Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem pensava em lazer, assistiu a cenas de terror no Bar do Butão, no último sábado. Um empresário usava uma arma para coagir e ameaçar clientes do estabelecimento próximo ao Jardim do Ó, centro de Itabuna.

Segundo relato de uma das vítimas, ele sacou a arma e ameaçava disparar contra os clientes do bar. “Houve pânico e correria e, por sorte, uma pessoa tirou a arma das mãos dele e chamou a polícia [militar]“.

Conforme a polícia, o empresário chama-se José Demontier, que estaria embriagado. A atuação dos policiais sofreu críticas. “Nada foi feito para encontrar o empresário”, queixa-se uma das pessoas mantidas sob a mira do joalheiro.

O empresário saiu em disparada em um Fiat Siena, segundo testemunhas, minutos antes da chegada de uma viatura da PM. Os policiais recolheram a arma e testemunhas foram levadas para o Complexo Policial.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais dois corpos foram encontrados na periferia de Itabuna, nesses dias de aparente tranqüilidade na cidade, devido à evasão de itabunenses em busca de festa ou de descanso no período momesco.

Segundo informa a Polícia Militar, na noite de ontem, por volta das 22 horas, populares avisaram as autoridades sobre um corpo próximo à igreja católica do bairro Emanoel Leão.

A polícia o identificou como Ailton Pereira da Silva, morador de Santa Luzia, morto a tiros. Ninguém sabe, ninguém viu quem fez os disparos. Há suspeita de que o crime tenha sido motivado por rixa.

Já no Núcleo Habitacional da Ceplac, próximo ao Jaçanã, meia hora depois, outra vítima de arma de fogo: um homem, aparentando 20 anos, identificado como Danilo Mota Silva, o Queixão, tombou crivado de balas. Novamente, ninguém informa sobre a autoria dos tiros.

Outra vítima das ‘balas anônimas’ que pipocaram em Itabuna, dessa vez no Maria Pinheiro, Abimael Xavier Conceição sobreviveu e foi atendido no Hospital de Base. Em comum com os outros dois atentados, além da arma utilizada, só o fato de ninguém informar quem fez os disparos.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A menos de um mês do dia dedicado à mulher (8/03), quando toda a sociedade se volta para a discussão dos problemas que o gênero ainda enfrenta em tempos de pós-modernidade, o que se vê em Itabuna como cruel rotina é a violência diária no ambiente doméstico.

Dessa vez foi vítima a dona de casa C. R. de J., agredida pelo ‘companheiro’ Antônio Félix dos Santos, que acabou detido por policiais no bairro Califórnia, após tentar fugir do local da agressão e se esconder na casa de um vizinho. A agressão a C. R. foi em via pública, e esta acabou sofrendo escoriações e foi levada ao Hospital de Base desacordada.

Tempo de leitura: < 1 minuto

No intervalo de uma hora, a polícia militar atendeu a duas ocorrências na rua de Mutuns, no bairro Santa Inês, na  noite de ontem. A primeira, às 20h10min, dizia respeito a uma agressão a mulher, cometida por Gilvan Nascimento Fernandes, que foi levado preso, contra sua companheira Valdeci Pereira Cavalcante.

Já por volta das 21h30min, populares voltaram a ligar para a PM, dessa vez informando sobre um tiroteio na mesma rua. Um homem estava ferido, atingido por dois disparos de arma de fogo.

Ele informou aos policiais que alguns indivíduos encapuzados, que estariam em frente a sua residência, foram os autores da tentativa de homicídio.

Os policiais foram informados que a vítima se tratava de um elemento identificado como “Rafa”, e que pertenceria à gangue de “Dedei da Califórnia”.

Para aumentar o mistério, no Hospital de Base, onde foi atendido, ele próprio se identificou como Igor J. Viana Santos, e seria irmão do tal Rafa – e não o próprio, como havia sido informado.

