JUSTIÇA VOLTA A ANULAR ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA DE ILHÉUS

FAMÍLIA DE PACIENTE AUTORIZA CAPTAÇÃO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS PARA DOAÇÃO EM ILHÉUS

A PRAÇA QUE CARREGA UM POUCO DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA DE ITABUNA

CESTA BÁSICA MAIS BARATA EM ITABUNA E ILHÉUS

MINISTRA ASSEGURA LIBERAÇÃO DE RECURSOS DO PISO DA ENFERMAGEM NESTE MÊS

“JEITO JERÔNIMO” AGRADA DEPUTADOS DA BASE E DE OPOSIÇÃO; ACM NETO RECLAMA DE ALIADOS

EX-PRIMEIRA-DAMA DE ILHÉUS ESTÁ NA UTI DO HOSPITAL SÃO JOSÉ

EM ITABUNA, ILHÉUS E JEQUIÉ, 99 VAGAS DE EMPREGO E ESTÁGIO HOJE; MIX MATEUS CONTRATA

ATLETAS DO SUL DA BAHIA SE PREPARAM NA EUROPA PARA MUNDIAL DE CANOAGEM

Tempo de leitura: < 1 minuto

A sede do Grupo Câncer, Fé e Amor, em Itabuna, foi invadida por criminosos, que furtaram máquinas de costura, botijões de gás cheios, eletrodomésticos e outros objetos da instituição solidária. O estoque de alimentos também foi saqueado. Agora, a entidade precisa de ajuda para reequipar o imóvel localizado na Rua União Operária, no Pontalzinho.

Com a ação dos criminosos, os pacientes deixaram de ter acesso ao café distribuído gratuitamente. “Fizeram uma verdadeira limpa na despensa. Causaram um prejuízo enorme, porque não temos com repor, de imediato, tudo que foi levado”, lamenta a fundadora do Grupo Câncer, Fé e Amor, Faiusa Jussara Moura dos Santos.

Suspeita-se que o o crime foi cometido por três bandidos. Enquanto dois deles invadiram o imóvel, o terceiro ladrão os esperou do lado de fora, em um carro branco de placa não identificada. Após o trauma, o grupo tem expectativa de recuperar, pelo menos, parte dos pertences.

COMO AJUDAR

Neste momento, as ações de apoio aos pacientes estão suspensas. A retomada das atividades do grupo depende da recuperação do material surripiado. Interessados(as) em contribuir podem manter contato por meio do telefone (73) 98896-0478, mesmo número para doações via PIX.

Fundado em 2013, o Grupo Câncer, Fé e Amor distribui máscaras, toucas e próteses para as mulheres que fizeram mastectomia (cirurgia de remoção da mama por causa do câncer). No café solidário, as refeições gratuitas são essenciais, principalmente, para as pessoas que moram em outras cidades e saem de casa cedo para as sessões de quimioterapia, tratamento que, por si só, é extremamente debilitante. Atualizado às 10h15min do dia 6.

Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Augusto Castro (PSD) defendeu a decisão política de promover o ItaPedro. O evento, que se estendeu de quinta (30) a domingo (3), custou R$ 2,9 milhões à Prefeitura de Itabuna, além de R$ 700 mil ao Governo do Estado.

– A Prefeitura está com suas contas em dia, seja no pagamento antecipado de salários, seja no de fornecedores. Os dados estão aí para que a gente mostre a realidade para a população. Não daria para fazer a festa de São Pedro se houvesse atrasos de salários e de fornecedores ou pendências com o Governo Federal – declarou Augusto em coletiva na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (5).

Segundo o prefeito, sua gestão herdou dificuldades financeiras, mas o município tem obtido certidões negativas de débito às quais não tinha acesso há 15 anos. Nesse contexto, o Governo avaliou que reunia as condições de fomentar a economia local com a festa. “[O ItaPedro] levantou a autoestima da cidade, depois de passarmos dois anos paralisados nas atividades econômicas e de lazer e entretenimento”.

