"Geladeira" morre em confronto com a PM, que apreende 20 tabletes de drogas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um criminoso e integrante de facção criminosa de Itabuna morreu após intenso confronto com policiais militares, na tarde desta quinta-feira (3), em Itabuna. O traficante de drogas foi identificado como Everton Oliveira dos Santos, o Geladeira.

O confronto ocorreu na Avenida Bionor Rebouças, fundo do Hospital Manoel Novaes, região do Alto Maron e São Roque, por volta das 15h desta quinta. Geladeira tinha ligações com uma das facções criminosas de Itabuna e era investigado pela polícia.

De acordo com as primeiras informações, Geladeira, que responde por roubo, homicídio e tráfico de drogas, estava acompanhando por outro criminoso. O outro bandido conseguiu fugir do cerco policial, mas é procurado por pelotões especializados da PM.

20 TABLETES DE DROGA

Os policiais encontraram cerca de 20 tabletes de drogas, aparentemente cocaína, no carro em que o bandido estava. Ao PIMENTA, uma das testemunhas da ação diz que foi tiroteio intenso. “Por pouco não ficaríamos no meio do fogo cruzado”, diz o autônomo que seguia pela Bionor Rebouças para atender uma cliente no Monte Cristo. Mais informações em instantes.

__________

Médico Rafael Andrade faz alerta para tipo de câncer nos olhos
Tempo de leitura: 2 minutos

A recente divulgação de caso de câncer nos olhos envolvendo a filha do jornalista Tiago Leifert e sua esposa, Daiana Garbin, chamou a atenção sobre o retinoblastoma. Esse tipo raro de tumor intraocular maligno tem maior ocorrência em crianças.

O médico oftalmologista Rafael Andrade, diretor do Centro Avançado em Retina e Vítreo, superintendente médico do Hospital Beira Rio e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), afirma que o “diagnóstico precoce desta forma de tumor, cuja origem está associada a fatores genéticos, é o melhor caminho para garantir seu tratamento adequado”.

“Os cuidados devem começar ainda na maternidade, onde todo recém-nascido deve ser submetido ao teste do olhinho, o teste do reflexo vermelho, até 72 horas de vida, sendo este o primeiro passo para a detecção de doenças oculares”, ressalta Rafael Andrade.

O médico também recomenda exame do fundo do olho no primeiro ano de vida, a partir do primeiro mês, e que os pais observem sempre as fotografias dos bebês para observar algumas alterações no olhar.

TESTE DO OLHINHO

Após essa abordagem inicial, o teste do olhinho deve ser repetido pelo pediatra ao menos três vezes ao ano, nos três primeiros anos de vida da criança. Na identificação de qualquer anormalidade, o paciente deve ser encaminhado para consulta com oftalmologista que aprofundará a investigação.

De acordo com Rafael Andrade, “para ampliar a proteção da saúde ocular das crianças, recomenda-se ainda que bebês de seis a 12 meses passem por um exame oftalmológico completo”. Posteriormente, entre três e cinco anos, esse mesmo bebê deve ser submetido a uma segunda avaliação oftalmológica.

DETECÇÃO PRECOCE

Os exames oftalmológicos completos são fundamentais para detecção precoce de problemas oculares que afetam a saúde ocular da população pediátrica. Em caso de confirmação de diagnóstico de retinoblastoma, a criança iniciará tratamento que depende de vários fatores (localização e o tamanho do tumor, disseminação além do olho e possibilidade de preservação da visão.

Na condução de casos de retinoblastoma, afirma Rafael, podem ser adotados diferentes procedimentos, como quimioterapia (intravenosa, intra-arterial, periocular e intraocular), terapia focal e métodos cirúrgico. O importante é que todo o processo seja conduzido por um profissional da oftalmologia.

