Tempo de leitura: < 1 minuto
Carandiru: palco de violência contra servidor (Arquivo).

O parque de operações da Prefeitura de Ilhéus, apelidado de Carandiru dadas as suas semelhanças com o presídio paulista demolido, registrou cenas de horror ontem, segundo informa o site O Tabuleiro, do radialista Vila Nova. O servidor público Luís Carlos dos Santos, foi espancado por policiais militares após discutir com o diretor de Serviços Públicos, Waldemar Bonfim, o “Dema”.

As cenas revoltaram os servidores e foram narradas ao secretário de Serviços Públios, Carlos Freitas. “Dema”, segundo o site, foi afastado do serviço temporariamente. Os servidores exigem a exoneração do “valentão”. Carlos Freitas disse que levaria o caso ao conhecimento do prefeito Newton Lima, que está em viagem à romântica Veneza, na Itália.

Os servidores não querem esperar tanto. Exigem que o prefeito em exercício, Mária Alexandre (PSDB), se posicione. Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Ilhéus (Sinsepi), Luiz Cláudio Viana de Machado, o “Lu”, a providência deve ser tomada pelo prefeito em exercício, logo, “e não por alguém que está fora do país”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Barro Preto, Adriano Clementino (PMDB), culpou o comando do 15º Batalhão da Polícia Militar pela violência que imperou na festa de aniversário da cidade, no último sábado (17). Duas pessoas foram mortas nos festejos (confira aqui).

O prefeito esclareceu que enviou ao comando, “a tempo e hora”, ofício comunicando a realização da festa e, também, a necessidade de policiamento. O ofício foi recebido pela PM às 13h35min do dia 14, conforme fac-símile.

Os crimes ocorridos no final de semana, afirma Clementino, colocaram em risco também a sua integridade física e a da sua família, pois a população, comovida, teria atribuído ao prefeito a responsabilidade pelas mortes de Ricardo Souza Santos e uma outra pessoa de prenome Pedro.

Adriano Clementino lamenta os crimes e observa que o seu governo colabora sempre com a polícia, oferecendo combustível para viatura e casa de apoio e alimentação para policiais militares.

Tempo de leitura: < 1 minuto

José Cícero da Silva cumpria pena em Salvador por ter cometido dois estupros. Neste fim de semana santo e prolongado, o detento recebeu o indulto da Páscoa e aproveitou a liberalidade para fazer, logicamente, o que mais gosta: estuprar.

José Cícero, que é pernambucano, não tinha para onde ir e por isso foi abrigado pela ONG InBahia, onde atua como voluntário Edmilson Gomes Teixeira. Neste fim de semana, Edmilson levou seu filho de quatro anos para a sede da ONG.

O estuprador José Cícero aproveitou-se de um descuido do pai e levou o garoto para um matagal, onde o violentou e esganou, fugindo em seguida. O menino está internado no Hospital Geral do Estado (HGE).

E esse é mais um caso no qual a sociedade questiona os critérios das autoridades para a concessão de indultos. Recentemente, um preso contemplado matou uma médica também em Salvador. Agora, uma criança de quatro anos é violentada por outro bandido tratado carinhosamente pelo Estado.

Não dá para aceitar.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Local onde houve o crime, às 5h da manhã desta sexta-feira (foto Radar)

Quatro pessoas foram baleadas no início da manhã desta sexta-feira, 02, no interior do bar Galo Vermelho, situado na Rua Vitória do Espírito Santo, próximo à cabeceira da ponte que dá acesso à Avenida Princesa Isabel. Uma das vítimas, um homem não identificado, morreu a cem metros do local, quando tentava escapar.

Segundo testemunhas, os tiros foram disparados por um rapaz que chegou ao bar na garupa de uma moto. Além da vítima de identidade ignorada, ele também atirou em Marildes Gomes da Silva, 33 anos; Waldelice Gomes Ferreira, 38 anos; e Adriano Silva de Almeida.

Os três feridos foram atendidos pelo Samu 192 e levados para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. As mulheres não correm risco de morte, mas a situação do Adriano de Almeida é mais grave.

Policiais militares que estiveram no local informaram que o alvo do assassino seria apenas o Adriano. Os demais foram baleados por se encontrarem, como se diz, “no local errado na hora errada”.

Com informações do Radar Notícias

Tempo de leitura: < 1 minuto
Até praça da igreja virou "faixa de gaza".

Seis crimes de execução ocorridos entre fevereiro e março deste ano por elucidar; traficantes de drogas para prender; adolescentes que preferem trabalhar de “avião” para o tráfico de drogas a ter um emprego; sociedade chocada com o avanço da criminalidade; e a mais nova: toque de recolher antes dos tiroteios. Assim é que está, atualmente, Arraial d´Ajuda, distrito de Porto  Seguro, a 709 km de Salvador, no extremo sul da Bahia.

