Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado informa que é falsa a notícia do cancelamento de convênios da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) com municípios. De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação, o conteúdo falso foi divulgado por blogs e em redes sociais. Algumas mensagens são acompanhadas de uma planilha com a suposta relação de convênios cancelados.

De acordo com a Conder, apenas em 2022, mais de 300 convênios foram firmados para execução de obras de pavimentação e drenagem, construção de moradias e praças, além da reforma de equipamentos urbanos.

Além disso, segundo a Companhia, no sábado (9), 60 novas licitações de obras foram lançadas, com previsão de mais 100 licitações a serem divulgadas no próximo sábado (16).

Por fim, ainda conforme a empresa pública, o município que optar por convênio terá suas intervenções validadas por meio da assinatura dos termos e dos planos de trabalho atualizados. No caso do município que escolher a licitação direta pela Conder, as obras serão contratadas pela companhia.

Tempo de leitura: 4 minutos

Sentindo o cheiro de maracutaia, Gabriel Nunes se dirige a Salvador com Gérson Souza e descobre o plano de colocar o Itabuna na geladeira por vários meses, enquanto o Bahia disputaria o Brasileirão.

Walmir Rosário

Em 1970, tudo indicava que o Itabuna Esporte Clube pretendia se tornar tema de peça teatral do jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues, com direito ao personagem Sobrenatural de Almeida mandando na trama. Pois é, disso não duvidem, jamais. Neste ano, o Azulão, o Meu Time de Fé, esteve no inferno, passou pelo purgatório, aterrissou no céu e novamente desceu ao fogo do inferno.

E não era pra menos. No início do ano era um time insolvente, falido, sem diretoria, largado ao Deus Dará, quando em fevereiro de 1970 o advogado Gabriel Nunes reúne uma diretoria para assumir o clube. Mesmo sem experiência alguma na administração de clubes de futebol, a diretoria arregaça as mangas e inicia um trabalho para tirar o Itabuna do enorme atoleiro em que se encontrava.

O único saldo positivo eram 22 jogadores, na grande maioria amadores, e alguns profissionais remanescentes do time de craques que contratara. E assim começaram a disputar o Campeonato Baiano de 1970. O que a diretoria não contava era a concorrência da Copa do Mundo, na qual o Brasil se sagrou tricampeão no México, e  do inverno rigoroso, que afastavam a torcida dos estádios.

Neste ano, o certame baiano era visto pela Federação Bahiana de Futebol, além de Bahia e Vitória, apenas como compromisso de segundo plano, pois esses dois times pretendiam mesmo era jogar o Campeonato Brasileiro. Em Itabuna, os planos de Gabriel Nunes eram bem mais modestos, como recolocar o Itabuna no cenário futebolístico que pertencia. O grande entrave era a falta de dinheiro para honrar as dívidas e formar um bom time.

Grande parte dos atletas do Itabuna exercia outra profissão, como Carlão, taxista em Ilhéus; os goleiros Luiz Carlos, bancário; Galalau, segurança bancário; e por aí afora. Diante do caos reinante, o presidente Gabriel Nunes encontrava dificuldades em contratar ônibus para o transporte dos atletas e da torcida, além de honrar com o pagamento de salários e bichos nas vitórias.

A cada jogo era um sufoco e era preciso fazer campanhas para arrecadar dinheiro junto à torcida. Como não haviam recursos para pagar os jogadores, a diretoria recorre à parceria. Os atletas abririam mão dos salários e bichos e receberiam 70% da renda que o Itabuna faria jus e os outros 30% ficariam para as despesas. Àquela época, o vencedor ficava com 60% e o perdedor com 40%, tiradas as outras despesas.

Imediatamente todos toparam. E o presidente Gabriel Nunes fez um alerta: temos que ganhar os jogos para levarmos 60%, o que mexeu com o brio dos atletas. Logo no segundo jogo, o Itabuna perde para o Galícia, no campo da Graça, por 1X0, gol de Élcio, ex-Itabuna. No próximo jogo, contra o Vitória, os guerreiros de Itabuna conseguiram virar o jogo e aplicar 2X1 no rubro-negro baiano, ganhando a confiança da fanática torcida.

