Gabriel K e Sinho Ferrari estão entre as atrações de abertura das Quintanejas, em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Casarão Cola na Manu abre, hoje (10), a temporada das Quintanejas. A abertura será com o cantor Gabriel K., que se revela animado para a noite de hoje. “Com certeza, as nossas quintas-feiras jamais serão as mesmas”, disse ele.

Ele não subirá ao palco sozinho. Digo Martins e Henrique Araújo são presenças confirmadas. A noite terá uma participação que é marca registrada – e sucesso – nos palcos do sul e da Bahia, o cantor Sinho Ferrary.

“Vai deixar a noite ainda melhor e mais animada. Além disso, outras novidades serão anunciadas”, afirma Manu Berbert, que pilota e dá nome ao Casarão da Avenida J.S. Pinheiro, ao lado do Sest-Senat.

O Casarão abre as portas às 22h. A entrada custa R$ 20 para homens e R$ 15 para mulheres. Mas se a mulher chegar até as 23h, a entrada é gratuita.

Augusto, 2º à esquerda, diz que o município já está apto a receber investimento || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após reunião na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), no Ministério da Economia, em Brasília, o prefeito Augusto Castro (PSD) disse que Itabuna está apta a receber novos investimentos, “principalmente na área de infraestrutura”. O gestor participou de encontro na STN nesta quarta-feira (9).

De acordo com o prefeito, durante a reunião, a STN validou que Itabuna está apta “a receber novos investimentos”. E completou: “A Prefeitura cumpre o dever de casa, que segue sendo realizado com sucesso. A Prefeitura está cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Da reunião na Secretaria do Tesouro Nacional, participaram os secretários municipais Sônia Fontes (Planejamento) e Davi Dultra (Fazenda e Orçamento), além do procurador-geral do Município, Álvaro Luiz Ferreira.

Gestores municipais participaram de curso de qualificação do Sebrae
Tempo de leitura: 2 minutos

O Sebrae finalizou, nesta semana, o curso Gestão Pública 4.0, voltado para secretários, subsecretários, dirigentes e gestores da prefeitura de Itabuna. O encontro buscou qualificar gestores no contexto das transformações que afetam o presente e o futuro da gestão pública municipal, apoiado na definição e identificação de estratégias para o desenvolvimento econômico local.

O gerente do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, destacou que o curso faz parte de uma série de soluções ofertadas pelo Sebrae para as prefeituras. “O objetivo é criar um ambiente cada vez mais favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios. No município de Itabuna tivemos, no final, a apresentação de projetos que trazem um impacto muito positivo à gestão municipal para que Itabuna ofereça aos seus cidadãos uma cidade cada vez melhor para se viver”, pontuou.

A secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, avaliou o treinamento para a melhoria dos serviços públicos. “Foi uma excelente oportunidade para avaliarmos o primeiro ano da gestão e também para culminar em um planejamento estratégico com novas perspectivas, além de ser mais instruídos para os próximos anos”, ressaltou.

Para o secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, o Sebrae foi assertivo na proposta de formação dos gestores. “O Sebrae está de parabéns pela execução deste curso, pois acrescentou muito na parte teórica para que possamos implementar melhorias em benefício das políticas públicas e coletivas da nossa cidade e estado”, disse.

MENTORIA

O treinamento contou com um cronograma de execução com duração de três meses, com encontros quinzenais, aplicados de forma remota e presencial. Ao todo, ocorreram oito encontros presenciais, com total de 62 horas de mentoria e nove encontros remotos com carga horária de 48 horas.

Os temas trabalhados divididos os sete módulos foram Gestão Empreendedora; Evidenciando Gestão Pública Empreendedora; Processo Decisório; Gestão Data Driven; Transformação Digital; Gestão Orientada para Resultados e Equipes de Alto Desempenho; Desenvolvimento Sustentável: Desafios para a Gestão Pública – Brasil 2030; e Políticas de Amortecimento dos Impactos para os Pequenos Negócios em Cenários Pós-Crise.

Erasmo Ávila diz ter recebido resposta rápida do presidente da Desenbahia || Foto Ascom-Câmara
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia), Paulo Costa, prometeu esforços exclusivos para que todos os pedidos de crédito emergencial de vítimas das chuvas no estado sejam respondidos “tão logo a análise de crédito seja concluída”.