HOMICÍDIO

Já no bairro Jardim Grapiúna, próximo ao centro comercial, a polícia foi chamada porque havia um corpo estendido no chão. Ao chegar ao local, os policiais encontraram morto Josenildo Jesus das Virgens, 21 anos, residente no local (antiga Favela do Bode), atingido no pescoço.

O serviço de comunicação social da PM ainda informa outras três ocorrências de agressão física e lesões comprorais em diversos pontos da cidade. É a bandidagem e a violência doméstica mostrando suas caras nesses dias de marasmo na cidade.

Tempo de leitura: 2 minutos
O crime ocorreu na Cesta do Povo – Foto: Radar Notícias
O policial Vasconcelos – Foto: Reprodução/TV

Um dos bandidos suspeitos de atirar no agente Antônio de Oliveira Vasconcelos, o ”Vasco”, 40 anos, é o terror da periferia, aquele identificado por “Churrasco”. Informações de policiais que estão nesse momento na loja da Cesta do Povo, em frente à praça José Bastos, no centro, dão conta de que o agente estava sendo seguido por dois bandidos, possivelmente em busca de vingança, e um desses seria o temido ‘Churrasco’.

O policial teria entrado na Cesta do Povo para despistar os meliantes, que usaram de esperteza e anunciaram um assalto, possivelmente para criar confusão e facilitar o tiroteio. Foi quando o suposto “Churrasco” fez o disparo. Policiais estariam nesse momento caçando o bandido, que fugiu numa moto preta.

Segundo o repórter Fábio Roberto, da Rádio Nacional, o policial teria tentado sacar a arma para reagir ao assalto, quando foi alvejado. Nesse momento ele está no centro cirúrgico do Hospital Calixto Midlej Filho, onde será submetido a uma cirurgia para a retirada da bala.

As informações dão conta de que Vasconcelos está fora de perigo. A Cesta do Povo está com as portas fechadas, e todos os funcionários se encontram no interior do estabelecimento.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Após o assassinato de um soldado da Polícia Militar, em Vitória da Conquista, a cidade se viu envolvida por um clima de terror, promovido por um grupo de encapuzados que estaria promovendo execuções sumárias de adolescentes em conflito com a lei.

O soldado Marcelo Márcio Lima da Silva foi assassinado com um tiro na nuca, no dia 28 de janeiro, no bairro Alto da Conquista. Depois disso, uma onda de violência, que já fez ao menos 10 vítimas entre os adolescentes – há rumores de outras nove mortes, não confirmadas.

Há também relatos de que meninos são retirados à força de dentro de casa, e depois aparecem mortos. Ao menos três estão desaparecidos.  Na noite de segunda-feira, um adolescente de 17 anos, conhecido como ‘Jararaca’, se entregou à Justiça, sob forte esquema de segurança. Os jovens mortos e desaparecidos até agora têm em comum algum tipo de ligação com Jararaca.

A suspeita é que policiais militares, revoltados com a morte do colega, estejam matando quem possa ter ligação com o crime.  Uma sindicância foi aberta, e o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Itabuna, o tenente-coronel Jorge Ubirajara Pedreira, foi designado para coordenar a investigação. Com informações do A Tarde e Blog do Anderson.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma comissão formada por moradores do bairro Pontalzinho procurou o prefeito Capitão Azevedo para reclamar da atitude de total desrespeito dos donos de bares à Lei do Silêncio e pedir ações que garantam mais segurança naquela localidade.

Os índíces de violência no bairro são preocupantes, disseram os moradores que relatam até ameaças de morte e problemas de saúde desenvolvidos pela situação de estresse constante.

“O bairro virou uma terra de ninguém. Já foi um dos melhores para se morar, hoje está entre os piores. Até os imóveis ficaram desvalorizados”, lamenta uma moradora.

O secretário da Indústria e Comércio, Carlos Leahy, garantiu que a prefeitura vai intensificar o combate à poluição sonora e a fiscalização contra a ocupação de calçadas e áreas de pedestres pelas mesas dos estabelecimentos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O guarda municipal que agrediu uma ambulante no bairro de Fátima foi afastado e pode ser demitido, segundo o secretário de Administração de Itabuna, Gilson Nascimento. A agressão ocorreu durante um ‘rapa’.