Outra prova importante foi contra o timaço do Feira Tênis Clube. O jogo foi realizado em Itabuna debaixo de uma forte chuva. Quando o zagueiro Americano atrasou a bola para o goleiro Betinho, ela parou numa poça d’água, e o Feira marcou 1X0. No intervalo, Gabriel vai ao vestiário e conversa com os jogadores. Americano pediu que a diretoria ficasse tranquila, pois ganhariam o jogo. Ao final, 2X1, conforme prometido.

Outra partida hercúlea foi contra o Jequié, outra sensação do interior. Só que o Itabuna não tinha dinheiro para contratar os ônibus e tampouco se hospedar num hotel. A proposta era viajarem no dia do jogo, em carros dos diretores, fazerem uma parada para o lanche na estrada, jogar a partida e fazer nova parada para outro lanche reforçado na volta, o que foi prontamente aceito por todos.

Só que a imprensa divulgou essa notícia, mexendo com os brios dos torcedores, que logo se movimentaram com as famosas vaquinhas. Um torcedor itabunense que morava em Jequié reuniu outros conterrâneos e pagaram o hotel; os de Itabuna pagaram as despesas com as refeições, e Frederico Midlej conseguiu os ônibus para o transporte. O resultado do jogo foi 1X1.

Mais pra frente, o Itabuna empata com o Bahia no campo da Graça. E esta viagem foi mais uma epopeia, com a entrada de Gabriel em campo, para fazer uma campanha na Rádio Difusora e conseguir as 28 passagens de avião junto a José Laurindo, representante da Aviação Sadia. O sucesso foi tão grande que foram doadas 30 passagens. Novamente, Frederico Midlej consegue mais dois ônibus para a torcida e a charanga.

Das 16 partidas do segundo turno, o Itabuna vence 13 e se torna o time a ser batido pelo Bahia e pelo Vitória. Faltava apenas um jogo para o Itabuna Esporte Clube ganhar o segundo turno e se tornar um dos finalistas, indo para a disputa do título com o Bahia. Em 13 de setembro de 1970, o Itabuna enfrenta o Ideal de Santo Amaro, bastando um empate para se tornar campeão do segundo turno. E assim foi feito.

No dia seguinte, o presidente Gabriel Nunes liga para o interventor da Federação Bahiana, Cícero Bahia Dantas (do departamento jurídico do Bahia), para marcar os jogos, que seriam disputados numa melhor de três (um jogo em cada sede e outro em campo neutro). Sem mais delongas, o interventor pede que Gabriel ligue na próxima semana, pois existia um recurso impetrado pelo Bahia.

Sentindo o cheiro de maracutaia, Gabriel Nunes se dirige a Salvador com Gérson Souza e descobre o plano de colocar o Itabuna na geladeira por vários meses, enquanto o Bahia disputaria o Brasileirão. E assim foi feito. Jogaram no lixo o regulamento do campeonato, e o Itabuna amargou mais uma derrota no tapetão baiano, prejudicando uma equipe módica e vencedora.

De início, a diretoria imaginou dar o troco, convidando o Fluminense de Feira, último campeão, para jogar em Itabuna e colocar as faixas no verdadeiro campeão, o que não foi aceito pela Assembleia Geral. Vencido o mandato, a diretoria liderada por Gabriel Nunes entrega o Itabuna Esporte Clube saneado, já vice-campeão, enquanto a nova diretoria teria o compromisso de jogar as partidas finais três meses depois.