A resposta de Paulo Costa ocorreu depois de ofício do presidente da Câmara de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), que solicitou informações do andamento das propostas. Ávila ainda lamentou que apenas 42 dos 400 cadastrados tenham sido aprovados até agora.

Paulo Costa disse que “a Desenbahia continuará não medindo esforços na manutenção de equipes exclusivas para analisar as propostas” de crédito emergencial de até R$ 150 mil.

O crédito foi prometido, também a Itabuna, pelo governador Rui Costa no final de dezembro. O empresário terá 36 meses para pagar o empréstimo, com carência de 12 meses, sem juros.

Lavagem das Escadarias será na próxima sexta-feira (11)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Atividades de lazer, entretenimento, arte e saúde para todos os públicos estão garantidas, em fevereiro, no Agito de Verão do Shopping Jequitibá, que terá atenção especial à criançada. Os pequenos poderão viver o clima carnavalesco em ambiente seguro e confortável.

A programação começa na próxima sexta-feira (11), às 10h, com a Lavagem do Jequitibá, nas escadarias do Shopping, com o tradicional cortejo afro, seguido de música ao vivo, com Danny Matos, na Praça da Alimentação.

Já nos dias 13 e 20, às 9h, haverá o Projeto Estar Bem, com o Aulão Smart Fit e o Atendimento Velanes, ofertando serviços de aferição de pressão, teste glicêmico abertos ao público no Estacionamento do Shopping Jequitibá. Também nos dias 13 e 20, às 14h, a Unime promove ações de cuidados com a saúde e bem-estar, no lounge da C&A.

FOLIA PET E BAILINHO KIDS

O projeto projeto Agito de Verão prossegue no dia 19, com a Folia Pet, às 14h, quando haverá a Feira de Adoção de Animais, da ONG Bicharada, no lounge da C&A. Às 16h, o original Desfile Pet de Carnaval, com os bichinhos exibindo todo o seu charme em frente à C&A.

No dia 20, às 16h, também no Loungue da C&A, será a vez da criançada se divertir, com o Bailinho Kids e suas fantasias que colocam todas as pessoas no clima de Carnaval e espalham a alegria pelo Jequitibá.

Tem mais Agito de Verão no Jequitibá. Nos dias 24 a 27 de fevereiro, sempre a partir das 17h, tem projeto Som do Sol, com música ao vivo com artistas regionais, na Praça da Alimentação. O Shopping Jequitibá informa que segue todos os protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde para a prevenção da Covid-19.

Hospital itabunense também registra aumento de infecções em gestantes
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sistema Único de Saúde (SUS) mantém, por meio de convênio, dez leitos de enfermaria e três de terapia intensiva (UTI) para tratamento de crianças com Covid-19 no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. Hoje (8), todos estão ocupados.

A diretora técnica Fabiane Chávez explica que 80% das crianças e pré-adolescentes atendidos na Unidade Covid chegam infectados pelo coronavírus. O número de diagnósticos da doença aumentou nos últimos dias.

Segundo a diretora, que é médica, até novembro de 2021, a maioria dos pacientes com sintomas gripais não testava positivo para Covid-19. Mais de dois meses depois, o cenário epidemiológico é outro. “Naquela época, tínhamos os leitos de enfermaria e UTI vazios. Hoje, eles estão o tempo todo ocupados”, explica Fabiane.

Mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, o Manoel Novaes é o hospital de referência para serviços pediátricos de média e alta complexidade e atende pacientes de toda a região.

FALTA DE LEITOS E INTERNAÇÃO PROLONGADA

De acordo com a diretora do Hospital Manoel Novaes, aumentou o número de gestantes com testes positivos para o coronavírus. Fabiane Chávez alerta que, às vezes, não há leitos nos hospitais para internação dessas mulheres, especialmente após a redução de UTIs para a adultos no sul da Bahia.

A médica também chama atenção para o período que as crianças infectadas pelo vírus ficam no hospital. Os pacientes internados por mais tempo na UTI pediátrica costumam permanecer por mais 20 dias na enfermaria. “Nestes anos todos de profissão, nunca tinha presenciado uma situação como esta, com aparecimento simultaneamente da pneumonia e derrame pleural, e nessa época do ano que não é comum”, conclui.

