Estudo mostra evolução no tratamento do HIV no Brasil || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Estudo mostra que a oferta imediata de profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV é viável no Brasil, com baixa perda precoce de acompanhamento. Os resultados, publicados na edição de 21 de dezembro de The Lancet HIV, uma das mais conceituadas revistas científicas do mundo, mostram que a adesão à PrEP e a retenção ao serviço a longo prazo foram boas.

PrEP é um medicamento anti-HIV, tomado de forma programada para evitar uma infecção pelo HIV caso ocorra uma exposição. A pesquisa foi conduzida pelo Grupo de Estudos ImPrEP no Brasil, México e Peru, de 2018 a 2021 e teve como objetivo central avaliar a viabilidade da oferta de PrEP oral diária nesses três países, servindo de espelho para iniciativas similares na América Latina.

Ao todo, participaram 9.509 pessoas, sendo 3.928 no Brasil, 3.288 no México e 2.293 no Peru. A maioria, 94,3%, gays, bissexuais e outros homens cisgêneros que fazem sexo com homens (HSH). Os demais 5,7% são travestis e mulheres trans, populações mais afetadas pela pandemia de HIV e aids na América Latina, a maioria com idade entre 18 e 30 anos.

IMPORTANTE TECNOLOGIA DE PREVENÇÃO

Os resultados mostram que a adesão à PrEP e a retenção ao serviço a longo prazo foram boas, sendo pior entre os mais jovens e mais vulneráveis; e a incidência de HIV foi muito baixa, sendo maior nas populações mais vulneráveis e com baixa adesão à PrEP.

De acordo com o estudo, a PrEP comprovou ser uma importante tecnologia de prevenção, especialmente junto a populações como HSH, travestis e mulheres trans na América Latina. A pesquisa aponta que os determinantes sociais e estruturais de risco ao HIV precisam ser abordados para a plena realização dos benefícios da profilaxia.

A etapa inicial do ImPrEP, ligada à oferta da PrEP oral diária, foi uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde do Brasil, a Universidade Peruana Cayetano Heredia, do Peru, a Clínica Condesa e o Instituto Nacional de Saúde Pública, ambos do México. Da Agência Brasil.

Comerciantes de Jequié estão entre os que terão acesso crédito com condições especiais || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 3 minutos

O aumento da vazão na Usina da Pedra pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chefs) causou enormes estragos em municípios do sul e sudoeste da Bahia, nas últimas horas. Centenas de famílias tiveram que deixar suas casas às presas no domingo (25) depois que a companhia aumentou a vazão na barragem para 2.400m³/s. Em poucas horas o nível dos rios de Contas e Jequiezinho subiu e água invadiu ruas, praças, residências, estabelecimentos comerciais e fazendas.

Centenas de imóveis em Ipiaú foram alagados || Foto Divulgação

A subida do nível do Rio de Contas causou inundações e prejuízos em municípios como Ipiaú, Aurelino Leal, Ubaitaba, Itacaré, Dário Meira, Jitaúna, Barra do Rocha e Ubatã. O maior estrago foi registrado em Ipiaú, que teve 60% da cidade cobertos pela água, conforme a Assessoria de Comunicação do município. Imagens mostram casas no centro de Ipiaú quase completamente cobertas pela água que chegou ao logo do dia ontem, à noite e nas primeiras horas desta segunda-feira (26). Ainda não é possível calcular o tamanho dos prejuízos.

Moradores de Ipiaú tentam salvar o que pôde

O município levou os desabrigados para escolas e creches, mas não informou quantas famílias estão desalojadas e desabrigadas. Por causa dos riscos, a ponte que liga Ipiaú aos municípios de Itagibá e Dário Meira foi interditada (para passagem de veículos) na manhã desta segunda. Em Dário Meira, o Rio de Contas também deixou parte da cidade debaixo água e dezenas de famílias desabrigadas. Elas foram levadas para escolas.

Água do Rio de Contas invadiu Barra do Rocha || Foto Davi Alvarenga/Ubatã Notícias

Em Jitaúna, pelo menos 100 pessoas estão desabrigadas. Muitas famílias ainda tiveram tempo de salvar parte dos móveis. Outras só conseguiram sair de suas casas com documentos e a roupa do corpo. A enchente atingiu ainda as cidades de Aurelino Leal, Ubatã, distrito de Taboquinhas, em Itacaré; Dário Meira e parte da região central de Ubaitaba.

