Tempo de leitura: 2 minutos

A baixa procura por vacina contra o sarampo nas Unidades Básicas e de Saúde da Família está preocupando as autoridades de saúde de Itabuna. O município do sul da Bahia registrou menos de 30% de imunização em crianças, principal público alvo da campanha. O aparecimento de possíveis casos da doença também tem deixado Itabuna em situação de alerta.

A coordenadora da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Britto, alerta quanto mais pessoas deixam de se vacinar, maiores os riscos do vírus voltar à ativa. Ela afirma que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que só nos dois primeiros meses deste ano os casos da doença aumentaram em quase 80% em todo o mundo ante o mesmo período do ano passado.

“É preocupante, porque o sarampo é uma doença infectocontagiosa e que pode ser prevenida com a vacina”, reforça. A coordenada da Rede de Frio acrescenta que a doença enfraquece o sistema imunológico e deixa o paciente mais suscetível a outros tipos de doenças, como pneumonia e diarreia, meses depois da infecção.

CAMPANHA

Camila Brito lembra que o Ministério da Saúde já tem uma campanha para atender os trabalhadores da saúde, como um público específico e crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos para corrigir essas lacunas vacinais.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o imunizante em todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família. A dose gratuita pode ser aplicada de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

“É preciso que pais ou responsáveis se conscientizem sobre a importância da segunda dose de reforço da tríplice viral, que protege não apenas do sarampo, mas também de caxumba e rubéola. Só assim será possível garantir o aumento do anticorpo e a eliminação do vírus em circulação em nosso município”, conclui.

Tempo de leitura: 2 minutos

Um ofício da Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) para a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) preocupa servidores estaduais lotados no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. O documento, ao qual o PIMENTA teve acesso, lista trabalhadores para remanejamento do hospital para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida Esperança.

De acordo com o ofício da supervisora de Média e Alta Complexidade da Sesau, Thaiane Lima, os trabalhadores listados devem comparecer a reuniões na sede da pasta municipal, ao longo desta semana, conforme a data agendada para cada grupo. A convocação, segundo a gestora, foi combinada numa reunião da Sesab.

Após o vazamento do ofício e a repercussão entre os trabalhadores, as reuniões foram desmarcadas.

Trecho do ofício da Sesau para a Sesab

Ouvidos pelo site, servidores se dizem surpresos com o conteúdo do ofício e afirmam que não têm intenção de aderir à mudança, porque consideram o remanejamento inadequado e temem perder valores que integram suas remunerações, a exemplo da Gratificação de Incentivo ao Desempenho (GID).

TRANSFERÊNCIA NÃO SERÁ OBRIGATÓRIA, ESCLARECE DOMILENE BORGES

O PIMENTA conversou sobre o assunto com a diretora do Núcleo Regional de Saúde Sul, Domilene Borges, nesta segunda-feira (23). Ela esclareceu que nenhum servidor será obrigado a aceitar a transferência, enquanto os servidores que aceitarem não vão perder nenhuma gratificação salarial.

Na última sexta (20), conforme Domilene, após reunião de representantes do Costa do Cacau e da Sesab, foi esclarecido que apenas um servidor do hospital está disponível para a transferência, pois ele mesmo já havia manifestado esse interesse.

O site informou à diretora que os servidores temem a possibilidade de serem transferidos de forma compulsória. Ela explicou que a transferência será facultativa. Os trabalhadores vão preencher um formulário para informar se têm ou não interesse no remanejamento.

Segundo a diretora, em paralelo à situação do Costa do Cacau, Estado e Prefeitura de Ilhéus entraram em acordo para que servidores do antigo Hospital Geral Luiz Viana Filho, que já atuam no município, sejam alocados na UPA. A exemplo do outro caso, o Estado continuará a remunerá-los. “Sem perda de nada, perda salarial nenhuma”, ressalta, acrescentando que a unidade foi construída pelo Governo da Bahia e será administrada pelo município.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado em Itabuna, estão contentes com o desempenho na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Na sexta-feira (20), foi o último dia para os participantes responderem a prova da OBA e lançarem os foguetes para a MOBFOG.