Para o mandatário, o festejo deixa marca de planejamento e organização. “Traz impacto positivo, orgulho. Itabuna tem calor humano que dá energia”, acrescentou, antes de agradecer ao governador Rui Costa (PT) e ao presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, pelo apoio do governo estadual ao evento.

NÚMEROS DA FESTA

A Prefeitura de Itabuna estima que, nas quatro noites de shows, o ItaPedro reuniu mais de 250 mil pessoas, que consumiram R$ 7,2 milhões em bens e serviços da economia informal. O secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Araújo, disse que o evento estimulou a criação de 1.200 vagas temporárias de trabalho.

No âmbito da segurança, a Delegacia Especial de Área da Polícia Civil registrou 27 ocorrências, sendo quinze por furto, três por porte de arma branca, três por assalto, duas por desacato, duas por briga, uma por embriaguez na condução de veículo e uma por uso de drogas. Já a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Settran) anotou 28 ocorrências.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O pré-candidato a deputado federal Wenceslau Júnior (PCdoB) avalia que a revogação da reforma trabalhista e do teto de gastos da União deve ser a primeira medida para a retomada do crescimento da renda média dos trabalhadores e da atividade econômica do país.

Advogado e professor de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o pré-candidato critica a política econômica do Governo Bolsonaro. “Ao invés de buscar soluções para ofertar alimentos e combater a fome no país, o atual governo federal mente para o povo, dizendo que privatizar as empresas públicas irá resolver os problemas da carestia do Brasil, mas não vai. A disparada da inflação é resultado da sua má gestão”, acrescentou.

Para Wenceslau, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o único pré-candidato à presidência da República capaz de vencer o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições deste ano e de liderar, a partir de 2023, a reconstrução socioeconômica e institucional do país.

– São 33 milhões de brasileiros em insegurança alimentar. Juntos com Lula, vamos mudar essa história, aderindo ao movimento Abaixo a carestia que a panela está vazia! – conclamou o comunista, referindo-se ao manifesto lançado por movimentos sociais no Dia Internacional da Mulher, em março passado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou nesta terça-feira (5) que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o suposto esquema de corrupção no Ministério da Educação (MEC) será instaurada depois das eleições. Segundo Pacheco, a decisão foi tomada em acordo com os líderes partidários e também valerá para as CPIs do crime organizado e do desmatamento ilegal na Amazônia.

“A ampla maioria dos líderes entende que a instalação de todas elas deve acontecer após o período eleitoral, permitindo-se a participação de todos os senadores e evitando-se a contaminação das investigações pelo processo eleitoral”, escreveu Rodrigo Pacheco no Twitter.

Os senadores Jean Paul Prates (PT-RN) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) discordaram da decisão e pretendem acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para assegurar que a CPI do MEC seja instaurada antes das eleições.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Senai Bahia abriu inscrições para 540 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional, voltados para adultos e jovens a partir de 16 anos. Trata-se de oportunidade para quem deseja se iniciar numa carreira ou buscar novas habilidades.

Há vagas para os cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Operações Logísticas, Assistente de Produção, Computação Gráfica Digital e outros.

Os cursos serão ministrados em aulas remotas e ao vivo, por meio da Plataforma Meu Senai. Os candidatos devem ter computador com acesso à internet. A exceção é o curso de Assistente de Laboratório Industrial, que será ofertado na unidade Senai Cimatec, em Salvador.

Interessados devem se inscrever pela internet, neste link, até 20 de julho. O início das aulas está previsto para os meses de agosto e setembro.

O regulamento, a lista completa dos cursos oferecidos e suas especificidades, os pré-requisitos para inscrição e outras informações estão disponíveis no site cursosgratuitos.senaibahia.com.br.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma criança de 5 anos caiu da janela do primeiro andar de uma casa da Rua Santa Rita, no São Caetano, em Itabuna. No momento do acidente, nesta segunda-feira (4), o menino estava brincando com os irmãos, e a grade da janela se soltou.

