ILHÉUS: JUSTIÇA MANTÉM JULGAMENTO DO CASO RANITLA NO TRIBUNAL DO JÚRI

ITABUNENSE COMPLETA 75 DIAS À ESPERA DE CIRURGIA PARA REMOVER TUMOR GIGANTE DO PÉ

EM NOTA, UPB COBRA DO GOVERNO FEDERAL URGÊNCIA NA COMPENSAÇÃO DAS PERDAS DO FPM

UNEX ITABUNA REÚNE ESPECIALISTAS EM RODA DE CONVERSA SOBRE CÂNCER DE MAMA

BRASIL: CONSUMIDOR PODE RENEGOCIAR DÍVIDAS EM NOVA FASE DO DESENROLA

EMPREGOS: VEJA 249 VAGAS EM ITABUNA, ILHÉUS, ITACARÉ E JEQUIÉ, DE DESIGNER A CONTADOR

CULTO DE GRATIDÃO E HOMENAGENS MARCAM OS 30 ANOS DO COLÉGIO BATISTA DE ITABUNA

EM JOGO DE 10 GOLS, BAHIA VENCE O GOIÁS E RESPIRA NO CAMPEONATO BRASILEIRO

ACIDENTES NA BR-101, EM ITABUNA, MATAM CINCO PESSOAS; DUAS DAS VÍTIMAS SÃO CRIANÇAS

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itacaré vai começar, em breve, a construção do canal de drenagem no Bairro Santo Antônio, na Quinta Travessa do Miranda. As obras de intervenções têm como objetivo conter riscos de alagamento no bairro.

As ações fazem parte de uma parceria entre a prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Segundo informa a Prefeitura em nota, a obra foi conseguida por meio da colaboração e trabalho do vereador Djones e da liderança política Nego de Saronga.

“O projeto trará vários benefícios para os moradores do Bairro Santo Antônio. A obra é fundamental para atender nossa comunidade, que sofria constantemente com alagamentos”, explicou o vereador Djones.

O canal vai contar com uma extensão de 700 metros e o seu custo está estimado em R$ 1.000.000,00.

Flávio, Marcelo, Patrícia e Cíntia cobram resposta do poder público || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 3 minutos

Thiago Dias

A zona sul é das regiões mais valorizadas de Ilhéus. Com a maré baixa, a extensa faixa de areia fina é convidativa para caminhadas ou para o tradicional baba de domingo. O terreno plano também é ideal para outros esportes ou para reunir os amigos em volta de uma mesa de tira-gostos e bebidas.

No entanto, nenhuma dessas atividades será agradável se realizada perto dos canais pluviais que desembocam na praia. É que, junto com as águas da chuva e dos córregos, eles levam ao mar o esgoto de ligações clandestinas de casas ou estabelecimentos comerciais, como uma mácula fétida da incivilidade no paraíso.

Água poluída de um dos canais pluviais da Praia do Sul, em Ilhéus

O problema é facilmente driblado por quem vai à zona sul a passeio, mas, para quem investiu alto para morar ali, o mau cheiro de esgoto se tornou uma presença incontornável. É o caso de Cíntia Freire Sá, que mora há cinco anos no Costa Azul, residencial próximo da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Um dos canais da rede pluvial deságua na praia ao fundo do condomínio.

“[Me sinto] feliz pela natureza bela e triste pelo esgoto a céu aberto”, disse Cíntia, ao sugerir que o PIMENTA enfatizasse, no texto desta reportagem, o contraste das belezas naturais de Ilhéus com os modos irregulares de habitação comuns na cidade.

Os dias ensolarados reforçam o contraste. O mesmo calor que convida para o banho de mar aquece a água do canal, acentuando o odor exalado na evaporação. O fenômeno é especialmente insuportável na hora do almoço, lamenta Patrícia Bustamante, também moradora do Costa Azul. O apartamento dela fica a menos de 50 metros da desembocadura do canal.

Marido de Patrícia, Marcelo Frange avalia que o problema é tratado com descaso, inclusive pelos ambientalistas. “É uma agressão ao meio ambiente. Ninguém vê? Ninguém se mobiliza?”, questionou.

Moradores do Costa Azul pedem socorro contra esgoto que deságua na praia ao fundo do condomínio || Foto Pimenta

Os moradores do Costa Azul, que receberam o PIMENTA no condomínio, dizem evitar o banho naquela praia. Segundo eles, algumas pessoas já adoeceram após tomar banho ali. A associação desses relatos com a água poluída lhes parece inevitável.

EMBASA E PREFEITURA SE MANIFESTAM

O site levou a reclamação dos moradores ao secretário de Meio Ambiente de Ilhéus, Diego Messias. Ele confirmou que o problema é originado por ligações clandestinas de esgoto e afirmou que enviará equipe de fiscalização ao local, com o objetivo de identificar a origem das ligações e autuar os responsáveis. Segundo o secretário, a inspeção costuma ser feita em conjunto com a Embasa.