O que assusta mais a população e também os turistas é que os assassinatos estão ocorrendo sempre nas praças São Brás e do Artesanato, que ganharam o indesejável apelido de “faixa de Gaza’, em alusão a região de disputa entre israelenses e palestinos, no Oriente Médio, e que está sempre em evidência na mídia por causa dos conflitos armados que deixam milhares de mortos.

Leia reportagem completa

Tempo de leitura: < 1 minuto

Segundo o Políticos do Sul da Bahia, a petista Lenya, vereadora em Itapitanga, já escolheu de que lado ficará nas eleições de 2010 na disputa pelo Palácio de Ondina. Amanhã, 12, o ex-governador Paulo Souto (DEM) estará no município sul-baiano para proferir palestra sobre a violência na Bahia. E é justamente a vereadora quem organiza o evento.

Ela já havia anunciado que não apoiaria candidato petista na disputa por vagas à Assembleia Legislativa nem à Câmara Federal. Pelo jeito, não vai dar seu votinho para que Jaques Wagner, também petista, permaneça na cadeira de governador.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Jeferson é procurado pela polícia (Foto Arquivo Pessoal).
Camila, a vítima (foto Arquivo Pessoal/Xilindró).

Jeferson Cabral e Silva, 25 anos, se identificava na rede de relacionamentos Orkut como “Cachorro Louko”. Por lá, expunha fotos suas de viagens e com a família.

O perfil na internet foi excluído no início desta tarde. Atitude providencial. Jeferson é o principal suspeito de ter matado Camila Vieira Santos, 21 anos, sua ex-namorada.

Após disparar seis tiros contra Camila, “Jefinho” correu para a sua residência, no bairro de Fátima, e fugiu com a mulher. A polícia ainda não tem pistas do covarde.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Camila foi executada em um motel de Itabuna.

Camila Vieira Santos, 21, foi assassinada por volta das 22h30min de ontem no motel Eros, localizado próximo ao semianel rodoviário de Itabuna. Ela estava com um homem apontado por testemunhas como sendo seu ex-namorado Jeferson Cabral e Silva, 25.

Os dois teriam discutido desde a chegada ao motel e por lá ficaram por cerca de duas horas e meia. O crime ocorreu quando o casal deixava o motel. Na recepção, segundo testemunhas, Jeferson pagou pela estadia e uma toalha que Camila usava para cobrir o corpo.

Depois, o suspeito deflagrou seis tiros na garota de programa. Camila teria corrido até a recepção do motel para pedir um mototáxi, segundo a versão de funcionários do estabelecimento.

Os dois mantinham relação há mais de três anos, mas Jeferson era casado. Segundo a polícia, o suspeito não foi encontrado em casa após o crime. Ele teria fugido com a atual esposa para Salvador, conforme investigações conduzidas pelo delegado plantonista Marlos Macedo.

Camila e Jeferson moravam no bairro de Fátima, em Itabuna. A família da garota de programa acredita que o crime tenha sido premeditado. O suspeito havia ameaçado de morte a vítima ao vê-la com um outro homem há uma semana. Com informações do Xilindró Web.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ex-secretário é acusado de matar sindicalistas

TJ-BA nega habeas corpus a Edésio.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou habeas corpus ao ex-secretário de Governo e Comunicação de Porto Seguro, Edésio Lima, acusado de mandar matar os professores e sindicalistas Álvaro Henrique e Elisney Pereira em setembro do ano passado. O pedido de HC foi negado pelo desembargador Mário Alberto Hirs.

Secretário geral do PSB baiano, Edésio Lim está foragido desde o dia 1º de março. O juiz da Vara Crime de Porto Seguro, Roberto Freitas Júnior, acatou solicitação do Ministério Público Estadual e decretou a prisão preventiva do ex-secretário, além de três policiais militares – já presos – e dois funcionários da prefeitura.

Edésio é acusado também das mortes do seu motorista, Antônio Marcos Carvalho, vulgo ‘Pequeno’, e do “pistoleiro” Rodrigo Santos Ramos, o “Terceiro”. Estas duas mortes seriam “queima de arquivo”, segundo sustenta o Ministério Público estadual.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Kleiton de Jesus Santos, 16 anos, foi morto com seis tiros porque não pagou a traficantes pela droga consumida. O enterro dele, na última quinta-feira, mobilizou dezenas de jovens do bairro Maria Pinheiro, um dos três mais violentos de Itabuna (a 433 km da capital, região sul), onde ele morava. Segundo os pais, até os 10 anos Kleiton foi um menino ativo, alegre e frequentava a escola. Aos 12, envolveu-se com o tráfico, passou a roubar para sustentar o vício e comprar roupas de grife, até ser executado, próximo de casa.