José Alberto Muricy será o conferencista do seminário de abertura do Revigora Saúde
Tempo de leitura: < 1 minuto

Empreendedores do segmento da saúde das cidades de Ilhéus e Itabuna já podem se inscrever no Seminário Cuide Bem da Saúde do Seu Negócio: Superando desafios na Gestão da Saúde. O evento ocorre em Ilhéus no próximo dia 8, no Edifício Premier, em Ilhéus, e no dia 9, no auditório do Hotel Tarik em Itabuna.

Com vagas limitadas, o evento será gratuito, e as inscrições podem ser feitas pela internet. Basta clicar aqui (Ilhéus) ou aqui (Itabuna). O conferencista do seminário será o especialista José Alberto Muricy.

Os participantes irão conhecer uma solução do Sebrae para o segmento, o Programa Revigora Saúde, consultoria individualizada com profissionais especializados e com subsídio da instituição. Os eventos são destinados às micro e pequenas empresas da Bahia que atuam nas áreas de saúde, tais como consultórios e clínicas médicas e odontológicas, laboratórios, academias de ginástica e estúdios de pilates e fisioterapia, entre outros.

REVIGORA SAÚDE

Segundo Karla Peixoto, gestora do programa Revigora Saúde na unidade regional de Ilhéus, o Sebrae atua para desenvolver e oportunizar a melhoria dos pequenos negócios, e agora, “direciona o olhar também para a área da saúde, de forma que, essa é uma oportunidade que estes empresários possam conhecer o programa que tem foco na melhoria contínua do empreendimento, de olho nas exigências do mercado”. Mais informações sobre as soluções do Sebrae podem ser obtidas no através dos números 0800 570 0800 ou 73 99981-1688.

Cidades baianas registram prejuízos por causa das enchentes || Foto Isac Nóbrega
Tempo de leitura: 2 minutos

Os trabalhadores de Ibicuí podem sacar, a partir desta quarta-feira (2), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. O município baiano está entre os que foram afetados por fortes enchentes registradas em dezembro passado.  O saque foi liberado, no último final de semana, também para trabalhadores atingidos pelas chuvas em Floresta Azul e Ubaitaba

Cada trabalhador atingido pelas enchentes poderá retirar até R$ 6.220. Somente poderão sacar o FGTS os moradores de endereços informados pela Defesa Civil dos municípios à Caixa Econômica Federal.

A retirada poderá ser pedida por meio do aplicativo FGTS até 28 de março. Basta o trabalhador abrir o aplicativo e escolher a opção Meus Saques, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Os documentos – foto de documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador até 120 dias antes do desastre – poderão ser enviados pelo próprio aplicativo.

Ao pedir o saque, o trabalhador poderá indicar o crédito em uma conta da Caixa ou de qualquer outro banco para receber os valores, sem nenhum custo. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

MAIS BENEFICIADOS

No último sábado (29), começaram a retirar o FGTS os moradores de Floresta Azul, Ubaitaba e Vitória da Conquista. Os moradores dos municípios baianos poderão fazer o saque até 28 de março. Para os moradores de Mário Campos, o prazo vai até 14 de abril.

Até o momento, a Caixa autorizou o saque antecipado do FGTS para 21 municípios da Bahia e oito de Minas Gerais afetados pelas chuvas. Na Bahia, a liberação beneficia  moradores de Canavieiras, Coaraci, Eunápolis, Floresta Azul, Gandu, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itajuípe, Itapé, Itororó, Jequié, Jiquiriçá, Medeiros Neto, Mundo Novo, Prado, Teixeira de Freitas, Ubaitaba e Vitória da Conquista.

Curso de instalador de energia solar será ministrado em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

De 17 a 20 de fevereiro, acontece em Itabuna o Curso de Instalador de Energia Solar Fotovoltaica. O curso será ministrado pela Eletec Cursos, empresa pioneira na capacitação técnica em Energias Renováveis. É considerado um dos melhores cursos do país, composto por aulas teóricas e práticas, com apostila impressa em cores, planilhas de fornecedores e certificado.

O Eletec é o único a oferecer suporte ao aluno após a realização do curso, garantindo capacitação completa para qualquer pessoa trabalhar como empregado, autônomo ou empreendedor na área de Energia Solar.