A altura da janela até o chão é de aproximadamente 5 metros. Na queda, o menino bateu a cabeça. Socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu-192), ele foi levado em estado grave para o Hospital Manoel Novaes, onde permanece internado.

O local é a residência do avô da vítima. A mãe da criança estaria no imóvel no momento do acidente. O barulho do impacto da queda foi tão alto que chamou a atenção da vizinhança. Com informações da TV Cabrália.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itacaré e o Sebrae firmaram parceria para alavancar o apoio às micro e pequenas empresas que atuam no município sul-baiano. A unidade vai oferecer diversos serviços de forma gratuita para quem quer ser ou já é um Microempreendedor Individual (MEI).

Segundo o município informou por meio de nota, o apoio vai desde a abertura de MEI a alteração, atualização ou cancelamento de CNPJ, fazer a declaração anual e outros serviços, a exemplo de parcelamento ou emissão do DAS.

A parceria tem o objetivo de ajudar as pequenas empresas e melhorar os negócios da cidade. O local contará com funcionários à disposição dos cidadãos para ajudá-los a desenvolver seu potencial empresarial.

O Centro de Atendimento Empresarial funciona na Passarela da Vila, ao lado do Ministério Público Estadual, no Centro. O atendimentos será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sindicombustíveis Bahia é a favor e apoia qualquer medida adotada que possibilite a baixa de tributos e, consequentemente, os valores dos preços dos combustíveis.

A redução dos tributos é um pleito antigo da categoria e a entidade enxerga como bastante positivo o corte dos tributos federais: CIDE, PIS, COFINS sobre a gasolina e PIS/COFINS sobre etanol e GNV, através da Lei Complementar nº 194/2022, sancionada pelo Governo Federal no dia 23/06.

O Sindicombustíveis Bahia também reconhece o esforço do Governo do Estado para redução dos preços e vê o congelamento do ICMS, que realizou desde agosto de 2021, como uma medida muito positiva, bem como a redução do PMPF, válida a partir de 01/07.

Por fim, o Sindicombustíveis Bahia e toda a revenda estão na expectativa de redução da alíquota do ICMS por parte do Governo do Estado, conforme já realizaram os Estados de São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande de Norte, Paraná, Rio de Janeiro, Paraíba, Rondônia, Alagoas, Rio Grande do Sul, Tocantins, Roraima, Distrito Federal, Pará. Mudanças consideradas de extrema importância, tanto para a população, quanto para os postos de combustíveis que se tornarão mais competitivos e, consequentemente, haverá geração de mais empregos.

Sindicombustíveis Bahia

Tempo de leitura: 4 minutos

 

Unidades do SineBahia nos municípios de Itabuna e Ilhéus, no sul do estado, e Jequié, na região sudoeste, anunciaram total de 199 vagas de emprego e de estágio para esta terça-feira (5). O maior número de oportunidades de emprego é ofertado pelo SineBahia em Itabuna, num total de 144 vagas, seguido por Jequié (37) e Ilhéus (18).

Os candidatos devem procurar o SineBahia nestes municípios, munidos de documentos como carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de vacinação, residência e escolaridade. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas disponíveis.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A vitória por 3 a 0, na tarde desta segunda-feira (4), contra o Fluminense de Feira, colocou o Itabuna bem perto da vaga para a próxima fase da Série B do Campeonato Baiano. O resultado deixou o Azulino com 18 pontos, um a menos que Jacobinense, Jequié e Juazeiro, as três equipes que dividem a liderança da competição.

O Itabuna pode se classificar com um empate contra o Jacobinense, no estádio José Rocha, no domingo (10). Ainda que saia derrotado do confronto, o Azulino ainda pode ficar com uma das 4 vagas para a próxima fase, caso o Botafogo não vença a partida contra o Flamengo de Guanambi. A partida será no campo do Botafogo, no domingo.