Manfredo é homenageado por atuação durante enchentes no sul e extremo-sul do estado
Tempo de leitura: 2 minutos

O tenente-coronel Manfredo Silva Santana, comandante do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Itabuna, teve aprovada uma moção de aplauso, de autoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A moção se deve à atuação do oficial nas operações em defesa das comunidades de Itabuna e de todo o extremo-sul da Bahia durante as enchentes que atingiram o interior da Bahia.

A iniciativa foi proposta pelo desembargador Baltazar Miranda Saraiva e aprovada por unanimidade pela corte. Na justificativa, foi destacado que o comandante militar coordenou com eficiência e dedicação o Grupamento Aéreo durante o transporte de medicamentos, alimentos, transportes de pacientes e vítimas.

Em Itabuna, o tenente-coronel Manfredo participou dos resgates de pessoas em áreas de alagamentos, além de manter a população em alerta sobre os riscos iminentes ao transbordamento do Rio Cachoeira e suas consequências. As ações do Comando do 4° GBM durante a catástrofe foram manchetes em várias redes de transmissão estrangeiras, inclusive na Al Jazeera.

Chuvas deixaram mais de 3,5 mil desabrigados e desalojados só em Itabuna || Foto Pimenta

BOMBEIRO AMIGO DO PEITO

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e em Gestão de Riscos Coletivos pela CBMPA, Manfredo Santana já atuou como diretor Adjunto de Planejamento da CBMPA, subcomandante do 4° Grupamento de Bombeiros de Itabuna, comandante do 6° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Porto Seguro e diretor da Academia de Bombeiros Militar.

Como atual comandante do 4° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Itabuna, o tenente-coronel Manfredo Silva Santana participou do plano de ampliação em 150% da rede de hidrantes públicos na cidade. Também efetivou o Projeto Bombeiro Amigo do Peito, de coleta, em domicílio, de leite materno e entregando ao Banco de Leite do Hospital Manoel Novais, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, correspondendo a 70% do estoque de leite materno daquele hospital.

COMENDA 2 DE JULHO

No final do ano passado ele recebeu a mais importante comenda do Estado, a Comenda 2 de Julho, da Assembleia Legislativa da Bahia. A honraria ao oficial do Corpo de Bombeiros foi indicação do deputado estadual Fabrício Falcão.

Mercado tem demanda alta para instalador de energia solar no país
Tempo de leitura: 2 minutos

O mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil deve atrair mais de R$ 50,8 bilhões em investimentos ainda em 2022, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). O volume bilionário de investimentos deve gerar, pelo menos, 357 mil empregos em geração e distribuição no país, nos cálculos da Absolar.

Um dos segmentos que mais crescem neste mercado é o de instalação de energia solar, mas que carece de profissionais instaladores qualificados. A expectativa é de que o volume de projetos de instalação seja ainda maior em 2022, principalmente com os aumentos consideráveis de conta de energia elétrica.

“O mercado continuará aquecido, pelo menos, por mais 10 anos e já estão faltando profissionais capacitados”, projeta Edson Meirelles, professor do curso Eletec, que forma instaladores em toda a Bahia.

CURSO DE INSTALADOR EM ITABUNA

Para atender a grande demanda do mercado, inclusive no sul da Bahia, empresas baianas com profissionais especializados têm investido em formação de técnicos instaladores de energia solar fotovoltaica.

A média salarial para um profissional empregado como instalador, na Bahia, é R$ 3 mil mensais. Sendo o profissional autônomo, o ganho a cada instalação pode ficar em média R$ 2 mil.

De 17 a 20 de fevereiro, a Eletec ofertará curso com aulas práticas e teóricas e suporte pós-curso aos alunos em Itabuna e em Ilhéus. “É uma excelente oportunidade de capacitação e encaixe no mercado de trabalho”, afirma Meireles.

Em Itabuna, as aulas serão ministradas no prédio da Ciqprol, reconhecida escola de cursos profissionalizantes do sul da Bahia, situada na Rua D, Quadra J, número 17, no Bairro Santo Antônio, em Itabuna.

TURMA ÚNICA

A turma do curso de Instalador de Energia Solar Fotovoltaica será única e com apenas 25 vagas. Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp (77) 9 9944 6138 ou clique aqui.

Confira vídeo abaixo com noções das aulas práticas da Eletec.

Informe publicitário.

Erick do Zizo foi morto a tiros em Arraial D´Ajuda, na tarde de sexta-feira || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um dos mais antigos líderes do tráfico de drogas em Itabuna foi executado com mais de 20 tiros em Arraial D´Ajuda, Porto Seguro, na tarde de sexta-feira (4). Erick Rocha de Almeida, o Erick do Zizo, estava em um carro quando ocorreu o ataque.