O estudante Gustavo Silva, 17, 3º ano, do Colégio Modelo, que conquistou na edição de 2021 medalha de ouro na OBA e medalha de bronze na MOBFOG, disse que fez uma boa prova. “Gosto muito de participar da olimpíada, porque estimula muito o raciocínio, pois as questões exigem interpretação e cálculo. Estou animado para ser medalhista novamente”, disse.

Já o estudante João Henrique Santana, 17, 3º ano, participa pela primeira vez. “Sempre gostei da área de exatas e fui incentivado pelos professores a participar da OBA. Achei a prova muito boa e estou confiante”, afirmou.

A olimpíada é promovida, anualmente, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e reúne estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares de todo o país. Os estudantes com as melhores notas classificados na OBA participarão de processo seletivo para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), em 2023.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo Federal reconheceu que Jequié, município do sudoeste baiano, está em situação de emergência em razão de longo período de estiagem, conforme publicação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) no Diário Oficial da União, nesta segunda (23).

Na Bahia, a estiagem também colocou em situação de emergência os municípios de Araci e Campo Alegre de Lourdes. Já em outros estados, o mesmo decreto vale para as cidades de Potiretama, no Ceará; Cupira, em Pernambuco; Vera Mendes e Curral Novo do Piauí, no Piauí; e Ouro Branco, Senador Elói de Souza, São José do Campestre e Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte.

O município de Gentio do Ouro, no centro-norte baiano, obteve o reconhecimento federal devido a chuvas intensas.

Uma vez reconhecida a situação de emergência, os municípios atingidos por desastres, secas e estiagens estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, por meio do sistema integrado de informação da pasta.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado federal bolsonarista e pré-candidato ao governo da Bahia, João Roma (PL), trata como “notícia plantada” a informação do Valor Econômico de que o presidente Jair Bolsonaro negocia o apoio de ACM Neto para a sua reeleição.

– Não corresponde aos fatos o que vem sendo veiculado na imprensa de que minha pré-candidatura estaria sendo avaliada pelo presidente Bolsonaro. A notícia plantada revela apenas à vontade de quem se sente ameaçado pelo crescimento da minha pré-candidatura que continua firme e forte ao lado do presidente Bolsonaro – afirmou Roma por meio de nota.

João Roma ainda diz que o Valor esquecem de ouvir o presidente sobre o assunto. A publicação fala do esforço do deputado carlista Elmar Nascimento (União Brasil) e do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, para atrair o apoio de Neto para Bolsonaro. O PL é o partido do presidente da República e também de Roma. Até o momento, nem Elmar Nascimento nem Valdemar da Costa Neto reagiram publicamente à publicação do Valor.

ACM NETO FUJÃO

Roma ressalta que esqueceram de ouvir o presidente Bolsonaro sobre o assunto. “Não se lê uma aspa dele. Falam por ele, quando sabemos que não é de seu feitio terceirizar suas posições”.

O pré-candidato a governador pelo PL ainda ironizou ACM Neto, que desistiu de disputar o governo baiano em 2018 temendo embate com o governador Rui Costa (PT), que acabou reeleito.

– Só se vence eleição disputando-a e depois de contabilizado o último voto. Mas tem gente que acha possível ser de outra forma. Ser eleito pelas pesquisas antes de outubro. Não tem coragem de enfrentar o que foge ao seu controle: a vontade do povo da Bahia – reiterou.

Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo da Bahia apresentará, nesta segunda-feira (23), Coronavírus, um visitante indesejado, documentário que narra como as estratégias e o trabalho de comunicação foram utilizados como ferramentas de combate à pandemia de Covid-19. Exclusiva para convidados, a primeira exibição será às 19h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.

“A pandemia nos trouxe, além de uma questão de saúde pública, também um grande desafio de comunicação. Ao mesmo tempo que o Governo do Estado, sob o comando do governador Rui Costa [PT], atuava incansavelmente para garantir a assistência que o povo precisava, tínhamos também que trabalhar fortemente para levar informação clara, objetiva e transparente para o povo baiano, com a missão de conscientizar a todos sobre os cuidados necessários, principalmente nos períodos mais críticos da pandemia”, explicou o secretário estadual de Comunicação Social, André Curvello.