O PIMENTA também buscou posicionamento da Embasa. O gerente do escritório local da concessionária em Ilhéus, José Lavigne, explicou, em nota, que a fiscalização da rede pluvial cabe à Prefeitura, segundo o Código Ambiental.

O canal é questão, conforme Lavigne, “é alvo do lançamento de ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem nos bairros Hernani Sá, Barreira, Nelson Costa e adjacências”.

“Todos esses bairros têm Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) com moderno tratamento, devendo cada morador entroncar o esgoto doméstico na rede coletora da Embasa, conforme a lei estadual 7307/1998”, concluiu o gerente.

Área pública foi demarcada como loteamento, segundo moradores
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de Castelo Novo, distrito de Ilhéus, afirmam que uma área pública da comunidade, usada como campo de futebol, é alvo de uma tentativa de invasão. Segundo eles, o espaço chegou a ser demarcado, como se fosse um loteamento.

Uma moradora do distrito, que não quer ser identificada, pede que a Prefeitura de Ilhéus adote providências para evitar que o espaço seja invadido.

O desejo da comunidade, segundo ela, é de que o espaço ganhe uma quadra de futebol e um parque infantil. Com informações do site FRN.

Bamor e Os Imbatíveis são enquadradas em ação civil pública
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) pediu que a Justiça afaste as torcidas organizadas Bamor e Os Imbatíveis dos estádios por dois anos, em todo o país. A ação foi protocolada nesta segunda-feira (12).

A promotora de Justiça Thelma Leal também solicitou que os associados das duas torcidas sejam proibidos de frequentar eventos esportivos trajando roupas ou acessórios com símbolos das duas organizações e que sejam obrigados a permanecer fora de um raio de 5 mil metros de locais onde ocorram disputas esportivas.

Bamor e Os Imbatíveis são torcidas do Bahia e do Vitória, respectivamente. No último dia 4, membros das duas organizadas se envolveram numa briga generalizada no bairro de São Caetano, em Salvador.

De acordo com a promotora de Justiça, vídeos registraram as cenas de violência, inclusive o momento em que o motorista de um carro atropelou, de forma proposital, pessoas que estavam na via pública.

A ação requer o fechamento das sedes da Bamor e de Os Imbatíveis para eventos e concentração de torcedores. O MP também requereu que a torcida do Vitória seja obrigada a publicar em suas redes oficiais a decisão judicial, caso seja proferida nos termos do pedido.

Funcionários da Emasa trabalham em rua que recebeu nova camada de asfalto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ruas e avenidas beneficiadas pelo Programa de Reestruturação da Cidade, da Prefeitura de Itabuna, recebem as equipes responsáveis pelo nivelamento dos poços de visita, os populares bueiros. O trabalho é feito pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), que também avalia as condições das redes de água e de esgoto após as intervenções.

Gerente de Saneamento da Emasa, Tauan Sampaio explica que o bueiro deve ficar na mesma altura da rua, de modo a evitar incidentes com veículos e prejuízos à própria empresa municipal.

O Programa de Reestruturação da Cidade é tocado pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna em parceria com o Governo do Estado. O serviço de pavimentação asfáltica abrangerá 42 quilômetros de ruas e avenidas.

Até o momento, já foram beneficiados os bairros Pedro Jerônimo, Daniel Gomes, São Pedro, São Caetano, Castália, São Roque, Santo Antônio, Antique e Santa Inês.

Operação cumpre 4 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão na Bahia || Foto Rafael Rodrigues/SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Força Tarefa de Combate a Extermínio e Extorsões da Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou, nas primeiras horas desta terça-feira (13), a Operação Navalha. A ação cumpre quatro mandados de prisão e 14 de busca e apreensão contra policiais militares investigados pelos crimes de extorsão, roubo, violação de domicílio, fraude processual, entre outros.

Os mandados foram expedidos pela Vara de Auditoria Fiscal da Polícia Militar da Bahia e são cumpridos em municípios do estado e em Sergipe.

Mais de 100 policiais das Corregedorias Geral e da PM, do Comando de Operações Policiais Militares ( CPE), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque participam da Operação Navalha.

Mônica Burgos será palestrante de evento sobre liderança feminina
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (15), a empresária Mônica Burgos, sócia-fundadora da Avatim, integrará o painel O poder transformador das lideranças femininas, durante o encontro para formação de lideranças promovido pela Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL Bahia), pela CDL Salvador e pelo Sebrae.

O evento será no espaço Cerimonial Rainha Leonor, em Salvador, e visa contribuir para o desenvolvimento das competências de liderança, preparando gestores para os desafios do mundo atual. Mônica dividirá o espaço do talk-show com a empresária Rosemma Maluf e a consultora Rosangela Angonese, coautora do livro Liderança Tóxica.