Erick conseguiu sair do carro, apesar de baleado, mas não resistiu aos ferimentos, conforme relatos de testemunhas ao Radar64. Imagens divulgadas em aplicativo de mensagem mostram a esposa de Erick desesperada ao constatar a morte do companheiro.

Erick comandava o tráfico de drogas na região do Zizo e São Pedro, integrando a facção de Binho Possidônio, por muitos anos e foi um dos criminosos transferidos de Itabuna para presídio federal em 2013.

A transferência para presídio de segurança máxima ocorreu três anos depois de ele ser preso em uma operação que deteve os maiores traficantes de Itabuna e resultou em denúncia do Ministério Público Estadual também contra uma ex-escrivã da Vara de Execuções Penais da Comarca de itabuna (relembre aqui). Pelos crimes, Erick ficou preso até o ano passado. Com a progressão de pena, passou ao regime semiaberto.

 

.

Vacinação infantil contra Covid-19 no Shopping Jequitibá
Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste sábado (5), das 15h às 20h, o Shopping Jequitibá, em Itabuna, terá posto de vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos com comorbidade ou deficiência permanente, além de crianças saudáveis de 9 a 11 anos.

Ao todo, serão disponibilizadas 300 senhas de atendimento, que ocorrerá no térreo do shopping, em frente à C&A.

No ato da vacinação a criança deverá estar acompanhada da mãe, do pai ou de um responsável legal e portar CPF, cartão do SUS, além de caderneta de vacinação. É necessário que o adulto apresente documento de identificação com foto. No caso do público com doença crônica ou deficiência, é exigido relatório médico.

NOVO PONTO DE TESTAGEM

Itabuna vai ganhar mais uma central de testagem para diagnóstico da Covid-19. A partir de segunda-feira (7), as coletas passarão também a ser feitas na quadra do Colégio Ciso, situado na Rua Francisco Ferreira da Silva, no Bairro de Fátima, além do Caic Jorge Amado, no Jardim Primavera.

De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde, Maristella Antunes, o funcionamento no Ciso será às segundas e quintas-feiras, das 8h às 15h. Além do Teste Rápido Antígeno, a Secretaria Municipal de Saúde também vai oferecer neste ponto fixo o teste RT-PCR.

Ita e Marcos formam a Chapa 2 na disputa à reitoria da UFSB
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) escolherá, na próxima semana, quem comandará a instituição pelos próximos quatros anos. A reitora Joana Guimarães disputa a reeleição e tem como adversário o professor Marcos Bernardes. A votação será na segunda e na terça-feiras (7 e 8).

Marcos Bernardes diz que é preciso lutar pela excelência na gestão, “mas sempre nos marcos democráticos”. Ele reconhece conquistas na UFSB, porém observa que é preciso avançar.

– Nós estamos falando de uma universidade que abrange um território de diferentes características e particularidades, um território singular e plural. Precisamos olhar tudo isso com mais sensibilidade, avançar em práticas antirracistas, queremos um espaço de trabalho menos sexista, que abrace todos os gêneros e sexualidades, que seja inclusiva e que acolha os povos originários, quilombolas e populações tradicionais – afirma Bernardes.

Decana do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, a exemplo de Marcos Bernardes, a candidata a vice-reitora da Chapa 2 reforça a necessidade de “olhar a UFSB como um todo”, escutando, dialogando com todas as linhas de pensamento.

– Estando dentro ou fora de sala de aula, temos que respeitar como um todo a comunidade acadêmica, não podemos tolerar gestos antidemocráticos dentro da universidade, assim como não podemos tolerar esses mesmos gestos no país. 2022 chegou para gente repensar não só que Brasil que queremos como também que Universidade queremos” conta Ita. 
A votação para escolha da nova reitoria da UFSB será online, pelo Sigeleições. 

Curso gratuito para crianças e adolescentes será ministrado na Base do Monte Cristo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Base Comunitária de Segurança (BCS) de Monte Cristo, em Itabuna, abriu, nesta sexta-feira (4), inscrições para o curso gratuito de instrumentos musicais com cordas para quem tem de 8 a 18 anos. Há 20 vagas. O prazo encerra-se no dia 14.