Um processo administrativo foi instaurado e a orientação é para demitir o guarda, caso seja constatada a sua culpa. O titular da Administração não divulgou o nome do agressor.

O secretário participou do programa Alerta Total, da TV Cabrália. No programa, o secretário ainda informou que a Guarda Municipal recebeu R$ 654 mil do Ministério da Justiça. Os recursos serão utilizados na compra de viaturas, sistemas de videomonitoramento e instalação de alarmes em prédios municipais, afirmou.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma tentativa de reconciliação mal sucedida pode ter sido o motivo que levou o suspeito identificado como Melques Levi a supostamente esfaquear a sua ex-companheira Bárbara Soares Alves Brandão.

O crime ocorreu no bairro Jorge Amado, em Itabuna, no início da madrugada de hoje. Bárbara Brandão foi assassinada com uma facada no peito.

Ela ainda foi socorrida pelo Samu e atendida na emergência do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, mas não sobreviveu.

Tempo de leitura: < 1 minuto
.

É triste. Após uma semana sem registro de homicídios, eis que Itabuna volta ao que vem se tornando “normal”. Ontem, Mercury Souza Santos, foi o primeiro a figurar nas estatísticas de assassinados em novembro de 2009 no município.

Outra coisa que vem se tornando terrivelmente “normal” em Itabuna é a execução de crianças e adolescentes. Mercury também passa a figurar nessa estatística. A sua vida foi interrompida quando ainda tinha 14 anos. O assassinato ocorreu nas proximidades do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic).

Ontem, houve um mutirão da Vara da Infância e Juventude. O juiz Marcos Bandeira analisou 20 processos. Quatro deles foram extintos porque os réus nestas ações, todos adolescentes, já estavam mortos. E coube às mães apresentar ao juiz as respectivas certidões de óbito.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O policial Alessandro Lessa saiu ferido de um confronto com bandidos no bairro São Pedro, em Itabuna. O casal de bandidos morreu no confronto. Um deles, conhecido como Zeka, teria sido o autor de disparos que atingiram o estelionatário Matheus Leite dos Santos e mataram Maria Eduardo Ribeiro Dias, de apenas um ano de idade, crimes ocorridos no último dia 5 (confira). O policial baleado no ombro foi atendido no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) e, logo após, recebeu alta.

Atualizado às 10h40min

Tempo de leitura: < 1 minuto

O repórter Fábio Roberto flagrou a Danúbio Azul 24h fechada no início da manhã (5h40min) desta terça,27. Foi assim durante toda a madrugada. A loja foi assaltada três vezes em outubro. A empresa requisitou imagens do sistema de videomonitoramento, que não conseguiu identificar o autor do assalto.
O repórter Fábio Roberto flagrou a Danúbio Azul fechada na madrugada desta terça-feira, apesar de ser uma loja 24h. Foi assim durante toda a madrugada. A loja sofreu três assaltos em outubro. Neste mês, a empresa requisitou imagens do sistema de videomonitoramento, que não conseguiu identificar o autor do último assalto. A sorveteria é um dos mais tradicionais empreendimentos da quase centenária Itabuna. A empresa, no entanto, nega que tenha fechado hoje por conta dos assaltos. Uma funcionária disse que a loja fecha sempre uma vez por semana – embora seja 24h.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Atravessar a ponte Calixto Midlej (Ponte Nova) a partir das 18 horas está se tornando um teste de coragem. Pedestres, ciclistas e até motociclistas reclamam que a escuridão é quase absoluta ao longo do arco que liga o bairro de Fátima ao Vila Zara, e a diversos outros, como Conceição, São Judas e São Pedro.

Mas não é só lá. Itabuna, a cada dia vai ficando mais parecida com a fictícia Gottham City, a cidade do Batman, o herói das trevas, sucesso dos quadrinhos e do cinema. Uma penumbra total.