MERCADO AQUECIDO

Segundo Professor Edson Meirelles, instrutor da Eletec Cursos, o setor de energia solar foi o que mais cresceu no ano passado. E deve repetir o desempenho em 2022. “O mercado continuará aquecido, pelo menos, por mais 10 anos e já estão faltando profissionais capacitados”, reforçou Professor Meirelles.

Faltam profissionais de instalação de energia solar no mercado

O Curso de Energia Solar de Itabuna acontecerá nos dias 17, 18, 19 e 20 de fevereiro, no prédio da CIQPROL, que fica nA Rua D, Quadra J, número 17, no Bairro Santo Antônio, em Itabuna.

A turma será única e com apenas 25 vagas. Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone ou WhattsApp (77) 99944-6138 ou clique aqui.

João Leão, Ignacio Ybáñez e Jaques Wagner durante a reunião desta segunda-feira (31)
Tempo de leitura: 2 minutos

A liberação de R$ 6,3 milhões da União Europeia para a população afetada pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais foi discutida, nesta segunda-feira (31), em Ilhéus, pela comitiva do governo do estado com o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, e representantes da Rede Cáritas. João Leão, vice-governador, representou a Bahia.

Serão beneficiados os municípios de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Itamaraju, Jucuruçu e Dario Meira, na Bahia, além de Palmópolis e Rio do Prado, Minas Gerais, serão beneficiados. O vice-governador João Leão agradeceu o gesto da União Europeia. “É com gratidão que acompanhamos este gesto humanitário da comunidade europeia diante do nosso povo, que foi tão gravemente atingido pelas chuvas no início do ano e que precisa de todo apoio possível para reconstruir suas vidas”.

Ignacio Ybáñez falou sobre os esforços realizados desde o início do ano para ajudar estas populações. “Ainda no início de janeiro a Comissão Europeia decidiu mandar para cá especialistas para conhece a situação. A primeira decisão foi uma ajuda rápida à Cruz Vermelha, pensamos que era uma ajuda que poderia ter um efeito muito direto e essa ajuda foi de 100 mil euros”, disse ele.

Segundo Ybáñez, após contatos com a Cruz Vermelha e Cáritas, a União Europeia definiu como seriam destinados os recursos financeiros. “Comprovamos que eles poderiam ser os instrumentos a usar nesta situação, já que são instituições que estão muito próximas às pessoas que sofrem este tipo de situação”.

AUXÍLIO FINANCEIRO

Os recursos serão destinados a aproximadamente 24 mil pessoas, com objetivo de atender as necessidades mais urgentes, como pagamento de aluguel, alimentação, material de construção e itens básicos não alimentares. As famílias receberão o equivalente a R$ 3 mil.

Leia Mais

Confira calendário de atendimento, que começa nesta terça-feira (1º)
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna divulgou calendário de vacinação para primeira semana deste mês. De terça (1º) a sexta-feira (4), a imunização contra a Covid-19 ocorrerá nas unidades básicas de saúde e de estratégia de saúde da família, sempre das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Nas mesmas unidades, a segunda dose do imunizante contra o coronavírus estará disponível para quem tem retorno previsto até o dia 5 de fevereiro, seja da CoronaVac, Oxford ou Pfizer.

Nesta quarta-feira (2), haverá aplicação da segunda dose para pessoas maiores de 18 anos que estão em atraso no esquema vacinal, além de adolescentes que tenham recebido a primeira dose da vacina Pfizer até 2 de dezembro de 2021. A ação será na UniFTC, das 16h às 20h.

TERCEIRA DOSE E REFORÇO DA JANSSEN

Também nas unidades básicas de saúde, das 8h às 11h e das 13h às 16h, o atendimento será para a aplicação da terceira dose em quem recebeu o segundo imunizante há, pelo menos, quatro meses.