Com 45 minutos de duração, o filme oferece uma linha do tempo das principais fases da pandemia, desde as medidas restritivas e a abertura de hospitais de campanha, chegando à distribuição das vacinas. O documentário também mostra como a comunicação e a publicidade institucionais atuaram em cada um desses períodos. Integram o roteiro filmes publicitários veiculados em cada uma dessas fases.

O documentário é dedicado às vítimas da pandemia, a todos que perderam pessoas queridas e aos profissionais que estiveram na linha de frente do combate à Covid-19, a exemplo de médicos, enfermeiros, todos os profissionais de saúde, policiais civis e militares, bombeiros, motoristas de ambulância, maqueiros e os trabalhadores de apoio e de outras especialidades.

Fábio Ribeiro dirigiu o filme e divide a autoria do roteiro com Bruno Mollicone. A produção executiva coube a Cláudio Meirelles. Polliana Pereira e Yasmina Sestello tocaram a produção, enquanto Júnior Jacob montou e editou a obra. Danilo Lima e Robson Nunes fizeram a computação gráfica. A trilha é da Sagaz Áudio. Todo o trabalho foi coordenado pela produtora Macaco Gordo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus instaurou sindicâncias para investigar supostas ofensas ao estatuto dos servidores municipais, que teriam sido praticadas no âmbito das secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente. Nos dois casos, os responsáveis pelas investigações são Davidson Leandro Sousa Santos, Carlos Roberto Rocha e Renilson Soares dos Santos.

As portarias nº 171 e 172, que formalizam a instauração das sindicâncias, não trazem detalhes sobre os casos, como os nomes dos servidores investigados. Ambas foram assinadas pelo prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), e pelo secretário de Gestão, Bento Lima, e publicadas na última sexta-feira (20).

Tempo de leitura: < 1 minuto

O empresário João Doria Junior, ex-governador de São Paulo, desistiu, nesta segunda-feira (23), da pré-candidatura à Presidência da República. Ele havia conquistado o direito de representar o PSDB na disputa em novembro passado, quando derrotou o ex-governador gaúcho Eduardo Leite nas prévias tucanas. Hoje, admitiu que a sua permanência no páreo não tem o aval da cúpula do partido.

“Hoje, serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito esta realidade com a cabeça erguida. Sou um homem que respeita o bom senso, o diálogo e o equilíbrio. Sempre busquei e seguirei buscando o consenso, mesmo que ele seja contrário à minha vontade pessoal. O PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano”, declarou.

O PSDB negocia aliança com a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS). No entanto, a exemplo de Doria, os planos da parlamentar também enfrentam resistências internas. Caciques emedebistas preferem que o partido apoiem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o caso do senador alagoano Renan Calheiros e do ex-senador cearense Eunício Oliveira.

Por outro lado, a pré-candidatura de Simone é vista com bons pelo ex-presidente Michel Temer, que mantém-se influente no MDB e, recentemente, foi chamado de “bom conselheiro” pela senadora.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A edição desta segunda-feira (23) do principal jornal econômico do país, o Valor, traz matéria que fala de costura de apoio de ACM Neto (União Brasil) à reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Segundo a publicação, tratativas ocorrem também em Minas Gerais, onde o presidente deve fechar com o governador Romeu Zema (Novo), que disputa a reeleição.

Conforme a publicação, o apoio de Neto a Bolsonaro deverá ocorrer somente no segundo turno da disputa presidencial, tendo em vista que o ex-presidente Lula (PT) é o principal cabo eleitoral na Bahia, onde o PT tem como candidato a governador o ex-secretário de Desenvolvimento Rural e de Educação Jerônimo Rodrigues.

O acordo inicialmente envolveria a retirada da candidatura a governador do deputado federal e ex-ministro João Roma (PL). A leitura feita pelo deputado federal e interlocutor Elmar Nascimento (União Brasil) e Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, é de que a retirada de João Roma da corrida na Bahia facilitaria a disputa para ACM Neto.

REJEIÇÃO A BOLSONARO AFASTARIA APOIO EM 1º TURNO

O ex-prefeito de Salvador hoje lidera as pesquisas de intenções de voto e poderia ser eleito em primeiro turno. No estado, Bolsonaro tem rejeição superior a 60%, o que impediria Neto de apoiá-lo ainda na rodada inicial da disputa a presidente. Neste cenário, Neto, eleito ou não em 2 de outubro, ficaria livre para apoiar Bolsonaro em segunda rodada presidencial, se houver, prevista para 30 de outubro. Veja a matéria aqui.

Policiais apreenderam três espingardas com o suspeito || Foto Divulgação/Polícia Civil
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois homens morreram após confronto com policiais militares no Alto da Cascalheira, próximo à Avenida Princesa Isabel, em Ilhéus, sul da Bahia. De acordo com a Polícia Militar, eles estavam em um grupo que reagiu com tiros a uma abordagem policial, na última sexta (20), durante a Operação Ilhéus em Paz.

Ainda segundo a PM, os agentes de segurança revidaram os disparos e atingiram os homens identificados pelas iniciais LPGS e ABN, que foram levados para o Hospital Regional Costa do Cacau, mas não resistiram aos ferimentos.

A operação reuniu equipes da 68ª, 69ª e 70ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs). Os dois homens mortos tinham extensas fichas criminais, e um deles era alvo de mandado de prisão em aberto. Após o confronto, os policiais aprenderam dois revólveres, munições e cápsulas de balas disparadas. Ninguém foi preso.

Tempo de leitura: 2 minutos

O aumento de casos de infecção de crianças pelo Vírus Sincicial tem gerado fila de espera por internação em unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, sul da Bahia. A médica pediátrica Fabiane Chávez, diretora técnica da unidade mantida pela Santa Casa de Itabuna, explica que a doença ataca crianças de até dois anos de idade.

Na última quinta-feira (19), das quatro crianças à espera de vaga em UTI, três foram diagnosticadas com o vírus respiratório, que infecciona os brônquios, estruturas responsáveis por levar o ar aos pulmões.

A médica observa que a maior quantidade de atendimentos a pacientes com sintomas do Vírus Sincicial ocorre no período de março a agosto, mas, neste ano, o número de casos tem sido superior ao de anos anteriores. “A falta de vagas não ocorre somente na nossa unidade, mas em todo o estado da Bahia”, acrescenta.

A situação é crítica, segundo Fabiane Chávez, porque o Hospital Manoel Novaes não atende apenas moradores de Itabuna e municípios circunvizinhos, mas também pacientes do extremo-sul, baixo-sul e sudoeste da Bahia. Além disso, a unidade recebe pacientes graves com diferentes enfermidades, não apenas vítimas de doenças respiratórias. “A criança acometida pelo Vírus Sincicial tem de ficar isolada das demais para evitar a transmissão”, esclarece.

SINTOMAS COMUNS

Os principais sintomas da doença são febre e dificuldade de respirar. O paciente demora um pouco de apresentar melhoras no quadro de saúde, porque o ciclo do vírus dura de 7 a 10 dias, mas a respiração acelerada pode perdurar por três meses. “É bom que se diga que não existe remédio específico para livrar, de imediato, o paciente do vírus. Por isso, vamos tratando os sintomas. Esse tratamento, basicamente, consiste em hidratação e medidas de suporte, com oxigênio. Não podemos medicar esses pacientes com antibióticos”, alerta a diretora técnica do Manoel Novaes.

Fabiane Chávez afirma que a situação é mais preocupante no caso dos bebês prematuros, porque não se deve colocar paciente acometido com bronquiolite no mesmo espaço dos demais internados na UTI Neonatal. “A bronquiolite é letal para os prematuros e os cardiopatas. Por isso, precisamos providenciar um leito de isolamento para esse tipo de paciente”.

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas. Além dele, a bronquiolite pode ser causada pela Gripe Influenza ou adenovírus.

Segundo especialistas, o contágio do Sincicial ocorre com mais facilidade nos primeiros dias de infecção. A incubação do vírus dura de 2 a 8 dias. A maior quantidade de casos ocorre no período de inverno e no início da primavera.