O Itabuna vencedor foi desfeito e tomou duas goleadas. Na primeira, 3X0, no dia 13 de dezembro, e na segunda, 6X0, em 16 de dezembro. Era assim o futebol baiano.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

* Na foto do time, em pé: Gabriel Nunes (presidente), Ailton, Betinho, Americano, Caxinguelê, Chuvisco, Reizinho, Ivo Hoffmann (técnico), Zé Rodrigues (roupeiro) e Ramirez Silvane (representante em Salvador); e agachados: Miltinho, Luizinho, Carlão, Ronaldo, Romualdo, Tombinho (massagista) e Antônio da Silva Júnior (gerente da Casa do Atleta). O mascote é o ex-jogador Gilberto (filho do lendário Santinho).

Nesta sexta-feira (16), estado registrou mais 65 óbitos causados pela doença
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Salvador e da Bahia confirmaram, nesta quinta-feira (14), o segundo caso da varíola dos macacos em pacientes do estado. A exemplo do primeiro paciente, o segundo também mora em Salvador, mas, diferente do primeiro, fez viagem internacional recentemente.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, outro registro suspeito foi descartado por exame laboratorial, enquanto outras quatro notificações de moradores de Salvador são investigadas. No início desta semana, o Brasil já havia confirmado mais 200 casos (veja aqui).

SINTOMAS

Os sintomas duram de duas a quatro semanas, podendo ser divididos na etapa da invasão, de até 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa; e a etapa da erupção cutânea, iniciada de um a três dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Universidade Licungo, de Moçambique, firmaram convênio, nesta quinta-feira (14), durante o 31º Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, na Universidade de Coimbra, em Portugal.

O reitor Alessandro Fernandes participa do evento. “Este e outros convênios, que estamos estabelecendo com instituições lusófonas, visam estreitar os laços acadêmicos, artísticos e culturais, incentivar o intercâmbio científico e cultural”, explicou. No ato, a instituição moçambicana foi representada pelo reitor Boaventura José Aleixo.

A UniLicungo é a maior instituição pública de ensino superior da região central de Moçambique, no continente africano, com mais de 14.000 estudantes e cerca de 700 funcionários. A Universidade tem atuação destacada em agropecuária; educação, saúde e bem-estar; e conservação do ambiente e biodiversidade.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (Adasb) informou, em nota à imprensa, que não vai apoiar a edição de 2022 da Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna (Expofenita).

A decisão, segundo o texto, é um protesto contra a diretoria do Sindicato Rural de Itabuna, copatrocinador do evento. Clique em Leia Mais e confira a íntegra do comunicado.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A nova ponte sobre o Rio de Contas em Jequié, no sudoeste baiano, será inaugurada nesta sexta-feira (15), às 9h, pelo governador Rui Costa. O gestor também fará entrega das obras de requalificação da Avenida Tote Lomanto, principal via de acesso ao município. A avenida ganhou um novo entroncamento com a Rodovia Federal BR-116. Segundo o estado, as duas obras custaram R$ 31 milhões.

A nova ponte, erguida ao lado da ponte Teodoro Sampaio, liga o bairro Mandacaru ao Centro, com extensão de 160 metros, duplicando a capacidade da travessia sobre o Rio de Contas.

Para articulação viária com o sistema formado pela Rua Presidente Dutra (sentido centro da cidade) e a Avenida Otávio Mangabeira (sentido BR-116) foram realizadas obras de implantação/requalificação de 1 km de vias com pista dupla.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um caminhão tombou na BR-101, em Gandu, no baixo-sul do estado, na madrugada desta quinta-feira (14). Carregado com inseticidas, produto inflamável, o veículo pegou fogo.

O motorista e seu auxiliar foram levados para hospital do município. Não há detalhes sobre a gravidade dos ferimentos, mas não correm risco de vida. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a causa do acidente ainda não foi determinada.

Parte da pista foi interditada, no início da manhã, em razão das chamas, que ainda estavam altas. O trânsito foi normalizado por volta das 9h, depois que a carcaça do veículo foi retirada da pista e colocada no acostamento.

Tempo de leitura: 2 minutos

Gleiton Pontes foi eleito novo presidente da Associação de Lojistas do Shopping Popular de Itabuna. A votação ocorreu nesta quarta-feira (13). O novo presidente vai comandar a entidade até 2024. Segundo ele, a nova diretoria tem como metas melhorar a segurança do local, com a instalação de segurança eletrônica, conserto das instalações elétricas e hidráulicas e do piso.