As inscrições para o 1º Encontro de Lideranças do Movimento Empresarial do Estado são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma do Sympla, com acesso neste link.

Azul vai operar mais três rotas ligando interior da Bahia a Recife e Belo Horizonte
Tempo de leitura: < 1 minuto

O interior da Bahia ganhou mais três rotas da companhia Azul Linhas Aéreas. Feira de Santana e Paulo Afonso receberão voos de Recife (PE), enquanto Lençóis, de Belo Horizonte (MG). A venda de passagens ligando estes destinos começou, nesta terça-feira (13), pelo site da empresa. As frequências de voos foram definidas em reunião entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e a companhia.

Com aumento de pousos e decolagens, Feira de Santana, na zona turística Caminhos do Sertão, passa a receber cinco voos semanais de Recife (segunda, quarta, sexta, sábado e domingo). Paulo Afonso, na zona Lagos e Cânions do São Francisco, ganhou voos partindo de Recife, três vezes por semana (terça, quinta e domingo).

Lençóis, na Chapada Diamantina, ganhou uma nova opção para os mineiros que pretendem visitar a região, com três linhas semanais partindo do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.

“Mesmo com o estímulo do Estado da Bahia, com a isenção do ICMS sobre o querosene de aviação e a construção e requalificação de aeroportos, o avião não pode viajar vazio. Essas regiões têm uma demanda muito alta para os destinos onde serão instalados esses voos”, observou o secretário do Turismo, Maurício Bacellar.

De acordo com o Governo do Estado, nos últimos anos, foram investidos mais de R$ 152 milhões com recuperação das pistas de pouso e decolagem, taxiway, cercas, sinalização e instalação de equipamentos de navegação. O Aeroporto Jorge Amado, administrado em regime de concessão pela Socicam, está entre os equipamentos com obras em andamento.

Prefeitura de Salvador anuncia concurso público|| Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Salvador anunciou, nesta segunda-feira (12), que realizará novo concurso público para o preenchimento de 226 vagas  para candidatos com ensinos médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 3.158,87 a R$12.481,41. O prefeito de Bruno Reis não informou exatamente em qual mês, mas adiantou que o edital do concurso está previsto para ser divulgado ainda este ano.

As vagas serão para os cargos de analista de gestão pública com ênfase em contabilidade, assistente social, médico, enfermeiro, odontólogo clínico, técnico em enfermagem e técnico em saúde bucal, com atuação distribuída entre as secretarias municipais de Saúde, Gestão e Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer.

O prefeito Bruno Reis informou que o novo concurso atenderá à necessidade da administração municipal por novos profissionais, já que todos os aprovados no último concurso público, incluindo aqueles que estavam no cadastro reserva, foram convocados.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O candidato a governador da Bahia pelo PL, João Roma, ironizou o fato de um de seus adversários – ACM Neto (UB) – ter proposto debate apenas com o postulante do PT, Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (12).

“Nos dois debates que eu participei, @acmneto_ se acovardou e fugiu! Agora, ele está propondo um debate apenas com o candidato do PT. Será que ele tem medo de mim? Tá com medo de que, ACM Neto? Por que quando o debate é comigo, você corre do pau?”, escreveu Roma no Twitter.

Ex-assessor de ACM Neto, João Roma conviveu por quase vinte anos com o ex-prefeito de Salvador, desde o tempo em que Neto era deputado federal.

Polícia Civil investigará execução de jovem em Jequié || Imagem TV Sudoeste
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois homens armados invadiram uma casa na cidade de Jequié, sudoeste da Bahia, e mataram uma adolescente de 15 anos com quatro tiros nas costas, na madrugada do último domingo (11). A garota morreu no local. Nesta segunda-feira (12), os suspeitos ainda não tinham sido presos.

A vítima foi identificada como Érica de Jesus Barbosa. Ela estava em casa com uma amiga e um bebê de 8 meses de idade, quando os suspeitos chegaram ao local. Ainda não há detalhes de quem era a criança, nem se ela e a amiga tiveram ferimentos.

Depois de invadir a casa da jovem, os homens levaram ela até um quarto, tiraram foto do rosto dela e encaminharam ao mandante do crime, para confirmar a identidade de Érica. Com esta confirmação, os suspeitos atiraram contra a vítima e deixaram o local.

Eles fugiram com um comparsa, que os esperava em um carro, do lado de fora da casa. A polícia foi acionada e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local, para fazer a perícia. A suspeita é de que o crime tenha ligação com o tráfico de drogas.

O corpo de Érica foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) e ainda não há detalhes se já foi liberado. Não há informações sobre o sepultamento da vítima. Com informações da TV Sudoeste.