No mesmo dia estará disponível a dose de reforço da vacina Janssen para quem foi imunizado há dois meses ou mais. A ação será na UniFTC, das 17h às 20h.

VACINAÇÃO INFANTIL

Na quinta-feira (3), prossegue a vacinação de primeira dose contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos com comorbidade. Já a faixa etária infantil habilitada para receber o imunizante, independentemente de comorbidade, é de 9 a 11 anos.

A ação será na UniFTC, das 10h às 15h, e serão disponibilizadas 300 senhas. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, comprovante de residência, cartão de vacina e, para aquelas que têm comorbidade e/ou deficiência, também será exigido relatório médico.

No sábado (5), haverá vacinação infantil contra a Covid-19 no Shopping Jequitibá, das 15h às 20h, com mais 300 senhas de atendimento.

Nos dois locais de vacinação, a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsável.

As comorbidades consideradas são: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves: doenças cardiovasculares; doenças cerebrovasculares; doença renal crônica; imunossuprimidos; hemoglobinopatias; obesidade mórbida; síndrome de down e cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a auditiva, visual, intelectual e física.

Governador se reúne com diretores do evento Rally dos Mares
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (31), na Governadoria, em Salvador, com diretores da competição de motos aquáticas Rally dos Mares, para agradecer o apoio dado por participantes do evento no resgate de centenas de pessoas desabrigadas pelas enchentes, durante as fortes chuvas que atingiram o sul da Bahia, em dezembro de 2021.

“Deixo meu agradecimento como governador, como cidadão baiano e como pai de família, pelo que todos os voluntários fizeram durante as enchentes, auxiliando nas ações de nossas forças de salvamento. Foi um trabalho fundamental, que salvou a vida de milhares de pessoas. As imagens dos salvamentos percorreram o Brasil inteiro, mostrando a força e o valor da solidariedade”, declarou o petista.

De acordo com John Nascimento, um dos diretores do Rally dos Mares, cerca de 40 voluntários participaram das ações de salvamento em cidades como Itabuna e Dário Meira. “Foi um trabalho coletivo. Conseguimos mobilizar as motos aquáticas para atingir o máximo possível de pessoas, chegando mais rapidamente nos lugares de difícil acesso. Navegamos a noite inteira pelas ruas das cidades. Dessa forma, conseguimos dar aquele socorro imediato, auxiliando o trabalho prestado pelo Corpo de Bombeiros”.

COMPETIÇÃO

A primeira edição do Rally dos Mares ocorreu em 2015. Ao longo dos anos, a competição se tornou a maior em navegação de mar aberto do mundo. Mais de 100 pilotos participam do evento, que percorre 400 quilômetros pelo litoral baiano, com largada na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, passando por Morro de São Paulo, Barra Grande, Península de Maraú, Itacaré e Ilhéus.

Câmara abre ano legislativo nesta terça (1º) || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ano legislativo de 2022 da Câmara de Itabuna serão aberto nesta terça-feira (1º), no Teatro Candinha Doria. A sessão solene deverá contar com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD), que deverá fazer a leitura da mensagem do Executivo com as ideias e projetos do governo para este ano. Os trabalhos serão presididos pelo vereador Erasmo Ávila (PSD).

Os vereadores, segundo nota da Casa, sinalizam a pretensão de dar continuidade às ações para aproximar a população. Dentre estas ações, enumera o Programa Câmara Itinerante, a ser instituído ainda neste semestre, que prevê levar aos bairros a estrutura de sessões.

Ávila conduz a gestão da Casa ao lado do primeiro vice-presidente, Sivaldo Reis (PL); segundo vice-presidente, Francisco Gomes (PSD); primeiro-secretário, Israel Cardoso (Agir); segundo-secretário, Luiz Alberto Roza (DC) e terceiro-secretário, Francisco Edes (Republicanos).