 

Famílias correm na tentativa de salvar móveis || Foto Divulgação

Centenas de famílias também estão desabrigadas em Jequié, segunda cidade mais populosa do sudoeste da Bahia. Uma parte da cidade ficou coberta pela água do Rio Jequiezinho, causando uma enorme destruição.  Doações podem ser entregues na antiga Biblioteca Central, na Avenida Rio Branco, das 8 às 19h. O município também disponibilizou uma conta no Banco do Brasil para quem quiser doar para ajudar os desabrigados: ??ê????: 060-4, ????? ????????: 56412-5, ????? ??? (????): 18.250.800.0001-26. 

Transbordamento do Rio de Contas causa estragado também em Ubatã|| Foto Divulgação

A expectativa é que o nível dos rios Jequiezinho e de Contas siga baixando. A Chefs informou que reduziu a defluência (vazão da barragem) de 2.400 m³/s para 1.800 m³/s, até uma nova reavaliação. A torcida é para que não volte a chover forte nas cabeceiras desses rios. Atualizado às 6h50 do dia 27 para substituição de foto.

Senai Bahia oferece vagas gratuitas na unidade de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sanai Bahia prorrogou, até o dia 9 de janeiro, as inscrições para os candidatos a bolsas de estudos em cursos técnicos no processo seletivo 2023.1. São ofertadas 600 bolsas em cursos nos formatos presencial e semipresencial  em diferentes regiões do estado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet.

No sul da Bahia, as vagas na unidade de Ilhéus são para os cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Eletrotécnica, no período noturno. As demais oportunidades são nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista e Salvador (Cimatec e Dendezeiros).

São ofertados vagas em cursos como Administração, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Petroquímica, Química, Redes de Computadores, Refrigeração e climatização e Segurança do Trabalho.

BOLSAS

Para habilitar-se a uma das bolsas, o candidato deve ter condição de baixa renda e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em um dos anos no período de 2016 a 2021, e obtido pontuação média igual ou superior a 500 pontos. Acesse o site para inscrições aqui.

Além da oferta de bolsas, o Senai Bahia oferece uma condição especial – com desconto de 20% na matrícula (1ª mensalidade). O desconto vale tanto para os cursos presenciais como para os semipresenciais. No total, o Senai oferece 6.520 vagas para o 2023 em 19 cursos.

Tonho de Anízio durante reunião virtual com Jerônimo Rodrigues e Adolfo Menezes
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito de Itacaré, Antônio Damasceno, Tonho de Anízio (PT), afirmou que os municípios prejudicados pela enchente do Rio de Contas vão mover ação judicial contra a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chefs), responsável pelas barragens das usinas de Pedra e do Funil. Segundo o mandatário, a Companhia não tem plano de ação para orientar e auxiliar as prefeituras das cidades afetadas pelo aumento brusco da vazão das barragens, como ocorreu neste final de semana.

– A Chesf tem tido uma irresponsabilidade muito grande nessa questão das enchentes. Ela não tem um plano de contingência para auxiliar os municípios. As águas chegaram de forma imediata, pegando a todos de surpresa. É uma grande irresponsabilidade da Chesf. Nós, enquanto Consórcio do Território Litoral Sul, vamos entrar com uma ação judicial contra a Chesf, para poder haver o enquadramento legal – declarou Tonho de Anízio ao PIMENTA, nesta segunda-feira (26).

A pedido do site, o prefeito detalhou o objetivo do processo. “Vamos pedir pra sentar à mesa com a Chesf, porque até hoje não teve uma reunião [sobre o problema das enchentes]. Itacaré pediu, o Consórcio pediu, e eles não dão uma satisfação. Eles soltam a água na hora que acham que tem que liberar, sem preparar os municípios para receber esse volume”.

Com um plano de contingência, continuou o prefeito, a empresa teria condições de antecipar aos municípios informações determinantes para a evacuação segura das áreas de risco. “Imagine a correria que é para retirar moradores, abrigar, vê local, alimentação, colchão, cobertores, sem contar com os danos à infraestrutura dos municípios”.