Posse de Rosa Weber será às 17h desta segunda-feira (12)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A ministra Rosa Weber tomará posse na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (12), às 17h, em sessão solene na sede da Corte. Ela substituirá o ministro Luiz Fux e permanecerá no cargo por 13 meses.

Rosa Weber será a terceira mulher a ocupar o mais alto posto do Poder Judiciário brasileiro, ao qual chega após 46 anos de magistratura. O ministro Luís Roberto Barroso será empossado como vice-presidente.

Gaúcha de Porto Alegre (RS), Rosa Weber ingressou na magistratura em 1976, como juíza do Trabalho substituta. Ao ser eleita, afirmou que pretende desempenhar a função com serenidade e apoio dos demais ministros, sempre na defesa da integridade e da soberania da Constituição e do regime democrático.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Rosa Weber graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1971. Foi juíza do trabalho de 1976 a 1991 e integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região de 1991 a 2006.

Presidiu o TRT-4 no biênio de 2001 a 2003. De 2006 a 2011, foi ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), até ser nomeada para o STF, onde tomou posse em 19/12/2011. Ela presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2018 a 2020 e é autora de diversos artigos jurídicos.

Neto pede que Jerônimo marca data e local de debate
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ausente nos dois primeiros debates dos candidatos ao Governo da Bahia, ACM Neto (UB) propôs um debate a Jerônimo Rodrigues, do PT.

“Já que o ex-secretário de educação, Jerônimo, tem falado tanto em debate, gostaria de propor que ele definisse data, local e horário para um debate entre nós dois. Sugiro que seja transmitido ao vivo pelo YouTube e pelas redes sociais dos dois”, escreveu Neto numa rede social, nesta segunda-feira (12).

Neto fez a publicação por volta das 13h. Até o momento, Jerônimo e sua equipe não se manifestaram sobre a proposta. O petista já chamou o adversário de “covarde” por faltar aos primeiros debates.

NÃO CONVIDADOS

A proposta de ACM Neto deixou de fora os demais candidatos a governador da Bahia, João Roma (PL), Kleber Rosa (Psol), Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO).

No debate da TVE, no último dia 6, João Roma chamou Neto de “fujão”. O ex-ministro da Cidadania foi assessor do ex-prefeito de Salvador por quase 20 anos e costuma fazer críticas contundentes ao ex-aliado.

Na publicação, ACM Neto não explicou por que não estendeu a proposta aos demais adversários. Atualizado às 15h23min.

Marina Silva e Lula durante coletiva nesta segunda-feira (12)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A ex-ministra do Meio Ambiente e candidata a deputada federal Marina Silva (Rede-SP) manifestou apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, nesta segunda-feira (12), durante entrevista coletiva em São Paulo.

Marina integrou os quadros do PT por 22 anos. Deixou o partido em 2008 e foi candidata a presidente em 2010, 2014 e 2018. Hoje, ao lado de Lula, afirmou que, no plano pessoal, nunca esteve afastada do ex-presidente.

“Nosso reencontro político e programático se dá diante de um quadro grave da história política, econômica, social e ambiental do nosso país, em que nós temos uma ameaça que eu considero a ameaça das ameaças. A ameaça à nossa democracia. E sempre que a democracia é ameaçada há uma tentativa de corrosão do tecido social em todas as suas dimensões”, declarou a ex-ministra.

Lula agradeceu o apoio e enfatizou que o programa ambiental apresentado pela ex-ministra é ousado e necessário. “Quero dizer à companheira Marina que hoje é um dia histórico para o PT, é um dia histórico para a nossa candidatura. E eu acho que o mais importante é que é um dia histórico para quem sonha em fortalecer a democracia no nosso país”, acrescentou o petista.

Equipe de limpeza em ação no acesso ao Teatro Candinha Doria
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna iniciou a semana com reforço da zeladoria das zonas urbana e rural do município. O trabalho é tocado pelo Departamento de Limpeza Pública, sob a coordenação da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

Nesta segunda-feira (12), as equipes se dividiram em várias frentes para serviços de roçagem, remoção da vegetação que nasce ao longo das fissuras das calçadas, varrição e coleta de resíduos. Os bairros São Lourenço e Novo São Caetano estão no roteiro do trabalho. Outra equipe foi deslocada para a limpeza no entorno do Teatro Municipal Candinha Dória, no Loteamento Nossa Senhora das Graças.

Já as equipes de coleta de lixo e entulho se deslocaram para a Avenida Roberto Santos, campo do bairro Daniel Gomes, Loteamento Gegéu Rocha (Fonseca), Usemi e UPA-24h no bairro Monte Cristo.

“Esse é um trabalho constante. Não podemos parar. Uma cidade limpa e organizada reflete na saúde e bem-estar da população e esse é o compromisso do prefeito Augusto Castro [PSD]”, explicou o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini.