um prócer da imprensa viciada e carcomida, desses que loteiam página de jornal e adotam critérios editoriais frouxos, na base do “pagou, saiu”. Veículos onde as matérias pagas são publicadas na íntegra, do jeito que chegam à redação. Às vezes, até mesmo com os erros da origem.

O acusador é o perfeito hipócrita, que se julga puro e imaculado, enquanto ele sim engana a população com o pior produto que pode existir na imprensa: um veículo caça-níqueis. E ainda tem a desavergonhada coragem de apontar nos outros os defeitos que há tanto tempo ele cultiva.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Puxada pela APLB-Sindicato, uma paralisação na rede estadual, nessa quinta-feira (25), vai protestar contra o ‘enrolation’ do governo para pagar a reposição da URV. Todos os profissionais da Educação que entraram na rede estadual desde 1994 têm direito.

A paralisação tem o objetivo de alertar o governo para a luta dos servidores. A APLB já ganhou a ação em primeira instância (6ª Vara da Fazenda Pública, em Salvador) e deve levar também na segunda. O problema é que o governo do estado “não gosta” de pagar esse tipo de ação enquanto houver possibilidade de recursos.

Leia mais no Trombone

Tempo de leitura: < 1 minuto

O final de semana sangrento teve sequência nesta noite de segunda-feira, em Itabuna. Gilvan Rodrigues dos Santos, 30, foi assassinado com cinco tiros de pistola calibre 380 nos fundos do antigo Fórum da Justiça Trabalhista, rua Barão do Rio Branco, na margem esquerda do rio Cachoeira. É o sétimo homicídio desde o feriadão de São José.

Gilvan foi preso ontem à noite e ganhou a liberdade nesta segunda. Segundo o site Radar Notícias, a vítima era conhecida como um dos principais arrombadores de Itabuna e participava do serviço de proteção a testemunhas, por ter denunciado o tráfico de drogas na cadeia de Porto Seguro, também no sul da Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Informa o Radar que “na sua semana de estreia, O Livro de Eli foi o filme mais visto do Brasil entre sexta-feira e ontem com 211 588 espectadores. Bateu Ilha do Medo, primeira do ranking na semana passada, que teve público de 149 037. Outra estreia do fim de semana, Um Sonho Possível, também alcançou bons números. Ficou em terceiro lugar com 137 898 espectadores”.

Os três filmes são comentados por Leandro Afonso, que assina a coluna 70 mm, no Pimenta. Confira clicando aqui.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Saiu a sexta chamada do vestibular de 2010 da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Os aprovados devem efetivar matrícula no colegiado do curso na próxima quarta-feira, 24. O atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 16h.

A lista tem aprovados para cursos como medicina, direito, biomedicina e filosofia. Clique no link “leia mais”, que segue logo abaixo, e confira a relação de convocados.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Não deu nem para o começo as doses de vacinas disponibilizadas para imunizar gestantes e crianças de seis meses a dois anos contra a Gripe A, em Itabuna. As primeiras doses acabaram logo cedo.

A promessa é de reposição ainda nesta semana. A etapa de vacinação de gestantes e crianças de zero a dois anos incompletos vai até o dia 2 de abril.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Dona de boa casa e carro recebia Bolsa-Família (Foto CGU).

Apesar de não citar o nome, técnicos da Controladoria-Geral da União descobriram que, em Itabuna, beneficiária do Bolsa-Família têm casa boa e um carro na garagem.

Relato dos técnicos: “Sua residência apresenta bom padrão de construção e carro na garagem, tendo, entretanto, declarado ao Cadúnico uma renda per capita mensal de R$ 57,14. Ressalte-se que a titular, até o mês de agosto de 2009, recebia o Benefício Básico de R$ 62,00 (sessenta e dois reais), destinado às
famílias extremamente pobres, com renda mensal de até R$70,00 (setenta reais) por pessoa”.

A auditoria nas áreas social e de educação descobriu que, em média, três de cada 10 cadastros do programa Bolsa-Família em Itabuna apresentavam inconsistência de informações. Os beneficiários não eram encontrados pelos técnicos. Há mais de dois meses, cerca de 700 benefícios do BF passaram por auditagem.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A auditoria que técnicos da Controladoria-Geral da União fizeram nas pastas de Assistência Social e Educação em Itabuna deu pano para manga.

O relatório da CGU informa que a rede municipal não realizou licitação para a aquisição da merenda, alimentos foram comprados em endereços comerciais inexistentes e só uma escola emitiu, pelo menos, três cheques sem fundos para quitação de compras para a merenda.

Observou-se, ainda, que monitores de programas sociais, como o Peti, davam como presentes alunos que não compareciam às atividades. O relatório completo está disponível na página da CGU (clique aqui). Ele também condena os prejuízos gerados na construção e reforma do Restaurante Popular e observa irregularidades no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da subseçao da OAB de Itabuna, Andirlei Nascimento, disse hoje ao repórter Fábio Roberto (programa Bom Dia Bahia, na Rádio Nacional) que vai criar uma comissão para fiscalizar as atitudes dos candidatos nas próximas eleições.

Apesar de não haver disputa no âmbito municipal, o advogado acredita que a subseção pode contribuir no combate aos abusos nas campanhas. “Estaremos atentos a tudo que puder contrariar os interesses da sociedade”, declarou Nascimento, fazendo questão de enfatizar que a entidade não possui “coloração partidária”.