O secretário de Meio Ambiente de Itacaré, Marcos Luedy, respaldou o posicionamento do prefeito. Segundo ele, só um plano de ação, estabelecendo procedimentos específicos para períodos de fortes chuvas, evitará que os municípios sejam obrigados a lidar com o problema no improviso.

Nesta segunda-feira (26), Tonho de Anízio participou de reunião virtual com o governador em exercício Adolfo Menezes (PSD) e o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT). Na conversa, segundo o prefeito, foi acertado que o Governo da Bahia enviará cestas básicas, colchões e cobertores para Itacaré. Até o final da tarde, o município tinha 50 famílias desabrigadas e desalojadas. “Graças a Deus, não tivemos óbito, mas a situação é delicada”, concluiu o prefeito.

O QUE DIZ A CHESF

O PIMENTA entrou em contato com a assessoria da Chesf para obter posicionamento da empresa sobre as declarações dos gestores de Itacaré. Em resposta, o site recebeu nota que não aborda as alegações, mas informa que a diminuição das chuvas permitiu que fosse iniciada a redução gradativa da vazão do Reservatório da Usina da Pedra do patamar de 2.400 m³/s para 1.800 m³/s, até nova reavaliação. Hoje, a barragem atingiu 90,65% de seu volume útil.

Ainda de acordo com a nota, o reservatório recebeu volume de água muito superior ao que foi liberado. “Caso não existisse a barragem, a vazão do rio poderia chegar a 4.500 m³/s. Assim, em virtude do armazenamento de água pelo reservatório, os impactos foram minimizados”.

No final do comunicado, a Companhia alega que a operação e manutenção do reservatório mantém todos os padrões de segurança e normas preestabelecidas.

Jerônimo e Adolfo sobrevoam áreas alagadas de Jequié
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) sobrevoou localidades inundadas pelo Rio Jequiezinho, em Jequié, na tarde desta segunda-feira (26). Junto com o governador em exercício Adolfo Menezes (PSD), ele também visitou a cidade e se reuniu com autoridades locais.

Os governadores foram recebidos pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Adson Marchesini, e pelo superintendente da Defesa Civil do Estado da Bahia, coronel BM Miguel Filho. Eles ouviram o detalhamento das ações executadas para mitigar os efeitos das inundações e visitaram a base de apoio às operações dos bombeiros, que recebeu reforço de 23 agentes enviados à cidade e que também atuarão em Ipiaú.

Coronel Marchesini recebe governadores em Jequié

Adolfo Menezes e Jerônimo Rodrigues seguiram para um sobrevoo de helicóptero pelas áreas alagadas e se encontraram, ainda, com o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP). Um ginásio da cidade já foi vistoriado e está à disposição das forças estaduais. No local devem ser reunidos e organizados donativos antes da distribuição para as famílias atingidas.

Mais cedo, governadores e o vice-governador eleito Geraldo Júnior (MDB) se reuniram virtualmente com os prefeitos dos municípios localizados nas regiões afetadas pelas chuvas. Facilitar o acesso à água potável e comida, além de restabelecer o fornecimento de energia elétrica para os moradores das áreas isoladas estão entre as prioridades do momento. O Governo do Estado também iniciou a instalação de Comitê de Crise na cidade.

Festa será na Praia de São José || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O São José Beach Club divulgou nota em que assegura a realização do Réveillon São José – a natureza em festa, em Itacaré, após o cancelamento de outros eventos que estavam marcados para a virada do ano na cidade do sul da Bahia.

A festa será na praia do São José, com início na noite do próximo sábado (31) e programação também nos dias 1º e 2 de janeiro, sob o comando dos DJs Rafa Gouveia e Oliver.

“Será a melhor e mais exclusiva festa voltada para famílias e casais do litoral baiano e para todos aqueles que desejam natureza, boa música e excelente gastronomia”, prometeu a diretora do São José Beach Club, Karen Ferraz.

O lote de ingressos para o Réveillon São José vira nesta terça-feira (27). As vendas são feitas na plataforma Sympla. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 9 9192-0094.