A vaga no curso pode ser garantida com inscrição na própria Base Comunitária, na Rua O, número 551, no bairro de Monte Cristo, ao lado da UPA 24h. A inscrição também pode ser feita no 15º Batalhão da Polícia Militar, na Avenida Manoel Chaves (Kennedy), no Jaçanã.

Os candidatos menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis no momento da inscrição. Além disso, para realizar a matrícula será preciso apresentar documentação original com foto, comprovantes de residência e de vacinação contra a covid-19, cartão do SUS e um telefone para contato.

As aulas serão ministradas pelo maestro Antônio Bispo a partir da segunda-feira (21), nas segundas e quartas-feiras, das 17h30min às 19h, na Base Comunitária do Monte Cristo.

“Buscamos uma forma para que as crianças assistidas pela unidade retornassem de forma segura. Conseguimos os instrumentos através de doações e estamos na fase inicial desse projeto, que tem como objetivo formar uma orquestra”, informou o responsável pela unidade, Capitão Edizio Peixoto.

Augusto Castro confirmou reajuste de mais de 10% aos servidores municipais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Superintendência da Caixa Econômica Federal confirmou, nesta sexta-feira (4), a liberação do saque calamidade do FGTS para mais áreas afetadas pela enchente ocorrida em Itabuna em dezembro passado. A depender do saldo em conta, o trabalhador poderá sacar até R$ 6.220,00 do FGTS.

A nova lista de beneficiados é composta por moradores de mais áreas afetadas pelas enchentes de dezembro constantes da segunda lista encaminhada pela Prefeitura de Itabuna. A nova liberação também foi confirmada pelo prefeito Augusto Castro (PSD) em suas redes sociais.

A liberação de novo lote do FGTS Calamidade, reforça o gestor, vai injetar mais recursos na economia da cidade, além de favorecer trabalhadores e até mesmo os desempregados com saldo na conta do FGTS. Milhares de trabalhadores de Itabuna reclamaram que não estavam conseguindo efetuar o saque, porque, para a Caixa, a região onde moravam não havia sido alagada ou devastada. A lista enviada pelo Município permitirá novas inclusões.

ENCHENTE E DESABRIGADOS

A enchente que devastou e atingiu, pelo menos, 40% da área urbana de Itabuna deixou 3,5 mil famílias desalojadas ou desabrigadas no município. As chuvas intensas começaram na véspera do Natal (24) e somente deram trégua no dia 26.

Advogado Geraldo Borges apresenta projeto de revitalização do esporte itabunense
Tempo de leitura: 4 minutos

 

A simplicidade do projeto é uma demonstração de sua viabilidade e execução, e que pode ser iniciado com a alocação de poucos recursos, parceria e muita criatividade. Geraldo Borges colocou a bola na marca do pênalti, cabe, agora, ao Executivo chutá-la em gol.

 

Walmir Rosário | wallaw2008@outlook.com

Itabuna sempre foi considerada uma grande praça esportiva, tanto pela quantidade e qualidade de seus jogadores, quanto pelos torcedores, apaixonados pelo futebol, voleibol e outras modalidades esportivas. Há décadas, equipes amadoras fascinavam os torcedores no acanhado campo da Desportiva nas tardes de domingo, sem falar na seleção amadora de Itabuna, hexacampeã baiana.

Se praticávamos um futebol de excelência, nos orgulhávamos em receber as grandes equipes brasileiras do passado, que exibiam craques como Mané Garricha, Evaristo de Macedo, Bellini, Zico, Roberto Dinamite, dentre outros astros da constelação do América, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, dentre tantos outros. Mas isso faz parte de um passado constantemente relembrado com carinho pelos itabunenses.

Inconformado com a situação de penúria que chegou o esporte – em suas várias modalidades – o radialista, advogado e mestre em Administração Pública, Geraldo Borges Santos, resolve dar o pontapé inicial na partida de soerguimento do esporte na cidade. E não é a sua primeira iniciativa, pois desde o final dos anos 1960, junto com Ramiro Aquino e Yêdo Nogueira, liderou uma campanha para a construção do Estádio Luiz Viana Filho.

Agora, se empenha em colaborar o escrever um projeto, no sentido de provocar ações da administração pública municipal, para a criação de uma política que possibilite recrutar, selecionar e envolver jovens em todos os bairros de Itabuna para a prática de esportes em suas diversas modalidades. Para tanto, considera fundamental a recuperação da Vila Olímpica de Itabuna, integrando o Ginásio de Esportes ao Estádio Luiz Viana Filho.