A nova diretoria é composta por Gleiton Oliveira Pontes na presidência e Alexandre Gonçalves da Silva na vice. Carlos Alberto Borges é o diretor de Patrimônio e Verena Lacerda de Oliveira é a tesoureira.

De acordo com o novo presidente, fortalecer a comunicação do local com a criação de um site, divulgação em mídias sociais, rádios, blogs e carros de som para atrair mais consumidores ao espaço mais barato de Itabuna estão entre as propostas da Associação.

A nova diretoria informa que vai buscar a prefeitura para apoio institucional. “O município faz doações para as campanhas de vendas da CDL. Queremos bom tratamento por parte do poder executivo, pois somos cidadãos formalizados como microempreendedores individuais, pagamos impostos, como IPTU e outros. Nós contribuímos com a economia do município”, ressaltou. De acordo com Gleiton, 50 empreendedores fazem parte do centro de compras.

O SHOPPING POPULAR

O Shopping Popular tem acesso pelas avenidas Amélia Amado, 581 (Canal), e Inácio Tosta Filho, em frente à antiga filial dos Correios e próximo do antigo fórum Ruy Barbosa, hoje reitoria da UFSB.

São 50 lojas que comercializam de roupas a acessórios para equipamentos de som, informática e fogões, celulares, chips para celulares e recarga, óculos de sol. Também há lojas de artesanato, brinquedos e de serviços de consertos e manutenção de celulares. ‘

O espaço conta com lanchonete e prestação de serviços de impressões e encadernação, xerox, contratos e procurações, gravações em mídias e serviços de lan house, onde é possível conferir documentação de veículos e fazer agendamentos e cadastramentos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, intensificou sua agenda de treinamentos para prevenção e controle de infecções em serviços de saúde. A iniciativa partiu da orientação da Gerência de Enfermagem, com o apoio da diretoria da unidade, com o objetivo de ampliar e efetivar as atividades do cronograma organizado pelo Núcleo de Educação de Permanente em Saúde (NEPS).

João Henrique Araújo Andrade, gerente de Enfermagem do HRCC, destaca que os setores se organizam para manutenção de suas agendas periódicas de treinamentos. “O nosso calendário de atividades atende todas as normas e legislações determinadas para prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Com o aumento dos casos de Covid-19 e os registros de varíola do macaco no Brasil, definimos, mais uma vez, reforçar nossas ações”, informou.

Na última segunda-feira (11), agentes operacionais, que integram equipes de coleta, higienização e rouparia participaram de capacitação sobre biossegurança, com orientações para o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como forma de prevenir o contágio de infecções durante as atividades laborais. As informações foram repassadas pela enfermeira Hercília Bonfim da Silva, coordenadora de Higienização do HRCC.

Na ocasião, em prosseguimento à atividade, o mesmo grupo recebeu um treinamento para higienização das mãos, com foco na prevenção dos riscos de transmissão de microrganismos patogênicos e de contaminação ambiental, orientado pelo enfermeiro Vitor Hugo Lopes, integrante da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

O profissional de saúde também orientou com o mesmo conteúdo, profissionais da equipe de enfermagem da endoscopia do Ambulatório, na terça-feira (12). “Como medidas de prevenção e controle de infecção em serviços de saúde, enfatizei a higienização das mãos e as precauções padrões como de contato, por gotículas e por aerossóis”, explicou.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Professor de História e diretor do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Tecnologia (Ibec), Reinaldo Soares foi candidato a prefeito de Ilhéus, em 2020, pelo PTB. Com discurso crítico ao Governo Marão, obteve 6.060 votos e foi o quarto colocado daquele pleito. No ano seguinte, filiou-se ao Republicanos e, hoje, é pré-candidato a deputado federal.