Inscrições serão feitas ao longo de janeiro de 2023
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Educação (MEC) antecipou o período de inscrições nos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2023. De acordo com a pasta, o objetivo da antecipação é alinhar as seleções com os calendários das instituições de ensino superior.

O novo prazo de inscrição para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro. Antes, o resultado estava previsto para 7 de março.

As inscrições para o Prouni serão abertas no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março. Já as inscrições para o Fies terão início no dia 7 de março e terminarão três dias depois. O número de vagas nos processos seletivos ainda será divulgado.

Nos processos seletivos, será levada em consideração a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Para o Prouni, serão válidas também as notas do Enem de 2021. Já no caso do Fies, quem concorreu a uma das edições do Enem a partir de 2010 poderá se inscrever. As inscrições deverão ser feitas no site Acesso Único.

Rio de Contas sobe e alcança estrada de acesso a Taboquinhas
Tempo de leitura: 2 minutos

O aumento da vazão das barragens das usinas de Pedra e do Funil elevou o nível do Rio de Contas, que já inundou os municípios de Jequié e Ubaitaba e agora avança sobre Taboquinhas, na zona rural de Itacaré. Desde o início da tarde desta segunda-feira (26), as águas tomaram a BA-654, que dá acesso ao distrito itacareense.

Balsa de Taboquinhas foi parar no meio de rua alagada

O transbordamento do Rio de Contas também já inundou ruas de Taboquinhas e jogou a balsa do distrito no meio da rua. Barcos e canoas também foram lançados do rio sobre as via alagadas.

Prefeitura ajuda população a evacuar casas em áreas de risco

A Prefeitura e a Defesa Civil de Itacaré dão suporte às famílias para a evacuação das áreas de risco. Homens e caminhões ajudam a população a salvar móveis e outros pertences.

Embarcações lançadas pelo rio em rua de Taboquinhas

No distrito de Taboquinhas, as famílias desabrigadas recebem abrigo na Escola Municipal Padre Edgar. Já na sede de Itacaré a escola usada como abrigo é Maria Benjamina. A Defesa Civil de Itacaré disponibiliza os telefones 9 9916-0735 e 9 8151-2242, ambos com prefixo 73, para atender aos pedidos de socorro da população.

Jerônimo e Adolfo durante a reunião desta segunda (26)
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador em exercício Adolfo Menezes (PSD) determinou, nesta segunda-feira (26), a mobilização de secretarias e demais órgãos do Estado para as ações que visam reduzir os impactos das fortes chuvas em diversas regiões baianas. Em Jequié, onde o Rio Jequiezinho transbordou (veja aqui), o Governo da Bahia iniciou montagem de comitê de crise para reforçar o trabalho do Corpo de Bombeiros, que já atua para dar socorro às pessoas desabrigadas e desalojadas pela enchente.

Alagamento no Centro de Jequié

As ações de emergência foram assunto de reunião de Adolfo Menezes com o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT), além do governador Rui Costa (PT), que está afastado do cargo, mas participou via chamada de vídeo.

Após a reunião de hoje, Jerônimo se solidarizou com as famílias afetadas pelas chuvas em Jequié e região. “Hoje, a Bahia inteira e o Brasil viram Jequié nas manchetes dos jornais e isso deixa a gente bastante triste. Cabe a gente fazer o papel nosso enquanto governo federal, governo do estado, governo municipal, para que a gente possa evitar que outras tragédias possam acontecer nos próximos dias”, declarou.

De acordo com o governador eleito, as ações prioritárias são para garantir a vida da população que habita áreas de risco. Depois, segundo ele, será necessário encontrar soluções permanentes para os danos causados pelas chuvas.

“Quero garantir ao povo de Jequié e do Médio Rio de Contas que nós vamos ter  que sentar, debruçar, tanto com a Chesf como com os prefeitos dos municípios e vermos quais as saídas sustentáveis. É o terceiro ano consecutivo [de inundações]”, acrescentou Jerônimo, citando a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, responsável pelas barragens da Usina da Pedra, em Jequié, e do Funil, entre Ubatã e Gongoji.