O projeto, elaborado em abril de 2021, foi entregue ao vereador Ronaldão, para que seja alvo de debate entre a sociedade, o Legislativo e o Executivo. Acredita Geraldo Borges que, se por um lado a expansão imobiliária acabou com os campos de peladas na periferia da cidade, em muitos bairros foram construídas quadras de esportes, hoje subutilizadas ou destruídas por falta de uma política pública de conservação, o que prejudica o esporte.

Geraldo Borges cita os feitos esportivos de Itabuna, que se destacou no futebol, voleibol, futebol de salão, natação, atletismo e basquetebol, neste, sagrando-se terceiro colocado nos Jogos Abertos de Santo André (SP). No Futebol, foi campeã do Torneio Antônio Balbino, em 1957, por ocasião da inauguração dos refletores do estádio da Fonte Nova, com a presença do presidente Juscelino Kubitschek, o início ao hexacampeonato.

Ainda no futebol, o Itabuna Esporte Clube foi vice-campeão baiano de profissionais, em 1970. Na mesma balada, os juniores do Itabuna se consagraram campeões baianos em 1971, época em que revelou grandes jogadores, entre eles Perivaldo, convocado posteriormente para a Seleção Brasileira. Tempos depois, por falta de incentivo, o Itabuna caiu para a segunda divisão e permanece inativo como clube de futebol.

Geraldo Borges, o autor do projeto

Para o autor, todos os feitos e conquistas de antes deveu-se ao trabalho empírico de alguns colégios e campinhos de bairros, e hoje a cidade conta com a Universidade Estadual de Santa Cruz, a Unime e a FTC, faculdades de Itabuna e entorno, que dispõem de cursos de educação física. Daí sairão os recursos humanos especializados no preparo de jovens, recorrendo a professores e alunos, estes últimos na condição de estagiários, remunerados ou não, por meio de convênios autorizados pelo Legislativo.

Além da Vila Olímpica, integrada por um grande Estádio de futebol com pista de atletismo (inacabada, é verdade) e estrutura do ginásio de esportes e piscina, a Prefeitura poderá firmar parcerias e convênios com clubes sociais e entidades privadas. Enquanto isso, o município buscará mais recursos junto aos governos federal, estadual e a iniciativa privada para custeio e investimentos.

Conforme especifica o projeto de Geraldo Borges, os recursos para implantar o projeto podem ser alocados no orçamento da Secretaria Municipal de Esportes, que já conta rubricas específicas e técnicos capacitados para empreender as atividades. Para ele, um projeto dessa grandeza encontrará grandes parceiros entre empresas ligadas aos esportes, a exemplo das indústrias de confecção de material esportivo.

Clique e confira aqui o projeto

Conclui-se, portanto, que a cidade tem uma estrutura básica de equipamentos públicos voltados para o esporte, grande contingente de jovens ávidos para envolvimento em atividades esportivas e de atletismo. Tudo isso aliado a uma população que gosta de esportes, com histórica tradição de sucesso, restando ao Executivo e Legislativo estabelecerem uma política pública que possa beneficiar toda a comunidade.

A simplicidade do projeto é uma demonstração de sua viabilidade e execução, e que pode ser iniciado com a alocação de poucos recursos, parceria e muita criatividade. Geraldo Borges colocou a bola na marca do pênalti, cabe, agora, ao Executivo chutá-la em gol.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Confira as vagas de emprego e de estágio para Ilhéus e Itabuna
Tempo de leitura: 4 minutos

As unidades do SineBahia têm oferta de mais de 60 vagas de emprego e de estágio, para esta sexta-feira (4), em empresas instaladas em Ilhéus e em Itabuna.

Os interessados devem se dirigir à unidade do sistema de intermediação de vagas. Em Itabuna, o SineBahia funciona no piso superior do Shopping Jequitibá. Em Ilhéus, a unidade fica em frente à Praça Cairu e ao lado do Shopping do Artesanato.

Os documentos para cadastro no SineBahia são carteira de trabalho física ou digital, RG, CPF e comprovantes de residência, escolaridade e vacinação contra o Coronavírus. O atendimento é por ordem de chegada. Confira todas as vagas disponíveis no Leia Mais.

Leia Mais