A maioria das crianças acometidas pelo Vírus Sincicial apresenta sintomas respiratórios leves ou moderados, informa Fabiane Chávez. “Tanto é que temos várias crianças se recuperando em apartamentos e enfermarias, sem necessidade de internação em leito de UTI, mas temos observado um aumento no número de pedidos de vaga para internação”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois servidores da Prefeitura de Ubatã, no sul da Bahia, morreram em acidente no trecho da região do Oricó da BR-330, na manhã desta segunda-feira (23). Carlos Hagge, motorista da ambulância, e Odeci Brito, técnica de enfermagem, faleceram no local. Eles seguiam para Itabuna com um paciente e um acompanhante, quando ocorreu a tragédia. Paciente e acompanhante não ficaram feridos.

O pneu da ambulância teria furado e o condutor havia parado para fazer a troca, segundo testemunhas relataram ao Ubatã Notícias. A técnica de enfermagem também desceu do veículo e segurava um guarda-chuva enquanto a troca era feita.

Odeci e Carlos, segundo testemunhas, foram atropelados quando finalizavam a substituição do pneu do veículo e se preparavam para entrar na ambulância. Eles morreram ainda no local. Não há confirmação se as vítimas estavam no acostamento ou em cima da pista.

O motorista do GM Onix foi levado ao Hospital César Monteiro Pirajá. Os demais ocupantes do veículo não ficaram feridos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) isolou a área. Um laudo deve apontar as responsabilidades pelo acidente. Os corpos serão encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário de Cultura de Ilhéus, Geraldo Magela, afirmou ao PIMENTA que a retomada do edital Calendário da Capoeira depende da aprovação do Conselho Municipal de Cultura e, dessa forma, não pode ser implementada apenas por decisão da sua pasta. Ele falou sobre o assunto ao comentar a demanda da Salvaguarda da Capoeira na Bahia (relembre aqui).

Ainda conforme o secretário, em reunião recente, avançaram as tratativas para que os capoeiristas passem a ter representação no Conselho de Cultura, o que depende de reformulação do colegiado por meio de modificação da lei municipal que o regula.

TSE aplica punição pesada a coligação que questionou resultado das urnas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prazo para a oficialização de federações partidárias na Justiça Federal acaba no próximo dia 31 de maio. Inédita no país, a nova regra, criada depois de as coligações partidárias serem extintas para pleitos regionais e mantidas apenas para eleições majoritárias, permite que duas ou mais siglas atuem em conjunto. Inicialmente, a data final para o registro era 1º de março, mas uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogou o prazo. 

Diferentemente das coligações, onde a parceria poderia ser desfeita assim que se encerrasse o processo eleitoral, nas federações os partidos mantêm sua autonomia, mas deverão atuar como um só desde o período eleitoral, quando os candidatos vão concorrer a cargo político, até o fim dos quatro anos do mandato, caso sejam eleitos. O eventual descumprimento da regra poderá causar ao partido dissidente a impossibilidade de federar com outras siglas durante as duas próximas eleições, ou até completar o prazo mínimo remanescente.

Aprovadas pelo Congresso no ano passado, as federações foram criadas para tentar minimizar os problemas criados pela pulverização partidária no país, que tem 32 siglas de correntes variadas. Alguns desses partidos  sequer conseguiram eleger representante no Parlamento. Unidas, as agremiações também fundem o tempo de televisão para propaganda eleitoral e recursos que recebem para campanhas e manutenção dos partidos.

Tempo de leitura: 2 minutos

O SineBahia anunciou quase 40 vagas de emprego nas unidades de dois municípios do sul e do sudoeste da Bahia para esta segunda-feira (23). São 13 vagas em Ilhéus e 25 em Jequié, conforme o serviço estadual de intermediação de vagas.

Os interessados devem procurar o SineBahia nestes dois municípios, munidos de carteiras de Trabalho e de Identidade (RG), CPF e comprovantes de vacinação, escolaridade e residência. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira as vagas disponíveis.

Leia Mais