O Itabuna tem cinco vitórias e saldo de cinco gols. O Botafogo soma quatro vitórias e saldo negativo de um gol. De acordo com o regulamento do Campeonato Baiano da Série B, os dois times melhores colocados estarão garantidos na elite do futebol estadual de 2023.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O titular da Delegacia de Polícia Civil em Itajuípe, Marlos Macedo, detalhou, nesta segunda-feira (4), o assassinato do motorista de aplicativo Adriano de Jesus Alcântara, de 48 anos, que morava no Banco Raso, em Itabuna. A vítima foi morta no dia 25 de junho por uma quadrilha especializada em roubo de carros, formada por bandidos de Itajuípe e Itabuna. O inquérito foi concluído como latrocínio (roubo seguido de morte).

A polícia identificou quatro criminosos envolvidos na morte de Adriano de Jesus. Dois dos quatro acusados são considerados foragidos. Um terceiro suspeito apresentou-se à polícia e contou detalhes do crime. Marlos Macedo informou que os bandidos viajaram de Itajuípe para Itabuna, onde solicitaram a corrida para Itajuípe. Minutos depois de embarcarem no veículo, os marginais anunciaram o assalto.

Quando chegaram em um posto de combustível, às margens da BR-101, o motorista de aplicativo viu um caminhoneiro indo em direção ao carro onde estavam e tentou informar o que estava ocorrendo. Mas os criminosos perceberam e não permitiram. Em seguida, afirma o delegado Marlos Macedo, atiraram na vítima e seguiram em direção a Itajuípe.

Na zona rural, os bandidos abandonaram o corpo do Adriano de Jesus. Eles ainda circularam com o veículo da vítima em Itajuípe e Itabuna. Depois, esconderam o carro numa garagem em um imóvel abandonado em um distrito de Itajuípe. O veículo foi localizado no dia 26. No mesmo dia, o corpo foi encontrado a cerca de 10 quilômetros do imóvel.

O suspeito que se apresentou à polícia cntou que o autor dos disparos contra o trabalhador foi Damazio Santos de Souza, um dos foragidos. Os outros envolvidos no crime, segundo a polícia, foram identificados pelos prenomes Gabriel, Luciano e Bruno. A polícia apreendeu a arma usada no crime.

Tempo de leitura: 4 minutos

O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) arrastou multidão no cortejo do 2 de Julho, sábado, em Salvador. Era tanta gente que adversários do petista chegaram a dizer que uma foto do ato, divulgada pela campanha, seria montagem. A equipe do ex-presidente derrubou a suspeita com um vídeo de sugestivos 13 segundos. Confira.

COLADO

O pré-candidato a governador pelo PT, Jerônimo Rodrigues, não desgrudou de Lula no cortejo da Independência do Brasil na Bahia. Difícil encontrar foto em que o presidenciável não apareça com o aiquarense ao seu lado. Tudo dentro da estratégia petista, que trabalha para colar Jerônimo à imagem de Lula.

CIRO DE SEMPRE

No cortejo do 2 de Julho, o presidenciável Ciro Gomes foi provocado por gritos de “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”. O pedetista reagiu com o destempero de sempre, rodando o polegar de uma mão sob a palma da outra, para, no gesto mudo, chamar o adversário petista de ladrão.

QUEM VAI É COELHO

Com Roma na garupa, Bolsonaro participa de motociada em Salvador

Para desacreditar as sondagens eleitorais que apontam a dianteira de Lula na corrida presidencial, bolsonaristas costumam recorrer ao datapovo, insinuando que, nas ruas, a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (PL) é maior do que a captada pelos institutos de pesquisa. No 2 de Julho, contrariando o mantra dos seguidores, Bolsonaro achou melhor evitar o datapovo e apostou numa motociata.

GARUPEIRO

O pré-candidato a governador pelo PL, João Roma, participou da motociata na garupa de Bolsonaro. Na carona do presidente, Roma já conseguiu atrapalhar os planos eleitorais de ACM Neto, segundo disse o ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima em entrevista ao PIMENTA (leia aqui).