Tempo de leitura: 2 minutos

O tamanho não serviu, a cor não agradou, a pessoa já tinha o item, enfim, aquele presente recebido não agradou. A segunda-feira (26) torna-se, informalmente, o Dia Mundial das Trocas e as lojas ficam cheias de clientes.

O Código de Defesa do Consumidor não obriga a loja ou o fornecedor a fazer uma troca por motivo de gosto ou tamanho, a medida só passa a ser obrigatória se no momento da venda tenha se comprometeu a fazê-la.

O recomendado então é, antes de fazer a compra do presente, que o consumidor se informe sobre a possibilidade e as condições para trocar o produto, por exemplo, manter etiqueta, apresentar o cupom fiscal ou cupom de troca.

A Fundação Procon de São Paulo . Recomendação e, em peças de vestuário, manter a etiqueta do produto.

Segundo a entidade, ao efetuar a troca, deverá prevalecer o valor pago pelo produto, mesmo quando houver liquidações ou aumento do preço. Lembrando que, quando a troca é pelo mesmo produto (marca e modelo, mudando apenas o tamanho ou a cor), o fornecedor não pode exigir complemento de valor, nem o consumidor solicitar abatimento do preço, caso haja mudança entre o que foi pago e o valor no dia da troca.

Caso o produto comprado apresente algum defeito ou problema, o fornecedor tem até 30 dias para solucionar. Se o reparo não for realizado neste prazo, o consumidor pode optar pela troca do produto, devolução do dinheiro ou abatimento proporcional do preço.

Se o produto for essencial ou se, em virtude da extensão do defeito apresentado, a substituição das partes danificadas comprometer as características fundamentais do produto ou diminuir o seu valor, é direito do consumidor a troca imediata ou a devolução do valor pago.

Se o consumidor tiver algum problema para efetuar a troca, ele pode procurar o Procon-SP para formalizar sua queixa.

PRAZO DE ARREPENDIMENTO

Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, como é o caso das compras pela internet, o consumidor pode desistir da compra. É o direito de arrependimento, que pode ser exercido em até sete dias da data da aquisição ou recebimento do produto.

Segundo o Procon, é importante que o consumidor formalize a desistência por escrito e se já tiver recebido o produto, deverá devolvê-lo tendo direito a receber de volta o valor pago. Agência Brasil.

O Rio Cachoeira na região da Rua de Palha, em Itabuna, neste domingo (25) || Imagem Zé Drone
Tempo de leitura: < 1 minuto

O nível do Rio Cachoeira começou a baixar neste domingo (25) e deve manter essa tendência ao longo desta semana, após ter subido quase 5 metros no último sábado (24), segundo informação da Defesa Civil de Itabuna. Ontem, o rio baixou 30 centímetros.

“As chuvas devem ser reduzidas nesta semana e o rio deve continuar baixando, entretanto a gente ainda mantém o alerta, porque, no final de ano, é muito esperado que essas chuvas ocorram não só aqui em Itabuna, mas em toda a região”, explicou o coordenador local do órgão, Kaique Brito. Assista ao comunicado.

Áreas ribeirinha e central de Jequié são inundadas pelo Rio Jequiezinho || Foto Joemerson Reis/PMJ
Tempo de leitura: < 1 minuto

Jequié e Ubaitaba são os municípios mais afetados pelas chuvas e aumento da vazão da Usina da Pedra, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), no sudoeste baiano, com forte impacto sobre a bacia do Rio de Contas. Segundo mais populoso município do sudoeste da Bahia, Jequié enfrenta o transbordamento do Rio Jequiezinho.

A Chesf comunicou que a vazão da Usina de Pedra, em Jequié, aumento gradualmente de 100 metros cúbicos por segundos, na sexta (23), para 2.000 metros cúbicos no domingo de Natal (25). A Prefeitura de Jequié não informa número de desabrigados e desalojados até aqui. A Chesf, criticada pelo controle de vazão, informou que o volume útil do reservatório subiu para 84,98% no sábado.

A Prefeitura de Ubaitaba, no sul da Bahia, começou a montar abrigos em colégios do município para atender as famílias que estavam sendo retiradas de seus imóveis nas regiões mais próximas ao Rio de Contas, que banha a cidade. A operação começou já no sábado (24) e foi intensificada neste domingo (25) diante do avanço das águas na área urbana.