A história dele, que se repete todo dia, pode atingir os mais de cinco mil adolescentes (número estimado pela Secretaria de Assistência Social) que vivem em situação de risco no município, sem o cuidado dos pais nem do poder público.

Na cidade do País onde os jovens de 12 a 21 anos estão mais vulneráveis à violência, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, dados da Polícia Civil dão conta de que, dos 854 crimes registrados nas delegacias no ano passado, 159 envolviam adolescentes, o equivalente a 22,8% do total de ocorrências. A maioria motivada pelo tráfico de entorpecentes.

Clique aqui e leia a reportagem completa de Ana Cristina Oliveira/A Tarde.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ainda ontem, o prefeito Capitão Azevedo (DEM) reclamava da imprensa que insiste em lembrar da condição itabunense de líder das estatítiscas de violência e falta de perspectivas para a juventude. A realidade é mais dura. Nesta madrugada, mais um adolescente perdeu a sua batalha pessoal. Matheus Domingos de Jesus tinha 15 anos.

A vida tão curta do jovem já acumulava passagens pela polícia e, confessa a mãe do menor, amor às armas. Ele morreu ao levar três tiros (no tórax, peito e nas costas). Matheus era o terro do bairro onde morava, Ferradas. Uma das passagens pela polícia foi por ameaça a um professor, feita dentro da escola. A outra ocorreu por porte ilegal de armas. Com informações do Xilindró Web.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Centenas de professores fazem manifestação desde o fim da manhã desta segunda-feira (1º) na área central, na delegacia e no aeroporto de Porto Seguro. O protesto é contra a morosidade da Secretaria de Segurança Pública em fazer cumprir mandados de prisão contra Edézio Lima (secretário municipal de Governo de Porto) e os policiais Joilson Barbosa, Sandoval Barbosa dos Santos e Geraldo Silva de Almeida, além de Danilo Leite e Antônio Andrade Júnior.

Todos são acusados de participar do assassinato dos professores Elisney Pereira dos Santos e Álvaro Henrique Santos, que eram dirigentes do Sindicato dos Professores de Porto Seguro. A demora na prisão irritou o Ministério Público Estadual. Apesar de tornada pública só hoje (o caso corre em segredo de justiça), as preventivas foram decretadas no dia 9 de fevereiro.

A atuação da Secretaria de Segurança Pública é criticada desde o início. Nos bastidores, o comentário era de que a resistência e lentidão nas investigações ocorriam porque os crimes tinham características de mando e seriam, notadamente, políticos.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Thiago "Bomba" teria sido executado por um amigo (Foto Xilindró Web).

A polícia não divulga o nome, mas um amigo é o principal suspeito de matar a tiros o jovem Thiago Reis da Hora, conhecido como Thiago Bomba”, 24, ontem à noite.

Ele trafegava pela Fernando Cordier (Beira-Rio), centro, quando foi atingido por quatro tiros. A vítima residia na avenida Manoel Chaves, São Caetano, em Itabuna.

Thiago estava pilotando uma moto Honda Pop, preta, placa JRK 0383. De acordo com investigações da polícia, a vítima teria discutindo com o ‘amigo’ momentos antes do crime, informa o blog Xilindró Web.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A força-tarefa do Ministério Público da Bahia, montada para investigar os 14 homicídios e três desaparecimentos que sucederam a morte do PM Marcelo Márcio Lima, em 28 de janeiro, na cidade de Vitória da Conquista, está tendo dificuldade para ouvir testemunhas e sobreviventes dos crimes.

Na tarde desta segunda-feira (22), o promotor Paulo Gomes, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), tentou ouvir as testemunhas em uma audiência, na qual havia também a presença de policiais.  Temendo represália, os depoentes se recusaram a falar e ficou determinado que a audiência vai acontecer em outra data e local.

Hoje, uma outra força-tarefa – da Polícia Civil – começa a ouvir policiais militares. Membros do Ministério Público vão acompanhar todos os depoimentos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Xilindró Web

A disputa pelo tráfico de drogas em Itabuna transformou o município em cenário de guerrilha urbana. Jovens morrem, a todo momento, algumas vezes envolvidos com o tráfico e outras, inocentes apanhados “na hora e no local errados”. Dessa vez, a vítima foi Alexsandro Santos de Jesus, de 25 anos.

O rapaz foi atingido por um tiro no olho durante a madrugada de hoje (18), numa suposta troca de tiros na Rodagem Itajuípe, bairro Santo Antonio. Ele foi socorrido por equipe do Samu 192 e levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), mas não resistiu e morreu no final da manhã desta quinta.