BLOCO DO EU SOZINHO

Neto arrasta multidão de azul e evita presidenciáveis

Já o pré-candidato a governador pelo União Brasil, ACM Neto, levou multidão às ruas da capital, mas evitou os presidenciáveis, seguindo sua estratégia de guerra contra a nacionalização do pleito estadual.

ELA EXISTE E ESTAVA LÁ

Sofia Manzano (ao centro) no Bloco do Poder Popular

A cobertura da maioria dos veículos encobriu a presidenciável Sofia Manzano (PCB) no 2 de Julho. Se o critério jornalístico fosse pontuação nas pesquisas eleitorais, a pré-candidata a presidente Simone Tebet (MDB) deveria receber o mesmo tratamento, mas o que se vê é o contrário. Tebet foi mostrada ad nauseam pelos jornalões, que esqueceram Sofia. Mas, a comunista estava lá, acompanhada pelo pré-candidato a governador Giovani Damico (PCB), o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), pré-candidato à reeleição, e a pré-candidata a deputada federal Ana Karenina (PCB).

______________

BALANÇO DO ITAPEDRO

ItaPedro recebeu 250 mil pessoas, segundo Prefeitura || Foto Pedro Augusto

A Prefeitura de Itabuna estima que, nas quatro noites do ItaPedro, 250 mil pessoas compareceram ao local da festa. O ponto alto foi no sábado (2), quando cerca de 100 mil pessoas curtiram os shows da banda Lordão e outras atrações. Segundo o governo municipal, o sucesso do evento foi tamanho que já o incluiu no calendário dos festejos juninos do Nordeste.

FALA, PREFEITO

Augusto: ItaPedro coloca Itabuna no mapa dos grandes eventos

Do prefeito Augusto Castro (PSD) sobre o ItaPedro:

– Itabuna é uma cidade importante para a Bahia. Uma tradição nordestina, como a festa de São Pedro, precisava ser resgatada e realizada de modo que pudesse ser incluída no calendário dos grandes eventos da Bahia e do Nordeste por vários fatores, dentre eles, a estrutura, som, palco, decoração, atrações, além da movimentação da economia local formal e informal.

______________

 

PROMESSA DE OBRA ALHEIA

Canteiro de obras do Hospital Regional Costa das Baleias

ACM Neto promete construir grande hospital no extremo-sul da Bahia, se for eleito. Acontece que a obra já é tocada pelo governo Rui Costa, como lembrou o ex-secretário da Saúde do Estado e pré-candidato a deputado federal Fábio Vilas-Boas:

– Tem candidato ao governo precisando melhorar sua assessoria e evitar desinformação quando fala da saúde na Bahia. O hospital que diz que vai construir no extremo-sul já está sendo construído por Rui Costa em Teixeira de Freitas.

______________

 

DUPLA DE TRÊS

Quando Maiara e Maraísa iniciaram sua apresentação no Viva Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), foi na cola, mandando abraços para a multidão. Como o show era da dupla e não do trio, a produção convidou o mandatário a se retirar do palco. A cena viralizou. Assista.

______________

 

CUMPRA-SE

O empresário Mauir Lucas, Luca Lima (PSDB), conquistou na Justiça o direito de retomar seu mandato de vereador, cassado pela Câmara de Ilhéus em agosto passado. O presidente do Legislativo municipal, Jerbson Moraes (PSD), ainda não cumpriu a ordem de reempossar Luca Lima no cargo. Jerbson terá prazo de 48h para fazê-lo, contadas a partir do momento em que for notificado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar prendeu uma mulher com 37 celulares furtados durante o ItaPedro, festa realizada de 30 de junho a 3 de julho, em Itabuna.

Os policiais localizaram a suspeita na madrugada deste domingo (3), em uma hospedaria da cidade, depois que uma das vítimas rastreou a localização do seu celular e acionou a PM.