Nesse percurso, trocou as críticas severas à gestão municipal pelo diálogo. No último sábado (9), visitou o campo de futebol do Ilhéus 2 na companhia do secretário de Infraestrutura do município, Átila Docio, a quem solicitou a requalificação do equipamento, transmitindo demanda da comunidade.

– Pedimos ao secretário Átila essa requalificação do campo de futebol para ser inaugurada no Dia dos Pais, com um torneio de futebol em agosto – antecipou Reinaldo. Nesta semana, a Secretaria de Infraestrutura enviou equipe ao local para orçar o serviço.

Na avaliação de Reinaldo, caso o governo se sensibilize com o pedido, a comunidade ganhará um novo espaço de convivência e de prática esportiva. “A requalificação do campo no padrão que nossos jovens e crianças merecem também é um instrumento de educar por meio do esporte, meio eficaz de inclusão e transformação social”, acrescentou.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Com a criação de comitê gestor, o município de Itacaré acaba de aderir ao programa Cidade Empreendedora, do Sebrae. A iniciativa busca a melhoria no ambiente de negócios, empreendedorismo, implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento econômico local, através da institucionalização da lei geral da micro e pequena empresa. O comitê é formado por representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada.

O Programa é um Plano de Ação para o fomento aos Pequenos Negócios e tem o objetivo de capacitar a gestão municipal para trabalhar os eixos considerados prioritários na construção de cidade empreendedora, dentre eles gestão municipal, lideranças, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo nas escolas, inclusão produtiva, agricultura familiar e setores econômicos, cooperativismo e crédito.

O Cidade Empreendedora é mais uma iniciativa do Sebrae com adesão da gestão municipal. Recentemente, o prefeito Tonho de Anízio conquistou prêmio estadual do Sebrae. Ele foi o vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Inovação e Sustentabilidade, com o Projeto Itacaré Verde – #LIXÃONUNCAMAIS”, desenvolvido em parceria com o projeto ProteGEEr, cooperação Brasil-Alemanha, e implementado pelo GIZ Brasil, em conjunto com o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Após a licença de Abílio Santana (PSC-BA) da Câmara Federal, Joceval Rodrigues foi empossado no cargo de deputado federal nesta quarta-feira (13). Empresário e presidente do Cidadania baiano, Joceval deixou o mandato na Câmara de Vereadores de Salvador, onde será substituído pela correligionária Isabela Sousa.

“Deus sem mim será sempre Deus. Eu sem Deus serei nada. Portanto, tudo para honra e glória Dele, para que Ele veja nosso povo avançando. Por uma Bahia e por um Brasil que prospera!”, escreveu o deputado ao publicar vídeo da posse.

Marcelo: Cidadania fortalecido

Ao PIMENTA, o presidente do Cidadania em Ilhéus, Marcelo Bandeira, informou que Abílio não detalhou a razão do licenciamento, alegando motivos pessoais.

Segundo o dirigente, a presença de Joceval no Congresso traz reflexos positivos para a organização do partido no sul do estado.

“Vejo um fortalecimento do Cidadania em Ilhéus e região, pela nossa proximidade com o Diretório Estadual, e passa também pela consolidação das pré-candidaturas de Vinícius Alcântara [à Câmara Federal] e de doutor Tandick [à Alba]”, disse Marcelo, referindo-se aos vereadores do seu partido no Legislativo ilheense.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A atividade econômica brasileira apresentou uma queda de 0,11% em maio, na comparação com abril, de acordo com dados divulgados hoje (14), em Brasília, pelo Banco Central (BC). Este é o segundo mês seguido de queda no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), indicador considerado como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

Em abril, o IBC-BR já havia apresentado recuo de 0,44% na comparação com março, quando houve alta de 1,09%. No acumulado do ano, o IBC-Br ficou em 2,08%. Em 12 meses, ele acumula alta de 2,66%.

Os dados são dessazonalizados, ou seja, desconsideram diferenças de feriados e de oscilações da atividade econômica, típicas de determinadas épocas do ano.

O IBC-BR é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 13,25% ao ano.
Leia Mais