Cobra é resgatada de telhado de restaurante em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Bombeiros capturaram uma cobra de cerca de 4 metros, neste domingo (30), em um restaurante em Itabuna. Segundo o 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, a cobra estava no teto do restaurante, localizado na BR-101, entre Itabuna e Buerarema. Os funcionários do estabelecimento acionaram o grupamento quando se depararam com a cobra.

Para a captura, os militares utilizaram técnicas apropriadas. “O objetivo principal era não estressar ainda mais o animal que estava fora do habitat natural, e assim como não ferir a cobra”, informou o Corpo de Bombeiros em nota. Após o resgate, o animal foi levado para a sede do 4°GBM e será encaminhado para o Inema, órgão ambiental estadual, ainda nesta semana.

“Caso perceba algum animal como cobra fora do hábitat natural o cidadão não deve tentar capturar, caso não tenha treinamento específico. Ele deve acionar o Corpo de Bombeiros, os militares possuem técnicas apropriadas para o resgate de forma segura”, orienta.

 

Licitação da zona azul é marcada para o dia 14 de março
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Comissão de Licitação da Prefeitura de Itabuna marcou para 14 de março a sessão da concorrência pública que escolherá a empresa que vai operar o sistema de estacionamento rotativo pago, a Zona Azul. A cobrança de estacionamento  deve começar ainda neste semestre.

De acordo com o edital publicado pelo Município, a concorrência pública será do tipo menor preço. A sessão de abertura dos envelope está prevista para as 9h do dia 14 de março, no Centro Administrativo Firmino Alves, na Avenida Princesa Isabel, bairro São Caetano. A empresa vencedora da concorrência ganhará o direito de explorar os serviços pelo prazo de 10 anos. O contrato pode ser prorrogado por igual período.

É de R$ 43.509.312,00 o valor total estimado da concessão para a prestação de serviços de implantação, operação, manutenção, apoio técnico e processamento dos dados operacionais, financeiros e gerenciais do Sistema de Estacionamento Rotativo pago no município, com disponibilização de software, equipamentos, materiais e mão de obra.

Os interessados podem acessar o edital aqui.l ou diretamente na sede da Prefeitura de Itabuna, no horário comercial, de segunda a sexta-feira. Informações podem ser obtidas ainda pelo (73) 3214-1469 ou pelo e-mail itabunalicita@gmail.com.

SineBahia em Itabuna tem oferta de 60 vagas de emprego e estágio
Tempo de leitura: 3 minutos

Empresas instaladas em Itabuna, no sul da Bahia, ofertam total de 60 vagas de emprego e estágio nesta segunda-feira (31). São oportunidades para todos os níveis de escolaridade e em áreas como engenharia civil, telemarketing, administração e construção civil.

Os interessados devem procurar a unidade do SineBahia de Itabuna, no segundo piso do Shopping Jequitibá. O atendimento começa pela manhã e por ordem de chegada. O candidato precisa apresentar comprovante de vacinação, além de documentos para cadastro, a exemplo de RG e comprovantes de residência e de escolaridade.

Abaixo, clique em Leia Mais confira todas as vagas abertas informadas pelo SineBahia.

Leia Mais

Shopping Jequitibá tem final de semana de programação para a garotada e promoções
Tempo de leitura: < 1 minuto

O projeto Verão Super Férias, do Shopping Jequitibá, será encerrado neste final de semana, com vasta programação para o público infanto-juvenil. Nesta sexta-feira (28) e sábado (29), das 15h às 19h, na Praça da C&A, rolam as oficinas de Linguagem, Coordenação Motora e Matemática, com a Escola Kumon.

Já no domingo (30), das 14h às 16h, também na Praça da C&A, haverá o Cantinho de Maquiagem, oficinas de Mandala e de Circo e brincadeiras com Bolhas Gigantes.

A programação do Super Férias será encerrada às 17h, na Praça da Alimentação, com um espetáculo circense e musical com a Companhia Circo da Lua.

VERÃO ON

Diversão para as crianças, promoções para os consumidores. O Jequitibá inicia, nesta sexta-feira (28), a megaliquidação Verão On. A ação, que conta com cerca de 30 lojas participantes e variado mix de produtos, vai até o dia 3, com oferta de descontos de até 50%.