De acordo com a PM, a mulher é moradora de Salvador e faz parte de uma quadrilha especializada em furto de celulares em grandes eventos. A suspeita e os celulares foram levados para a sede da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Com informações da TV Santa Cruz.

Tempo de leitura: 4 minutos

Igreja ao lado de bar é concorrência desleal e sempre poderá passar por sérios dissabores e insolúveis problemas.

Walmir Rosário

Calma, eu explico: nem morreu nem morrerá tão cedo, pois ouvi dizer que está imortalizado no álcool. Também não confundam o título com matéria que ele mesmo escreveu – há anos, no saudoso Tabu –, descrevendo sua morte. Não, o cabra – Tyrone Perrucho – está e continuará vivinho da Silva por muitos e muitos anos, pelo menos em nossa memória. O problema é outro e muito sério, como passarei a descrever.

É que anos passados o jornalista desocupado Tyrone Perrucho deixou sorrateiramente Canavieiras por duas vezes em direção a Barra Grande, município de Maraú, uma delas na companhia de Alberto Fiscal, lá conhecido como Alberto Coletor. Nesta primeira viagem, de cunho eminentemente turístico, se divertiu a valer e até provou da cerveja Heineken pelo alvissareiro preço de R$ 10,00.

Já na segunda turnê, saiu à francesa, sem se despedir ou dar um simples até logo a nenhum dos amigos e criou uma comoção nos diversos estabelecimentos do ramo etílico devido ao seu sumiço. Num belo dia, quando ainda estagiava nas artes do WhatsApp, disparou dezenas de postagens em que registravam visitas suas às igrejas chamadas popularmente de evangélicas.

Se por um lado despreocupou os confrades d’O Berimbau e do Clube dos Rolas Cansadas, deixou as cabeças de outros totalmente baratinadas, dado a esse interesse mais que repentino em frequentar as chamadas “Casas de Deus”. Assim que chegou à Confraria d’O Berimbau, no sábado seguinte, o confrade Raimundo Tedesco decifrou o enigma, informando ser uma ideia fixa dele, ainda dos tempos de rapazote.

E discorreu sobre sua primeira incursão numa igreja evangélica, prontificando-se a congregar com os irmãos, chegando a receber o sacramento do batismo em um sábado solene. Toda essa religiosidade – segundo o amigo Tedesco – estaria fundamentada no interesse numa das irmãs em Cristo, a quem prometera casamento, desde que a conhecesse mais intimamente, proposta tida como indecorosa pela quase futura noiva.

O “Batizado do Irmão Tyrone” deu o que falar naquela Canavieiras de ontem e rendeu uma poesia, distribuída fartamente (e ainda guardada até hoje) em todos os recantos da cidade, com a foto do inusitado acontecimento. Desfeita a quase união, Tyrone Perrucho não deixou o hábito – há quem diga que é tara – de se bandear para igrejas, com segundas intenções.

Alguns dos seus amigos sempre disseram que esse comportamento não era normal, haja vista que volta e meia arrumava uns arranca-rabo com os padres, o que lhe rendeu uma promessa de excomunhão. Para uns confessava ser ateu, aquele coitado que não crê em Deus ou outro ser superior; para outros seria apenas um agnóstico, daqueles que não dizem que sim nem que não, muito pelo contrário.

Entretanto, as fotos chamavam a atenção, pois as igrejas estavam todas fechadas, no que mais uma vez Tedesco revelou a questão: “É que um sujeito pernicioso daquele chama a atenção, e os pastores mandam fechar as portas com medo que venha junto o satanás”. Mas a pergunta que não quis calar foi: o que Tyrone Perrucho queria nessas igrejas, de forma tão insistente?

O tempo passou, mas a questão ficou no ar, até que, mais algum tempo, confabulavam Tyrone e Alberto sobre a possibilidade de um retorno a Barra Grande logo após a folia momesca. Flagrados por Panela de Barro, a conversa se encaminhava sobre a possibilidade de abrir uma franquia de uma dessas igrejas em Canavieiras, que funcionaria justamente ao lado do bar Mac Vita.