Pensando melhor, não só pela escuridão. Essa quase centenária senhora, há muito, passou a ser dominada pelo crime e pela violência. Só falta aparecer um Coringa.

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem acompanhou a reunião do Pacto Municipal contra a Violência, hoje à noite na Câmara de Vereadores de Itabuna, percebeu que o bicho é muito mais feio do que poderia parecer aos incautos.

A reunião começou às 18 horas. Contou com as ilustres presenças do comandante da PM, coordenador da Polícia Civil, promotor e a turma da Prefeitura. Teve também um pastor, um padre e um pai-de-santo, mas nem reza braba promoveria algum tipo de consenso naquele fórum de debates.

Enquanto a Prefeitura dizia que está fazendo a sua parte, ao melhorar o acesso aos bairros e, assim, permitir a chegada das viaturas na hora do Deus nos acuda, o Major Serpa, da Companhia da Polícia Rodoviária, indagava melancólico: “do que adianta melhorar o acesso se falta combustível?”.

O Pacto tem diversos problemas e entre eles se encontra a ideia inocente de querer enfrentar a violência com mutirões de cidadania. Algo como combater fuzis com margaridas. Puro lirismo de Seu Ivann, o poeta do Pacto.

Outro problema é aquele lance do acesso e do combustível, escrito mais acima. Muitas prefeituras complementam a cota das viaturas da PM e da Civil, mas abastecê-las é obrigação do Estado e não dos municípios cansados de guerra.

É muito improviso, jeitinho e armengue para enfrentar coisa séria, que requer um pouco mais de organização e empenho do poder público.

O Pacto é uma boa ideia, mas está precisando de foco. Tem que ser mais propositivo, definir ações coordenadas e prever resultados a curto, médio e longo prazo. Tudo mensurado a cada passo, dando satisfação à sociedade e conquistando crédito.

Aliás, é ela, a sociedade, que paga o pacto… Sempre!

Tempo de leitura: < 1 minuto
Edilson Oliveira - Foto - Oziel Aragão
Edilson Oliveira – Foto – Oziel Aragão

Uma briga entre dois doentes mentais deixou morto Silvio Esmeraldo Leite Filho, de 49 anos. Ele foi agredido até a morte a chutes e socos na noite deste domingo (11), por Edilson Oliveira do Rosário, de 39 anos, no interior do Albergue Bezerra de Menezes, no bairro Antique.

Edilson Oliveira é natural de Eunápolis. Segundo declarou ao blog Xilindró, a confusão teria sido iniciada quando tentou cantar uma musica de Roberto Carlos e foi repreendido por Esmeraldo. “Ele me disse que se eu cantasse ele ia me encher de murro. Eu fui e soquei ele”, revela.

Ele também informou que há dois anos teria assassinado o próprio, degolado. O DPT esteve no local do crime e fez o levantamento cadavérico. Edilson deverá ser encaminhado a uma unidade de tratamento psiquiátrico.

Com informações do Xilindroweb

Tempo de leitura: < 1 minuto
Maria Eduarda será sepultada nesta manhã (Foto Arquivo familiar/XilindroWeb).
Maria Eduarda será sepultada nesta manhã (Foto XilindroWeb).

A criança vítima de bala perdida, ontem, será sepultada ainda nesta manhã de terça-feira, 6, segundo informa o repórter Oziel Aragão, do Xilindró Web. Maria Eduarda Ribeiro Dias, de apenas um ano, foi morta dentro de casa.

Um homem ainda não identificado tentava atingir os irmãos Matheus e Thiago Leite dos Santos. Dos vários disparos, um atingiu o peito da criança. Dois dos tiros feriram o braço e o tórax de Matheus.

O jovem sobreviveu, e não apenas teve que se explicar à polícia como acabou preso por suspeita de participação num esquema de falsificação de dinheiro. Com ele e o irmão Thiago, foram encontrados R$ 5 mil em cédulas falsas. Os dois estão detidos na Polícia Federal, em Ilhéus.