A relação das lojas participantes promoções e outras informações podem ser conferidas nas redes sociais do shopping ou em www.shoppingjequitiba.com.br.

Governador libera R$ 77 milhões para a construção de 1,1 mil moradias em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) autorizou, hoje (27), chamamento público para a construção de 1.100 moradias populares para famílias desabrigadas pela enchente de dezembro do ano passado em Itabuna.

A assinatura do chamamento ocorreu em solenidade em Salvador, na manhã desta quinta-feira, com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD).

Conforme o governo, estão assegurados R$ 77 milhões ao município para a construção das moradias. O município será responsável pela identificação e desapropriação de áreas onde os imóveis poderão ser construídos. Ao PIMENTA, o prefeito Augusto Castro manifestou a alegria em assegurar moradia digna aos desabrigados e agradeceu a parceria com o governador Rui Costa.

PREJUÍZOS NA ENCHENTE

As chuvas ocorridas em dezembro em Itabuna deixaram cerca de 3,5 mil famílias desalojadas ou desabrigadas no município, principalmente aquelas residentes em áreas ribeirinhas.

Pelo menos 45% da área urbana de Itabuna foi inundada durante a enchente. No comércio, a estimativa é de que os prejuízos tenham superado R$ 50 milhões, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local.

Prefeito Augusto Castro lança Auxílio Recomeço em solenidade no Grapiúna
Tempo de leitura: 2 minutos

Após aprovação de lei pela Câmara de Vereadores e sanção do prefeito Augusto Castro (PSD), Itabuna lançou, nesta quarta-feira (26), o Auxílio Recomeço para 3,5 mil famílias desabrigadas pela enchente que inundou cerca de 40% da área urbana do município em dezembro. A estimativa é de que o Auxílio beneficie, diretamente, 14 mil pessoas. Cada uma das 3,5 mil famílias receberá R$ 3.000,00, após cadastro e entrega do cartão.

A apresentação do cartão que dará direito a compra de R$ 3 mil em eletroeletrônicos, móveis e material de construção a cada família ocorreu na manhã de hoje, no Grapiúna Tênis Clube. A compra somente poderá ser feita em lojas credenciadas pelo município.

O primeiro beneficiário a ter acesso ao cartão foi João Goulart de Jesus, pai de sete filhos, e Joaldo Andrade de Jesus, pai de dois filhos. Segundo a Prefeitura, os dois residem numa das regiões mais afetadas pelas chuvas, o bairro ribeiro Maria Matos, conhecido como Rua de Palha. A entrega dos cartões está marcada para amanhã (27), às 8h, no Grapiúna Tênis Clube, para 183 famílias (confira aqui a lista completa).

ENTREGA ESCALONADA

Segundo a Prefeitura, a distribuição dos cartões será de forma escalonada, com prioridade de entrega para as famílias que estão desabrigadas nos pontos de acolhimento mantidos pelo município.

– Esta semana representa um recomeço para centenas de famílias que estão desabrigadas. O primeiro momento foi salvar as pessoas. Agora é a hora de acolher, de dar assistência – disse o prefeito Augusto Castro, ainda sustentando ser este o maior programa de auxílio a vítimas de enchente no país.

Serão R$ 10,5 milhões de auxílio às famílias, resultado de cerca de R$ 2,7 milhões doados por meio do PIX da Defesa Civil, mais aporte da prefeitura, de acordo com Augusto. Além do Auxílio, o município também pagará R$ 480,00 de Auxílio Aluguel a famílias que tiveram casas destruídas.

ESTADO CONSTRUIRÁ 1,1 MIL CASAS EM ITABUNA

O prefeito ainda lembrou que o Governo do Estado construirá 1.100 casas para famílias que tiveram suas residências destruídas pela enchente de dezembro passado. O governo baiano investirá R$ 90 milhões na construção das casas, segundo ele.