Pelo que Panela de Barro ouviu – e contou aos confrades –, o local escolhido já se encontrava pronto para funcionamento de uma dessas igrejas, faltando apenas o investimento no mobiliário, num grande e chamativo letreiro em frente e no serviço de som. De mais, bastaria formar alguns obreiros para atrair os fiéis, ao encarnarem as figurações de fé e recolher os óbolos pelas curas e milagres.

Não sei se Tyrone Perrucho sabe o motivo do fechamento da igreja no local em que ele pretende abrir o seu estabelecimento religioso. Caso não saiba nem lembre, conto aqui. Numa dessas noites chuvosas, a Coelba se esmerava em transformar as luzes da cidade em pisca-pisca, deixando às escuras os clientes do Mac Vita e da igreja ao lado, numa tentativa de fazer com que todos retornassem às suas casas.

Foi então que o pastor desceu do seu púlpito e se dirigiu ao bar Mac Vita para o espanto da seleta freguesia, que, entre uma cerveja e outra, acompanhava as promessas de milagres. Educado, saudou a todos com um empolgante boa noite e perguntou se alguém da seleta clientela dispunha de um isqueiro ou fósforo para que ele pudesse acender as velas e continuar operando os milagres em seu culto.

Sem pestanejar, um dos clientes, Batista Gama Neves, emendou de primeira:

– Por que mesmo o senhor quer isqueiro ou fósforo?

No que o pastor respondeu:

– Para acender as velas e continuar o culto.

Foi aí então que Batista não deixou por menos:

– Pastor, nós estamos aqui ouvindo o senhor operando milagres, fazendo aleijado andar, surdo ouvir e expulsar satanás. Com todo esse poder o senhor não sabe fazer um milagre mixuruco de acender uma vela? Pode ir embora, aqui não tem não –.

Para surpresa dos clientes do Mac Vita, no raiar do dia seguinte, parou um caminhão em frente à igreja e retirou todo o mobiliário, encerrando os cultos até hoje.

E apenas contei essa história com a finalidade de alertar o quase-pastor Tyrone Perrucho de que Batista continua sendo um dos clientes mais assíduos do Mac Vita, e para que ele não se poupe na sua vida mundana, brinque outros carnavais e não corra esse tipo de risco. Igreja ao lado de bar é concorrência desleal e sempre poderá passar por sérios dissabores e insolúveis problemas.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (4), a Secretaria de Saúde de Ilhéus iniciou a aplicação da quarta dose de vacina contra Covid-19 nas pessoas com idade a partir de 40 anos. No ato, é necessário apresentar CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação. Confira, abaixo, os postos de imunização e os horários de atendimento.

Módulo Sul

– ESF do Ilhéus II – segunda a sexta, das 8h às 11h30;

– UBS do Hernani Sá – segunda, terça e quinta-feira, das 8h às 11h30. Turno noturno: terça e quinta-feira, das 18h às 20h;

– ESF Nelson Costa – segunda a quinta-feira, das 13h às 15h30;

– UBS Olivença – sexta-feira, das 8h às 11h;

– UBS Herval Soledade– terça e quinta-feira, das 13h30 às 15h30;

Módulo Norte

– UBS Sarah Kubitscheck – segunda-feira, das 13h às 16h; terça e quinta-feira, das 13h às 20h;

– UBS Avenida Esperança – terça e quinta-feira, das 8h às 11h30;

Módulo Centro

– UBS Conquista – segunda a sexta-feira, das 8h 11h30;

– UBS Santa Dulce dos Pobres (Avenida Princesa Isabel) – segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30;

– ESF do Basílio – segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30;

– CAE III (antigo Sesp) – segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 13h às 16h;

Módulo Oeste

– UBS Euler Ázaro – segunda, terça e quinta-feira, das 8h às 11h30;

– UBS Banco da Vitória – segunda-feira das 8h às 11h;

– ESF do Salobrinho – segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30